ALEATORIEDADES

Um pouco de Psicologia!

Antes de tudo quero pedir desculpa pela demora em fazer esse post. Não sei o motivo, mas eu realmente tive dificuldades para escrever ele [foi o post que eu mais comecei a apaguei na minha vida]. Não vai ficar exatamente como eu planejei, mas quem sabe depois de postar esse eu não consigo me inspirar e fazer um melhor, né? [sim, sim! estou planejando mais um post sobre Psicologia] ;)

Nesse post eu vou tentar responder todas as perguntas que recebi sobre Psicologia no formspring e no blog. Se por acaso você mandou alguma e eu não respondi, desculpa!! Manda de novo que eu respondo, certo? :)

1. oi mel, sobre o post de psicologia eu queria saber oq q vc acha qnd as pessoas chegam p vc falando q psicologia e ruim q não da futuro, q não tem mercado de trabalho e q é um curso que tambem não da dinheiro! ja me falaram isso 2 vezes! bjs

Vou tentar responder tudo junto, ok? Eu acho isso bem chato por alguns motivos. Primeiro porque Psicologia não é ruim e está longe de ser. É um curso apaixonante e uma profissão linda. Segundo porque o mercado de trabalho está cada vez mais disputado, mas isso não é só na Psicologia. Para você conseguir se destacar e garantir o seu lugar é claro que você precisa se empenhar, estudar muito, investir [não só financeiramente] no seu conhecimento. Não adianta você ficar só com o que é passado na faculdade. É sempre importante você buscar outras fontes, participar de congressos, fazer pesquisas etc.

Quanto ao dinheiro, eu acho que depende de duas coisas: dedicação [e isso está relacionado com o amor pelo que você faz] e oportunidade. Já ouvi alguns professores falando “quer ser rico, pare de estudar Psicologia” e também já tive professores que ganham muito dinheiro como psicólogos.

2. sobre o post de psicologia eu gostaria de saber se o curso é mais voltado pra área de humanas ou de biológicas e onde um psicólogo pode trabalhar depois de formado. bj :*

Essa pergunta me fez lembrar de uma frase: “o ser humano é um ser biopsicossocial”. É essa a visão que o psicólogo deve ter do ser humano, ou seja, deve considerar aspectos biológicos, psíquicos e sociais. Nossa, melhor eu parar porque daqui a pouco eu vou começar a dar uma “aula” aqui haha ai ai Bom, eu considero que Psicologia é mais das Humanas, mas há quem considere mais das Ciências Biológicas [pelo que eu entendo depende da ênfase dada].

O Psicólogo pode trabalhar de várias formas dependendo da sua especialidade: psicólogo clínico [essa é a especialidade mais conhecida], psicólogo organizacional [o “famoso” psicólogo de RH], psicólogo social, neuropsicólogo [ai ai, amo tanto!], psicólogo escolar…

3. o que você mais sobre sobre o curso de psicologia e sobre a psicologia em si? to muito em dúvida se presto letras ou psicologia acho que seu post vai me ajudar a decidir hehe.

Vish! Difícil essa, heim?! Não sei se vou conseguir te ajudar a decidir entre letras e Psicologia, mas…

O que eu mais sei é sobre Psicanálise, Psicologia Cognitivo Comportamental, Neuropsicologia e aplicação de testes. São os assuntos que mais me atrairam nesses quase 5 anos :)

4. Que matérias você tem no curso de Psicologia?

Hum…se eu for listar todas esse post vai ficar gigante então eu vou colocar as que eu mais me lembro de cada período, ok?

