IMG_5637 copy
Everything Else

parcerias com editoras: dúvidas

5.05.2013

IMG_5637 copy

Desde que o A Series Of Serendipity começou a fazer parceria com diferentes editoras, comecei a receber muitos e-mails, comentários e mensagens de leitores querendo saber como funcionava. Pensando nisso, resolvi fazer dois posts sobre o assunto: um para vocês deixarem nos comentários as suas dúvidas sobre o assunto e outro respondendo da melhor forma possível o que vocês perguntarem.

Bom, como vocês podem perceber, esse é o post para deixar as dúvidas, fazer perguntas etc. então fiquem à vontade ;)

Tenham um ótimo domingo, pessoal!

xoxo

Por

Melina

  1. Fernanda Portella says:

    Como tudo aconteceu, você procurou as editoras, ou elas que te procuraram ? Você ganha alguma comissão para postar as resenhas doa livros recebidos ? Com quantas editoras você tem parceria ?
    Beijinhos Mel!<3

  2. Fernanda says:

    Mel, como começou essa parceria? vc mandou um e-mail para as editoras?

  3. Lúcia says:

    Oi Mel..
    Hm, eu gostaria de saber, como faz pra virar parceiro (vi em alguns sites das editoras, mas outros não)

    E se todos os livros que você lê, é por parceria. Tipo, você é obrigada a resenhar todos os livros que eles te dão?

    beeijos.

  4. Luciana says:

    Mel, você recebe pelas resenhas que vc faz? E você diria que essa parceria com blogs realmente ajuda as editoras? (desculpe se soou um pouco grosso, eu só quero entender mesmo ^^) Beijos, e obrigada pelo espaço!

  5. Oi Mel! Poxa, que bacana que você deu essa abertura! Imagino que as editoras levem muitas coisas em conta, mas uma delas deve ser número de comentários, leitores, etc. Mas eu queria saber: são só os blogs populares que conseguem as parcerias? E como podemos ficar sabendo do período de inscrição para avaliação do blog pela editora?

    Sou muito a fim de ter parceria com as minhas editoras favoritas, mas é bem selecionado mesmo, e só vejo os maiores blogs na lista. Tem alguma dica pra gente, Mel?

    Mal posso esperar pelas suas respostas!

    Beijinhos!

  6. Moises Gomes says:

    Mel, oque eu faço pra entrar em contato com a empresa através da internet? Porque muitas vezes eu entro no site da Novo Conceito, por exemplo, e só tem uma caixa de diálogo. Nada mais. Espero que responda minha pergunta no próximo post, beijos! =)

  7. Bruna Guedes says:

    É você que envia um e-mail pedindo parcerias ou são as editoras que te procuram?
    beijoss
    http://sublimar-me.blogspot.com

  8. Luíza Silva says:

    Como funciona a parceria? Tipo, eles te enviam livros, mas em troca de que, exatamente? Propagandas e resenhas? Sempre quis entender como isso funciona.

  9. Nayla says:

    eu queria saber como que funciona? você vai atrás das parcerias ou eles te procuram? e como funciona isso de eles enviarem o livro pra você? tipo você já faz a parceria e beleza eles mandam o livro pra você?
    Beijos Nayla, adoro seu blog, viu? principalmente suas resenhas, porque a gente tem um gosto literário muito parecido! então eu sempre vejo o que você gosta e recomenda por quee com certeza que eu sei que vou gostar.

  10. Viviane says:

    Muito legal, Mel! Eu adoraria receber livros das editoras também e sortear mas meu blog não é muito conhecido, haha.
    Também não estou mais morando no Brasil e não sei se há parcerias assim com editoras internacionais. :/

    • Priscila says:

      Existem parcerias assim com editoras internacionais, e é mais simples: você contata pedindo o exemplar ou ARC de um livro, passa seu endereço e ou eles te enviam ou não. Não precisa ser selecionado pra parceria.

      • Melina says:

        Sério? Mas quais editoras internacionais fazem isso, chuchu? :)

        • Priscila says:

          Mel, basicamente qualquer editora. As editoras americanas são muito mais propícias no envio de livros e principalmente ARCs (cópias não acabadas de livros que ainda serão lançados e que podem sofrer alterações na versão final) porque o objetivo deles é divulgar o trabalho dos autores, já que lá a variedade de novos autores lançados por ano é muito maior do que aqui no Brasil, que grande parte dos livros lançados são traduções ou de autores brasileiros já conhecidos.

