Everything Else

Guia para marinheiros de primeira viagem (literalmente!)

12.07.2012

Última prova, DONE!  Finalmente, FÉRIAS DE VERÃO pra mim! Ufaaa! Depois de um semestre beeem estressante, hora de… fazer as malas e me aventurar!

Nesse verão volto pra Paris para (acreditem se quiserem) estudar mais um pouco: um ‘level up’ no idioma, um curso de civilização, conferências sobre cultura, civilização, política, preparação para o exame de proficiência e escrever minha tese – bem, não podemos dizer que eu terei realmente férias – mas só de estar fazendo tudo isso num lugar que considero minha (hm, terceira, quarta, quinta?) casa, rodeada de inspiração, cultura, gente, muitos amigos e claro (não posso esquecer do mon amour que não vejo há quase 6 meses!) é uma maneira muuuuito divertida de se estudar, não é?

Bem, quando se trata de fazer mala, vamos dizer, I do it like a sir. Anos e anos de experiência. Porém, eu sei que muitos de vocês aqui planejam num futuro muito próximo se aventurar como eu por aí, porém, estão realmente perdidos na questão de preparar a mala. Então, enquanto preparo a minha, vou fazer um guia de “como fazer a mala sem jururu” aqui pra vocês :D

Primeiros passos – lembre-se!

Photobucket

 1. Cheque o limite de bagagem
 Em cada país, para cada continente e dependendo da companhia aérea com a qual você viaja, o limite de bagagem varia. Do Brasil para os EUA e para a maioria de países europeus o limite de bagagem para despachar (ou seja, aquela que você põe na esterinha e diz adeus, rezando para que chegue certo no seu destino) é de duas malas de 32kg + uma carry-on (aquela mala pequena que você pode levar com você no avião) de 10kg. Mas preste atenção: isso é raridade (brasucas são sortudos, humpf!) . Para a maioria dos outros países, como no meu caso, o limite é uma mala de 23kg para despachar e mais uma carry-on de 10kg.

 2. Tomada!
Já pensou em chegar lá, querer recarregar a bateria da sua câmera mas a entrada da tomada é diferente? Pior: queimar o carregador porque a voltagem é diferente? Portanto, cheque muito bem esse detalhe antes de por carregador, secador de cabelo e outros eletrônicos na mala. Como eu sou boazinha, vou dar um link sobre as voltagens e os modelos de tomada de todo o mundo ;P

http://www.kropla.com/electric2.htm

Caso a entrada/voltagem seja diferente, existem muitos adaptadores no mercado. Procure nessas lojas de materiais elétricos ou em hipermercados perto de você :)

3. Kit de sobrevivência
Eu gosto de levar uma bolsinha com um mini kit de sobrevivência aonde quer que eu vá. Bom, eu sou daquelas bem atrapalhadinhas que vivem se aventurando, correndo e escalando coisas, ou seja, me esfolando, então nunca se sabe, né? No meu kit, incluo sempre alguns band-aids, pomadas de uso geral (Nebacetin para cortes e machucados, alguma outra pomada para torções, Hypoglos para alergias de pele), e remédios homeopáticos para gripe, dor de cabeça, febre e resfriado. Na bolsa, junto comigo no avião, levo Dramin, Tylenol e Aspirina (por mais que eu nunca tenha precisado – nunca passei mal num avião! Ahá!), que são remédios globais e que não encrencam você na alfândega (pelo menos, nunca aconteceu comigo ou ouvi falar sobre).

Photobucket

4. Pegar o avião = Com que roupa eu vou?

Se tem coisa que me irrita é ver num avião mocinha coquette toda linda, de salto, toda cheia de acessórios, e um cinto bling bling. É por culpa dessas aí que geralmente a fila na imigração está imensa. Gente, existe identificador de metais, sabe? E lá eles fazem você tirar tudo, mesmo sapato, e abrir toda a sua carry-on. Haja paciência! Portanto, deixe os seus acessórios em uma bolsinha na sua mala. Vá com a sua roupa mais confortável possível, de preferência, jeans, jaqueta e tênis. Por quê? Um: No avião é FRIO. Dois: Você economiza espaço e evita peso na sua mala :D

Preparando a(s) mala(s)

Bolsa
Além da carry-on, você tem direito a levar uma bolsa pequena. Nela, eu coloco meu passaporte, dinheiro, celular, mp3, carteira, uma mini-bolsinha com os remédios básicos, necessaire (com escova de dentes, pente, absorventes, lip-balm, lenços umedecidos e secos. Lembre-se de que não é permitido levar mais de 100ml de líquido no avião. Portanto, deixe seu perfume e cremes na outra mala. Na bolsa, também gosto de levar livro, estojo e caderneta (porque eu adoro ficar rabiscando quando não estou lendo ou vendo filme – e não consigo dormir em vôo, nem com remédio!)

Carry-on
Eu tenho carry-on mesmo só para os meus bebezinhos (vulgos câmeras fotográficas) e meu notebook. Como sobra espaço, ali dentro eu sempre coloco uma jaqueta ou uma peça de roupa extra, caso o voo seja longo.

