LIVROS

Turma da Mônica – Laços (Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi)

* Gui *

Cresci lendo histórias da Turma da Mônica, fiquei chocado quando criaram uma versão “jovem” (que tem seus méritos, mas não me atrai) e me animei com a ideia de produzirem graphic novels – histórias em quadrinhos com roteiros e desenhos mais “elaborados” do que o usual – com os personagens. Minhas expectativas para Laços eram altas, e mesmo assim os autores conseguiram superá-la.

Eu já conhecia o trabalho do Vitor e da Lu, por isso não estranhei a excelente recepção que a HQ teve por parte do público. A releitura que eles fizeram mereceu cada elogio recebido.

A história é bastante simples: Floquinho, o cachorro (e um dos melhores amigos) do Cebolinha sumiu, e a turma se reúne para procurar por ele. Mesmo sendo uma releitura, Laços respeita características essenciais dos personagens (o Cebolinha troca o R pelo L, a Mônica é super forte, o Cascão não toma banho e a Magali é comilona) e mantém o clima de “infância dos anos 80” típico das historinhas clássicas da Turma. Os conflitos que os personagens enfrentam prendem a atenção do leitor, que fica curioso pra saber como eles vão se virar. Além disso, a maneira como eles interagem uns com os outros mostra que cada um tem uma história de vida e anos de amizade.

Quem tem (ou teve) um cachorro de estimação vai saber como o Cebolinha se sentiu com a chegada do Floquinho, com o sumiço dele e com o re-encontro. Confesso a vocês, sem exagero, que quase chorei em alguns trechos (a última vez em que isso tinha acontecido comigo foi quando li Maus pela primeira vez – algum dia, aliás, teremos resenha dessa HQ aqui)!

Em relação aos desenhos, gostei muito das “soluções” que os autores usaram para criar um traço mais detalhado sem perder a inspiração das histórias originais (cabelo, roupas, expressões faciais, cenários). A maneira como eles dividiram o trabalho (a Lu desenhou os flashbacks, o Vitor desenhou o “presente” e eles repartiram outras tarefas, como a arte-final) também foi excelente. Essas e outras informações, aliás, são contadas nos extras.

O leitor atento vai reparar em detalhes no cenário e nas falas, que têm referências a filmes famosos e a histórias antigas da Turma da Mônica.

O projeto gráfico é belíssimo: capa, arte-final, diagramação, papel… Tudo feito com dedicação.

Em suma: tocante, divertido, belo… Nota máxima, sem dúvida!

* Mel *

Como essa é uma resenha dupla, vou compartilhar com vocês a minha opinião no vídeo abaixo:

Bom, depois que terminou o upload do vídeo no youtube eu percebi que tirei a parte em  que falei que chorei quando o Floquinho sumiu e que fiquei com vontade de abraçar o Spock bem forte :P

ISBN 9788585484572 Nota 5/5 Editora Panini Comics Páginas 82

Redes sociais literárias:

Gui: Skoob

Mel: Skoob e Goodreads

Quem gostou do vídeo e quiser ajudar a divulgar o meu trabalho é só clicar em “gostei” e compartilhar :)

Quem quiser acompanhar o A Series of Serendipity é só seguir: Twitter ❤ Fanpage ❤ Instagram ❤ Youtube

Posts relacionados

35 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
agosto 25, 2013
Próximo post
agosto 25, 2013
  • camila lacerda

    Uaaaau, já virou meu desejo *-*
    Adoro essa criatividade toda, essa arte :)
    Realmente um excelente trabalho. Quero um …
    Bjinhos

    Chá de Calmila
    FAN PAGE

  • Marcela

    Esses irmãos Cafaggi <3 tudo que eles fazem é tão lindo, delicado, sensível. Gosto demais.

  • Melinetes da Mel

    Meu deus, simplesmente amei essa resenha dupla, parabéns Mel e Gui!
    As fotos da Resenha do Gui como sempre estão encantadoras, o mesmo com a da resenha da Mel! <3
    Mel, sua fofa, a cada vídeo fico com mais vontade de te conhecer!
    Ah, aproveitando, Mel, na sua resenha você falou "Bom, depois que terminou o upload do vídeo no youtube eu percebi que tirei a parte em falei que chorei quando o Floquinho sumiu e que fiquei com vontade de abraçar o Spock bem forte :P", está faltando um 'que' entre ' a parte em' e 'falei que chorei', de uma olhadinha! ;)
    "Bom, depois que terminou o upload do vídeo no youtube eu percebi que tirei a parte em (que) falei que chorei quando o Floquinho sumiu e que fiquei com vontade de abraçar o Spock bem forte :P"
    Beijos! <3
    /Ju

