Photography

pra registrar os nossos sonhos

7.11.2013

Oiiii :)

Hoje venho aqui a convite da Mel pra gente falar de um dos meus assuntos preferidos: fotografia!

Desde que chegamos em Londres, um dos comentários mais frequentes foi “qual equipamento foi usado nessas fotos?”

Embora seja muito legal ver que tantas pessoas têm interesse em fotografia, confesso que fiquei um pouco chateada com a insistência dessas palavras :/ Absolutamente ninguém perguntou sobre a minha formação acadêmica, há quantos anos eu trabalho com fotografia ou como eu me mantenho inspirada :( .

A melhor e mais sincera resposta que posso dar é: o equipamento usado pra produzir minhas fotos é composto por meu coração, meus olhos e meu cérebro. A câmera e as lentes são apenas acessórios :)

Pra vocês entenderem bem o que eu estou falando, vou citar Ansel Adams <3:

“Um fotógrafo não faz uma fotografia apenas com sua câmera, mas com os livros que leu, os filmes que assistiu, as viagens que fez, as músicas que ouviu, as pessoas que amou.”

Claro que não vou deixar vocês apenas com essa resposta, né? Mas precisava desabafar! E antes de continuar, vou contar um pouco do caminho que segui pra chegar aqui.

Bom, meu nome é Sharon Eve Smith, assim todo gringo mesmo. Tenho 32 anos (quase 33! Só mais 8 dias!), paulistana, escorpião, vegetariana. Sou casada, tenho 2 cachorros lindos, uma família maravilhosa e os melhores amigos do mundo.

A minha paixão por fotografia existe desde sempre. Mas pra resumir a história, depois de ter começado as faculdades de Turismo e Jornalismo e ter trancado os cursos, vi que não tinha mais como escapar da fotografia; era aquilo que eu queria. Entrei no Senac e lá se foram 4 anos intensos de estudos, laboratório, químicos, filmes, a transição pro mundo digital… Me formei em 2007, mas desde 2005 trabalho com fotografia profissional – essa nomenclatura serve só pra dizer que fotografia era minha única fonte de renda.

De lá pra cá eu mudei tanto! Cresci como pessoa e consequentemente como fotógrafa. Tive sociedade, desfiz a sociedade. Fiz muitos workshops bacanas, inclusive um que foi lá na Austrália :) Comecei a dar meus próprios workshops, fui convidada pra dar palestras, meus clientes me indicam pra amigos e assim a máquina não para de funcionar.

Ufa! Tudo isso pra vocês saberem quanto tempo (e dinheiro) eu já investi nessa “brincadeira” deliciosa que é a fotografia.

Chega de blá blá blá e vamos direto ao ponto!

Eu tenho bastante equipamento hoje. Fui desejando as coisas e comprando aos poucos.

Quando fui arrumar minha mochilinha fotográfica pra Londres, eu tive que escolher poucas coisas, sobretudo por causa do peso do equipamento. Nesses anos todos eu ganhei uma bela dor no ombro direito :/

O que eu tenho:

– 1 Canon 5D Mark II
– 1 Canon 5D Mark III
– Canon 24mm 1.4 L
– Canon 24mm tilt-shift (TS-E) 3.5 L II
– Canon 35mm 1.4 L
– Canon 85mm 1.2 L
– Canon 100mm macro 2.8 L II
– Canon 16-35mm 2.8 L
– Canon 24-105mm 4.0 L (está aposentada há anos!)

Quanto desse equipamento vocês acham que eu trouxe?

Eu trouxe apenas a 5D Mark III, a 24mm 1.4 e a 85mm 1.2. E digo mais: a proporção de uso é 85% do tempo com a 24 e 15% do tempo com a 85.

Essa letra L no final do nome das lentes indica que elas pertencem à linha profissional da Canon, ou seja, elas têm a melhor qualidade ótica que a empresa oferece. Todas as lentes da série L têm esse “cintinho” vermelho na ponta.

