Everything Else

Como cuidar de ratazanas :)

15.12.2010

Algumas pessoas me pediram para fazer um post com dicas sobre cuidados com ratazanas [por favor pessoal que indicou se manifeste para que eu possa citar o nome de vocês aqui no post].

Como eu gosto de ilustrar meus posts com fotos e como o Natal está se aproximando [oba!] eu escolhi uma foto que tirei dos meus filhos no ano passado:

Schroeder, Cupcake, Beethoven e Linus

Como vocês já devem saber, ter ratazanas de estimação não é um hábito muito comum aqui no Brasil, mas é na Europa e nos Estados Unidos [mais na Europa]. Por isso, quando eu resolvi trazer as minhas para casa [eu as adotei de um biotério] eu fiquei pesquisando em sites e mais sites sobre como cuidar etc. Os únicos que encontrei em português eram de Portugal e, felizmente, consegui tirar muitas informações importantes deles.

Depois de fazer essa pesquisa eu resolvi montar uma apostila compilando as informações dos sites [dando os devidos créditos, é claro] acrescentando também a minha experiência para deixar no biotério, caso alguém quisesse adotar as ratazanas de lá. Então quem tiver interesse, deixe um comentário com o seu e-mail para que eu possa enviar uma cópia dessa apostila :)

Agora vou citar algumas coisas básicas que aprendi ao longo desses anos:

* Caso apareçam ferimentos na pele da sua ratazana [isso é comum, pois como eles têm as unhas muito finas, muitas vezes eles acabam se arranhando] passe violeta genciana todos os dias até cicatrizar:

* Cuidado com a alimentação. Não dê doces [pelo que eu vi, há doces próprios para ratazanas, mas eles não são vendidos aqui no Brasil] e mantenha o bebedouro e o potinho de ração sempre limpos e cheios. Como ratazanas têm dentes que crescem continuamente, eles precisam ter sempre algo para roer por perto, caso contrário eles podem morrer :/ Além da ração própria para ratazana [ela é bem dura e parece uma paçoca haha] eu dou ração para hamster, ração para coelho, cenoura baby, brócolis cozido, couve flor cozido, cream cracker, pipoca SEM sal [de panela], macarrão cozido SEM margarina, banana e maçã. Claro que essas coisas eu não dou sempre. Só dou de vez em quando como agrado e para variar um pouco o cardápio deles. A única coisa que sempre tem na gaiola é água e ração! IMPORTANTE: ratazana macho NÃO pode comer laranja!

* Estimule a curiosidade delas. Ratazanas são curiosas :)

* A roda na gaiola é importante, porque além do exercício físico, ela ajuda as ratazanas a se desestressarem. Ah, não se preocupe se a sua não brincar na rodinha. O Schroeder NUNCA brincou na deles, mas os outros correm muito nela.

* Ratazanas são sensíveis a corrente de ar então lembre-se manter a gaiola aquecida e protegida com panos.

* Dê muita atenção. Quanto mais contato, mais dócil ela será!

* Ratazanas vivem em grupos. Se possível, não leve só uma. Leve pelo menos duas :)

* Como outros roedores, a urina tem um odor forte e como eles bebem muita água eles fazem bastante xixi. A gaiola deve ser limpa TODOS os dias [no verão é bom limpar duas vezes por dia] e é importante colocar bastante jornal cortado em tiras [ou papel toalha em tiras] para que eles possam fazer ninho :)

* A gaiola tem que ser espaçosa! Como aqui no Brasil não encontramos gaiolas próprias para ratazana eu recomendo as de chinchilas porque são grandes! Ah, e é bom colocar a gaiola em um lugar arejado para o odor não ficar muito forte.

* Lave sempre as mãos antes de brincar com eles e depois também!

Acho que é isso, pessoal!