    • Melina

      Ops…é verdade haha obrigada por ter me avisado, chuchuzinho <3
      :*

  • Melinetes da Mel

    Ah, e acho que o “post feito por” devia ter a Mel também, hahaha! <3

    • Melina

      Sabe que pensei nisso? haha vou ver se mudo na próxima ;)

  • Foster jam

    Tenho uma coleção da versão ”jovem” e já estou atrás do laços,mel ou gui vocês esqueceram de uma coisa,qual é o preço?Hum post legal e lindo gostei bastante do trabalho da lu e do Vitor ok?

  • Camila Gerarde

    Que fofo, quero ler, adorei as ilustrações :)

  • Rosana e Sofia

    Oi , Melina
    Não quero ser xereta nem nada dessas coisas de bisbilhoteira ( sou muito sentimental ) , mas é que eu tenho vontade de fazer um Blog que nem o seu .
    Poderia , por gentileza , me dar umas boas dicas para realizar essa minha vontade ?
    Não sou egoísta , só sou um pouco curiosa , se você me entende .
    Por favor , é que eu gostaria gostaria de fazer novas amizades , além da Mamãe e da Vovó , eu vejo em você uma pessoa de bom coração , uma amiga .
    Aguardo respostas !
    Tchau , Melina

    • Melina

      Acredito que esse post possa te ajudar, chuchu http://melinasouza.com/2012/09/11/dicas-para-criar-o-seu-blog/ :)
      Obrigada pelo carinho :*

      • Rosana e Sofia

        Olá de novo , Melina .
        Eu li a sua resposta e fiquei feliz com as suas dicas , mas tenho mais uma dúvida :
        Quando você sugeriu que o post poderia me ajudar , você quis dizer que eu posso expressar alguns dos meus sentimentos ? É que sou uma aprendiz nessas coisas nessas coisas de Blog .
        Obrigada de novo por sua resposta ,
        só não quero ser um peso nas suas costas
        Estou te devendo essa
        Cordialmente

        • Melina

          Você pode e deve se expressar, sim, chuchu :) Aliás, isso é muito importante!

  • Bel

    Adorei a resenha!! Muito linda, Turma da Mônica sempre me lembrará infância!! Haha
    Hey Mel queria te indicar três livros que eu amei muito e vi que você não leu ainda, o primeiro é O Pacto da Gemma Malley, Soul Love da Lynda Waterhouse e Perdida da Carina Rissi. São livros muito legais e que infelizmente eu não tenho mas pretendo ter logo!
    Bjs
    Continuei assim garota
    Adoro seu Blog
    Bel

    • Melina

      Obrigada pelas indicações, chuchu! Perdida já estava na minha wishlist *-*
      :*

  • Maria Luiza Neves

    Cada dia que passa tenho mais vontade de adquirir algum tipo de HQ para ler. Depois da resenha do Scott Pilgrim minha vontade tinha aumentado e então você publica essa… <3 Minha lista de desejos de livros já está enorme, mas foi impossível não adicionar Laços a ela. O livro parece ser lindo e emocionante. Turma da Mônica sempre nos atraindo de alguma forma :)

    • Gui

      Laços merece estar na sua lista e na sua estante! ;D

  • Marina Begnini

    Mel, você ainda tá usando a sua antiga estante pra colocar livros? E ah, quando você for fazer a resenha de MVFS2, faz em vídeo também? Queria tanto hahaha
    Beijos ❤❤

    • Melina

      Estou sim, chuchu! Não cabe tudo na nova :P
      Hum…vou pensar haha ;) Estou planejando um vídeo sobre os livros da Paula Pimenta <3
      :*

      • Marina Begnini

        Ebaaa, amei a ideia! Haha ❤

  • Amanda

    Eu comprei esse livro no aeroporto quando fui viajar.
    Sem dúvida foi uma ótima companhia no voo. ;) Sempre fui fã de quadrinhos e essa adaptação da Turma da Mônica me chamou a atenção pelos traços do desenho.

  • Vanessa

    Ai que lindo, esse traço é muito mais bacana do que a da versão jovem, bem coisa de GN super bem produzida.