1° período: genética [amo tanto!], filosofia, história da psicologia, psicanálise, psicologia cognitiva, sociologia…

2° período: psicologia cognitiva, psicologia social, estatística…

3° período: psicologia comportamental, psicanálise, neurofisiologia [<3], psicologia cognitiva…

4° período: neuropsicologia [<3], psicanálise, psicologia comportamental…

5° período: nosologia e nosografia, psicofarmacologia [<3], psicologia analítica [Jung], psicometria [<3], sociedade e cultura brasileira…

6° período: psicologia organizacional, intervenção em processos grupais, psicolinguística, psicologia e família, mais psicometria [<3]…

7° período: entrevista e aconselhamento, psicologia do esporte, psicologia comunitária, psicologia e necessidades especiais [lindo e apaixonante!], psicologia e saúde, psicologia e instituição educativa…

8° período: psicossomática, psicoterapia breve, avaliação neuropsicológica [mágico!], psicologia e instituições de saúde, psicoterapia cognitivo comportamental, psicoterapia psicanalítica…

9° período: elementos de epidemiologia, seminário de ética, terapia sistêmica, tratamento de pacientes de risco, psicologia forense e estágio!

5. Você quer seguir qual área? Fale um pouco do sobre as áreas que tem. Eu gosto da comportamental.

Hum…você quer saber qual linha eu vou seguir ou em que área eu pretendo trabalhar? Se for linha eu ainda não decidi porque eu amo neuro, amo cognitivo comportamental e amo psicanálise haha ai ai. Quanto a àrea eu quero trabalhar com clínica [e também pesquisa e dar aula]. Hum…lembrei que também quero trabalhar com avaliação neuropsicológica! Ai ai…tem tanta coisa interessante haha

Nossa, chuchu, existem tantas áreas da Psicologia que fica difícil falar um pouco de cada :( Posso ficar devendo essa? Ah, se você ou alguém quiser muito saber sobre isso eu recomendo livros de introdução à psicologia ;)

6. oi, mel (posso te chamar de mel? hehe) vi que você vai fazer um post sobre psicologia no seu blog, não sei se você sabe muito sobre o assunto porque ainda está na faculdade, mas queria saber sobre o mercado de trabalho para os psicólogos

Claro que pode me chamar de Mel, chuchu :)

Bom, eu acho que acabei respondendo a sua pergunta na primeira pergunta do post ;)

7. Oie Mel, meu nome e Rafaela e estou no ultimo ano no colegio e pretendo fazer psicologia, e queria saber algumas coisas seu curso. 1-Vc acha muito dificil? Acha que vale apena? 2 -São quantas manterias? E como são as aulas são mais aulas praticas?

Olá, Rafaela :) Vou responder suas perguntas em tópicos:

* Muitas pessoas falam que o curso é difícil, mas eu não acho. Na minha opinião, se você está fazendo algo que você gosta/ama, você vai fazer isso com prazer e não irá achar difícil. Se é algo que você sonha, claro que vale a pena ;)

* Hum…são MUITAS matérias! Eu tive em média 9 disciplinas por período e o curso tem 10 períodos (:

* Aulas práticas podem ser em laboratórios com ratinhos [só pra constar, sou contra!], entrevistas de triagem [entrevistar futuros pacientes para encaminhá-los], atendimento clínico [isso só no último ano], desenvolver trabalhos na sociedade, acompanhar o dia-a-dia de instituições de saúde…

8. Melina, queria dar uma dica de post pra você. Você faz faculdade de pscologia não é? Então, seria legal se você desse dicas pra quem quer seguir esse rumo (como eu) e tal.. E parabéns, seu flickr é encantador!

Antes de tudo, obrigada pelo parabéns :D Fiquei feliz!

Bom, acho que a maior dica que eu posso dar é: estude muito, leia muito, não fique só com o que é passado em sala de aula, busque sempre mais e mais fontes, converse com professores, tente fazer estágios em diferentes áreas e ame a Psicologia :D

9. Mel, eu tô pensando em fazer pisicologia porque eu gosto muito de lidar com pessoas,ouvi-las e é claro entendê-las. Matérias exatas nunca foram o meu forte, excepto biologia que eu amo, eu sempre gostei muito de redação! Eu queria saber pra tipo de você recomenda essa curso, se possivel escrevesse um post dizendo o que é preciso pra se dar bem nessa área e os possivéis trabalhos e estágios que podemos conseguir. Ajudaria taanto! Pode ser? beijos linda

Se você gosta de lidar com pessoas, ouví-las e entendê-las você já tem pontos bem positivos para trabalhar como psicóloga :) Pra se dar bem nessa área você tem que gostar muito de ler e de trabalhar com pessoas.

