dicas
Lifestyle

Dicas de como estudar!

9.02.2011

Aproveitando a minha ansiedade de volta às aulas eu resolvi [finalmente!!] fazer um post com algumas dicas de como estudar.

Dica 1: Descubra qual é o horário que você consegue render melhor no estudo e reserve ele para isso. A minha rotina de estudo, quando eu não estava estagiando, era das 14h até umas 19h [dependendo da quantidade de coisas para fazer durava até mais tarde ou terminava antes]. Estudar direto por muitas horas não é uma boa opção, porque a nossa atenção começa a não ficar tão “atenta” depois de aproximadamente 40 minutos.

Eu costumo chegar em casa e escrever uma lista com tudo o que eu preciso fazer para faculdade [às vezes eu faço isso na aula mesmo]. Coloco em ordem de importância e de dificuldade [pra saber qual levará mais tempo].

Já disse que sou viciada em listas? *-*

Bom, como eu disse, estudar por muito tempo direto não é uma boa então o que eu faço é o seguinte: depois de listar tudo eu olho no relógio e digo “vou fazer isso aqui em 35 minutos”. Tento fazer no tempo que eu estipulei [claro que nem sempre acerto, maaaaas haha] e assim que eu termino eu faço uma pausa de 5-10 minutinhos. Nessa folga eu tiro foto ou escuto música, ou vejo e-mail ou brinco com o Spock…são várias opções de relaxamento :P E assim vou fazendo tudo o que tenho que fazer. Ah sim, quando a fome vem dar olá eu faço uma pausa de uns 15 minutinhos :D

Dica 2: Calendários são amigos! Desde que entrei para faculdade eu tenho o costume de imprimir calendários [e personalizar :P] para visualizar melhor tudo o que eu preciso fazer no mês. É um jeito prático de ter uma visão geral de quando você precisa entregar cada trabalho, apresentar seminário, quanto tempo você tem até a temível semana de provas etc.

Dica 3: [essa dica é mais pro pessoal que está na faculdade] Pra não se perder no meio de tanto xerox, tente ver com o professor se todos os textos que ele vai usar estão disponíveis no xerox da faculdade e tire cópia de todos [alguns professores se empolgam com os textos então você acaba gastanto uma grana na hora de fazer isso, mas pense que pelo menos não vai ter que ficar tirando xerox correndo quando o professor falar “pra próxima aula, texto tal” e não vai correr o risco de não ter dinheiro pra tirar cópia dele ;)]. Depois de fazer isso encaderne os textos. Tente fazer capas legais para cada matéria [ai como eu amo fazer isso *-*].

Isso ainda facilita pra você no futuro porque muitas vezes os professores pedem textos que foram usados em anos anteriores. Assim você encontra eles bem mais facilmente :)

Dica 4: Post-its são ótimos!

Algumas pessoas têm facilidade de lembrar das coisas por características visuais. Por exemplo: uma vez eu estava fazendo uma prova de Nosologia e Nosografia II e quando eu li a pergunta na mesma hora eu pensei “isso está anotado em um post-it verde no canto superior esquerdo do caderno”.

Outras pessoas têm facilidade de lembrar por características auditivas. Normalmente essas pessoas costumam ler em voz alta quando estão estudando, ou anotam quase nada durante a aula, pois conseguem memorizar bem pelo que o professor está falando.

Têm também pessoas que lembram das coisas por causa de um cheiro que sentiu enquanto estava estudando algo. Por exemplo: Quando eu estava estudando sobre emoções em 2007 choveu muito e eu senti cheiro de chuva na hora [maravilha, né?]. Eu lembro disso até hoje :)

Eu sou uma pessoa que tem memória visual, auditiva, olfativa, de paladar… :P

Recomendo post-it’s para destacar informações no caderno! Além disso eles também servem para deixar o caderno mais bonito.

Dica 5: Tente usar cores diferentes de canetas para anotar diferentes informações. Isso ajuda na hora de lembrar, principalmente se você for do tipo de pessoa com memória visual :) Se você não tem esse hábito e costuma anotar tudo correndo durante a aula, deixe para usar as canetas coloridas quando você for passar a matéria a limpo em casa.