Super mala – empacotando!

A parte mais chata pra uns, legal pra outros. Como empacotar tudo? O que levar? Primeiramente, verifique o clima do lugar aonde você vai. Quem viaja no inverno costuma sofrer mais com essa parte, já que as roupas costumam ser volumosas e pesadas. Mesmo que viaje no verão, sempre (sempre!) tenha também uma roupa mais quentinha, uma jaqueta, leggings, uma meia malha ou um cachecol leve.

1. Economize espaço!
Vai por um tênis, um ballet shoes na mala? Coloque suas meias ou objetos delicados dentro! Parece que não, mas isso faz com que você economize muito espaço.

PhotobucketAlém disso, os tênis costumam ser perfeitos para ser colocados nos cantos arredondados das malas, e as sandálias, nas bordas.

Photobucket

2. Cremes, perfumes…

Enrole durex na tampa, enrole os tubos de vidro em plástico bolha e coloque cada um em um pacote de plástico, destes de cozinha. Caso estourem, pelo menos vai ter menos risco de você ter que limpar aquela meleca depois.

Photobucket

Photobucket

Estes vidros e potes também merecem atenção na hora de ser colocados na mala: sempre os coloque no meio, entre as roupas, para terem menos risco de quebrar. Caso tenha echarpes, enrole elas em volta de vidros de perfume, por exemplo.

Photobucket

3. Peças íntimas.
Minha mãe me ensinou a pegar uma dessas capas de almofada de sofá e por tudo dentro, principalmente eu, que vivo acampando no sofá dos outros. Não é legal abrir a mala e ver suas peças caindo pelos cantos, né?

Photobucket

4. Presentes, secadores de cabelo e eletrônicos

Coloque, assim como vidros de perfume, no meio das roupas, para não correrem risco de quebrar.

Photobucket

5. Não vá para o aeroporto abarrotada.
O limite é 32Kg? Não chegue no aeroporto com 31. Evite levar coisas demais, porque você sempre acaba comprando algo.

Bom, essa foram as minhas dicas básicas pra vocês ;) Boa Viagem!

Sneak-peak do próximo post – Um todo pequeno país chamado Luxembourg. :P

Photobucket

Por

Equipe Serendipity

  1. Monalisa says:

    daora! O próximo post parece ser bem interessante e espero que com muitas fotos

  2. Manu Sampaio says:

    Gostei muito do post, bem interessante! Nunca viajei para muito longe então nunca teve uma regra básica de bagagem, ela sempre foi no porta-malas do carro do meu pai, mas ano que vem provavelmente irei para Londres e esse post vai me ajudar muito!
    Beijos :D

  3. Natálya Laryssa says:

    Ahhhh.
    Adorei o post. Bastante útil.

  4. Melissa. says:

    Ano que vem parto para Miami e esse post só me deixou mais ansiosa ainda! AUHAUHA não vejo a hora de me aventurar pelo mundo, viu. Inveja branca da Mel que está na Disney :B

  5. Melina Justi says:

    Amei as dicas! Tô arrumando a minha mala agora e acho que tô levando muito mais do que eu vou precisar lá…

  6. Lara says:

    Uau! Adorei o post. Super útil ;)

  7. Layni says:

    Amei o post.Bem explicadinho!Tirou dúvidas minhas que parecia que ninguém explicava direito em outros posts.Realmente D+ as dicas!Mais fiquei com uma dúvida.Você disse para nunca chegar ao aeroporto com malas próximo do limite de peso,e se na volta a mala tiver mais pesada do que o limite,como faz?Obrigada desde já!

  8. taiany braga says:

    esse post veio na hora certa, vou viajar para a europa mes que vem e nao sei como fazer minha mala, como sou marinheira de primeira viagem tenho certeza que iria passar dos 32kg, hehehehe, mas ou tentar me controlar.

  9. Gi, adorei cada dica e vou dizer uma coisa, você arruma mala muitíssimo bem e vou fazer questão de lembrar de cada detalhe para minha próxima viagem!!!!!

    Ri bastante do “I do it like a Sir” e concordo…..sabia que aqui em casa só o Humberto consegue fazer a mala do jeito mais prático e organizado possível, aproveitando todos os espaços possíveis e com todo o cuidado?!!!!! e exatamente como você! Dá gosto de se ver!!! Parabéns!

    Com toda certeza um post muito útil e divertido…..sou sua fãzoca, você sabe disso, né, cidadã do mundo?!!!!

    Divirta-se bastante e veja Paris por mim aiai…quero muitas fotos suas e desses lugares lindos brilhando por aqui e muitos posts interessantes e divertidos!!

    Saudadona da minha filhotinha que está encantada com a Disney, já pensou que maravilha quando vocês se encontrarem em alguma viagem?!!!Sonhamos com isso!

