Everything Else

Oi, Ciao, こんにちは, Bonjour, 안녕하세요, Hola, Hey!

28.05.2012

Oi, Ciao, こんにちは, Bonjour, 안녕하세요, Hola, Hey!

“Oba, oba, provas acabaram, vou poder escrever para o blog da Mel com calma, rever os meus amigos, voltar a tirar foto… finalmente!”

A-ha, engano meu. Acabaram as provas, hora de ir ao banco, pagar as contas atrasadas, ir ao mercado, tirar as roupas de inverno do armário e substituir pelas de primavera-verão, lavar tudo antes, passar, arrumar os botões caídos… voltar a fazer exercícios físicos, limpar o quarto, ah! Ainda tem que fazer aqueles trabalhos em grupo! E começar a minha tese! A matrícula de verão, não esquece!!! Pois é, pareço ter uma vida normal, né? Bom, ela é meio que normal… só que do outro lado do mundo!

Pois devo dizer, acompanhada neste momento de nokcha e um macaron à la fraise, minhas singelas saudações diretamente do lado mais oposto “oposistístico” de, creio eu, a maioria de vocês!

안녕하세요 여러분!!! 저는 클라라라고 합니다! 만나서 반갑습니다! ^____^

Muita calma, muiiiiiiiiiiiiiiiita calma! Já vou explicar!

Isso que eu disse é, nada mais, nada menos, que um “Oi a todos! Meu nome é Clara e é um prazer em conhecê-los!”

Ah, é… bem, meu primeiro nome é Giovanna, e o meu segundo é Clara – sou mais conhecida aqui fora pelo segundo, porém muitos me conhecem pelo primeiro. Então vocês podem me chamar de Gi, Giò, Gigi, Clara. Ultimamente eu atendo por qualquer um! Enfim, hora de tentar deixar vocês menos confusos, certo?

Oh well, sempre fui muito interessada por outras culturas, e vou explicar um pouco o porquê: Nasci em Campinas (SP). Filha de italianos que bizarramente decidiram fazer a vida no Brasil no meio de um bairro japonês, onde cresci e me engajei nesta mistura de falar uma lingua em casa, outra na escola, outra na rua, outra nas viagens. Isso fez com que minha curiosidade pelo mundo, por pessoas e culturas diferentes crescesse desde cedo. Completo em 25 junho meus 4 anos de vida Coreana. Eu moro em Seoul, e vim aqui fazer meu curso universitário. Em resumo, tudo começou 4 anos atrás, quando eu estava infeliz no meu cursinho, não sabendo exatamente o que fazer da vida, quando vi pendurado no mural da escola um programa de bolsas para cá. Eu já estava tentando fazer a mesma coisa pro Japão e vendo minhas economias para estudar na Itália. Tentei uma, a outra, fiz provinhas e entrevistas, falhei na do Japão, mas fui aceita na da Coreia, decidi deixar minhas economias acumularem um pouco mais e, tanãããn, decidi vir pra Seoul :)

Eu já estou no meu senior year, e adivinha o que eu estudo? Linguística e estudos literários! Sou estudante oficial do Departamento de Língua e Literatura Francesa na Universidade de Mulheres Ewha (이화여자대학교), onde também curso um ‘minor‘ em Literatura Moderna e Contemporânea Inglesa. De bicos, eu dou aula de línguas e coisas relacionadas a educação (como traduções, intérprete e gravações de audio e vídeo aula) também consigo ganhar uns troquinhos com fotografia às vezes (a-há, adivinhem como a Mel e eu nos conhecemos? Santo Flickr!). Com esses troquinhos que junto durante o semestre, eu gasto em rolos de filmes e com viagens (majoritariamente para a Europa) pra conhecer mais coisas e gente e para estudar coisas relacionadas a minha carreira (eee fotografia!); pra isso, sempre conto com a ajuda – e o sofá! – de amigos que conheci de todos os cantos, de todas as idades!

