Books

parcerias com editoras: respostas 1

11.05.2013

melinasouza

Na semana passada publiquei esse post para que vocês deixassem dúvidas sobre as parcerias entre blogs e editoras. Fiquei impressionada com a quantidade de leitores interessados no assunto e na quantidade de perguntas. Pro post não ficar gigante eu vou dividir ele em duas ou três partes, tá? Ah, tudo o que vou escrever aqui é com base na minha experiência.

  • Como conseguir parceria com editoras?

Eu consegui parcerias de duas formas. Quando ainda não sabia direito como funcionava esse tipo de parceria, escrevi para algumas editoras apresentando o meu trabalho (tipo de conteúdo que publico no A Series Of Serendipity, número de acessos, seguidores e algumas resenhas que publiquei) e o meu interesse em parceria.

Depois eu comecei a pesquisar e vi que todo ano as editoras criam formulários para blogueiros interessados em parceria se inscreverem. Algumas editoras fazem seleções anualmente e outras fazem semestralmente. Nesses formulários elas normalmente solicitam número de acessos, seguidores nas redes sociais, frequência de postagem, preferências literárias (gêneros) entre outras coisas.

Importante: existem MUITOS blogs (literários ou não) interessados em parceria com editoras então isso não é algo fácil de conseguir. Elas normalmente têm um número de vagas para a seleção de novos parceiros e um número de vagas para a renovação de parcerias (blogs que já eram parceiros e que, além de ter feito um bom trabalho ao longo da parceria, têm interesse em renovar a parceria) então muitas pessoas que se inscrevem ficam de fora.

Dica extra: se o seu blog não apareceu na lista dos selecionados (essa lista normalmente é publicada no facebook das editoras) não fique ofendendo a seleção com comentários desnecessários do tipo “nossa, mas tem muitos blogs ruins na lista”, “meu blog é muito melhor do que vários que vocês selecionaram” ou “são sempre os mesmos blogs!”. Ao invés de dedicar o seu tempo para ofender e demonstrar a sua irritação/tristeza aproveite para: 1) conhecer blogs novos e 2) escrever para a editora (sem ofender) apresentando o seu blog e perguntando o que eles acham que pode melhorar para você tentar novamente no próximo processo seletivo.

  • O que as editoras levam em consideração no processo seletivo?

Como disse na primeira pergunta, normalmente eles solicitam números de acessos e seguidores no formulário de inscrição, porém isso não quer dizer que só blogs com muito acesso e seguidores conseguem parcerias. Claro que isso conta (não adianta criar um blog e já tentar parcerias), mas além desses dados, o que acredito que pesa bastante na seleção é a qualidade do blog: posts/resenhas bem feitas, conteúdo interessante e frequência de postagem.

  • Como saber que as editoras já começaram o processo seletivo (lançaram os formulários de inscrições)?

Acompanhe nas redes sociais twitter e facebook todas as editoras que você tem interesse em parceria. São nessas redes que elas divulgam quando começa/termina os processos seletivos e também a lista dos parceiros.

  • Como funcionam as parcerias?

Isso varia de editora para editora, porém normalmente funciona assim: eles enviam por e-mail uma lista com os lançamentos do mês e você pode selecionar um livro. Assim que você publicar a resenha, envia um e-mail com o link e pode solicitar outro título.

  • Além dos livros, você recebe brindes como marca páginas e outras coisas?

Algumas vezes sim! Além de marcadores de páginas, algumas editoras montam “kits temáticos” ou brindes para alguns livros e enviam para os blogs parceiros. Por exemplo, os kits da Editora Novo Conceito que mostrei nesse vídeo (e a malinha que o Grupo Editoral Record mandou com A probabilidade estatística do amor à primeira vista).

  • Você recebe dinheiro das editoras?

Não, recebo algo muito melhor: livros que estão na minha wishlist haha Até onde eu sei nenhuma editora paga para blogueiros resenharem livros :)

Bom, pessoal! Pro post não ficar muito grande resolvi responder apenas as perguntas que eu acho que são as principais ou as que apareceram mais vezes, mas não se preocupem que as outras também serão respondidas em outro post, certo?

Caso tenham mais dúvidas sobre o assunto pode deixar nos comentários!

Obrigada por tudo!

xoxo

Por

Melina

  1. Lala says:

    Adorei o post!
    Também tinha algumas dessas dúvidas :)
    Pretendo tentar uma parceria quando as minhas resenhas aumentarem e tiverem uma melhor qualidade. Também quando eu tiver um público maior ^^
    Beijão, Lala.

  2. Viviane says:

    Obrigada por esclarecer tantas dúvidas, Mel! :)
    adorei o post!

  3. AMMEI o post! Tirou muitas dúvidas que eu tinha! Gosto muito do seu blog, adoro a freqüência de postagens e os temas discutidos! Parabéns Mel!!!

