Everything Else

diário de desenho 2

3.08.2012

Gente, quero pedir desculpa pela demora em atualizar essa categoria. Tirei fotos dos materiais que produzi nas aulas 3 e 4 (que foram em junho), mas por conta das minhas últimas viagens acabou que me atrasei com elas. Amanhã é dia de voltar na Casa Terezinha Bevilaqua, pegar meu sketch e rabiscar. Espero que esses dias todos sem conseguir praticar (na Disney era impossível, sério!) não tenham afetado tanto o que já conquistei.

Bom, esses desenhos foram feitos em junho e eu não gostei deles. Não sei o que aconteceu, mas estava com dificuldade de soltar o meu traço, sabe? Pra ficar mais organizado, coloquei o desenho original do lado esquerdo e o meu rabisco do lado direito:

Depois de ficar decepcionada com o desenho acima, coloquei na cabeça que queria fazer uma ilustração de cenário tipo Tim Burton no meu sketch (que ainda estava em branco por falta de coragem minha haha), mas como estavam usando o livro do Burton resolvi arriscar desenhando esse prédio simpático que de alguma forma me lembrou o traço dele (mas desenhei em folha separada, não no sketch):

Nessa hora percebi que começar com um cenário era avançado demais (inclusive alguns colegas gentilmente me ensinaram algumas coisas que eu ainda não sei aplicar).

Consegui pegar o livro do Burton e resolvi arriscar alguns personagens, mas…

Sally

Fiquei relativamente feliz com esse desenho

Na hora que vi esse desenho do Oogie Boogie pensei “ele é cheio de curvas então acho que vai me ajudar a soltar mais”. Arrisquei um pouco e realmente consegui soltar um pouco, mas como tem a questão do volume eu tive dificuldades xP

Pra fechar,  escolhi essa moça elegante que estava passeando com um poodle. Fiquei feliz com o resultado, mas estava pronta pra ir pra casa com o sketch branco quando o Laqua pediu ele e fez um desenho com base nesse meu rabisco da moça elegante. O desenho ficou lindo *-* Na outra semana, quando voltei, ele fez uma aquarela maravilhosa em cima da arte dele:

Criei coragem depois que ele desenhou no meu sketch e fiz alguns rabiscos aleatórios na segunda página do meu. Na última aula ele me explicou a técnica de aquarela enquanto fazia na ilustração acima.

Fiquei impressionada com a maneira com que ele criou as cores e as diferentes tonalidades usando esse estojo.

Como disse eu tomei coragem e fiz uns rabiscos no sketch e o Laqua me ensinou como pintar com a técnica aquarela utilizando a minha caixa de lápis aquarela. Fiquei super empolgada e…

Confesso que fiquei orgulhosa de mim com a pintura e com o desenho haha (ainda falta passar o preto no “London Calling”

Essa é a segunda página do sketch. Agora criei coragem pra rabiscar, pintar, sujar mais ele x)

Ah, como eu comentei no post anterior peguei um dos sketchs do Laqua e fotografei os “rabiscos” básicos dele pra mostrar pra vocês:

Apresento a vocês o Laqua por ele mesmo :)

Pessoal, quem quiser acompanhar mais de perto o trabalho do Laqua, ***aqui*** está o link do facebook dele. Lá ele posta ilustrações e outras coisas interessantes. A única coisa que ele pediu é que quem adicionasse enviasse uma mensagem restrita se identificando (falando que viu aqui no blog, por exemplo) :)

Bom, é isso! Amanhã tem mais aula \o/

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

ps: alguém tem uma sugestão legal de nome pra essa categoria? Não queria que fosse “diário de desenho”…

Por

Melina

  1. Amanda says:

    Ótimo post, Mel!
    Compartilha o que você aprendeu da técnica de lápis de cor grafite com a gente! :DD

  2. Flávia says:

    aaaah mel, seus desenhos ficaram tão bonitinhos, e que linda que ficou a primeira pag do seu sketch ! *–*
    confesso que fiquei de boca aberta com os desenhos do Laqua, amei o post..

