abertura
Books

uma real leitora (alan bennett)

9.11.2012

A primeira vez que mostrei o livro Uma real leitora aqui no blog foi no post de new stuff de outubro. Por ser um livro fininho (111 páginas) resolvi colocar ele na frente em minha lista de leitura.

Uma real leitora é um romance do britânico Alan Bennett que se passa na Inglaterra e tem como protagonista ninguém menos que a Rainha. Um belo dia ela escuta um de seus cachorros latindo animadamente e vai até a varanda do palácio para verificar o que está acontecendo. É nessa hora que percebe que o que está fazendo seu cachorro latir é um furgão estacionado ali. Curiosa, decide verificar o que é e se desculpar pelo latido dos cachorros. Para sua surpresa, aquele furgão é uma biblioteca itinerante de Westminster e, a partir desse momento, nasce uma grande paixão pela leitura na Rainha. Ao longo do livro, o autor mostra como esse súbito interesse dela pela leitura começa a provocar incômodo nos outros que estão a sua volta e como a leitura torna a Rainha mais sensível (achei isso lindo, pois ela começou a perceber as pessoas de uma forma diferente, mais humana).

Uma parte que me identifiquei muito é quando o a Rainha percebe o quanto a paixão pela leitura muda as nossas vidas. As atividades que antes fazíamos sem reclamar, tornam-se chatas, pois passamos a vê-las como “ladras do nosso tempo de leitura”. Pelo menos é assim comigo desde que despertei essa paixão em mim. Várias vezes fico chateada por ter que parar minha leitura pra fazer algo que antes eu não me importava (e até gostava) de fazer.

A leitura do livro é bem tranquila, mas por algum motivo não me prendeu tanto quanto eu gostaria. Achei que fosse me empolgar a ponto de terminar no mesmo dia, mas acabei me enrolando um pouquinho mais.

Agora vou falar um pouquinho dos aspectos físicos e gráficos. O livro foi publicado em 2008 pela Editora Record. A capa chamou a minha atenção, pois gostei muito do tom do azul usado e da ilustração (combina muito com a história). As páginas são amareladas e tanto a fonte quanto o espaçamento e a margem são ótimos!

Como de costume, tirei algumas fotos “temáticas” com o livro:

E aí, alguém já leu? O que achou?

Quem quiser me acompanhar pelo skoob é só clicar aqui!

xoxo

Por

Melina

  1. Niih; says:

    Ai, como eu gosto dessa categoria sendo atualizada com essa frequência toda <3 Fiquei curiosa pra ler.

  2. Duda says:

    Amei, quero comprar esse livro ! Já vou acrescentar na minha lista de Natal. Mel faz um post com presentes de Natal que você quer ganhar, tipo uma lista de Natal ? xoxo

  3. Adorei a resenha e me interessei pelo livro, achei a história bem interessante e sou testemunha como a leitura acaba mesmo absorvendo o nosso tempo…ler é muito mágico! :)

    E cá entre nós, confesso que tem horas que sinto muita vontade de esconder o livro que você está lendo pra conseguir um pouco mais da sua atenção hahahaha

    Fotos lindas como sempre, adorei todas!

    Mil beijinhos no coração

  4. Mariana Lays says:

    Nossa Mel que linda história dá até vontade de correr para comprar . Beijo Ameeeeei <3

  5. cynthia says:

    sabe Mel,
    to lendo um livro esses dias e ele me lembrou você de alguma forma, é um romance bem diferente de tudo que eu já li. Envolve uma princesa, a Língua Portuguesa, cujo o reino chamava Palavras Livres, seu rei era o Latina Vulgar, e teve o posto usurpado pelo Verbo, e o reino passou a se chamar Palavras Contadas. A Língua Portuguesa, é aprisionada em uma torre, onde o Tom Coloquial vai resgata-la – com a ajuda das Gírias, Pleonasmo, Barbarisco, Palavrão… – ele logo se apaixona pela beleza da princesa e juntos ele vão em busca de salvar o reino de Palavras Contadas.

