kipling00
Everything Else

Turistando em Curitiba com Benny

1.06.2013

kipling00

O post de hoje conta com uma participação muito especial: Benny, o macaquinho rosa simpático da foto acima. Para concluir a minha participação como Correspondente Kipling da Região Sul (já pode ficar com saudade?), resolvi fazer um post apresentando alguns pontos turísticos da minha cidade pra vocês.

Pra quem ainda não sabe, eu moro em Curitiba, capital do Paraná. Aqui não tem praia, mas tem muitos parques, praças, museus e cafés. Uma coisa que eu acho muito legal é que muitos pontos turísticos são homenagens aos imigrantes que vieram pra cá há muitos anos então tem homenagem para os japoneses, alemães, poloneses, ucranianos, italianos etc. Não vou mostrar todos os pontos turísticos nesse post, mas escolhi alguns dos meus preferidos pra levar o Benny e mostrar pra vocês.

kipling01

A Praça do Japão é uma das minhas favoritas de Curitiba. Foi construída em 1962 para homenagear os imigrantes japoneses que chegaram na cidade em 1910. Em 1993 ela foi reformada e e ficou ainda mais linda com o Portal Japonês, o Memorial de Imigração Japonesa, a Biblioteca Municipal da Praça do Japão (se você estiver procurando livros em japonês encontrará por lá) e a Casa da Cultura (cheia de origamis, ikebana e hai-kais). A Praça é linda o ano inteiro, mas no inverno fica muito mais linda porque as 30 cerejeiras (sakuras) enviadas do Japão ficam cheias de flores! Então se você gosta de cultura japonesa e de fotografar, a Praça do Japão é uma parada obrigatória.

Para saber mais sobre a Praça do Japão aqui!

Endereço: Avenida Sete de Setembro, esquina com a Rua Francisco Rocha no bairro Água Verde.

kipling02

A Unilivre do Meio Ambiente é um lugar com muito verde mesmo. Pra chegar lá a pessoa precisa passar por uma “estradinha” de madeira que fica sobre a água entre muitas árvores e plantas. No final da estradinha há um lago com um lindo cisne preto (a companheira dele infelizmente morreu), vários patinhos, uma muralha linda, um palco e uma rampa que nos leva até um mirante que tem uma vista linda. Na Unilivre são ministrados cursos sobre o meio ambiente e sustentabilidade urbana. Amo esse lugar, principalmente a estradinha e seus vários tons de verde.

Para saber mais sobre a Unilivre do Meio Ambiente clique aqui!

Endereço: Rua Victor Benato, 210, bairro Pilarzinho.

kipling03

A Ópera de Arame é um teatro lindo que tem aqui em Curitiba. Ele foi todo construído com tubos de aço e estruturas metálicas e coberto com placas transparentes. No andar inferior tem um café e um espaço com bancos de praça para sentar e admirar a vista. Ah, sim nesse mesmo lugar dos bancos tem uma parede com placas que registram nomes de grandes artistas que fizeram show logo ao lado da Ópera de Arame na Pedreira Paulo Leminski (a minha placa favorita é a do show do Paul McCartney). Uma dica: quando for visitar a Ópera de Arame evite usar salto porque o chão é cheio de buraquinhos e, dependendo do salto, você pode ficar com o sapato preso.

Para saber mais sobre a Ópera de Arame clique aqui!

Endereço: Rua João Gava no bairro Pilarzinho.

kipling04

O Bosque Alemão fica em um dos meus bairros favoritos de Curitiba, o Jardim Schaffer (Vista Alegre), mas não é porque lá tem casas mansões que é um dos meus favoritos e sim porque algumas ruas tem nomes de compositores como Rua Johann Sebastian Bach, Rua Beethoven, Rua Schumman…ok, acho que deu pra entender, né? Bom, o Bosque Alemão começa na Torre dos Filósofos (vou falar sobre ela logo abaixo) e termina com um portal amarelo que é uma reprodução da Casa de Mila, uma residência de 1870 construída por imigrantes alemães. O caminho da Torre até o Portal é por dentro de um bosque com uma estrada de pedras cheia de árvores ao redor. Nesse caminho, além de poder admirar a natureza há pequenos murais com a história de João e Maria (Hänsel e Gretel). Ah, e lá também tem a Casa Encantada (Casa da Bruxa) que, além de ser uma biblioteca de contos infantis, dependendo do horário, você encontra uma Bruxa contando histórias para as crianças.