Eu sei, eu sei…. eu sou “do tipo bem complicada” :P

Como a minha história é graaaaaande, não vou cansar vocês com um post imenso logo de cara. Então, acho que podemos fazer isso pouco a pouco, né? Logo, por favor, deixem em seus comentários as curiosidades que vocês têm, e ideias para posts, será um prazer em responder a todos! ^___^

Enfim, pra acabar, quero dizer que é um prazer em ser uma das correspondentes da Mel pra vocês, e não vejo a hora de pôr coisinhas legais pra vocês aqui!

xoxo;

G. Clara

Por

Equipe Serendipity

  1. Manu says:

    Ai que felicidade, alguém que mora na Coréia e agora blogueira do A series of serendipity. Já te adoro <3

  2. Prixty says:

    Hey! É um prazer te conhecer, Clara noona! ^-^
    Gosto muito das culturas orientais em geral e conheço um pouquinho da cultura sul-coreana, então gostei muito de saber que você vai aparecer por aqui! Também tenho duas amigas coreanas muito fofas que moram em Seoul. Talvez vocês possam até se conhecer algum dia ^-^
    E você tem muito talento para fotografia! Fiquei aqui só admirando… *-*
    Fiquei muito curiosa pra saber mais sobre você. Não se preocupe com poupança de palavras nos posts, certo? :D
    :*

  3. Juci says:

    Menina, que história! Seus netos ficarão encantados quando verem suas fotos e ouvirem suas histórias, haha. Espero um dia ter bastante história pra contar, assim como você terá. Bem vinda ao blog! :D

  4. Daniela Farias says:

    Lendo esses posts assim dá uma vontade enorme de viajar mundo a fora! rsrsrs
    Que sonho cara, você estuda tudo aquilo que eu queria estudar, mas por falta de sorte e $$ não pude fazer o mesmo :/
    Maas estarei esperando ansiosamente por seus posts!
    Seja bem vinda!

  5. Ju says:

    Seja bem vinda, Clara! Suas fotos são liiiiiiiiindas e sua história parece ser bem interessante! Ansiosa pelos “próximos capítulos” ahahaha

    Beijos

  6. Francine says:

    Clara, e como foi a barreira da língua? Você já foi praí sabendo a língua ou aprendeu “na marra”? Digo isso porque como universitária, eu sei o quanto já é difícil fazer faculdade na língua materna, em outra então!!

    Um beijo e bem-vinda!

  7. Clara says:

    Meu nome é Anna Clara, mas ultimamente eu tenho preferido me chamarem de Clara. Prazer chará de segundo nome! Tenho uma amiga que mora no Japão, confesso, tenho um tanto de invejinha dela hahahaha. Então, eu também tenho curiosidades sobre o mundo a fora, e outras linguas, culturas. Se pudesse compartilhar um pouco disso conosco, >eu< ia gostar muito… rs Obrigada, boa noite.

  8. Ranny says:

    Nossa, que fofa você *-* Seja bem vinda!

    Lembro-me da primeira vez que a Mel citou você por ter recebido cartinhas e eu fiquei completamente encantada em saber que você mora na Coréia. É meu sonho poder fazer intercâmbio de estudos para Coréia e estou em empenhando para isso, pois preciso primeiro passar na faculdade pública do meu estado (o que não se é muito fácil).

    Eu também me encantando por muitas culturas, mas não tive a oportunidade como a sua de ser rodeada por elas. Eu iniciei japonês ano passado e simplesmente amo. Quero coreano, mas descobri que na minha cidade não tem e tenho que me virar sozinha.

    Espero por mais postagens suas! Se puder postar sobre os costumes, ficaria muito feliz.

    Parabéns pela postagem. Até, ♥.

