ALEATORIEDADES

Uma filmmaker em LondresA filmmaker in London

Hello everyone! Hoje eu iria fazer o post de tirar dúvidas, mas vou dar mais uma chance para vocês escreverem quaisquer dúvidas possíveis nos comentários e responderei todos no meu próximo post! (Quem já mandou perguntas, não se preocupe, que já estão devidamente anotadas!).

Hoje vou responder uma das perguntas de uma das leitoras que dá pano para manga. O que vim fazer aqui, minha profissão e como ser uma filmmaker na cidade da rainha :)

Essa história começa lá por 2007! Eu fazia faculdade de Publicidade e Propaganda na Universidade Positivo, mas sempre me interessei mais pelas aulas de cinema e TV. Sempre tive uma vontade incontrolável e totally out of the blue [“do nada”] de conhecer Londres, até que meu amigo Ivan me chamou para viajar com ele pela Europa e visitar o pai na Grécia como destino final. Imagina se eu não iria? Depois de muita insistência, consegui meu  “álibi” para a felicidade e freedom! A primeira vez que pisei em Londres foi em 2008 e eu fiquei louca. Out of my mind! Completely! Foi como se eu sempre tivesse pertencido a esse lugar ou esse lugar a mim… não sei exatamente, mas senti algo forte. Fotografei tudo que vi, me apaixonei por toda Europa e voltei decidida: terminando minha faculdade eu me mandaria pra Inglaterra. E foi o que fiz.

 (Eu, feliz em Londres em 2008 – Foto por Eduardo Macarios)

Antes de vir para Londres, trabalhei o máximo que pude com vídeo em Curitiba. Escrevi o roteiro de um curta-metragem que foi selecionado pelo Positivo para ser filmado com a equipe da Deiró Filmes e a Batchuparp, o filme “Sem” (quem quiser pode assistir aqui). Esse filme já leva meu estilo da imagem “casando” com o som e um pouco de experimentalismo. Na sequência, trabalhei com a Fita Crepe Filmes fazendo filmes para o evento de música mais maravilhoso da nossa cidade, a Oficina de Música de Curitiba. Também trabalhei com a Nomad Ink, que é um communication design studio excelente, e fizemos vídeos para o Got Merz. Também fiz um videoclipe com um grupo talentoso de Curitiba de forma independente, “Bonfires” para o Rosie and Me. E, finalmente, dirigi o curta “Cores” com o meu tio maravilhoso e exemplo de vida, portador da Síndrome de Down, William Brugnolo.

Curta “Cores” / “Colours” from Lara Jacoski on Vimeo.

Em 2010, vim mais uma vez para Londres, desta vez com o foco em estudar Cinema. Fiz cursos em várias áreas de cinema e em várias escolas diferentes. Cursos curtos, médio e longos. Para quem está interessado em fazer Cinema aqui e já tem uma experiência um pouco parecida como a minha, recomendo muito a escola NFTS, que é muito séria, porém fica um pouco longe de Londres, em Baconsfield, mas vale muito a pena! Quem quiser cursos de um ou dois dias, tem alguns muito interessantes e really helpful na London Film School! Em uma das escolas (que é ótima para pessoas que estão começando) é a MET. De lá saí com dois curtas :) Um romance, o “Let’s Make a Baby” e um mais experimental e sombrio sobre relacionamentos, “Just Another One”.

Just another one from Lara Jacoski on Vimeo.

Depois consegui um emprego aqui na TV Record na filial de Londres e da MY TV (que é um canal britânico com um latin twist). Comecei como editora de vídeos institucionais para eles e acabei como coordenadora de programação e produtora. Foi uma experiência diferente, mas eu ainda queria muito mais! Saindo da TV, comecei a trabalhar com um grande amigo que conheci no trabalho, o David Gomes, talentoso camera man e editor. Juntos fizemos vários vídeos, inclusive alguns para a charity of the month da Kiss Bank.

