melina
Everything Else

Dicas para criar o seu blog

11.09.2012

Muitas pessoas me mandam e-mails diariamente pedindo dicas de como criar e manter um blog. Como essa é uma dúvida frequente e é difícil responder a todos, resolvi fazer um post sobre o assunto.

Bom, criar um blog é muito fácil, bastam alguns clicks: o difícil é manter o blog com conteúdo, atualizações e manter o público.

1. A escolha do nome:

A escolha de um nome para o blog é muito importante, pois você precisa levar várias coisas em consideração: tamanho, idioma, significado… O nome não precisa necessariamente ter algo a ver com o conteúdo abordado no blog, mas deve ser fácil, interessante e forte, um nome que as pessoas lembrem.

A Series Of Serendipity definitivamente não é um nome “prático” nem fácil (inclusive quando eu publiquei esse vídeo, algumas pessoas comentaram que finalmente descobriram como se fala o nome do blog), mas é interessante. Quando criei o blog em 2010, não imaginava que ele iria crescer tanto e virar o que é hoje. Inclusive fui orientada por alguns amigos da área a trocar por um nome mais fácil, mas quando eu tentei fazer isso, leitores se manifestaram dizendo que não queriam que eu trocasse.

Algumas pessoas recomendam que os blogs brasileiros tenham nomes em português, mas eu sinceramente não vejo problema em colocar nomes usando outros idiomas (bom, afinal, o nome do meu é em inglês). Independentemente disso, cuidado pra não copiar e pra escolher um nome que lembre o de outro blog (principalmente blogs conhecidos). A criatividade é algo que sempre conta pontos ;)

Uma dica: pegue um papel e escreva todos os nomes que vierem na sua cabeça. Não se preocupe se alguns são bizarros ou não. Depois que pararem de surgir ideias, coloque a folha de lado e vá fazer outra coisa. Mais tarde, pegue a folha e comece a riscar os nomes que você não gostou até ficar com poucas opções e reflita sobre elas!

Depois de decidir o nome, para dar um ar mais profissional, você pode comprar o domínio (.com ou .com.br em sites de registro como o registro.br)! Eu só comprei o domínio www.melinasouza.com depois que o blog completou um ano e eu decidi me dedicar mais a ele.

2. O conteúdo:

Ter em mente qual é o conteúdo do blog é algo extremamente importante e facilita muito. Tire um tempo do seu dia para pensar sobre quais assuntos você se interessa, domina e tem vontade de compartilhar. Não adianta você fazer um blog sobre moda se é um assunto que você não domina, por exemplo.

Hoje em dia existem tantos blogs que é difícil (praticamente impossível), criar um com conteúdo totalmente único (que nenhum outro blog fale sobre). Por exemplo, existem milhares de blogs sobre fotografia, outros milhares sobre moda, sobre customização… mas calma! Não é porque existem outros blogs falando sobre o assunto que o seu não vai ter acessos. Você precisa encontrar algo para diferenciar o seu dos demais, algo que o torne interessante e que faça com que as pessoas se sintam bem nele.

3. Aparência:

A aparência do blog é extremamente importante, pois embora a pessoa entre para ler o conteúdo, se o blog tiver um layout muito poluído, ela não vai aguentar ficar muito tempo. É importante que o layout esteja relacionado com o conteúdo abordado e com a dona (ou dono).

Quem entende de html tem mais facilidade na hora de personalizar o layout, mas se você não entende não se preocupe: há sites que fornecem temas gratuitos e dão dicas de como personalizar. Caso tenha dinheiro para investir, você pode encomendar um layout com a Marcela, Mari ou Dani (se vocês conhecerem mais alguém que faça bem esse tipo de trabalho, pode indicar nos comentários ;)).

4. Hospedagem:

Quando comecei, criei o blog no wordpress.com. Acho que o painel dele é excelente, mas uma das limitações da conta gratuita é que eles não permitem o uso de temas que não sejam deles (é possível personalizar um pouco, mas apenas os temas fornecidos pelo wordpress). Há outras opções, como blogger, em que é possível personalizar mais e que tem uma variedade maior de temas.

Depois de um ano hospedada no wordpress, decidi que era hora de investir no blog e acabei hospedando ele com outras empresas. Atualmente o A Series Of Serendipity está hospedado com a empresa e-consulters. Ela oferece diversos planos de suporte para blog e o valor que você ira investir vai depender do “tamanho” do seu blog. Estou bem satisfeita com os serviços  e sempre que precisei de ajuda eles responderam rapidamente via twitter.

5. Divulgação:

Crie redes sociais para divulgar o seu blog: twitter, facebook, tumblr, instagram… Quanto mais formas de divulgar o seu conteúdo, melhor.

A divulgação é importante, mas muito cuidado. Sair comentando “oi, adorei o post! Visita o meu blog www.meublog.com.br” não é nem um pouco legal e algumas pessoas podem ficar chateadas e te bloquear. Faça comentários interessantes em blogs com conteúdos similares, lance sorteios (isso acaba atraindo a atenção das pessoas), faça parte de grupos em que é possível conhecer mais pessoas e mais blogs etc.

