ab
Lifestyle

caderno para organizar suas finanças

9.01.2013

Já fazia um tempo que um caderno de organização de finanças estava na minha wishlist e agora estou bem feliz por estar usando e mantendo essa parte da minha vida mais organizada. Há algumas semanas mostrei ele rapidamente no post que fiz sobre a Papelaria Heyinvent e hoje irei mostrar mais detalhes e explicar como funciona.

Junto com o caderno, vem uma cartela de adesivos (com os números dos meses e tirinhas com desenhos fofos) e uma pastinha para guardar os recibos:

O caderno começa com páginas para fazer um planejamento dos seis primeiros meses:

Cada mês começa com uma página para você preencher o calendário. Na parte de cima você seleciona qual é o mês, na lateral você tem algumas linhas para escrever o que você pretende comprar (wish list), coisas que você não pode esquecer (por exemplo pagar a fatura do cartão) e uma tabelinha para você colocar a quantia que você recebeu, guardou/economizou, gastou e o balanço final.

Cada semana tem quatro páginas para você poder fazer um registro detalhado do que gastou/ganhou em cada um dos dias da semana e inclusive marcar se pagou em dinheiro ou com cartão. No final de cada dia tem uma tabela para você anotar quanto gastou em dinheiro, no cartão e o total.

(acho um amor os desenhos espalhados pelas páginas)

Ao lado da parte para registrar os gastos de domingo tem um espaço para fazer anotações sobre a semana:

No final de cada mês há duas páginas para fazer o resumo mensal. Na da esquerda você pode fazer o relatório dos gastos, das economias e do que você recebeu no mês. Achei legal que tem uma tabela pra registrar quanto gastou com alimentação, locomoção, telefone, roupas, beleza (salão, produtos etc.), programas culturais, livros, presentes e outros. Além disso também tem uma tabela para registrar o que recebeu em cada semana, o que economizou, quanto gastou em dinheiro/cartão e o total. Na página da direita há um espaço para registrar os recibos e sua wish list.

Ao final dos seis meses tem algumas folhas coloridas lisas e folhas brancas pautadas para anotações:

Nas folhas finais, uma tabela para listar as contas dos bancos, os cartões de crédito, um relatório dos 6 meses finais e uma tabela para fazer um gráfico com o que recebeu e gastou no período. Editado: o caderno tem 6 meses

❤ Onde comprar:

HeyInvent (no momento há em estoque)

Cute Paper (os modelos são diferentes e no momento não estão disponíveis)

Ebay (antes de comprar no Ebay leiam esse post e lembrem-se que demora pra chegar)

 Muitas vezes gastamos nosso dinheiro com “bobagens” sem perceber. Acho interessante ter um lugar para anotar tudo o que recebemos e gastamos para ter um controle maior do nosso dinheiro. Tenho uma amiga que anota TUDO o que ela compra (até balinha, chiclete etc.) e eu vou começar a fazer isso também pra depois não ficar me perguntando “Com o que foi que eu gastei esse dinheiro?”. Espero que tenham gostado da dica e, caso comprem, lembrem-se de anotar a compra do Mini Cash Book no seu Mini Cash Book quando ele chegar ;P

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Importante: embora eu tenha recebido o caderno da loja HeyInvent, esse post não é um publieditorial! Fiz porque gostei do produto, recomendo e também porque vários leitores me pediram. 

Por

Melina

  1. Amei! Quero um para organizar as despesas do meu casamento <3

  2. Leti says:

    Oi amiga, q jóia! gostei muito! será que vai ter sorteio desse também?! aí não precisa colocar o preço do mini cash book :D

  3. Gastar para controlar as finanças, tô perdida assim :X

    linda agendinha!

  4. luana says:

    Uma fofura o caderninho!!!
    Amei e fiquei com vontade de comprar, no momento eu uso uma tabela para anotar os gastos, mas acho o caderninho mais prático para levar na bolsa.
    Bjs, lu

  5. Larissa says:

    Oi Mel, muito fofo! Eu já tentei fazer controle das minhas finanças desse jeito, mas não consegui. Queria muito, porque é bem mais legal, né? Hahaha.

    Mas daí achei um app pra iPhone que é super fofo também, chama Money Care!

    Bjs!

  6. Raphaela says:

    desejando mais que tudo! N°1 da wishlist. Mas para compra-lo primeiro tenho que organizar a minha vida $$$ sem ele. #semgrana INICIO do ANO é florida! ôh dureza!