Para saber mais sobre o Bosque Alemão clique aqui!

Endereço: Fica entre as ruas Franz Schubert, Nicollo Paganini e Francisco Schaffer no bairro Jardim Schaffer (Vista Alegre).

kipling05

Como disse ali em cima, a Torre dos Filósofos fica em uma das pontas do Bosque Alemão. Nela tem um mirante em madeira (lindo!) de quase 20 metros de altura onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade e tirar fotos lindas. Lá também tem o Oratório Bach (uma sala para concertos musicais) e uma lanchonete cheia de petiscos alemães.

Para saber mais sobre a Torre dos Filósofos clique aqui!

Endereço: Fica entre as ruas Franz Schubert, Nicollo Paganini e Francisco Schaffer no bairro Jardim Schaffer (Vista Alegre).

kipling06

Antes de terminar o post o Mounir quis participar e indicar um outro ponto turístico muito lindo aqui de Curitiba: o Bosque do Papa João Paulo II. Ele foi inaugurado logo após a visita do Papa em 1980 e nos faz viajar no tempo porque reconstitui o ambiente em que os primeiros imigrantes poloneses viveram quando chegaram em Curitiba lá por 1871. No total são sete casas originais construídas com madeira por poloneses que foram transferidas para lá, sendo uma delas uma capela onde o Papa João Paulo II comemorou uma missa. Acho esse lugar muito amor!

Para saber mais sobre o Bosque do Papa clique aqui!

Endereço: Rua Matheus Leme no Centro Cívico.

Como disse lá em cima, há muitos pontos turísticos em Curitiba e eu só apresentei alguns pra vocês então não deixe de clicar aqui para acrescentar outros lugares lindos da cidade na sua lista.

Mais uma dica pra fechar o post: em Curitiba há a linha Turismo (também conhecida como Jardineira) que é um ônibus de dois andares que passa por 25 pontos turísticos e o turista pode escolher 4 lugares para descer e visitar. Clique aqui para maiores informações.

Ah, eu fiz um vídeo (bem amador) dos meus passeios com o Benny pelos pontos aqui de Curitiba. Espero que vocês gostem :)

Bom, pessoal! Esse foi o meu último post como Correspondente Kipling e quero aproveitar para agradecer a Kipling pela oportunidade de trabalhar com eles (foi uma experiência muito legal) e a vocês por todo o carinho e por terem me acompanhando aqui no A Series Of Serendipity e por .

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Por

Melina

  1. marília says:

    Nha Mel, não me ache chata.

    Mas acho que você valorizou o Benny (fofo) em todas as fotos, mas faltou mostrar pelo menos uma de cada lugar…
    com o foco em cada espaço mesmo.

    Sei lá, eu conheço todos os lugares, mas dos leitores maioria não.

    não fique brava pelo meu comment!
    :/

  2. Aline says:

    Ai, não vou mentir, fiquei um pouco frustrada com as fotos, não que elas não tenham ficado bonitas, mas quando vi o título do post, “turistando”, pensei que ia ver fotos da cidade, fiquei um pouco frustrada com o foco no macaquinho :/
    Mas amei o post, e as legendas também! :D

  3. Ana S. Melo says:

    Moro no RS, mas já fui pra Curitiba duas vezes (minha dinda, meu dindo e minhas primas moram aí)… visitei o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e um outro lugar q não sei o nome (sabe um lugar dá pra vc ir bem alto… tem q andar bastante pra chegar até lá, daí lá em cima tem um lugar q o chão é normal e tem tipo uma fonte bem grande q espirra água pra cima (??, não sei explicar) e outro lugar (acho q é mais alto ainda) q o chão é q nem o da Ópera de Arame… lá em cima também tem tipo umas torrezinhas q dá pra ir mais alto, só sei q a vista é linda ♥)??
    quem sabe um dia quando eu for pra Curitiba a gente não se esbarra na rua e eu te peço um autógrafo haha’ (:

  4. Bia says:

    Awn morro de vontade de visitar CWB! O post já facilitou alguns lugares para eu colocar no roteiro hahaha <3

  5. Aline 07 says:

    Oi Melzinha. Adorei o post e o vídeo! Primeiro vi o vídeo no youtube, achei super divertido rsrs Agora to com mais vontade de conhecer Curitiba. Esse vídeo me deu até vontade fazer um assim que nem o seu, mas em BH! Mel, seria interessante se em cada cidade que você fosse, você fizesse um vídeo assim. Bjs!