Ah! Também não é legal falar no twitter “segue que eu sigo de volta?”. Lembrem-se disso! É muito mais legal ter pessoas que te seguem no twitter porque te acham interessante do que saber que só te seguem para ser seguidas de volta. (o mesmo vale para o blog e outras redes sociais)

6. Publicidade:

Caso você tenha interesse em abrir espaço para publicidade no seu blog é necessário montar um mídia kit – um arquivo que contém algumas informações sobre o blog como tipo de conteúdo, números de acesso, público etc. e tipos de publicidade que você aceita, como banner e post patrocinado, por exemplo, e seus valores.

Atenção! Não é porque você está precisando de dinheiro ou querendo ganhar produtos que você vai aceitar e falar bem de tudo que te mandarem. Seja sempre sincera(o) quando for falar de algo e nunca esconda dos leitores quando algum conteúdo for publicitário (você pode fazer isso por tag ou no texto, por exemplo).

7. Cuidados especiais:

* Cuidado com os erros de português! Se possível peça para alguém revisar os seus textos.

* Crie o seu conteúdo! Não copie/cole de outros sites. Caso encontre algo interessante feito por outra pessoa, não esqueça de citar a fonte. Isso é muito importante.

* Sempre que usar alguma imagem no seu blog, cite a fonte. Infelizmente muitas vezes encontramos fotos/imagens sem os devidos créditos no tumblr e no weheartit, mas não custa nada colocar “fonte: we heart it”, por exemplo. Pode ser que o seu leitor saiba quem tirou a foto e te avise nos comentários para que você possa editar o post dar os devidos créditos (é o que se espera de uma pessoa ética).

* Siga um padrão nas fotos e vídeos usados no post. Coloque sempre do mesmo tamanho para que tenha uma harmonia.

* Organize o conteúdo do seu blog em categorias e tags. Sempre que criar uma categoria nova, avise no post e explique do que se trata.

* Não fique sem atualizar. Claro que, dependendo da época, é difícil manter uma rotina de atualizações, mas tente atualizar com uma frequência de pelo menos 3 vezes por semana. No seu tempo livre prepare posts para não ter o risco de abandonar o blog na semana de provas, por exemplo.

* Cuidado com o que você mostra da sua vida. Você não precisa expor tudo no blog e nas redes sociais. Lembre que uma vez que você publicou algo na internet, dificilmente vai conseguir “apagar”. Tem um vídeo muito interessante e bem feito que mostra isso. Clique aqui pra ver!

Seja atenciosa(o) com os leitores. Tente tirar as suas dúvidas e retribuir o carinho.

* Crie um e-mail pra contato profissional do blog. Assim fica mais fácil de se organizar e você não mistura assuntos do colégio com assuntos do blog.

 

Pessoal, um conselho especial que eu quero dar é que não criem o blog apenas pensando em ficar famosas(os) a ganhar dinheiro. O reconhecimento (tanto pessoal quanto financeiro) vem com o tempo e com a dedicação. Quando criei o A Series Of Serendipity o meu único objetivo era compartilhar minhas fotos (algo que faço com amor) e com o tempo ele foi crescendo e se tornando não só o meu hobby, mas também um trabalho :)

Espero que essas dicas tenham ajudado vocês! Obrigada pelo carinho, pessoal!

xoxo

ps: caso tenham mais dúvidas sobre o assunto, deixem nos comentários, que eu responderei em outro post!

Por

Melina

  1. Fran says:

    Mel a minha dúvida é: quando foi o momento que você percebeu que o blog deixou de ser um hobby e virou um trabalho? E você teve algum medo de “largar tudo” para investir nesse projeto?

    Beijos <3

  2. Adorei a postagem Mel *-*
    Falou tudo: DIFICILMENTE PODE SER DELETADO ALGO DA INTERNET. Tenho alguns flickrs de quando era mais novinha e não lembro senha/e-mail nem nada :( Ou seja, não tem como apagar… Isso me deixa bem triste!

    Enfim, ótimas dicas pra quem tá começando (como eu)

  3. Paulo Cirilo says:

    OI Mel, eu gostei muito desse post “esclareceu” algumas das minhas dúvidas. eu queria saber se esse “e-consulters” também serve para blogspot.com

  4. beatriz says:

    Super adorei suas dicas. Sempre tive vontade de ter um blog mas acho que não saberia manter ele e ter tantos assuntos legais para compartilhar. Por isso fico sendo só leitora, por enquanto. hihi ^^
    Achei bem legal você falar sobre o “seguindo, me segue também” acho isso uma coisa muito chata e parece que tem gente que não se toca. Também é legal a pessoa saber começar de baixo para cima, não é legal você ver um blog cheio de propagandas e divulgação e sentir que foi feito só para ganhar brindes e dinheiro.
    Também concordo que a aparência é bem válida o conteúdo é importante mas é importante que o blog ou site seja um “lugar” agradável.
    Aproveitando o comentário … seu blog é muito bonito com essas ilustrações fofinhas ali em cima. hihi *-*

  5. Ane says:

    Adorei as dicas, são coisas simples que as vezes deixam passar desapercebido.

