melina
Inspiration, Lifestyle

como se organizar para a volta às aulas

17.02.2013

“Esse ano eu vou estudar mais!”, “Esse ano serei mais organizada(o)!” Quem nunca disse ou pensou essas frases antes de voltar à rotina de estudo? Pensando nisso, resolvi escrever esse post com dicas de como conseguir se organizar melhor e estudar mais em 2013!

Como normalmente o nosso ambiente de estudo é o próprio quarto, o ideal seria conseguir fazer uma faxina nele todo: esvaziar o armário, cômoda, estante, prateleiras…TUDO e deixar somente aquilo que é realmente necessário – alguém aí já praticou o desapego esse ano? Fazendo isso conseguimos deixar o nosso ambiente bem mais leve e organizado.

Como sei que nem sempre temos tempo de fazer esse tipo de faxina (que algumas vezes pode durar mais de um dia!), que tal focar na escrivaninha? Afinal, é lá que passamos uma boa parte do dia quando as aulas começam. Monte uma lista de músicas divertidas e deixe tocando enquanto esvazia a sua mesa. Tente deixá-la o mais organizada possível e de uma forma que te ajude a se concentrar, não o contrário (claro!). Por exemplo, se você já tem dificuldade de se concentrar normalmente, é melhor deixar o menor número de estímulos possíveis nesse ambiente. Se você é do tipo que adora e precisa usar muitas coisas (canetas coloridas, marcadores, post-its etc.) enquanto estuda, tente deixar todo esse material organizado na sua mesa. Eu, por exemplo, tenho uma caneca cheia de canetas coloridas, outra cheia de marcadores, outra com lápis e lapiseira…

Que tal usar um quadro de avisos com lembretes? Uma ideia muito legal é fazer um calendário (como o da foto acima) marcando em destaque os dias de provas e entregas/apresentações de trabalho. Assim fica mais fácil de lembrar e de se programar! Pra se animar e deixar o seu mural ainda mais a sua cara, que tal personalizar ele como nesse D.I.Y? Quanto mais colocamos a nossa personalidade nos objetos do nosso quarto, mais nos identificamos e usamos ele!

Sempre leve na mochila uma agenda para anotar tudo o que tem que ser feito. Assim você não corre o risco de não entregar um trabalho ou esquecer de estudar um capítulo pra prova de biologia.

Todos os dias, depois de descansar, faça um lista com tudo o que precisa ser feito naquele dia e com algo importante que precise ser feito naquela semana (por exemplo um trabalho ou estudar pra uma prova específica). Faça um planejamento de quanto tempo mais ou menos você precisará dedicar para realizar cada um dos itens e, a medida que for concluindo, marque com um ok. Se sobrar tempo, tente adiantar aqueles itens que precisam ser feito na semana, assim não corre o risco de ficar acumulando tarefas.

Descubra qual é o horário em que você mais consegue render e reserve ele para estudar respeitando o seu bio ritmo. Se você sente sono depois do almoço separe uns 20 minutos para tirar um cochilo porque senão você não vai conseguir render aquilo que poderia e corre o risco de dormir em cima da mesa. Na época do colégio, meu horário de estudo era das 14h00 às 18h00 e na faculdade comecei a render melhor a partir das 17h00.

Nada de ficar estudando direto! Já foi comprovado cientificamente que todas as pessoas apresentam um limite na capacidade de manter a atenção por um longo tempo. Para render no estudo faça pausas de 5-10 minutos a cada 40 minutos de estudo. Para relaxar faça um lanche, escute uma música, leia um capítulo do livro que está na sua cabeceira…só não vale cochilar porque aí é difícil de voltar a estudar, heim?