  6. Ai, Mel, foi um prazer ter você como Correspondente. Obrigada pela contribuição sempre fofa e sempre tão bonita! ♥
    Beijos

  7. Curitiba é um dos lugares que tenho curiosidade de conhecer e tirar minhas fotos! <3
    Fiquei com vontade agora Y.Y

    Ana Lu
    9dadesasolta.wordpress.com

  8. Jessica M says:

    Aaawn amei o video, ficou muito fofo!
    Curitiba deve ser um lugar lindo, adoraria conhecer algum dia!
    Beijinhus

  9. Aline Marchett says:

    Que lindo!
    O Benny é muito fofo. *-*
    Eu amo Curitiba e sou super puxa-saco da nossa cidade gelada, então fiquei encantada como você mostrou ela.
    O mais legal é que você não foi em todos os lugares mais óbvios que todo mundo sempre mostra (tipo Jardim Botânico, Tanguá e MON), uma seleção um pouco diferente.
    Enfim, acho que deveria ter uma parte dois desse turistando, Mel. :) (e se quiser parte 3, 4 e assim vai HAUSHA)

  10. Juli Jolie says:

    Eu já tinha visto o vídeo no canal, achei muito legal *-*
    -xoxo

    http://s2juuh.blogspot.com.br

  11. Dani says:

    Very beautiful the little monkey.Ok,o meu inglês é bem básico .Mel,é muito bom conferir as suas dicas turísticas.Não vejo a hora de você resenhar o livro Feios,pois estou querendo comprar.
    Obs:pareço leitora nova no blog,mas não sou (faltou tempo e coragem para deixar comentário).

  12. Ila Fox says:

    Curitiba é uma cidade apaixonante! Sempre que posso eu volto para visitar os familiares!

  13. Silvana says:

    Achei super legal o post,Mel! É interessante mostrar um pouquinho das coisas boas de Curitiba(o que não temos de praia temos em parque).O mais engraçado é que nasci em curitiba e ainda tem pontos turísticos que não fui/faz muito tempo que não vou.De vez em quando tenho que sair para turistar por aqui também haha.

  14. Adorei as fotos!
    Quando fui para Curitiba peguei aquele ônibus-turismo e passamos na frente desses lugares! A praça do Japão parece ser muito legal! Aqui em SP, temos um bairro japonês, adoro passear por lá!
    Também passei na Unilivre, que não conhecia, achei super interessante seu conceito e localização!
    Eu fiquei impressionada quando vi a Ópera de Arame! Achei maravilhosa! Fiquei morrendo de vontade ver algum show/ concerto/ apresentação lá! Deve ser muito lindo!

    Eu adoro fazer turismo e adorei conhecer a sua cidade (:
    Beijos!
    Own Mine

  15. Kami Girão says:

    Já posso me mudar para Curitiba? Tudo que eu quero está lá: muitos parques e muitos cafés <3
    Preciso dizer que morri de amor com o vídeo? ♥

  16. Priscila says:

    Eu moro em cidade litorânea e adoro praia, muito mesmo. Mas acho que, por já ter tanta praia, não há muitos parques e eu sinto falta demais disso! Fiquei babando de ver todos esses lugares!!!
    Acho que você podia fazer mais posts mostrando a cidade! Parece ser tão linda que é um desperdício não fazê-lo!

  17. Luísa F. says:

    Hey comentei isso num post anterior, mas você nem aprovou. Então vou mandar de novo na esperança de ser respondida, já que quero muito saber a resposta. :)
    “Olá, nunca comentei por aqui e esta é a primeira vez. Não sei se serei respondida, porém mesmo assim vou perguntar. Mel, você sabe quais são as madeiras dos seus móveis? Principalmente a estante? Obrigada e aguardo a resposta. Você é uma fofa! <3"

  18. Fernanda N says:

    oie mel, tudo bom?
    conheço curitiba só de passada e gostaria muito de viajar em breve para aí e conhecer tudo melhor. fiquei curiosa para conhecer alguns lugares que tu falou, entre tantos outros que imagino que tem por aí. gostei do vídeo, mas queria que o foco não tivesse ficado só no boneco, porque não deu pra “ver” muito bem os lugares. mas as dicas foram anotadas! espero em breve estar indo para cwb! :)
    beijo, beijo!