  9. Bianca Oliva says:

    Que maximo, tudo bem que eu fiquei meia perdida no inicio, mas logo me achei seja bem vinda *-*

  10. Marcela says:

    Wow! simpatizei muito contigo ^^ Que legal você morar do outro lado do mundo! Eu adoro cultura asiática em geral, mas confesso que de coreanos eu só ouço algumas bandas (SNSD, Sistar, Orange Caramel, Girl’s Day… que eu aposto que você também conhece) e também gosto muito de k-dramas <3
    Acho que vou gostar muito dos seus posts! seria muito legal se você falasse mais sobre o seu dia-a-dia e como as coisas são aí :)
    um beijo e seja bem vinda!

  11. walquiria fernandes says:

    Pessoa simpatica, escreve bem, tem fotos maravilhosas, tem bom humor tem commo naão amar? quero mais post pra ontem jaa *-* adoreeeeeei ♥

  12. Steffi says:

    Uhul, uma unnie da Coréia! Amei, amei, amei *-* Por favor, escreva posts enooooormes sobre a cultura, a culinária, as pessoas, os coreanos (rsrsrs)… E, principalmente, o K-pop! Os grupos daí são os melhores! Bjbj

  13. Zilah says:

    Fotos lindas e histórias super bacanas :)

  14. COMO ASSIM GIIIIIIIIIIIII?
    Que surpresa te ver por aqui!!!
    Fiquei feliz!
    Caramba, já vai fazer 4 anos que você tá por aí? Isso me lembra então que faz mais de 4 anos que a gente se conhece pela internet. Que legal, vou acompanhar teus posts por aqui. Acho que todo mundo vai ter curiosidade em saber como é a vida aí do outro lado do mundo, não? De qualquer forma, vindo de você não só eu, mas acho que as outras pessoas também vão gostar bastante das coisas que você postará aqui.
    Beijos Giii, Beijos Mel.

  15. Edna says:

    Olá, sempre vejo o blog da mel, mas quase nunca comento, adoro esse universo mágico movido a sonhos que se parecem muito com os meus, apesar disso quase nunca comento :( ,tenho que mudar isso, mas hoje vendo o seu post tive que comentar, adoreeeeeei tudo isso que você vive, muito bom e enriquecedor, eu também estudo Linguistica Francesa na Universidade Federal de Alagoas e o meu maior sonho é ampliar meus horizontes, vou adorar ler seus posts de hoje em diante, vai ser mais um incentivo e inspiração.

  16. Elisabete Silva says:

    Olá~
    Nossa Clara seja bem vinda, eu sou uma leitora nova. Como é o estudar aih? Devido ao meu tema de monografia na faculdade de Direito a faculdade de Chungnan me ofereceu uma bolsa de mestrado, tive a sorte do embaixador aqui que estava interessado no tema ter achado minha tese no google lido e adorado. Mais eu fiquei com medo, um mestrado na minha area na Coréia não me ajudaria de nada, e eu pretendo fazer concuurso publico. Mais sinceramente me deu uma dorzinha dizer não rs.
    De qualquer maneira pretendo ir conhecer a Coréia em breve^^ E o japão tb rs
    Beijos e novamente seja bem vinda

  17. Rokita says:

    Nossa Gi, incrível historia, sou crazy para conhecer a Coreia, estou juntando money ainda pra isso. Adorei.

  18. É muita cultura pra uma pessoa só. Amei, você é muito linda e suas fotos incríveis *-*
    ja estou doida pra ler seus posts!

  19. niih says:

    adorei voce e fiquei com invejinha branca por ter viajado tanto já! haha mal posso esperar pra saber mais de como é morar em seoul! :)

  20. Andressa says:

    Nossa que legal, Gi fiquei super feliz, por você fazer parte do blog, amo a Coreia e o Japão e acho que você vai fazer posts incríveis.
    beijinhos

  21. tania says:

    Bom dia…que horas serão ai,do outro lado do mundo?!:D
    Que chique o blog da Mel,está cheio de correspondentes internacionais!
    Uma equipe formada com os quatros cantos do mundo!
    E as fotos?!maravilhosas ,nem falo das preto em branco…prazer em conhece-la Clara,um beijo!