Vocês também devem ter reparado que a grande maioria das minhas lentes são fixas e com aberturas beeeeem grandes. Embora hoje eu só tenha lentes caras (e incríveis), quando comecei a me destacar na fotografia eu tinha lente de kit (18-55) e a deliciosa 50mm 1.8 (sempre usei Canon) que já me surpreendia com sua capacidade de “fazer luz” e pelo desfoque lindo de morrer que só as fixas de grandes aberturas são capazes de fazer.

Tenho só mais uma consideração a fazer: estude bastante fotografia antes de comprar seu equipamento. Ninguém compra uma Ferrari quando ainda está na auto escola.

Fora isso, meu conselho é sempre investir em boas lentes porque se você cuidar delas poderá usá-las pra sempre. Já o corpo da câmera (no caso das digitais) precisa ser trocado de tempos em tempos (ou pelo menos consertar o obturador que quebra depois de um número X de cliques). Essa lente que citei, a 50mm 1.8 (sei que a Nikon também tem uma), é uma excelente escolha pra quem quer testar o que as lentes fixas são capazes de fazer! E elas são relativamente baratas (a 50 1.8 custa US$ 110 e a 50 1.2 que é da série L custa US$ 1600) e por isso têm uma incrível relação custo/benefício.

Mais uma dica que posso dar é estude bastante e… fotografe muito! Com o celular, com câmera compacta, instantânea, reflex… ou simplesmente com a cabeça! Tente pensar em novos enquadramentos e entender como a luz pode te ajudar. Veja muitas imagens, analise o que você gosta nelas e tente reproduzir (não copiar!) as características que chamaram a sua atenção!

A fotografia é muito generosa. Mas a gente precisa se dedicar a ela pra poder colher frutos. A melhor parte? É ver como nosso trabalho consegue ficar cada vez melhor <3

Espero que vocês tenham gostado do post e que ele tenha sido útil de alguma forma.

Todas as fotos desse post foram clicadas pela Mel (eu sei que vocês estavam com saudade das fotos dela <3) e editadas por mim.

Vou aproveitar o espaço pra primeiramente agradecer minha Jacuzinha preferida por ter me convidado pra essa viagem intensamente deliciosa, cheia de descobertas sobre essa menina doce, sobre essa cidade fantástica e sobre mim mesma <3

Vou agradecer também o meu marido lindo que não se importou em ficar 35 dias longe e me apoiou nesse projeto desde o princípio <3

E por último, mas não menos importante, a cada um de vocês que deixou um recadinho elogiando o meu trabalho. MUITO OBRIGADA!

♥,

S.

selo_melinasouza

Por

Sharon Smith

  1. Váh says:

    Belas fotos, legal o post.

    “Sou casada, tenho 2 cachorros lindos, uma família maravilhosa e os melhores amigos do mundo.” meu você tem uma vida perfeita, que invejinha :(

  2. Diego says:

    Sharon, suas fotos têm me inspirado bastante! Obrigado por compartilhar! ;)

  3. Aninha says:

    Sharon, suas fotografias são incríveis!! É muito legal o jeito com que você destaca as roupas da Mel nas fotos de looks =)

  4. Sharon, as dicas são ótimas, de verdade!!! Seu trabalho é incrível, sério, adorei todas as fotos que vi. Também estou tentando iniciar nesta área, mas ainda na dúvida de que caminho seguir, se o de fotografia jornalística ou artística mesmo. Quanto aos instrumentos de trabalho, concordo plenamente que não é só a parte física que importa, e isso não é falando exclusivamente da fotografia, mas sim de tudo que trabalha com expressão, seja de sentimentos ou ideias, sempre a pecinha mais importante do quebra-cabeça será quem está por trás de toda a parafernalha. Mais uma vez, parabéns pelas fotos lindas, e pelas dicas ótimas! :D