Algumas pessoas têm facilidade de lembrar das coisas por características visuais. Por exemplo: uma vez eu estava fazendo uma prova de Nosologia e Nosografia II e quando eu li a pergunta na mesma hora eu pensei “isso está anotado em um post-it verde no canto superior esquerdo do caderno”. Outras pessoas têm facilidade de lembrar por características auditivas (normalmente essas pessoas costumam ler em voz alta quando estão estudando, ou anotam quase nada durante a aula, pois conseguem memorizar bem pelo que o professor está falando). Há também pessoas que lembram das coisas por causa de um cheiro que sentiu enquanto estava estudando algo. Por exemplo: Quando eu estava estudando sobre emoções em 2007 choveu muito e eu senti cheiro de chuva na hora [maravilha, né?]. Eu lembro disso até hoje :)

Eu sou uma pessoa que tem memória visual, auditiva, olfativa, de paladar… :P O legal é tentar descobrir qual é o seu principal tipo de memória e tirar vantagem disso, estudando de acordo com ele.

Enquanto você não descobre qual é o seu, recomendo que, na hora de estudar, use post-its e marca-texto coloridos para destacar assuntos importantes, conceitos, fórmulas etc. Isso ajuda muito, pois quando escrevemos ou destacamos de alguma forma, nossa atenção é focada para aquilo e armazena mais facilmente na memória.

E aí, gostaram das dicas? Boa volta às aulas, pessoal!

Por

Melina

  1. Adorei as dicas, Mel!
    O meu maior problema é a organização. Eu até começo o ano bem, seguindo tudo direitinho, mas quando vai passando o semestre tudo vira um desastre rs. Mesmo assim, gostei das dicas e acho que vão me ajudar bastante esse ano! :DDD

    Beijos!

  2. Alessandra says:

    Awn Mel, amei esse post de verdade mesmo mesmo! Adorei suas dicas, eu vou começar a usar minha agendinha. Pena que eu não falei com ninguém no primeiro dia de aula, sou nova por lá :c . rs Beijos!

  3. Mel Cardoso says:

    Que post bacana Mel, adorei! Suas fotografias me encantam, estou apaixonada por elas, me inspirou a fotografar todos os dias ;D

  4. Nataly Nunes says:

    Este post veio num ótimo momento para mim. Minhas aulas começam essa semana e tenho que começar a me preparar.

    Obrigada pelas dicas.

    Beijos,
    Quero muito ler A Seleção!!

    Beijos,
    Nataly Nunes
    http://critiquinha.com/

  5. Gêmeas says:

    Amei o post, ficou fofo e super útil!
    besos :**

  6. Ótimo post mel! Concordo com tudo. Essa parte que você falou para lembrar com o cheiro, com a audição, concordo principalmente, porque quando eu vou estudar eu lembro em que posição a frase estava e em que página (direita ou esquerdar) isso é estranho, shuashuashuashua!
    beijos.

  7. Mary says:

    Me, da onde são esses lembretes e essa agenda? Me apaixonei <3

  8. Ana Luíza says:

    Ótimas dicas, Mel. Minhas aulas já começaram só que de material só comprei caderno, estojo e livros, minha agenda é provisória :/
    Aproveitando para dizer que sua mãe parece sua irmã, acho isso tão fofo!

  9. Barbara says:

    Ameeeeeei as dicas, adoro usar post it pra nao esquecer das coisas que tenho que fazer haha

    beijos
    http://www.barbaraalgazi.com/

  10. Keith Pappen says:

    Eu já tinha lido esse post no site da Kipling quando foi publicado, é ótimo. Adorei o jeito como falou de cada coisa e as dicas. Beijão <3

    http://www.detalhesamor.blogspot.com

  11. Marina Begnini says:

    Ameeeei o post Mel, mesmo! Esses quadrinhos Keep Calm da primeira foto você comprou aonde? Achei lindos!
    E o que você acha de fazer um tour pelo seu quarto? Ou em foto, ou em vídeo..
    Beijos, e as fotos desse post ficaram lindas!

  12. Gabriela says:

    Amei as dicas! Eu tenho uma escrivaninha, mas deixo mais como enfeite :D Fico no notebook numa mesinha na sala. Acho que amanhã vou ficar com ele na escrivaninha mesmo pra ver se consigo fazer meus trabalhos porque estou totalmente sem concentração :/ Acho que estou precisando de férias porque nas federais estamos desde o ano passado no segundo semestre de 2012 :/ Beijos! Amei o post!

