abertura
Photography

Brinde: Actions são sempre uma boa ideia!

25.03.2013

Quando a Mel me pediu para preparar um post com algumas actions para vocês eu pensei: “ah, que ideia bacana! já faz algum tempo que não uso actions no Photoshop”, então pedi para que ela selecionasse algumas fotos aleatórias SOOC (direto da câmera — sem nenhuma edição) e me enviasse. Logo que o e-mail chegou e abri as imagens do anexo fiquei perplexo e com um único pensamento gritante: “what i’m doing!?“.

Acontece que as fotos da nossa exímia blogueira Melina não precisam necessariamente de edição! E acho que esse é o mais encantador do seu trabalho, porque ela consegue transparecer essa simplicidade e pureza das pequenas coisas através de seus clicks sem adicionar nenhum super ingrediente extra no final.

E sabe de uma coisa? Eu não sou um fotógrafo ou um editor de imagens profissional. E também não trabalho com edição ou qualquer área ligada a esse universo. Mas em contrapartida sou entusiasta, amo o que faço na blogosfera e acredito que tenho um bom “olho” para escrever sobre o visual das coisas.

O que eu mais gosto sobre actions é que ao escolher a correta é tiro dado e bugio deitado (como diz o povo aqui do meu Sul). Você tem o domínio de transformar uma mera imagem num registro fotográfico memorável. Mas nem sempre uma action pode ser a solução dos seus problemas, é preciso que esse efeito se adeque a sua foto. E é aí que está o problema. Geralmente uma ação é criada com base numa imagem específica, e as configurações utilizadas para sua criação, obviamente são adaptações para essa imagem. É por isso que trabalhar com actions pode ser uma tarefa frustrante, porque muitas vezes é preciso desfazer e reverter essas edições até que você encontre o resultado (ou a combinação) perfeita.

Para a criação dessa postagem eu desenvolvi cinco actions aleatórias no Photoshop que aperfeiçoasse as fotos da Mel, mas ao mesmo tempo, que não as descaracterizasse. No fim desse post vocês encontrarão uma imagem com um link direcionável para o download do arquivo (.ATN) do Photoshop. E se você é novo por aqui e não sabe como usar/instalar actions, leia esse post e tire suas dúvidas. Quem quiser também pode deixar perguntas nos comentários dessa publicação, que irei respondê-las o mais rápido possível!

Exemplos:

antes | depois

antes | depois

antes | depois

antes | depois

antes | depois

Minha ideia era descrever brevemente cada action para vocês entenderem a minha ideia de criação, mas para o post não ficar muito técnico e extenso, escolhi só demonstrar visualmente o antes e depois das imagens. Na sua maioria foram ajustes de iluminação, brilho, contraste, saturação, curvas, níveis, balanço de cores e etc. (ainda quero fazer um post explicando tudo o que eu sei a respeito desses fatores). E como disse no início do post, as fotos da Mel são quase impossíveis de editar porque, sinceramente, elas não precisam de ajustes. Mas tentei diferenciar um pouco do que vocês estão acostumados a ver por aqui, sem perder muito as características do blog.

Espero que vocês tenham gostado e façam bom uso! See ya!

P.S.: Sim, o nome das actions são títulos das minhas músicas favoritas da cantora Lana Del Rey, err. Pouco criativo? Pois é, esse post foi o que deu mais trabalho para ser feito porque eu ando num período “procrastinador” e com bloqueios criativos constantes (hã!?). Mas no fim das contas acho que combinou com a ideia que pretendia transmitir. Enfim.

Por

Raone Araujo

  1. Jess says:

    Ebaaa, amei o post como sempre Raone! Mas esse em especial porque eu sou a louca das actions haha.
    Já baixei e estou louca para testar nas minhas fotos, principalmente a última.
    Ah, e não me venha com essa de bloqueio criativo não e bora atualizar o DOM :(

    Beijos <3

  2. Carolina says:

    Yay, eu sou apaixonada por actions <3 Elas conseguem deixar as fotos ainda mais bonitas (:

    Obrigada por disponibilizar algumas,
    Beijos :3

  3. Adorei, gosto muito actions assim que dão uma melhorada nas fotos sem alterá-las muito. Obrigada por compartilhar.

  4. Lohana says:

    Ahh, que saudade dos posts do Raone! Adorei :) Aliás, essas actions vieram na hora certa, estou me aventurando pelo Photoshop e tenho certeza de que os seus tutoriais já postados por aqui também vão ajudar :D

    P.S: Espero que o seu bloqueio criativo vá embora logo, os leitores do Design of Monsters estão cheios de saudade de posts novos por lá ;)

  5. Clara Manuela says:

    Wow, quando li o primeiro nome não percebi, mas aí no segundo eu me toquei e fiquei pensando “poxa, que legal, ele gosta da Lana!” Uhuuu amei isso!
    As fotos ficaram muito perfeitaas! A primeira foi a que mais gostei! O post ficou ótimo!!

