Books

o teorema katherine (john green)

17.04.2013

O Teorema Katherine é o terceiro livro do John Green que: 1) foi traduzido pro português (ele já publicou seis) e 2) o segundo que eu li. Ele foi lançado recentemente pela Editora Intrínseca e já está na lista de “vou ler” de mais de 4.000 usuários do skoob.

Colin Singleton é uma ex-criança prodígio, viciado em anagramas e com uma estranha obsessão por Katherines. Pois é, na sua lista de romances há apenas 19 garotas chamadas Katherine (com todas as letras). Após levar um fora da sua décima nona Katherine ele e seu amigo Hassan decidem pegar o carro e sair na estrada (road trip!), porém o livro todo se passa praticamente na primeira parada deles: Gutshot, onde desceram para ver o túmulo do arquiduque Francisco Ferdinando. O que era pra ser uma visita rápida acaba se prolongando porque eles recebem uma proposta de emprego e decidem ficar. Em Gutshot, Colin tem seu momento Eureka! (adoro essa palavra) e começa a desenvolver um teorema para prever o futuro de um relacionamento (quem será o Terminante e o Terminado).

Ao contrário de A culpa é das estrelas, esse não é um livro para chorar. A leitura flui bem e há momentos engraçados difíceis de segurar uma risada alta (mesmo!). Os personagens são divertidos, mas nenhum me marcou tanto quanto a Hazel e o Augustus. Ok, na verdade acabei de perceber que já estou com saudade do Colin, do Hassan e da Lindsey (terminei de ler o livro há 3 dias). Me diverti com o livro e até senti vontade de estudar matemática enquanto lia (aparecem gráficos e fórmulas no livro). Não dei nota máxima (5 estrelas), mas chegou perto: 4/5 estrelas.

Adorei o trabalho da Editora Intrínseca no livro. Achei a capa muito amor, as páginas são amareladas e a margem, o espaçamento e a fonte são ótimos.

O livro é cheio de notas de rodapé e eu adorei isso. Nossa, agora que eu vi que essa nota da foto não é muito “bonita” haha

ISBN: 9788580573152 Editora: Intrínseca Páginas: 302

E aí, alguém já leu? O que achou?

Obrigada por tudo, pessoal!

Quem quiser me acompanhar: Skoob e Goodreads!

xoxo

ps: há alguns palavrões “escondidos” e piadinhas de cunho sexual.

Por

Melina

  1. Ri muito da nota de rodapé. USAHUASUHSAUAHS’
    Preciso ler esse livro. s2

    http://livrinhoseeu.blogspot.com.br/

  2. Acabei de fazer a resenha do Teorema também, Mel haha! Amei muito o livro, gostei mais do que A culpa é das estrelas. John Green é o cara! Beijoos

  3. Que lindinho, não conhecia… Agora estou lendo “Minha vida fora de Serie” Vc falou tão bem da Paula que eu resolvi ler *–*
    Meu Deus essa escritora é incrivel neh? Me senti com 13 anos e com borboletas no estomago rs Beijos

  4. Tinha ficado curiosa ao ver você lendo esse livro na segunda! E agora fiquei mais ainda, hahaha! Adorei a descrição da história e fiquei morrendo de vontade de ler!

  5. Já vi inúmeros posts sobre esse livro, mas é a primeira vez que leio a resenha.
    Atiçou minha curiosidade e vou comprá-lo!
    Ah… lindas fotos!
    Bjs!!!
    >>> Travessuras da Menina Má
    http://coisaphynna.blogspot.com.br/2013/04/livro-travessuras-da-menina-ma.html

  6. Oi Mel! Ai, eu adorei esse livro também. Comprei logo que vi na livraria e devorei. Realmente, é bem diferente de A Culpa é das Estrelas, mas é gostoso de ler e muito engraçadinho :)

    Me empolguei muito com a escrita do John Green. Essa semana chegou o meu Looking for Alaska (achei a capa brasileira feia e fui atrás do livro original mesmo) e já encomendei os outros (to ansiosa por Paper Towns também).

    Lindas fotos, como sempre, Mel! ♥

    Beijoca!

  7. Marijleite says:

    Ainda não li, mas quero ler. A história parece interessante, 19 garotas chamadas Katherine? OMG!
    Acho que vou gostar, desde criança sempre fui apaixonada por Matemática, pelo menos alguma coisa já tenho em comum com o Colin.
    http://www.petalasdeliberdade.blogspot.com.br

  8. Ana Polo says:

    Este será o próximo livro que eu comprarei.

  9. Estou lendo e amando! Acho que entrará para a lista dos livros mais engraçados que li!

  10. Maria Clara Cabral says:

    muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito boom ! também acabei 3 dias atrás! só aumentou minha paixão pelo john green!

