Inspiration

desabafo de alguém que ama escrever com a luz

19.06.2012

Hoje resolvi fazer um post-desabafo! Desabafos costumam ser mais pessoais, mas acredito que muitas pessoas apaixonadas pela arte da fotografia vão se identificar com o que vou dizer.

Sempre que alguém me pede algum conselho sobre fotografia/equipamentos, eu costumo responder “não é a câmera que faz o fotógrafo, e sim o fotógrafo que faz a câmera“. É claro que o equipamento é importante e ajuda a pessoa a tirar fotos com mais qualidade, mas não basta ter uma câmera boa pra ter uma foto perfeita.

Uma das coisas que mais me incomodam em relação a Fotografia são frases do tipo “nossa, a sua câmera faz fotos lindas”. A pessoa pode falar isso sem essa intenção e não percebe, mas está dando todo o crédito da foto para a câmera e jogando fora a singularidade de quem está por trás dela.

Sei que é clichê falar isso (inclusive tem um texto muito bom do Sam Haskins que usa isso como exemplo), mas você não chega pro chef ou pra pessoa que fez aquele jantar maravilhoso e diz “nossa, o seu fogão fez um jantar excelente!”. Não fala “nossa, doutor, seus equipamentos fizeram um trabalho maravilhoso!” pro médico que acabou de fazer uma cirurgia incrível que salvou a vida de alguém. Nós não falamos assim para eles porque sabemos que, no caso do médico, ele estudou muito pra conseguir salvar uma vida e, no caso do pessoa que fez o jantar maravilhoso, se ela não fez curso, ela tem um dom para fazer pratos deliciosos e praticou muito.

Escolhi os dois exemplos acima pra mostrar que, independente de o fotógrafo ter feito curso ou ter o dom de tirar fotos, ele é o principal responsável pela foto, e não o equipamento usado.

A beleza de uma foto está na singularidade de quem a tirou. Se alguém resolver fazer um experimento e chamar 100 pessoas, dar o mesmo equipamento para todas, um mesmo objeto e pedir para elas o fotografarem, o resultado será 100 fotos completamente diferentes!

Por favor, se você gostou da foto que alguém tirou não elogie só o equipamento usado por ela :) elogie o seu olhar também!

“Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração”.

(Henri Cartier-Bresson, fotógrafo francês).

Desculpa pelo desabafo, mas já fazia um tempo que estava querendo falar sobre isso!

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Por

Melina

  1. PERFEITO !!!

    E SUAS FOTOS SÃO MARAVILHOSAS…

    E VOCÊ É LINDA DEMAIS ♥

    Bjos

  2. Bianca says:

    Nossa amei muito esse post adorei cada palavra escrita.

  3. Daniela says:

    Eu concordo com vc principalmente pq eu tenho uma câmera boa, mas sou péssima fotografa, meu namorado pega a minha câmera e tira as fotos q eu queria tirar. Enquanto eu sempre acabo fazendo as mesmices =/. Quero ver se estudo um pouco pra melhorar minha visão para poder tirar as fotos do jeito que eu quero. Porque não adianta mexer direito na máquina mas não ter a visão do que quer se fotografar. E vc tira fotos fantásticas =)

  4. Jeniffer Alves says:

    Falou tudo, Mel.
    Acho que todos os fotógrafos passam por isso, e é bem chato ouvir essas coisas mesmo.
    Uma vez me disseram: “Nossa! Que foto linda… mas também, com essa câmera até eu viro fotógrafa”.

  5. Flávia Aguiar says:

    Mel, acompanho seu blog há algum tempo, mas é a primeira vez que escrevo, justamente porque você tocou num ponto extremamente sensível para mim e muitos que realmente amam fotografia…
    Meu maior sonho é trabalhar com fotografia e tenho investido muito de mim nesse caminho… E é a coisa mais triste quando alguém vem e fica perguntando se minha câmera é profissional ou não, atribuindo ao equipamento os resultados que, antes de mais nada, são fruto do olhar lapidado ao longo do tempo, da minha sensibilidade e apuro técnico. O olhar da câmera não é nada sem o meu olhar – ou ainda, o olhar dela melhora o meu olhar, pois a câmera possui limitações que precisamos compreender e trabalhar para alcançar determinados resultados que já desejamos em nossa mente. É realmente muito frustrante e, creio, é por isso que o fotógrafo, o profissional, é tão pouco reconhecido… Claro, isso dá outra discussão…
    Mas só queria dizer que concordo em gênero, número e grau com tudo o que você disse! Post perfeito e uma “lavagem na alma”!!
    Beijos!!!