  6. Ingrid A. says:

    Adorei as dicas e acho interessante voce ajudar a situar algumas meninas que querem montar blogs pra terem grana ou reconhecimento temporario.. ter um blog é tão legal pra conhecer pessoas, lugares..nem q seja por fotos como as vzes faço através das suas.. isso vem sido esquecido um pouco sabe tudo acaba virando “site” no fim das contas, perde a intimidade q o blog deve ter, a principio, pelo menos. :)

  7. Tom says:

    Embora seja bem feminista ..eu curto o estilo da Melina. Comecei por causa das fotografias, depois fui acompanhado e me interessando mais.

  8. Mariana says:

    A https://www.facebook.com/sicknesspurity faz layouts pra WordPress, Blogger. Super Baratinhos e lindos =)

  9. Maria says:

    Achei as dicas ótimas, as pessoas veem blogs bonitos e com conteúdo legal e já criam um achando que é fácil, e que terão reconhecimento em uma semana, mas quando veem que as coisas não são assim os abandonam por não terem paciência.

  10. Sara Ramos says:

    Amei… parabéns. Eu sempre tive o problema de não conseguir manter um blog. Mas como eu amo escrever e estou num momento em que isso é essencial para mim, resolvi tentar de novo… Torça por mim!

  11. Khézia says:

    Veio na hora que eu precisava.
    Então Mel, eu criei um blog para colocar tudo aquilo que me faz sorrir, sabe? Foi no começo do ano, bem antes de conhecer o seu blog e o da Bruna Vieira (sou leitora nova aqui rs). Só que assim Mel, eu gosto de preparar posts, eu me sinto bem. Talvez se eu não tivesse o ânimo de pesquisar antes de fazer os posts, não saberia 50% sobre moda, dieta, etc… Mas me responda: É ótimo quando a gente faz algo e ele é valorizado, não é mesmo? Por isso que as vezes fico tristes. Esses blogs de fotografia estão dando mais espaço e infelizmente as pessoas esquecem de blogs como o meu. Eu estou um pouco chateada, e estou pensando em excluir meu blog… Mas obrigada Mel, por tudo!

    • Melina says:

      Oi, chuchu! Concordo que é ruim fazer algo e não sentir que isso que fazemos com tanta dedicação é valorizado. Mas não concordo que os blogs de fotografia estejam tirando o espaço dos outros tipos de blogs. Na verdade eu acredito que o mundo (tanto real quanto virtual) é muito grande e há lugar pra todos.
      O reconhecimento do seu trabalho virá com o tempo. Se o blog te faz bem e está te ensinando coisas não tem motivo para você deletar, não é? Independente da quantidade de visitas e comentários, ele está te ajudando a aprender ;)
      Quando eu criei o flickr eu não tinha muitos comentários. Inclusive, algumas fotos não recebiam comentários, mas nem por isso eu pensei em parar de fotografar porque eu sabia que era algo que eu amava fazer e que me fazia bem <3

  12. Eruanne says:

    Amei!As vezes a gente fica tão perdida com essas coisas que é legal ter alguém com conhecimento que indique o caminho.
    Pra mim especificamente meio que caiu do céu, procurei muito esses dias alguém de confiança que fizesse templates personalizados de qualidade.
    Obrigada pelas ótimas dicas <3

  13. Eu sei que já comentei aqui mas vim só pra avisar que fiz uma postagem no meu blog falando de 5 Flickrs que gosto, admiro e o seu está entre eles *-*
    Se puder dar uma olhadinha, ficarei feliz!
    http://www.meigaaocontrario.com/2012/09/5-things-flickrs.html

    E poxa, eu sei que você acabou de falar acima que é chato isso, pedir pra visitar blog. Mas eu não iria te pedir se não tivesse falado de você… De qualquer forma, visite se sentir vontade ok? Um beijo e fica com Deus.

  14. Claudia Hi says:

    Mel esse post caiu do céu pra mim! Pois estou criando meu blog e estou em busca de dicas por todos os lugares! Obrigada querida!

  15. Achei super válido esse post. E, tenho certeza de que irá contribuir muito para os leitores que estão na dúvida se fazem ou não um blog. Parabéns!

  16. Que legal, Mel. Muito boas tuas dicas, explicou de maneira clara e bem organizada.
    Eu já pensei em criar domínio próprio para o meu blog, mas não sei…Quem sabe mais pra frente.

    O Spock tá muito fofo, com um ar de ‘vou dar dicas também’.. Espero conhecê-lo na próxima
    Beijoss
    :)

  17. elsa says:

    Adorei…
    Eu tenho um…nao atualizo sempre mas tenho pena porque desejava ter mais tempo para ele…
    Mas adoro.o e ja me ajudou imenso em várias situaçoes… é bom :)
    Beijinho Mel
    (Aguardo a tua resposta quanto ao livro da escitora Pimenta)

  18. Patty K says:

    Ótimas dicas, Mel! O nome do meu blog também não é nada prático e fácil, é Nocturne in the Moonlight. Mas resolvi isso criando um apelido pra ele: Nocmoon. :D

    Comecei no blogspot; acho que ele é o que tem interface mais amigável pra quem está começando. Depois, quando comprei domínio, migrei pro wordpress. Dizem que ele é mais “sério”. Não sei, gosto dos dois. Ainda tenho outro blog mais simples no blogspot. O bom é que tem uma ferramenta que redireciona todos os posts que estão no blogspot pro domínio novo!

