abertura
Photography

Tutorial: Como usar Actions

21.08.2012

Olá pessoal! No post de hoje resolvi abordar um assunto muito procurado pelos blogueiros, usuários do Photoshop e muitas pessoas entusiastas que se interessam por edição de imagem. Hoje vou ensiná-los(as) como utilizar  as curiosas actions no Photoshop.

Para aqueles que são iniciantes, vou explicar um pouquinho sobre o que são actions (ou ações) e onde encontrá-las.

O QUE SÃO ACTIONS OU AÇÕES?

Bem, actions são basicamente um efeito de edição de imagem instantâneo. Por exemplo, imaginem um fotógrafo que precisa editar uma sessão de fotos com efeitos padronizados para todas as suas fotografias. Ao invés de editar imagem por imagem, ele grava/cria uma action com as edições padrão que ele irá usar em todas as fotos de sua sessão, e depois só irá abrir as suas imagens no Photoshop (ou em outro software de edição que ele utilize) e aplicar as actions nas imagens.

Um exemplo bem prático seria para o pessoal que possui blogs na internet. Ao preparar um novo post, antes de fazer o upload das fotografias que você vai utilizar, é interessante aplicar um tamanho padrão para as suas imagens (normalmente em torno 640 x 480px). Então, ao invés de abrir foto por foto e aplicar as configurações de tamanho, é mais fácil criar uma action para isso. Aí você irá abrir as suas fotos, aplicar a action e pronto! Sua foto estará no tamanho padrão para ser importada para o seu blog!

ONDE EU ENCONTRO ACTIONS NA INTERNET?

Hoje em dia, as actions estão por todo lado! Basta você saber onde e como procurar. Um local que eu uso e recomendo é o Pinterest. Lá você pode pesquisar combinações como: actions download, actions free ou simplesmente actions. Outro local que eu indico é o DeviantART, que possui uma coleção de actions gratuitas que são disponibilizadas pelos próprios internautas e usuários do site.  Além desses dois locais, no próprio Google você encontra links com endereços de sites, blogs e páginas de redes sociais que divulgam actions para o Photoshop.

COMO USAR ACTIONS?

Agora que vocês já sabem o que são actions e como encontrá-las na internet, vou ensiná-los(as) como usar esse recurso no Photoshop. Para esse tutorial em específico, desenvolvi  um conjunto com três actions no Photoshop e disponibilizei no final desse post para download gratuito. Mas lembrem-se: nem sempre uma action que combinou perfeitamente com uma fotografia que você viu na internet poderá funcionar para você.

É importante lembrar que o Photoshop possui várias ferramentas que possibilitam fazer ajustes de cores e tonalidades, corrigir imperfeições e ajustar a nitidez de uma imagem (assuntos para futuros posts). Ou seja, às vezes você até pode usar uma action que você adorou, basta fazer algumas modificações anteriormente em sua imagem.

Mas vamos ao tutorial:

1. Primeiramente, comece abrindo a fotografia que você  irá utilizar para aplicar a action. Para fazer isso, vá até o menu superior do Photoshop e procure pela primeira opção: Arquivo (File) >> Abrir… (Open…) >> Vai abrir uma janelinha para você procurar o seu arquivo em algum diretório do seu computador. Procure pela imagem que você irá usar e depois dê um duplo clique sobre ela. Se você preferir poderá simplesmente digitar o comando Ctrl + O (Windows) ou Cmd + O (Mac) em seu teclado.

2. Depois de abrir a sua imagem, verifique se a janela de Camadas (Layers) está aberta. Caso ela não esteja, vá até o menu superior do Photoshop e procure pela opção Janela (Window) >> Camadas (Layers). Ou aperte a tecla F7.

3. Agora abra a janela de Ações (Actions). No menu superior do Photoshop,  procure por Janela (Window) >> Ações (Actions). Ou aperte F9 que ela irá abrir automaticamente.