  5. Lívia says:

    Oi Sharon! Curti muito seu trabalho, e o que vc escreveu sobre a fotografia não só depender do aparelho é muito importante!
    Mas gostaria de saber a sua opinião sobre o surgimento das novas tecnologias em smartphones que tornam possível e acessível às pessoas a tirarem fotos com mais qualidade (como o Lumia 1020 com 41mp e estabilizador óptico). Já teimei com meu namorado que não abriria mão de uma DSLR se pudesse, por melhor que for a câmera do smartphone, pq sei que ainda haverão limitações em certos pontos (como fundo desfocado, por exemplo). Sabendo que o aparelho não é a única coisa importante, mas também sabendo que sentimos falta de certas funcionalidades que o “smart” ainda não tem (mas pode vir a ter), vc acha que um dia eles podem substituir os equipamentos tradicionais de fotografia?

    • Sharon Smith says:

      Oi, Lívia! Eu acho legal a fotografia evoluir em qualidade nesses aparelhos. Muitas pessoas não compram outras câmeras depois que investem num bom smartphone. Mas pra pessoas que amam muito ou trabalham com fotografia, um celular de infinitos megapixels é só um upgrade e não um substituto. E claro que a qualidade nunca será igual. É só olhar o tamanho das minhas lentes (umas chegam a pesar mais de 1 kg de excelentes cristais) e aquela lentinha sem vergonha das câmeras de celular. O sensor também, muito menor, logo, menos qualidade. Só pensar em fotografia analógica. Câmeras 35mm produzem negativos menos definidos do que câmeras de médio e grande formato! Hoje tenho um iphone 4S e sou feliz com ele pras minhas fotinhos do dia a dia. Mas nuuuunca abriria mão da minha câmera <3! Beijo!

  6. Josi Belle says:

    Olá Sharon e Melina! Td bem? Não sou fotógrafa profissional e ainda não tive oportunidade de fazer cursos, mas sou apaixonada por fotografia, sou neta de fotógrafo, rs! Suas fotos são maravilhosas, mas sei o qto é difícil chegar nesse nível! Acompanho sempre o blog da Melina e acabei te conhecendo tbém! ;) Estou acompanhando as duas aí em Londres e tô viajando junto, adorando! Abç

  7. Gigi says:

    Ah, sua linda <3 adorei as palavras!

    bisous :*

  8. Isabel says:

    Sharon você é uma graça! Teu trabalho é maravilhoso e é incrível perceber todas as coisas que você falou, no post, em suas fotos! A Mel também não fica de fora do elogio, gosto muito do trabalho de vocês, juntas ou individualmente.
    P.S.: Estou amando ver os posts umas dez vezes por dia :)

  9. Bárbara says:

    Adorei suas dicas Sharon, sério valem muito pra mim. Estou começando na fotografia e tenho justamente a 18-35 e a 50 e o corpo é a t3i, são ótimas e amoo. Espero um dia ser assim como vc, uma grande profissional! beijooss

    http://bwdfotografia.blogspot.com.br/

  10. Manu says:

    Eu ainda não tinha deixado nenhum recadinho elogiando seu trabalho, Sharon, mas nunca é tarde, né? Você é muito talentosa e sensível e suas fotos são realmente lindas! É sempre muito legal saber que equipamento produz tal cena e tudo mais (obrigada por compartilhar! quem sabe um dia eu não chegue nesse nível profissional? hehe), mas com certeza as fotos que você tira tem todo esse componente sentimental e por isso me encantam :D (e poxa, eu realmente gostaria de saber como você faz pra se manter inspirada… chances de um post sobre isso, talvez? :)
    Também fiquei muito contente de ver as fotos da Mel no post, estava sim com muita muita saudade delas! É legal ver que vocês duas são fotógrafas lindas que eu adoro, mas mesmo assim com um “estilo” diferente! E foi legal ver você do outro lado das lentes pra variar, Sharon!
    beijos beijos! =*

  11. Daniela says:

    Nossa…
    Agora fiquei me sentindo SUPER mal porque eu realmente só elogiei suas fotografias :x
    Desculpa Sharon!!