  13. As dicas são ótimas Mel! Amei esse post, super completo! <3
    Faço tudo o que você citou! Minha escrivaninha é sempre organizada (se não não dá né?), tenho uma agendinha planner, e post-its não faltam no meu mural! : ) Achei muito legal a sua explicação no final, sobre memória visual, auditiva, etc. A minha é visual, sem dúvidas! Uma coisa super curiosa acontece comigo: Há mais ou menos 3/4 anos atrás, meu pai estava falando sobre síndrome do pânico dentro do carro. No momento, estávamos passando em frente a uma loja de automóveis. Até hoje, toda vez que passo por lá, lembro disso! Acho tão estranho! Hahaha o-o

    Beijos!
    Mai <3

  14. Julie says:

    Lembro de quando você fez esse post em 2011 e como me ajudou. E como me ajudou da mesma forma agora! Eu precisava mesmo reler essas dicas, Mel :P
    Você estuda, Mel???
    beijinhos

  15. Yas Chuchu says:

    Mel, vc usa que programa de edição? vc migrou pro photoshop? como aprendeu? além de escrever nas fotos, como vc fez essas faixas azuis nas fotos?

    te adoro, chuchu <3

  16. ingrid says:

    Muito muito bom post ainda mais sabendo q voc tem a psicologia como bagagem e sao dicas de quem sabe do que fala.. preciso por em pratica minha organização desde que entrei na faculdade e isso foi dois anos atrás.. ahahah vou mudar de curso e ainda nao aprendi a ser organizadinha assim hahahaha gostei bastante da ideia de identificar a sua melhor maneira de memorizar.. a minha é escrevendo! reescrevo, somente os pontos principais da materia, palavras chaves.. tentando fazer um esquema.. e ai vou conseguindo gravar melhor..

    bem, quem ler o comentario, espero q escrever tb ajude a se organizar ^^ beeeeijos

  17. Duda says:

    Eu to suuuuuuuuuuper apaixonada pelo seu blog, de coração! São poucos os blogs que eu entro, e leio, e curto sabe? Muitos eu só entro, por entrar, porque aparecerão ali, e eu quero entrar, mas nenhum tem contéudo! Muito bom, eu amei, continue assim sempre com o seu blog, que eu visitarei sempre, e se me permitir, eu colocarei tu no meu blogroll! Beijos Linda!

  18. Indy says:

    Oi lindinha, como sempre suas dicas são preciosas. ADOREIIIII…. Bjkinhas

  19. Julie says:

    Amei as dicas! Você pode disponibilizar o mold desse calendário que você pôs no mural pra impressão? Bjs!

  20. Gabi says:

    Amei as Dicas Mel, com certeza vou por em pratica já,By já fui por em pratica,Xerim.

  21. Thaís Santos says:

    Mel, onde consegue aquele calendário que tem no teu mural? Tão simples e fofo ^^ Bjs

  22. Faah says:

    Adorei a postagem mel, eu sou do tipo que usa muito post-it e marca texto. Apesar que preciso comprar alguns post-it que na minha cidade são muito caros rsrs’. Beijos
    http://faahsantos.blogspot.com.br/

  23. Mari says:

    Olá Mel, eu amei suas idéias e quero usar elas um dia. ♥
    Sabe, eu me inspiro muito no seu blog pq amo muito ele.
    Se um dia puder me visitar e puder dizer o que eu preciso melhorar, eu ficaria feliz

    Adeus <3 http://www.gaiolavazia.blogspot.com.br

  24. As suas coisas são tão fofas que dá uma vontade de estudar

  25. Lívia says:

    Nossa, muito importantes mesmo essas dicas! O meu problema é que eu sei todos esses truques de organização, mas o que me falta é a coragem! D: Aí acabo burlando minhas próprias regras e isso é um problema! Eu nem prometo mais, vou aos poucos tomando vergonha na cara hahaha =P

