BELEZA

Beleza avec Gigi: Maquiagem básica

Nas minhas últimas aparições, havia pedido sugestões para posts e, atendendo a pedidos, ensinarei uma maquiagem bem basicona para o dia à dia. Sem pele ou olho carregado, nesse tipo de make a sensação é de “oi, acordei linda assim.” Outro fator importante, além da naturalidade, é que o processo não pode demorar muito. Por causa disso, produtos práticos, como BB Cream, bases que são base + pó, entre outros, são produtos mais práticos, pois “pulam etapas.”

1º passo: Preparação da pele.

Não dá para passar a maquiagem com a pele suja ou sem estar hidratada. Meu último post foi exatamente como preparar a pele (limpar, tonificar e hidratar), então é só ver aqui.

2º passo: Corretivo

Não existe uma regra clara do que vem antes, se é o corretivo ou a base. Na minha opinião, depende muito do tipo do corretivo e da cobertura dele. Os que são mais fininhos e de consistência mais liquida, passo antes. Os com uma cobertura maior, passo depois e só se a base não conseguiu “consertar” o resultado de noites mal dormidas e uma genética não tão boa ):

O que eu usei foi o Skin Renew – Anti-Dark-Circle Roller, da Garnier. Não existe no Brasil ainda, mas passando o mouse em cima da imagem você descobre o nome dos outros que podem ser usados. O da Pro Longwear, da MAC, tem uma cobertura mais alta e dura bastante tempo, assim como o da Make Up Forever, os outros tem uma cobertura mais “natural”. Minha dica é que, ao invés de passar com o indicador, você deve espalhar dando batidinhas com o dedo anelar (é assim que chama esse dedo? haha), porque é o dedo mais delicado que temos e assim não machuca a região do olho.

3º passo: Base ou BB Cream


O segundo passo da pele é passar a base. Existem muitos tipos de bases, de cobertura, textura e para tipo de pele diferente. Vai muito do que você quer e do que sua pele “prefere”. Eu, por exemplo, gosto de coberturas mais leves, que dão um efeito mais natura, e que sejam mais “sequinhas”. Já o tipo de base, depende muito da ocasião ou o tempo que tenho para gastar no preparo. Se tenho um tempo maior, passo uma base liquida, se tenho menos tempo, prefiro base em pó (como a Studio Fix da MAC), ou bases que são em mousse. Porém, na maioria das vezes, ao invés de passar base opto por BB Cream, que é um creme que além de cuidar da pele, tem coloração e, por isso, acaba por disfarçar as imperfeições da pele, deixando ela mais uniforme. Ele é muito prático, porque na maioria das vezes hidrata e me deixa com uma cara mais “viva”. (Se quiserem, posso fazer um post explicando o BB Cream mais detalhadamente)

Eu passo com as mãos, como se estivesse passando um hidratante! Desse jeito a pele fica mais “natural”. Caso esteja passando uma base em pó, pode passar com um pincel fofinho ou com uma esponja!

4º passo: Os olhos

Há duas alternativas nessa área: passar alguma sombra, para marcar o côncavo bem levemente, ou só passar rímel. Resolvi fazer um côncavo beeem levinho. Para você “achar” seu concavo, é só você abrir o olho e ver qual é a parte que fica mais funda. Meus olhos são grandes e saltadinhos, então é mais fácil ver. Minha irmã, por exemplo, tem um côncavo bem difícil de achar, então se você tem um olhinho assim, o jeito mais fácil é achar o “espaço” logo após o osso do olho. Achou a parte mais funda? Tarãnnnn, achou o côncavo!

É no côncavo onde se aplica a sombra mais escura para fazer um olho esfumadão, ou onde colocamos a sombra para dar  um ar de “descansado”. Como minha pele não é muito clara, uso um marrom mais escuro, coloco o pincel bem no espaço e vou para frente e para trás com o pincel. Depois que demarquei com a sombra, fecho o olhinho e dou uma esfumaçada para não deixar a sombra concentrada em um lugar só. Assim, fico com cara de “acordei assim”.