Dica 6: [acabei de perceber que as minhs 3 últimas dicas -contando com essa-são bem coloridas haha ai ai]. Use várias cores de marca-texto! Isso também ajuda na hora de separar as informações :)

Quando as cores já não são o suficiente você pode grifar de maneiras variadas para separar as informações:

Dica 7: No domingo faça uma lista [vício *-*] com tudo o que você já sabe que vai precisar fazer  durante a semana.

Dica 8: Não se limite apenas aos textos/livros que os professores usam em aula. Sempre busque outras fontes porque assim você vai aprender mais sobre o assunto. Ah, por favor não grifem livros que não sejam seus [nem mesmo de lápis]. Isso é muito chato e feio! ;P

Nossa, acho que me empolguei com esse post! Espero que essas dicas ajudem vocês a ter mais disciplina e empolgação na hora de estudar ;)

Muito obrigada pelos comentários, pessoal! Amei todos!

xoxo

Por

Melina

  1. Giovanna says:

    Adorei o post, Mel!
    Você tem um jeitinho único de se organizar, acho isso em legal. Ah, eu sou que nem você na hora de anotar as coisas no caderno, sempre destaco os nomes ou as coisas mais importantes!
    Beijos.

  2. Tays says:

    Mel, adorei o post.
    Já fazia coisas bem parecidas com suas dicas, mas vou tentar do seu jeitinho também. hihi *-*
    Adorei as dicas.
    E mesmo não sendo diretamente pra mim, obrigada pelas dicas!
    Te adoro, fofa.
    Beijo.

  3. Gabriella says:

    Adorei o post, Mel. Post-its são ótimos mesmo, amo… ainda tenho que comprar para esse ano, os meus do ano passado já eram, ashuidahiuhsdaiudsha.

  4. Geovana says:

    Você é tão dedicada! Bem organizada, gostei do que você fez com os cadernos rs. Beijos ><

    Ps.: Venho aqui todo dia hihi

  5. Thaty says:

    Otimas dicas. *-*
    Vão me ajudar na minha bagunça! Hihihi

  6. Nath Cobain says:

    Adorei as dicas! Maravilhosas. Ainda mais agora que vou começar minha faculdade de Psicologia *-* Vou utilizar a ideia do calendário, é melhor que uma agenda mesmo que raramente você abre pra ver o que tem pra tal dia né. Eu sempre uso canetas coloridas *-* O marca-texto colorido também é uma boa, e encadernar os textos também é uma ótima ideia, adorei tudo *-* Ainda mais porque você faz Psicologia também, linda!

    Beijos!

  7. Sabia que você era assim, toda organizadinha e metódica. Admiro muito isso em você, viu? Você é uma das minhas inspirações para o ano de 2011. Tenho que começar a me organizar melhor, comprei até agenda, haha.
    Sua letra é um charme, Mel. Não sei como você tem tanta paciência pra deixar tudo bem personalizado e da sua cara. Aposto que você tem essa fama de meiga na faculdade, aliás, aonde que você não tem?

    Beijos!

    • Karin says:

      Melina, quanta informação boa!!!
      Também sou viciada em listas, rsrsrs.
      Adorei as dicas e como vou começar um curso na semana que vem, acho que vai ajudar bastante. Também tenho minhas maneiras de estudar e muitas delas são parecidas com as suas.
      Bom, bjinhos e boa semana!!!!
      Ahhh, você estuda o que mesmo???

  8. Sarah says:

    Oi Mel! Muito legal o seus métodos de estudos. Acredito que seja mais fácil mesmo desse jeito que você faz, além de não deixar desanimar, né? Já terminei a faculdade, mas quando voltar a estudar, seguirei as suas dicas! Beijos! :*

  9. Kelly S. says:

    Mel, essas dicas são muito boas, obrigada!!!
    Beijos

  10. Camila says:

    Adorei o post, vc é muito fofa até estudando =)
    Sua letra é tão pequena, a minha é enorme se for colocar post-it no caderno só vai ter post-it rsrsrs.
    Esse post me deu uma vontade louca de estudar.

    Beijos

  11. Kelly says:

    Obrigada Melina! Seu post foi muito útil. Também estou na faculdade e sua dicas são muito úteis, eu sei porque uso algumas e dá muito certo. Além da encadernação da xerox, marca texto e post-it que eu já utilizada, a sua dica sobre calendário vai facilitar a minha vida. Lindo seu calendário do Snoopy. Beijos

  12. Adorei o post Mel! Na verdade já estava esperando ansiosa por ele, adoro dicas de volta as aulas.
    Vou tentar usar suas dicas, você sabe mesmo como ser organizada hein, haha. Amei o calendário do Snoopy, uma fofura.
    Beijos.