  3. Roamah says:

    Estou interessada em fazer aulas de desenho tb …adoro desenhar mais preciso de um pouco mais de pratica… talvez ainda esse mês eu comece a fazer tb…. adorei os desenhos são lindos :DD … bjs Mel

  4. ingrid says:

    Gente, o que é o trabalho do Laqua?! incrível a qualidade e a personalidade dos trabalhos ele. adoraria ter um retrato meu feito por ele.. e Mel sua cabine ficou uma graça, acho q ate poderia entrar como ilustração do header do seu blog hein! beeijos e boa sorte nos proximos desenhos e etapas do curso

  5. Alexandra says:

    mmmm what do you think about these names:

    1: sketch and watercolour
    2: esbossos i aquarel·les(in catalan, my language :P)
    3: Bocetos y acuarelas(in spanish)
    And the meaning all of these is the same :)

    it’s an idea jejejee I hope you like it :D

    P.S. are you nervious for your birthday sis?? :P

  6. Denise Beliato says:

    Amei os desenhos Mel.
    Estava louquinha para ler este post.

    Dica para o nome do post:
    L’art fabuleux

  7. Juliana ferreira says:

    Eu amo desenhos, queria ter mais inspiração pra desenhar, adorei os desenho dele Mel e os seus traços também! beijos :*

  8. allana says:

    seus desenhos estão lindos mel! parabéns :)

  9. Sara says:

    Mel, sou doida pra aprender a usar aquarela, já usei aguada (tinta guache diluída em água) mas achei difícil, dá uma dó de estragar o desenho hihihi, dá umas dicas pá nóis?

  10. Sara says:

    Draw Anything, fazendo referência ao jogo, que tal?

  11. Que demais! Eu gosto taaaaaanto de desenhos, pinto só com lápis de cor mesmo, mas deu um vontade ENORME de tentar aquarela. O meus desenhos são bem bobinhos, só que, não custa nada tentar né? :P
    Beijos Mel :*

  12. Marcela says:

    Oi Mel :D Aah, eu adorei seus desenhos. Não fique desanimada, sei que é difícil começar mas desenho é pura prática. Se você treinar um pouco todos dias você vai ver a evolução gigantesca que você vai fazer. :) Achei linda a sua aquarela, eu não consigo pintar assim por nada! :( só lápis de cor mesmo.
    :*

  13. Adorei! Muito legais, curti bastante a moça elegante.
    Não vejo a hora de começar a desenhar no técnico #anciosa

    Beijão Marina!

    Rabiscando no sketch, que tal? não? rsrs.

  14. Leticia says:

    Mel, adorei os desenhos, são todos lindos, os seus e os do Laqua. Calma que a prática leva a perfeição :D
    E não deixa de postar não, adoro essa categoria *-* meu sonho fazer aulas de desenho, mas não sei nadinha de nada :/
    Ahh, e eu gostei da ideia da Ju, ‘rabiscos’ é legal

  15. Zilah says:

    Estou passada com a perfeição dos desenhos do Laqua :) Com um professor desses você vai aprender direitinho! Sucesso nas suas aulas, Mel!
    Beijos

  16. mundobrel says:

    O Laqua está nas redes sociais?
    Adorei as ilustrações dele.
    Queria tanto tanto tanto fazer esse curso.
    Droga ;(
    Risos.

  17. Beatriz says:

    Os desenhos ficaram lindos. E os “rabiscos” que tem nas últimas fotos são lindos demais, queria saber desenhar assim mas nem uma florzinha eu sei direito hahaha :x

  18. Luana says:

    Amo o teu traço (já conhecia de outras fotos), ele é muito fofinho e despretensioso, o problema é que quando a gente ta aprendendo tecnica, fica com uma vontade louca de acertar e nem sempre fica natural como a gente gosta ne? Mas tão legais os desenhos, e eu tô torcendo muito pela tua evoluçao! ;) Ah, e desenho de cenário nao é bom pra ti ainda pq, pelo que eu percebi pelo teu prédio, tu ainda num tem noção de ponto de fuga em desenho, ne? Dai dificulta as coisas… Mas sao etapas! Ah, e os desenhos do Laqua sao incriveis!! Beijoo!

  19. Uma sugestão de nome antes que eu me esqueça: “Soltando os traços”

    Estou adorando seus posts contando sobre as aulas e seus desenhos, como tem melhorado e tal…

    Eu estou atrás de um curso para fazer o mais rápido possível. Enquanto isso, vou tentar um dia rabiscar algo por aqui.