Caso não queira passar sombra, é só pular para a etapa do rímel. Sei que a maioria das pessoas morrem de medo do curvex e preferem não usar (o que eu não julgo, porque o negocinho é assustador mesmo, parece algum instrumento de tortura). Caso tenha medo, ou não goste, pule direto para o rímel. Eu aconselho que o primeira camada de rímel seja com um de cerdas mais fininhas e curvadas, assim vai ajudar os cílios “levantarem”. Deixe secar um bucadin’, e depois passe mais uma camada com seu rímel preferido, no meu caso usei o The Colossalo primeiro foi o Colossal Regard Felin e o segundo normal!

Como meus olhos são “gordinhos” e saltados, eu passo um pouco de lápis na linha dos cílios inferiores, para “disfarçar”, e também no superior para dar uma delineada. Depois esfumaço um pouco, para não ficar muito escuro. Pode ser com pincel ou com cotonete, vejo o que está mais perto, haha.

4º passo: Blush da saúde (ou do amor) <3

Nada é mais essencial na maquiagem do que o blush! Ao menos para mim! Dá uma cara de saúde e fofura que eu adoro. Não sou de usar maquiagem para ir para a faculdade, por pura preguiça, mas sempre passo um blush por cima! Assim tiro aquela cara de “morta”, de quem não dormiu direito a semana toda porque ficou estudando, haha!

Passo na parte mais gordinha da bochecha, da linha do cabelo até o meio do rosto. Com o Orgasm é cintilantinho, deixo ele para ocasiões “especiais”, gosto muito do Mocha, da MAC! Ele me acompanha há algum tempinho e está quase acabando ):

5º passo: Batonzinho!

Na maior parte dos meus dias, esqueço completamente de passar batom, o que é um grande problema uma vez que minha boca é muito seca. Mas com o passar do dia, ela começa a doer e passo uma vasilina que tem uma corzinha clarinha. Há pouco tempo, conheci um batom muito legal, que é o Color Whisper, da Maybelline! Uso ele sempre! Além de ser super hidratante, tem milhares de cores que não ficam muito forte. Sempre deixo o laranjinha na bolsa.

Como essa maquiagem é mais neutra impossível, você pode passar qualquer cor de batom! Até um vermelho, que vai ficar lindo!

Espero que tenham gostado! Quero ver como ficou em vocês, viu!? Mandem suas fotos para a gente, tenho certeza que ficaram ainda mais bonitas, se é que é possível!

Não esqueçam de comentar com sugestões pro próximo post, que possivelmente será com a dona Melina! Então quero sugestões super-legais! Qualquer dúvida estou à disposição no twitter, no meu blog ou em outros meios! Não tenham vergonha.

Bisous,
Gigi

Posts relacionados

33 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
maio 17, 2013
Próximo post
maio 17, 2013
  • Giovana Bonaldi

    Ameeeeei! achei super lindo o post! de uma olhadinha aí no meu blog tbm <3 http://livemodeow.blogspot.com.br/

  • Marcela

    Eu sou super à favor de maquiagem básica! no dia-a-dia só uso corretivo, rímel e delineador no lugar do lápis porque fica escorrendo e eu detesto. Quando to inspirada passo batom vermelho, mas só pra sair mesmo, porque sou tímida demais pra ir de bocão vermelho pra faculdade haha
    Adoraria se você fizesse uma versão mais usável e casual daquela maquiagem clássica da Lana Del Rey https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQk2Dt-aaatENU9_-xzh9ZK5GD8w0j83lvpdqbZgnKDM5YgIDdq :)
    E você nem precisa de maquiagem pra ficar bonita né gigi!
    Um beijo!

    • Giovanna Michelato

      Maru-querida (:
      Acho que é bom não judiar da pele no dia-a-dia usando muita coisa mesmo! Haha. Dica anotada, acho as maquiagens da Lana super bonitas (mesmo que exageradas para “pessoas normais). Tentarei bolar algo.
      Obrigada pelos elogios e pelo carinho, você é um amor!
      Bisous.

