Everything Else

Tutorial: Como usar Photo Layouts

26.07.2012

Olá leitores e leitoras do A Series of serendipity! Provavelmente vocês já devem ter se esquecido de mim, pois é, já faz algum tempo (dois meses) que fiz meu post de apresentação aqui no blog e até agora ainda não tinha feito nenhum “post oficial”. Como havia dito na minha apresentação, nesse primeiro semestre do ano estava concluindo meu curso técnico em Design de Móveis. Com a correria do TCC, mal sobrava tempo para acessar a internet, quanto mais para me dedicar ao mundo blogueiro. Foi aí que resolvi conversar com a Mel e avisá-la que meus posts só iriam ao ar depois da segunda metade do mês de Julho. Então, here I am! Ah, entreguei o meu trabalho de conclusão no dia 10/07 e apresentei ele na banca para todos os professores do curso, no sábado, dia 14/07. E… eu passei! \o/

Depois da entrega e apresentação do trabalho, ainda fiquei enrolado com a papelada do estágio obrigatório, e nas últimas semanas, estava enrolado (de novo) com a temida “inspeção médica” do alistamento militar (fiz 18 anos, no dia 18). Quem ficou curioso(a) sobre o meu curso, em breve irei preparar um post no meu blog pessoal sobre o trabalho de conclusão em si e também sobre o curso, as disciplinas, os professores etc. Agora se você é meu amigo ou amiga no Facebook, poderá conferir alguns slides da parte gráfica (minha favorita!) do meu trabalho, clicando aqui e visualizando algumas imagens que postei em um álbum! :)

Mas enfim, no meu primeiro post oficial resolvi desenvolver um tutorial para ensiná-los(as) como usar Photo Layouts no Photoshop. Esse é um efeito que vem sendo muito utilizado pela própria Mel em vários posts aleatórios aqui do blog e eu acredito que ele pode e deve ser mais usado e explorado por outros blogueiros: além deixar suas fotografias com um estilo diferente, único e criativo, é uma forma de organizar várias imagens que foram fotografadas em um mesmo cenário/ambiente ou até mesmo, fazer montagens com fotografias que ficaram muitos similares/parecidas uma com as outras.

Na minha apresentação, perguntei no final do post quais assuntos que vocês tinham mais interesse e curiosidade em aprender. Percebi que a maioria das sugestões da galera foi sobre dicas de edição de imagem, montagens e etc. Também vi que algumas pessoas queriam saber onde e como baixar o Photoshop, como instalar, como utilizar, enfim…

Então, primeiramente gostaria de esclarecer alguns tópicos em relação ao Photoshop:

*Ele é um programa pago assim como qualquer outro software de edição, mas existem versões para download gratuito na internet, minha intenção aqui não é ajudar a divulgar pirataria, mas no próprio site da Adobe há uma versão gratuita para testes de 30 dias, onde o usuário pode baixar, usar e se gostar, poderá adquirir o programa original;

*Quero utilizar o Photoshop mas não tenho dinheiro para comprar o software original? Bem, se esse é o seu caso, você pode adquirir o programa para download gratuito na internet, basta uma rápida pesquisa como “Photoshop CS3 + download” no Google, que você encontrará milhares de resultados. Mas isso não é errado? Bem, de certa forma sim, afinal você não estará dando os créditos para o fabricante do produto e ajudará a divulgar um programa pirata. Mas, se você não tem problema com isso (se você baixa músicas, discografias, séries e filmes na internet), pode baixar sem nenhum problema ou complicação. Sinceramente, eu não sou contra quem usa versões piratas do Photoshop ou de qualquer outro programa, até porque, hoje em dia já existem versões portáteis (são versões menores que o programa original e muito leves, em torno de 70 MB) e até traduzidas para o português, que são ótimas para pessoas que estão sempre viajando e podem levar o programa dentro de um cartão de memória, pendrive ou dispositivo portátil para qualquer lugar;

