IMG_1621 copy
Books

Turma da Mônica – Laços (Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi)

25.08.2013

* Gui *

Cresci lendo histórias da Turma da Mônica, fiquei chocado quando criaram uma versão “jovem” (que tem seus méritos, mas não me atrai) e me animei com a ideia de produzirem graphic novels – histórias em quadrinhos com roteiros e desenhos mais “elaborados” do que o usual – com os personagens. Minhas expectativas para Laços eram altas, e mesmo assim os autores conseguiram superá-la.

Eu já conhecia o trabalho do Vitor e da Lu, por isso não estranhei a excelente recepção que a HQ teve por parte do público. A releitura que eles fizeram mereceu cada elogio recebido.

A história é bastante simples: Floquinho, o cachorro (e um dos melhores amigos) do Cebolinha sumiu, e a turma se reúne para procurar por ele. Mesmo sendo uma releitura, Laços respeita características essenciais dos personagens (o Cebolinha troca o R pelo L, a Mônica é super forte, o Cascão não toma banho e a Magali é comilona) e mantém o clima de “infância dos anos 80” típico das historinhas clássicas da Turma. Os conflitos que os personagens enfrentam prendem a atenção do leitor, que fica curioso pra saber como eles vão se virar. Além disso, a maneira como eles interagem uns com os outros mostra que cada um tem uma história de vida e anos de amizade.

Quem tem (ou teve) um cachorro de estimação vai saber como o Cebolinha se sentiu com a chegada do Floquinho, com o sumiço dele e com o re-encontro. Confesso a vocês, sem exagero, que quase chorei em alguns trechos (a última vez em que isso tinha acontecido comigo foi quando li Maus pela primeira vez – algum dia, aliás, teremos resenha dessa HQ aqui)!

Em relação aos desenhos, gostei muito das “soluções” que os autores usaram para criar um traço mais detalhado sem perder a inspiração das histórias originais (cabelo, roupas, expressões faciais, cenários). A maneira como eles dividiram o trabalho (a Lu desenhou os flashbacks, o Vitor desenhou o “presente” e eles repartiram outras tarefas, como a arte-final) também foi excelente. Essas e outras informações, aliás, são contadas nos extras.

O leitor atento vai reparar em detalhes no cenário e nas falas, que têm referências a filmes famosos e a histórias antigas da Turma da Mônica.

O projeto gráfico é belíssimo: capa, arte-final, diagramação, papel… Tudo feito com dedicação.

Em suma: tocante, divertido, belo… Nota máxima, sem dúvida!

* Mel *

Como essa é uma resenha dupla, vou compartilhar com vocês a minha opinião no vídeo abaixo:

Bom, depois que terminou o upload do vídeo no youtube eu percebi que tirei a parte em  que falei que chorei quando o Floquinho sumiu e que fiquei com vontade de abraçar o Spock bem forte :P

ISBN 9788585484572 Nota 5/5 Editora Panini Comics Páginas 82

Redes sociais literárias:

Gui: Skoob

Mel: Skoob e Goodreads

Quem gostou do vídeo e quiser ajudar a divulgar o meu trabalho é só clicar em “gostei” e compartilhar :)

Quem quiser acompanhar o A Series of Serendipity é só seguir: Twitter ❤ Fanpage ❤ Instagram ❤ Youtube

Por

Gui

  1. Uaaaau, já virou meu desejo *-*
    Adoro essa criatividade toda, essa arte :)
    Realmente um excelente trabalho. Quero um …
    Bjinhos

    Chá de Calmila
    FAN PAGE

  2. Marcela says:

    Esses irmãos Cafaggi <3 tudo que eles fazem é tão lindo, delicado, sensível. Gosto demais.

  3. Meu deus, simplesmente amei essa resenha dupla, parabéns Mel e Gui!
    As fotos da Resenha do Gui como sempre estão encantadoras, o mesmo com a da resenha da Mel! <3
    Mel, sua fofa, a cada vídeo fico com mais vontade de te conhecer!
    Ah, aproveitando, Mel, na sua resenha você falou "Bom, depois que terminou o upload do vídeo no youtube eu percebi que tirei a parte em falei que chorei quando o Floquinho sumiu e que fiquei com vontade de abraçar o Spock bem forte :P", está faltando um 'que' entre ' a parte em' e 'falei que chorei', de uma olhadinha! ;)
    "Bom, depois que terminou o upload do vídeo no youtube eu percebi que tirei a parte em (que) falei que chorei quando o Floquinho sumiu e que fiquei com vontade de abraçar o Spock bem forte :P"
    Beijos! <3
    /Ju

  4. Ah, e acho que o “post feito por” devia ter a Mel também, hahaha! <3

  5. Foster jam says:

    Tenho uma coleção da versão ”jovem” e já estou atrás do laços,mel ou gui vocês esqueceram de uma coisa,qual é o preço?Hum post legal e lindo gostei bastante do trabalho da lu e do Vitor ok?