  26. Patricia says:

    Adoro suas fotos, e apesar de nao estudar mai rs…por enquanto claro, amei a sua escrivaninha !é da onde ? Bjusss

  27. Oi mel!
    Adoreiii o post! Fiquei olhando a tua mesinha e olhando a minha aqui!! Os fios do roteador ocupam muito espaço!!! :( hahaha
    Mas preciso me organizar melhor!
    Beijocas,
    Modiscando

  28. Lala says:

    Ameeeei as dicas e acho que vou fazer meu mural pra poder me organizar mais <3
    Eu li várias dicas também em um livro(me ajudou muito!) e lá tinha os tipos de professores, de alunos e de meios melhores para se estudar e tudo foi resumido nesse seu post <3
    Muuuito obrigada pelas dicas maravilhosas e espero que eu me dê bem esse ano, haha ^^
    Beijos, Lala.

  29. Sarah says:

    Mel de onde é esse calendário com espaços que tá na foto do mural? você poderia disponibilizar o arquivo? Obrigada!

  30. Legal as dicas Mel! Minhas aulas começam nessa terça, e junto do ano letivo vem o vestibular (ufa!). É indispensável saber se organizar nessas horas pra não perder nada importante.
    Bom, quanto ao meu canto de estudo já tentei mil vezes fazer com que fosse no quarto, porém tem muita coisinha que me chama atenção e isso acaba me atrapalhando nos estudos, além do mais, enjoa ficar no mesmo ambiente onde se vai estudar e dormir. Ainda bem que consegui arrumar um cantinho aqui da casa só pra estudar, com nada ao redor pra atrapalhar.. hehe
    Enfim, bom ano à todos!!

  31. Leticia Fernandes says:

    Nossa Mel, que post lindo!! Ameii… Qual foi o editor que você usa para escrever nas imagens????

  32. Sara says:

    Nossa o que mata a organização dos meus estudos é a carga horária da universidade. Saio da aula às 18 hs e não rendo NADA de estudo à noite :(

  33. Oi Melina (:
    Que blog lindo o seu ein , adorei. O post é super legal , me ajudou muito , amanhã mesmo vou me organizar.

    Um beeeijão !

  34. Esse post é super fofo! ^^
    Acho que ajuda muitas meninas que vão voltar as aulas e as vezes ficam com dificuldades de se organizar.
    Ajuda muito <3

  35. Lais Bertoni says:

    Amei as dicas Mel, nada como se organizar para se dedicar mais esse ano :)
    Você é incrivel ♥

  36. Bruna Gava says:

    AAAAH, Mel, já estava com saudade de estudar, agora sinto mais ainda. Me formei ano passado e agora vai demorar um pouquinho pra que eu tenha rotinas de estudo. Vou guardar as dicas (:

  37. Mel Mel! Tu só pode ter feito esse post pra mim! Quero dizer, eu sou a pessoa mais esquecida do mundo! tem vezes que eu me programa dias e dias pra tal coisa, e chega no dia e eu esqueço, daí liga meu namorado me avisando, de tal prova, de tal festa!! ahhahaha
    Ah, esqueço quase de tudo, mas não esqueço do endereço do teu blog viu.
    E amaria se tu visitasse meu blog, que álias, estou em fase de divulgação e nem sei se já divulguei aqui. hahaha
    Beijos Beijos

  38. Oi Mel. Antes de tudo queria parabenizá-la pelo Blog. Está tudo muito lindo. O post é bastante interessante e também criativo. Estarei sempre por aqui. Boas aulas para você! Já que as minhas recomeçam amanhã! rs
    Abração

  39. Layni says:

    Amei as dicas.Me serão úteis quando for estudar.Agora Mel,posso fazer uma pergunta?Reparando nas suas fotos de look do dia fiquei com uma dúvida!Aí em Curitiba as casas não têm muros em volta do jardim?É que primeiro eu achei que você morasse em apartamento,depois por algum motivo deduzi que você morava em casa mesmo.Acho que foi alguma foto que da janela que dava para ver a rua.Desculpa se for pessoal demais,nesse caso,nem precisa responder!Ah,minha memória é melhor escrevendo.Nas aulas eu anotava todo exemplo que o professor dava e tinha alunos que me perguntavam o que eu tanto escrevia!Mais também prestava bastante atenção na aula porque meu lado auditivo é bom também(eu lembro das cenas e de algumas palavras).Mais sou melhor escrevendo mesmo!