*O Photoshop é um programa pesado? Bem, as últimas versões dele CS4 e CS5 são maiores do que as anteriores mas, como eu disse, existem versões portáteis e em português, que são praticamente a mesma coisa que o programa original – só que compactadas. Na minha opinião, não tem nenhuma diferença em relação ao desempenho. Eu uso o Photoshop CS3;

Nos últimos dois dias, enquanto rabiscava algumas ideias para o post, resolvi criar no próprio Photoshop alguns arquivos de Photo Layouts para oferecer a vocês, como um brinde para download gratuito. Criei 10 modelos diferentes e aleatórios de layouts (vide abertura do post) que vocês poderão baixar (o arquivo tem em torno de 410 KB), ao clicar na imagem ilustrativa abaixo:

Se você já conhece o Photoshop, acredito que não terá problemas ao utilizar os arquivos .PSD. Mas, para os iniciantes de plantão, resolvi desenvolver um tutorial demonstrativo, como uma espécie de passo-a-passo, ensinando-os a usar os arquivos que disponibilizei. Todas as fotografias do meu screencast foram selecionadas do álbum ♥ spock do flickda Mel.

Tutorial: Como usar Photo Layouts from Design of Monsters on Vimeo.

Esse vídeo é melhor visualizado em HD. Se você preferir, poderá acessar a página origem do vídeo no Vimeo, e realizar o download gratuito (recomendo o formato  MP4 em HD, com resolução de 1280×720 px) para assistir e re-assistir, sempre que surgirem dúvidas. :)

Nesse tutorial, tentei ser o mais objetivo possível. Ao longo do vídeo, vocês perceberão que coloquei algumas formas, flechas e rótulos  indicativos, com dicas de comandos, ferramentas e atalhos. Se você é um amador quando o assunto é Photoshop, recomendo que assista o screencast pausadamente, para conseguir acompanhar todos os passos (admito que eu acabei indo um pouco rápido demais, rs!).

IMPORTANTE:

Depois de abrir, selecionar e copiar a sua imagem, nunca se esqueça de selecionar a camada/layer transparente que corresponde à forma que você pretende transportar o seu arquivo. Na imagem acima, observamos que ao selecionar a camada/layer, sua cor muda. Vejam também que ao lado da layer transparente (com textura quadriculada) tem uma pequena flecha que indica que ao colar um arquivo nessa layer, automaticamente ele irá preencher a forma abaixo.

Bem pessoal, isso é tudo! O post de hoje fica por aqui… Espero que vocês tenham aprendido algo novo e também que aproveitem e desfrutem dos layouts que disponibilizei. Qualquer dúvida, problema ou erro, podem me contatar através dos comentários que ficarei feliz em ajudá-los(as).

See ya! (:

Por

Raone Araujo

  1. Parabéns pelo ótimo post! Você tem talento, viu?
    E, de cara, você fez um post com brindes que eu precisava! hahahaha o máximo <33333

    Beijos,
    Is.

    http://www.cadernoderisos.blogspot.com

  2. Natálya says:

    Uau!!!!!
    ÓTIMO POST. ADOREI.
    BEIJOS.

  3. Carolina says:

    Primeira acho
    oi!
    eu gostaria de saber se você trabalhou com o http://pixlr.com/editor/

  4. Alana says:

    Raone, adorei essa dica/tutorial, facilitou a vida. Mto mais complicado a forma como eu costumava fazer. ahaha Curti o tutorial por ter sido simples, fácil e rápido. Tanks! :)

  5. Julie says:

    geente, adorei esse post! E o tutorial ficou muito bom mesmo!! <3

  6. Nizer says:

    Ótimo post!
    Adorei o tutorial,diferente e super útil! *-*

  7. Adorei o post, sou meio desinformada se tratando de edição de fotos, só sei o básico, vou aproveitar bastante das tuas dicas.