Quando saí da TV, procurei trabalhar com música (que é minha paixão) e fiz uma linda parceria com a gravadora independente Day Job Records, e juntos criamos várias coisas belas.  Filmes de banda tocando ao vivo, vídeos promocionais para festas e o videoclipe que já postei aqui anteriormente (se você ainda não viu, vale a pena, que a banda é ótima!).

Depois disso, me voltei à produção autoral e, enquanto desenvolvia alguns curtas pessoais que ainda estão em fase de pós-produção, trabalhei com alguns festivais de verão de Londres encantadores!

O Hackney WickED Festival é um festival de verão que rola nas ruas de Hackney Wick, um bairro totalmente artista-hippie-do-bem. A história do bairro é na realidade incrível (morei lá por sete meses e foi uma experiência maravilhosa). Hackney Wick era uma área industrial e, como era barata, artistas começaram a alugar galpões e transformar em casas, cafés, estúdios e galerias. Inclusive, eles têm meu café preferido de todos e você pode ler sobre isso aqui no blog da Lari! E assista ao vídeo para ver a vibração positiva dos festivais e todos os cantinhos desse bairro peculiar que muito turista nem sabe que existe.

Hackney WickED Festival 2011 from Lara Jacoski on Vimeo.

Recentemente, fiz um vídeo para um outro festival de verão do lado de onde moro agora, em Bethnal Green. O evento foi o It’s All Happening Festival, que aconteceu num café super cute chamado Cafe Gallery. Teve muita música, artes, filmes e poesia! Aliás, vale dizer que fiz curadoria de filmes para esse festival e apresentei filmes de diretores brasileiros (a maioria “curitibocas”) que valem a pena ser vistos!

IAH Festival – version h264 – final 17072012 from Lara Jacoski on Vimeo.

Tudo isso foi conquistado com muito trabalho árduo, as coisas não caem do céu, não. Aqui, além de a língua ser diferente, os costumes são diferentes, o dia-a-dia, o modo de lidar com as pessoas, o processo de trabalho, como desenvolver contatos… É tudo diferente, really. Aqui não é como o Brasil, onde praticamente todo mundo gosta de conhecer gente nova, apresentar amigos e trabalhar juntos numa mistura bonita. Aqui o pessoal é reservado, tem que ter muita confiança e respeito antes de trabalhar juntos. É difícil e de certa forma e esquisito, mas dá pra pegar o jeito e viver como eles sem perder um toque (forte!) de ‘brasileirice’!

E falando em brasileiros, também colaborei com uma artista plástica maravilhosa, a Paola de Ramos, que conheci aqui, também de Curitiba, (não adianta rsrs a gente sempre acaba atraindo brasileiros – e, nossa, como conheci curitibanos aqui nessa cidade!). Fiz um filme para ela chamado “Side” para a performance dela sobre política, assistam, que é muito interessante! Também fiz um vídeo para a outra performance dela chamado “Displaced”, sobre ser estrangeiro em Londres. Vejam o Teaser :)

Teaser “Displaced” (a documentary short film) from Lara Jacoski on Vimeo.

Bom, deixo vocês com o meu último filme que acabou de sair e teve filmagens em um dos lugares que já comentei aqui anteriormente, a Roundhouse, um dos melhores lugar para show e suporte à cultura de Londres! Esse filme foi feito num projeto chamado “Talking Doorsteps”, que era sobre escrever poesias sobre Londres, no qual colaborei com uma poeta queridíssima, também chamada Lara ;) mas de origem Nigeriana & Britânica. Espero que gostem!

“Some Cities” A Poetry Film (Talking Doorsteps Project – Roundhouse) from Lara Jacoski on Vimeo.

Bom, espero que tenham gostado de saber um pouquinho mais da minha trajetória e do que eu faço. Adoraria receber comentários de vocês sobre os vídeos!

Para checar meus próximos trabalhos, fique ligado no meu site :)
E não se esqueçam de mandar suas dúvidas: post que vem respondo t-u-d-o.