  19. Sabrina says:

    Mel,qual versão do photoshop você usa nas suas foto?
    Beijihos

  20. Muito fofo o vídeo,Mel! >< rs'
    Espero um dia poder vistar Curitiba,sempre quis! ai é muito lindo! *-*

  21. Renata Sales says:

    eu já tinha visto no canal, mais achei tão fofo que vi aqui de novo *–*
    eu acho Curitiba uma cidade tão mágica, morro de vontade de conhecer espero em breve poder visitar essa cidade tão linda :)

  22. jejehessel says:

    Mel, tem quantos livros na sua wishlist no momento?

  23. Lala says:

    Adorei as fotos e o vídeo *-*
    Que lugares mais lindos!
    Mel, achei bem engraçado quando você destacou que aí em Curitiba não tinha praia, pois é justamente o ponto que estão colocando quando eu falo que quero ir pra Curitiba. As pessoas geralmente perguntam ”Fazer o que lá? Lá não tem praia.” E eu sempre respondo que lá tem lugares lindos e perfeitos para fotografar, sem falar que um dos motivos que eu quero ir aí é que tem você ^^ Agora eu tenho provas para mostrar que Curitiba também é uma opção (muito perfeita) para viagens!
    Bem, eu pretendo viajar até aí no mês de Julho enquanto eu estiver de recesso ^^
    Ai, ai já me imagino fotografando em todos esses lugares ^^
    Beijão, Lala.

  24. Lívia says:

    Aiai, me senti voltando em janeiro desse ano, quando sua mamy me levou pra todos esses lugares *0* deu saudade :)

    Um beijo pra vc e pra ela ;*

  25. Priscila says:

    Mel, você me deixou morrendo de vontadeade de conhecer Curitiba! Adoro lugares assim, com bastante verde rs. Moro no Rio, mas com certeza vou aí um dia. Aproveito e te chamo pra me mostrar a cidade hahaha, assim conheço a blogueira mais fofa do mundo♥

  26. Luane says:

    quero muito conhecer Curitiba, obrigada por compartilhar conosco um pouco das delícias desse lugar, Mel ((:

  27. Marijleite says:

    Que legal saber um pouquinho mais sobre sua cidade, já tinha ouvido falar da Ópera de Arame por causa de um dvd que foi gravado aí, mas não sabia muito sobre.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com/2013/05/resenha-ja-matei-por-menos-juliana-cunha.html

  28. Yane Alita says:

    Ficou uma graça Meel como você descreveu Curitiba e sem dúvidas ela é muito linda. Se tudo der certo pretendo morar por ai mesmo é tudo tão lindo, não me arrependo de ter visitado Curitiba, mesmo senda bem rapidinho. Já fui na Opera de Arame, e nunca me esqueço de como ela é linda! Pena que não tive a oportunidade de visitar outros locais, mas sem dúvida vale muito a pena!

    beeeijos Meel, e adoraria que você continuasse a nos mostrar essa maravilha chamada Curitiba!

    http://www.queridosdevaneios.com

  29. Que legal, voltei do Rio e Petropolis e fiz a mesma coisa que você mas com aquelas bonequinhas lala loopsy ficaram bem bacana as fotos tb.

  30. Voltei e fiz uma nova viagem a Curitiba nesse post, Mel! Amo sua cidade, e sempre que posso estou por aí visitando! :) Beijooos!

  31. Anne Raysa says:

    Oi Mel, amei que você é daqui da terinha *-*

    Eu sempre vou ao barigui ou Tanguá e sempre me arrependo de não ir aos outros pontos da nossa cidade *-* O post me lembrou de um passeio de escola, quando eu era criança, pelo bosque alemão *-*

    Tô adorando o seu blog, que por acaso, conheci naquele Shame.

    Beijs

  32. Cadu C. says:

    Gosto muito da Ópera de Arame, lé é lindo! *-*
    Se não me engano tem um lago, não? Não lembro direito…

  33. Ge Soares says:

    O Benny ficou com um tom beeeem diferente no Bosque do Papa! rsrs


Deixe seu comentário