Quanto aos estágios eu vou falar primeiro dos que eu fiz: em uma escola com crianças e adultos com transtornos globais do desenvolvimento, orientação vocacional com estudantes do 2° ano do ensino médio, tutora de criança de inclusão e atualmente estou fazendo atendimento [clínica] e acompanhando as atividades de um CAPS II [centro de atenção psicossocial] aqui de Curitiba.

Além desses estágios que eu fiz também é possível fazer estágio em empresas, por exemplo!

10. falar sobre a minha rotina

Adorei essa sugestão, chuchu! Estou planejando passar uma semana postando direto contando como foi o meu dia na faculdade e no estágio. Eu ia começar essa segunda, mas não consegui. Vou tentar na próxima :D

Bom, essas foram as perguntas que eu encontrei! Acabei de ver que o post ficou muito grande, mas espero que vocês gostem mesmo assim :P

Pessoal, mais uma vez desculpa pela demora! Semana que vem vou tentar postar todos os dias falando sobre a minha rotina na faculdade ;)

Obrigada por tudo!

xoxo

Posts relacionados

37 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
abril 28, 2011
Próximo post
abril 28, 2011
  • Déborah Lima.

    Que legal, Melina! Tenho vontade de cursar Psicologia e o post ajudou muito! :)
    E só pra aproveitar, adoro seu blog e Flickr <3

  • Roberta

    muito bom o seu post, bastante informativo. quem tá nos últimos anos do colegial tem sempre muitas dúvidas. é bom ouvir gente que está fazendo o curso, dá uma animada.
    acho lindo vc amar seu curso, eu tbm amo o meu ao extremo, mas todo mundo diz q não vou ganhar dinheiro, morrer de fome. nem penso nisso. penso em tudo que eu aprendi e ainda vou aprender e o quanto isso contribui pro meu crescimento pessoal, e o modo de ver a vida.
    eu estudo biologia na uel, e aqui a psicologia é das biológicas e não das humanas.
    mas psicologia é um curso bem no meio, entre a biologia e a sociologia. parece ser um curso muito legal, mas meu talento é com bichos e plantas, não com o ser humano.
    enfim, sucesso e um futuro brilhante!
    beijinhos

  • Anna

    Ahahaua quando eu vi o livro na foto, eu pensei, poxa ele é pesadão rsrsrs, senti já ele na minha mochila, faço psicologia também, concerteza é apaixonante, e tô como vc amando quase todas as abordagens e meio q indecisa, mas deixa eu te fazer uma pergunta, vc acha que a exposição do psicológo, tipo os blogueiros na net, interferem de algum modo no tratamento dos pacientes? Por que digamos que ele encontre seu blog, isso dai já vai fazer ele formar uma opinião ao seu respeito..Grande dúvida minha, oq vc acha?
    Tô com 19 anos 5 semestre de psi :)

  • Luana Pagung

    Adorei o post, Mel. E sim, Psicologia é uma área encantadora, e é muito amor estudá-la. Tem suas dificuldades, como todas as áreas, mas é muito recompensadora.
    Também planejo a muito tempo fazer um post sobre Psicologia lá no meu blog, então compreendo a sua demora em falar sobre, afinal, é um assunto muito amplo e gera muita duvidas nas pessoas.
    Eu também amo estudar psicologia, e descobri agora pelo seu post que nossos interesses na área são parecidos, sabia? Poderíamos trocar materiais de estudo e experiências.

    Bisous =**

  • Carol Rodrigues

    Que inspirador…
    E pensar que eu quis tanto fazer Psicologia e fui parar nas Ciências exatas… òh céus, óh vida…

    rs

  • Leila Agnoleti

    Ei chuchu!!