    Beijinhos no coração

  10. Julia Dalboni says:

    Omg!!! Não vejo a hora de me aventurar pelo mundo!!!! Falta pouco…

  11. Ingrid says:

    Haha, eu vou fazer uma mudança, (alone mimimi) e já doei muitas coisas mas preciso me livrar de ainda, se não, não há mala no mundo pra tudo haha. O pior é que dá vontade de levar tudo(?

  12. Mariana says:

    Seu blog não faz mais sentido. Minha irmã parou de acessar.

    s2 Brazil s2

  13. Ane says:

    Adorei o post, dicas que fazer toda a diferença na hora de viajar.

  14. Luiza says:

    AMEI clara!! Muito bom, acho tão legal essa vida que você e a Lara levam! É bom ir aprendendo pra quando minha vida for legal assim também! Amei o post :)

  15. Ana Carolina says:

    Oi, amei aqui, seguindo e ótimas dicas, amei as imagens. Pretendo voltar.

  16. Sahra says:

    Este post veio na hora certa! to indo viajar neste sábado pra Curitiba (moro em Teresina) e precisava meeesmo dessas dicas! Adorei! xD

  17. Renata Carvalho says:

    Mais uma vez, adorei suas considerações, clara.
    Não cheguei a ver quando procurei, e agora não consigo encontrar, mas no seu primeiro post perguntei se vc faz parte do couchsurfing. Vc chegou a ver meu comentário?
    Adoraria poder viajar nas férias para fazer um curso. :)

  18. luiza brando says:

    dicas super úteis! e esse post veio na hora certa, já que tenho uma viagem marcada pro dia 18 :)

  19. Camila Gerarde says:

    Amei esse post, muito útil…
    Ansiosa para o próximo post.

    Beijos

  20. Camilla says:

    Quando eu viajar (de avião ou não) vou lembrar das suas dicas Mel, ótimo post.

  21. Titi. says:

    Super útil, ainda mais para mim que estou viajando amanhã :DD

  22. Eu estava pensando sobre este assunto ontem. Teu post veio em boa hora!

  23. Oi, li sobre seu blog no Batom de Framboesa e é mesmo muito bom! Você mesmo que tira suas fotos? :O São muito lindas :D
    Sobre o post hehe: Eu sempre tenh dificuldade nessas horas de arrumar malas e tal. É tanta coisa, mas agora já sei como usar hahá ! Beijos !!
    http://geracao-de-fe.blogspot.com.br/

  24. Ana Narvaz says:

    Olá Melina!Cheguei no teu blog ontem, e me encantei!
    Fiquei olhando várias postagens, que fotos maravilhosas, de uma delicadeza e muito bom gosto, parabéns!
    Adorei as dicas para viagem, quando eu precisar encontro aqui.
    Amei demais a postagem do prato para bolo, faz muito tempo que procuro um, e por aqui só acho feios, vou fazer inspirada no teu post.
    Excelente viagem pra vc! bjs

  25. Marta says:

    Querida Mel!
    Conheci seu blog hoje e já me apaixonei. Suas fotos são assim, mto lindas e inspiradoras.
    Estou começando agora nesse mundo da fotografia e com ctz vc já é minha mais nova inspiração.
    Parabéns!!

    Dei uma procurada no blog mas não encontrei….vc já deu algumas dicas de como vc faz seus auto retratos? Sei que o tripe eh mto importante, mas vc teria outras dicas para dar?

    Beijos

  26. Alessandra says:

    Adorei as dicas, Clara! Tudo bem explicadinho e com informações super úteis! :)

    Beijos!

  27. Julie says:

    Adorei o post, Clara! Acho tão legal a sua vida, viajando sem parar. Deve ser muito bom haha :) só me pergunto como você consegue fazer tantos amigos. Claro, você é MUITO legal e divertida, mas se fosse eu, eu morreria de vergonha de conversar com as pessoas :P
    Enfim, aguardo ansiosamente pelo próximo post :D
    smack

  28. Catherine says:

    Adorei as dicas,e nossa realmente é uma boa colocar dúrex nos vidros de protetor,perfume e shampoo se eu tivesse lido isto antes teria evitado cada desastre D:
    hasuhas

    bem eu n sei como seguir aqui,mais passa lá no meu blog,me segue se possível?
    bjos
    http://yourswonderland.blogspot.com.br

  29. Faby Tsukino says:

    adorei as dicas Clara! e a ultima foto é de fazer sonhar está no seu lugar. *-*

  30. Ainda to aqui, vou esperar mais um pouco pra ver se você atualiza mas não vá dormir muito tarde para que vocês possam aproveitar bastante e se divetirem muito ….Descanse direitinho, tenha lindos sonhos…

    Beijinhos e Deus te abençoe! Amamos muito você! ♥

  31. Ainda to aqui, vou esperar mais um pouco pra ver se você atualiza mas não vá dormir muito tarde para que vocês possam aproveitar bastante e se divertirem muito ….Descanse direitinho, tenha lindos sonhos…

    Beijinhos e Deus te abençoe! Amamos muito você! ♥


Deixe seu comentário