1. Click: Agora que você já abriu o seu arquivo e as janelas do Photoshop que você irá usar, vamos carregar as actions (ações). Se você for utilizar o arquivo que disponibilizei no final do post, depois de realizar o download e descompactá-lo, salve-o em algum local no seu computador. Após isso, na janela de Ações (Actions) clique no ícone indicado pela rodinha especificada na imagem ilustrativa acima que irá abrir uma sub-aba…

2. Click: Na sub-aba que abriu, procure pela opção Carregar Ações… (Load Actions…) localizada mais abaixo, e na janelinha que abrir, procure pelo arquivo de actions (.ATN) que você baixou. Dê um duplo clique sobre ele.

3. Click: Pronto! O seu conjunto de actions já foi carregado. Agora, clique na flechinha ao lado do ícone da pasta “A Series of Serendipity (Set 1)” e escolha uma das ações disponíveis: Fwooper, Puffskein ou Kneazle e clique no botão de play (ícone indicado pela rodinha laranja) e pronto! Automaticamente você visualizará o efeito da action na sua fotografia. Você também pode interromper uma ação no meio dela, clicando no botão de stop. A action que usei nessa imagem foi a Fwooper.

1. Click: Na imagem acima, vocês podem observar a fotografia que usei com o efeito da action já aplicada. Caso você ache o efeito muito forte ou contrastante, poderá alterar a estrutura da ação, indo  até a janela de Camadas (Layers) e clicando em (selecionado)  uma das camadas…

2. Click: Com a camada selecionada, vá até o botão Opacidade (Opacity) indicado acima, e ao clicar sobre ele, você poderá alterar a opacidade de 100% para 80 ou 60%, até conseguir um resultado satisfatório.

Para vocês visualizarem melhor os efeitos das ações, criei alguns modelos como exemplos que vocês podem observar abaixo, primeiro com a fotografia SOOC (original, sem nenhuma edição) e depois com a action aplicada:


Como vocês perceberam, os efeitos que usei  na composição dessas actions foram muito simples. Algumas pequenas modificações que fiz foi na saturação, brilho e contraste (até porque as fotos da Mel nem precisam de edição, né? ^-^). O restante foram camadas que eu criei com cores sólidas e modifiquei o estilo da blending (mistura).  Talvez isso tenha sido reflexo de uma fase “minimalista” que estou passando, ando tentando evitar  exageros.

Abaixo, vocês poderão fazer o download gratuito do arquivo (.ATN) com o conjunto “A Series of Serendipity (Set 1)“. Nomeei esse conjunto como Set 1, porque futuramente posso desenvolver outros modelos de ações e postar aqui no blog para vocês. Ao realizar o download do arquivo (.RAR), vocês deverão descompactá-lo (recomendo o programa WinRAR) e extrair o arquivo para algum local no diretório do seu computador. Para vocês não terem problemas como no post anterior, eu compactei somente o arquivo (.ATN) sem nenhuma sub-pasta. É só baixar o arquivo, extrair e instalar no Photoshop.  O arquivo tem 1Kb, baixa em menos de 1 segundo. (:

Bem pessoal, o post de hoje vai chegando ao fim! Espero que vocês tenham gostado e aprendido um pouquinho mais sobre actions. Lembrando que a intenção desse post foi apenas a de ensinar como usar actions. Futuramente posso criar um novo post ensinando vocês como criar suas próprias actions, ok? (:

PS.1: Antes que vocês se perguntem, os nomes que eu dei para as ações que desenvolvi (Fwooper, Puffskein e Kneazle) foram inspirado no mundo mágico do livro Animais Fantásticos & Onde Habitam, de autoria da J. K. Rowling.

PS.2: Pessoal, sintam-se livres para deixar nos comentários qualquer dúvida em relação ao post. Quem quiser também, pode deixar indicações de assuntos que vocês tenham curiosidade e queiram que eu aborde no próximo ou em algum futuro post. Ficarei feliz em ler, responder e solucionar todas as suas dúvidas!

Vejo vocês em breve! (:

Por

Raone Araujo

  1. Isabela says:

    Ah, actions são ótimas, sempre dou um ar mais vintage para minhas fotos com elas! Só não vale achar que basta edição pra foto ficar boa, tem de ter aquele olhar especial na hora de fotografar. Ótimo post, parabéns!