Bom, eu vou aproveitar o post para fazer uma pequena homenagem ao meu Beethoven. Eu não escrevi em nenhum lugar público, mas no dia 06 de dezembro ele morreu :(

O que me conforta é saber que eu fiz de tudo para ele ter uma vida feliz, com muito carinho, amor e que ele foi feliz com os seus sobrinhos [Schroeder, Cucpake e Linus são sobrinhos do Beethoven].

R.I.P Beethoven, meu gordinho mau-humorado lindo:

Obrigada pelas visitas, comentários e pelas sugestões pessoal! :)

xoxo

Quem quiser enviar sugestões de posts pode escrever aqui no formspring, certo? Já anotei todas que recebi (fiquei bem feliz com a quantidade de sugestões! Obrigada, pessoal!!!)

Tags:
Por

Melina

  1. tânia says:

    Oi Melina…um dos ratinhos morrreu?! -_- peninha…
    mas que responsabilidade os cuidados com eles hein!
    Quantos detalhes!Tenho medo de ratos ,mas olhando os seus acho-os tão fofinhos…curiosidade:porque o rato macho não pode comer laranja?!
    Lembrei que alem de cuidar deles,ainda tem o spock…
    Gostei muito do seu blog! Bjs!

  2. Honey says:

    Achei super fofas as suas ratazanas, elas com o capuz do papai então, uma gracinha.
    Achei curioso o fato de os machos não poderem comer laranja, me pergunto por quê.
    Gostei do seu blog e o seu flickr também é muito amor.

    • daswelt says:

      Oi Mel…
      Adoro seu blog/flicr e acho você demais…
      Quero muito um yorkshire (acho que é assim que escreve)… só que é dificil convencer meus pais. A alguns meses adotamos uma vira-latinha (já tinhamos uma pastora, e uma poodle que morreu :/) que é muuuito bagunçeira, por isso meus pais decidiram deixar no quintal/canil, porém ela destroi as plantinhas da minha mãe, por isso eles ficam assim de me dar outra (sou louca por cachorros, animais em geral).
      Você mora com seus pais né? Como convenceu eles? Onde o spock (e as suas ratazanas) dormem? Ele não faz xixi na sua cama? Não morde tudo? Fiquei com vontade de ter ratazanas agora… hihi.
      Você pode me responder? E mandar a apostila que fez pra mim (no caso de eu querer uma). Meu e-mail é: paaulinha.2@gmail.com
      PS: eu ia te mandar um e-mail, mas não achei seus contatos.
      beijos, fique bem. Por favor, responda no e-mail.

  3. Nossa, que peninha que um dos seus filhotes morreu… tenho um Yorkie de 2 anos sofro só de pensar que ele vai morrer um dia.. rs sofro por antecipação porque é muito amor né?? Mas é o que vc disse a gente faz o possível pra dar a melhor vida pra eles e isso nos conforta.
    Adoro seu blog é muito fofo!
    Obrigada por visitar e comentar lá no meu cantinho… Bjos

  4. Gabriella says:

    Adorei o post! Eu queria ter um desses bichinhos, mas minha mãe não gosta e acho que eu não iria lidar com tanto trabalho..
    Nossa, que pena que ele morreu :~~~ meus pêsames Mel :(

  5. Gisele Lopes says:

    Eu tinha um é um ótimo aninal de extimação.
    lindas fotos

  6. Ja tive um hamster, mas ele morreu.
    foi mt triste
    amei seu post floor e pretendo ter pelo menos umas duas ratazanas, adoraria receber a copia da sua apostila *-*

  7. Sueyde says:

    Eles são muito fofos!!! Eu queria ter um hamster.
    Pena que o Beethoven morreu.
    Beijos! Amei seu blog e suas fotos são bem legais.

  8. says:

    ainnn, que triste que o Beethoven morreu, eu sei como é perder um bichinho..=*(
    Adorei o post!
    =)

  9. Luh says:

    Adorei Mel! :’)
    Queria muito saber se o Spock nunca tentou nada contra suas ratazanas, eu queria muito ter uma, mas tenho medo dos meus cachorros matá-la ou tentar pelo menos ;/ hahaha
    beijo!