  6. Rosana e Sofia says:

    Oi , Melina
    Não quero ser xereta nem nada dessas coisas de bisbilhoteira ( sou muito sentimental ) , mas é que eu tenho vontade de fazer um Blog que nem o seu .
    Poderia , por gentileza , me dar umas boas dicas para realizar essa minha vontade ?
    Não sou egoísta , só sou um pouco curiosa , se você me entende .
    Por favor , é que eu gostaria gostaria de fazer novas amizades , além da Mamãe e da Vovó , eu vejo em você uma pessoa de bom coração , uma amiga .
    Aguardo respostas !
    Tchau , Melina

  7. Bel says:

    Adorei a resenha!! Muito linda, Turma da Mônica sempre me lembrará infância!! Haha
    Hey Mel queria te indicar três livros que eu amei muito e vi que você não leu ainda, o primeiro é O Pacto da Gemma Malley, Soul Love da Lynda Waterhouse e Perdida da Carina Rissi. São livros muito legais e que infelizmente eu não tenho mas pretendo ter logo!
    Bjs
    Continuei assim garota
    Adoro seu Blog
    Bel

  8. Maria Luiza Neves says:

    Cada dia que passa tenho mais vontade de adquirir algum tipo de HQ para ler. Depois da resenha do Scott Pilgrim minha vontade tinha aumentado e então você publica essa… <3 Minha lista de desejos de livros já está enorme, mas foi impossível não adicionar Laços a ela. O livro parece ser lindo e emocionante. Turma da Mônica sempre nos atraindo de alguma forma :)

  9. Marina Begnini says:

    Mel, você ainda tá usando a sua antiga estante pra colocar livros? E ah, quando você for fazer a resenha de MVFS2, faz em vídeo também? Queria tanto hahaha
    Beijos ❤❤

  10. Amanda says:

    Eu comprei esse livro no aeroporto quando fui viajar.
    Sem dúvida foi uma ótima companhia no voo. ;) Sempre fui fã de quadrinhos e essa adaptação da Turma da Mônica me chamou a atenção pelos traços do desenho.

  11. Vanessa says:

    Ai que lindo, esse traço é muito mais bacana do que a da versão jovem, bem coisa de GN super bem produzida.

  12. Deisy says:

    Oi Mel!! Primeiro quero dizer que adoro seu blog, vc é muito princesinha!! Sobre a resenha, Laços é realmente emocionante… é lindo demais!! Você e seu irmão leram Astronauta Magnetar? Nossa é tão fantástico quanto!!! Vcs têm que ler!!
    Ahh é por favor façam a resenha de Maus!! É um dos meus livros favoritos!!!
    Bjs

  13. Lívia says:

    Meu Deus! Amei, se tem uma coisa que marcou minha infância foi a Turma da Mônica, essa HQ com certeza entrou pra minha wishlist! *0* Já tenho uma versão HQ do Pequeno Príncipe, quero que essa releitura também entre na minha futura coleção :3

    Ah, e parabéns Gui e Mel, as resenhas de vcs estão cada vez melhores! Vou recomendar seu blog pra minha sobrinha Mel, ela é muito inteligente e quero incentivá-la a ler :D acho que seu blog é uma ótima referência ;)

    Beijo pra vcs ;* e lembranças à sua mamy <3

  14. Me apaixonei novamente >.<
    Eu leio Turma da Mônica desde que aprendi a ler, aliás a primeira coisa que li quando eu aprendi foi um gibi da Magali, tenho ele até hoje, é o tipo de coisa que ninguém esquece, desde então eu acompanho essa turminha, e se hoje eu sou uma leitora ávida por palavras é graças ao Mauricio. Eu até gosto de Turma da Mônica Jovem, na verdade eu adoro, prefiro eles pequenos, mas tenho uma paixão pelos jovens, principalmente as edições 50 e 34, acho que o Mauricio soube exatamente o que estava fazendo ao decidir deixar que eles crescessem, eles acompanham uma geração, no entanto, os pequeninos sempre serão os melhores, sempre.
    Ah, eu adorei a resenha dupla, e amei a parte gráfica da graphic novel, ficou tudo tão lindo, com traços diferentes e ao mesmo tempo que permitem que você reconheça os personagens, vou ver se encontro ela por aí!
    Beijos, e parabéns aos dois! As fotos ficaram incríveis!

  15. Niih says:

    Encantada com o desenho *-* Além de ter ficado com muita vontade de ler!

  16. Marijleite says:

    Como não querer esse livro???
    Quando criança, eu amava a Turma da Mônica; agora que tenho uma sobrinha pequena, toda a paixão pelo mundo dos quadrinhos e desenhos animados da Mônica renasceu. O legal do vídeo e de mais fotos é que dar pra ver mais detalhes do livro. Gostei da resenha dupla.

    Sorteio do livro “A Culpa é das estrelas” no blog: http://www.petalasdeliberdade.blogspot.com.br .

  17. Sou apaixonada pelo traço da Lu Cafaggi, a delicadeza dela sempre me encantou! Do Vitor eu acompanhei o fofinho Punny Parker. Estou doida para comprar “Laços”, espero ainda conseguir encontrar nas livrarias :)

  18. Oi Mel e Gui! Vocês já leram o livro “A invenção de Hugo Cabret”? É cheio de desenhos lindos! O livro é meio grosso pela quantidade de ilustrações, todas em grafite.

    Adorei a resenha. Beijos :)

  19. […] de ler o fantástico Turma da Mônica – Laços e de ouvir muitos elogios a respeito de Astronauta – Magnetar, não tinha como não ficar […]


Deixe seu comentário