    • Gui

      Pode apostar, Vanessa! Acho que o da versão Jovem ficou meio “mangá genérico”… :P

  • Deisy

    Oi Mel!! Primeiro quero dizer que adoro seu blog, vc é muito princesinha!! Sobre a resenha, Laços é realmente emocionante… é lindo demais!! Você e seu irmão leram Astronauta Magnetar? Nossa é tão fantástico quanto!!! Vcs têm que ler!!
    Ahh é por favor façam a resenha de Maus!! É um dos meus livros favoritos!!!
    Bjs

    • Melina

      Obrigada, chuchu <3 Fico feliz em saber que gosta do A Series of Serendipity :D
      Ainda não lemos, mas pretendemos *-*
      :*

  • Lívia

    Meu Deus! Amei, se tem uma coisa que marcou minha infância foi a Turma da Mônica, essa HQ com certeza entrou pra minha wishlist! *0* Já tenho uma versão HQ do Pequeno Príncipe, quero que essa releitura também entre na minha futura coleção :3

    Ah, e parabéns Gui e Mel, as resenhas de vcs estão cada vez melhores! Vou recomendar seu blog pra minha sobrinha Mel, ela é muito inteligente e quero incentivá-la a ler :D acho que seu blog é uma ótima referência ;)

    Beijo pra vcs ;* e lembranças à sua mamy <3

    • Gui

      É uma bela releitura, especialmente pra quem cresceu lendo Turma da Mônica! Ficamos felizes que você tenha gostado, Lívia! Espero que sua sobrinha goste do blog também :D

  • Larissa Mirandah

    Me apaixonei novamente >.<
    Eu leio Turma da Mônica desde que aprendi a ler, aliás a primeira coisa que li quando eu aprendi foi um gibi da Magali, tenho ele até hoje, é o tipo de coisa que ninguém esquece, desde então eu acompanho essa turminha, e se hoje eu sou uma leitora ávida por palavras é graças ao Mauricio. Eu até gosto de Turma da Mônica Jovem, na verdade eu adoro, prefiro eles pequenos, mas tenho uma paixão pelos jovens, principalmente as edições 50 e 34, acho que o Mauricio soube exatamente o que estava fazendo ao decidir deixar que eles crescessem, eles acompanham uma geração, no entanto, os pequeninos sempre serão os melhores, sempre.
    Ah, eu adorei a resenha dupla, e amei a parte gráfica da graphic novel, ficou tudo tão lindo, com traços diferentes e ao mesmo tempo que permitem que você reconheça os personagens, vou ver se encontro ela por aí!
    Beijos, e parabéns aos dois! As fotos ficaram incríveis!

    • Gui

      Que bom que gostou, Lari! Turma da Mônica é realmente marcante – e, mesmo eu não curtindo muito a versão Jovem, fico feliz em ver que ela ajudou a chamar leitores mais novos! :D

  • Niih

    Encantada com o desenho *-* Além de ter ficado com muita vontade de ler!

  • Marijleite

    Como não querer esse livro???
    Quando criança, eu amava a Turma da Mônica; agora que tenho uma sobrinha pequena, toda a paixão pelo mundo dos quadrinhos e desenhos animados da Mônica renasceu. O legal do vídeo e de mais fotos é que dar pra ver mais detalhes do livro. Gostei da resenha dupla.

    Sorteio do livro “A Culpa é das estrelas” no blog: http://www.petalasdeliberdade.blogspot.com.br .

  • Carol Mancini

    Sou apaixonada pelo traço da Lu Cafaggi, a delicadeza dela sempre me encantou! Do Vitor eu acompanhei o fofinho Punny Parker. Estou doida para comprar “Laços”, espero ainda conseguir encontrar nas livrarias :)

  • Mariana Zillo

    Oi Mel e Gui! Vocês já leram o livro “A invenção de Hugo Cabret”? É cheio de desenhos lindos! O livro é meio grosso pela quantidade de ilustrações, todas em grafite.

