Photography

retrato mínimos, por henrique schaefer

14.08.2012

Há um tempo eu compartilhei no facebook um retrato meu tirado pelo fotógrafo Henrique Schaefer. Muitas pessoas elogiaram bastante e eu prometi que faria um post mostrando o projeto do Henrique então aqui estou pra mostrar os outros rostos que fizeram parte do projeto Retrato Mínimos:

Melina de Souza

Henrique Setogutti

Leda Samara

Bruna Bley

Ronaldo Duarte

Nathália Eiras

Camila de Souza Faria

Guilherme de Souza

Yuri Al’Hanati

Karen Dalapossa

Fernanda Reiter

Esses são os 11 retratos e, como vocês podem ver, em todos as pessoas estão sérias (gente, foi difícil ficar séria! Ainda bem que o Henrique foi paciente comigo haha).

No sábado passado, eu e mais 3 pessoas que participaram do projeto nos encontramos com o Henrique e com a Carolina Gritten para fazer uma vídeo. A ideia do vídeo é mostrar as pessoas se libertando dos retratos e eu fiquei bem feliz com o resultado final:

Editado: Copiei o texto que o Henrique escreveu sobre o projeto no site Movimento HotSpot:

“Procuro expor os excessos da fotografia comercial, mostrando modelos não profissionais posando com uma espécie de não-direção: expressão apenas séria, aprisionando-os em uma situação não espontânea, por mais que seja bastante neutra. Não há o objetivo de mostrar a realidade, pois isso não é possível, mas afastar-se radicalmente do modelo comercial de fotografar. A luz é próxima da usada em fotos 3×4 e o tratamento de imagem foi basicamente uma colorização da foto, bastante irreal, irônica.

É uma série de retratos chamada Mínimo, com iluminação homogênea, inspirada nas fotos 3×4 e enquadramento em super-close, totalmente frontal à câmera. Os modelos não são profissionais, sendo a única exigência para a seleção de casting é que fossem pessoas com olho grande ou um olhar bastante marcante. O tratamento da imagem é bastante natural, com exceção da colorização em tom quente.

Porque a fotografia em geral busca revelar algo belo em seu assunto, mesmo que seja a beleza de algo triste ou destrutivo, ou ainda produzir uma beleza idealizada, como no caso da fotografia comercial. Eu procurei usar diversos elementos da linguagem da fotografia comercial para criar uma imagem não-comercial.

Que o objetivo do trabalho foi expressar algo diferente do que eu costumo ver sendo produzido nos estúdios, usando recursos parecidos.”

Quem gostou do trabalho do Henrique pode acompanhar pela sua página no facebook clicando aqui :)

Henrique, parabéns pelo trabalho! Ficou muito bonito e eu adorei a ideia. Obrigada por ter me convidado para participar :)

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

ps: todas as fotos publicadas nesse post são de autoria do fotógrafo Henrique Schaefer.

Por

Melina

  1. Carol says:

    Curti muito o conceito de “mostrar quem está por trás do retrato”, fora que as fotos ficaram lindas, um efeito de luz e cor bem diferentes. Belo projeto, Mel! ^^

  2. Maynara Nogueira says:

    Gente, e o sorriso do Yuri Al’Hanati? Foi contagiante. Hahahaha!

  3. Super gostei do vídeo. Que proposta show de bola!

  4. elsa says:

    Está espetacular. Excelente trabalho;)
    Beijinho

  5. Achei o projeto do Henrique muito legal e o vídeo fechou com chave de ouro…as fotos ficaram maravilhosas e a ideia do vídeo com os retratos sendo rasgados foi interessantíssima, adorei!

    Fico imaginando como seria se todos que foram retratados tivessem também participado do vídeo mas vocês 4 e a produção deram conta do recado…Parabéns!

    O sorriso do Yuri me surpreendeu, não esperava algo tão contagiante e me encantei! :)

    Beijinhos

  6. Zilah says:

    Mel, mesmo séria eu ainda vi um sorrisinho na sua foto hahaha
    Muito bacana o projeto!

  7. Eu ja tinha visto as fotos antes. Adorei o video do projeto. Ficou bem legal. O conceito é ótimo. Mas pq nem todos os fotografados participaram do video? Vc sabe?

  8. says:

    Pra mim você tava sorrindo, não séria. Tava sorrindo com os olhos, um lindo sorriso. =)

  9. Luane says:

    Um trabalho realmente lindo e criativo, parabéns a todos ficou muito lindo.
    Melina você linda como sempre né?
    E no vídeo eu sorri junto com o Yuri Al’Hanati, muito contagiante.
    Parabéns mais uma vez, beijo grande e que Deus abençoe ♥

  10. Ana Clara Andrelino says:

    Que Trabalho Lindo Mel ! E o seu retrato ficou extremamente maravilhoso. Beijos (: ♥

  11. Alessandra says:

    Que projeto maravilhoso ♥ Adoreeeeei!Fiquei encantada com as fotos e o vídeo… Sensacional!

    ;**

  12. tania says:

    Eu fiquei de olho nos alargadores e pircings,Mel se der qualquer hora mostra ele melhor em alguma foto…tenho vontade de colocar um…e de fazer uma franja…e de parar de me achar velha pra tudo isso!
    Um beijo!

  13. Monique Gavlak says:

    Mel por mais que você esteja séria na foto, eu to enxergando um sorrisinho lá no fundo, sério haha *-*

  14. Nizer says:

    Costumo sempre trabalhar com arte conceitual e achei o trabalho Fantástico!
    Eu realmente fiquei apaixonada pelo conceito de libertação,uma quebra de paradigmas!
    Parabenizo Henrique e todos pelo projeto!
    Realmente maravilhoso!