  22. Rafa Ribeiro says:

    Seja bem-vinda G. Clara *.*

    Já sou sua fã ♥

  23. Laura says:

    Que máximo!! Adorei… me identifiquei na parte do “infeliz no cursinho” hahahaha estou estudando pra entrar na universidade pro curso de Moda aqui no Brasil, e depois que eu me formar pretendo morar uns tempos na Itália, já que há um tempinho eu e minha família conseguimos cidadania italiana. Deve ser o máximo, e por mais que isso pareça distante, sua história me inspirou! Estou ansiosa pra ver os seus outros posts. Beijos!

  24. Alessandra says:

    Gente, amei sua história Clara ♥ Você está em partes realizando alguns sonhos meus, achei isso muito divertido… Hahaha!
    Vou adorar te ver aqui pelo blog! ♥
    안녕히계세요!

  25. Bianca says:

    Adorei você sua historia super legal,amei suas fotos.

  26. Katarina says:

    Me encantei com suas fotos! Muito lindas! Parabéns!!!

  27. Oi, Clara! Adorei sua descrição, sou formada em Letras e linguística também, apaixonada por outras línguas e culturas! ;)

    Queria dizer que me apaixonei pelas suas fotos em p&b e gostaria do endereço do seu flickr para conferir mais.

    Um beijão!

  28. que linda ! Amei a historia e sua vida, esperando por mais posts :D

  29. Júlia says:

    Nossa, fiquei bem curiosa em te conhecer um pouco mais. Vou fazer isso com o tempo :P
    Que fotos maravilhosas!!
    Já sou sua fã ♥ (2)

  30. Adorei! Quantas fotos bacanas. E que história! ;D

  31. Natalia G. says:

    “não vejo a hora de pôr coisinhas legais pra vocês aqui!” Qué isso guria, esse post já foi legal para caramba! Fiquei muito curiosa para saber o andamento dessa história. Que demais. Sempre fui mais assim, que de querer o explorar o mundo, o máximo que eu conseguir. Então, eu queria perguntar como foi no início, assim que você chegou aí, para se adaptar as pessoas, os costumes, a língua… Quais foram as experiências mais legais que você teve até agora? Dá dicas de como nos adaptar-mos mais rápidos fora do Brasil. E seus perrengues, você teve algum por aí? Nossa saí perguntando qualquer coisa né? Mas não, foi a alegria que fiquei com teu post, e quero logo logo conhecer mais sobre você e suas experiências. Beijo Clara.

  32. Eula says:

    Oi Clara ameeeei sua história. Eu chorei de verdade, porque eu me identifiquei de com você. Meu sonho é conhecer o Japão e a Coreia e eu já pensei em fazer faculdade no Japão. Vou amar ver suas histórias e se possível quero conversar com você. Beijo 만나서 반갑습니다 ♥

  33. Lara says:

    Onde clica pra ter uma vida dessa???

  34. Gizelle says:

    Uau! Que legal, alguém da Coreia! Clara eu compartilho também de algumas das suas paixões; culturas, viagens, fotos e blogs e afins! xD Além da vida agitada de estudante, e o apelido Gi e Gigi!
    Adoro ouvir estorias de viagens, e as suas parecem fascinante!

    Bem vinda ao blog, não vejo a hora de ler mais posts! =)

  35. Luiza says:

    Nossa! Estou entusiasmada com seus posts! Gostei muito de você e, assim como a Lara, vc leva a vida que eu gostaria de levar! Bem vinda ao clube, hihi :)
    P.S.: Estou participando de um concurso de cover de banda coreana, acredita? Pode parecer estranho (eu não falo coreano nem nada) mas tenho uma amiga que é louca por k-dramas, super junior, etc… Se ganharmos o concurso (dedinhos cruzados) vamos para coreia! Quem sabe eu te conheça por lá, hehe
    Beijinhos :*