  • Beatriz Gil

    Amei o post, amei a make;)

  • Zezinha Souza

    Gigi, que você é lindona com ou sem maquiagem isso eu já sabia…..mas que entendia taaaaaaaanto do assunto pude comprovar agora! Em outras palavras: PARABÉNS, achei o post incrível, a maquiagem delicada, linda e o que é ainda mais legal: é usável…bem do tipo que me encanta!

    Mil beijinhos e que venham mais posts legais como esse!

    • Giovanna Michelato

      Zezinha amada <3
      Obrigada pelos elogios, mesmo! É sempre bom escutar coisas assim de você!

      Mil beijos também (((:

  • Marina

    Você é muito fofa! Amei o post :)
    beijos :*

  • Allyne

    Adorei o post! A bastante tempo procurava uma make assim, mais natural e acho que esse post caiu dos céus na hora certa, hahahaha! Então, no próximo post, eu queria saber um pouquinho mais do BB Cream porque já vi muita gente usar e falar, mas, queria saber para que realmente ele serve e onde posso comprar e tal! Beijão!

  • Larissa Mirandah

    Adorei, maquiagem básica pra dizer o quanto você acordou bonita rs’ Aqui em casa eu sou a mais vaidosa, minha mãe meio que dispensa a maquiagem sempre que possível, já eu adoro realçar meus olhos sem ter que usar muita maquiagem, e eu tenho muita dúvida sobre o curvex, como usar, se tenho motivos para temê-lo, essas coisinhas porque eu amo rímel de paixão, então quanto maior os meus cílios ficarem melhor, mas enfim, adorei o post, assim como os outros, acredite, você está me ajudando muito, segui suas dicas do post passado e minha pele está tão linda, lisinha, só preciso achar o hidratante adequado que venha com o protetor, obrigada flor, um post melhor que o outro.
    Beijos

  • Cat

    Põe uma foto do antes tb para a gente poder comparar!

  • Thayara Calmon

    Amei as dicas <3

  • Érica Carvalho

    E depois que você lê o post da Gigi você começa a anotar (loucamente) os produtos para comprar {kkkk}. Quer vir aqui em casa me maquiar não? Adoro maquiagens “naturais”, mas admito tenho uma e-n-o-r-m-e preguiça de me maquiar além de que onde moro faz muito calor então de vez em sempre tenho que retocar. Adorei o post é muito legal a forma como você explana bem o conteúdo sem o deixar cansativo! Beijos e sucesso :*

  • Gabi B.

    Oi Gigi, adorei o seu post!
    Minha sugestão de post seria maquiagem pra quem tem sardinhas… Eu tenho, e sempre que preciso disfarçar as imperfeições e as olheiras fico com um ar “fake”, por acobertá-las. E pra quem gosta da maquiagem mais natural fica difícil, será que você pode ajudar?
    Beijos

  • Bárbara

    Depois do make básico, ta na hora do super de festa né? Adoraria um post com um make com olho preto esfumado (que eu não sei fazer direito, então poderia dar dicas) e outras coisinhas.
    beijos gigi! <3

  • Bianca

    Ameiiiiii, sempre fico com uma preguiça de me maquiar e confesso que sou meio pão dura em comprar produtos muito caros! Vou tentar usar esses passos como rotina (principalmente a parte da hidratação rsssssss) E se puder, fale sobre o BB cream! Fiquei curiosa! Beijoca e super big show o post :D

  • Mimis

    Adorei seu post Gigi <3 Você tem várias maquiagens que desejo ehehehe

    Que tal se você fizesse um post com dicas para passar batom vermelho? E delineador gatinho ;) Eu acho que são duas coisas que necessitam de uma certa habilidade (e meio que aprendi na marra) mas que é sempre bom aprender mais truques.

    Sobre o corretivo, eu passo sempre depois, porque a base já dá uma uniformizada legal na pele e ai eu aplico o corretivo só onde realmente necessita. Mesmo sendo mais líquidos. O que faço se a diferença grita muito é dar umas batidinhas daquela base da Maybelline em mousse, e o acabamento fica ótimo!