  6. Aline Amorim says:

    Eba!!! Vou baixar e usar nas minhas fotos!
    Beijos

  7. Adorei o post, Raone! Parabéns, você é muito talentoso.
    As actions ficaram um amor.

    xx

  8. Com certeza, actions são uma ótima ideia!
    Eu não uso tanto o photoshop para editar fotos, prefiro o Lightroom. Mas muita gente adora usar actions :)
    Adorei o post e concordo quando disse que as fotos da Mel não precisam de edição ;)

  9. Bruna says:

    Adorei as actions, principalmente a Dark Paradise.
    Mel, você vai continuar com o Click do Leitor?
    Beijinhos.

  10. Lala says:

    amei o post *-*
    Me ajudou bastante!
    Raone, estou com dificuldades em baixar um photoshop adequado ao meu notebook, você sabe qual é o melhor editor de fotos que não deixe o note muito pesado?
    Amei mesmo o post!
    Estava precisando disso já faz um tempo ^^
    Beijão e bem vindo!
    Lala.

    • Raone Araujo says:

      Oi Lala, olha o melhor editor de fotos que conheço (além do Photoshop) é o Lightroom, onde você consegue obter o melhor efeito em suas fotos sem precisar de vários “filtros” e configurações. Nele você obtém aquele ajuste com precisão. Não é atoa que esse programa é usado por profissionais da área de edição.

      Agora se você quer um software mais leve, que não exija muito do seu computador, recomendaria o The Gimp (que substitui bem o Photoshop e tem várias ferramentas de edição). Depois dele, tem outros como o PhotoFiltre e até o PhotoScape (que serve em alguns casos), só que esses dois últimos não suportam arquivos do Photoshop (como actions, brushes, shapes e etc).

      Espero ter ajudado, beijo!

  11. Manu Macedo says:

    Adorei o post!
    Realmente as originais do “antes” das fotos da Mel já são lindas! A Mel bem que podia fazer mais posts com os truques de configuração dela na câmera né? Tenho uma Rebel t3 com uma lente 50mm e não consigo chegar nesses lindos resultados! Sou amadora ainda :(
    Ensina a gente, Meeeel? :)
    Enquanto isso vou usando as actions mesmo, tenho uma coleção giga! E as suas já foram pra coleção, Raone :)
    Beijo!

  12. Maria de Fátima Menezes says:

    Realmente, as fotos da Mel não precisam de actions. Mas também pudera né? As câmeras que ela utiliza são de altíssima qualidade, com opções que, geralmente, as câmeras normaizinhas não têm, além do que o ambiente em que a Mel tira as fotos favorece demais os resultados, porque 1) são lindos, o fundo da foto fica perfeito 2) tem uma luminosidade muito boa e, com alguns ajustes técnicos, a foto sai maravilhosamente linda! Eu concordo que não é a câmera que faz o fotógrafo, mas o contrário. Dá sim pra você tirar fotos extremamente legais pelo iPhone, iPod, celular normal, ou aquelas câmeras normais, sem ser as semi ou inteiramente profissionais. Mas é muito difícil(eu acho, pelo menos hauaha). Eu tiro várias fotos bonitas com meu iPhone e com aquela câmera normal, aquelas que um dia todo mundo já tirou foto na frente do espelho rs. Às vezes, só basta um ajustezinho aqui, outro acolá. Só que as fotos tiradas por uma câmera igual ou da mesma linha da Mel, sempre vão se tornar mais bonitas!

  13. Maria de Fátima Menezes says:

    quero até mandar uma sugestão, Mel. Por que você não faz um click do leitor? Mas não dos pés como naquela outra vez. Pode ser de qualquer coisa, uma paisagem bonita, uma cena, um lugar, ou a pessoa pode até improvisar mesmo… acho que ficaria bem legal e incentivaria aquelas pessoas que se encantam pela fotografia. Beijinho, Mel. <3

  14. Raone querido, como adoro os seus posts!…tão bem explicados e sempre muito interessantes além de úteis. Quem não quer aprender a usar actions e quem não gostaria de ver disponibilizadas umas tão lindas quanto essas, né?! Mais uma vez, PARABÉNS!!!!!