    Ansiosa para novos posts sobre as aulas de desenho *-*

  20. Juro que se curitiba não fosse tão longe, me animava demais ir aí. Além de aprender a desenhar iria conhecer você <3

  21. Mel Cardoso says:

    Ai que lindo, eu amo ilustrações, sou acostumada a fazer no Photoshop, mas é muito complicado, tenho muita vontade de fazer bonitinho assim, tudo só no papel, como a Giovana Medeiros, Irena Freitas e outros. Posso fazer uma perguntinha?! Como você pintou aquele “London Calling”? É um lápis especial, precisa de tinta ou o que? Estou empenhada a comprar e começar a treinar!
    Seus desenhos estão cada vez mais lindos *-*

  22. Wow! *-* Por favor, alguém me dá um pouco desse talento? ^^ Ficaram lindo os seus desenhos.
    Beijos

  23. Adorei o post, pin..estava sentindo falta de ver os posts dessa categoria por aqui!

    Sou fã do Laqua e fiquei encantada com TODOS os Sketch dele, vi um por um e em cada página era um ahhhhhh….é impressionante como ele domina todas as técnicas e como consegue tornar as aulas ainda mais interessantes.

    Sugiro um post mostrando como são as aulas lá na Casa Terezinha Bevilaqua, colocando muitas fotos e detalhes do espaço…acho um ambiente incrível, impossível não se contagiar com o clima e astral do Laqua, da equipe e dos alunos. Poderia até incluir um vídeo para que todos tenham uma ideia de como o curso funciona…pense nisso, pin!!!!Mesmo tendo o link da página deles, os depoimentos de alguns alunos,acho que sua fotos ainda pode acrescentar mais detalhes para quem ainda não conhece e nõ tem ideia de como as aulas funcionam.

    Estou adorando ver a sua empolgação e a evolução do seu traço mas sabia que ia ser assim já que pude acompanhar também a evolução do Gui e cada vez me surpreendo mais com os desenhos dele!

    Beijinhos e ótima aula pra vocês dois amanhã!!!

  24. Joyce says:

    Achei tão incrível o que o Laqua consegue fazer! ♥

  25. Tenho uma sugestão para o nome da categoria….Colorindo o mundo! ou quem sabe? alguma frase curta de uma música, vou pensar em mais algumas…mas concordo que tem outras mais criativas já sugeridas! :)

    Mais beijinhos

  26. Jaqueline says:

    Na hora eu pensei em Honey Draw, uma sugestão

  27. Faby Tsukino says:

    outra dica Mel, (para escrever, desenhar e pintar.)

  28. Lúcia says:

    Adorei, e fiquei morrendo de vontade de rabiscar, aquarelar, etc…

    Um nome.. deixa eu pensar..
    • expressões em forma de papel
    • emoções em forma de papel
    • Rabiscando, expressando

    seilá :D

  29. Também quero pintar com aquarela desse jeito, que perfeito! Aquarela e eu não nos damos bem :(

  30. Eliana says:

    Mel, que desenhos lindoooos, será que quem não tem a maior pratica com desenhos/pintura consegue aprender?

  31. Danielle says:

    E desde que eu acompanho seu blog, sinto mais e mais vontade de desenhar e comprar a torre Crayola de 150 cores UHASUAHSHUA.
    Ai Mel, acho que vou ser obrigada a comprar.

    Lindo post, como sempre!
    e que artista esse Laqua neah?

    Beeijos :*

  32. Flor, teu desenho está melhorando bastante! :)
    AMEI os desenhos do Laqua *-*

    Beijo grande :*

  33. Danyelle says:

    Que tal Cores de Mel?
    MelinaCor [já que teu nome é a tua marca :)]

  34. Yone says:

    Mel que lindos! Hmm,não lembro de nenhuma sugestão agora,mas já teve muita gente criativa que inventou alguns… Hihihi O meu maior sonho (depois de alguns) e aprender a desenhar direito Hehehe! Boa sorte nos seus e criatividade. Beijos ;**

  35. Vanessa says:

    O que acontece com esse povo talentoso, parece que possuem um encantado sobre mim, não posso ver uma ilustração em um moleskine que fico amando eternamente. O Laqua é bem talentoso, você está em boas mãos viu, Melina, continue tentanto, eu queria pelo menos ter um pingo de talento pra desenho pra começar um curso ou coisa parecida, mas enfim, adorei o post.

  36. maay says:

    Que desenhos lindos, os seus e os do Laqua! Amei as pinturas de aquarela! *-* Eu queria muito saber desenhar bem, mas só sei copiar D:

  37. BrunaElisa says:

    Nossa! Amei seus desenhos, aliás amo londres aquele telephone e o escrito Random ficou super bom!