  8. Carla says:

    Nossa, esse teu tutorial ficou muito bom!! Super bem feito e fácil de entender.

  9. Amei esse post. Adoro photo templates. Já vou usar no próximo post do Prateleira de Cima.

  10. Andressa says:

    Adorei!!! So estou com um pequeno problema no download dos arquivos de photo layouts. Baixa normalmente mas quando eu tento “abrir” ou colocar no Photoshop não da.

  11. Andressa says:

    Deixa pra la. Meu problema era com o meu “Compactador”, baixei outro e agora deu :D

  12. Ana Julia says:

    Adoreei o post *-*
    Mais uma vez, bem vindo!! Sua presença aqui nos fará muito bem =DD
    Obrigada pelos layouts, dicas e tutorial, vc é um fofo!
    Beijo,
    Ana Julia.

  13. Nathália says:

    Olá, gostei muito do seu post. Eu sempre gostei de mexer com edição de fotos no photoshop e agradeço por desponibilizar o download desse arquivo. E é bem fácil de usar, eu fazia da maneira mais difícil rsrs Gostaria que você falasse também sobre efeitos (actions talvez) nas fotos e indicasse uns legais pra gente, seria bem legal! Até mais(:

  14. Julie says:

    OMG! Tudo que eu precisava <3
    Adoreeeeeeeeeeei e para béns pelo ótimo post (E com brindes? *-*)!

    Xx, Julie

    http://levemeparaasdocas.blogspot.com.br

  15. Nathalia says:

    Amei, principalmente porque no fundinho as musicas são da Mallu, hahahahaha, bjs! http://aplaceformyexpression.tumblr.com/

  16. Adorei o post, mas uso outro programa mais prático para leigos e achei facinho como usar agora… o photoscape ;)

  17. Rafaela says:

    Muito bacana o tutorial!

    Agora vem cá, tu fez 18 anos agora e já apresentou TCC? Uau! haha

    • Raone Araujo says:

      Hahaha! Na verdade, não é “bem assim” como você está pensando Rafaela, rs! O TCC que eu fiz, foi o trabalho de conclusão do meu curso técnico. Ele é basicamente um TCC, mas com certeza, acredito que é bem menos exigido e trabalhoso do que um TCC de faculdade. Mas, sem dúvida, aprendi MUITO com esse trabalho e o conhecimento eu vou levar sempre comigo! (:

  18. Julie says:

    Parabéns pelo post, Raone! Muito bem feito e elaborado, e com certeza esclareceu dúvidas de muita gente, além de termos aprendido algo novo, né? Aliás, eu adorei as músicas que você colocou no vídeo. Fiquei escutando várias vezes haha adoro a Mallu! :)
    beijinhos

  19. Parabéns, Raone! Que post maravilhoso, hein?!!!!! Estou maravilhada mas não surpresa porque sempre soube que você entendia muito do assunto….o seu blog é uma prova disso: posts interessantes que mostram claramente o quanto domina o conteúdo! :)

    E parabéns também pela conclusão do curso, apresentação do TCC e pelo seu comprometimento com o blog se já era sua fã agora então sou ainda mais hahahaha que você continue tendo muito sucesso e se realize na carreira que escolheu!

    Adorei o tutorial, coisa de mestre, linguagem acessível com tudo detalhadamente explicado até para os mais leigos como eu….as fotos do Spock (amei a escolha!), a trilha sonora com a doce Mallu Magalhães, tudo impecável….arrasou em cada detalhe e só cabe a gente agradecer!!!!!!!!!!