  6. “Você não tira uma foto, você cria uma foto”. – Ansel Adams. Parabéns pelas suas fotos e sua criatividade Mel. Seu trabalho é incrivel (:

  7. Aline says:

    Awn, é mesmo! Eu mesma duvidava da minha capacidade como fotógrafa amadora, pois considero a minha câmera muito boa, mas inclusive tenho outra, mais humilde, com menos funções, sem modo manual, que me ajuda bastante e faz fotos ótimas também. Percebi que, com o seu desabafo, eu me colocava pra baixo. Quando eu amo uma foto minha, penso logo que consegui por causa da câmera. E bem, pelo visto preciso de uma segurança maior.

    Enfim, eu desabafei também agora, hihi.

    Um beijo enorme!

  8. bruna says:

    Mel, tanto é verdade isso que você disse, que já vi “profissionais” da fotografia que dispunham de equipamentos fenomenais serem capazes de fazer fotos sem subjetividade e sem criatividade alguma. Essa foi a prova maior, pra mim, que não é mesmo a câmera que faz o fotógrafo. ;)

    Bjs

  9. Andréia Q. says:

    Falou e disse rsrs.
    Essa ideia de dar o mesmo equipamento e mandar fotografar a mesma coisa e ver o resultado, já passei por isso com um professor de fotografia aqui no RJ.
    Foram fotos totalmente diferentes mesmo, foi muito interessante.
    E concordo, já vi fotos lindissimas que duvidei ser de um iphone e já vi fotos de pessoas com uma camera maravilhosa, que meu sobrinho de 8 anos fotografaria melhor rsrs. Boas falas.
    Bjs e fique com Deus.

  10. Fabi says:

    Mel,estou fazendo um post sobre vc,quando tiver tempo,olha lá,ok?

    http://www.fabilittleworld.blospot.com

    xoxo

  11. Mel, tá certíssima em tudo que falou, pois eu fico chateada quando uma pessoa ao invés de elogiar minha foto e tal’s logo pergunta qual foi a camêra ou a marca ;$ poxa é mt chato isso .

  12. Ana says:

    *o* Nossa amei o post fofa!Voce faz um trabalho incrível,parabéns!

  13. Luíza says:

    Nossa MeL, acho que ao invés de voce pedir desculpas pelo desabafo, nós deveríamos dizer obrigada. É muito bom quando as pessoas expressam seus sentimentos, acho que mais gente fizesse isso, o mundo estaria muito melhor! Concordo plenamente, e achei lindo o que vocÊ falou. Amo posts assim!

  14. Luíza says:

    Ah, só pra constar, achei super-mega-hiper-criativo o “escrever com a luz”. Amei :)

  15. Renata Z. M. says:

    Nossa, é insuportável ouvir isso. Meu namorado é fotógrafo e eu fico revoltada por ele ahahahahaha Dá até vontade de falar assim depois dessa “Toma a câmera, se via aí CAMPEÃO!” no meio de um casamento pra ver se a pessoa consegue fazer pelo menos uma foto bem focada… Fotografia é muito mais sentimento e técnica do que equipamento!

    Suas fotos são lindas *-*
    Beijos!