  40. Oi mel, adorei o post, ele me incentivou a me esforçar mais nas aulas, e estudar do jeito certo. Adorei as dicas, serão úteis demais pra mim. Vou arrumar o meu cantinho conforme estão nas dicas. Obrigada :)

  41. Débora Jones says:

    Hey Mel!
    Qual o nome dessa fonte que você usa nas fotos dos seus posts?

  42. Thaynara says:

    Adorei as dicas, Mel, super útil! E queria te pedir sugestões… além da Klipping, qual outra loja confiável para comprar mochilas? Eu queria mochilas mais vintage. Viu uma na Difiti, Fiveblu? Fiquei apaixonadíssima, principalmente pelo preço, haha. Mas quando eu tinha o dinheiro ela ficou fora de estoque e não acho que vá voltar ainda esse ano =( Poderia dar sugestões de lojas online e com mochilas bacanas?! Obrigada e beijocas! <3

  43. Ótimas dicas, Mel!
    Adoro esses posts de dicas, me ajuda muito =)

  44. Jojo says:

    Adorei o post Mel, com certeza vou utilizar as suas dicas!

  45. Luiza says:

    Awnn Mel, que fofura. fiquei uma meia hora olhando cada foto, hahah (exagerei só um pouquinho :P) adoro material escolar e afins! Mel, q programa vc usa pra escrever nas fotos? estou procurando um bom…

  46. * Karlie says:

    Hoje mesmo eu pensei eu pesquisar por dicas de estudo no geral (pois é, eu vi o post atrasado) então fiquei super feliz em ver isso! Percebi que você usou alguns trechos da postagem “Dicas de como estudar!” (http://melinasouza.com/2011/02/09/dicas-de-como-estudar/) mas gostei das dicas novas. Obrigada pelo post fofo e pare de ler minha mente ♥

  47. Joyce says:

    Esse ano estou usando muito esse tipo de dica, pois quero e preciso ser organizada nos estudos, ano de tcc não é fácil!

    É por posts como esse e muitos outros, interessantes e fofos, que amo aqui!

    http://gostodascoisaspoeticas.blogspot.com.br/

  48. Delfi says:

    Your tips are so usefull, I will toally try them out when I come back to school next march!
    I need some post it and I need to make cute calendars! I use them more if they´re cute!

  49. Que postagem ótima!
    Minha memoria é melhor auditiva,consigo decorar ou lembrar o que os professores falam também a partir do ambiente:Ah,eu lembro disso eu escrevi no meu caderno,a juliana tinha até pedido pra copiar)
    Não sei se eu tentar outra coisa como visual que também sou boa vai estragar um pouco meu potencial pra auditiva :p

    Bem,queria saber que agenda fofa,cute,kawaii é essa que você tem?
    qual é a marca?

    kissus

  50. Camila Gerarde says:

    Seus posts sobre organização e estudos, me dão vontade de estudar sabia, gosto muito :)
    E adoro a forma como você pensa nas fotos dos posts, fico imaginando você arrumando as coisas e fotografando, adoraria ver você preparando os posts :)

  51. Ludmila says:

    meu, sua linda! qual a cor do esmalte da primeira foto? amei!

  52. Nique says:

    Organização é tudo. Eu adoro anotar tudinho, tudo explicadinho pra não ter dúvidas depois. ótimas dicas, amei!

  53. Joana Lopes says:

    Oiiiiii Milena!
    Adorei suas dicas muito legais com toda a certeza vou começar a aderir a elas, obrigado.
    bjos amo seu blog é muito legal da uma passada lá no meu.http://sonhoschocolatesofficial.blogspot.com.br/

  54. Mah Lemos says:

    Ameiii as dicas Mel!Show..de verdade! Eu amo estudar,mas as vezes fico um pouco sobrecarregada,com o quadro,lista e a agenda da pra se organizar melhor!! :) Grande abraço…sou sua fã!

