Everything Else

O Fantástico (e Estranho) Mundo de Wes Anderson

18.10.2012

(foto: reprodução)

Hey! Iniciando os trabalhos, resolvi começar aqui falando de Wes Anderson. Quem? Cineasta, roteirista, ator e produtor de longas, curtas metragens e comerciais. Mas o que difere esse menino travesso da sétima arte de tantos outros e o que me leva a estar aqui escrevendo sobre ele?

Bom, dois são os motivos. O primeiro, é que os 4 filmes dele que eu vi, fiquei completamente apaixonado. Seja pela estética, roteiro, fotografia, desenho de personagens e personalidades, escolha de elenco, trilha sonora e direção desse rapaz texano de 43 anos.

Manias? Sim, de repetir atores em seus filmes, como Bill Murray, Angelica Houston, Owen Wilson, Jason Schwartzman. Outro fato recorrente é repetir personagens inseridos no universo familiar e que sejam desajustados, ou seja, verdadeiros outsiders tomam conta de seus filmes, seja como crises hilariantes de uma família inteira e suas crises tragicômicas (em “Os Excêntricos Tenenbaums”), irmãos em uma trip alucinada pela Índia para quebrar barreiras entre si (em “Viagem à Darjeeling”), um grupo de expedição marítima que conta com os mais diferentes e exóticos tipos, inclusive o Seu Jorge (sim! O Seu Jorge, o cantor! Ainda interpretando ao longo do filme em voz e violão versões brasileiras de músicas do David Bowie!), em “A Vida Marítima com Steve Zissou” e “O Fantástico Sr. Raposo”, um desenho animado que foca numa família de raposas com o patriarca-raposo em crise ao ter prometido à esposa que deixaria a vida de roubo de galinhas, tornando-se um respeitável colunista de jornal (!) até que próximo a sua casa descobre haver uma fazenda cheia de galinhas e aí…

O segundo motivo é que estreou sexta passada o novo filme dele no Brasil! Se eu já vi? Bom, ainda não mas estou ansiosíssimo e não deixarei de passar desse fim de semana. Chama-se “Moonrise Kingdom” e é repleto de estrelas como Bruce Willis, Jason Schwartzman, Edward Norton, Bill Murray, Frances McDormand e Harvey Keitel. O filme passa nos anos 60 na Inglaterra, onde os pequenos Sam e Suzy sentem-se deslocados no mundo (olha aí o tema). Após se conhecerem e muitas cartas depois (anos 60, sem internet, celular, certo?), eles resolvem fugir juntos. Enquanto isso, os pais de Suzy (Bill Murray e Frances McDormand), o capitão Sharp (Bruce Willis) e o escoteiro-chefe Ward (Edward Norton) vão em busca dos dois fujões.

Podem dizer que ele se repete ou que pouco muda de estilo de filme para filme. Mas com certeza é um dos meus diretores favoritos da atualidade e acho imprescindível ver seus filmes e apreciar a quantidade de personagens excêntricos, hilários e rir e chorar ao se identificar com os mais diversos tipos que ele trabalha em seus filmes, que ao mesmo tempo são muito acessíveis e apaixonantes para qualquer idade. Isso sem falar das músicas de seus filmes, recheadas do melhor do pop e rock, dando sempre aquela vontadezinha de ir atrás das trilhas sonoras após assistí-los.

Por fim, me despeço de vocês anunciando que ano que vem já está em seus projetos começar a filmagem de “The Grand Budapest Hotel”, que terá em seu elenco o ator mais popularmente conhecido por papeis estranhos e tipos excêntricos – e queridos-. Depp, Johnny Depp, senhoras e senhores. E há boatos que o elenco estelar ainda terá Owen Wilson, Jude Law, Jeff Goldblum, Adrien Brody e Willem Dafoe. Quem aposta que será outro acerto do senhor Wes Anderson?

