melinasouza3
Beauty

Com que base eu vou? Dicas para escolher seu tipo ideal de base!

6.09.2013

melinasouza3

Há algum tempinho, uma leitora (a Daniela) me pediu para fazer um post explicando que tipo de base é apropriada para cada tipo de pele. Ainda que eu não tenha milhares de tipos de bases diferentes, resolvi tentar ilustrar com as que eu tinha. Caso você ainda tenha dúvida quanto ao seu tipo de pele, nesse post tem umas dicas para você ajudar a identificá-lo!

Mesmo não tendo uma pele oleosa, muito pelo o contrário já que minha pele é sequinha, sempre recomendo uma base oil-free (as que não tem óleo). A razão de eu indicar é que nós nunca sabemos o que vai acontecer, o tempo pode mudar e esquentar demais, ou ter que ficar com a maquiagem por um tempo maior. Assim, como a base não vai ter óleo na composição, não vai ter um risco de você ficar brilhando.

Há varias coisas importantes a se observar na hora de escolher uma base, então, vamos ver uma coisa de cada vez! Para isso, é preciso responder as seguintes perguntas:

❤ Qual é o tipo de cobertura que eu quero?

Na embalagem das bases, normalmente vem escrito se ela é uma base de leve, média ou alta (total) cobertura. Isso determina o quanto a base vai “esconder” seu rosto, ou seja, se tem muitas marcas e não goste delas, deverá escolher uma base de cobertura mais alta. Se você não gosta de esconder suas sardinhas, manchinhas ou marquinhas, escolha uma base mais leve, que vai só uniformizar o tom da sua pele!

 Vou usar essa base no dia-a-dia, ou em ocasiões mais especiais?

Querendo ou não, é muito mais fácil ter uma base mais leve (ou um bb cream) para o dia-a-dia, e outra para festas/baladas. No seu cotidiano, você enfrenta situações diferentes e sua pele se comporta de maneira diferente porque você passa mais tempo com essa maquiagem. Uma base muuuito pesada, precisa ser aplicada com mais cuidado para não ficar com cara de artificial. Já uma base um pouco mais leve, é mais fácil de passar e não precisa de muita dedicação!

Algumas ocasiões especiais, como festas de 15 anos, formaturas, casamentos, merecem uma base de cobertura mais pesada para que a maquiagem fique com uma cara de “perfeita”. Elas também são melhores para sessões fotográficas!

A duração da base é muito importante a ser avaliada. Mas, infelizmente, isso varia de pessoa à pessoa porque cada pessoa tem uma pele diferente da outra. Mas de um modo geral, a duração vem específicada na embalagem e também é possível pesquisar alguma resenha na internet!

❤ Qual acabamento eu quero dar ao meu rosto?

Assim como batons e sombras, existem muuuitos acabamentos para a base. As mais adoradas são as Mattes/Opacas, que não possuem brilho algum, dão um aspecto fosco. A Semi-Matte é quase opaca, mas com uma pegada menos artificial e pesada, algo meio natural. Quando o acabamento tem um brilho de leve que dá aquela cara de pele saudável, algo que quem tem pele seca a-do-ra, é chamado de Satin/Acetinado.

Aqui estão as bases da foto anterior, na ordem: Studio Fix Fluid da MAC, Moisture Surge Tinted Moisturizer da Clinique (é hipoalergenica!), a Ideal Shade da Avon, Studio Sculp da MAC, Studio Fix da MAC (é em pó mesmo!) e a Dream Matte Mousse da Maybelline. Espero que tenham conseguido imaginar a textura delas. (Não coloquei a Hello Flawless porque fiquei com dó de usar, bem boba eu. Mas a textura dela é parecida com a Studio Fix Fluid, só que com um cobertura mais leve e acetinada. E não tirei foto da base da Clinique porque minha mamãe levou com ela para o trabalho)

❤ Qual textura eu quero na minha base?

Ao começar a procurar minhas bases, descobri que tenho bases de texturas muuuito diferentes! E querendo ou não, isso influí muito na “imagem final”. Vale lembrar que como hoje existem muitas bases, de várias texturas, que acabam se adaptando à seu tipo de pele você consegue escolher a textura e depois escolher a apropriada para a sua necessidade. Mas em linhas gerais, tentarei dar dicas das mais apropriadas para cada tipo de pele:

❤ Pele normal: a pele normal é a a pele mais dinâmica, todas as bases ficam legais! É só escolher a cobertura que quer + o acabamento e se decidir nas milhares de possibilidades!