    Adorei saber mais sobre você, sobre a sua paixão por fotografia e sua explicação tão bem detalhada!
    Estava bem curiosa sobre o seu equipamento, mas confesso que não entendi muito pois sou bem leiga no assunto :p
    Da minha última viagem aos USA eu trouxe uma Canon SX 40 que super atende as minhas necessidades, mas só depois de saber tanto sobre a 50mm que eu fiquei arrependida por ela não ser compatível com a minha câmera =/

    Adorei de verdade o post!
    Beijinhos

  12. Andressa says:

    Ah suas fotos são lindas, adoro as edições. Você usa o photoshop?
    Amei essa citação do Ansel Adams, e acho isso mesmo. As vezes as pessoas acham que é o equipamento que faz a foto, ele ajuda bastante mais é principalmente a visão e o sentimento do fotógrafo que faz a foto.
    Vou copiar essa citação.
    Para quem está começando a tirar fotos qual câmera você indica?
    bj

  13. Mari Trigo says:

    Ai q post mais lindo e inspirador!!! Sharon, vc fez no Senac de SP? To fazendo curso livre se fotogtafia no Senac tbm! Mas tenho pensado na pos de fotografia deles, nao queria fazer outra facu! Mas sou uma nikon girl hahahaja! Ainda preciso treinar muito, mas chego lá! Bjs

  14. Infelizmente nessa blogosfera a única pergunta que se faz é (qual a câmera que você usa?), bom eu comento as vezes aqui no A Series of Serendipity e claro que não poderia deixar de comentar nesse post um dos mais lindos desse blog com certeza.
    Sharon por incrivel que pareça eu imaginava que sua câmera era uma 5D, porque? Eu pesquiso muuito mais muuuito sobre fotografia e sabe nasceu uma paixão gigantesca pelos clicks nos últimos anos em mim, eu sei que essa é a melhor câmera que tem hoje no mercado e apesar que ser fã da Nikon e tenho uma D5100, a paixão pela fotografia crescendo desde quando no curso de Publicidade e propaganda no qual eu estou prestes a apresentar o TCC agora. Eu acredito que seja meu melhor hobby hoje e isso se não arriscar a ser uma profissão.
    Parabéns pelo seu trabalho continue sempre assim investindo na carreira, nos estudos que eu entendo que não é só o equipamento que faz a pessoa ser um fotografo tão fantástico, assim como você que tem esse incrivel talento.
    Mel linda que bacana a gente poder ler esse tipo de post no seu blog estou encantada parabéns mesmo pelo trabalho das duas, e quando estiverem aqui em São paulo vou querer conhece-las (encontrinho por favor rs)!
    Beijos

  15. Júlia says:

    Sharon, qual foi o curso que você fez no senai? Qual o nome dele na verdade?
    E parabéns pelo seu trabalho, é realmente incrivel, maravilhoso e lindo. Fico encantada a cada vez que é colocada uma foto sua aqui no blog.

    Beijos!

  16. Mama da Sharon says:

    Nota 10! Arrasou! Love U!

  17. Sharon, eu conheci seu trabalho pelo blog da Mel e logo me encantei com as suas fotos, muito sensíveis e poéticas.
    Eu não sou fotógrafa profissional, mas confesso que sempre fico um pouco chateada quando ouço alguém me dizer “Nossa, essa câmera é boa mesmo, faz fotos lindas” ou “Com uma câmera dessas, profissional, não tem como a foto ficar feia”. Detalhe, eu tenho uma câmera semi-profissional, a Nikon D90, uma lente 50mm 1.8 e a do kit 18-105 mm.
    Tento me consolar pensando que, talvez, as pessoas desconheçam as profissões relacionadas à arte como profissões de “verdade”. Digo isso porque sou artista plástica e ouço comentários negativos desde a época do cursinho. Infelizmente, ainda existe preconceito (ou até um desconhecimento) relacionado à quem vive de fotografia, arte, música, teatro ou dança.
    Suas palavras foram muito bem colocadas e agora te admiro ainda mais. Parabéns pelo seu posicionamento e sinceridade!
    Beijos :)