  10. misa_atashi says:

    Por que ratazana macho não pode comer laranja ?
    *morrendo de curiosidade*

    Amo seu blog! :D

  11. Alessandra says:

    Que triste que o Beethoven morreu, lembrei agora da Amélie e da Sally Brown ela eram muito fofas tbm.
    Adorei seu post, bem interessante. E fiquei curiosa pra saber pq ratazana macho não pode comer laranja.. =)
    beijos

  12. Dasty-Sama says:

    SIMPLESMENTE AMEI O POST! Sério, nunca pensei em ter ratazanas de estimação e adorei :D Mas no momento, não posso ter, porque tenho um gato e com certeza ele não se dariam bem. Meus pêsames pelo Beethoven ): mas saiba que com certeza ele está nos céus das ratazanas vivendo muito feliz ♥

  13. Rêh says:

    Muito bom e explicativo o post Mel, e posso te garantir que os cuidados com hamsters e cuicuis são bem parecidos.

    Bom, eu já te falei que o seru queridinho foi muito feliz durante a vidinha dele, e com certeza é muito agradecido por isso <3

  14. Camila Siqueira says:

    Aiin Meeel, meus pêsames pelo seu bebezin :/
    Eu tenho dois bixinhos, na verdade 3, rs, 2 cachorrinhos (uma fêmea que mora comigo, a Shantty, e o macho que eu dei de presente pro meu namorado no nosso aniversário de namoro, o Héros “Deus do amor” *-*), ambos são Lhasa-Apso uma mora comigo e o outro não. e comigo também tenho um loro, aquele que nem o da Ana Maria Braga *-*
    rs. Mas, o meu Loro se chama ‘Lorico’ original, não?
    eu enlouqueceria se perdesse qualquer um deles! =/
    entendo a sua dor linda!
    continue postando sempre, sou sua fã *-*
    bjos

  15. Janaina Lima says:

    Oi Mel, olha acho muito lindo os cuidados com as ratazanas. Fico muito feliz em ver que no mundo existem pessoas que se importam, que doam seu tempo para os animais. Eu amo animais, me emociono quando vejo eles sendo mal tratados, etc…E fiquei emocionada em saber da morte do Beethoven (não liga, eu sou uma chorona mesmo, rs). Mas tenho certeza que ele esta no céu dos animais, feliz por ter sido tão bem cuidado por vc.
    Bom, eu tenho 4 gatos (então, nem pensar em ter ratazanas, né? rsrs). Eu os amo muito e tenho tanto cuidado com eles. Além disso ajudo minha mãe a cuidar de mais 4 cachorros e uns 10 gatos que tem na casa dela. E é uma doação tremenda de tempo, din din, mas o olhar carinhoso de cada um deles compensa tudo!
    Parabéns e bjus

  16. Clarice says:

    Ai Melina, que triste o Beethoven ter morrido. .___.
    Eu fui uma das pessoas que pediu pra postar sobre cuidar porque eu quero MUITO uma, mas não acho em lugar NENHUM pra comprar. :( Aqui em São Paulo eu acho meio dificil, mas eu queria tentar ir ao zoológico pra ver se lá tem petshop e possa vender.
    Você pode me mandar a apostila por email? *_* Eu queria muito muito mesmo. Obrigada, e adoro seu blog.

  17. Amandha says:

    Adorei seu blog, muito fofo. Eu tinha um hamster, mas ele morreu ):
    Queria muito uma copia da sua apostila, poderia me mandar? pretendo comprar dois bichinhos desses, own. *-*

  18. Thaaay says:

    Triste pelo Beethoven :\
    adoro seu blog e seu flickr, suas fotos são muito perfeitas, parabéns.
    Estava louca pra comprar umas ratazanas, depois de lê seu post fiquei com mais vontade ainda *-* o ruim que não consigo encontrar um lugar que venda aqui onde moro :\
    Mas enfim, você poderia me mandar essa apostila por e-mail? *-* ficaria muito feliz.