❤ Pele seca: ter um componente hidratante na base vai melhorar muito o aspecto da pele! Além de cobrir as imperfeições, ela vai dar uma hidratada na pele e deixar com uma textura mais bonita. E se a base tiver um acabamento acetinado, melhor ainda. E lembre-se: é bom maneirar no pó, viu?!

Sugestões: bases líquidas, como a The Flawless da Benefit, Studio Sculp da MAC, a Ideal Shade da Avon e a Moisture Surge Tinted Moisturizer da Clinique! BB Creams estão super indicados! Bases com agentes anti-idade vão ajudar na hidratação e na prevenção de aparecimentos de linhas finas, mas se você não tiver mais que 25 anos, nem pense em usar esses produtos que vão fazer mal para a sua pele-super-jovem!

❤ Pele oleosa: buscar bases que tenham um acabamento semi ou totalmente opacos vão ajudar a segurar a oleosidade. Caso você goste de uma pele com um brilho de “pele saudável” use um iluminador em pó depois!

Sugestões: Studio Fix Fluid da MAC e a Dream Matte Mousse da Maybelline. Caso queira uma base ainda mais sequinha, pode apostar em bases tem pó, como é o caso da Studio Fix da MAC, porém a cobertura dela é bem leve!

❤ Últimas dicas.

Há outros fatores que também podem influir na escolha, como se sua pele for um pouquinho mais madura, existe bases para ajudar no tratamento! Também fique atenta à composição do produto e a suas alergias, porque como a base é um dos produtos que mais provocam alergia. Bases hipoalergenicas são um pouco mais caras, mas vale muito mais a pena quando se sofre com esse tipo de coisa. Marcas nacionais possuem bases ótimas e mais acessíveis. Eu tenho esse problema com alergia, então tenho muito medo de comprar bases e cremes novos. Algumas bases da MAC me dão alergia e estão inteirinhas por isso ):

Espero que tenham gostado do post e que ele tenha esclarecido algumas dúvidas! Mas se tem algum questionamento ainda, estou à disposição por aqui, pelo meu  twitter, ou pelo Avec Gigi, ou por qualquer outra rede social que me acharem! Espero mais sugestões, viu?!

Bisous,
Gigi

Por

Giovanna Michelato

  1. Barbara Sá says:

    Adorei as dicas… Eu tenho uma pele mista e sempre compro base oil-free, realmente fazem a make durar bem mais.
    Acho que tudo depende da forma de aplicar e a quantidade, bem como a preparação da pele para receber a base e, dependendo, a quantidade de pó que tu vai usar… Tudo isso influência na aparência e duração da base.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br

  2. Raquel says:

    Olá amei o post! Enquanto lia fiquei pensando também, seria legal vc fazer um post falando sobre “o batom vermelho certo para o seu tipi de pele” ja que atualmente o batom vermelho está sendo cada vez mais adquirido. Sei lá acho que isso seria interessante (:
    Bjs

  3. Hoje mesmo comprei uma base para mim da Natura. Você recomenda maquiagens dessa marca?
    Minha pele oleosa, mas como não sabua qual é a base ideal para mim acabei comprando a mais clarinha…
    Adorei as dicas, agora já esclareceu um pouco.
    Beijinhos Gigi! ♥

    • Então, logo que comecei a me interessar por maquiagem, comprava tudo da natura! Algumas coisinhas me deram alergia, então não comprei mais tanta coisa. Mas sempre achei uma marca muito boa, ainda mais há 4 anos atrás que não havia muitas outras marcas por aqui!
      Vou comprar algumas coisinhas para ver se a formula mudou e não tenho mais alergia! Mas é boa sim, viu?!

  4. Camila says:

    Oi Gi! Gostei muito do post. Mas tenho uma pergunta, qual sua cor de base da mac e benefit? A minha da maybelline mousse é nude light igual a sua… mas a da mac ainda não consegui acertar. Obrigada, beijos.