          O que eles geralmente pedem é que você tenha um blog ou vlog não tão novo e que escreva/grave uma resenha do livro, se for um ARC que a resenha seja feita perto do lançamento do livro, tanto no blog/vlog como no goodreads ou outra rede social parecida.

          Não precisa de uma lista de parceiros, confirmações nem nada… você pede: ou recebe ou não.

          Depende mais de eles terem o exemplar para te enviar do que com relação ao blog/quantidade de leitores e seguidores, que é regra em basicamente qualquer parceria com editoras brasileiras.

          PS: Sei disso porque já vi em videos e li em blogs americanos sobre o assunto, mas também já vi blogs brasileiros que conseguiram ARCs. Existe também o site Netgalley, que envia cópias digitais de livros que ainda serão lançados, é bem legal.

      • Viviane says:

        Nossa, que interessante! Vou pesquisar sobre, obrigada! :)

  11. Fernanda says:

    Você ganha dinheiro ou é só livros com essas parcerias?

  12. Maria Clara says:

    Eu gostaria de saber o que é agente tem que fazer para conseguir parcerias com as editoras.

  13. Oi, Mel!
    Quero saber se todas as editoras com que você tem parceria te disponibilizam livros? Porque tem umas por aí que a parceria praticamente não traz benefícios nenhum, haha.
    Beijos!

  14. larissa says:

    As editoras vieram atrás de voce, ou o contrário?
    bjs

  15. Júlia Alves says:

    Mel, o que é necessário ter/fazer para conseguir parcerias com editoras mesmo que pequenas? é necessário ter um midia kit?

    http://dream-after-dream.blogspot.com.br/
    (http://www.youtube.com/watch?v=RpNm0T7DLiY) – My brother does my make up

  16. Lu says:

    OIIII
    Tenho um blog, e já te indiquei por lá umas duas vezes. Sem contar que a minha capa é de fotos suas (claro, eu dei os créditos!), e te acho uma fotografa fora de série!!Passa no meu blog para dar uma olhada!(se quiser deixa um comentário) Bjusss!

  17. Vanessa says:

    O blog precisa ter um número de visualizações diárias pra conseguir a parceria ? E como contatar a editora que você quer fazer parceria? beijos ;*

  18. Você ou a editora que entra em contato primeiro? A parceria é contínua? (você recebe livros todo mês?) Além de livros, você recebe mais alguma coisa da editora, como maca páginas, ou outras coisinhas? Você recebe algum cachê/salário das editoras, ou só os livros mesmo? Você tem prazo para fazer as postagens sobre os livros? Com quais editoras você tem parceria? Obrigada por abrir esses espaço para nós perguntarmos Mel :D

  19. O blog precisa ter um número mínimo de seguidores para conseguir parcerias né?

  20. Dinha Vieira says:

    O que é necessário para fazer a parceria (número de seguidores, curtida de páginas, etc)? Quando fecha a parceria, ela é contínua (recebe livros todo mês)? E como funciona esse recebimento: você escolhe ou a editora manda os lançamentos? É necessário fazer a resenha dos livros para ter a parceria?

    Bom, acho que é isso >< haha Obrigada por abrir o espaço, Mel, parceria com editora é o que mais tenho dúvida! ♥

  21. Natália says:

    O que é preciso para fazer uma parceria? Tem algum tipo de custo?
    (Adorei a sua ideia, sempre quis saber como funcionava essas parcerias mas nunca tive coragem de perguntar! Obrigada pela oportunidade) ;]
    Beijos! || ape56.blogspot.com

  22. Sheyla says:

    Eu queria saber se é preciso entrar com algum dinheiro para que a parceria seja estabelecida!

  23. como eu faço para conseguir a parceria ? tem regras ?

  24. Bruna says:

    Você escolhe os livros? Ou eles enviam qualquer um pra você?

    wesaysomething.blogspot.com.br

  25. Paulo says:

    Quanto tempo leva pra editora entrar em contato?