    Ai que post mais interessante! Não sei se já comentei, mas acho que você foi e o curso de Psicologia foram feitos um para o outro, haha. Pois é dedicada, atenciosa, lida com as pessoas e as entende tão bem!
    Isso é verdadeiramente raro e encantador! Eu tenho uma amiga que faz Psicologia, ela já tá quase acabando e ela tem esse jeitinho, amava conversar com ela, ela me entendia, haha aiai.

    Também ouço muito desses comentários a respeito do meu curso, Publicidade, até meu pai queria que eu fosse uma Engenheira [ aonde moro, é forte essa área! ], mas como você mesmo disse, tem que amar a profissão e se dedicar, pois concorrência está em todas as áreas! :)

    Que super comentário, é melhor parar de ” falar “.

    Beijos Melzinha!

  • Maria

    Que post lindo, vai inspirar muitos colegiais a tentarem Psicologia :) ficou super informativo e detalhado, eu gostei de ler pq eu não sabia nada do seu curso e sempre ficava me perguntando! :*

  • Desirée Lima

    Adorei o post, super informativo! Muito legal da sua parte falar sobre o curso, afinal muita gente não conhece muito sobre a área! Eu acho fantástica!
    Só me resta agora desejar toda sorte do mundo no seu futuro profissional!

  • tania

    Nossa,depois de tudo isso que li,achei dificil isso sim!
    Parece medicina,não é pra qualquer um!Tem qua gostar de lidar com as pessoas,certo?!Bonito,mas não é pra mim,sninf,sninf,
    Sempre tive(alias,ainda tenho!)Duvidas entre direito,psicologia e ciencias sociais…se continuar assim,só vai me sobrar pipoqueira ou manicure!:D

  • Julie

    Eu adorei o post. Desde que eu ouvi falar sobre psicologia, sonho em fazer. Na verdade sonho com tantos cursos, gosto de tantas coisas! Mas psicologia é o que eu vou fazer primeiro. Depois quero ou veterinária, ou letras, ou literatura…
    O post me deixou mais encantada ainda pelo curso! Obrigada *-*

    beijinhos

  • txell

    Eu adoro a psicologia !! Agora sto estudando Arquitectura, mais cuando eu acabe ela , eu vou a comenzar psicologia !

    É certinho !!

  • Thaynan

    Oi Mel. Bom, primeiramente quero te dar os parabéns pelo seu blog, lindo e fofo. Em segundo, por esse post. Cara, eu sempre quis fazer psicologia, embora esteja no primeiro ano ainda… Ainda me restando mais dois anos pra fazer uma facul, a cada dia que passa me identifico mais e mais com essa profissão, pois ela é encantadora, muito mesmo, e como você mesma disse, o que importa é que você ame tal coisa, e se dedique à ela. E é isso, pretendo em algum dia, como você, estudar a Psicologia. Beijos, Thay.

  • gabi

    Mel! Fiquei feliz com esse seu post :)! Faço Psicologia também pela PUC aqui de Minas Gerais. Fico olhando suas matérias. Sabia que não temos psicofarmacologia? Acho que há um projeto de incluí-la como opcional apesar de eu achar supernecessário essa disciplina. Não tenho genética também :o… Achei legal você ter neorofisiologia. Logo no primeiro período a PUC coloca neuroanatomia e fisiologia . Aí depois no segundo neurobiologia.. Aí vai muita coisa. Enfim!
    Saudades de ler você. Mas acho que tenho tido pouco tempo pra pilha de xerox que preciso terminar sempre de ler e que sempre aumenta :P

    Beijo!