    Blog Raphaela Lopes

  7. Grazielle Lemos says:

    Adorei a dica… apesar das lindas fotos do caderninho, acabei desfocando minha atenção ao porquinho da primeira imagem… cofre super fofo.
    Eu costumo anotar tudo, vira tudo mais organizado e fácil, anoto em um caderno comum mesmo, mas também funciona.
    Adorei o post.
    Beijo

    http://www.frescurasdemulherzinha.blogspot.com

  8. Luísa Covolan says:

    Oi Mel. Gostei muito do post mas na verdade eu to comentando pra fazer uma pergunta: você não está mais postando sobre as suas aulas de desenho? Ou você parou de fazer aulas? Gostava tanto de ver o que você produzia e principalmente os desenhos do seu professor… Beijos

  9. Quanta meiguice em um caderninho só, minha gente! Estou precisando mesmo de um desses. hihi

    Mel, fiz um post no meu blog, com inspirações de decoração com os quartos das minhas blogueiras favoritas. E o seu está entre eles! http://pixievioleta.blogspot.com.br/2013/01/quarto-de-blogueira.html

    Beijinhos
    http://pixievioleta.blogspot.com.br/

  10. May says:

    Genial. Eu estou precisando de um desses, achei meio carinho, mas vale a pena o investimento simplesmente pela tamanha fofura e utilidade do caderninho. Valeu por indicar local de compra :)

    Adorei.

    Xoxo
    Wild Foxx

  11. Nossa preciso muito de um desses, eu sempre usei aplicativos para isso, agora mesmo uso o Money Care, só que ano passado, em setembro mais ou menos, perdi meu celular e a pior parte, foi que perdi todas as minhas contas que estavam cadastradas e daí pra lembrar de tudo foi um caos, e depois ainda tive surpresas, do tipo debitarem coisas da minha conta que eu nem lembrava e tals…complicado! Preciso tomar vergonha na cara e colocar tudo no papel! Bjus

  12. Jowzinha says:

    Preciso de algo como isso na minha vida.

  13. Bruna says:

    Oi Mel, encontrei seu blog a pouco tempo mas, desde então estou vendo todo dia…
    Adorei as indicações de coisinhas de papelaria. =)
    Encontrei uma loja que tem cadernos, post-it, entre outros aqui em Ctba, pensei em te indicar.
    Tem poucas coisas, abriu a pouco tempo, mas caso tenha interesse, segue:
    Av. Sete de Setembro, 3230 – 41 3026.6152
    O Site ainda não está pronto.
    Não sou muito de comentar, mas estou sempre por aqui!
    Beijos

  14. Eu sempre quis comprar um desses, eu mantenha a minha organização financeira desde que eu comecei a trabalhar e ganhar minha própria grana, acho que um desses iria facilitar as minhas anotações e muito.

    Também amei os desenhos espalhados pelas paginas, muito fofo.

    http://entaotudoaconteceu.blogspot.com/

  15. Aline says:

    Esse caderninho ja da vontade de comprar so por ser fofo ne? :)
    Eu me organizo por um app no iphone chamado “money care”, conhece? Achei melhor Pq o iphone fica sempre comigo e é mais difícil acontecer de eu esquecer de incluir algum registro. Legal também que a qualquer momento voce pode gerar um gráfico em forma de barra ou pizza Pra saber Onde voce tem gastado mais. E ele tem a opção de criar varias categorias, o que facilita muito a visualização desses relatórios. Estou amando!

  16. RENATA says:

    eu preciso urgentemente de um caderno para o controle de finanças, por que toda vez que chega o final do mês eu fico me perguntando como eu gastei todo o meu dinheiro !
    obrigada pela dica Mel ! beijos

  17. Sybylla says:

    Realmente, anotar é fundamental. Não dá para gastar a torto e a direito e depois não ter uma graninha na mão. Com um caderninho tão fofo assim dá gosto de fazer controle financeiro. :D

  18. Lala says:

    que lindoo *——–*
    nossa. amei!!
    Beijos, Lala.

  19. Luciana Fonseca says:

    Muito bom ter tudo organizadinho e saber em tudo que a gente esta gastando .. Adorei a dica !! Bjs

  20. stefani says:

    Ta bom que o caderno é bem mais bonito,
    mas eu fiz uma planilha no excel que me ajuda bastante.