    Beijos

  19. Meltzita!! Esse é o post mais fofo!! Seus bichinhos são adoráveis..mas dão um trabalhão né? haha Como aqui em casa meus pais não curtem muito eu fico só babando nas fotos!! Bjoka florzinhaaa :)
    ps. sinto mto pelo gorduchinho :(

  20. Karol says:

    Nossa, que pena que seu gordinho morreu, meus pêsames Mel :(
    E dias desses eu ia te perguntar algo que se refere a isso, ratazanas costumam viver em média quantos anos? Eu sofri tanto quando meus porquinhos da índia morreram, dá até vontade de chorar :S
    Queria ganhar uma hamster de natal, e chamá-la de Serena <3
    Adorei o post e o achei muito útil mesmo!

    Beijos minha linda :*

  21. Post perfeito, pin! As fotos estão tão lindas e a idéia apostila foi genial…sei do sucesso que ela faz lá no Biotério…seu Joaquim sempre comenta!
    Quanto ao meu netinho gorduchinho, o que consola foi saber que foi muitíssimo bem tratado, recebeu muiiiiiito carinho, dengo, atenção e amor, não sofreu e só foi porque já tava ficando velhinho…tudo tem sua hora, sei que ainda tá doendo mas os momentos que compartilhamos com ele jamais serão esquecidos.
    Te amo, florzinha.

  22. simone says:

    oi melina…vi um post no Just Lia e nossa amei suas fotos, são lindas, delicada e passam uma senção tão bom, sonhadora. Já sou sua fã!!
    Tb gostei muito do blog queria q tivesse mais atualização. Tenha uma boa semna

  23. Bia Lopes says:

    Mel,
    Muito obrigada por postar os cuidados com suas ratazanas, acho muito lindo as pessoas se importarem com os bichinhos.
    Bem, eu já enviei uma DM pro seu twitter, mas vou falar aqui também. Só se você puder, queria muito receber sua apostila no meu email. Esses cuidados servem para topolinos também?
    Mais uma pergunta: Fica inviável colocá-las no meu quarto, né?
    Aposto que o Beethoven está deitadinho em uma nuvem bem fofinha, sorrindo e contando para os recém-amiguinhos do céu como teve uma doce e linda vida com sua dona :)

  24. Camila says:

    Que dozinha que um morreu =(
    São tão fofinhos!

    Essa primeira foto do post lembra muito meus coelhinhos, quando tinham uns 10 dias! hasuhaui

    Adoro o blog =)
    Beijo

  25. Rafaela says:

    Ótimas dicas, Mel!
    Sinto muito pelo Beethoven :/

    Ah, e porque ratazana macho não pode comer laranja? Tô curiosa, hahaha!

  26. waw! que fofas! deu vontade de ter umas para mim também *-*
    eu acho que os meus pais nunca iriam deixar ter elas dentro de casa… Eu já tive um porquinho da índia, ela morreu de velhinha, me deu peda, ela era muito fofa (:
    Beijinho Mel*

  27. Alessandra says:

    Te mandei uma DM no twitter com meu e-mail pra vc mandar a apostila, mas esqueci de avisar por aqui no comentário que já fiz neste post, eu não sei se vc viu a DM por isso vim avisar aqui =)
    beijinhos Mel

  28. jenifer mary soares dos santos says:

    nao sei se faz tempo que voce fez o post, estava sem net x.x mas foi eu que pedi *—-*
    adorei as dicas, minha mae continua nao querendo deixar eu ter uma ratazana :/ mas terei *-*
    obrigada pelo post, ficou liiindo ( como tudo o que voce faz x.x )
    beijo

  29. Laura says:

    Oi Mel, adorei o post!
    Que pena que o Beethoven morreu. Sinto muito. Ele era tão lindinho.
    Depois que eu falei de você pra minha mãe e mostrei pra ela o post, ela finalmente me deixou ter uma ratazana. Já tem algum tempo que eu quero ter, mas ele nunca tinha deixado.
    Me manda uma cópia da apostila? O meu E-mail é: lauraf.batista@hotmail.com

    Obrigada!
    Parabéns pelo blog!!