    É a coisa mais fofa desse mundo, sério, além de super bem humorado.
    É de um altor brasileiro o Juva Batella, o nome do livro é: A Língua de Fora.
    Vale super a pena conferir :D:D

  6. Hahaha, nossa, que demais! E na última foto que tem aquele “porra” ali no livro? Eita! D: hahuahuah

    Vou ver se tem pra comprar por aqui, espero que sim. Suas indicações sempre são ótimas, Mel. <3

  7. Lucas says:

    Oi, Mel! já leu ensaio sobre a cegueira, cem anos de solidão, a insustentavel leveza do ser ou morro dos ventos uivantes? sao os preferidos, ia ser legal se vc fizesse resenha! beijão!

  8. Me interessei por esse livro, parece legal. Não tinha visto nada sobre ele ainda, mas vou ver se consigo comprar, nem que seja em inglês se estiver mais barato. Porém, compras, só daqui alguns meses, quando minha estante tiver apenas 5 livros não lidos hehe

    • Melina says:

      Aproveita que a sua mãe está lá em Minas e não vai saber que você tem tantos livros não lidos na estante :P brincadeirinha :)
      Se eu não fosse uma daquelas pessoas chatas que não gosta de emprestar livros, eu te emprestaria o meu :x

      • Eu te entendo, Mel, também não gosto de emprestar os meus, e quando empresto é com uma dor enorme no coração, dá até agonia ver outra pessoa levando algum dos meus tesouros embora (a não ser que seja um que eu não tenha gostado muito *cof*Sétimo*cof* hehe E estou pensando em fazer racionamento de compras de livros, pelo menos até chegar a Bienal, que vou tentar ir rss.

  9. Tenho um blog sobre moda, make etc.., e em toda postagem coloco uma imagem, uma que tem a ver com o assunto do post sabe?
    Queria saber se você permite que eu use umas das suas imagens?E faço questão de creditar no final se você permitir eu usar as fotos…
    Beijos e parabéns pelas fotos são realmente muito lindas!

  10. Giulia Tessaro says:

    Ooi queria saber qual é o programa q vc baixou ou sei lá pra fazer esse blog pq to querendo fazer um!!
    Beijosss

  11. Erika Tammy says:

    Oi Mel!
    Ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro, mas fiquei muito interessado por ele e sem contar que eu achei a capa muito linda. Esse já esta na minha lista de leitura.
    Beijos chuchu!

  12. Que lindo! Amei a resenha, o livro parece ter muita sensibilidade. Amo isso em filmes e livros!
    Acho o máximo o que vc faz, que de alguma forma incentiva pessoas tão novinhas a amarem a leitura. Fico muito feliz com isso :)

  13. Carolina Lira says:

    Que legal, fiquei bastante curiosa para ler o livro, deve ser leve e e gostosinho de ler *-*

  14. Maisa says:

    Falando em livros eu vou indicar alguns, acho que você vai gostar:Destino(Primeiro de uma triologia)e Elixir(Primeiro de uma triologia).

  15. Luana says:

    Mel, eu sei que não tem nda a ver com o post, e tbm não precisa aceitar, mas eu tava navegando pelo lookbook e vi a maioria dos looks de maia calça, desde as mais fininhas até as mais grossas… daí altomaticamente lembrei das minhas e que eu não sei mt bem como lidar com elas, em relação a cuidados e principalmente em relação a lavagem… a minha preferida que é um tom de roxo acizentado fio 40 ta cheia de bolinhas do meio das pernas… daí ja da pra ver que não entendo mesmo patativas e deve ter muitas meninas tbm que não devem saber muito bem como guardar e higienizar de uma forma correta…

  16. […] três motivos: 1. assim como a Rainha, sou apaixonada por livros (pra entender a referência clique aqui); 2. porque, como muitos já sabem, gosto de compartilhar aqui no blog algumas coisas que vivencio, […]

  17. Marina says:

    Olha,que tal uma secao teen no seu blog?Eu ia adorar fazer parte,tenho 12 anos e sou lokinha por livros,principalamente por romances teen!o que acha?
    Ahhh,adorei a aresenha desse livro,estou doida pra ler,te recomendo a colecao Garotas da rua beacon,sao 14 livros muito legais,eu recomendo =D

  18. Adoreii essa resenha,sou apaixonada por livros *___*
    Escrevi um comentario ontem mas nao foi postado…o que pode ter acontcido?
    Seguindo=D

  19. Julia Soutilha says:

    Eu achei bem bacana a resenha do livro Mel, e tenho q fazer uma análise critico sobre ele e uma comparação…
    Mas não consigo fazer criticas a ele nem o compara-lo com outro,kkkk…#muitolindo


Deixe seu comentário