  21. Lara says:

    Mel, amei, mas ele é bem carinho né? Mas como tô precisando muito, vou aproveitar ao menos a ideia!!! hahaha

  22. Nossa Mel, achei muito legal e interessante esse Mini cash book. Estou precisando controlar minhas finanças desde o ano passado! Mesmo que eu não comprá-lo vou tentar organizar as minhas finanças em um outro caderno. Beijos!

  23. Dinha Vieira says:

    Amei! É sempre bom ter um caderninho para anotar as finanças e não ficar perdida. É assim que percebemos quanto dinheiro gastamos com bobeirinhas, achando que não vai fazer muita diferença no fim do mês. haha
    Beijão, Mel! <3

  24. Fernanda N says:

    oie mel, tudo bom?
    adorei o caderninho. eu tenho minhas finanças bem controladas, mas não anoto tudo o que compro como sua amiga. mas tô sempre conferindo o saldo no banco e controlando o que compro no cartão de crédito. e consigo me organizar bem até, sem caderninho nem nada. mas achei uma graça… as fotos tão lindas! se não fosse tão caro, certamente eu compraria um pra mim também! *–*
    beijo, beijo!

  25. nossa mel que fofo esse caderninho, deu até vontade de comprar um *u*

  26. Aii seu blog é muito lindo ! adorei coloquei na minha lista já que não consegui assinar :/!!
    Beijoss

  27. Julya says:

    Mel achei esse caderno um amor! Super organizado, bem dividido e diagramado :)
    Mas tenho certeza de que um desses não funcionaria para mim. Acabaria me atrapalhando e esquecendo de marcar as coisas :C sou meio atrapalhada com meus gastos!

    Ao longo do ano você faz um post para mostrar como está o caderno e se está ajudando!? Beijos napolitanos!

  28. Alice Renise says:

    Adorei o caderninho. Lindo e muito útil! O legal é que dá pra fazer um sistema parecido num caderno comum.

    http://pequenaaventureira.blogspot.com.br/

  29. Kelyane says:

    Uau!! que linda, e eu que ainda usava aqueles caderninhos de capa azul.

    Ah!!! Mel, lembrei de você neste vídeo, não sei se você já viu. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QMlO2I0U2_c

    Bjus.

  30. Maria Luiza says:

    Eu adorei esse caderninho, Mel! Super legal, pena que é um pouco caro. Será que tem um aplicativo iOS/Android pra isso? É até mais prático para levar na bolsa e tal.
    Beijos

  31. Renata Carvalho says:

    Melina, não sei se entendi direito, mas o caderninho tem páginas para acompanhamento para um ano ou para seis meses?
    Estou interessada, mas só seis meses é bem pouco tempo de controle para o preço que custa.
    Beijos

  32. É uma ótima ideia Mel e fiquei super feliz pois hoje ganhei um cofrinho em formato de coruja acredita??? Super lindo <3
    Quero logo tirar várias fotos e postar no blog :P

  33. Tayná says:

    Quando você tem cadernos bonitinhos você fica com vontade de usá-los ( ou de não usá-los por pena! haha )

    Eu adoro muito a sessão papelaria! Uma das minhas favoritas aqui no blog.

  34. Adorei o caderninho, mas sou mega distraída, anotar para mim não funciona mto :P, daí fuçando nos comentários vi sobre o Money Care, baixei o aplicativo, e agora tou aqui olhando pra ele e esperando ele me responder por onde começo…rss, ajuda Mel, cadê o post sobre como usar? Rssssssssss…

  35. Muito fofo o caderninho. E já é próprio para isso neh?
    Eu tenho um também, mas ele é dividido em várias categorias. Me inspirei no Morando Sozinha, em que a Fran conta e da dicas para fazer um caderninho parecido.

    Beijoos

  36. MorMaeve says:

    Estou de olho nesse caderno de finanças desde teu outro post, ele realmente é muito lindo e prático.
    Adorei as fotos ^^

    Beijos :)

  37. Wendyel says:

    Eu sou bem assim, anoto tudo que gasto e recebo >.<
    Acho que é uma ótima forma de ter controle.

    Tecido_Doce
    Sorteio
    Twitter

  38. TheFosterJamEditorial says:

    Que caderninho fofo Mel,Me desculpa por mandar o link errado :P no seu post Óculos, aparelho e rock’n’roll http://thejamfoster.blogspot.com.br/
    Olha mel boa maneira de organizar suas finanças hein?

  39. Camila says:

    *,* ai meu deus, meu sonho se realizou! Super amei!