  13. Tuany says:

    Que post ótimo!
    Minhas aulas na faculdade voltam essa semana e eu já quero correr na papelaria e comprar várias canetas, canetinhas, marca textos e post its coloridos! rs

    Não sabia que cada um tinha uma memória diferente… muito interessante mesmo!

    Adoro seu blog,

    Um beijo

  14. Marcella says:

    Deu até vontade de ir estudar depois de ler esse post! Haha
    Gostei muito! Aliás, gosto daqui :**

  15. Andressa says:

    Olá!
    Essas dicas vão me ajudar e muito, já anotei em um caderno para não esquecer ;)
    E parabéns pelo seu método de organização, deu até uma “invejinha boa” hahaha.
    Beijos.

  16. Thaíse says:

    Ah Mel esse carinho que você tem em tudo que faz me encanta,sabia?rs
    Fiquei super animada com o post, começo meu curso na faculdade este ano e suas dicas me inspiraram :D
    Sempre dou uma passadinha no seu blog, adoro tudo isso aqui!
    beijo e tudo de bom.

  17. Luana Pagung says:

    Que delícia de guia! Eu também tenho um guia bem parecido no dia-a-dia de estudo, e também estudo a tarde a partir das 14h.
    E Psico pra você também tem um milhão de xerox?? Achei que só eu passava por isso, rs. Também reuno tudo e faço apostilas coloridas, rs.

    Gostei da dica do calendário, unica que não usava, pois faço tudo na agenda. Se puder, posta links de calendários personalizados pra gente imprimir será ótimo! Vou aderir a essa. :D

    Beijoo, Mel.

  18. adorei! que fotos fofas! E dicas uteis ; )
    eu também tenho um novo post : )
    Mas ele não se compara aos teus! Os meus são ainda muito simples!
    Eu espero vir a melhorar de post para post!
    Beijo Mel : )

  19. Esther says:

    Caramba Melina, sinto que este seu post salvou meu período do colégio! xD
    O anterior foi uma bagunça [nem sei como consegui passar direto!] e eu estava procurando jeitos de me organizar e conseguir encontrar espaço pra tanto papel!
    Suas ideias são simples, mas geniais e divertidas :D
    Estudar vai me parecer algo muito mais legal agora, porque sempre vou lembrar de como podemos deixar as coisas do nosso jeitinho.
    Isso funciona quase como uma terapia contra o pânico da desorganização ;D
    Seu blog é uma das coisas mais lindas do mundo! o/
    Muito obrigado!
    Beijo enorme :*

  20. LaryCal says:

    Lindo post, quando minhas aulas começarem vou aproveitar as dicas.

    Ahh, tem um post no meu blog onde eu falei sobre seu Flickr.
    Bjo

  21. ronise says:

    nossa, vc é mega organizada com seus estudos! eu sou o contrário. apesar dos meus colegas me acharem a mais organizada e aplicada, meu caderno é uma zona, cheio de rabiscos, tenho folhas, papéis, restos de maquete, trabalhos antigos, textos, blocos de desenho, por todo lado da casa. a maioria dos trabalhos eu até começo um pouco antes, mas fico finalizando até a véspera. nesse semestre como me matriculei em menos matérias, vou tentar me organizar mais, e otimizar meu tempo. obrigada pelas dicas, vou usar algumas delas.

  22. jhenny mary says:

    nossa adorei, dá dicas de como ter uma letra igual a sua tambem ? HAUHAUHAAH
    me deu muitas ideias com esse post, obrigada *-*

  23. Awwn que liiindo!!!

    Adorei as dicas.. msm nao estudando mais..
    Mas qdo entrar na facul, com ctz vai me servir ^^

    E a ter essa sua letra linda, perfeita, bem centrelizada.. ensina tbm??! =)
    hahaha

    parabééns qrida..
    sucesso sempre
    bjos

  24. Bruna says:

    quanta organização! tenho que remar muito pra conseguir manter uma rotina dessas, saber que pessoas assim realmente existem me dão esperança xD
    vou tentar seguir algumas dicas, fazer uma lista de coisas que tenho que fazer está na minha lista de coisas a fazer

  25. Maria Clara says:

    adoreeeei Mel! E a dica do post-it pareçe ser ótima,vou ver se funciona comigo.E a de preparar um calendário também, já que facilita muito a organização e você não se esquece de nada :) Adoro seu blog.
    bjss

  26. Liih Coelho says:

    Mel, além de você dar dicas ÓTIMAS de como estudar, que eu espero utilizá-las a partir desse semestre na faculdade, você dá dicas FOFAS, percebeu isso?
    Com certeza se eu seguí-las, estudar vai ser mais prazeroso ainda, já que eu sou meio nerd e amo estudar as coisas da faculdade, hihi.