  18. Ai, Ai, Sharon… me senti péssima com a declaração de que devíamos ter perguntado sobre a sua trajetória toda na fotografia. Realmente, nem me importei com isso quando perguntei do equipamento.
    Mas eu tenho consciencia plena de que 90% da foto quem faz é o fotógrafo. O equipamento só ajuda a concretizar esse olhar. Perguntei de boas porque eu já sabia disso, mas realmente fiquei muito chateada e peço desculpinhas. hihihi

    Ps: só para ressaltar again: suas fotos são d-e-m-a-i-s :D

    • Sharon Smith says:

      Oi, Crystal! Comecei o post assim pra fazer um desabafo e ver se as pessoas ficam um pouco mais conscientes! Fico pensando: será que perguntavam pro Da Vinci que pincel ele usou pra fazer a Monalisa? hihihi :) Sei que a Mel recebe muuuuuitas vezes essa mesma pergunta e as pessoas nem se dão o trabalho de pesquisar se ela já falou sobre isso. Mas não precisa pedir desculpas, é super normal a gente ter curiosidade! Agradeço de coração o carinho! Um beijo!

  19. Sharon disse tudo!
    33 com carinha de 23 ^^

    Beijo pras duas!

  20. Tarcisia says:

    Gostei muito do post!
    O teu trabalho, Sharon, é muito lindo! Gostei bastante, virei fã! Hehehe
    A criatividade das legendas das fotos postadas no facebook deixa a gente bem feliz!

  21. Descobri seu blog por acaso e estou amando Mel!! A seleção de conteúdo esta excelente parabéns! Eu iria responder a mesma coisa se as pessoas ficassem me perguntando sobre equipamentos de fotografias.. que preguiça ! Não sou fotografa mas sou apaixona por fotografias. Faço algumas por hoppy!Sou estudando de jornalismo um dos cursos que você desistiu! hahahah

  22. Mah Galvão Correa says:

    Sharon , Você É Minha Maior Fonte De Inspiração E Seu Olhar Fotografico Me Encantam .. Só Gostaria De Agradecer Pois Tudo Que Sei ( Não Apenas Em Fotografia Mais Especialmente Nela ) Foi Com Estudo E Observação De Seus Clicks . ♥ Sou Muito Nova Mais Sei Do Que Eu Gosto De Verdade .

  23. Dan Valenciano says:

    Um dos melhores posts de Londres! :D Seu olhar é fantastico! Parabéns Sharon

  24. Welma Fernandes says:

    Oi Sharon, adorei demais esse post. Como você bem colocou, fotografar não é apenas o equipamento que você tem, pois vai mais além, tem que ter sensibilidade. Gostei bastante das suas observações, parabéns pelo seu trabalho e sucesso sempre.

  25. Egg says:

    Linda Sharon!! me passa seu telefone?! :)

    Miss u…….

  26. Marcela says:

    Sharon,
    eu fui uma das que mais encheu o saco pra saber das fotos mas eu pedi sempre Exif Data pra poder estudar mesmo. Espero que você não tenha ficado triste
    O post foi lindo, obrigada por compartilhar.

    • Sharon Smith says:

      Oi, Má! Não fiquei triste não! Mas como escrevi no comentário anterior, às vezes a gente se sente desvalorizado. Eu aprendi fotografia quando não existia nada parecido com exif data. Olhava a foto e tentava reproduzir. O exif data só faz sentido se você domina a parte teórica. E se vc domina a parte teórica, só resta a prática :) Tanto faz a abertura ou a velocidade que o fotógrafo usou. O que importa é você entender o que você quer e chegar naquele resultado com prática pra nunca mais esquecer :) Agradeço o interesse no meu trabalho! Um beijo!