  • Pamela Pinho

    Amei esse post!
    Mas vou confessar uma coisa, quando eu estava no primeiro ano (ensino médio) eu queria muito fazer psicologia, porém desisti quando soube que eles faziam experimentos com ratinhos… Odeio experimentos com animais :/

  • Raquel

    aii, não vejo a hora de começar os estagios. Pena que eu to no iniciozinho ainda..deve ser muiito legal. meu olho brilha so de pensar *-* haouhaoiuha
    Seu post ficou otimo..reparei que vc da Jung, queria mto estudar ele mas acho que na minha faculdade não vai rolar..meu professor hoje tentou mais ou menos explicar porque os junguianos estao “sumindo” e que por isso é dificil achar alguem que de essa materia :S Não se pode ter tudo ne rs..
    fazz o post contando da sua rotina, vai ser otimo pra quem como eu, ta iniciando e ja ta apaixonada pelo curso <3

  • Bianca Moraes

    Achei suuuper legal ter psicologia comunitária na sua faculdade! Na UnB não tem…
    Quando você disse que o ser humano é um ser biopsicossocial só consigo lembrar da abordagem sócio cultural construtivista! Ando muito nessa vibe. Não consigo conceber direito na cabeça que você estará reproduzindo a realidade colocando um objeto (que na verdade era um sujeito, mas na pesquisa é objeto) de pesquisa em uma sala sem muitas variáveis influenciando o comportamento e avaliar só o aspecto que o pesquisador quer. Acho que os resultados são pertinentes e trazem muitas coisas novas, mas sério… fico irritada com quem acha que é só dessa forma que se faz ciência e que pesquisa deve ser sempre quantitativa, se não não é pesquisa séria! >.<"

    Sobre ser humanas ou biológicas… na UnB é considerada saúde. Claro que é e não é saúde. Porque na prática mesmo… nunca fiz (nem está na grade) matérias na faculdade de saúde (é que são vários prédios e um deles é esse). Mas, acho legal essa definição porque pressupõe a prática. Pressupõe a comunicação com a comunidade. E não só um monte de gente criticando e avaliando o que acontece nas escolas, na clínica, nos hospitais… enfim… e não socializando esses conhecimentos e colocando em prática (não impondo e verticalizando a coisa, mas conversando e propondo mudanças, ouvindo e respeitando.

    Também sou contra matar 50 ratinhos por semestre pra ensinar conceitos simples que facilmente seriam ensinados com simuladores super incríveis que fazem tudo em tempo real.
    Quando fiz Psicologia Geral Experimental (a matéria dos ratinhos e da análise do comportamento), usamos o CyberRat. Tá que é chato ficar olhando pra tela do computador 40 minutos e anotando comportamentos e pressões à barra de 5 em 5 minutos (mas foi super supimpa a modelagem :P), mas não concordo de jeito nenhum com o uso desses animais no ensino.

    Gostei do post! Deve ter dado um luz pra um bocado de gente! É legal ler coisas sobre a nossa área. A Psicologia é mesmo incrível. Estou cursando psicofisiologia esse semestre e estou gostando! Mas, não sei se vai ser paixão! Sei que pretendo pegar percepção semestre que vem (se for ministrada por um bom professor, né..), e psicologia da religião se tudo der certo!! :D
    Seria legal ler mais coisas sobre o curso por aqui! ^^

    Ah! A menina perguntou se podia te chamar de Mel e eu lembrei: acho que nunca falei, mas já há um tempo.. quero chamar minha filha (num futuro distante) de Mel! Mas, Mel de Melissa! ^^

    Beijinhos! :*

    P.S.: Sempre vejo esse livro nas prateleiras das livrarias! Junto com aquele monte de livros de auto ajuda na sessão de psicologia! :P

  • honeypie

    Oi Mel! Adorei o post, ficou muito bem respondida cada dúvida, e também algumas que eu tinha, mas não sabia pra quem perguntar…
    Há alguns meses atrás eu andei pensando sobre fazer Psicologia, mas minha maior dúvida era sobre o retorno financeiro com essa faculdade e também não tinha muita idéia de no que trabalhar e seu post me ajudou muito!
    Ainda estou em dúvida entre Economia e Psicologia, mas você deu uma ajuda muito grande esclarecendo essas dúvidas.
    Ah, e eu também odeio experimentos com ratinhos, muito cruel :

    Beijos!