    Beijos!

  27. Mariana Maia says:

    Amei a ideia dos post-its…Vou coloca-la em prática.
    Bjux

  28. Letícia says:

    adooorei o post Mel *o* sempre tão organizada.
    meu deu até vontade de estudar mais rs.

  29. Larissa says:

    to ALUCINADA pelas dicas! vou começar a fazer isso quando voltarem as aulas. gostei da ideia de encadernar os textos também. sempre me perco na hora de separar quais textos levar pra faculdade, pq ta sempre tudo misturado.
    enfim, vou tentar me inspirar e começar a ficar organizada tbm… hahaha

  30. Melina, por acaso vc é virginiana? hahahahah
    Adorei o post!
    Me deu até vontade de sair reorganizando tudo aqui hahaha
    Beijo!

  31. Que post perfeito Mel. Até fiz propaganda do teu blog no twitter… vou seguir todas as dicas de agora por diante, e seu post me fez lembrar que eu DEVO comprar post-its logo!

    Beijos Mel :*

  32. Adorei as diga , é verdade , post it sao mt boom , enho muitos aqui ! rsrs
    beeijos

  33. Larissa says:

    fiquei tão empolgada que mostrei seu post pra minha mãe. ela é pedagoga e viciada em organização e listas! haha ela anotou as dicas e me mandou por em prática esse período na faculdade! haha :D

  34. Leka says:

    eu sempre faço essas mesmas coisas!!! outro hábito que eu tenho é o de “arquivar” toda a minha papelada. como eu copio muito nas aulas (memoria visual de merda, se não copiar: esqueço!)eu nao arquivo só em pastas por matérias mas também gosto de comprar cadernos que tenham aqueles “furinhos” de fichario… sabe? arquivo em um fichario (esse ano ele ta estourando já, proximo semestre serão dois, pelo visto!) daqueles bem grandes. é bem mais facil do que guardar mil cadernos antigos…

    infelizmente ta dificil de encontrar cadernos com furinhos (porque meldels?) :'(

    pessoalmente nao gosto muito de encadernar, compro pastas para cada matéria… moro a 1h30min da minha faculdade, choro só de me imaginar carregando um modulo GIGANTE no onibus! ou pior> carregando dois modulos, três… credo!

    e outra coisa que eu SEMPRE faço e que percebo q meus amigos as vezes não prestam atenção (e depois se lamentam) é que comprar caderno que a folha nao destaca é um problema pro futuro! vai por mim. alias… nao sei nem porque os que não destacam ainda existem (sério, tem algum motivo pra isso? haha)

    mel, sempre acompanho seu blog… nunca comentei pq nao tinha muito o que dizer! adoro as suas fotos! bjo

    • Lae says:

      Leka,

      Vc já experimentou arquivar suas anotações naqueles saquinhos de pastas (eu não sei o nome técnico, mas eram aquelas pastas bem antigas que a gente usava para colecionar papel de carta *rs*)? Eu fazia meus arquivos de modo semelhante ao seu e acabava me arrependendo, pois ficava difícil tirar algo da pastinha quando eu precisasse fazê-lo…!

      Depois que comecei a arquivar por tema (e não por aula), nesses saquinhos, minha vida ficou 100% facilitada!

      Beijocas

      • Leka says:

        eu seeeeeeeeei o que é! meldels, papel de carta. bons tempos aqueles em que eu ficava trocando no colégio!!!

        eu vou seguir sua dica. sou uma pessoa muito desorganizada, mas como tenho consciencia disso eu nao me desorganizo tanto quando o assunto é a faculdade. me lembro do meu primeiro semestre (tirei xerox de vaaarios textos duas vezes pq nao conseguia encontrar os que eu já tinha tirado! ¬¬) por isso que pelo menos na faculdade eu tento me organizar um pouco… vale a pena!

        eu sempre vejo essas pastas de saquinhos nas papelarias. mas vc ta falando daquelas maiores né? que depois da pra comprar os saquinhos avulsos e tal…

        eu só nao separo as minhas coisas por temas AINDA porque nao dá pra ter mil pastas em casa (se desse eu teria! sério) mas vou tentar a partir de agora rs

    • Lae says:

      Super!!! Alguém que lembra dos papéis de carta *rs*.