Enfim, espero que curtam, se apaixonem e se envolvam com os filmes, histórias e personagens tanto quanto eu. Beijos e até quinta que vem!

Obs: seguem os trailers abaixo, como petiscos e aperitivos.

Os Excêntricos Tenenbaums:

Viagem a Darjeeling:

A Vida Marítima com Steve Zissou:

O Fantástico Sr. Raposo:

Moonrise Kingdom:

Por

Daniel

  1. Adorei o post, Daniel…e já coloqueio filmes na minha lista!!!

    Você escreve de um modo muito legal, além de correto consegue contagiar a gente com o seu entusiasmo, conhecimento e argumentos!

    Depois te digo o que achei dos filmes que indicou!Fiquei bem ansiosa pra ver “The Grand Budapest Hotel”, sou superfã de Johnny Depp e o elenco é de peso, hein?! ainda vai demorar mas com certeza vai ser um sucesso!

    Beijinhos e que venham mais posts como esse!

  2. Luiza Brando says:

    Gente, todos esses filmes são do mesmo diretor e eu não sabia! Amo “Viagem à Darjeeling” e gostei bastante de “A Vida Marítima com Steve Zissou”. Os outros dois eu ainda não vi, mas constam na minha listinha de filmes que quero muito assistir. Fui ver “Moonrise Kingdom” hoje e adorei, as músicas são realmente ótimas, mas vou ter que ver de novo porque a minha mãe meio que não parou de comentar o filme e me desconcentrava toda hora.

  3. Lulu says:

    Que viciadinho! Hahah
    Não é a toa que já me fez ver três filmes dele em apenas 5 meses – e adorei todos tá!
    Pode deixar que esse final de semana estaremos lá vendo moonrise (ainda vou descobrir com o gerente do cinema como faço pra arranjar aquele pôster lindo <3)

    Parabéns pelo primeiro texto, amor!
    Beijos

    P.S.: depois descobre com a melina como faz pra qualquer um comentar no blog! Nunca consigo comentar no seu!

  4. Thaís says:

    adoreeeei, Daniel!
    Não assisti nenhum desses filmes… estava com vontade de ver moonrise kingdom, agora quero ver todos :}

  5. ah, assisti os três primeiros, e adorei. vou correr pra assistir esses outros. beijos, melinda! *-*

    http://eighteensoon.blogspot.com.br/

  6. JULIANA says:

    AMO Wes Anderson! E Moonrise Kingdom é lindo demais…. amo todos os filmes, mas esse último supera na fofice :) ASSISTAM!!!

  7. Ingrid says:

    Amei o trailer de Moonrise Kingdom, quero assistir já! Vou atrás da filmografia desse moço, adorei as escolhas de elenco dele hahaha

  8. Adorei, estava mesmo precisando de uma boa indicação :D

  9. O enquadramento e a fotografia de “Moonrise Kingdom”:::: ❤

  10. Faby Tsukino says:

    The Life Aquatic ♥ amo esse filme e amo o Bill Murray!
    *-* adorei as indicações, vou colocar na minha lista de filmes. Amei o modo como você escreve! BEIJINHO ^^y

  11. Patricia says:

    Também sou mais uma das que não sabia que esses filmes eram todos do mesmo diretor.

    Só tinha visto o Fantastic Mr Fox, e hoje fui ver Moonrise Kingdom. Adorei os dois, e eles tem em comum o fato de serem meio loucos, meio estranhos, mas ainda assim encantadores, e divertidos.

    Parabéns pelo post! Vou ficar de olho nos próximos.

  12. […] Moonrise Kingdom (Moonrise Kingdom): Finalmente estreiou o novo filme do Wes Anderson aqui em Curitiba. A história se passa na década de 60 e o que mais me encantou no filme é que […]

  13. Then you will notice it everywhere, merely simply because individuals
    are genuinely receptive when you exude the Tao Of Badass.


Deixe seu comentário