  • Karol Petrucci

    Todos contra experimentos com ratinhos! [e com qualquer animalzinho :/]
    Eu já te disse que cursar Psicologia é um sonho antigo, eu só não estou fazendo esse curso agora porque na minha cidade não tem e minha mãe não podia -e ainda não pode- pagar uma residência para mim em outra cidade :/
    Bom, o teu post foi bastante esclarecedor para mim. Aposto que vai me ajudar a tomar a decisão de cursar ou não Psicologia. Por enquanto eu só sei que quero terminar Jornalismo logo e trabalhar, porque essa vida de universitária não está sendo nada fácil. aiai

    Estou aguardando pelo post sobre a sua rotina.
    Saudades de ti, Melzinha.
    Beijos.

  • aline b.

    ai ai, estou no 2º ano de Psicologia, aqui em Joinville – SC. E posso dizer que concordo com tudo o que disse Mel. Psico é apaixonante, e é inexplicável a emoção de saber o que se passa no cérebro das pessoas a níveis neuronais e estruturais, entender a relação social dos humanos, e todos os outros aspectos lindíssimos que a Psicologia nos proporciona. Beijão Mel.

  • aline b.

    e quanto aos ratinhos, eles não sofrem não *-* Eles recebem muito carinho e ficam inteligentes pessoal *-*

  • Zezinha

    Adorei o post, MeLzinha…sempre achei uma carreira linda e que precisa de muita sensibilidade e dedicação, qualidades que você tem de sobra!Nada como fazer algo que a gente ama e se sente bem…tudo acaba fluindo naturalmente.

    Corujice à parte, poderia escrever horas a fio sobre suas qualidades mas quem te conhece já percebe.Tenho a maior admiração pela pessoa que você é e sei que sempre será um motivo de orgulho para todos nós. :)
    Amo você!

  • Lari Young

    Nossa, super adorei o post! mt criativo!
    Acho tenso quem curte essa área mais humana e acho fofo essa sua paixão pela profissão!
    Eu adoraria fazer medicina mas não suporto biologia e sou apaixonada pelas exatas, então parti pra engenharia. Sei que é super corrida a vida de universitaria de eng, vou querer muito ver da de psicologia :)
    beijooos

  • Lunara

    Adorei!
    E tão bom que eu quase me arrependo de ter escolhido Administração. :D

    Seu blog é um dos meus favoritos, porque e original e não tem essa coisa de unhas, moda, etc. que tem por ai em diversos blogs que repetem a mesma coisa.

    Até eu, por um momento cai em tentação e fiz um sobre unhas…Fazer o que, né?

    Beijos!

  • Laurinha.N

    Oi Mel ^.^
    Eu queria algumas dicas para fotos mais bonitinhas igual as suas ,
    Beijos ,
    da Laurinha <3

    http://www.cookiedechocolate.wordpress.com

  • Denise

    A pessoa bem sucedida é aquela que faz o que gosta e gosta do que faz.
    Parabéns o post esta maravilhoso.
    Amo aparecer aqui no blog e ver novidades.
    Acho que já falei algumas vezes que seu blog e seu flickr são magicos.
    ^^

  • Ana Carol

    oi Mel! Não me lembro se já comentei por aqui, mas eu adoro seu blog! ^^ Tão cheio de fotos lindas, inspiradoras… Lembrei de vc hj justamente por causa delas. Achei esse tumblr (happybutt.tumblr.com) e queria perguntar se é seu, porque tem algumas fotos lá que eu reconheci como suas, mas não tem nada lá como referência ao seu flickr ou ao blog. Daí pensei que podia ser ou então alguém pode estar usando suas fotos sem dar os créditos… Enfim, pode ser algum equívoco meu, mas a intenção era ajudar. Beijinhos de quem te admira. (:

  • taina

    Oi Mel. Tudo bem?
    Adoro as suas fotos, são muito fofas e contagiante. Amei o post, vejo suas fotos no flickr todos os dias..
    Adorei o post sobre tons que tu fez, percebi que as fotos com o Thi estão meio amerelinhas acho lindo, como você fez? Usou edição ou é a luz natural mesmo? Se puder faz outro post sobre edição? Suas dicas são maravilhosas.
    Muitas perguntas…rsrs
    Continue assim.. muito fofa você
    bjo