  38. carol says:

    oi mel, tudo bem! que lindo seus desenhos estão ficando muito bom mesmo!
    uma perguntinha, você sabe o nome desses livros que você pegou para se inspirar? Esse do Tim Burton e tem outros com vários desenhos da Disney né… me desculpa se você já falou o nome ou respondeu uma pergunta assim. Fiquei até inspirada pra tentar começar a desenhar!
    beijos.

  39. Julya says:

    Seus desenhos são lindos Mel, mesmo que não fiquem perfeitos é legal acompanhar seu processo de aprendizagem! Vendo seu post fiquei com muita vontade de desenhar! Você pode fazer um post falando sobre pintura com aquarela? Mostrando técnicas, quem sabe fazer um vídeo ou uma série de fotos de todo o processo, queria muito aprender a pintar com aquarela!
    Todos os desenhos desse sketch do Laqua foram feitos por ele mesmo!? :O são lindos parecem que veio impresso assim!
    Beijos napolitanos

  40. Luiza brando says:

    Nossa, adorei o sketch do laqua! Também gostei muito dos seus rabiscos, mel :) eu queria tanto saber desenhar e trabalhar com aquarela…

  41. Nizinha :D says:

    Eu ADOREI todos os seus desenhos
    Sou sua fã e fã do Laqua também
    Você possui um traço tão lindo mel
    Poderia ser:
    Rabiscos e traços
    Meus traços
    My drawing world
    Meu mundo desenhado
    Algo assim
    Bjus

  42. oooi says:

    Meeeee, vc poderia fazer um post ensinando as tecnicas de pintura e tals né? *-*

  43. Priscila Raquel says:

    eu também amo desenhar, vendo seus desenhos me fez lembrar há quanto tempo eu não tiro um tempinho para fazer o que eu tanto gosto! mas enfim… achei o máximo você desenhar aquilo que você gosta, assim te deixa mais animada :D
    eu primeiro pensei em “primeiros rabiscos”, mas fica melhor “minha obra de arte”, que tal?
    beijos

  44. Luisa T. says:

    Mel, que desenhos lindos, amei a sua “madame” e as aquarelas ficaram lindas. E eu estava pensando, no nome “My world in a notebook” ou “My colorful fairytale”

  45. Fernanda Almeida says:

    “Rabiscando o mundo”
    “aquarelando Curitiba”
    hihi :-))

  46. Amanda says:

    Amei, amei esse seu desenho da cabine telefônica mel! Me lembrou muito desenhos que vemos em fotos no we heart it! Essa técnica aquarela faz muita diferença e fica tão lindo! Fiquei até com vontade de aprender a desenhar rs

  47. […] lendo um dos post do blog da Melina que fala um pouco sobre as aulas de desenho que ela vem fazendo e de todo o […]

  48. Luíza says:

    MeL, vc desenha muiiito bem! Sua cabine telefônica está perfeita! Que bom que está usando seu sketch :)
    MeL, eu queria muito fazer um curso de desenho no estilo deste, e na minha cidade não tem algo do tipo. Pensei na possibilidade de fazer em Curitiba. Entrei no site da Casa T. Bevilaqua, e fiquei encantada. Liguei pra lá, e eles falaram que eu posso conhecê-la em um sábado, mas vc sabe se tem aula aos sábados tbm? Esse curso é só pra aprender, ou tem prazo pra conclusão e um certificado ou algo do tipo? No site tinham uns quatro tipos de aula de desenho, qual vc faz?
    hihi, desculpa pelas perguntas :) Ontem eu ia abrir o blog pra perguntar sobre suas aulas, que vc nunca mais havia postado. Que bom que vc está compartilhando esta experiência com a gente :)

  49. Monalisa says:

    Nossaaa, o Laqua tem algum flickr, site ou coisa do tipo com as ilustrações? hahaha AMEI!
    Tenho super vontade de ariscar umas pinturas com aquarela, mas sempre fico com medo.

    Amei a sua cabine hehehehe
    Treine bastante quando tiver um tempinho(preciso fazer o mesmo) é assim que a gente pega o jeito!

    Beijos

  50. Renata Chii says:

    a moça com o cãozinho é do 101 dalmatas *-* adoro essa parte que mostra os donos com os cãezinhos =D

  51. Flora says:

    Nossa, voce esta indo muito bem! Os desenhos com aquarela estao incriiiiveis :)

  52. Déborah says:

    Não sei se você gostaria, mas acho legal para tags como essa o nome: pintando a vida.
    xoxo

  53. Manuela says:

    Super legal essa aula, pena que não esse tipo de coisa na minha cidade, mas por sorte eu tenho uns amigos artistas que me dão uns toques, haha. Vai se soltando mesmo, eu faço uns rabiscos, tenho desenhado todo dia pra me soltar também e o Laqua manda muito bem, vou ver se consigo trocar umas idéias com ele no FB.
    Qual é esse livro do Tim? *-*

    To adorando essa parte dos desenhos, poste mais!