  2. jessica says:

    como faz aquele efeito que atraz da foto fica embaçado ??em todas as suas as suas fotos tem ele,axo muito lindo

  3. Você tem algum local para me indicar para abaixar o photoshop ?
    Obrigada !

  4. Beatriz R. says:

    Aprendi a usar actions à pouco tempo… Minhas favoritas são as de tons suaves do Depois dos Quinze. Eu geralmente mudo a opacidade pq elas ficam BEM fortes.Adorei o post *-*

  5. Raone querido, sempre me encanto e me animo em aprender quando leio os seus posts e não me canso de dizer você tem o dom de explicar com uma clareza incrível até para pessoas totalmente leigas como eu.

    Precisa dizer que adorei?!acho que não mas, mesmo correndo o risco de ser repetitiva, vou dizer que adorei muito, não só esse como todos seus que li, você manda muitíssimo bem além de ser uma pessoa adorável! :)

    E digo ainda mais, esses posts vão me ajudar bastante num projeto que anda na minha cabeça..é só eu me organizar direitinho pra ver se consigo colocá-lo em prática.

    Sabe uma coisa que eu quero muito aprender? é colocar aquelas fitinhas que parecem um Durex nas fotos, acho uma gracinha!

    Beijinhos, PARABÉNS e o carinho de sempre!

  6. Beatriz Cruz says:

    Fotógrafo que é fotógrafo não edita, usa filtros!

  7. Caroline says:

    Admiro a sua dedicação em fazer posts tão detalhados e tão trabalhosos. Parabéns pelo blog Mel. Adoro passar por aqui e ver tanto conteúdo, tanta coisa útil…
    (:

  8. Leti says:

    Amiga!! q jóia, preciso disso para as fotos da viagem! Nem sabia q existia… feliz fiquei!! Vou ler o post atentamente assim que chegar em casa! O blog está lindo! Parabéns para todos :)

  9. Mel, já gostava do blog, agora então! Vc esclareceu muitas minha dúvidas do PS!
    Gostaria de pedir, sempre que possível, pra vc disponibilizar algumas actions pra gente!
    Aposto que como eu, há várias pessoas que vem aqui babar um pouco na suas fotos e se encantar com os efeitos delicados delas! Não é todo mundo que tem esse olhar para fotografia! eu realmente adoro esse blog!
    beijo e muito sucesso querida!

  10. rejane says:

    Oi Raone,
    Gostaria de saber se posso utilizar os actions no Corel Photo Paint. É que, ainda, não sei usar o Photoshop…

    Bjão.

    • Raone Araujo says:

      Oi Rejane! (:
      Olha eu nunca utilizei o Corel Photo Paint, então não tenho muitos conhecimentos sobre ele. Mas pelo que pesquisei aqui, as actions (ou ações) do Photoshop possuem uma linguagem de programação que só é disponível para o Photoshop. Isso significa que ela não pode ser convertida para a linguagem do Photo Paint. Então infelizmente, você só conseguirá abrir meu arquivo pelo Photoshop mesmo.

  11. Poisé..eu vi depois..quando fui fazer o download!
    Mandou muito bem mesmo! Brigada Raone!

  12. rejane says:

    Valew, Raone! Abração. O jeito é começar a usar o Photoshop, né? rsrs

  13. Fátima says:

    Lindo post!! Adorei, sério, muito boa a dica mesmo! Já me tinha interrogada quantas vezes! Boa semana! Bj

  14. Gabriela Tavares says:

    Muito bom o post Raone, mas eu não estou conseguindo abrir o photoshop. Eu baixei ele pela Adobe para poder usar por 30 dias, mas depois que eu instalei tudo quando eu clico no ícone ele aparece esta mensagem: GetLogicalProcessorInformation na biblioteca de vínculo dinâmico KERNEL32.dlll. Eu baixei o CS6 que é o mais atual. Espero que você consiga me ajudar, porque estou louca para editar algumas fotos :D
    Beijos.

  15. Gabriela Tavares says:

    Errei a mensagem que aparece, na verdade é: Não foi possível localizar o ponto de entrada do procedimento GetLogicalProcessorInformation na biblioteca de vínculo dinâmico KERNEL32.dlll.

