09. Dez. 2012

Brinde: Calendários Dezembro 2012

Arquivado em: Inspiração

Olá pessoal, aqui é o Raone. Primeiramente, gostaria de pedir desculpas a todas as leitoras e leitores do A Series of Serendipity por ter ficado esses três últimos meses sem aparecer por aqui e não ter entrado em contato com nenhum de vocês. Quem me acompanha pelo meu blog pessoal ou através das minhas redes sociais deve ter percebido que falei diversas vezes nas últimas semanas sobre estar finalizando o estágio curricular do meu Curso Técnico em Design de Móveis. Pois é, finalmente terminei o estágio e agora estou livre! Quer dizer, nem tanto… no dia 21 de dezembro sai a lista dos aprovados e a Formatura é no dia 05 de janeiro. Mas até lá, vou ter um tempo livre para a minha cabeça (enquanto procuro conciliar os meus estudos para passar na Federal do RS). Seja como for, alguns de vocês devem estar se perguntando: por que o estágio curricular justifica sua falta de posts por aqui? O lance é que, como eu comecei a fazer o estágio na reta final do ano letivo, para conseguir recuperar o tempo perdido e fechar as horas obrigatórias do Banco de Horas, precisei estagiar/trabalhar o dia inteiro, assim minha rotina era resumida em estágio, e como eu sou a pessoa mais “sortuda” desse mundo e moro a quase 30km do centro da minha cidade, só voltava pra casa porque precisava dormir mesmo, senão já emendava um dia no outro. /hashtagdesespero

Mas chega de desculpas… Esse post começou a ser planejado na segunda-feira (03/12/12) mas, como eu tenho a mania genial de mudar tudo na última hora, resolvi modificar a proposta dele na quinta-feira e desenvolver algo que se encaixasse melhor com esse período do ano que estamos vivenciando.

Eu não sei vocês, mas sou um grande admirador do Natal! Não somente pelo significado da data em si ou pela época do ano, mas também pelas histórias contadas e a nostalgia que esse período reflete. E foi inspirado nesse feriado encantador que na quinta-feira resolvi desenvolver uma ilustração (com o auxílio do tutorial maravilhoso do Chris Spooner, autor do Blog Spoon Graphics) que se encaixasse com a minha ideia para os calendários digitais do mês de dezembro.

Depois de passar quase 4 horas brincando no Illustrator para desenvolver essa rena (estou pensando em apelidá-la de Mulan em homenagem à nova personagem de Once Upon A Time ou de Bonnie em tributo à minha personagem favorita de The Vampire Diaries) que vocês veem aí em cima, finalmente consegui um resultado satisfatório. Pra quem não sabe, eu sou apaixonado por ilustrações digitais e vez ou outra posto alguma das minhas “criações” online, mas por não ter nenhum conhecimento técnico em softwares gráficos como o CorelDRAW ou Illustrator, geralmente tento seguir o passo-a-passo de alguns sites incríveis que fazem posts no estilo tutorial gratuitos. Claro que às vezes, mesmo seguindo o mapeamento de algum comando, na hora de executá-lo pode haver erros e é aí que o bicho pega…

Anyway, a minha ideia nesse mês foi “criar” um personagem/mascote para servir como um charme ao layout dos calendários. Quem acompanhou o desenvolvimento desse projeto nos meses de agosto, setembro e outubro observou que segui a mesma linha, só fui modificando o formato dos calendários. Para o mês de dezembro, resolvi preservar essa identidade, mas ao invés de utilizar uma forma geométrica, optei pelo uso da minha própria ilustração. E no final das contas acabei curtindo o resultado!

Por se tratar de um universo mais natalino, procurei selecionar cores que se encaixariam dentro dessa proposta. Não saberia dizer a nomenclatura de cada uma, mas acredito que aproximadamente seria: um bege camurça, verde esmeralda e vermelho. O diferencial desse mês é que, além do mesmo modelo de calendário em três cores distintas, também há a opção de um padrão polka dots (ou “textura de bolinhas”) que, na minha opinião, deixa a ilustração com uma ar mais inocente, doce, charmoso e sinônimos. Mas, por se tratar de uma imagem para desktop, acredito que a textura de bolinhas cansa um pouco a visão, por isso que deixei ela como um opcional.

Além disso, nesse mês em especial, não desenvolvi os calendários para o formato 240 x 320 px (que é o padrão do visor da maioria dos celulares), porque a resolução da ilustração teria que ser mega reduzida e, como consequência, a numeração dos calendários ia acabar desaparecendo. Como hoje em dia, quase todo mundo muita gente tem iPhone, fiz uma “mágica” no Photoshop e reduzi a ilustração para o formato 320 x 480 px, que é o padrão para iPhones 3GS. Se você utiliza iPad, tablet de outras marcas ou outro dispositivo com uma resolução inferior e gostou dos calendários, no final desse post, há um arquivo em PSD (para Photoshop), que você poderá editar e customizar. E nesse link tem uma vídeo-aula que eu já divulguei algumas vezes aqui, com algumas dicas rápidas sobre como colorir e texturizar backgrounds (planos de fundo).