  26. Giulia says:

    O blog precisa ter um mínimo de seguidores para conseguir fazer parcerias?

  27. Jéssica says:

    Ola Mel e estipulado um tempo pra leitura dos livros?As editoras especificam o que você deve escrever em uma resenha sobre cada livro?Obrigada por abrir esses espaço para nós perguntarmos Mel :D.
    Poderia fazer um post sobre fotografia você e uma grande inspiração.

  28. Beatriz F. says:

    Qualquer pessoa pode ser parceira, Mel? Se não, quais são os requisitos :)

  29. Vitória says:

    É quase óbvio que eles só começam a mandar livro para blogs que vai trazer retorno para a editora, que tenham bastante acessos e visualização, por exemplo. Mas eu queria saber como você conseguiu que uma editora te mandasse um livro, você enviou alguma resenha que já tenha feito?

  30. Adorei a ideia Mel, eu por exemplo, tenho milhões de dúvidas. Eu queria saber quais são os principais requisitos que as editoras analisam nos blogs antes de firmar a parceria? A partir do momento que você aceita uma parceria é como assinar um contrato, você sabe que vai precisar seguir algumas regras consigo mesma, como priorizar os livros de parceria na hora de ler, então, diante disso, realmente vale a pena firmar parceria com uma editora?
    Beijos

  31. Lucy says:

    olah !!
    Gostaria de saber, se é pago
    esse tipo de parceria, e como funciona para
    fazer a solicitação !! É necessário o blog ser muuuito
    famoso ???
    brigadaaa, beijokassss

  32. É preciso ter em média quantos seguidores para se conseguir uma parceria com editoras? Tem tempo determinado para que você faça a resenha dos livros? Se o blog tem mais de um colaborador, todos eles recebem os livros ou só um que recebe? É preciso pedir que eles enviem livros para promover sorteios destes? Quais critérios a editora utiliza para fazer parceria com o blog?
    Obrigada por abrir este cantinho para ouvir as dúvidas dos seus leitores.

  33. Alê says:

    Oi Mel, muuitas dúvidas! Eu quero saber como você conseguiu suas primeiras parcerias, você entrou em contato primeiro?
    Você poderia fazer um texto base para agente entrar em contato com a empresa? Para quem não tem nenhuma parceria o que você indica ou sugere? obrigada!

  34. Fernanda says:

    meeel, agora que vi o layout novo :) Ficou lindão, gostei mais desse do que do antigo ;)
    Beijocas

  35. Gi Levesque says:

    Oi Mel! Eu gostaria de saber se no começo você mandava e-mails para as editoras divulgando seu trabalho ou elas te procuravam? Você é minha inspiração! Beijos!

  36. Nem toda editora tem disponível em seu site o contato para parceria, eu queria saber como vc faz quando não tem como entrar em contato no e-mail especifico da área de marketing. Também gostaria de dicas de como abordar esse assunto com a editora sem parecer que queremos apenas ganhar livros de graça. Você estabelece alguma meta para conseguir entrar para a lista de parceiros de certas editoras??

  37. Eu entrei em contato com várias editoras, mas só conseguir fecha parceria com o Grupo Autêntica, mas ainda não recebi nenhum livro deles. Muitas alegaram que, apenas em junho quando as inscrições estivesse abertas é que eu poderia entra em contato novamente… Porém o que me deixa angustiada é que, apesar do meu blog ser atualizado constantemente (tento terminar a leitura dos livros o mais rápido o possível), acho que a falta de comentários nos posts não gera interesse das editoras. Desde de janeiro, faço resenhas periodicamente para tentar atrair mais leitores, faço divulgação nas redes, mas continuo sem sucesso. Você poderia perguntar se a quantidade de comentários no blog influência na hora das editoras fecharem as parcerias? Obrigada, Mel!!!! Bjoxxxx

  38. Esther says:

    Qual é o objetivo de uma parceria com uma editora? Qual é o essencial que se deve estabelecer nessa parceria?

  39. Maria de Fátima Menezes says:

    Como saber se uma editora é confiável ou não?