  • Yasmim

    Dona Melina! voce é a coisa mais fofa sabia?
    lii o post inteiriinho, porqe sou apaixonada por psicologia/psicanálise/psiquiatria..
    sempre fui muito decidida, adoro conversar, ouvir,argumentar, dar sugestões, conhecer histórias, enfim, porém tenho uma dúvida que me perturba muito, PSIQUIATRIA X PSICOLOGIA. Isso tira meu sono, gostaria que voce fizesse um post explicando qual a diferença dos dois, se tem alguem qe voce conhece qe faz psiquiatria e tal, gostaria muiito mesmo. Enfim, adorei o post e parabéns pooor tudo!

  • Mariana

    Eba! ai que lindo amei o post :) Não ficou grande não, pode escrever mais rsrs Obrigada Mel ajudou muito. A cada minutinho eu tenho mais certeza que é isso que eu quero fazer.

    bjs

  • ana carla

    oi mel, adoro seu blog, faço engenharia,mais foi muito legal saber um pouco sobre psicologia =)
    adoro suas fotos seu cachorrinho seus ratinhos..^^
    favoritei seu blog no meu, e como sei que a vida de um blog é o comentário, aqui estou eu deixando o meu pra vc…espero o seu por lá..
    bjão
    http://paradachic.blogspot.com/

  • Bia

    “o que você mais sobre sobre o curso de psicologia e sobre a psicologia em si? to muito em dúvida se presto letras ou psicologia acho que seu post vai me ajudar a decidir hehe.”

    Fui eu que fiz essa pergunta e escrevi errado, quis dizer “o que você mais ama sobre…”

    E já me decidi, vou prestar psicologia agora no meio do ano ;)

    Obrigada por ter respondido minha pergunta, você é uma fofa

    beijo

  • Oi, Mel!

    Como sempre, adorei seu post, apesar de eu já ser formada. Me encantei pela psicologia durante minha faculdade [de Letras Inglês/ Português], mas notei que o currículo das licenciaturas dá muito mais ênfase às áreas comportamentais e psicanalíticas que quaisquer outras. No caso do curso de Letras, a Neurolinguística é praticamente ignorada e vemos isso en passant durante as disciplinas de introdução à Linguística.

    Quanto a uma pergunta que fizeram sobre se o curso de Psicologia é difícil e tudo o mais, notei que vc preferiu não ser tão enfática ou pessimista *rs*. Na realidade, acho que qualquer curso universitário é complexo e tem suas dificuldades (p.e., no caso dos Engenheiros, a matéria de Cálculo é quase reprovação certa para 70% dos alunos), mas, no caso de Psicologia e Letras, as dificuldades são ligadas muito mais à quantidade de leitura que às matérias em si. Cansei de ver alunos de Psicologia e Letras com verdadeiros “tratados” para ler de uma aula para outra, correndo sempre atrás de atualizar nas leituras. É angustiante, mas a paixão pela área supera esse tipo de constrangimento!

    Achei muito bem colocada a sua afirmação sobre as dificuldades do mercado de trabalho. Todos os profissionais liberais, especialmente quando estão se iniciando no mercado de trabalho, sofrem com salários baixos e dificuldades de “fazer nome” para se dar bem com seus consultórios ou suas empresas. Já diria um professor meu: quem quiser ganhar dinheiro imediato, que tente a loteria. Graduar-se em qualquer área, hoje em dia, traz dificuldades de inserção no mercado de trabalho que só são superadas com o tempo e a depender da qualificação do indivíduo.

    Gostei do seu post!

