Books

Garota Exemplar (Gillian Flynn)

7.08.2013

Pelo título, você provavelmente achou que Garota Exemplar é como os livros da Meg Cabot, com uma protagonista carismática em busca de realização profissional, pessoal e amorosa… e, como eu, se enganou: na verdade, Garota Exemplar é um suspense no qual o leitor acompanha as investigações do desaparecimento (e possível assassinato) da protagonista Amy Elliot Dunne.

A história é narrada a partir do ponto de vista de Nick Dunne (marido e principal suspeito) e Amy, com capítulos alternados – um recurso excelente, que ajuda o leitor a conhecer os dois lados da história (como Amy “sumiu”, os capítulos dela são anotações feitas em um diário, que começa na época em que conheceu Nick). Contudo, conforme avança na leitura, você percebe que os relatos são distorcidos pelo ressentimento de um casamento em ruínas. Mesmo vivendo juntos por cinco anos, Nick e Amy contam histórias muito diferentes, e você passa boa parte do livro se perguntando qual dos dois estaria falando a verdade (ou se ambos estariam mentindo).

Protagonistas imperfeitos, humanos e, ainda assim, muito carismáticos (quem já passou por dificuldades financeiras e amorosas entende muito bem como eles se sentem) são retratados com maestria pela autora, que não tem receio de usar palavrões e descrever cenas de sexo para construir o clima “pesado” do livro (por conta disso, não o recomendo aos leitores que tenham menos de 16 anos).

Gillian Flynn fez com que eu mergulhasse na história e me importasse com seus personagens principais. Seus estilos (digo no plural mesmo, porque os capítulos de Nick e de Amy são muito diferentes entre si) são ágeis, com detalhes essenciais sobre o ambiente e sobre o estado de espírito dos protagonistas. Além disso, a autora faz diversas referências a locais, eventos e pessoas do mundo real – o que dá ao leitor a impressão de que essa história poderia ter acontecido de verdade.

O esquema de cores da capa (preto + laranja cítrico) é interessante, mas a diagramação não é tão boa (a margem inferior é muito pequena, e a fonte e o entrelinha não acomodam bem os vários parágrafos longos do livro), e a escolha do título, embora faça sentido, pode passar uma impressão errada.

Mesmo com esses defeitos, porém, dou nota máxima (5/5) pra Garota Exemplar, que conseguiu me prender e me surpreendeu em vários momentos – principalmente nos capítulos finais.

Aperitivos

“Eu estava muito atrasado para o trabalho. Minha irmã e eu havíamos feito uma coisa tola quando voltamos para a casa dos nossos pais. Fizemos o que sempre falávamos que queríamos fazer. Abrimos um bar. Pegamos dinheiro emprestado com Amy para isso, oitenta mil dólares, um valor que um dia não fora nada para ela, mas que na época era quase tudo. Jurei que devolveria, com juros. Eu não ia ser um homem que pegava dinheiro emprestado com a esposa – podia sentir meu pai fazendo uma careta apenas com a menção da ideia. Bem, há todo tipo de homem, era sua frase mais condenatória, a segunda metade não dita: e você é o tipo errado“.

(p. 16)

“Bem, bem, bem. Adivinhe quem voltou? Nick Dunne, o rapaz da festa do Brooklyn, do beijo na nuvem de açúcar, o desaparecido. Oito meses, duas semanas, dois dias, nenhuma palavra, e de repente ele ressurge, como se fosse tudo parte do plano. Parece que ele tinha perdido o número do meu telefone. O celular dele estava sem bateria, então ele o anotara em um post-it. Depois enfiara o post-it no bolso da calça jeans e jogara a calça na máquina de lavar, e isso transformou o post-it em uma espécie de massa em forma de ciclone. Ele tentou desenrolar, mas só conseguiu ver um 3 e um 8. (Ele disse.)

E depois ficou atolado de trabalho, e então já era março e constrangedoramente tarde demais para tentar me encontrar. (Ele disse.)”