All my love :)

Lara

PS: Se vocês gostam de música, music video e cinema, fiquem ligados, que a cada duas semanas escrevo para o blog do Day Job Records aqui ;)

28 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
julho 23, 2012
Próximo post
julho 23, 2012
  • Fran

    Fiquei encantada com sua história! Deu até vontade de trabalhar com produção de vídeos também! ♥ Tentarei assistir todos e aí volto aqui pra comentar, claro.

  • mundobrel

    Seus trabalhos são tão bonitos.
    Da vontade de fazer as malas e ir morar naquele bairro do (Hackney WickED Festival 2011). É tão difícil viver como artista aqui na minha cidade. Já fotografo e desenho a anos e as oportunidades não aparecem. Nunca nenhum fotógrafo e ilustrador vai ser valorizado aqui.
    Você tem uma historia muito bonita de vida.
    Espero que seus sonhos se realizem e que cada dia mais você consiga trabalhos legais.

    Abraços.

  • Amanda Goodoi

    Oi adorei o post , sei que essa pergunta não tem nada a ver com oque vce esta contando mais vce conhece a ONE DIRECTION ? õ/

  • Flávia Bianquini

    Que vida agitada Lara! Li o post uma vez e tenho certeza que lerei novamente (: Gostaria de conhecer a Europa, mas não sei se me mudaria… parabéns pela coragem e pelos vídeos (eles são incríveis!).

  • Luana

    Que maravilha! Fiquei com uma vontade enorme de fazer cinema.
    Eu estava vendo uns cursos de inglês pra fazer daqui alguns anos intercâmbio em Londres e queria fazer outros tipos de cursos lá também, concomitantemente. Estava proucrando alguma escola de teatro ou cinema, vou ver sobre essas aí que você postou :) Fiquei bem mais animada!

    Agora, quando você foi morar em Londres você tinha quantos anos?
    Como era o seu inglês e como ele está agora depois de todo esse tempo? Perdeu o sotaque brasileiro? Ou não?
    Mais uma coisa, antes de você morar em Londres você estudou inglês aonde? E por quanto tempo?

    Amei, mesmo, o post!
    Beijos.

  • Clarice

    Parabéns pela tua trajetória, Lara!
    Uma bonita história para motivar esta gente jovem e bonita que lê o blog da Melina!
    Ah, eu também senti isso de que “Londres já me pertencia ou eu a ela”!

  • Letícia

    Melina,muito lindo, muito mágico isso tudo. Mas eu pre-ci-so de perguntar: Vocês vão ou foram no mundo mágico de Harry Potter??????? Se foi, quero muito ver as fotos e se for ainda, tire milhaaaaaares por favor! kkkkkk
    Sempre leio seu blog, desde bastante tempo kkk mas nunca comento!
    beijos, boa viagem.

    • Melina

      Eu já fui, chuchu :) Mas não tirei muitas fotos porque estava MUITO cheio, muito sol e eu estava doente :˜

  • Letícia

    acho que mandei no post errado, que estranho!

  • Letícia

    ah não, ta certo! kkkkkkkkkkkkkkkk que atrapalhada!

  • Mônica

    Uma verdadeira inspiração, as vezes temos tantos sonhos e nada de correr atrás, esperamos que caia do céu! É bom ler histórias legais e de trabalho árduo como essa! ;*

  • Zezinha Souza

    Lara, adoro o seu trabalho e à medida que fui vendo cada vídeo só vi isso se confirmar mais e mais vezes. :)

    E que saudade senti do Ivan quando você o mencionou no post, garoto muito legal, lembro que a gente acabou te conhecendo por causa dele, né?!

    Parabéns pelo post, pelos seus vídeos incríveis e por ser essa garota talentosa e tão alto astral!

    Beijinhos no coração

  • Ruriá Araújo

    Sonho em trabalhar com a sétima arte. Curti mt a sua história.