  30. Carol says:

    Ahhhhhh menina, e agora? Eu quero criar ratazanas :O

  31. Catarina says:

    Olá Mel, acompanho-te no flickr e o link nas fotos encaminhou-me até aqui :)
    Adoro ver as suas fotos, sempre lindas, parabéns.
    Sinto muito pelo Beethoven, mas acredito que viveu muito feliz. Também perdi uma menina, uma muito parecida com o Cupcake (hooded), deixam muitas saudades mesmo.
    Gostei muito deste post mas não posso deixar de corrigir:
    “Além da ração própria para ratazana [ela é bem dura e parece uma paçoca haha] eu dou ração para hamster…” – A ração para Hamster tem algumas sementes que contém muita gordura, é o caso das sementes de girasol o que não é benéfico para as ratazanas. Não sei que quantidades costuma colocar, mas tenta evitar a ração para hamster. Cada animal tem necessidades próprias e no caso da ração para hamster não beneficia a nível de teor de gordura as ratazanas.
    Aqui em Portugal não é fácil encontrar ração própria para ratazana, mas já existe apesar de não ser vulgar. A ração para coelho anão é a que se aproxima mais, acrescentando massa espiral crúa para desgaste dos dentes e cornflakes, mas em quantidades inferiores à ração, dita dose diária e claro os vegetais e a fruta.
    Em relação à roda, atenção ás zonas abertas, é preferível forrar pois podem magoar-se. No meu caso, não tenho nenhuma roda, elas não ligam muito.
    Beijinhos
    Catarina aka kathamina (flickr)

  32. Larisse says:

    Oi!
    Vi seu site na seção “inspiração” do blog Just Lia!
    Fiquei louca quando vi suas ratazanas! Elas são lindas e tão saudáveis!
    Eu criavam hamsters quando era mais novinha, mas fiquei muito triste quando meu esquilo assassinou meu hamster chines a dentadas e desisti.
    Queria adotar 2 ratazanas agora, depois de anos.
    Você podia me mandar a apostila por e-mail? Queria saber das suas experiencias.
    Os esquilos da mongolia são bem ativos e espertos. Meus hamsters eram ativos mas bobões. Queria saber mais!

    Um grande beijo e parabéns pelo blog e pelas fotos!

    larisselobo@hotmail.com

  33. Adriana says:

    Oi, como vai?

    Gostei muito de suas dicas, comprei duas mercol, estou apaixonada por elas. Vc poderia mandar uma cópia da sua apostila por email? adriarjsp@gmail.com .
    Grata!
    Adriana.

  34. Karol says:

    Bom, já faz tempo que você fez este post mas, como não faz muito que comecei a acompanhar aqui, só fui ler hoje, haha. Enfim, estou super interessada em adotar uma ratazana, até inclusive entrei em contato com um biotério da minha cidade e gostaria muito que tu me mandasse o portfólio que tu criou, será que dá? Bjsss e obrigada!

    email: karotraslatti_kts@hotmail.com

  35. Roberta says:

    Oii,adorei o seu post,parabens viuu!!
    Eu tive duas e infelizmente elas morreram de velhinhas… =/

    Eu to querendo pega mais duas mais quero uma casinha perfeita antes de traze-las pra casa..
    Sou do interior,queria a sua apostila,se puder me passar por e-mail eu agradeço.. Me adicione no mns,queria trocar umas ideias com você..Obrigada
    Beijos