    Ter um blog é fácil, manter é que é difícil. É uma coisa que requer dedicação pra atualizar e gerar bom conteúdo! Mas com certeza vale a pena sempre que alguém comenta que gostou ou que seu blog ajudou de alguma forma ❤

  19. Andréa says:

    Oi Mel, gostei muito do post (pra variar, rs), são dicas muito boas pra quem está começando.
    Principalmente a parte do reconhecimento, eu, por exemplo, criei o meu blog apenas para compartilhar as coisas que eu gosto, ele é bem flopadinho mas mesmo assim estou feliz com ele.
    Beijos.

  20. Thaís Terra says:

    Oi Mel!
    O post ficou muito bom! Super bem escrito e esclarecedor.
    Estou a mais ou menos dois meses no projeto para fazer meu blog e tenho lido este tipo de texto.
    O que me motivou a criar o blog e o tema principal dele é contar “Minha Vida ao lado de Theo”…meu cachorro da raça beagle…
    Gostaria muito de um dia poder escrever um livro sobre o tema…mas confesso que fiquei muito feliz com a idéia do blog…

    Um grande abraço!

  21. Jucyy Valiati says:

    Super adorei as suas Dicas,
    Conheci o seu blog pela Tia Carla, depois que ela publicou no face sobre o seu blog… Vim olha e adorei …hehehe agora sempre olho ele …
    Parabéns seu Blog ele é Lindoo…
    Bejinhoos!

  22. Luini Jimenez says:

    Obrigada pela dica. To querendo muito criar um blog, mas confesso que tenho um pouco de receio, hahahaha.
    Mas ja estou procurando parcerias, para me ajudarem no blog, até pq começarei a faculdade e quase não terei tempo. Ja tenho muitas ideias na minha mente, e ja vou começar a criar as matérias que publicarei para deixar tudo certinho.

    Ah e sou apaixonada pelo seu blog, ele é super fofo, e como você falou de aparência, uma das coisas que mais me cativou a ler todo o seus conteúdos, foi a aparência dele, pois é tudo muito harmonioso, caprichoso, e fica digamos, mais aconchegante, hahaha Parabéns!

  23. ah, adorei as dicas melinda. tem que haver força de vontade e paciência, para manter um blog. por isso, te admiro muito. você é uma excelente pessoa *-*
    http://eighteensoon.blogspot.com.br/

  24. Naa says:

    Super completo Mel. Criei meu blog a pouco tempo e pode ter certeza de que o post me ajudou a esclarecer muitas dúvidas, além de alertar sobre algumas outras coisinhas.
    Bjos

  25. Lívia says:

    Muito bom, Mel! Eu ainda estou amadurecendo a ideia do meu blog, por alguns motivos: organização do meu tempo, falta de criatividade e pq tbm eu gostaria de dominar mais as coisas sobre as quais quero falar. Gosto muito de falar e conhecer gente nova ^^
    Parabéns pelo post! Abraços

  26. Adorei as dicas, eu já praticava a maioria delas mas todas me informaram bastante, espero melhorar bastante o meu blog agora :)

  27. Andressa says:

    Adorei as dicas! Minha amiga quer criar um blog de textos por que ela escreve muito bem, vou mandar para ela dar uma olhada =)

  28. Alexia says:

    Conselhos ótimos pra quem tá começando(tipo eu) meel ,*-*

  29. Khézia says:

    Obrigada Mel… Acho que era isso que deveria ”ler”. Obrigada.

  30. Alexia says:

    Aliás Mel, tenho uma categoria no meu blog chamada ensaio fotográfico. A primeira entrevistada eu queria que fosse você, porque admiro muito sua maneira de fotografar. Se você aceitar, mande uma email pra contatoensaio@live.com. Obrigade desde já mel :)

  31. Layni says:

    Oi Mel!Gostei MUITO da sua postagem.Acho que tenho uma certa facilidade para criar posts para meu blog.No inicio eram curtinhos,sem muito conteúdo mais fui pegando a prática.Meu blog é fechado só para mim.Fiz assim porque minha mãe achava uma responsabilidade grande manter um blog atualizado.Além disso tinha e ainda tenho um certo receio com aqueles comentários maldosos e de gente mal educada.Detesto palavrões e vejo na internet comentários desse tipo também.Já pensei em abrir para o público,mais não daria para ter uma obrigação assim agora(chamo obrigação porque você tem que ter um compromisso com as pessoas,mais faço meus posts com amor).Além disso,acho muito chato quando entro em um blog e vejo que está sem postagem nova a mais de 3-4 dias.No fim,se você não for responsável,mesmo tendo conquistado seguidores você acaba perdendo o sucesso do seu blog.Mais esse não é o caso do seu blog,que está lindo,bem atualizado e amo acompanhá-lo todos os dias.De qualquer jeito,eu acabo aprendendo muito e me sinto super bem postando.Faço como se eu tivesse um blog cheio de seguidoras.Assim eu aprendi sobre moda,saúde,beleza,fotografia,D.I.Y…Eu pesquiso muito e isso me ajudou bastante a crescer em conhecimento.Sabe,Mel,lendo agora seu post e seus comentários percebi,que mesmo meu blog sendo fechado(gosto dele assim)ele me ajudou muito!É isso,Mel!Desculpa o comentário longo.Fica com Deus!