  36. Julie says:

    Clara, adorei você! Tão fofa, adorável e atenciosa! E também gostei muito da sua história. Engraçado que, recentemente, adquiri um amor pelo Japão e pela vontade de falar outras línguas e, bem agora, você aparece aqui no blog! Coincidência, heim?
    Enfim, acho que seria super jóia se você fizesse posts sobre como é ter essa vida coreana. Como é a rotina por aí e como funciona ter que viver assim. Acredito que várias leitoras — eu! — gostariam de, algum dia, poder fazer uma bolsa em outro país então você pode nos orientar! :)
    smack e tudo de bom! :*

  37. Claudia says:

    Nossa Clara! Que legal te ver por aqui!!! Na verdade você nem me conhece mas eu já tinha lido sobre a sua história numa entrevista que vc deu ao TTMIK, lembra? Soube que vc é amiga da Mel pelo Flickr também, e sua história, hoje, serve pra mim como inspiração. Estou aprendendo a falar coreano sozinha e, como você, também quero descobrir cada canto desse mundão! rsrs

    * Mel, com licença (rs) esse é o meu momento tiete, mas também adoro vc ^^

    Estou realmente feliz!

    Bjo à todos!

  38. Fabrícia says:

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAhhhhhh, que é isso Mel, agora é que você me mata de amor. A vida que eu sonhei: estudar, viajar loucamente, morar em um lugar legal…
    *—————* adorei

  39. Gi,querida! que apresentação mais fofa e que fotos lindas,adorei! E não só eu como todos, basta ver esses comentários queridos e cheios de entusiasmo…e não é pra menos, né?! você merece porque tem uma astral incrível e é uma garota muitíssimo especial!

    Fiquei mega feliz quando a MeL comentou que estava pensando em ter colaboradores aqui no blog e que ia te convidar…vibrei com isso e torci para que você aceitasse. Vocês sempre tiveram uma sintonia bem legal e tenho certeza de que será mágico! :)

    Seja bem vinda, vou adorar os seus posts e ver suas fotos maravilhosas também por aqui!!!!

    Beijinhos no coração

  40. Joyce says:

    A-HA! Já to com a sensação que vou amar seus posts!
    Que maneira diferente e gostosa de ler você tem de escrever Gi ♥

  41. Osci says:

    Já estou de adorando Clara ;D
    Eu vou tentar a bolsa pro Japão esse ano, e se não passar, vou tentar ano que vem tbm.
    Queria que vc desse mais informações de como você conseguiu a bolsa pra Coréia, se vc não se importar.
    Seja muito bem-vinda a este pequeno mundinho onde os sonhos não são coisas bobas :)

  42. Duda says:

    De cara acho que já gostei :) é bem diferente o jeito que você escreve comparado ao da Mel !
    xoxo

  43. Lady says:

    Nossa que história legal, confesso me bateu uma invejinha boa tá de vc..rsrs
    Pode falar a vontade e suas fotos são lindas *_*

  44. Uelen says:

    Vs é muito fofa , e diferente da Mel. Vai ser legal ter vs por aqui! (:

  45. Adorei sua apresentação e acho que vou adorar seus posts.
    Algo em especial me chamou, vc é do couchsurfing?
    Estou com muita vontade de me cadastrar, mas como ainda não posso hospedar ninguem, fico receosa.
    Beijos

  46. Maeli says:

    oioi ;3 que amr, prazer em poder conhecer um pouco de você Clara! Espero ansiosamente os teus próximos posts! E que lugares lindos os de tuas fotografias.

  47. Déborah says:

    Já gostei de você, só por morar fora do Brasil e gostar de fotografia.

  48. Niih; says:

    Uau, fiquei sem fôlego só de ler e ver as suas fotos! HOWAHOWAHOWA Seja bem-vinda! :D

  49. Luana says:

    http://coolstuffporgiovana.blogspot.com.br/2012/05/o-blog-de-cara-nova.html#comment-form

    não sei se vc sabia, mas tem foto sua no meio… da uma checada!