    • Raone Araujo says:

      Oi Gabriela! (:
      Olha só, você usa o sistema Windows ou Mac? Assim, honestamente eu desconheço esse erro, mas pelo que li nos fóruns da Adobe, ele pode ser referente ao sistema operacional que você utiliza. Quando você baixou a versão de testes no site, tem certeza que foi a versão correta para o seu computador?
      Uma das “soluções” pelo que eu vi, pode ser a compatibilidade do programa. Para solucionar esse erro, clique no ícone do programa com o botão direto do mouse e depois procure a opção “Solucionar problemas de compatibilidade”, assim o computador vai detectar os possíveis problemas. Depois disso, marque a opção para usar o programa pela versão “Windows XP Service Pack 3”, que é o requisito mínimo para executar o Photoshop CS6. Se o erro persistir, tente usar as outras versões disponíveis na lista.
      Desculpe, mas essa foi a única solução que encontrei na internet. :/

  16. Lívia says:

    Ah, Raone, agora que vc me fez ter vergonha na cara e instalar o PS aqui no meu computador hehe (preguiça reinando). Que actions lindas! A que eu mais gostei foi a kneazle *-*, tem carinha de foto analógica ^^
    Muito útil e esclarecedor. Continue assim!

  17. Julia says:

    meeeeeeeeel, acabei de ler uma notícia (que é velha, mas ok haha) que fez meu dia!
    http://www.record.com.br/novidades_cada.asp?id_novidade=110
    a rainha da fofoca vai virar filme e tá previsto pro ano que vem! já sabia? to louca pra ler o terceiro.
    beijoooo

  18. Nizer says:

    Ótimo post!
    Realmente ótimo,um dos melhores que já vi,muito bem explicado e detalhado!

  19. Wanessa Cosine says:

    Poxa Raone, você não sabe como eu fiquei feliz com esse post! Sou doida pra aprender a editar as minhas fotos e deixar mais com a minha cara. Será que você me faria um favor? Tem uma fotografa no flickr, a Jess (http://www.flickr.com/photos/letsmakepancakes/) que tem as cores mais lindas do mundo nas fotografias dela e eu sou doida pra deixar minhas fotos assim. Até procurei as actions que você indicou de procurar, mas não achei nada parecido.. Será que você não faria ou encontraria pra mim? Ficaria infinitamente agradecida :)
    Obrigada desde já pelo possível favor e pelos posts

    Beijo

  20. Ana says:

    ótimo tutorial!! vc tem alguma sugestão de onde baixar actions lecais(além do deviantart)? ;3

  21. […] ♥ Para deixar a sua foto com uma cara mais diferente, “brinque” com o Photoshop ou com qualquer outro editor que você use (mas cuidado pra não deixar a foto artificial). Aqui no blog tem alguns posts relacionados ao tema: PhotoFiltre, Pixlr e Actions […]

  22. Mel, gostaria muito de saber qual o photoshop que você usa, e se é ou não grátis. Parabéns pelo blog, cada vez fica mais lindo !

  23. Melina. Fiquei bastante contente com esse post. Sobre actions, sou apaixonado por fazer cada edição usando-as, nas fotografias que eu faço. Desejo muito sucesso. Irei vendo os assuntos já publicados no seu blog no decorrer da semana que vem. Um abraço bem grande.

  24. […] (.ATN) do Photoshop. E se você é novo por aqui e não sabe como usar/instalar actions, leia esse post e tire suas dúvidas. Quem quiser também pode deixar perguntas nos comentários dessa […]

  25. Luiza watanabe says:

    mel ,os q ñ tem preço quer dizer q são gratis?
    !!!!-bjs adoro seu blog-!!!!

  26. Marina Búrigo says:

    Melina, muito obrigada pelo tutorial!
    Me ajudou muito. E parabéns pela estrutura do post, dedicação e edição das imagens. Tudo realmente maravilhoso.
    Vou acompanhar suas publicações.
    Um abração!

  27. Alice Batista says:

    Melhor tutorial que já vi. Parabéns!
    Me ajudou demais!!!


Deixe seu comentário