  27. Oi Sharon,
    Mal começei a ler seu post e me senti culpada. Eu era uma dessas pessoas que queria saber qual o seu equipamento.
    Tão curiosa quanto sincera, garanto à você, que equipamentos pra mim não valem nada. O que realmente me chama atenção no trabalho de alguém, é exatamente isso que você disse : sentimento, coração, amor, vibração, suspiros … coisas essas, que são infinitamente difíceis de serem transmitidas em uma foto, uma imagem, em pedaço de papel , monitor ou tela.

    Seu trabalho é tão simples e cheio de leveza, que se compara à um sonho bom, uma sessão da tarde repleta de amigas e pipoca, um chá colonial com a vovó, em plena tarde fria e ensolarada. Seu trabalho é tão lindo, tão cheio de encantamento, e além disso, aparece ainda, esbanjando a qualidade nas fotos, nas edições tão consistentes, e a única questão que poderia ser respondida de forma objetiva, era seu instrumento , o seu equipamento fotográfico.
    Mas que bom, fazia tempo que eu não achava trabalhos assim como o seu!

  28. Ain Sheron, conheço duas irmãs gêmeas e elas sempre falam ” Uma boa fotografia começa com o cérebro e os olhos, pois o que eles captam vai ser o que vou projetar com a minha câmera”. E concordo plenamente com elas. E acho ótima suas fotografias. São belas e sem falar que é legal
    ver o mundo através das suas lentes. Pois fico pensando, o que é comum para mim, através da câmera acaba se transformando outro detalhes. Concordo com você. Faz um tempo que quero comprar a minha câmera reflex, mas fico pensando ” meu deus, tudo é tão caro”, e enquanto fico juntando o meu dinheiro para o futuro sonho, fico me divertindo com a câmera do meu celular ou a própria compacta. E quem sabe no futuro não consigo a minha ferrari fotográfica hein ?

  29. Mel says:

    Sha, amo suas fotos com qq equipamento. Aliás, tb amo as fotos que faço de vc com a minha mente qdo a gente se encontra.
    Essa Mel aqui tá com saudades…
    Bjocas e aproveita!!

  30. Menina, disse tudo!
    Arrasou no post!
    Suas fotos são demais, sério. Estava vendo-as no Facebook esses dias e fiquei tipo assim: :O
    Você usa que programa para editar as fotos?
    Parabéns mesmo pelo post!
    Beijinhos para você e para Mel! <3

  31. Natacha says:

    Oi Sharon, eu perguntei do seu equipamento e me senti culpada de nao ter perguntado mais sobre sua formação e carreira hehe. Eu ganhei uma DSLR em outubro e ja estou sonhando com novas lentes e as possibilidades de conseguir fotos com efeitos como bokeh e fundos desfocados etc, entao dai vem a curiosidade pra saber em que lente posso ter um resultado legal para as fotos. Entretanto gostei muito do que voce falou e realmente concordo que quem faz a foto é o fotografo e é necessário muito estudo, dedicação e criatividade. Sou estudante de arquitetura e sei o tanto que é chato quando me falam: Ah é só decorar né? nem precisa de faculdade, engenharia é que é dificil, como se eu ficasse horas na faculdade aprendendo a mudar o sofá de local (por pura “estética” sem pensar em conforto, etc) :/
    Enfim, amei conhecer a sua trajetoria, e admiro muito o seu trabalho, beijos.

  32. Nínive Santos says:

    Oi Sharon! Eu não conhecia o seu trabalho mas saiba que seu texto me incentivou profundamente! O jeito que vc fala pelo amor a fotografia é realmente lindo. Obrigada pelas palavras sinceras e profissionais. Um beijo!

  33. Danielle says:

    Sharon, seu equipamento é sensacional. Sonho de consumo de muito fotógrafo. Sério, fico imaginando o quanto você consegue tirar dele.