  40. Maria de Fátima Menezes says:

    ps: Mel, posso te dar uma sugestão de post? Faz um com dicas de como conciliar as leituras de livros com as leituras da faculdade? Por favor? :D <3

  41. Ana Lígia says:

    Oi Mel! Amei a ideia de abrir esse espaço para perguntas.

    tenho uma perguntinha: É você que procura a editora ou a editora que te procura?

    E outra coisa, como vai seu pai? Ele melhorou? Espero que sim!

    Beijos

  42. bella says:

    Oi mel! Qualquer blog pode fazer parceria com editora ou você precisa ser convidado pela própria?

  43. Vickawaii says:

    Oi Mel! Legal você disponibilizar esse espaço, pois essa é uma das dúvidas que mais assolam a maioria das blogueiras. Acho que vou acabar sendo repetitiva, mas enfim, aí vai o que eu quero perguntar:
    – A partir de que momento posso pensar em contatar uma editora?
    – Os livros recebidos são “aleatórios”, ou se enquadrariam no meu gosto pessoal?
    – São promovidos nos blogs apenas lançamentos, ou algumas editoras também tem interesse em disseminar livros mais clássicos?
    – O número de seguidores influencia muito? As visualizações são mais importante? Qual é o número mínimo?
    – As editoras só aceitam blogs que postam com uma frequência quase diária, ou aceitam blogs atualizados semanalmente?

    Em outras palavras, queria saber se o meu blog se “adequa ao perfil”. É um blog que trata justamente desse universo “cultural”, com resenhas e críticas, tem um número considerável de comentários e visitas, mas não tem muitos seguidores e é atualizado uma vez por semana.

    Beijos, e obrigada pelo espaço!
    http://finding-neverland.zip.net/

  44. Lala says:

    Adorei a iniciativa!
    Adoraria saber se é você quem escolhe os livros que as editoras mandam ^^
    Beijos, Lala.

  45. Juli Jolie says:

    Mel, quando vc recebe dois livros (um pra vc e o outro p sortear), vc que pede ou a própria editora que manda outro porque quer?

  46. Juli Jolie says:

    Ah Mel, mais duas perguntinhas:
    – você que escolhe os livros que quer receber ou a editora simplesmente manda livros aleatórios?
    – você recebe os livros mensalmente? Quantos livros por mês?

  47. achei muito legal a iniciativa, Mel! Sinto muita falta de ser parceira de algumas editoras, não apenas pelos livros em si, mas pela “comunidade” que a gente formava. Infelizmente, fiquei sem tempo pra honrar as parcerias como devia e resolvi parar. Aliás, acho que é uma dica boa pra você dar no vídeo: a pessoa só deve procurar parcerias com editoras que tenham um perfil parecido com o seu. E caso ela fique sobrecarregada, sempre procure conversar com a editora ao invés de dar “chá de sumiço” ou não cumprir com os compromissos. É sempre melhor explicar sua situação. A Intrínseca foi SUPER fofa comigo ano passado por causa do meu vestibular.
    Enfim, só isso!
    Beijinhos.

  48. Viviane says:

    Não sei se já fizeram essa pergunta mas, você escolhe algum gênero de livro que quer receber? Ou eles avaliam pelo tipo de blog? :)

  49. Oi, Mel!
    Olha, você escolhe os livros que recebe pra fazer resenha? E depois de quanto tempo de blog você começou a receber os livros das editoras?
    Mel, morri com esse layout! É muito lindo! Amei as ilustrações (tenho uma quedinha por ilustrações fofas), sinceramente, já estava cansada do antigo :(
    Sua linda, estava lendo seus posts antigos, e acabei percebendo o quanto você é espontânea quanto as fotografias. Dá pra ver que você está livre pra ser você entende? A gente vê algumas fotos por aí meio ”forçadas”, tentando parecer alguma coisa, mas você não, você parece ser daquele jeito, sem precisar de esforço. Por isso que eu AMO seu blog <3

  50. Quantas visualizações diárias o blog tem que ter para começar a procurar parcerias com as editoras ?

  51. Adorei. As perguntas acima são as minhas dúvidas.
    bjs
    para todas

  52. Yasmim says:

    Adorei a iniciativa, e também tenho algumas perguntas:

    As editoras que te procuram, ou você que as procura?
    É obrigatório ler e fazer resenhas de todos os livros que ele mandam?
    Precisa ser maior de idade pra fazer a parceria?