    God, ja comentei algumas vezes aqui mas sempre esqueço de dizer… acho que sou a maior fã de fora da família da sua mãe…haha (sério, é lindo o carinho e o apoio dela…)

  50. Fernanda says:

    Lindas fotos!Gostaria de saber que filtro vc usou, se usou algum…Tem uma luz muito bonita, em todas elas!Parabéns!

  51. Jéssica says:

    que legal! adoro conhecer um pouco da cultura de outros lugares :D

  52. Bell says:

    Adorei! Clara, que câmera você usa? *-*

  53. karol says:

    Oi Gi!
    Nossa que legal , você mora na Coreia ^O^. Também vou fazer essas provas esse ano, pra ver se consigo ir pra aí ou pro Japão.
    Adorei suas fotos ^^!(inclusive estou te seguindo no weheartit).
    Seja bem vinda! Beijos!

  54. letícia says:

    Que incrível a sua história. Com certeza eu irei adorar seus posts e também conversa com você.
    Eu tenho um sonho de conhecer Seoul, eu assisto muito “dorama” (acho que você deve saber o que é hehe) e pelo que vejo, não só nos doramas, mas pelo que as pessoas me contam, Seoul é incrível, não só Seoul mais sim a Coreia do Sul!
    Espero que atrás do seus posts eu possa conhecer mais a Coreia na qual eu sou apaixonada, graças ao estilo musical incrível da Coreia o K-pop. Hehe
    Seja bem vinda, beijos! :*

  55. Amei!! Amei saber que voce mora em um país “exótico” e como você é diferente kk (em um bom sentido hihi)
    Amei as fotos e a sua historia :D

  56. Adriana says:

    Adorei sua história e photos são todas lindas!!!

  57. Laah says:

    Imensamente feliz em saber que agora vou acompanhar curiosidades interessantíssimas do outro lado do mundo aqui na Bahia!Louca para ver seus próximos posts e é como alguém disse lá em cima, nada de poucas palavras, escreva o que der na telha hahaha *-*.
    Beijos, esperando ansiosamente pelas próximas palvras..

  58. Dilla says:

    VEEEEEEEEEEEEEÉI!
    Você é minha heroína!!! ADORO música coreana e a cultura K-pop *-* sempre quis is praí *-*
    Já tô vendo que vou adorar sua contribuição pro blog!!!!
    e suas fotos são fantásticas!

  59. Adorei a mistura de culturas, tenho a impressão de que vou amar seus posts! =)

  60. Erika Tammy says:

    que história em Clara, desde já seja bem vinda :). já estou apaixonada por você garota, adoro as outras culturas também e em breve irei me aventurar pelo mundo. Fiquei super feliz quando li o post e vi que você mora fora do país e tem toda uma mistura cultural na família, achei bem legal.
    beijos e parabéns Mel pela incrível escolha da equipe!

  61. Glória says:

    Que história de vida tão linda! Eu também sempre tive muita vontade de rodar meio mundo e conhecer várias culturas mas, acho que me sempre faltou coragem para sair da zona de conforto… E por isso gostaria muito de agradecer você e a Mel por partilharem um pouco de histórias tão inspiradoras.
    Beijo Glória

  62. Oi Clara, adorei as fotos, são de uma beleza singular, captam essências únicas….e sua estória..ufaaa. dá enredo de filme, muito legal.
    Adorei te conhecer um pouquinho e que bom que vc faz parte desse blog, que é muito lindo e poético.
    P.S. Adoro a Melina e amo Curitiba.
    Bjus…

  63. Parabéns pelo post. Sinto vontade de ir pra fora do Brasil tmb, pretendo ainda, um dia qm sabe..
    faço faculdade na area da saude, e assim q me formar e me especializar quero fazer cursos, ou até msm seguir os medicos sem fronteiras..

    a saude ai onde vc está é boa??

    bjss :**

  64. Psyche says:

    OMFG. Que primeira foto em preto e branco mais fucking perfect. Amei, amei, amei.
    Seja bem-vinda, Clara. ;)

    Até o próximo post!