  • Beatriz Cruz

    Encantador!
    Cinema é uma das especializações que penso em fazer, mas como peguei um pouco de trauma de edição (matérias jornalísticas), gosto mais da parte da produção.

    Uma pergunta, okay, não é bem uma pergunta, é mais um pedido. ;x
    Tem como postar os vídeos do It’s All Happening Festival? Nossa, e mais indicações musicais? Eu saio caçando no toutube todas as músicas que ouço nos seus posts.
    E é, vc está mostrando um lado de Londres que eu não conhecia, que me fez sentir MUITA VONTADE MESMO de conhecer, me causou até inveja, pois não tem nada parecido aqui onde moro (MS, olá fãs de Luan Santana ¬¬) e achei tão mágico. Tenho tanta fome dessa arte toda, e me sinto parte disso com vc compartilhando essas experiências maravilhosas com a gente. Sempre aprendemos algo. *-*

    ps.: AMEI seus vídeos, muito boa mesmo a edição.

  • Priscila Raquel

    gostei bastante de ver esse post ;) seu trabalho é muito bom, sou design de multimidia, mas não trabalho nisso para ganhar dinheiro, fiquei feliz por reconhecer uma das estações de londres que ficava perto de onde eu morava, no último video (a moça que vendia os bilhetes me dava sempre uma libra depois de eu comprá-lo, por ser criança, um colega de escola me contou que ela fazia o mesmo com ele ;) rsrs) … beijos

  • Mariana Moraes

    Lara,

    Que belo trabalho!!
    Eu achei o site da Melina aleatoriamente enquanto pesquisava referências para um projeto (também trabalho com direção/edição de vídeos). Fiquei encantada com as fotos dela, elas me serviram de referência para “TRAÇO”, meu último videoclipe. (https://vimeo.com/46054529).

    E agora estou feliz por estar conhecendo o seu trabalho também.
    Parabéns, vou continuar acompanhando.

    Beijo,
    Mari.

    http://www.marianamoraes.com

    • Melina

      Eu amei *-*
      Quando voltar ao Brasil te escrevo com mais calma, mas já digo que AMEI o vídeo :)
      :*

  • Adriana A. Abreu

    A sua photo em Londres 2008 está belíssima!!!!!

  • Luíza

    Lara, que incrível!!! Eu estava louca para saber mais e amei! Seu trabalho é lindo e sua história também!!!! Espero poder te conhecer um dia! Estou amando seus posts aqui!

  • Lília

    Como todos já mencionaram acima, muito bonita toda a sua trajetória até chegar aonde você esta! Parabéns!

    Lara,

    também gostaria de saber como era o seu inglês quando chegou em Londres. Tenho interesse em fazer intercâmbio na Inglaterra e gostaria de saber se vc saberia informar sobre cursos voltados para a fotografia. Tenho interesse em me profissionalizar nesse ramo.

    Beijus.

  • Priscila Morais

    Realmente o seu trabalho é maravilhoso, assim como a sua história em Londres.
    Desejo muito sucesso na tua linda trajetória, pois imagino como deve ser fantástico trabalhar com o que ama e além de tudo neste país maravilhoso. Não vejo a hora de seguir passos semelhantes, sou completamente apaixonada por Londres e também pretendo dar continuidade aos meus estudos por aí.

    Gostaria de te pedir para esclarecer como foi na hora de decidir por: Onde morar? questões financeiras à princípio;
    E como é esta rotina de estudo + lidar com a economia do país?
    Quais são as principais medidas à se tomar quando alguém decidi ir morar e estudar na Inglaterra?

    Beijo enorme pra ti. :D

  • Will

    Que fantástico seus trabalhos e sua trajetória por aí!
    É um orgulho ver alguém daqui de Curitiba e que estudou na UP com tanta coisa bacana *-*
    Tenho muito interesse de fazer o mesmo que você, provavelmente pela Itália ou Inglaterra! Mas seria com design… :)
    Muito sucesso, e que venham mais coisas boas pra você!
    Beijão.