(p. 35)

ISBN 9788580572902 Editora Intrínseca Páginas 448 Nota 5/5

P.s. (1): vão fazer um filme baseado no livro \o/

P.s. (2): se quiser me adicionar/seguir no Skoob, é só clicar aqui ;D

Por

Gui

  1. Já ouvir falar muito bem desse livro, sabia que não ia ser diferente aqui! :)
    Adorei sua resenha, essas partes que você coloca do livro me deixaram mais curiosa ainda!
    Beijos!

  2. Barbara Sá says:

    Gui, adorei sua resenha.
    Eu achei o livro absolutamente surpreendente, a autora incorporou vários detalhes que deixaram a história bem atraente.
    Ótima resenha :)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br

  3. Isabelle Souza says:

    Ótima resenha. Fiquei com muita vontade de ler. :)

  4. Acho que me identifico pra sempre com o gosto por leitura do Gui, haha, de verdade. Eu comprei pra ler Filhos do fim do mundo e achei o livro muito bom, e agora to morrendo de vontade de comprar esse. Tem tudo que eu gosto num livro, o suspense e especialmente a tranquilidade do autor em não se limitar e permitir que o livro tenha um toque mais real, de uma fantasia que ocorre na realidade e não de uma história irreal que ignora coisas simples que muita gente considera “imoral” pra ter num bom livro. (a.k.a palavrões e cenas de sexo)

    Me interessei demais! Haha, certamente se não fosse pela resenha o livro ia passar batido, assim como a ju comentou por fb, o nome não me atrai, mas essa resenha com certeza! Tá na wishlist, hihi! beijão!

  5. Fernanda says:

    fazia tempo que estava querendo comprar esse livro, agora só fiquei ainda mais curiosa!!

  6. Patricia says:

    Ótima resenha!Momento profundamente nostálgico vendo o manual do Peninha ali no fundo,até hoje tenho a coleção completa!

  7. ma says:

    o titulo da a impressão errada caso vc não leia a sinopse ;)
    esse livro é muito bom

  8. Guilherme P. says:

    Curti a resenha. Estou lendo esse livro no momento e confesso que você me deu um ”up” para continuar a leitura (visto que até agora não me prendeu por completo, infelizmente). E por coincidência parei exatamente na página fotografada para esse post, haha.

  9. Tati Munhoz says:

    Realmente, não é nada do que achei que era pelo título! :O
    mas mesmo não parecendo o estilo que costume ler, fiquei muito interessada! Acho que vale a pena dar uma chance, né? :)

  10. suuh says:

    jurei que esse livro era mais uma história meio ‘menininha’. sabendo que não é, me deu muuuuita vontade de ler! :)

  11. Kévilin says:

    Seu jeito de descrever o livro fez ele parecer mais interessante do que eu julguei que era pela capa! Fiquei com vontade de tê-lo na minha estante!

  12. Mary says:

    Aah, que pena . Eu estava torcendo pra Amy ser a Reese Witherspoon .

    Enfim, só achei o livro realmente interessante a partir da parte 2 .
    A gente é quase obrigado a escolher um lado e por isso fiquei meio triste com o final .

    Mas gostei bastante :)

  13. O título não me enganou não, mas achei a capa tão nhé. E quando peguei ele na mão, percebi a mesma coisa das margens e acabei deixando pra lá. De qualquer forma, mais pra frente vou atrás do livro novamente porque você é tipo a 20a pessoa que fala que o livro é ótimo, hahaha. :)

    Esse negócio de ter informações do “mundo real” realmente confunde. Em Filhos do Éden, por exemplo, tem uma cidade na região serrana do Rio de Janeiro que o Eduardo Spohr criou que é tão… real!, que fiquei frustrada ao descobrir que ele só tinha inventado ela. Mas são esses detalhes que contribuem pra experiência da leitura, né?

    Gostei dos aperitivos. Aliás, colocar trechinhos do livro é tudibom <3

    Beijão!