  • Lúcia

    Adoro maquiagem básica assim *-* Da uma diferença sem parecer artificial demais..
    Adorei o post Gigi, você é uma fofa :D

  • Amanda Gomes

    Maquiagem básica é bonita e prática, eu amo. <3

  • Marijleite

    Gostei muito do post! E achei super legal isso de passar o mouse e a imagem mudar.
    http://www.petalasdeliberdade.blogspot.com.br

  • Nara

    Gigi, tô AMANDO os seus posts. Faz um sobre BB cream, tenho milhares de duvidas. Ele é muito pesado pro rosto? É melhor que a base?
    Pq eu acho super chato ter que passar filtro solar + base + corretivo e não é todo dia que tenho tempo/disposição.
    Enfim, tudo lindo
    +posts pvf <3

  • Eduarda Silveira

    Comprei o BB Cream e amei! Vale a pena, sim, fazer um post para explicar como ele funciona para quem não conhece :) Beijos.

  • Larissa

    Gigi, ja te falaram que parece a Bay do switched at birth?
    Adorei o post beijos =*

    • Giovanna Michelato

      Já falaram sim! Haha, mas não entendo o motivo! A série é boa?! Se for, vou começar a ver para ver se parece mesmo, acho ela bonitinha!

      Bisous (:

  • Barbara Sá

    Heey Gigi !

    Ótima dica, realmente uma make básica salva o dia õ/

    Beijos,
    www;segredosentreamigas.com

  • Cuidados: você sabe qual é seu tipo de pele? | A series of serendipity

    […] complicadinho saber o que sua pele precisa sem acompanhamento dermatológico. Meu primeiro post por aqui foi sobre esses cuidados com a pele. Hoje vou ajudar vocês a descobrirem qual é o […]

  • debee

    Gi, você não tem >ideia< do quanto esse post me encanta. É o meu preferido EVER sobre maquiagem!!! Porque, sabe, não entendo quase nada disso e sempre me sinto desconfortável quanto tento fazer alguma maquiagem mais elaborada ou pesada. Isso é tudo de que preciso, amei! Fora que você ainda citou, muito certeiramente, a limpeza da pele. É uma coisa que sempre ignoram. E confesso que me diverti muito passando o mouse nas fotos kkkkkkkkkkkk mas a do "antes" e "depois" foi a melhor!! É tipo a milésima vez que acesso esse post e só descobri hoje que o antes era visto com o mouse. HEHEHEH AMO! <33

Deixe seu comentário

Instagram

  • acabei de liberar um vídeo novo no canal serendipity 🖤 espero que vocês gostem ☺️ #bookshelf #bookhaul
  • acabei de liberar o vlog da semana no canal mel in wonderland 🖤✨ estou esperando vocês por lá ☺️
  • os garotos do @estudiograma vieram colocar minha cabeceira hoje 🖤 (arrasta pra foto do lado pra conhecer eles!) ✌🏻 desde criança sempre achei lindo camas com cabeceiras, mas essa é a primeira vez que tenho uma. ah, um recado muito importante: eles que fizeram a minha escrivaninha maravilhosa e nesse exato momento estão com uma disponível para pronta-entrega então caso alguém aí tenha interesse é só falar com eles pelo @estudiograma ou pelo site 😉 ah, a preferência é pra quem for de Curitiba ou redondezas. (mais um móvel testado e aprovado pelo @spock_inwonderland 🖖🏻👽)
  • acabei de liberar um post novo no blog compartilhando uma serendipidade que aconteceu comigo hoje e que tem a ver com esse livro da encantadora @doddleoddle 🖤✨ #dodieclark #dodieclarkbook #secretforthemad #secretforthemadbook
  • uma cena do vlog que postei semana passada no canal mel in wonderland 🖤 quem aí também ama chihiro? 😍 #chihiro #totoro #ghibli
  • acabei de liberar no canal um vídeo apresentando minha nova estante desenvolvida pelas garotas incríveis do @varandaarquitetura 🖤 tô esperando vocês por lá 😍 #bookshelf

instagram