    • Então, essa da Maybelline só consigo usar quando estou bronzeada!
      Vou tentar te explicar sobre a MAC mas se ficar muito confuso me avisa, tá?! Algumas marcas de maquiagem usam além das tonalidades para caracterizar a pele, também o subtom. Eu, por exemplo, tenho uma pele mais rosadinha, que para eles significa que meu subtom é “Warm” (quente!). Quem tem a pele mais amarelada, tem o subtom é “Cool” (frio!). Também tem aquelas pessoas que tem uma pele meio “neutra”, ai o subtom é “Neutral”!
      Quando vamos escolher a base na MAC, a atendente vai analizar esses aspectos para decidir sua base. As bases vem sempre escritas “NW” ou “NC”, que significam Neutral Warm (quente neutro, ou levemente rosado), ou Neutral Cool (frio quente, ou levemente amarelado).
      O que eu normalmente escolho, é escolher o subtom contrario da minha pele, para “equilibrar”, entende?!
      Se a Mousse não fica amarelada na sua pele (a minha fica um tiquinho, porque minha pele puxa para um tom mais rosado do que oliva), a sua cor é NW 25 da MAC. Caso fique, é porque seu subtom é mais rosado mesmo, então você pode anular com uma NC 30!
      Já a Hello Flawless, no verão, já que estou bem bronzeada, eu uso a “I’m So Money, Honey”. No inverno, essa cor me deixa muito engraçada, porque eu fico quase transparente já que não peguei sol! Então eu uso a “I’m pure 4 sure” (Ivory), que é a mais clara. Essa base da Benefit é bem legal, porque ela meio que se adapta a cor do seu rosto. Se ela ficar um tiquinho escura, passa um minuto e já tá parecendo que você nem passou nada!

      Desculpa ter escrito tanto, mas espero que tenha entendido <3 haha, qualquer coisa é só perguntar!

      • Daniela says:

        Tive que me meter nessa explicação!
        Fiquei pasma com essa da MAC! Gente, abalou o meu mundo! Eu não sabia disso!
        Tenho duas líquidas e duas em pó e confesso que não entendia bulhufas quando vinha NW escrito nelas o.O
        Que super dica!
        Quando eu voltar aos USA NUNCA mais errarei!

        =)

      • Camila says:

        Gi, gostei muito da sua resposta eu meu comentário e olha, eu comprei a NW 25 da mac, mas em mim eu achei que ficou um pouco escura, aí eu uso pra fazer contorno e essas coisas, mas acho que a NW 20 ficaria mto clara. Embora, quando fui a mac a moça de lá me disse que eu era NW 25 mesmo, aí acabei levando. A hello flawless ainda não tenho, mas estava considerando comprar a champagne mas agora fiquei com medo! Você conhece a base líquida time wise da mary kay? Eu experimentei um tempinho atrás e a cor que mais se pareceu com meu tom foi a beige 4. Mas, enfim, ainda estou a procura da base perfeita. Obrigada de qualquer forma! :)

  5. Esther says:

    Ultimamente eu tenho usado o BB Cream da Avon, na cor mel. Ficou bem uniforme no meu rosto, e consegui esconder minhas manchinhas, hehe
    http://cantinhodameninacrista.tk

  6. Livia says:

    Pra peles oleosas eu indico a Revlon Colorstay Combination/Oily Skin. Aqui no Brasil acho que só tem 4 cores, mas lá fora tem mais de 10. É maravilhosa!!! Dura horrores mesmo sem primer e a pele fica sequinha, não transfere nada! Usando com primer então, nota 1000! Minha base do coração!

  7. Elora says:

    Eu tenho a Dream Matte Mousse da Maybelline,minha pele é oleosa smp fiquei na dúvida se usar ou não !! Agora vou testar com mais segurança que pode dar certo =)

  8. Daniela says:

    Ai que linda! *-*
    Nem acredito que você ainda se lembrava do meu pedido ^_^

    Adorei a explicação, atendeu totalmente as minhas dúvidas. Eu nunca soube diferenciar certos termos relacionados a bases (como cobertura e acabamento) e acho que agora vou saber olhar melhor quando for comprar meu “photoshop de bolsa”, rs.

    Eu confesso que dou preferência as marcas internacionais (a maioria dos blogs de make que acompanho fazem mais reviews delas), mas estou pensando seriamente em dar uma chance a um primer e base da Contém 1G que muita gente tem falado.

    Enfim, adorei de verdade o post!
    Já estou ansiosa pelas próximas e mais uma vez, muito, MUITO obrigada!

    Beijinhos!

  9. Taniele says:

    Oi Gi! Comecei a revender Natura há uns 3 anos e usar só produtos da marca. Assim como vc, desenvolvi alergia e estou substituindo todos os produtos. Agora, não é nada fácil encontrar produtos que não dê alergia com um preço não tão absurdo =(((. Gostaria de saber que bases vc pode usar, sem que te dê alergia. Desde já agradeço! Bjoss


Deixe seu comentário