    Mas você? Com esse olhar? Você faria fotos maravilhosas com compactas, com lomos, como instax, com médios formatos, com TUDO! Você tem um dom, Sharon. Um dom que, pela sua história, foi lapidado com MUITO estudo, muito esforço, muita dedicação, e muito investimento financeiro. Vem do seu coração, e uma lente clara (e cara) apenas vai te ajudar a colocar ele pra fora. E sonho em um dia alcançar esse nível de intimidade com a fotografia que você tem (:

    E acho que todo mundo que mexe com fotos tá acostumado com isso né? “Que câmera boa! Vou comprar uma para tirar fotos iguais…”

    Suas 12mil curtidas no facebook não vem de uma 5D Mark III, e de uma lente f/1.2, Sharon… Vem do que você faz com elas (:

    Beijos, e fica bem! Suas fotos são sensacionais.

  34. Felipe Cobra says:

    Ótimo Post!
    É muito importante falar que por trás de uma grande foto sempre há uma pessoa com uma enorme bagagem de conhecimentos, experiências e um olhar afiado! Que o equipamento é apenas aquilo que materializa tudo da maneira que vemos e de nada adianta os melhores equipamentos sem uma pessoa com toda essa bagagem para manejá-lo. Isso tornaria a fotografia em uma coisa “mecânica” quando na verdade é essencialmente humana!
    Saudades! Aproveitem!

  35. Oi Sharon,
    eu adorei o seu post e posso te dizer uma coisa? Eu amo fotografias e depois que fiz o blog me apaixonei mais.Amo ser fotografada e fotografar.E sempre pensei que a câmera seria um acessório pra fazer a foto,porque a beleza deve estar na nossa mente,como imaginamos.O cenário e cada detalhe pra mim é sempre importante.Pretendo fazer um curso de fotografia pra aprender técnicas de fotos e um pouquinho mais de edição.Seu trabalho é incrível.
    Beijos e Sucesso pra ti Linda! <3

    Ps: Beijos de uma admiradora do seu trabalho. ;)

  36. Isabela Lins says:

    Mel e Sharon, vocês são maravilhosas!
    Tinham que ver minha reação quando eu vi que vocês estavam em Londres… “Ah Meu Deus Do Céu! Minhas fotógrafas favoritas na viagem dos sonhos!!!!” *OOO*
    Concordo plenamente com você, Sharon. As pessoas se preocupam muito com o material e não dão o merecido mérito a todo o sentimento, a inspiração, cada detalhe arranjado em seu trabalho.
    Disse e repito: vocês são minhas fotógrafas favoritas, porque suas fotografias não se fazem apenas de estudo ou de equipamento. Se fazem de sentimento, detalhes, inspiração, amor ao que fazem.

  37. Katarina says:

    Que post maravilhoso, Sharon! Você é umas das minhas maiores inspirações. E essa citação de Ansel Adams é uma das minhas preferidas <3 Ansiosa pelo dia que vou poder participar de um workshop seu. Espero que faça um post sobre fotografia analógica! :D

  38. Nayara Lucide says:

    Gostoso ler uma mensagem tão bem escrita e cheia de sentimento como essa! Senti toda a “birra” que tenho das pessoas que só se preocupam com equipamento, indo embora enquanto lia… Você é fofa! Obrigada por compartilhar essas palavras e sentimentos com quem não sabe como lidar com essa situação. Eu engulo seco quando isso acontece comigo… :/ E parabéns pelo seu trabalho, amo!
    Beijokas

  39. Jaqueline says:

    Adorei a suas aparições aqui no blog, parece ser uma pessoa muito legal, e pelo que vi bem atenciosa já que respondeu todos os comentários. Seu trabalha é muito lindo e inspirador. Eu gostaria de fazer duas perguntas, quem tirou suas fotos? Como eu posso fazer boas fotos se minha casa em todos os ambientes tem uma péssima iluminação e minha câmera é compacta?
    Desde já agradecida pela atenção