  32. Ah Mel, você nunca deixar de ser simpática né? Fico feliz que olhou *-*
    Um beijo, com Deus!

  33. Muito legal o post, pin, ótimas dicas pra quem quer começar um blog e até para quem já tem e quer dar uma melhorada nele! Se eu fosse me aventurar a fazer um com toda certeza aplicaria tudo isso aqui no meu! Você abordou com clareza cada tópico.

    Ah, amei a foto de abertura….o Spock, que está muito leãozinho hahahahaa, sempre rouba a cena e é um companheirão!!!! ❤ …e a última foto do quarto está bem delicada e tipo sonho, adorei!

    Beijinhos no coração

  34. Vitória says:

    Meeeeel, eu queria pedir, por favor, para você votar em mim no concurso da Zaxy. Não demora quase nada e é muito importante pra mim, por favor? Siga as instruções deste post para me ajudar http://www.leonapoet.com/2012/09/minha-semana-de-moda-zaxy.html se você puder divulgar em um tweet vou ficar bem feliz. Obrigada.

  35. Dicas de ouro Mel! Tenho um blog e pra mim, a gente deve falar sobre o que gosta e entende de forma original, é muito legal interagir com outras pessoas em um lugar só seu :) Se você fizer de coração o reconhecimento vem com o tempo não é?
    Beijinhos,
    Maitê

  36. Gostei muito das dicas Mel.
    São dúvidas que eu tenho, e as vezes tenho vergonha de perguntar.
    Não sei se você lembra, mas eu já disse uma vez, que o motivo de eu ter um blog é você, você que me inspirou.

    beijos chuchu

  37. Oi,Mel!
    Acabei de ver o seu vídeo no youtube e achei o seu jeito realmente muito bonitinho e encantador. Sem essa de esperar voz meiguinha ou algo do tipo. Sempre acho mais bonito meninas com a voz mais grave um pouco.

    Invejo o seu rosto.É muito bonito mesmo!*-* Sofro por ter olheiras e odeio o tamanho e formato dos meus olhos. >_<
    Enfim…
    Vou terminar de ler as dicas de como fazer um blog. Eu fiz um,mas o meu é algo extremamente pessoal,nem sei se um dia nessa vida conseguirei escrever algo que interesse a mais alguém. Beijocas!^.^/

  38. Duda says:

    Oi Mel, adorei o post me ajudou muito. Eu mesma já troquei de modelos de fotos 3 vezes no meu blog mais acho que agora está permanente. No eu blog estou construindo um post sobre a Gemma Correll que conheci aqui no seu blog, mais vou dar os créditos, porque depois fica chato para o próprio blogueiro mesmo. Já vi vários blogs copiando seu conteúdo e pedi para colocarem a fonte, pois o trabalho é seu você que pensou e construiu tudo direitinho e depois eles copiam, isso chega a ser falta de educação. E concordo com você o espaço da fotografia não está “desvalorizando” os outros e isso vai por cada pessoa, por exemplo você faz um ótimo trabalho com uma câmera na mão, tem gente que não consegue e acho que o mundo é bem grande para caber todos os assuntos e blogs, basta ter conteúdo para ser valorizado tanto quanto qualquer outro. O meu blog não tem muitos acessos, mas eu gosto de postar minhas fotos, meus momentos, lá é aonde eu posso compartilhar coisas novas, descobrir novas coisas, conhecer várias pessoas, então eu não me importo porque em uma hora ou em outra as pessoas vão começar a descobri-lo. Eu queria fazer parceria com você mais isso já é outra coisa, como dizem “amigos, amigos negócios a parte”. As vezes eu penso “Ninguém visita o meu blog, para que vou continuar postando ?” mais de uma forma ou de outra o blog me ajudou muito. E eu conheci pessoas que gostam das mesmas coisas que pois as minhas amigas não-virtuais são legais e tudo mais sabe, elas não gostam dos mesmos cantores que eu e além de tudo para me deixarem mais deprimida elas menosprezam eles, não sei nem se são amigas de verdade. Então o blog é um lugar que é meu, que eu posso escrever o que eu quiser ! Por isso hoje tenho um blog pessoal que nem o seu e falo bastante de você lá pois foi no seu blog que me veio a vontade de criar um, foram as suas palavras que me deram forças para não ligar para o que os outros pensam, o que importa é que me faz bem ! Nossa acho que depois de tudo isso vou fazer um post falando para as pessoas visitarem aqui para lerem um pouco seu blog ! E se quiser o post da Gemma C. vai sair fresquinho daqui a pouco ;) se sentir-se a vontade vou gostar da sua presença lá (www.expressopraduas.blogspot.com). Ah e Mel vou te mandar um e-mail vê se consegue me responder ?!
    OBS: desculpe pelo comentário grande, é que as vezes me empolgo :~
    xoxo