  65. Que incrível sua historia Clara, ameeeeeei suas fotos.
    Seja bem vinda e estou ansiosa pra ver mais posts da sua autoria. Bjs!
    E quero parabenizar a Mel pela escolha de equipe, tudo muito incrível e inusitado.

  66. Nana says:

    Estou amando os colaboradores do blog Mel! *-* Primeiro, alguém que gosta de animes, e agora, uma garota que mora em Seul. Amo cultura oriental, a música, o estilo, o jeito deles, só não curto muito comida coreana porque tem muita pimenta pro meu paladar! HAHA (:

  67. Eliana says:

    Ai que maraaa… mora na Coréia e ainda faz um monte de viagens? hahah’
    Como você eu também sou apaixonada em conhecer novas culturas, falar com pessoas de outros lugares, e claro, conhecer lugares novos! Mas, infelizmente ainda não sai nunca do Brasil :\
    Deve ser maravilhoso pra você viver aí e fazer essas viagens… Quem dera fosse eu… hsauhuashu’
    Pode me dizer pra onde tudo que você já foi? ^^
    Beijinhos,
    e já estou sentindo que vou amar seus posts *–*

  68. Clara C. says:

    Me chamo Clara também! hehe. Espero que um dia eu viaje tanto quanto você, ia ser um sonho, realmente! Principalmente para a Europa, mais precisamente para a França… Beijos e bem vinda ao blog!

  69. Camila Gerarde says:

    Suas fotos são lindassssssss *-* e adorei sua história.

    Ah, quero que os colaboradores comecem a postar logo estou me remoendo de curiosidade por todos, haha!

    Beijos e seja muito bem vinda!

  70. Davi says:

    Que fotos lindas. E que interessante a sua vida! HAHA!
    Seul parece ser linda, ainda mais para bater fotos. Que pena que eu não entendo NADA de coreano! rs

  71. Michele says:

    Seja bem vinda!
    Bom, acho que seria interessantes posts de como é morar fora e deixar a família pra trás, o que é relevante na hora de tomar essa decisão, quais dificuldades se enfrenta ao ir morar em um país desconhecido e como são esses programas de intercâmbio, posts seguindo essa linha. Sugestão dada!
    Beijos, :*

  72. Ingrid says:

    Claro, no próximo post fale sobre kpop! *-*

  73. Bruna says:

    Salut Clara!
    C’est un plaisir de vous connaître virtuellement!
    Adorei seus post, tbm sou da área (ano que vem me formo em Tradução, Português-Francês-Italiano), e gostaria mtooooo de ser intérprete um dia.
    Vc fala italiano em casa, pirei, q sonho! hahaha

    Sorte nos seus futuros trabalhos, q pelo visto são mtos, parabéns!
    Adorei suas fotos…

    Au revoir,
    Bruna Malacrida

  74. Alessandra says:

    Olá Clara!
    Puxa estou adorando essa nova fase do Blog da Mel, e adorei saber que vai ter uma correspondente da Coreia! Eu não sei nada sobre esse país, o que mais vejo falar e leio de informação é mais do Japão e da China. Sei que tô atrasada no comentário, mas é que a minha vida tb é super corrida, mas arrumo sempre um tempinho para vir aqui.
    beijo, sucesso e seja bem vinda!
    Ah acho que faltou legenda nas fotos lindas que vc colocou… No próximo post quem sabe?
    Alê

  75. Olá Gi,prazer em te conhecer,nossa quanta cultura você possui!!! Espero que compartilhe tudo com a gente,principalmente a culinária e produtos legais da Coréia !
    bjssss


Deixe seu comentário