  55. Laís Santos says:

    Esse ano eu fiz uma faxina grande no quarto, estava precisando! hahah Joguei muita coisa fora e um outro tanto foi doado. É sempre importante fazer isso, porque ficar juntando coisa que não precisamos, não é legal. Ocupa espaço, dá mais trabalho para limpar, etc.
    O lance dos post-its e das canetas coloridas eu já coloquei em prática há um tempo. Acho muito bom!
    Vou deixar uma dica aqui pra quem estuda bastante ou tem dificuldade de concentração: compre uma essência cítrica, preferencialmente de limão, e deixe perto na hora de estudar. Já foi provado que esse aroma ativa uma parte do cérebro ligado à concentração e à memória. Eu molho uma bolinha de algodão com a essência e deixo na mesinha de estudos.

    Ficou bem lindo o post e as fotos, Melzinha!
    Beijão :*

  56. Danielle says:

    Ei Mel! Disponibilizei no meu blog um calendário para impressão igual a este seu (aí no quadro) do mês de março. http://daniellecruz.net/2013/03/ei-marco-atrasado/

  57. Isabelle Foches says:

    Amei !!! Sua organização me ajudou muito !!!
    <3

  58. Twi says:

    Mel :3 Gosto muito do blog, e admiro teu trabalho. Acompanho faz um tempo, e hoje te citei e linkei em uma postagem no meu blog, então fica aqui o aviso.

    Link do Post: http://ikigai-don.blogspot.com.br/2013/03/dicas-para-estudantes.html

    Beijos!

  59. Deise says:

    Mel, seus posts são incríveis!
    Adoro suas dicas… :D
    Quando você estava na facul, qual método você utilizava pra estudar para as provas??

  60. ótimas dicas, eu amo estudar, e comer, melhor ainda :3 ainda mais com um lanchinho gostoso! Eu tava meio desorganizada, mas quando minhas aulas começarem, vou estudar a manhã inteira e só acessar a internet pela noite ;)

  61. Hannah says:

    Adorei o quadro organizador, vou tentar fazer um :D Queria te perguntar como você faz esses efeitos de “pincel” nas fotos. É alguma espécie de brush do photoshop ou algo assim? Seu blog é lindo :3

  62. Cristine says:

    Oi Mel :) Parabéns pelo post, ajudou muito!
    Gostaria de saber o que voce faz, digo, faculdade? Do que?
    Beijo!

  63. Luana Vieira says:

    Olá Mel, adorei as suas dicas. Tentei te mandar um recado por aqui, mas não consegui. Então vou pedir de novo..hehe. Sou estudante de psicologia e gostaria que, você falasse um pouco do seu trabalho como psicóloga, seu percurso acadêmico, os livros e filmes que mais gostou de ler e assistir. Enfim, o que você achar mais relevante.

    Beijos!

  64. isabela says:

    AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIII AS DICAS AGORA SIM VOU COMEÇAR A ME ORGANIZAR DEZ DE JÁ

  65. Juliana Novaes says:

    Olha primeiramente parabéns esse é o texto mais completo e fofo que ja vi um beijo !

  66. Jéssica says:

    Adorei seu post Mel. Vou com certeza seguir toda as valiosas dicas!

  67. Dominic Potter says:

    Bem , Mel eu gostei do post so que há uma coisinha que eu costumo não tgre em vez de quando
    é que é a força de vontade !!! Pois é . +_-

    Horrivel é que uma pessoa chega na escola e fica pensando no que vai fazer e nunca faz !!! Isso é mesmo mal !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ex , Conclusão :
    A pesssoa vai para escola e quando senta ja pensa no que vai fazer . Perde a aula , chega em quase e vai para o computador ! Bravo que inteligencia (sacarsmo ) Help me !

    BYE !


Deixe seu comentário