  4. Mel, sem muito haver com este post, digo, sem nada a ver com este post, eu queria saber se você ainda faz a coleção do snoopy, porque eu queria mandar mais um pelo correio para a sua coleção, beijos chuchu :D

  5. tam says:

    Primeira vez comentando no blog o/
    Comecei a acompanhar você não faz muito tempo mas aproveitando esse post eu resolvi criar vergonha na cara e finalmente deixar meu primeiro comentário (yay!)
    Acho lindo e fofo esse jeitinho que você tem de escrever suas publicações. Sempre atenciosa em nos mostrar tudo da melhor maneira possível. Não que você realmente precise ler isso porque eu sei que todo mundo aqui fala a mesma coisa mas… Parabéns pelo ótimo trabalho. Ja virou rotina entrar no blog. Lindinha ♡
    Beijinho Mel

  6. Camila lewer says:

    Bem didático…gostei!!!!
    Amo ler e quisera viver disso..rsrsrs.

    Bom final de semana, Mel ;*

  7. Luiza Grilli says:

    Como você falou ”renovar a parceiria”, então esse processo todo é pago? Se é, quanto geralmente custa?

  8. Fêh Zenatto says:

    Adorei, Mel!
    Obrigada pelas dicas. Meu blog ainda é bem pequeno mas sonho em fazê-lo crescer e ter parcerias com editoras também! =DD
    Beijo.

    http://www.blogcoisaetal.blogspot.com

  9. Amanda Gomes says:

    Mel, gostei muito do post, tirou algumas dúvidas que eu tinha. Não sei se tem algum leitor do blog com a mesma dificuldade que a minha, mas, não consigo fazer resenhas de livros. Ou escrevo pouco, ou escrevo mais que devia (spoilers). Você poderia dar algumas dicas sobre isso? Obrigada :)

  10. Natália says:

    Adorei as dicas, me ajudaram bastante, vou ficar de olho nas redes sociais das editoras de agora em diante! ;)
    Beijos! || ape56.blogspot.com

  11. Adorei o post! As respostas foram muito interessantes e esclareceram minhas dúvidas. Bjoxxx

  12. lari says:

    Mel, uma dúvida: como voce fez pra divulgar seu blog? Só mostrando pros amigos mesmo?
    bjs

  13. Olá Mel, primeiro queria desejar um Feliz dia das mães para sua mãe :)
    E outra coisinha, eu enviei um e-mail para uma editora, e aida não recebi uma resposta, sei que meu blog é pequeno, mas amo muito ler e estou muito interessada em parceria com editoras.
    Obrigada por tudo Mel :)
    Ah, ainda não consegui colocar a foto aqui, mas assim que eu colocar irei te avisar :)
    Mil beijinhos :*
    Twitter: @thesweethouses
    Instagram: @thesweethouses

  14. Jessica says:

    Adorei as dicas. Só acho que o dia deveria ter mais horas pra eu conseguir ler mto mais :( rsrs
    Beijinhus

  15. Barbara Sá says:

    Oi Mel :)

    Adorei as dicas, realmente tem muita gente que quer fazer parceria com blogueiros e não sabe como… Eu já tenho as minhas :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

  16. Oi Mel, você, entre todas as blogueiras q sigo, é a unica que posta de fds e principalmente domingo! Adorei saber disso. Acompanho seu blog já faz um tempo mas nunca tinha comentado, então já aproveito a dizer que adoro todos seus posts, suas resenhas, você escreve maravilhosamente bem e que, se precisar de algo, pode contar comigo! kk beijos!

  17. Vih says:

    Para a parceria, tem que pagar por algo?

  18. Kévilin says:

    ei Mel! Que tal depois que você responder as dúvidas sobre parcerias, voce não cria posts falando do seu início com o blog e como conquistou fãs com o tempo?
    ia ser bem legal pra quem não te acompanha desde o início.

    Beijo, boa semana para você!

  19. Olá Mel, achei muito úteis as dicas, e oportunidade melhor
    para ler muito e fazer o que gosta (escrever) não tem
    melhor. Infelizmente, meu blog é bem pequeno ainda, e
    não tem nem um ano. Será que vale a pena eu tentar?

    http://www.atual-garota.blogspot.com.br

  20. Giulia says:

    Mel, a editora só envia livros pro dono do blog ou pra colaboradores também? :)

  21. Olá Mel, aleatóriamente vim aqui perguntar uma coisa que não tem nada a ver com o post haha.
    Bom, eu perguntei em um post como colocar a foto no ícone dos comentários, você me mandou o link do post que explicava isso, porém eu não entendi como fazer :(
    Abri a página do gravatar e não sei onde eu clico para fazer isso (pois a pagina é em inglês e eu não sou muito boa em inglês, tentei traduzir o que eu sabia, mas mesmo assim não deu muito certo.)
    Obriga por tudo Mel.
    Mil beijinhos :*

  22. Sybylla says:

    Por um tempo eu procurei fazer parcerias com editoras. Meu blog é só sobre ficção científica, então não tem lá tantas editoras assim que atendem a esse segmento. As editoras simplesmente me ignoraram. Nem um email de “Entraremos em contato o mais breve possível”, eu recebi.