    Beijocas

  • Laurinha.N

    Psicologia ? Minha prima faz psicologia , ela disse que é legal :D
    Mel , posta mais , amo , amo seu blog ^.^

    Bjos ,
    Laurinha.N

    http://www.cookiedechocolate.wordpress.com

  • Lê Almeida

    Amei o post, já me falaram que tenho taleto pra seguir na area de psicologia, já pensei em fazer esse curso, mas atualmente estou mais inclinada pra jornalismo que sempre foi uma das minhas paixões, mas ainda fico em dúvida, gosto de entender as pessoas, a mente humana realmente me fascina. Ah, também queria dar parabéns pelo flickr, as fotos mais encantadoras que já vi.

  • Nath Cobain

    Adorei o post, estava esperando ansiosa por ele! *-*
    Você é muito atenciosa mesmo de dar essas dicas. Mas fiquei com algumas dúvidas. Você faz em qual Universidade? Você mora aonde? Porque achei que você estava fora do país, não sei onde vi isso e fiquei confusa. Eu comecei o curso de Psicologia esse ano, e estou gostando muito, fico fascinada, é muito interessante mesmo mas você parece ter matérias mais focadas, tô no 1° período e tenho Bioética, Homem e Sociedade, História do Pensamento Filosófico, História da Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Ciência e Profissão e Interpretação e Produção Textual. Eu acho que foi eu quem perguntou sobre a comportamental, pois minha tia tem consultório e ela é dessa área, e eu gosto um pouco também. Mas realmente o principal é estudar a mais por fora do que mandam na faculdade! Aguardo ansiosa pelo próximo post!

    Adorei a ideia do post da sua rotina, vai ser muito legal (:
    Eu estou com um blog novo, eu era do Daddy’s Little Girl No More, mas agora estou com um espacinho novo, conheça:
    http://modamakeuperock.blogspot.com

    Beijos e gosto muito do seu blog e flickr!

  • Lara

    Oiiii Mel! adoreeeei o post, ficou muito bom!
    começo psicologia esse ano e estou muito ansiosa e empolgada com muito gás para estudar e espero que essa empolgação minha não acabe hehe..Bom só to preocupada com uma coisinha, vou morar em outra cidade então lá eu vou trabalhar durante 6 horas no período da tarde e a faculdade a noite e sei que psicologia tem que ler muitooo e tô com medo de não da conta de trabalha e estudar..
    Então na sua opinião vc acha q é possível estudar psicologia e trabalhar?

  • Paula Ferreira

    Oi Mel!! eu tenho duas dúvidas, queria saber quais os tipos de livros que podem ser lidos para quem vai fzr psicologia, e pra quem estuda Neuropsicologia aonde que pode trabalhar, bjos :*

Deixe seu comentário

Instagram

  • acabei de liberar um vídeo novo no canal serendipity 🖤 espero que vocês gostem ☺️ #bookshelf #bookhaul
  • acabei de liberar o vlog da semana no canal mel in wonderland 🖤✨ estou esperando vocês por lá ☺️
  • os garotos do @estudiograma vieram colocar minha cabeceira hoje 🖤 (arrasta pra foto do lado pra conhecer eles!) ✌🏻 desde criança sempre achei lindo camas com cabeceiras, mas essa é a primeira vez que tenho uma. ah, um recado muito importante: eles que fizeram a minha escrivaninha maravilhosa e nesse exato momento estão com uma disponível para pronta-entrega então caso alguém aí tenha interesse é só falar com eles pelo @estudiograma ou pelo site 😉 ah, a preferência é pra quem for de Curitiba ou redondezas. (mais um móvel testado e aprovado pelo @spock_inwonderland 🖖🏻👽)
  • acabei de liberar um post novo no blog compartilhando uma serendipidade que aconteceu comigo hoje e que tem a ver com esse livro da encantadora @doddleoddle 🖤✨ #dodieclark #dodieclarkbook #secretforthemad #secretforthemadbook
  • uma cena do vlog que postei semana passada no canal mel in wonderland 🖤 quem aí também ama chihiro? 😍 #chihiro #totoro #ghibli
  • acabei de liberar no canal um vídeo apresentando minha nova estante desenvolvida pelas garotas incríveis do @varandaarquitetura 🖤 tô esperando vocês por lá 😍 #bookshelf

instagram