  15. Fátima says:

    Muito lindo, está um espetaculo mesmo!!!! Adorei cada modelo do vídeo também, estão todos lindos, a Bruna parece uma querida mesmo e o Yuri com aquele sorriso manhoso eheheheh

    Bom trabalho!

  16. Hanny says:

    Viva o minimalismo! Amei a criatividade do vídeo =D

  17. Luiza says:

    Ehh, que legal, estava curiosa :) Você é muito linda MeL, dá vontade de apertar as buchechas :)

  18. Lívia says:

    Eu gostei foi da cor da foto, muito legal :)
    Também enxerguei um “querendo rir” no teu rosto, Mel!! haha
    Eu ri com o sorriso do teu irmão haha
    O projeto tá de parabéns!

  19. Alexandra says:

    Mel, sabe qual a música do vídeo? Adorei (:
    Ahh, todos lindos.. a Bruna é muito bonitaa !! :O haha

  20. Jaque says:

    Hey Mel, que mundo pequeno.. eu curso fotografia em floripa, descobri tuas fotos ao acaso, agora entro e vejo a karen, ela é filha de um ex-colega de trabalho meu, como ela foi parar aí? que tri!! :D lindos os retratos! bjs!

  21. Eve says:

    Adoro projetos simples como esse.Mas confesso que não gostei do tratamento.
    O que eu mais gosto em projetos como esse é a capacidade de mostrar a beleza como ela realmente é.Mesmo que tenha maquiagem, existe ângulo mais natural que esse? Existe expressão mais natural que essa? Dúvido que sim.

  22. Cathy says:

    que post lindo! como eu amo fotografia, achei a idéia muito criativa e você é muito linda, eu gosto muito das suas sardas! Se quiser ver algumas de minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/cathylm/

  23. Nana says:

    Muito interessante! Mas, olha, faz um teste com a mão: se você cobrir os seus olhos e depois só a parte da boca, verás que a parte inferior é séria e de cima não. Incrível, mas seus olhos estão sorrindo. Ficou perfeito, pois mesmo nesses tipos de fotos, há pessoas que não conseguem ficar 100% sérias. Então a sua foto de certa forma deu vida ao projeto, na minha opinião.

  24. Uau!!! que lindas!!! Essa proposta de não usar modelos profissionais é ótima! O vídeo ficou bem legal também

  25. thiago says:

    o trabalho é bonito.

    como artista, o henrique poderia/deveria/seria educado citar as fontes de inspiração do trabalho. afinal, imagino que sentiria-se lisonjeado caso alguém fizesse o mesmo por ele.

    o fotógrafo martin schoeller é um dos grandes nomes desse tipo de retrato (google nele). fez com pessoas famosas, ao passo que o henrique escolheu “desconhecidos”. mesmo assim, as semelhanças são inegáveis.

    fotógrafo talentoso que parece ser, o henrique não conhece o trabalho do schoeller? acho improvável… a falha em assumir nossas fontes de inspiração é uma grande mazela do mundo criativo brasileiro.

    • Discordo com ele sobre essa obrigação de mostrar nossas fontes de inspiração. E dizer que isso é uma mazela do mundo criativo, acho um grande exagero, porque idéias geram novas idéias. O que é um problema é a idéia copiada descaradamente, praticamente ipsis litteris, também conhecida no meio criativo como “chupada”. E tenho a impressão que o Thiago achou que isso aconteceu, mas isso não é verdade.

      Conheço sim o trabalho do Martin Schoeller, chamado “close-up”, muito popular inclusive por retratar muitas celebridades e pessoas importantes. Mas a técnica e o conceito (que não vou discutir aqui, os trabalhos falam por si, basta olhar com cuidado) que usamos é completamente diferente, como o resultado mostra, bastando ver no google como o próprio Thiago sugere.

      Thiago, fiquei triste por você me acusar de falta de educação, acho uma acusação grave e desagradável. Enfim, agradeço o interesse, forte abraço!

  26. Isabella says:

    Achei sensacional essa técnica :) Ta linda, Mel.

  27. Helenice says:

    Conclusão: As pessoas ficam lindas e bem mais mais lindas sorrindo! =)

  28. Déborah says:

    Amei sua carinha linda Mel <3 Aquele é o seu irmão não é ?

  29. Lari says:

    Eu ia citar o Schoeller que nem o Thiago, hahaha. Lembrei dele também quando vi as fotografias. Muito legal ficou! Dá pra ver você sorrindo, Mel! *-* Muito fofa! Quando o Yuri sorriu, fiz até o mesmo aqui namoraw! Mega contagiante.
    Beeijo.

  30. Oi Mel :) tudo bem??

    Que post mais lindo <3 belas fotos! ressaltou bem as suas sardas que são muito fofas!
    queria ter sardas tbm =/

    Beijos

  31. Mah Galvão says:

    Amei !!!!!! *—* MEL !!!!! Vc Não Fez O Video Top Capas Favoritas Da Minha Estante ??? Olha Isso http://flavorwire.com/378513/20-embarrassingly-bad-book-covers-for-classic-novels !!! Os Piores !!! Hhahaha Bjoks !!!

    XOXO

  32. elisamello says:

    Bem legal essa projeto! Hahah
    adorei seu sorriso no video :)


Deixe seu comentário