  16. “também, com uma câmera dessas até eu tiro fotos assim”
    Ai…meu sangue ferve! Dá vontade de dar a câmera pra pessoa e falar “Então tira uma foto como essa pra eu ver se vc consegue, seu infeliz” kkkk

    Falou e disse Mel..recebemos muitos comentários insjustos mas o pior são aqueles que querem que nosso serviço saia de graça pq afinal “foto é só apertar um botão..nem dá tanto trabalho assim” ¬¬

    Ai ai.. tem cada um rs

  17. Ana says:

    Meeel! Concordo muito com vc!!!!
    Tenho 16 anos e não tenho uma máquina profissional ainda, a minha é dessas bem normalzinhas sabe?!
    Minha mãe está preocupada comigo pq eu disse que não quero fazer faculdade, pq eu queria ser que nem você!
    Quero tirar fotos e ter um blog!
    Aí eu falei pra ela bem isso que você acabou de escrever! Que eu não preciso de uma máquina profissional pra tirar boas fotos pq o importante é o fotógrafo!
    Eu vou mostrar esse texto que vc escreveu correndo pra ela! Que bom, obrigada! Vai me ajudar muito! Meu maior sonho é ficar trabalhando em casa que nem vc melzinha, hihi, deve ser muito bom!

  18. yasmin says:

    Concordo plenamente Mel =)

    Beijos*

  19. Concordo, principalmente por que fotografo e minha câmera é uma simples nikonL120 que “todos” menosprezam e faço fotos que gosto muito!
    E Mel, pelo amor de Deus, suas fotos são lindas e inspiradoras, independente da câmera!

  20. Zilah says:

    É isso mesmo, Mel! Também penso assim! E nada como treinar o olhar mesmo sem curso ou qualquer coisa, o que faz um bom fotógrafo é mesmo a prática e a dedicação. Já vi fotos incríveis com cybershots e quando eu via as fotos que tirava logo que ganhei a câmera semi profissional era uma decepção.
    Hoje, com a prática, acho que estou fotografando melhor tanto com a semi profissional, quanto com uma cybershot.
    Quando eu estava na faculdade, minha mãe me deu um livro que mudou muito minha percepção sobre o olhar fotográfico, chama se “Olhares fora dentro”, a autora é Rosane Andrade. Ele fala de antropologia e fotografia, é lindo! Devorei em pouquíssimo tempo e super recomendo!
    Beijos!

  21. Mel,

    Sou fã das SUAS fotos e sei que o mérito é 100% da fotógrafa!! Meu pai tem os melhores equipamentos de fotografia e se me entregar, eu não saberei fazer uma foto 3×4. Falando nisso, você está precisando marcar uma viagem para SSA. Vai se divertir com os brinquedinhos do seu tio… Ele andou comprando uns equipamentos BALA ano passado, parece aquelas câmeras usadas para fotografar animais na áfrica há quilometrooooos de distâcia. Nunca tinha visto nada parecido de perto… Vc vai amar!!!

    Beijão e parabéns pelo trabalho..!!

  22. Mel eu sei como se sente. Sou prof de foto há 15 anos, e há 15 anos escuto isso de leigos em relação a ARTE D E FOTOGRAFAR. Infelizmente o avanço tecnológico ” prostituiu” ( perdão pela palavra) a fotografia digo: a verdadeira fotografia. E tento relevar qdo escuto isso pensando: essa pessoa não é da era analógica, se fosse não cometeria tal erro de falar isso: que as câmeras fotografam muito bem.

  23. Nick says:

    Concordo plenamente, Mel.
    Também compartilho da mesma opinião. Não devemos dar crédito somente ao equipamento. A câmera não faz o trabalho todo sozinha. Se não fosse o fotógrafo, não teriam belas imagens.
    A pessoa se esforça, busca aprender mais, se aperfeiçoar para obter melhores resultados, e no fim o crédito todo fica p/a câmera. Isso é errado.
    Elogios à pessoa, aos seus trabalhos, isso é certo!

  24. Ju says:

    Querida! Não precisa pedir desculpas pelo desabafo. Este cantinho é só seu e você pode compartilhar conosco tudo que quiser. Estaremos aqui para ler e apoiar!
    Eu entendo perfeitamente o que você quer dizer nesse texto e acho que têm pessoas maldosas que fazem esses comentários de propósito…
    Saiba que você têm um olhar lindo para fotografia e graças a esse olhar eu admiro MUITO seu trabalho!