  40. Natasha says:

    Adoro a ideia do caderninho de finanças – e PRECISO de um, pois sou descontrolada com meus gastos. rsrs
    Mas acho que não iria conseguir me organizar. :( Manter certinho, sabe?

    Mas olha, esse tá tão lindo que dá vontade de comprar pra guardar!

    beijos, Nat

  41. Marijleite says:

    Desde criança vejo meu irmão mais velho anotando a vida financeira dele e sei o quanto isso ajuda a gente a se programar para não “ficar no vermelho” e poder comprar o que a gente precisa e quer.
    No final do ano passado comecei a anotar meus gastos, é bom para nunca esquecer de pagar alguma coisa. Uso uma agenda simples mesmo, mas gostei desse “caderno”.
    http://www.petalasdeliberdade.blogspot.com.br

  42. Laíza says:

    Que coisa mais liiiinda!
    Melina, faça uma parceria com essa loja e sorteie uma pra gente aqui no blog, é muito fofa. *-*

  43. ronise says:

    eu uso um app chamado “minhas economias” no iphone. tem pela web também http://www.minhaseconomias.com.br/
    pra mim é bem prático já que estou sempre com o celular, assim posso anotar tudo na hora. depois o próprio site faz os gráficos pra mim. no site também fiz um orçamento anual, e posso acompanhar mês a mês como estou indo e fazer os ajustes necessários. não é fofo igual seu caderno, mas é mais prático pra mim. :)

  44. M. says:

    Que lindo!! nossa Mel você sempre acha esses caderninhos super lindos *-* adoro todos!! http://descobrindomundos.blogspot.com.br/

  45. Sou louca por artigos de papelaria! Ainda não tenho um emprego, mas quando tiver, acredito que meu primeiro registro de gasto será de um caderno desse ^^’
    Só não sei se eu conseguiria manter a organização… Às vezes esqueço das coisas facilmente =/

  46. Zilah says:

    Logo que comecei a trabalhar, entrei nessa de anotar tudo o que gastava. Consegui durante um mês. Depois foi um período de desorganização total. Ano passado precisei juntar dinheiro para pagar a viagem para a Disney e aí me perguntei: Pra onde ia essa grana antes?
    Bom, é fato que esse no me organizarei mais, mas daí a anotar tuuudo que gasto, acho que não tenho paciência rsrsrs apesar de ter desejado um caderninho desse.

  47. […] A dica do caderninho lindo vi no blog da Melina Souza. Compartilhe isso:TwitterFacebookGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar […]

  48. Luciana Oliveira says:

    Mel, qual a marca do caderninho? ;*

  49. Déborah says:

    Anoto os meus gastos e descobri que gasto mais que tenho, tenho que melhorar isso.

  50. thais nascimento says:

    Adorei minha flor vc da dicas otimas!

  51. Nathália says:

    Eu preciso dizer que a Mel explica direitinho e que as fotos dela são maravilhosas??? <3 Simplesmente sempre me encantam! Nós ficamos super felizes em saber que você gostou muito do Mini Cash Book! Ele é muito fofo e super útil! ^^ Esses desenhos espalhados pelo caderno proporcionam uma delicadeza (:
    Eu fiquei tão contente em saber que várias leitoras gostaram dele! E não é coisa de criança não (por ser rosa e cheio de bichinhos)! Onde é que está escrito que nós, pessoas que já saímos da escola e algumas da faculdade também, não temos direito de ter coisas fofas também?! haha :P <3 <3 <3

  52. Malena Dias says:

    Meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeel, cade as novidades, aulas começando, queria muito novidades aqui. :(

  53. Isadora says:

    Nossa, amei demais a dica!! Vou ver se consigo comprar, porque aliás, sou uma consumidora e tanto hahahah!!
    Me, será que tu pode entrar no meu blog e ver o que tu acha? Amei de cara o teu e queria saber o que tu acha do meu ahahah.. Obrigada!!
    http://cantodasgurias.blogspot.com.br/

  54. Sofia says:

    ERRATA: Mel, o caderno tem 6 meses e não 12. =)

  55. Nique says:

    Tenho 3 filhos com certeza esse caderninho vai ser extremamente útil! rs

  56. ale says:

    ahh acabei de comprar o meu desse com suas dicas que deu belo ebay! estou fuçando todos seus posts, os mais antigos, to catando muitas dicas massa!!! rsrs

  57. […] quem tiver curiosidade pode ver fotos deste caderninho em http://melinasouza.com/2013/01/09/caderno-para-organizar-suas-financas/ […]


Deixe seu comentário