      Eu também acabava tirando xerox duplas durante a faculdade, pois eu era meeeeeeeega desorganizada. Aprendi a me organizar depois que comecei a me pós-graduar e foi aí que aprendi a usar essas pastinhas!

      Na verdade, eu compro dessas pastinhas coloridas com grampinho plástico e coloco dez saquinhos plásticos dentro de cada uma. Meu quarto se enche de pastinhas coloridas, mas, além de separá-las por matérias (é aí onde entra meu código de cores: uma cor para duas matérias), separo por temas também. Foi uma maneira que achei de facilitar minha vida na hora que eu precisasse reestudar algum assunto, rever anotações específicas e me livrar de quilos de encadernações. Sem brincadeira, da última vez que fiz uma faxina por aqui, foram mais de 10kg (!!!) de xerox encadernadas e empoeiradas direto pra reciclagem!

      =:********** fiquei feliz em saber que ajudei alguém!

  35. Jenni says:

    Uaaah! Que organização mais colorida *—-*

  36. Jéssica says:

    Mel, sua organização me irrita. sério. IUEWHGDIWUDHWEIUDH’

    sou louca pra personalizar tudo com a minha cara.. sem falar nesses milhares de post-its.
    Oiin deus.. me diz! É tudo tão lindo, pela sua paciência <3

  37. Sueyde says:

    Muito boas essas dicas. Seus objetos e sua letra são tão lindos e bem feitos…
    Beijos.

  38. Endry says:

    Adorei o post e as dicas!
    Eu estou precisando me organizar, pois este ano vai ser corrido!

    beijinhos :*

  39. Lae says:

    Super legais suas dicas, Melina! Costumo fazer exatamente como você faz – exceto pelos post-its, que ainda me são quase uma novidade. Não me acostumo à superfície dos post-its, que não são muito “ink-friendly” e costumam demorar uma data pra secar a tinta daquelas canetinhas coloridas lindíssimas da Stabilo =:X.

    Eu só acrescentaria à sua lista alguns recursos para pessoas mais ‘visuais’ – é assim que chamamos as pessoas que têm facilidade de aprendizado por meio de recursos visuais. Vc já experimentou usar mapas mentais ou fazer resumos em duas colunas (tipo, as palavras-chave ficam à esquerda e os conceitos ficam à direita, separadamente, para facilitar a localização)? São excelentes pedidas! Se vc quiser tentar o mapa mental, usa o MindMeister (acho que o site é http://www.mindmeister.com) ou o Xmind (esse vc tem que baixar e os recursos são mais limitados na versão gratuita).

    Beijocas, vc é uma fofa!

  40. Thaís says:

    Ótimas dicas, Mel.
    A do xerox eu já adotei desde que entrei pra faculdade, é bem mais prático dessa forma.

    Abração!

  41. Zezinha says:

    MeLzinha, você sempre capricha nos posts e nesse não foi diferente, ficou muito legal e cheinho de dicas úteia além de muita fofura!
    Com mãe, que presencia o seu dia-a-dia, posso afirmar sem medo de errar que o jeito de você se organizar nos estudos, realmente, funciona. Notas maravilhosas, cadernos requisitados pra serem copiados e muitos elogios dos professores…você rock, hehehehehe.
    Parabéns pelo post e o meu amor de sempre pra você!

  42. Talita says:

    Oii.. então, tbm faço psicologia, to no 5° sem. e me acabo de estudar, não falto em aulas mais minha memória é pécima.. vamos ver se suas dicas vão me ajudar! *-*
    seus posts são ótimos! felicidades! beijinhos.

  43. Izabel Cristina says:

    Adorei as dicas!! Eu só ia comprar um caderno e umas canetass….. mas agora me empolquei! srsr Acabei de encontrar seu blog e to amando … tudo muito lindo! bjuss

  44. Jô Bibas says:

    Melina,

    Você definitivamente é uma graça!