  25. Vi says:

    Antes de começar a ler o post, eu já pensei em comentar sobre a história do fogão, hahaha… virou cliché, mas eu sempre uso… não há comparação melhor!!

    Esses tempos tive uma discussão grande durante o jantar de um casamento que eu fotografava com o pessoal que servia os drinks… quando me disseram q, ao pedir um orçamento de fotografia, eles perguntavam sempre q equipamento seria usado!

    Me espantei ao saber que os mesmos ficariam ofendidos se alguém, ao pedir orçamento, perguntasse a marca da vodka e a procedência das frutas q eles utilizavam para fazer seus drinks… engraçado, não?!

  26. Sara says:

    Taí, falou e disse! Dia desses fotografei a festa de uma amiga, nada profissional (até pq nem mexo com fotografia profissionalmente) e o que eu mais ouvi foi: “eu quero uma foto com a máquina da Sara, pq essa câmera deixa a gente perfeita”

  27. Fabi says:

    Mel,olha a postagem que eu fiz de vc please

    http://www.fabilittleworld.blogspot.com e se quiser comenta =)

    Te adoro <3333333333333333

  28. says:

    Ahhh e quando chegam falando assim : “Nossa quanto vc pagou nessa camera?Vou comprar uma igual, também quero fotos assim”
    E sabe que a minha foto favorita até hoje é uma que fiz com a compacta?
    Mas por aqui o pessoal já aprendeu a não falar mais assim comigo, de tanto que e já briguei..haahha
    Adorei e me identifiquei com o desabafo!
    =*

  29. Talita says:

    Oi Flor, seu post foi ótimo, adoro suas fotos e teu blog, bjosss

  30. Meel, seu texto está lindoO, perfeito!! *–*
    Tens toda razão! ;D
    Beijos;*

  31. Jéssica Nóbrega says:

    Concordo em tudo o que disse.
    Sem comentários.

  32. É verdade o que você falou, acho que tudo depende de treino e experiencia. Quando comprei minha camera (uma digital) tirava fotos horríveis, por que não sabia usa-la direito, só tirava fotos em lugares com pouca luz… hoje minha camera esta com a lente quebrada, péssima, mas eu tiro fotos beeem melhores do que antes (se você quizer ver o meu flickr http://www.flickr.com/photos/marinathaly/ ). A camera, os equipamentos e essas outras coisas, são só mais um complemento para você conseguir tirar boas fotos. :**

  33. Cris says:

    Adorei esse post-desabafo!!! Nem tem o que acrescentar é só aplaudir mesmo ;o)

  34. 1º Parabéns Melina, vc além de mega talentosa (nas fotos, nos posts, enfim no blog), é linda e escreve muito bem! 2º vamos falar do post, parabéns de novo (ai que chatura! hehehehe) vc disse o q muita gente tem vontade de falar e o q muita gente tem que ouvir. Um amigo meu q hj trabalha com fotografia, uma vez fez um ‘discurso’ bem parecido, não é pq vc tem AAAAA câmera q vc vai tirar fotos maravilhosas e não é só pq vc usa o celular q vai tirar fotos péssimas, td depende do olhar! Fotógrafo tem q ter olho para fotografia, sentir a fotografia, não é só apertar o botão e pronto! Se fosse assim, td mundo já foi fotógrafo por várias vezes na vida.

    Pronto parei de falar!! hehehehe
    Já seguia seu blog por algum tempo mas nunca tinha comentado, mas esse post mexeu cmg! Parabéns (de novo).
    =**

  35. Yone says:

    Waaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal

    Disse tudo!