    PS: Já estou acompanhando o seu blog a um tempinho e nunca comentei, tá de parabéns adoro passar por aqui ;)

    Beijos e se quiser dar um olhada nos meus rabiscos : http://www.facebook.com/manuelapaivaellon

  54. Rafaela says:

    Adorei os desenhos, Mel! E o Laqua desenha suuuper bem!

    Você já tinha feito aulas de desenho antes ou essa é a primeira vez?

    Ah, minha sugestão é “Rabiscando” :)

  55. victoria says:

    Acho “cartoonizando” uma boa.

  56. Camila Gerarde says:

    \o/ Saudades dos seus desenhos :)
    Mel, eu adorei a sua moça elegante, e sua cabine, achei que ficou lindo, e queria te pedir para explicar como usa, aquele lápis de cor aquarela eu tenho o da Faber, mas não sei usar =/ haha! Não precisa ser a técnica certinha e tal, porque sei que você ainda não aprendeu, mas só como você fez para pintar mesmo, que ai eu me viro :)

    Minhas sugestões são:
    – Rabiscando
    – Sketch
    – Rabiscando por ai
    – e Colorindo a vida :)

    Beijos

  57. Erika Tammy says:

    Mel não fiquei desanimada, também fiquei assim por um tempo logo que comecei a fazer aulas de desenho, mas meu professor e amigos me apoiaram muito e agora eu é que estou me surpreendendo muito com meu desempenho. tenho certeza que você também vai :)

  58. Alessandra says:

    Mel, você está indo muito bem, menina! Continue treinando que você vai longe! :D Adorei a sua cabine! hehe <3
    Você comentou sobre desenhar cenários e eu acabei lembrando que eu estava aprendendo isso na escola antes da greve, bateu uma saudade mesmo eu sendo péssima desenhando! Hahaha!

    Beijinhos! :*

  59. Andréa says:

    Oi Mel!
    Amei seus desenhos, principalmente por serem do Tim.
    Aconselho você a procurar os sketches originais do Tim Burton, principalmente os que tem fundo porque depois que você conhece bem o estilo, você pode se inspirar e criar seus próprios naturalmente, é sempre bom procurar artes do Tim Burton, ele é genial, e suas artes me inspiraram a prestar para Artes Plásticas na USP.
    Boa sorte no curso (:

  60. Ana says:

    Eu estou amando essa categoria do blog!
    Queria tanto fazer um curso assim, mas minha cidade não tem nenhum =/

  61. Mel eu amei os desenhos e gostaria de dicas de técnicas de aquarela para falar aos meus alunos no colégio, seria fantástico!!! Besos!

  62. Ana says:

    Já planejando como me mudar para ter aulas com o Laqua. =o

  63. Dani says:

    Preciso fazer esse curso!!! Muito legal o post e que lindos estão ficando os teus desenhos…Já estás há muito tempo no curso?
    Bjos.

  64. Bianca Carla says:

    Mel, posta mais sobre suas aulas de desenho por favor? Fala mais delas. Este é mais um dos seus talentos.
    Beijo

  65. […] que eu esqueça, esse é o livro com ilustrações do The Nightmare Before Christmas que eu usei no post anterior […]

  66. Lala says:

    Nossa, amei tudoo!! Realmente você está se saindo MUITO bem!!
    Que tal o nome ser : ”Diário criativo” ?
    Achei lega… enfim parabéns pelo desempenho!
    Beijos,Lalá

  67. Mel, as imagens deste post também sumiram!

    Beijos linda.

  68. Gabriella Oliveira says:

    Lindos, mais a maioria das imagens não está disponível :(

  69. Mel, não estou conseguindo ver as outras fotos do post. :/ Tá que nem aquela vez que aconteceu com alguns posts teu, na qual você teve que colocar de novo. beijos

  70. vivian says:

    mel, fala onde eu posso encontrar as fotos que estão ‘bugadas’ que vc ainda n ajeitou, estou morrendo de curiosidades, bjs

  71. Amanda says:

    Muitas imagens estão indisponíveis…. :(


Deixe seu comentário