    Que venham outros posts seus…..vamos adorar!!!! :)

    Beijinhos no coração

    • Raone Araujo says:

      Nossa Zezinha, fiquei muito lisonjeado com o seu comentário! Até esbocei um sorriso agora, acho que não há alegria e felicidade maior quando recebemos um feedback positivo por algum trabalho que dedicamos o nosso tempo, energia e criatividade! (:
      Desde criança, eu sempre tive esse “feeling” de querer ajudar, transmitir conhecimento e inspirar as pessoas de alguma forma. E essa sensação, é inigualável! Ver tantas pessoas de vários cantos do país, se identificando e se inspirando com algo que eu faço, sabe? Fiquei muito feliz por ter recebido o convite da Mel de fazer parte da equipe do blog, e acho que a partir de agora, vocês vão poder desfrutar dessa minha felicidade, através dos meus posts! Pois, é atrás dessa alegria, desse sorriso bobo, que eu encontro a minha inspiração. Minha razão para sonhar!

      Beijo!

  20. Bruna Elisa says:

    Ah, já conhecia isso com o termo base. Mas ameeeei o brinde! Sério, sério. Muito perfeito ^^

  21. Raone, A M E I *-* ‘ vou baixar sim. lalala (obrigada pela dica )

    Melzita, olha só o que encontrei
    http://www.fotolog.com.br/j_uuh_s2/
    http://www.fotolog.com.br/braunanascimento/
    não sei se pediram tua autorização, mas tá ai …
    Beijiinhos

  22. Lúcia says:

    Nossa, esse post foi muito legal..
    Adorei o brinde, salvou minha vida *-*

    Obrigada!
    Beijos Lu

  23. Daniela says:

    Adorei o tutorial, ficou muito acessível mesmo. Mas tenho uma dúvida, posso seguir os mesmos passos no Gimp? Uso Linux e não tenho instalado o photoshop, mas o Gimp é muito parecido…

    • Raone Araujo says:

      Oi Daniela, pode seguir as mesmas instruções com o The GIMP sim. Pelo que eu sei, ele é muito parecido com o Photoshop, então acho que você não encontrará problemas. Mas eu sou meio arriscado para falar, porque nunca usei esse programa, mas conheço pessoas que utilizam e parece que é quase como uma substituição do Ps. (:

  24. Aline Maiara says:

    Oi Raone.
    Não consigo colocar a foto no layout,me ajuda por favor.Explica melhor aquela área de camada.
    Obrigada!

    • Raone Araujo says:

      Qual versão do Photoshop você usa, Aline? Ele é em português ou inglês? Assim, tente baixar meu vídeo-tutorial e assisti ele pausadamente. De repente você perdeu algum dos “passos”. Caso isso não resolva, veja se a janela de Camadas/Layers está ativada. Para descobrir isso, tente digitar a tecla F7 do seu teclado que a janela irá abrir automaticamente.

  25. Luisa says:

    Aqui não aparece a opção: ‘Insira sua foto’
    E agora? Oque eu faço? ):

  26. Déborah says:

    primeiro parabéns por ter passado e segundo amei o post :)

  27. Ana Luiza says:

    Raoni, adorei o post!
    Tinha desanimado com fotografia e edição, mas ultimamente tenho voltado a fotografar e esse post só me animou, assim como as fotos da Mel.
    Obrigada. =)

  28. Fran Carniel says:

    Opa, muito legal o vídeo! Bem explicadinho =) Também faço vídeo-aulas de Photoshop e devo dizer que ficou 1000! =D

  29. victoria says:

    Hey, Rao. É a Vitt. Só passei aqui para te dar o meu apoio. O post ficou bem legal, descontraído e fácil de entender. Porém, para quem não tem paciência para esse tipo de coisa (eu), não serve. :\\ mimimi
    Ah, parabéns, novamente, pelo TCC. Sei que deve ter ficado muito, muito bom. :))

    Beijos, Vitt. @shrines_ofme

  30. Lu says:

    Raone, qual fonte você usou para escrever nas imagens? Muito fofa! Parabéns pelo tutorial!!