  14. Fêh Zenatto says:

    Fiquei super curiosa para ler o livro desde que li um resuminho no Face da Intrínseca! Parece ser muito bom.
    Corri pra ler a resenha e só deu mais vontade de ler!

    http://www.blogcoisaetal.blogspot.com

  15. Já conhecia o livro, mas ainda não lí, parece muito interessante! Gostei da sinopse! ;)

    http://diariodabrunet.blogspot.com.br/

  16. Bárbara says:

    Eu tô querendo ler esse livro a muito tempo! Eu já ouvi falar muito bem dele, tô só esperando pra comprar. rs Eu tô em uma fase super amando livros de suspense <3

    http://theunicornspower.blogspot.com

  17. Katy says:

    Que felicidade quando abri o – A Series of Serendipity – e me deparei com a resenha de Garota Exemplar *—–* Eu gostei muito do livro, embora, quando cheguei no final, tive que voltar a ler, porque pensei que tinha mais história por vir, não tinha entendido que tinha acabado a história hahaha *sentimento desesperador de quando se termina um livro :( * E por sinal, ótima resenha Gui…. beijos o/

  18. Katy says:

    Esqueci! Não sabia que vão fazer um filme, que demais! Também não gostei da diagramação, mas mesmo assim adorei o livro haha. O título pode confundir mesmo, e essas “linhas” na capa que não fazia ideia do que era .-. na verdade são cabelos o.O Eu vi em algum site, são cabelos esvoaçantes de uma loira ahahahha :*

  19. Dianne Brito says:

    Olá Mel!

    Juro que nunca tinha escutado falar desse livro rs. Mas me pareceu bem interessante, pois adoro livros com tema investigativo! Vou colocar ele na minha wishlist. (:

    Beijinhos

  20. Eu comecei a ler As Crônicas de Nárnia, mas eu ne-ces-si-to desse livro!!! Vou comprar amanhã *O*

  21. Acho linda a capa desse livro e já tentei comprá-lo na livraria algumas vezes, mas acabo trocando por outro… Mas mesmo assim ainda estou muito curiosa pra saber o que me aguarda na leitura! ;D

    Beijos

  22. Josy says:

    Devorei esse livro… Gostei muito da narrativa e de todo o conjunto! Incrível como dá pra “vivenciar” cada cena, cada manobra. Tudo muito bem bolado… mas o the end me deixou meio frustrada. Pareceu que a autora meio que cansou e deu aquele final…sei lá… Mas enfim, as 5 estrelas são merecidas…

  23. Ótima resenha, Gui! O título não é um dos melhores e parece ser algo bem feminino. No decorrer do livro tem alguma “explicação” para esse título? Um sacada, talvez?

    Fiquei curiosa para ler! Ah, estou lendo “Inferno”, de Dan Brown… acredito que irá gostar! Estou a-m-a-n-d-o. Fica a sugestão!

    Bjs

  24. Daniela says:

    Parece que a Reese (me recuso a tentar por capacidade própria a escrever o sobrenome dela aqui, rs) que irá (ou iria) atuar em “Garota Exemplar”…

    Eu lembro da época do lançamento deste livro e que foi um burburinho que só! Coloquei-o na minha wishlist e lá ele ainda está porque ô livrinho que não cai o preço ¬¬

    Mas a premissa dele me ganhou de cara!
    Fora que esse “q” de suspense me ganhou fácil! Estou realmente curiosa com o desenrolar da história (e assim como alguém comentou acima, eu JURAVA que era uma história “mulherzinha”).

    Guilherme eu não sei se você já leu (ou se esse gênero faz o seu estilo) algum livro do Harlan Cohen, mas eu SUPER indico. É viciante e você (pelo o menos comigo foi assim) não desgrudei do mesmo até chegar a última página. Vale a pena dar uma pesquisada ;)

    Adorei a resenha!
    Abraços!