    Adorei a resenha. Beijos :)

    • Melina

      Ainda não li, mas quero muito! Está na minha wishlist <3
      :*

  • Chico Bento – Pavor Espaciar (Gustavo Duarte) | A series of serendipity

    […] de ler o fantástico Turma da Mônica – Laços e de ouvir muitos elogios a respeito de Astronauta – Magnetar, não tinha como não ficar […]

Deixe seu comentário

Instagram

  • Eu tenho o costume de tirar fotos de coisas que eu gostaria de comprar, mas que por algum motivo não compro (dinheiro, não precisar de verdade, falta de espaço etc.). Faço isso em qualquer situação, mas principalmente quando estou viajando e acabo vendo coisas aleatórias enquanto estou passeando. Essa ecobag aí da foto foi uma das coisas que desejei comprar lá em Toronto, mas que trouxe comigo só na forma de foto 😌 vocês também costumam fazer isso? Ou tem alguma outra “tática”?
  • que artistas de outras épocas/séculos te inspiram? Eu acho tão incrível pensar que Van Gogh viveu há dois séculos e sua obra segue marcando e inspirando gerações. Esse envelope foi presente do meu amigo querido @gustavokrelling e me inspirou a fazer várias fotos que viraram um post novo no blog 😌 vou amar encontrar vocês por lá também ♡ (e vou aproveitar para responder os comentários que vocês deixaram nos últimos posts)
  • vocês já se sentiram pressionados a ler algum livro só porque “todo mundo” já leu? Ou já fingiu que leu um livro? Essa foto foi feita em uma livraria lá em Toronto ♡ achei muito divertida essa brincadeira que fizeram com essa seleção de livros hehe falando em Toronto, essa semana liberei no canal o único vlog dessa viagem e eu amei muito cada segundo dele e hoje liberei um novo study vlog no canal 😌 espero que vocês gostem vídeos novos!
  • vocês costumam ler um livro por vez ou vários ao mesmo tempo? Durante muito tempo eu só conseguia ler um, mas hoje em dia tenho até que me controlar para não levar mais de um na mochila quando saio de casa 🤭 ah, hoje teve post novo no blog e nele apresentei a minha nova roommate 🌿 (spoiler: ontem fui na @borealisplantas ♡)
  • vocês costumam ficar revendo fotos do seu rolo de câmera e relembrando de como foi o dia em que você tirou ela? Eu amo fazer isso ✨ essa foto é do dia 28-11-2018. Um dia depois de ter visto a neve caindo pela primeira vez. Eu e o @hasegawaphoto andamos muito. Fomos em várias lojas de vinil, almoçamos em um lugar cheio de pisca-pisca em que todos os pratos custavam 5.95 (talvez eu tenha errado o valor, mas lembro que era menos de 6 dólares) e que tinha uma placa de “free air guitar! Please take one” (vou postar a foto da placa nos Stories). De noite eu tomei um chocolate quente com menta delicioso em um Starbucks e senti como se estivesse vivendo em um filme com todo clima natalino de Toronto ♡ foi um dia sem “grandes emoções” e eu amei cada detalhe dele. Lembro de ficar olhando as casas, as folhas no chão e as árvores por onde passava imaginando como seria a vida das pessoas que moravam por ali e o que elas estariam fazendo naquele momento em que eu passava por elas sem que elas soubessem que tinha alguém criando historinhas mentalmente sobre elas hehe (eita! Será que minha legenda ficou confusa?)
  • Voltei pra casa cheia de produtinhos maravilhosos da @thebodyshopbrasil ♡ tentei separar eles por categoria nas fotos pra conseguir mostrar tudo. Não vou falar detalhadamente pra legenda não ficar gigante, mas já vou avisando que futuramente vou falar mais sobre eles no blog ♡ 
Consegui trazer pra casa 3 produtos usados na minha revitalização facial (Drops of Youth) e isso significa que já vou poder ter a minha própria rotina de revitalização em casa ♡ aos pouquinhos vou deixando ela mais completa 😌
A maioria dos produtos são para o rosto (amo amo amo máscaras), mas não esqueci dos meus cabelos (já usei praticamente todos os shampoos da TBS e agora que tenho os da linha de Shea Butter - karité - vou poder dizer que usei todos), do meu corpo (aaaaaah esses cremes com aparência de iogurte além de deliciosos tem uma absorção rápida ♡) e dos meus pés, meus queridos pés que me aguentam o dia inteiro (esse creme vai ser um incentivo a mais para voltar a correr com frequência). Tô muito feliz em poder mostrar todos esses produtos #crueltyfree para vocês 😌 espero que tenham gostado das minhas escolhas! Me contem aqui nos comentários quais os que vocês mais gostaram que eu vou amar saber ♡ ah e lembrem-se que tem cupom de 25% de desconto (MELTBS) válido até hoje na loja do Shopping Mueller @muellercwb • publicidade ♡

instagram