  53. Melissa says:

    1) Como faz pra procurar uma editora e mandar e-mail, e o que dizer nesse e-mail?
    2) O blog tem que ser popular pra ter a parceria?
    3) É de graça?

    Beijos, Mel.

  54. Maria Luiza says:

    O que dizer no e-mail de solicitação de parceria???

  55. Maria Luiza says:

    Quais são os critérios básico para ser selecionado para parceria?

  56. Delma says:

    oi Mel

    Estou quase desistindo de deixar coments. Já é a terceira vez que comento e vc nunca aprova?
    Tenho curiosidade de saber se vc tem algum prazo pra fazer a resenha e se a resenha é um ítem obrigatório neste tipo de trabalho.
    Um beijão

    Delma

  57. Michelle says:

    Oi Mel, acho que não tenho mais dúvidas além do que todo mundo já perguntou, mas é uma iniciativa muito legal a tua, tô curiosa pra saber as respostas. Beijos :)

  58. Bel Vicentin says:

    Adorei a iniciativa, Mel! Seu blog é, de longe, um dos que mais me inspiram e eu fiquei muito feliz por você ter adquirido esse gosto enorme pela leitura praticamente “de uma hora pra outra”, porque antes não tinha tantas resenhas e posts relacionados à livros por aqui, hehe.
    A minha dúvida é a seguinte: algumas editoras não possuem seleção de parceiros, né? Queria saber o que é importante incluir no e-mail de contato, como por exemplo o número de visitas diárias e essas coisinhas.

    Beeijos
    Bel

  59. A minha dúvida é só uma: Precisa ter blog, para receber cortesia??
    Imagino que sim, mas vai que não né, haha!

    Beijos

  60. Joana Lopes says:

    gostaria de saber com quanto tempo, nº de seguidores e etc seria melhor para começar a procurar parcerias de editoras. bjos amo seu blog, mas ainda não consegui achar onde posso seguir ele.

  61. Thaís says:

    A resenha fica totalmente liga a opinião do resenhista, no caso de você não gostar do livro pode falar que você não gostou e ponto ou tem que ser maleável?

  62. Anna Flávia Leal says:

    Mel, para o blog conseguir uma parceria precisa ser um blog popular né, com muitos visitantes? :)

  63. Gabriel says:

    As editoras parceiras tem algum tipo de exigência de data pra resenha? E elas falam alguma coisa sobre o que você tem que falar? Se sim… alguma já te pediu pra recomendar o livro mesmo você não gostando? E como funciona quando tem sorteio? Você fala com a editora pra enviar o livro ou você que tem que fazer o envio (no seu blog eu sei que a maioria é com a editora mas ja vi muitos que fica por conta do blogueiro)?
    Nossa, ficou gigante e cheio de perguntas xD

  64. Daniela Fernandes Lopes says:

    Oi Mel, aclo o Blog mto 10, gostaria de saber como funciona essa parceria e como conseguir?
    Adoro vc
    Bjkasss

  65. Mel, quando você faz parceria com editoras você recebe o livro e faz resenha dele, não é? Mas como a editora sabe que você fez a resenha? Você tem que mandar o link para eles ou eles tem algum sistema ou coisa do tipo para acompanhar as resenhas dos blogs?

    Bjs!

  66. Lara says:

    Bom dia Mel! Encontrei seu blog fuçando por aí, e achei lindo! Eu amo ler, estou me formando em geografia licenciatura, mas para você entender como amo livros, vou terminar e já ingressar em outro curso que tenha mais desse mundo. Minha dúvida é a seguinte: Tenho muita vontade em fazer resenhas de livros e ter parceria com editoras. Como funciona estas parcerias, você é remunerada por estas editoras, recebe exemplares para fazer as resenhas? Muito obrigada pela atenção e se puder me responder ficarei imensamente grata! Um ótimo domingo e linda semana!!!

  67. Raquel says:

    Mel, gostaria de saber quantos anos é necessário ter para poder fazer parceria com uma editora .
    Bjs, continue com o site maravilhoso como sempre (a propósito o layout novo ficou lindo)


Deixe seu comentário