Para finalizar, fiz essa imagem auto-explicativa aí em cima para mostrar a vocês como a numeração dos calendários ficaria em uma tela com a resolução 1680 x 1050p x, que é a melhor resolução para quem deseja aproveitar ao máximo a qualidade dos gráficos.

Bem, pessoal, logo abaixo vocês encontram os devidos links para fazer o download gratuito dessas criações e eu espero, de coração, que vocês tenham gostado e que utilizem, seja como wallpaper para Desktop, como descanso de tela para iPhone ou até mesmo como um calendário digital para blogs (eu não disse que é proibido recortar a Mulan/Bonnie/Rena e utilizar como um gadget/calendário em seu blog pessoal, disse?).

Enfim, espero que o restante desse mês, ciclo ou ano, seja muito especial na vida de vocês. Que a paz, o amor e a amizade reinem sobre todas as coisas! Estou escrevendo esse post com uma vozinha na minha cabeça mandando eu desejar “Feliz Natal” para todo mundo, mas como eu não sei quando será a minha próxima postagem (e eu espero que logo!) não quero ser precipitado… por esse motivo, vou deixá-los ao som da música que embalou a minha semana e que me inspirou a criar a citação na barriga da Mulan/Bonnie/Rena na abertura do post: It’s not Christmas without you!

Katharine McPhee – It’s Not Christmas Without You from HG on Vimeo.

Até breve (se tudo der certo)! :)

DOWNLOAD // CALENDÁRIOS PARA DESKTOP

1680 x 1050 px (2575 Kb)

1280 x 800 px (2997 Kb)

PSD (583 K)

DOWNLOAD // CALENDÁRIOS PARA iPHONE

320 x 480 px (292 Kb)

31 comentários . Comentar via blog

  1. dezembro 9, 2012

    Colocando como descanso de tela do meu Iphone agora! ^^
    Beijos Mel

    Responder
  2. dezembro 9, 2012

    Adorei! Já coloquei um polka dots bege camurça no meu desktop!
    Parabéns pelo trabalho e boa sorte nos projetos futuros!

    Bju

    Responder
    1. dezembro 9, 2012

      Obrigado Camila, espero que as bolinhas não cansem sua visão, haha! Testei aqui no meu Desktop mas não durou mais que um par de horas…

      Responder
  3. Lara
    dezembro 9, 2012

    Vou confessar que me distrai um pouco lendo que você também assiste TVD e Once Upon a Time *.* EU TB!
    Adorei a rena, muito fofa! Quero ela para mim. E você é muito talentoso!
    PS: Nada a ver com nada, mas você é Stelena ou Delena?

    Responder
    1. dezembro 9, 2012

      Hey Lara, obrigado pelo elogio! Então já temos uma coisa em comum: bom gosto para seriados, haha! :D
      Olha, sobre esse lance de Delena e Stelena, costumo dizer que nunca defendi e torci por um único ship, acho que a estória da série vai muito além de toda essa divisão entre os fãs! Mas, por uma questão de opinião, vejo o Damon como um personagem muito mais interessante para a Elena do que o Stefan. Aliás, as cenas Delena geralmente são mais animadas e empolgantes do que as Stelena. Não tem como negar que o Damon tem um senso de humor incrível, não é?

      Responder
      1. Lara
        dezembro 10, 2012

        Também prefiro ela com o Damon!
        Então acho que são duas então! Haha :))

        Responder
  4. Niih;
    dezembro 9, 2012

    Eu voto em Bonnie! *-*

    Responder
    1. dezembro 9, 2012

      Oba, um voto para Bonnie contabilizado! :)

      Responder
  5. dezembro 9, 2012

    Amei o calendário! Muito fofo :3
    Beijos :*

    Responder
  6. Irene
    dezembro 9, 2012

    servem para android?

    Responder
    1. dezembro 9, 2012

      Oi Irene, olha acho que o sistema operacional não importa muito nesse caso. O que você precisa saber é a resolução do visor do seu aparelho, se ele for menor que 320 x 480px daí vai ficar incompatível.

      Responder
  7. Juliana
    dezembro 9, 2012

    Oi Mel tudo bem? Adorei os calendários :P Não sei se existe um lugar específico pra isso, mas vou pedir um post por aqui, ok? ç.ç Queria que você contasse como começou o blog, qual era o tema central dele e se mudou, como você foi conseguindo parcerias e tal.. sei lá, acho muito interessante essas coisas, sabe? É isso :) Caso já exista um post desse me passa? Porque eu não achei ): bjbj amo seu blog ._.