  36. De uma vez que me falaram algo parecido, sobre minha câmera, eu mostrei uma foto que fiz com o celular, igualmente bonita e respondi que pra quem sabe fotografar, qualquer equipamento serve.
    Você disse tudo que eu penso nesse post. Mas eu sou bem menos delicada que você hahaha

  37. Nizer says:

    Mel,que texto maravilhoso!
    Muito profundo e relevante (e esclarecedor para muitas pessoas!).
    Este texto me fez te amar mais ainda,cada coisa que você faz é tão bem feita,feita com tanto carinho e amor.
    Você é uma inspiração eterna para mim,minha linda.
    Eu amo poder vir aqui e ler suas palavras,sentí-las e poder saber que vão me acrescentar e fazer meu dia mais feliz.Pois você é uma pessoa que acrescenta,que modifica,que transforma.
    Obrigada por existir,Melzinha!
    Beijos

  38. Moana says:

    Urrul! Concordo com tudo que você falou, é isso ai! Comecei a fotografar com uma Cyber Shot da Sony e todos gostavam das minhas fotos e perguntavam que câmera eu usava… Hoje em dia quando comparo as fotos que eu tirei com minha antiga câmera e a semi profissional que tenho atualmente, vejo que é sempre o meu olhar que comanda =* Beijo

  39. julia says:

    awnn, nossa chuchuzinha! escreveu tudo que eu precisava ouvir! eu sempre falo pras pessouas que eu quero ser fotografa aih todo mundo fica me dizendo que eu não vou conseguir pq eu naum tenho uma camera profissional, eu quero muito sair da escola pra criar um blog e poder ficar tirando muitas fotos lindas que nem vc! <3
    vc eh uma inspiração pra mim!! e agora ainda mais! pq depois de tudo isso que vc disse eu sei que vou conseguir, pq nao importa se minha camera é velhinha, o importamte eh quem tá atraz da lente! *-*

  40. Mariana says:

    Sabe o que eu acho engraçado, Mel? Que as pessoas só valorizam uma fotografia se ela foi tirada com uma câmera profissional e não pelo que a foto é. Adorei o post, e as fotos que você tira são lindas demais. *-*

  41. Caroline says:

    Assino embaixo. Não tem nada que me irrite mais!

  42. Bruna says:

    Exatamente.
    Fico muito chateada quando alguém ve minhas fotos e elogiam a câmera ou a lente, e isso acontece muito. Existem muitos profissionais, ou não, por aí que só provam que um equipamento bom não é garantia de boas fotos, uma boa foto envolve muita coisa, inclusive um pouco de sorte, as vezes.

    Tem gente que com uma compacta ou com o celular tira fotos melhores do que quem tem uma câmera profissional, e até trabalha com isso. Mas não dá pra negar que o equipamento da uma bela ajuda, um bom equipamento pode produzir acidentes lindos, que não aconteceriam com um equipamento simples.

  43. Alessandra says:

    Adorei cada palavra desse texto, você escreveu o que muitos queriam dizer! Espero que várias pessoas possam ler este texto e mudar esse hábito de falar que a câmera que faz tudo…
    Parabéns, Mel! E por isso e por outras coisas que te admiro tanto! :*

  44. Doisneau uma vez disse: “Eu não fotografo a vida como ela é, mas a vida como eu gostaria que fosse”

    E isso é além do que se vê, nunca créditos em aparelhos.

    =D

  45. Bruna says:

    Falou tudo Mel ! As pessoas deveriam olhar mais para quem está “atrás” das câmeras.

  46. Déborah says:

    Concordo Mel, muita das vezes é assim mesmo que acontece.

  47. Duda says:

    Mel e não vou fazer um texto como todas as pessoas fizeram para não ficar repetitivo e cansativo para você !
    Eu sempre elogiei você porque sempre me deparo com essa frase sua aqui no seu blog: “não é a câmera que faz o fotógrafo, e sim o fotógrafo que faz a câmera“.
    E se não tiver um fotógrafo como a foto vai ser tirada ?
    E Mel, é sempre bom fazer desabafos, mesmo que não tenha quem ouvir, mais tem quem ler : Nós leitores.
    E sei que já deve ter escutado isso antes mais SUAS FOTOGRAFIAS SÃO LINDAS ! E É VOCÊ QUE FAZ ELAS FICAREM DESSE JEITO LINDO E MEIGO !!
    xoxo