    Aí uma delas me mandou um sinal de positivo, que sim, eles firmariam uma parceria comigo. Cinco minutos depois, chegou outro email, dizendo para ignorar o email anterior, que eles tinham cometido um engano e que meu blog não atendia ao perfil deles.

    Três anos de blog, mais de 700 mil visitas, um único tema, atualizado quatro vezes por semana e ainda assim eu não atendia ao perfil da editora. Tá bom, né? Vou dizer o que? Por outro lado, não compro nada deles, foi uma atitude sacana e não busco mais parcerias.

    Aí eu vejo blogs literários (que existem aos montes) que com três meses conseguem parcerias com quinhentas editoras. Realmente, não entendo o critério.

    Abraço! :D

  23. Taline says:

    Melina,livros são otimos e amooo. Suas resenhas são otimas,confesso que compro alguns livros pela sua indicação k´

  24. Thamires R. says:

    Olá, gostaria de saber se é obrigatório fazer sorteio? Porque não sei muito bem como funciona a realização de sorteios e nem sobre fretes, o que seria um grande problema pra mim.
    Muito obrigada.

  25. Laís Lima says:

    Quais as editoras que você conseguiu parceria.

  26. Oi. Conheci seu blog hoje e achei muito bom, você escreve muito bem, parabéns..
    Só queria que você divulgasse editoras que fazem parcerias.
    Ganhou um leitor fiel. Até coloquei seu blog no meu blogroll. haha
    Abraços.

  27. Adorei o seu post, tirou todas as minha duvidas.
    E Como vç msm disse não adianta criar um blog e já tentar parcerias, mas é sempre bom ficar na espectativa kk’
    2bjs
    Livro e Chocolate

  28. NATÁLIA says:

    Oii, eu quero te dizer que sou sua fã, vc me inspirou para fazer meu blog, adorei, eu não sou muito boa pq eu comecei agora, se puder me ajudar, agradeço. Um bjo e sucesso!

  29. Larissa says:

    Aaaaai Mel, to apx no seu blog e no seu canal, sério! Sua estante é PERFEITA! Eu tô começando a me envolver mais nesse mundo da leitura nesse ano, pq antes eu amava ler, mas n era assim, desse jeito! Fiz um blog recentemente, e ele n tem nada ainda, pois ainda estou providenciando umas coisas… Quando eu fiz o blog, ainda n conhecia o seu, mas agr pode ter ctz que ele é um super exemplo p mim! Bom, eu só tenho 12 aninhos, então paciência, pq as coisas n são conquistadas de um dia para o outro, certo? Bem, AMEI o post e amo as suas fotos e resenhas! Boa sorte!

    P.S.: Agr vc tem mais uma admiradora! Bjs carinhosos ><

  30. sil says:

    Suas dicas foram realmente úteis para mim, q estou começando.Gostei do seu blog também.bjso

  31. Luma says:

    Mel, e se eu não tiver redes sociais? É necessário? Obrigada

  32. Bia Castro says:

    Oii, Mel!!!
    Adorei o post! <3
    Eu queria saber se você tem que mandar seu endereço para as editoras, ou eles enviam os livros para sua caixa postal?!
    Espero que você possa tirar essa minha dúvida terrível!!! ;)

    Beijinhos

    http://hayebianaleitura.blogspot.com.br/

  33. Giulia Rocha says:

    Mel gostei muito do post… Muitas dúvidas minhas foram resolvidas!! Eu queria que você desse uma opnião sobre o meu blog (http://ofstrangergirl.blogspot.com.br/)!! E também mais algumas dicas!! Beijos

  34. Bárbara says:

    Olá Mel!
    Estava procurando sobre esse assunto e encontrei no seu blog, do qual eu admito ser muito fã!
    Tinha muitas dúvidas sobre esse assunto de parcerias, e algumas foram esclarecidas, por isso parabéns pelo post! :)
    Amo seu blog e você é uma fofa, e uma coisa que eu admiro é que, apesar de ter um blog famoso, não deixa de responder os comentários das leitoras!
    Continue assim :)

    Bem, seu blog é tão lindo que dá até uma vergoinha de deixar o link do meu aqui, mas vamos lá haha
    http://meuuniversox.blogspot.com

    Beijos.

  35. eliane says:

    adorei suas informações, muito claras e exatas!!!!
    Muito obrigada pelas Dicas!
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com

  36. Larissa says:

    Estou (re)começando o meu blog e agradeceria muito se você que acompanha o blog do Mel desse uma olhada no meu também ;)
    Então, o blog fala de filmes, séries, livros e música das mais diversas formas.
    Já temos algumas resenhas e dicas musicais, não deixe de conferir.
    http://www.tudoacabaemcafe.blogspot.com

    (O blog está aberto à sugestões de pautas e parcerias).

  37. Lilian Rodrigues says:

    Ola Mel parabéns pelo post que a meu ver é muito informativo e interessante,eu estou entrando na blogsfera e essas informações são vitais, meu blog é pessoal mas do dica de livro semanal com uma resenha e portanto a parceria muito me interessa.

    http://exteriorizandoaptidoesinertesemalmainquieta.blogspot


Deixe seu comentário