  11. Tábita says:

    Ei,, Mel! John Green é ótimo mesmo. Você já leu “Quem é Você, Alasca?” é um dos meus livros preferidos e na minha opinião, o melhor dele.

    Adoro o teu blog! Já leio faz muuuito tempo mas nunca tinha comentado.. heuheuhe
    Beijo!

  12. Isa says:

    Esse livro é lindo, eu adorei e concordo. Os personagens não marcaram tanto quanto Hazel e Augustus, embora o personagem que mais tenha marcado (pra mim) nesse livro seja a Lindsay. Amei ela! o/ Fofa!

  13. clarice Dantas says:

    Acabei de ler ainda agora, vim me atualizar aqui no site e vi a coincidência, hehe amo seu blog!

  14. Oi, eu não gosto muito de ler e quando eu leio é por obrigação, nunca li um livro até o final pois nenhum me prende totalmente, gostaria que você me indicasse um livro que você gosta muito e que eu provavelmente iria ficar prendida a ele até o final… Beijos, amo seu blog

  15. Daniele Siqueira says:

    Aaa que amor!! Não vejo a hora do meu livro chegar *-*
    Adoro muito seu blog.

  16. Lala says:

    Amei a resenha! <3
    Estava aguardando a resenha pra eu comprá-lo no Submarino ^^
    Agora minhas suspeitas estão confirmadas e tenho certeza que irei gostar do livro, haha ^^
    Amei as fotos e a combinação que você fez com sua blusa cheia de óculos e com a capa do livro, haha ^^
    Beijão, Lala.

  17. Keith Pappen says:

    Eu tenho muita vontade de ler os livros do John Green, os nomes dos livros sempre me chamam atenção, as sinopses também e as resenhas mais ainda. Esse deve ser maravilhoso. Beijão <3

    http://www.detalhesamor.blogspot.com

  18. Thaís says:

    Estou terminando de ler, Mel :D
    Achei a capa muito bonita, parabéns para a editora!Também adorei as notas de rodapé.

  19. Viviane says:

    Sua fotos são tão lindas, Mel! <3
    Eu achei linda essa capa também e estou lendo no momento, já passei da metade mas confesso que não estou gostando tanto. :/ Tem partes que também dou risada e tal mas acho que poderia ser melhor. Eu lí A Culpa é das Estrelas e amei, e vou começar em breve o Looking for Alaska, acho que pelas reviews, é muito bom.

  20. Letícia says:

    Nossa eu amo demais esse livro, afinal é do John Green né *–* Já li faz um tempinho e não vejo a hora de lançarem outros livro do John em portugues

  21. Alanny says:

    Que amor suas fotos, Mel. ♥ Tô querendo muuuuito ler esse livro, na verdade quero muito ler todos os livros do John, só li A culpa é das estrelas (♥). Adorei a resenha. :)

  22. Karlie says:

    Esse livro parece ser muito divertido, acho que vou atualizar o listography com “livros que a melina resenhou e que parecem ser bem legais” ^^

  23. isa says:

    Ah, amei a história, quero todos os livros dele pra já!
    Deve ser legal (nunca tive a experiencia) ler algum livro de comédia-romântica escrito por um homem, ver na perspectiva de um. :)
    Mel, quando você vai fazer um sorteio de um livro fofos desses aqui no blog? hahahaha
    Beijos fofinha.

  24. Mirielly says:

    Eu estou lendo e estou achando maravilhoso <3

  25. Esse livro parece ser legal :)
    Eu ri com a foto da nota de rodapé, hahaha, aliás ainda estou rindo, enfim, vou incluir na minha lista de vou ler também, e agora comigo são 4032 que querem ler o livro :)
    Na primeira foto achei que o óculos fazia parte da capa, foto muito boa Mel, e queria te dizer que antes nem notava na diagramação dos livros, e agora eu estou notando, e realmente quando o livro tem a margem pequena é difícil de ler :)

    Beijos

  26. Sarah says:

    Estou viciada no seu blog! Há dias que estou explorando suas resenhas e todas as coisas fofas de papelaria! Esse livro está na minha wish list e, depois de ler sobre seu desafio do one book a month, decidi encarar também. Adoraria ler suas indicações para iniciantes. Beijos.

  27. Luiza Grilli says:

    Eu não sou muito chegada a Matemática, mas por ser um livro de John Green, vale a pena MUITO a ler! Vou logo dar a minha opinião… Isso quando eu ler!
    Beijos!

  28. Katherine says:

    Eu comprei esse livro, por conta do nome, afinal é o meu nome! Haha
    Ainda nao terminei de ler, mas há estou amando!!
    Uma coisa falo, é esquisito ler o seu próprio nome no livro e nao ser vc…

    Melina adoro seu trabalho no blog! Comecei a ler livros em inglês por conta do blog!!