  48. Duda says:

    E só esqueci de uma coisa, minhas fotos não são nem tiradas com uma câmera, são com um simples Ipod :*
    xoxo

  49. Maeli says:

    Nossa Melina, você tem toda a razão, achei este post maravilhoso (:

  50. Dani Danczuk says:

    Concordo muito Mel!
    Eu tenho uma sony ‘pequenininha’ e quando tenho paciência consigo fazer umas fotos mais ou menos. Mas quando não tenho, sai qualquer porcaria.. haha

    Já teve casos que comentaram em algumas fotos no meu flickr dizendo “não acredito que você tira fotos com uma compacta, a minha não faz isso”.

    E já tive umas fotos no explore do flickr.

    Claro que uma câmera melhor ajuda. Mas não depende só dela.

  51. Camila Gerarde says:

    Apoiado, essa situação deve irritar mesmo…

    Você é muito talentosa Mel, sempre me impressiono com as fotos lindas e criativas que você tira.
    Sempre que vejo fotos suas em outro site, já reconheço, pois tem o seu jeitinho em cada uma delas =)

    Beijos

  52. Erika Tammy says:

    concordo com tudo que você expôs Mel e acho bem chato quando você se esforça muito para fazer um bom trabalho e s pessoas dão te valor ou nem ligam!
    beijos

  53. Mel, tu tem alguma bola de cristal? kkkkk eu iria comentar sobre esse assunto.
    Sério mesmo!
    Tudo o que você postou, eu CONCORDO plenamente.
    Tem muita gente que quando vê uma fotografia, elogia a câmera e não o olhar do fotografo que é essencial, porque não adianta ter a melhor câmera do mundo e não ter o olhar, a mensagem que quer passar.

    – Adooooooooooro você demais. Te admiro pra caramba. #AbraçosFortes <3 <3 <3
    Será que um dia vou poder te dá um abraço forte? rsrs

  54. Karem F. says:

    é total ignorância da parte da pessoa elogiar a câmera né …
    enfim, TUAS fotos são magníficas! nem te abala heouheohu
    beijins :*

  55. Bruna says:

    Mel, queria te mostrar uma ”receita” de doce incrível. Que tal unir Nutella ao Kinder ovo ? O resultado é uma combinação perfeita! Aqui ó: http://data.whicdn.com/images/22263852/tumblr_lyqpaltQnk1r9ksmao1_500_large.jpg hihi

  56. Mary says:

    É de posts assim que eu sinto falta no seu blog :)

  57. Débora Gagliastri says:

    Concordo plenamente! Eu amo fotografia,algumas pessoas falam que minhas fotos não ficam tão legais porque eu tenho uma câmera semi profissional. Afinal, não é a câmera que faz a foto mas sim o olho do fotógrafo!

  58. Patty K says:

    Isso acontece com instrumentos musicais também, Mel. No caso de quem toca erudito, com instrumentos acústicos, não é tanto, mas já vi muitos músicos populares pedindo conselho em forum e só recebendo respostas “que som lindo sua guitarra tem”, ou “o teclado xyz tem um timbre melhor”.

    Não adianta nada ter um instrumento ou uma câmera fantásticos se você não souber aproveitar! Da mesma forma, quem tem uma câmera simples também pode tirar fotos lindíssimas.

  59. ingrid says:

    Eu mais do que concordo! Tiro todas as minhas fotos, do flickr e do blog, com meu celular de 5 MP. recebo muitos elogios e entendo completamente o q vc diz. me sinto muito lisonjeada qnd alguns dizem ” ingrid voc faz milagre! olha sua foto e vc tirou isso de um celular!” ai eu entendo q o olhar muda tudo e respeito muito sua fotografia por isso Mel. Sei q seu equipamento ajuda na qualidade da foto e na propria realização delas, muitas vezes quero fazer algumas fotos mas meu “equipamento” me limita..mas nada disso tira seu mérito.

    foi muito bom voc postar isso e mostrar pra quem vem aqui q fotografia está muito além da camera.