    Responder
    1. Melina
      dezembro 10, 2012

      Os calendários foram feitos e disponibilizados pelo Raone, chuchu :)

      Hum…eu já falei um pouco sobre o blog aqui: http://melinasouza.com/2012/09/11/dicas-para-criar-o-seu-blog/ mas posso fazer um post falando melhor sobre isso que você perguntou :)

      Responder
  8. dezembro 9, 2012

    Olá, Raone! Confesso que estava sentindo falta dos seus posts por aqui mesmo sabendo que para você estava muito corrido (eis uma das vantagens de morar na casa da dona do blog hahahahaha)…não pense que é exagero meu, tava sentindo falta mesmo haha é que sempre fico encantada com o seu conhecimento numa área que adoro mas não entendo nadinha, e com o seu dom de explicar tudo nos mínimos detalhes. E como se isso tudo não bastasse, você é muitíssimo querido, educado e atencioso com todos o que é uma qualidade admirável e, infelizmente, meio rara hoje em dia. sendo assim, PARABÉNS (com letras maiúsculas messssssssssmo!)

    Pela mega introdução dá pra ver que adorei o post e a sua criatividade, né?! Amei os fundos com polka dots e as cores que usou. Meu voto para o nome dessa rena fofíssima é Bonnie! :)

    O clipe é incrível, lindíssimo e me surpreendeu! Também amo o Natal que sempre foi a minha festa preferida!

    Vou torcer para que você apareça de novo por aqui antes do Natal/Ano Novo mas, caso não consiga, quero te desejar tudo de maravilhoso pra sua vida e muito sucesso com todos os seus projetos…potencial para realizá-lo sei que você tem mas sei também que uma forcinha do astral enviada em pensamentos positivos também ajuda, portanto, conte com a minha torcida!

    Mil beijinhos no coração

    Responder
    1. dezembro 10, 2012

      Oi, Zezinha! Obrigado pelos elogios e carinho! Saiba que adoro os seus comentários e as mensagens de inspiração que você sempre deixa nas minhas postagens por aqui, fico muito feliz! :)
      Também estou tentando reorganizar a minha agenda para conseguir conciliar os meus estudos e me dedicar um pouco mais para esse mundo blogueiro que tanto amo! E mais uma vez, obrigado pela torcida e energias positivas, vou precisar sim!

      Beijo!
      PS:. Segundo voto contabilizado para Bonnie, haha! :D

      Responder
  9. Julia
    dezembro 9, 2012

    Ai que linda essa Rena,coloca o nome de Bonnie acho mais bonito e gosto de TVD e tu do RS ,eu tambem de que cidade tu e?

    Responder
    1. dezembro 10, 2012

      Obrigado Julia! Já estamos no terceiro voto para Bonnie, haha! Eu moro no interior do estado, na cidade de Taquara, fica perto da serra de Gramado/Canela. E você?

      Responder
  10. dezembro 10, 2012

    Muito fofo!!!
    Ja baixei… meu preferido foi o polka dots bege :)
    Otimo trabalho :)

    Responder
  11. dezembro 10, 2012

    Eu voto Bonnie! <3

    Responder
    1. dezembro 10, 2012

      Oba, quatro votos contabilizados para Bonnie! Acho que vai acabar ficando esse mesmo. <3

      Responder
  12. Cristiene Meirielle de Freitas
    dezembro 10, 2012

    oiies Raone! Acho que é a primeira vez que nos falamos.. ahha então muito prazer!^^ Adorei a reninha, eu adoro o clima natalino e desenhos digitais ou não *–* pena que não sei usar o CorelDraw, mas meu irmão menor sabe.. vish #vergonha! Enfim parabéns pelo trabalho!

    Responder
    1. dezembro 10, 2012

      Olá Cristiene, o prazer é todo meu! Ah, obrigado, como falei no post também sou um grande admirador de ilustrações (tanto digitais em 3D/2D quanto manuais) e do clima Natalino! Ah, mas nunca é tarde para aprender… E olha só, há uns dois anos atrás eu tinha um conhecimento muito precário no Photoshop, daí fui lendo revistas, livros e assistindo tutoriais online e hoje já posso dizer que possuo um conhecimento intermediário. Acho que o primeiro passo é gostar do que se faz! :)

      Responder
  13. dezembro 10, 2012

    Amei!!
    Muita fofura. Vou baixar.
    Beijos

    Responder
  14. dezembro 10, 2012

    amei os calendários e a música!

    Responder
  15. dezembro 10, 2012

    Que lindos! Amei todos, são tão fofos <3 Sério. Vou baixar um mas ainda não consegui escolher!
    http://tobelegant.blogspot.com

    Responder
  16. dezembro 10, 2012

    Muito lindo! Amei <3
    E o melhor: essa música linda no final que eu estou ouvindo todos os dias antes de dormir.

    Responder
  17. Cristiene Meirielle de Freitas
    dezembro 10, 2012

    É mesmo tá certo.. ahha você fala bem hein! Mas acho que vou estudar nessa área também porque se Deus quiser começo minha faculdade de Artes Visuais!^^ E boa sorte para passar na sua!^^

    Responder
  18. Camila Gerarde
    dezembro 11, 2012

    Que fofa a Mulan/Bonnie, prefiro Bonnie :)
    Adorei o calendário, vou usar com certeza, e seus posts são bem explicados, eu gostei, assim não fico confusa, haha, depois vou ver o tutorial que você usou, também adoro ilustração digital.

    Responder

Deixe um comentário