    Parabéns e sucesso sempre

  29. Obrigada pela dica! Fiquei super curiosa! Beijos! ;)

  30. Ve Magalhães says:

    Mel, adorei a tua resenha, me deixou com mais vontade ainda de lê-lo. Tenho um filho adolescente (sim, fui mãe muuuito nova)e ele infelizmente não tem a leitura como um de seus “hobbys”. Quando ele era criança eu lia para ele, fazia as vozes dos personagens e tudo mais, mas ele nunca se interessou pela literatura, eu gostaria de te pedir, como uma blogueira e psicóloga de primeira, dicas de livros “pra gostar de literatura”.

    Bjokas.

  31. Giulia says:

    Comprei a culpa é das estrelas por indicação sua e vou comprar esse no fim do mes por sua culpa hehe sou louca por suas resenhas e por suas fotos ri muito com essa do livro com óculos :) daqui a pouco vai ter um monte de blogueira tirando foto assim hehe
    Beijos

  32. Katarine says:

    Haha’ Q massa, é “O teorema Eu”. Agora fiquei curiosa :)

  33. Esse é o próximo da minha lista mas, confesso que A Cula é das Estrelas está intensa em minha memória e posso dizer que é o melhor que já lí ! hehe

  34. Lari says:

    Mel, qual a metragem do espelho grande do seu quarto? Aquele que está em cima da cômoda com os perfumes

  35. Thaisinha says:

    John Green é divo <3 <3 <3
    Preciso muito desse livro!
    Mel, AMEI o esmalte que você está usando nas fotos, qual é o nome?
    Obrigada!
    Amo seu blog, parabéns pelo sucesso :*

  36. Priscila says:

    Já li e achei ainda melhor que A Culpa é da Estrelas, ri muito em algumas partes e as notas de rodapé são o melhor!!
    Tô ansiosa pra ler Looking For Alaska, mas nunca acho pra comprar =/

  37. Leticia says:

    Amei o livro. Vou ganhar o “A culpa é das estrelas” esse final de semana. Não vejo a hora de ler. Sempre ouvi falar do “Teorema Katherine” mais nunca tive vontade de ler, mais agora estou morrendo de curiosidade pra saber como é.

  38. Rana Mendes says:

    Oh, fiquei morrendo de vontade de ler,começando pelo título (adoro o nome Katherine). Fiquei super curiosa com a história e o livro já está minha wishlist.
    Um cara que se relacionou com 19 Katherine’s (e eu achava que 3 Lucas era muito).
    Bom, vou ler assim que puder (pena que isso pode demorar um pouco).

  39. Juci says:

    Mel, você falou que foi o terceiro dele que você leu, qual foi o outro (além de ACédE e OTK)?

  40. Taís Staudt says:

    Mel! Tu falou tanto eu já li o A Culpa é das Estrelas, e amei tanto que eu comprei ele e o Teorema Katherine, acabei de começar a ler ele, agora que li a sua resenha fiquei com mais vontade de acabar logo. Ps. Amo seus post, visito o blog todo dia. Bjuus

  41. Kika Knust says:

    Já terminou de ler, e ameiii!! Ri mt da nota de rodapé. eu amo COLIN. tem varios idiomas <3

  42. Isabella says:

    O livro parece ser muito bom, em breve vou ler A Culpa é das Estrelas. E lindas fotos como sempre! :)

  43. Juci says:

    Ai, Mel, ignora a minha última pergunta haha Acabei de ler de novo e ver que entendi errado :P Não precisa aceitar esse comentário nem o anterior, ok?

  44. Letícia says:

    Já estava querendo ler o livro, mas agora, sabendo que tem gráficos e fórmulas, me deu mais vontade de ler. ^^
    Mel, você ainda fará um post mostrando o seu livro “O jardim secreto”? A capa dele é perfeita, mas eu queria saber a cor das páginas, margem, espaçamento e fonte, que você sempre fala ao mostrar o livros. :)

  45. Juci says:

    Mel, você já ouviu falar no livro Eleanor & Park? O John Green fez uma resenha MUITO linda sobre o livro (aqui: http://www.nytimes.com/2013/03/10/books/review/eleanor-park-by-rainbow-rowell.html?_r=0) e tem umas coisas muito legais sobre o livro no tumblr e outros sites. Eu o comprei recentemente (no Book Depository, minha primeira compra o/) e estou ansiosíssima para lê-lo, pesquisa um pouco sobre ele, acho que você vai gostar :D