    • Raone Araujo says:

      Oi Lu, então na abertura do post eu usei duas fontes que já vieram integradas no Photoshop: Swis721 BdCnOul BT e Swis721 BlkCn BT. Na imagem ilustrativa de download, eu utilizei duas fontes que foram baixadas pela internet: Comic Zine OT e Faraco Hand. E na última imagem demonstrativa, eu usei a fonte That’s Font Folks! (mesma fonte que é utilizada no banner comercial do cartoon Looney Tunes e também nos filmes de curta-metragem da própria Merrie Melodies, ela também está disponível para download na internet!).

  31. Aline Maiara says:

    Oi Raone.
    O meu photshop é Adobe CS3 Extended em português.
    Fiz o que vc me pediu mas não resolveu o meu problema.
    Acontece o seguinte:faço os primeiros passos todos,só que na de colocar a foto no layout escolhido não esta preenchendo conforme vc fez no vídeo(por que?.
    Mais onformações do meu problema:
    Na janela de camas não está aparecendo a camada quadriculada,insira sua foto as quantidades de formas.
    espero que vc me ajude pois estou ficando desesperada.
    Obrigada & Boa Noite!

  32. Aline Maiara says:

    Oi Raone.
    Preferi deletar o photoshop pois estava pesando no meu computador. Vi nos comentários queo phtoscape é bom.Qual sua opinião pois quero tentar com esse?
    Se for bm o processo do phto layout é mesmo?
    Obrigada por tirar minhas dúvidas,bjosssssss!!!!!!

    • Raone Araujo says:

      O Aline, então o PhotoScape é um programa muito bom, leve, gratuito e além disso você consegue fazer muitas coisas nele! Porém, se você pretende utilizar esse meu arquivo de Photo Layouts, no PhotoScape você não vai conseguir! É que não tem como abrir arquivos do Photoshop (.PSD) nele. Então, recomendo que você dê uma olhada no programa The GIMP, que também está disponível para download gratuito na internet e é muito bom! Alguns dizem que ele substituiu até o Photoshop. Mas eu não tenho muito conhecimento nesse programa, na verdade eu nem sei “mexer” nele ainda, enfim…
      Se você pretende baixar algum programa, porque não experimenta alguma versão portátil / compactada do Photoshop? É muito leve e você não encontrará problemas! (:

  33. Erika Tammy says:

    adorei esse tutorial e o brinde, faz um tempinho que venho procurando como fazer e você me ajudou muito Raone. Muito obrigado e parabéns!

  34. […] por Stella McCartney – Lilian Pacce Você já desanimou do seu Blog? – Ferramentas Blog tutorial: como usar photo layouts – Series Of Serendipity Caminho das pérolas: das mulheres da alta sociedade às quengas do […]

  35. Lana Demode says:

    Olá,Raone,

    adorei seu post , caiu como uma luva estou em aventurando no mundo do Photoshop e parece coisa de louco.mas diga-me, eu tenho como objetivo fazer alguns banners para minha lojinha virtual montagem de fotos .qual versão é a mais indicada?
    se não for encher d+ gostaria da sua opinião , qual plataforma para blog é mais aconselhavel,BLOGGER ou ORDPRESS??

    Bjusss…Lana!

    • Raone Araujo says:

      Oi Lana, acho que eu já respondi a sua pergunta pelo Twitter, não? (:
      Enfim… Caso você esteja esperando a minha resposta, acredito que qualquer versão do Photoshop é recomendada para montagens de fotos. Aliás, a versão CS3 (que eu uso e indico) é mais simples do que as posteriores. Mais indicada para o seu caso!

      Sobre a plataforma para criação de um blog, eu sempre usei o Blogger e nunca tive nenhum problema. Além disso, ele é muito mais personalizável do que o WordPress e possui o Google por trás dele. Então minha resposta é o Blogger! (:

      Beijo!

  36. Duda says:

    Olá Raone,
    Queria saber como você fez esses “presentinhos” e eu não consegui baixar
    xoxo

  37. Thay says:

    Mel,

    Adorei o post vai ajudar bastante…

    Parabéns.. Adoro o seu blog!

    Bjinho


Deixe seu comentário