    Ah, e achei bem criativo o nome que deu pra cada uma delas! :)

    Beijinhos da sua fã!

  15. Bia says:

    Nossa, amo actions.<3
    As fotos da Mel são tão perfeitas, que mesmo sem edição continuam lindas.
    Sabe o que mais gostei dessas actions? Que são nomes das músicas da Lanaa.<3
    Baixei todas, vou usar quase sempre!

  16. Dan says:

    Essas actions funcionam em todos os photoshops?

  17. Adorei as actions!
    Realmente, concordo com você que as fotos da lady Mel não precisam de efeitos! hehe

    Beijos!

  18. Eviiee says:

    aaaaah, hahah <3 ele gosta da diva da Lana <3 meu Deus, que perfeição *——* Adorei as imagens u-ú

  19. Bárbara Oliveira says:

    Achei um máximo esses efeitos, e também, achei super fofo o que disse sobre as fotos da Mel. E é a pura verdade!
    Amei, de verdade!
    Mas só uma pergunta. Pode me dizer qual, ou onde posso encontrar, essa fonte que você usou para escrever nas fotos, principalmente, essa como se fosse de caderno de caligrafia?

    • Raone Araujo says:

      Oi Bárbara, obrigado pelo comentário! (:
      Claro, nesse post eu utilizei duas fontes: a primeira é a Pee Pants Script, e a segunda é a Pacifico, ambas você pode encontrar no site Dafont.

      P.S.: Para conseguir esse efeito na Pee Pants Script eu adicionei um preenchimento sólido no Photoshop, já que originalmente ela é uma fonte de contorno.

  20. Bruna Gava says:

    Actions muito bonitas. Adorei que elas tem o nome das músicas da Lana *—*

  21. Natasha says:

    Amo, amo, amo actions!

    Adorei os nomes Raone! rsrs Obrigada!!

    Beijosss

  22. Hyago says:

    Eu simplesmente amei, de verdade. Todas são uma fofura, e realmente são a cara da mel. Concordo plenamente sobre a parte das fotos dela não precisarem de edição, porque já são perfeitas quando ela as tira. Parab´nes de verdade, Melzinha.*-*

  23. Melina says:

    Obrigada, chuchus fofos que elogiaram as minhas fotos e o meu trabalho *-*
    <3

  24. Janaina says:

    Genteee que post incrível Raone!!
    AMooo actions.. facilitam muito a vida de noobs em Photoshop e fotografia como eu! hihihi
    Baixei e já testeiii todass e tenho que dizer tô in love com a Body Eletric!!
    Adorei a fonte que você usou pra escrever os nomes também! Qual é? (se não for pedir demais…) >.<
    AMei amei amei o post!

    • Raone Araujo says:

      Obrigado pelo elogio ao post, Janaina! (:
      Fico muito contente que as actions tenham sido úteis para você. A Body Electric é uma das minhas favoritas também, gostei bastante do resultado!
      A fonte que usei para escrever os títulos é a Pee Pants Script e você pode encontrá-la para download gratuito no Dafont.
      Só que para conseguir esse efeito com preenchimento sólido tive que editá-la no Ps, já que essa é uma outline font.

  25. Nathalie Cazola says:

    por favorzinhooo, q fonte é essa q vc escreveu “são sempre uma boa ideia”?

    to louca atras dela e n sei o nome :(

  26. Juli Jolie says:

    pouco criativo nada, eu A-D-O-R-E-I os actions com nomes de músicas da Lana *-*

  27. Let says:

    Adorei as actions, acabei de baixar.
    Estão lindas mesmo!!

  28. Caroline says:

    Mel, qual e a marca da sua maquina?? Adoro seu blog… Bjus. xoxo

  29. Amanda says:

    Raone uma perguntinha: onde eu posso achar esse photoshop que voce usa para download? :3

  30. Bianca K says:

    owwwnnn que fofos, super legal o post, faz mais assim!
    tudo-para-meninass.blogspot.com

  31. Silvana Freire says:

    Baixei as actions e como uso tumblr é sempre bom ter actions para postar algo seu por lá. Ah amey que colocou nome das musicas da Lana, minha musa tb mas nunca tinha pensado nisso…tvz seu bloque nem é tão forte assim heim…Obrigada!

  32. Brenda says:

    Amei! Confesso que não dou muito bem com actions porque poucos dão certo com minhas fotos, mas todos os seus ficaram lindos nas minhas fotos. ♥


Deixe seu comentário