  46. Gabi Pairet says:

    Livro muito bonito! E fiquei bem a fim de ler, vou colocar na minha lista de “vou ler” ;)
    Ah, coisa linda as tuas fotos, Mel! *-*
    Beijinhos

    http://cafecomaraposa.blogspot.com.br/

  47. Gostei da resenha, parece ser legal mesmo o livro. Já vou colocar na minha wishlist literária. :D
    Mwah! :*

  48. Marina Begnini says:

    Adorei, Mel! E não vai rolar resenha em vídeo, não? Hahaha.
    Bj! ❤

  49. meág says:

    é impressão minha ou você mudou um pouquinho seu esquema de resenha? hoje pintou o número de usuários do skoob que querem ler e estrelinhas – que eu nunca tinha visto você dar em livros. :3

  50. Jojo says:

    Adorei a resenha Mel, o livro acaba de entrar para a minha wishlist :)

  51. mel,eu amei eu e até tá iria pedir quando fiz o comentário sobre como lá no brasil é caro,lembra? achei a arte de capa tão lindo e amei ♥ é mesmo errei

  52. Juliana says:

    Fiquei louca pra ler, mas antes tenho que ler “A culpa é das estrelas”!

    Porque você não nota 5 pra ele?

  53. Terminei esse livro agorinha e vim aqui comentar! hihi
    Eu adorei demais, para mim passou A Culpa é das Estrelas de tão divertida que foi a leitura!
    Esse livro me lembrou o filme 500 dias com Ela que o Tom revivia os momentos bons e ruins que teve com a Summer (o que me fez amar mais ainda o livro, porque amo esse filme).

    Beijinhos Mel!

  54. Mariana B. says:

    ESSE LIVRO É PERFEITOOOOOOOO!! John Green me surpreende cada vez mais :D O outro livro dele traduzido para o português “Quem é você, Alaska?” também é encantador!! Vale super a pena ler =)

  55. Adrielle says:

    Esse livro está na minha wishlist há um tempo. Amei a sua resenha,Mel!
    Beijos:*

  56. Raquel says:

    Oi Mel, amo ler suas resenhas pois elas são bem escritas e não contém spoilers. Estou lendo O Teorema Katherine e de fato ele é completamente diferente de A Culpa é das Estrelas mas aprecio muito a habilidade e o talento que o John Green tem de tornar os personagens cativantes independente do gênero.
    P.S.: Ri potássios com a foto que você tirou com o rodapé, com tantos rodapés no livro você acabou tirando justo o do mais bizarro kkkk, mas as fotos ficaram todas incríveis ou como você costuma dizer “muito amor” . Parabéns bjinhos

  57. Jôsy says:

    Ameeeeeei esse livro. Comprei por causa da sua resenha. =)
    Já estou com saudade dos personagens… O Hassan então, me fez dar altas (ALTAS MESMO) gargalhadas em casa. Meu marido pensou que estava doida…rs
    Recomendo!

  58. Isa says:

    Mel, já li O Teorema Katherine e AMEI! Fiquei ainda mais apaixonada por John Green! Mas tenho uma enorme curiosidade: Como se pronuncia Katherine? porque sempre que alguém vem falar desse livro pra mim, ela pronuncia de uma forma diferente, e eu tenho até vergonha de falar sobre o livro com alguém porque não sei qual a maneira correta de pronunciar. Qual é a forma correta? ah! amei sua resenha!

  59. Bruna says:

    Sério que vocês acharam esse livro bobo melhor do que The Fault in our stars? Uau.
    Isso porque vocês não leram Looking for Alaska (que por sinal é melhor até que o supracitado).

  60. […] estão previsto para os próximos meses (me empolguei com alguns ai ai) e sorteou um exemplar de O teorema Katherine, Extraordinário e dois álbuns cheios de livros que o sortudo levaria pra casa (foi um sortudo e […]

  61. Amei esse livro… Ri demais das palhaçadas do Hassan <3 Não tem como não amar.. É John Green <3

  62. […] vi esse livro no Blog da Melina Souza nesse post, e até então só sabia que o John Green tinha escrito “A Culpa é das Estrelas”. […]

  63. Raíssa Lins says:

    Oi, Melina, tudo bom?
    Bom, quando li ACEDE eu simplesmente amei e, bom, confesso estar com altíssimas expectativas em relação a O Teorema Katherine. Parece mais divertido, leve, até um tanto despretensioso, mas não consigo deixar de pensar que vou morrer de amores como aconteceu no livro anterior do John Green. Espero não me decepcionar!

    Beijos

  64. Amei o post.. lindo,as fotos… dá vontade de sair correndo para ler o livro e ainda tirar várias fotos inspiradoras assim..

    amei de verdade <3 <3

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

  65. Júlia Souto says:

    Ei Mel, eu li este livro, é uma história interessante e diferente, mas não sei porque não consigo terminar ele, já faz uns 2 meses que estou lendo e sempre paro de ler ele para ler outro, bjs adoro seu blog :)


Deixe seu comentário