  60. Eu concordo plenamente com você Mel. Até porque tem muitas pessoas que tem ótimas câmeras, mas não sabem encontrar angulos perfeitos. Tenho certeza que muitas pessoas ja tentaram tirar fotos parecidas com as que você tira.. até porque pela internet você encontra isso (como eu já encontrei) e NINGUEM VAI CONSEGUIR. Porque cada uma tem um jeito diferente de demonstra aquilo que sente, que gosta.
    Eu particularmente, sou super apaixonada pelas suas fotos, não é atoa que uma delas é (desde o dia em que crie) foto do perfil da minha FanPage. E se depender disso, vai ser sempre sua foto. Eu acho lindo e espetacular o que você passa através de suas fotos. parabéns!

    Ah, quero fazer uma indicação. Não sei se você já conhece a Clarice Falcão (www.youtube.com/watch?v=-PizeM8tpyk&feature=relmfu), é cantora, acho super sua cara. A voz, as músicas, é um conjunto de delicadeza. Acho que você vai se encantar com ela.

    beijos Mel!

  61. Kely says:

    Concordo com vc Mel, quem te acompanha no Flickr pode perceber que não importa a camera que vc tem ou a lente que vc usa, o que prevalece é a idéia, o seu olhar, o seu jeito de captar pequenos detalhes de coisas que ninguém imaginaria um dia fotografar, como as famosas joaninhas que aparecem na sua casa, eu adoro essa foto http://www.flickr.com/photos/melinwonderland/1472403317/in/set-72157603204230538 … falando nisso faz tempo que vc não fotografa uma.
    Mel suas fotos são lindas e encantadoras.
    Bjus !

  62. Kely says:

    Mel eu comentei ontem num post seu acho que vc ainda não leu, eu tinha pedido autorização para fazer um post seu e vc disse que sim.

    Seu comentário precisa ser aprovado pelo administrador do blog.

    Eu postei ontem aqui tá o link do post que eu fiz da categoria inspire-se com vc .
    http://blogbonecadipano.blogspot.com.br/2012/06/inspire-se-melina-souza.html

    Obrigada… Beijos !

  63. Bruna says:

    Uaaau! era justamente isso que eu tento falar pras pessoas! Todo mundo me critica por eu não querer trabalhar depois de formada sabe, eu quero ter meu proprio negocio, e você é muito um exemplo pra mim!
    quando eu falo pras pessoas que quero criar um blog e tirar minhas fotos, todo mundo fala “isso não é trabalho” ou “você não vai ganhar dinheiro com isso” e já me olham torto, entende?
    Mas você é super uma inspiração pra mim! *______*
    e eu sei que mesmo tendo uma Sony básica eu posso ser uma fotógrafa e ganhar dinheiro com isso, pq o que importa é o olhar né!
    Vou mostrar esse textinho lindo que você escreveu pra todos que me criticam, pq se vc conseguiu eu tb posso conseguir e ninguem vai me abalar!
    Muito obrigada Mel linda!

  64. Isabella says:

    Ninguém tira fotos. O certo é dizer que vai fazer fotos.

  65. Amanda says:

    Concordo plenamente, e uso essa frase desde que eu comecei a me interessar por fotografia. “Ah, porque tu quer uma câmera melhor então?” porque ÓBVIO que ajuda, assim como um fogão melhor ajuda o chef a aperfeiçoar o prato… mas não transforma ele em um bom chef. Tenho uma amiga que realmente nasceu com o dom. Desde de os 10 anos ela tira fotos maravilhosas, e agora ela tem fotos LINDAS, de dar inveja a muito fotógrafo com nikon de mil-e-poucos-reais… e ela uma uma compacta.