  39. Polly says:

    Queria muito fazer um blog literario sabe, porque sou uma leitora compulsiva, mas tenho um pouco de medo do blog não ser reconhecido, sei la, ainda fico um pouca apreensiva. Seu post ajudou a esclarecer algumas duvidas, obrigada Mel, por tudo, vc não sabe como me sinto bem lendo seus posts e vendo suas fotos, vc me passa tanta tranquilidade, alegria, vc me inspira. Bjinhos…

  40. Laís says:

    Mel! Usei algumas de suas fotos pro meu trabalho de Literatura… fotos suas com livros. Nenhuma delas aparece seu rosto e coloquei os créditos das fotos no final! Tudo bem? :) se não, eu tiro! Beijinhos

  41. Déborah says:

    amei o post Mel me ajudou muito, pois tenho um blog e me deu dicas legais para conseguir melhora-ló

  42. Cris says:

    Seu blog é apaixonante! Desde que descobri, sempre dou uma passadinha aqui :D

    Criei um blog faz pouco tempo e vou utilizar suas dicas :D

    beijos

  43. Lores Vieira says:

    Pois é, a cada dia surgem blogs e mais blogs que tem como único objetivo alcançar “fama” e ganhar dinheiro. É óbvio que gostamos de ser reconhecidos, afinal, ter um blog não é fácil não precisa de muita dedicação! Mas, fazemos com amor <3
    ADOREI as dicas Mel, o post foi objetivo e super completo!

  44. Luíza says:

    Ah, como eu queria ter meu blog! Já fiz umas tentativas de planejamento e tal, mas nunca encontro nome, layout, publico alvo e temas específicos pra ele. O meu maior problema é q eu acho que nao terei tempo para me dedicar, e tenho medo de me dedicar demais a ele e me prejudicar nos estudos. É tão complicado tomar aquela coragem pra começar…

  45. Atonrei as dicas Melina, você é super atenciosa com as leitoras, acho que isso é uma coisa que vai vindo com o tempo também, no caso você já está craque nisso, a minha loja virtual já veio com um blog então decidi mexer nele e realmente dá trabalho e você precisa dedicar um tempo para isso. Ainda não estou bem situada nessa nova rotina, mas por enquanto optei por não ficar postando apenas looks que estão na moda, cores da estação e etc, quero mesclar coisas que eu gosto de fazer, coisas que já fiz e claro coisas da minha marca. Por exemplo eu amo fazer bolos e doces, então estou preparando posts com receitas, também estou postando detalhes de decoração enfim, acho que falar só de moda é uma coisa que já está saturada, porém não sei se misturar muito os assuntos acaba sendo ruim, oque você acha? beijinhos =*

  46. Mel adorei esse post!! Parabéns pelo trabalho!! Não fico um dia sem entrar aqui!!! rs beijooo

  47. Dani Danczuk says:

    Oi Mel, obrigada pelo link no post ;)

    Se interessar, no meu blog tem um post falando a respeito de como criar um blog http://blog.difluir.com/2010/05/quero-um-blog-como-faco/ e um outro sobre a diferença entre WordPress.com e WordPress.org http://blog.difluir.com/2012/09/wordpress-org-x-wordpress-com/

    ;)

  48. Khézia says:

    Mel, o spock está gigante na foto! Ele é assim? Ou é impressão minha? eu pensava que ele era um pouco maior do que a tela do macbook pro… :O!

  49. thamine says:

    mel, adoro esses posts com dicas (: tinha um blog, mas hoje não tenho mais vontade de criar um e nem inspiração.
    Mas eu queria saber se tu podia fazer um post falando sobre vestibulares, já que vou prestar um daqui alguns meses. Tu chegou a fazer quantos? eu ia gostar muito se tu pudesse dar dicas (:

  50. Eu tenho vontade de morder esse Spock, ele é muito lindo *_* Para quem ama cães… http://www.caodelia.wordpress.com

  51. Faah Santos says:

    Mel adorei as dicas, você podia dar umas dicas de tirar fotos sei lá, igual as que você tira, para quem tem blog de fotos.

  52. Julia says:

    o Spock tá parecendo ser gigante! hahaha coisa mais fofa

  53. Priscilla says:

    Esse post veio exatamente na hora que eu estava precisando! Amo escrever (pra mim mesma) e tenho um monte de textos que adoro. Faz um tempo que venho pensando em criar um blog pra postá-los mas só essa semana resolvi “tirar do papel”, haha. Esse post além de me ajudar me encorajou ainda mais a criar.
    Gostei muito das dicas. Tb concordo com esse lance do “me segue que eu te sigo”, acho muito chato. Deve ser muito ruim saber que alguém só te segue para ser seguido de volta.