    BJô

  45. Yasmim Dias Lima says:

    EU AMEEEEEEEEEEEI ESSE POST.
    vai me ajudar muiiito! to amando o blog, suas, fotos, os posts. voce eh linda viu :))

  46. Olá melina, adorei o post, estou rumo a uma faculdade, e vou seguir todas as suas dicas…

    parabéns pelas fotos, e dicas beijinhos :*

  47. Izabela , says:

    Mel , muito obrigada pelas dicas !
    minhas aulas começaram essa semana
    e com suas dicas não vou me sentir perdida
    na hora de estudar :)
    beijos linda , adoro suas páginas
    na web ;)

  48. Bia says:

    adorei *-* onde você baixar os calendários? bjos

  49. Rêh says:

    Esse eu ainda vou deixar pra comentar direitinho amanhã, porque quero anortar algumas dicas antes de fechá-lo e agora o soninho tá batendo!

  50. Rêh says:

    Agora sim vou comentar de verdade!
    Sabe, me identifico com várias dessas maneiras de estudar, principalmente porque também tenho muita memória visual e cores sempre ajudam muito!
    Adorei a dica de estipular horários pra tudo, e vou tentar seguí-la.
    E isso de encadernam me deu uma ideia ótima para artigos e protocolos de laboratório! (:
    Muito bom e explicativo esse post Melzinha, e você fofa, meiga e organizada como sempre!
    beijinhos

  51. mariana says:

    que liiiiindo esses calendários! onde vc arranjou pra imprimir ?

  52. Anaeli says:

    Se puder, posta links de calendários personalizados pra gente imprimir será ótimo! Vou aderir a essa. :D (2)

  53. Georgia Menegazzi says:

    Gamei nas dicas, sou organizada que dá pro gasto mas percebi que podia ser mais, vou adotar suas sugestões são simples, práticas e inteligentes.
    Nem vou comentar sobre as fotos porque vai ser só elogios haha
    Beijocas

  54. joana says:

    Melina vc tem um caderno do Classic phoo?
    me mande por e-mail a sua resposta

  55. adorei o post, muito bem feito. Onde acho daqueles post it pra fihário? To atras faz um tempão.

  56. lauraike says:

    Mel , muito obrigada , adorei esse seu post . Dicas de como estudar eu amooo …

    http://www.cookiedechocolate.wordpress.com

  57. Sara says:

    Adorei as dicas! Também sou viciada em listas e com certeza fazê-las ajuda muito!

  58. maria says:

    dica de como estudar: abre o livro e lÊ

  59. Victória♥ says:

    Alguém já disse que tua letra é linda?
    Também sou super nerd e ficou ansiosíssima pro comeco das aulas… hehe
    Adoro organizar tudo por cores, estampas, tamanhos, formas etc. Sou muito obcecada!
    Adorei o seu blog, é tudo muito ~sweet~
    Beijos,
    Victória.

  60. Nathalia Larissa says:

    Adorei essas dicas,queria saber onde eu posso encontrar esses calendarios?(:

  61. […] (via sprinklebakes) 3. Duas postagens sobre organização dos estudos (via vidaorganizada e A Series Of Serendipity) 4. La Sardina: Fischers Fritze, último lançamento da Lomography (via lomography Brazil) 5. […]

  62. Fernanda says:

    Mel, seu blog é lindo e muito fofinho *-*
    Comecei a ler ontem e não consegui mais parar
    Amei as dicas, com certeza vou usá-las para me ajudar na hora de estudar
    Suas fotos então… nem tenho o que comentar haha tudo muito lindo awn
    Beijos

  63. Mel, quando eu vi pela primeira vez eu não dei muita importância, estava sem motivos. Mas agora, que preciso estudar, suas dicas me ajudaram muito. Tenho que por tudo em ordem, e como também sou viciada em fazer listas, vou tentar estudar da melhor forma possível. De qualquer forma, obrigada mesmo. *-*

  64. Luciana says:

    Nuss mega legal suas dicas. :D
    Me ajudaram bastante!
    E você é muiito fofa, delicada, linda e meiguíssima!
    Bjs.

  65. Vou adotar essas dicas no 2º semestre da minha faculdade,pois o 1º eu me ferrei em duas disciplinas e me senti muito mal porque eu sabia que dava pra eu estudar mais um pouco e não fiz!Vou me organizar pra que não aconteça novamente.