  66. Adriana says:

    Ótimo desabafo!!! Espero que leiam e assimilem a ideia :)

  67. Nathália says:

    Amei seu desabafo,concordo plenamente com você.As pessoas não conseguem enxergar coisas que estão bem na sua frente.O blog é muito bom.Por favor me siga:
    http://www.detudoumpouco1214.blogspot.com.br

  68. Luane says:

    Você está certíssima, Mel!
    Eu sinceramente acredito que você tem um dom que poucas pessoas possuem. E isso vai muito além de ter uma câmera. Criar imagens mágicas não é para qualquer um ;p

    Beijos

  69. Mel, entendo e concordo completamente!
    No meu caso o desabafo não é só com fotografia, mas sim com relação ao meu intercâmbio! Cansei de ouvir “nossa, que sorte!”. O sangue ferve mas minha educação não permite dizer as poucas e boas que tenho vontade! Se eu estou conseguindo realizar meu sonho de fazer intercâmbio, se tirei alguma foto linda ou se fiz um jantar delicioso, NÃO foi sorte. Isso chama-se ESFORÇO!
    Desculpe-me por desabafar aqui, mas sabe aquela sensação de que a pessoa com quem estamos falando nos entende perfeitamente?

    That’s it, e parabéns pelo blog Mel! ;)
    Aline.

  70. Priscilla Macedo says:

    PERFEITO, FALOU TUDO MEL !

  71. Jenifer says:

    falou tudo mel, conheço varias pessoas q tem cameras maravilhosas, mas q as fotos nao ficam tao legais…
    e eu pessoalmente adoro as fotos que vc tira, me inspiro muito com elas, desde a mais simples ate a mais elaborada, sao lindas… ^^

  72. Roamah says:

    Eu sempre digo isso também… eu adoro fotografar como vc e eu sei bem o q vc quer dizer Mel … eu adoro suas fotos e me inspiro muito nelas… Parabéns linda ^^

  73. Uma vez me disseram assim: “Ô mais a tua câmera é bom hein?”, fiquei com a cara no chão de tão triste! hehehe
    Adorei o post!
    Vou compartilhar no Facebook isso, tem pessoas que precisam ler esse post! hahaha

    Beijinhos Mel!

  74. Viviane says:

    Disse tudo! Essa é uma coisa que me incomoda bastante também, até gente da minha familia fez comentários do tipo. Minha tia postou uma foto que tirei da gata dela e alguém comentou “nossa que foto mais linda”, e ela respondeu “foi minha sobrinha que tirou, ela tem câmera profissional”. Acho muito chato isso pois eles fazem da fotografia (como profissão mesmo) algo banal, que qualquer um que tiver uma câmera boa pode fazer. Acham que é só apertar o botão, daí consequentemente não pagariam um fotógrafo ou escolheriam um barato que faz de qualquer jeito e pensa como os outros. Muita ignorância isso… :/

  75. Fernanda N says:

    oi mel, tudo bom?
    concordo com você… eu até entendo o que as pessoas querem dizer com este tipo de elogio, porque realmente as fotos ficam “mais” bonitas, porque a qualidade da imagem é melhor com uma câmera profissional, e também o uso das lentes, que dá um toque especial à fotografia. mas não é isso que importa na hora de compor a foto, néam? o olhar do fotógrafo é o que faz a foto… ter o equipamente mais adequado só ajuda, mas não é o essencial.
    beijo, beijo!

  76. Laura says:

    Mel, não é que suas fotos não sejam bonitas, na verdade elas são perfeitas, mas eu acho que você talvez não conseguisse tirar fotos tão lindas se você por exemplo tivesse uma câmera comum, daquelas que todo mundo tem, é que eu acho que nem todo mundo pode gastar 2 mil em uma câmera como você. Mas saiba que amo muito o seu blog espero que não fique chateada

    • Melina says:

      Claro que a câmera ajuda, chuchu, mas ter uma câmera boa não significa que você tira fotos boas, entende? Conheço pessoas que têm câmeras maravilhosas e caríssimas, mas as fotos não passam emoção :x
      E no meu caso, comecei a chamar a atenção no flickr quando eu tinha apenas uma compacta Cybert Shot, não uma DSLR ;)

  77. […] em fazer alguma coisa e fui tentar dar continuidade aos meus estudos de fotografia. Esses dias a Mel fez um post no qual dizia que mais importante que a técnica ou a câmera, é o olhar do fotógrafo […]


Deixe seu comentário