  54. Nizer says:

    Estou muito encantada com este post
    Serviu pra mim também,apesar de já ter um blog,eu amei e posso melhorá-lo ainda mais né ♥
    São dicas maravilhosas,para levar pra vida toda e não esquecer
    Você citou coisas muito importantes mesmo!
    Beijinhos,flor

  55. Renata Gomes says:

    Como voce fez para colocar os links de suas redes sociais quadradinhos?

  56. Amei as dicas, vou aderir no meu blog e no meu dia-a-dia, meu blog vai ficar ainda mais legal, e os post também.

  57. beatriz says:

    Melina, você pode tirar uma dúvida minha?

    Você prefere qual plataforma? Blogspot ou wordpress para criar um blog? Eu tenho vontade de criar um blog mas a minha dúvida é essa … não sei em qual plataforma criar.

  58. O seu blog é o unico que eu olho todos os dias, fiz o meu blog tem dois meses e sempre procuro essas dicas, nem preciso dizer que pirei quando vi que você fez um post assim né? As vezes fico meio desanimada por ver que o meu blog quase não recebe visita, ai vejo que os blogs mais famosos já tem anos de duração. Vou ter um pouco mais de paciência e escrever lá pelo motivo que eu fiz ele, pra escrever coisas para mim, e se alguém ler e gostar eu ficarei feliz. http://odeiococacola.wordpress.com

  59. Gabriela says:

    Amei as dicas *-* Tenho um blog de nail art e acredito estar fazendo tudo direitinho. Preciso divulgar mais somente :) Beijos!

  60. Admin says:

    Mel, oq eu quero saber, em q site eu entro para fazer o meu blog?

  61. Admin says:

    Obrigada Mel! Outra perguntinha, qual melhor tema para se escrever num blog? Eu pensei em moda, mas ja tem tantos! Vc pode me ajudar? Obrigada!

    Ps:Eu amo o seu blog! Entro todos os dias! Sou leitora nata!

  62. Admin says:

    Mel! Suas dicas me ajudaram muito! Fiz um blog que me deixou muito satisfeita! E devo tudo a vc!

  63. says:

    Ah, adorei o post!! =) Me tirou algumas dúvidas que eu tinha em relação á esse assunto. As dicas são muito úteis. Obrigada Mel, me ajudou muito. Beijocas.

  64. Dxty says:

    Eu achava que seu blog era do blogger?
    Também ja fiz um post com dicas para escolher o nome do blog, tem até links para geradores de nomes, talvez ajude alguém: http://www.sorrisonafoto.com.br/2012/05/nomes-para-blogs-como-escolher.html

  65. Lenora says:

    Mel, o que vocês acha que não pode faltar na aparência de um blog hoje em dia?

  66. Nicolle says:

    Dicas práticas e intuitivas, mas que sempre devem ser lembradas! :)

    Amei a foto do post *o*

  67. Lia Aguilar says:

    Oi Mel! Me deixa eu te perguntar, não sei se você vai querer responder! Mais quanto você paga por mês/ano pela hospedagem no e-consulters mais ou menos? Obrigada ♥

  68. Olá, Mel :)
    Gostei muito do seu post. Não sou novata no “mundo dos blogs”, mas já tive muitos… Meu blog atual está durando mais, já que to aprendendo a deixar de lado a falta de reconhecimento, apesar de que as vezes ela desanima muito…
    É bastante chato quando isso acontece. Por exemplo: meus posts são variados, mas costumam ir de análises e críticas de livros e filmes até tutoriais de coisas feitas à mão, só que geralmente essas coisas não repercutem muito. Aí recentemente decidi pintar meu cabelo de uma cor fantasia e estou postando todo o processo no blog, e justamente um post assim, de algo que não é lá minha praia, chamou muita atenção. Isso chateia às vezes =/
    De certa forma, os anos de blogs que tenho na bagagem me ajudam a lidar com isso.

    Enfim, espero que mais pessoas se sintam inspiradas para criar seus próprios blogs, e que elas saibam lidar com épocas de falta de público ^^
    Abraço, Mel :)

  69. Oi, Mel, amei o post, mas por favor dá mais dicar de como criar o Mídia kit. Meu blog já está com 4 meses e já vamos comprar um domínio e hospedagem. Então, gostaria de saber um pouco mais do midia kit para me ajudar a ganhar um dinheiro com o que eu faço. Mil beijos (:

  70. Hidaiana Rosa says:

    Adorei esse post. As dicas são ótimas. O Tanlup publicou uma postagem bem bacana sobre como montar o kit de divulgação. Acho bem interessante as dicas e dá para adaptar e criar o press kit de blogs também. Recomendo: http://blog.tanlup.com/dicas-de-sucesso-como-montar-o-kit-de-divulgacao-da-sua-loja/

  71. Lu says:

    Eu estou a dias pensando em criar um blog, criei um no wordpress mas não gostei muito acho que vou criar no blogger pq tá pra customizar melhor, né?
    Eu sei que é difícil ter conhecimento, eu tenho até algumas ideias em mente, mas eu queria montar meu blog já com alguns posts e algumas categorias legal pra dps começar a divulgar, o que você acha Mel? E também eu não quero divulgar por agora, porque o meu objetivo lá é mostrar algumas coisas que vão acontecer na minha vida e que acontece na de todos, praticamente, e essas coisas ainda não aconteceram.. confuso né?