  36. Amanda de Brito says:

    Olá, ontem adotei duas ratinhas da turma de psicologia da minha faculdade, tirei um monte de foto legal rs, com skate e móveis em miniatura, elas são uns amores. Você pode me mandar a apostila por favor? Meu email é: amanda_de_brito@hotmail.com

  37. suane says:

    Olá, melina ^^
    Olha, que lindos os teus ratinhos!
    Viu, eu pretendo adotar ratazanas também. Nesse ano vou fazer experimentos comportamentais com uma ratazana durante o curso de psicologia e nesse semana conheci a minha e foi amor a primeira vista. Elas são realmente muito lindas, fofas… uma gracinha mesmo. Infelizmente só vou poder trazer ela pra casa no final do ano, mas já quero saber de tudo pra recebê-la preparada. Eu sei que faz tempo que fez este post, mas como acompanho a pouco tempo só vi agora hehe. Bom, se for possível, gostaria que me enviasse a apostila. Meu e-mail: suane.ps@hotmail.com

    Muito obrigada desde já, querida.
    E um beijo nessas gostosuras desses seus ratinhos =)

  38. Gabriella says:

    Oiê,que comentário atrasado o meu,não é?

    Mais enfim… Eu me interessei muito e eustou pensando em adotar uma ratazana,mais queria saber umas coisas:

    Onde ficam os biotérios?
    Onde você compra a ração para eles?
    Sacanagem isso,você joga ratazanas no Google e só vê coisas de como eliminá-las,etc… que injustiça! Isso não acontece com hamsters ou animais assim!
    Se possível,poderia também me enviar a apostila? meu e-mail é gaby_lindahgata10@hotmail.com
    Vlw!!

    Tchau!!

  39. Sarinhah Zinato says:

    O meu era o Pink Freud, das minhas aulas de análise do comportamento (o único que completou todo o esquema de condicionamento) #mamãeorgulhosa
    Levei ele do laboratório e ele viveu por mais de um ano, faz um mês que ele foi para o Mundo dos Ratinhos Gênios e Felizes. :(
    Os seus são lindinhoss demais, dá vontade de ter mais um monte deles!!! ^^

  40. Larissa says:

    Oi Melina, tudo bem?
    Gostaria muito de receber essa apostila! :)
    E-mail: larissagiance@gmail.com
    Obrigada!
    Beijos e boa semana!

  41. Thaisy F. Silva says:

    Olá Melina, estava pesquisando sobre ratazanas pois eu estou pensando em comprar uma e amei seu post explica tudo direitinho parabéns e gostaria da copia da apostila que você falou, por favor ! abraço
    thaaisy.a7x@hotmail.com

  42. Daniel says:

    Quero mais informações de onde você conseguiu as ratazanas e desejo receber a apostila.

  43. Guilherme Lima says:

    essa roda na gaiola, não pode machucar o rabo do rato???

  44. Teteza Sarmento says:

    Gostei Muito do Seu Post.. Eu Crio 2 Ratinhas Lindas a Marrie e a Minnie e Gostaria de Uma Copia Dessa Apostila, Pois Comecei a Crialas Pouco Tempo..!

  45. Diana says:

    Mel, você ainda tem a apostila com as informações?

  46. Marilda Sousa says:

    Olá Mel, tudo bem?

    Gosto muito do seu trabalho, nem lembro como conheci seu blog mas há uma ano ter acompanho diariamente pelo instagram, you tube e pelo blog. Vir seu vídeo “Querida eu mesma” e você disse que fez uma apostila de como cuidar de uma ratazana e eu estou pensando em cuidar de uma mas como sei que é uma grande responsabilidade gostaria de ler sua apostila antes. Por isso pesquisei aqui no blog se achava ela e encontrei esse seu post falando para deixar o e-mail que você enviaria. Por favor se você puder enviar vou fica muito feliz. Obrigado!!!

    P.S: Linda a foto deles com gorrinho de papai noel.

    Bjuuusss…


Deixe seu comentário