  25. Edna says:

    Quero tanto ler esse livro!
    Gostei do post!
    :)

  26. Sempre via esse livro na livraria, mas eu pensava exatamente que era um livro que tinha uma história parecida com as de Meg Cabot, como Gui disse no post. Adoro histórias de suspense e saber que o livro é de suspense me animou para lê-lo!

  27. Anne Raysa says:

    Acho que vou gostar desse livro!
    Eu gosto de suspenses e de poder esperar algo a mais de um personagem!

  28. Vanessa says:

    Tãoooooooooo lindo esse blog! Eu ainda não conhecia.

  29. Gabriel says:

    Guilherme faz uma bookshelf tour? ou então tire fotos da sua coleção? porfavor

  30. Marlena says:

    O gui como sempre, fofo igual a irma! Adorei o post e como ele escreve, parabens gui! Futuramente comprarei o livro, adoro a meg *-*

  31. Gabriella says:

    Estou louca para ler esse livro, parece ser muito interessante. E a capa me chamou muito atenção, sei lá… é bem bonita.
    Adorei a resenha!

  32. Olha, eu discordo que Garota Exemplar seja um livro excelente. Gostei do início do livro, mas quando chega na metade, *SPOILER* já dá pra perceber que um deles está mentindo e, logo depois, que a Amy estava viva e forjou o sequestro/assassinato. Eu não sei como funciona para as pessoas, mas eu gosto de um livro quando há algum personagem por quem eu torça. Eu gosto de me colocar na pele do personagem e, em Garota Exemplar, os protagonistas são uns tremendos de uns sacanas. Me fizeram sentir brava a história toda. E me senti traída pela forma como a trama foi desenvolvida.

    Minha opinião, tá? :~

  33. Marijleite says:

    Me lembro de ter lido algo sobre esse livro quando ele foi lançado, então já sabia que não era uma história fofinha, mas não me lembrava que a história era tão interessante assim. Pretendo ler assim que possível, ainda mais depois da sua resenha!

  34. Esta é uma leitura de tirar o fôlego! A autora consegue nos deixar totalmente confusos em relação aos acontecimentos e isto fez com que eu não parasse de ler até saber o que realmente aconteceu. O único ponto que me decepcionou um pouco foi o desfecho da história…eu esperava mais! No entanto a leitura valeu a pena em cada página ;D

    Beijos,

    Paula

    http://tri-books.com
    @Tri_Books

  35. Estou com muita vontade de ler esse livro, li o primeiro capitulo e me empolguei, ainda não comprei, mas sua resenha me deixou mais ansiosa ainda para ler.

    Suas resenhas são ótimas, parabéns!!

  36. Lucas Mendes says:

    Sim, escrevi detalhes sobre a adaptação literária no blog onde sou colaborador, se quiserem deem uma olhada: http://www.livreando.com.br/2013/12/noticia-literaria-tudo-pronto-para.html

  37. Josiane Souza says:

    Gui, estava alucinada de vontade de ler esse livro, mas estava pesquisando na internet e dei a maior falta de sorte do planeta de ler uma cometário de uma pessoa sem noção que contou o fim. Por favor eu preciso saber se é verdade ou se é mentira o que ela disse, para quem sabe restaurar minha vontade de ler ele. Não falarei aqui pois não sou como a outra, mas se vc tiver um meio de eu entrar em contato com vc eu ficarei muito agradecida, de verdade mesmo. até chorei de raiva. Muito obrigada. Me responde por favor!

  38. Carolinne says:

    Gostei muito da sua resenha e das fotos, ficaram lindas :)
    É um livro muito realista e talvez por isso ele prenda tanto a atenção…
    Adorei tudo, inclusive o final, que incomodou bastante gente.
    Fiz uma resenha no meu blog: http://carolinnef.wordpress.com/2014/08/22/minha-resenha-livro-garota-exemplar-gillian-flynn/
    Beijos

  39. Daniele Angelina says:

    Estou começando a ler, garota exemplar, o filme que será lançado me motivou e claro sua resenha deu mais vontade de ler.

    beju


Deixe seu comentário