  • Raphaela Auad

    AMEI o post! Dois sonhos meus, seguir carreira no ramo do cinema e conhecer Londres, porém eu pretendo tentar ganhar a vida nos Estados Unidos mesmo, mas como lá é extremamente concorrido, talvez eu acabe indo pra Londres.
    Adorei os curtas, principalmente o “let’s make a baby”

  • Alessi’s Ark - A series of serendipity

    […] leu o post sobre a trajetória da Lara como filmaker ouviu um trecho de uma música dela chamada Bird Song em […]

  • Vindo para Londres? - A series of serendipity

    […] nos próximos posts. Ah, e agradeço todos os comentários lindos sobre o meu trabalho no último post. Vocês são uns queridos! I appreciate it […]

  • Juliana Cimeno

    Ahh simplesmente fascinada e cheia de perguntas! *-*

    É muito tarde para fazer perguntas?

  • Camilla Roque

    Lara é meu sonho ser cineasta e entrarei na faculdade ano que vem, porém eu queria mesmo era estudar fora do país, queria saber como faço pra conseguir ficar bastante tempo em Londres pra ir estudar lá?

  • Clayton Gallego

    Olá, tudo bom?

    Provavelmente você nem veja mais essas perguntas pois já se fazem alguns anos, porém, eu trabalho na área de direção de fotografia e TV a 6 anos já é tenho muita vontade de fazer alguma coisa fora. E procurando experiências com pessoas da área no exterior, acabei chegando ao seu blog.

    Você poderia dar uma olhada em meu trabalho e dizer a sua sincera opinião se eu encontraria algum tipo de trabalho em Londres por exemplo? O site eu postei ali em cima.. Mas se não for tomar muito o seu tempo, gostaria de uma opinião sua.

    Obrigado.

Deixe seu comentário

Instagram

  • spockinho lindo mesmo quando tá chateado 😍
  • ontem encontrei esse poster no bazar da @lojasantacomposicao e nem pensei duas vezes se iria comprar ou não hehe 😂 na mesma hora pensei em fazer essa foto pra mostrar esse lançamento lindo que recebi da @tutusapatilhas 🖤✨ #vaidetutu
  • fechando minha sequência de fotos da #ccxp2017 com essa turma que marcou minha infância 🖤 foi quando comecei a assistir Hey, Arnold que o sonho de ter uma “janela no teto” pra ver as estrelas surgiu ✨ #nickelodeon #heyarnold #zaxywonderwoman • 📷: @hasegawaphoto 💙💜💜
  • muito muito feliz de finalmente conhece pessoalmente a @lovemaltine que é minha amiga virtual há anos 🖤 e olha que mágico: poucos segundos antes tava pensando “nossa, quando será que vou conhecer a Ari e a @jeskagrecco ?” 😱 ai ai como amo serendipidades 🖤✨ • 📷: @hasegawaphoto 💙💜💙
  • saudade #ccxp já! eu e o @hasegawaphoto fomos só na sexta, mas conseguimos aproveitar bastante ☺️ (aguardem vlog!) quem for hoje, passa lá no cantinho da @zaxyoficial pra fazer uma foto 360° 😍 é muito legal (mas confesso que dá um pouco de vergonha hehe) ps: ainda bem que eu e o Beni não caímos com as bundadas que demos um no outro 😂🤣 #zaxywonderwoman
  • fotinho do dia da pré-inauguração do @newyorkcafecwb do Batel pra avisar que 1. está muito lindo e 2. já estamos na fila do cheesecake 🖤 hoje, a partir das 15hrs eles vão distribuir 500 senhas e 500 cheesecakes de graça 😳 e um desses cheesecakes vai vir premiado com uma viagem com acompanhante para New York 😱 #newyorkcafe DICA: tragam guarda-chuva porque o sol resolveu fazer companhia pro pessoal da fila 😒 hehe

instagram