  72. Oiie Amei seu blog : só queria saber como você fez o O Tema do seu blog ele e muuito lindo e o papel de parede e um fofinho vc que fez ?? Como?/

  73. Priscila says:

    Olá estou aqui para dar uma sugestão de subdomínios grátis sem propagandas, estou falando do http://www.frev.eu e http://www.fun9.in muito bom!

  74. Kelly says:

    Adorei o post!Estou querendo criar um blog e isso me ajudou muito.Mas tenho não exatamente uma dúvida,uma pergunta…Qual editor de fotos você usa?

  75. Muito bom, Mel. Muito bom mesmo! Mas será que você poderia fazer um post (quem sabe um vídeo?) nos ensinando como fazer um mídia kit? Obrigada :)

  76. Nath says:

    Oii mel, adorei o post, tenho pensado já faz um tempo em criar um blog para os textos que eu escrevo, e tal, mas tenho receio de não “ser aceita” porque tenho 13 anos, você acha que isso pode acontecer?
    Beijos e obrigada (:

  77. Oii Mel, são ótimas dicas para quem quer começar um blog…
    Uma perguntinha, sempre quando vou fazer um post e pego suas fotos coloco os créditos no post… Tudo bem pra você? Ou se você não gosta que peguem suas fotos mesmo com os créditos eu tiro…

    Beijos, Gii♥

  78. Nanee says:

    Oi Mel, tudo bom fofa? :3
    Adorei o post e as dicas, me tirou bastante das minhas dúvidas. Você conhece alguém que faz encomenda de layout de graça? Beijos flor.

  79. Midria says:

    Oi Mel :) Estou pensando em voltar com meu blog nas próximas semanas, o que está faltando é o layout, mas vou pagar alguém porque sou uma negação nisso. Mesmo já tendo uma experiência anterior com blog e tudo mais as suas dicas me ajudaram bastante ♥ Em relação a postar sobre assuntos comuns na blogosfera, mas a sua maneira, eu não tenho do que descordar. Vou adotar essa fórmula pro meu blog e outras mais. Beijos.

  80. Elisa Mello says:

    Nossa, superdicas amei!
    Estou a algum tempo com meu blog mas, não consigo achar um nome, scorrooo! Huahua
    Vou seguir suas orientações deste post, achei muito boas, inclusive fazer um papel com todos os nomes vierem a cabeça! hihi
    :*

  81. Adorei suas dicas, eu fiz um blog, já faz um tempo, e o que eu escolhi foi falar sobre as coisas que eu gosto (filosofia, pedagogia, educação, livros e etc.), e que fazem parte da minha vida.
    Se vai ou não fazer sucesso? Não penso nisso, faço por prazer, faço porque gosto. Acredito ser o ingrediente principal.
    BJus. <3

  82. Ana says:

    Ótimas dicas, Mel! Principalmente essa de não comentar só pedindo comentário de volta. Isso é o que me deixa mais irritada, sabe? Ainda mais quando tá na cara que a pessoa copiou e colou o comentário, sem se dirigir diretamente ao blogueiro e sequer comentar o assunto do post. Não pega bem, né? Foi o que você disse: a audiência vai crescendo aos poucos, se você faz o blog com carinho e sem interesse. É natural! Parabéns pelo teu blog lindo! :)

  83. é so que eu queri fazer o meu bolg na sacer como se faz ta…..beijoooooooos
    vamos logo al assunto ta porque voces sao muitos inrresponsaveis.
    ta ve se comecaa dar dicas direito ta bom …thau…………beijoooooos………..nubia duarte dos santos

  84. Rosana e Sofia says:

    Oi de novo
    Melina , houve pessoas que escreveram tolices , disparates e absurdos ? Já encontrei isso no Youtube , um vídeo sobre My Little Pony em que falaram bobagens dos pôneis . Oque esse pessoal tem contra pôneis , amizade , magia ou essas coisas fofas ? Prefiro pessoas como você , que são sinceras , mágicas e gostam de fazer amigos novos .
    Obrigada por ser quem você é .
    Até logo

  85. Livia says:

    Oii mel.
    Adoro seu blog,gostaria de criar um.quantos anos você acha o ideal para começar?
    Ps:tenho 14 anos e tenho uma noção do que pode ou não publicar na internet ;)

  86. joicy recco says:

    Mel tenho uma duvida. Vc começou a hospedar seu blog em outra plataforma certo? Você paga por ele é por mês né? Mas para editar os post, paginas do blog é layout que plataforma vc usa? Tipo eu ate hoje não consigo entender. Você usa wordpress mas hospeda seu blog em outro site, tem como explicar melhor. Beijos amor <3


Deixe seu comentário