  66. Paula Dearo says:

    Melina gostei muito do seu blog, me identifiquei bastante, temos jeito parecido, e também sou viciada em listas hahaha
    Só que percebi que você é anos luz mais organizada que eu. Tenho um blog também, mas posto bem pouco. Meu sonho é ser disciplinada e conseguir cumprir tudo que eu coloco nas minhas listas!!! xD

  67. Fernanda Barros says:

    Onde posso encontrar esses calendários?! (3)
    Adorei seu blog, as dicas são ótimas, e já vou colocar em prática! :)

    Beijos <3

  68. Juli says:

    Não li os cometários =P Mas adorei suas dicas de estudo.
    Logo vou voltar a estudar (Psicologia tbm ^^) e acho que preciso me organizar para que os estudos tem maior efeito né?

    Amei tua letra, e os cadernos coloridinhos, post its…Adoro cores tbm *____*

    Me identifiquei com o blog porque no meu eu tbm escrevo sobre as coisas que mais gosto.

    Beijos, menina =***

  69. Inês says:

    Uhh tenho de anotar as dicas, as minhas aulas começam em breve :) e no próximo ano vou para a faculdade

  70. murillo says:

    Muito Bom Parabens..eu q sou menino nao vou usar cores ..mais parabens..eu sou preguiçoso demais estou no 3 ano do ensino medio e quase nao estudo e prescisava de um incentivo!!

  71. renata cristina queiroz says:

    me ajudou muito !!!
    ♥ obrigda ♥

  72. Karol says:

    Adorei o post!
    *.*
    onde você imprimiu os calendarios?
    bejuss

  73. Jéssica says:

    Oi flor. Estou a ler os teus posts desde o iníco (ainda falta muito) e decidi comentar neste aqui porque me identifico muito com a tua maneira de escrever e estudar. ^^ Para mim é tudo cheio de cores e post-its e adoro. Vou continuar a ler os posts por isso vais encontrar mais alguns comentários por aí :) Beijinhos

  74. Ooi Mel :B
    na onde você arruma esse caléndario ?
    algum site especifico ? e as tirinhas rs ?

    Tudo muito fofo . *-*
    BGS :*

  75. Julia Bela says:

    Eu uso calendários!! não tão fofos quanto os seus mais eu uso!

  76. Camila Planzo says:

    Mel,td bem? eu faço fonoaudiologia e na maioria das materias ( pego 8 por semestre) tenho muitos textos pra ler!Imagino que em seu curso tbm teve neh? o que vc achava melhor apenas ler e grifar p não perder tempo,ou escrever tbm no caderno? eu acho que aprendo melhor quando escrevo,mas ao mesmo tempo perco mto tempo e fico cansada logo =S

    adorei as dicas!beijos flor

  77. […] Pop God save the Pantone Queen, do Hypeness Os melhores apps de fotografia!, do Garotas Estúpidas Dicas de como estudar, do A Series of Serendipity Nenhum comentário Tags: aprovei, aprovo, blogs, interessante, […]

  78. Andressa says:

    Me deu até vontade de estudar. Você é minha inspiração, menina!

  79. fernando says:

    Nossa,obrigado pelas dicas!eu estou começando a faculdade de engenharia e,eu espero que isso tudo tenha -me ajudado,thanks…

  80. says:

    Ai Mel, vendo as tuas fotos eu fico morrendo de vontade de fazer mil listinhas também…mas na hora de fazer dá preguiiiiiça…kkkkkkk.Sempre fui apaixonada por papelaria, listinhas e tal, mas sou preguiçosa por natureza :P

  81. Diana says:

    Mel, um outro recurso legal é o Microsoft OneNot. É claro que no papel é tudo mais fácil, mas também é uma nova maneira de organização. Ótimas dicas, um beijo.

  82. Mariana says:

    Onde encontro esse bloco de post-it para colocar junto no fichario?:

  83. Gabriel says:

    Boa noite Milena, tudo bem, eu gostaria de saber qual é o melhor local para estudar?

  84. Bia Carias says:

    Oi, amei as dicas, mas ainda tenho dificuldade em organizar um sistema de cores para as minhas anotações. Eu até tento, mas quando percebo está uma confusão sem tamanho. Tem algum “código” pra isso??


Deixe seu comentário