  40. Thuany says:

    Olá Sharon! Acompanho o blog da Mel desde o comecinho e sempre fui admiradora das fotografias dela. A primeira vez que vi as fotos do intercâmbio da Mel percebi na hora que não eram as fotos dela (não por uma ser melhor ou pior que a outra, mas por ser nitidamente um estilo diferente..as fotos da Mel geralmente são mais doces e suaves, as suas, mas radiantes e cheias de vida) e fui procurar quem era você. Essa história de “qual câmera você usa” acontece acho que geralmente porque hoje todo mundo “pode ser” um fotógrafo. E quando as pessoas veem um trabalho bom como o seu acham que é só alguém com a sorte de um equipamento bom nas mãos. Acabam nem se dando conta que, apesar da fotografia estar popularizada, existe gente que batalhou e estudou muito pra ter seu trabalho reconhecido. Te parabenizo pelo maravilhoso trabalho e desejo que seja cada vez mais reconhecida! Sou uma apaixonada por fotografia e sonho com o dia que poderei dedicar minha vida a isso! Um beijo grande!

  41. Dai Vieira says:

    OLá, suas fotos são simplesmente perfeitas, realmente a fotografa quando é boa igual a você, os equipamentos são apenas acessórios.
    Parabéns !!!
    http://crescendoaospoucos.wordpress.com

  42. Franciny says:

    Oi Sharon, adorei você aqui no blog da Mel :) espero te ver sempre por aqui!
    Me conte, você da curso de fotografia? Se não, #ficaadica! Seria muito legal aprender algumas coisas com você! Adoro suas fotos e também pretendo ser fotógrafa!
    Beijinhos! <3

  43. Amanda says:

    Realmente são lindas suas fotos, eu fico encantada com tamanha intensidade, beleza e doçura. Parabéns!
    Amo fotografar, passo o dia todo olhando pros lugares e vendo como ficaria linda uma foto da chuva, de uma praça, uma arvore um prédio, enfim… tenho muitas ideias! Mas não tenho equipamento nem dinheiro pra comprar e isso me deixa profundamente triste :(

  44. Sam Smith says:

    Dear Sharon, as usual,, excellent work, my darling!

  45. Mal pude resistir a risadinha brotando no rosto quando comecei a ler, Sha.
    Já perdi a conta de quantas vezes me perguntam o mesmo e eu fico meio chateadinha…mas no fundo, sei que podemos usar nossa paixão, experiência e conhecimento para guiar e inspirar.
    Você, my dear, faz exatamente isso. Lindamente.
    Saudade que nem cabe no coracão de tão grande! Love ya. D.

  46. Lindas palavras Sharon, eu pensei que você era britânica na primeira vez que te vi em um post e quando vi que és brasileira no vídeo que a Mel gravou eu tive um susto, é difícil achar por aqui um nome como o seu, e é lindo viu? :)
    Eu tenho uma câmera Lumix DMC-FH8, e eu acho ela bem simples. Sou apaixonada por fotografias e salvo várias imagens de boa qualidade no meu notebook (até suas já tem) mas dá pra fazer boas imagens com ela né? Eu até já fotografei praias bem legais com ela mas gostaria de saber sua opinião. Assim eu vou avançando né? Beijão sua linda! <3

  47. Bruna F. R. Querubini says:

    sha

    impossível não AMAR suas fotos

    curta muito aí e fotografe ainda mais

    ama vc

    bjo

    bruna

  48. Sâmua Alves says:

    Sharon,Acompanho vocês desde a época que você trabalhava com a Fernanda.
    Sempre acessava o blog para ver as lindas fotos que vocês faziam…
    Tenho planos de seguir nesta área,(apesar de parecer se impossível)Mas tudo o que eu escolho, quando me dou conta a fotografia esta presente…..Um dia eu chego lá e você é uma inspiração pra mim…..
    Bjos

  49. Amei o post! Espero que vc volte mais vezes!!! Eu quero uma camera melhor por que uso a sony pequenininha ate hoje e ela ja ate esta estragando! Mas a verdade é que com um pouco de paciência e criatividade até com ela dá pra fazer fotos legais!
    Quero ler mais o que vc postra, então posta muuuuito pra gente! Bjos

  50. Jaque says:

    Louvável post. Confesso que vou ver tuas fotos de um jeito diferente depois das tuas palavras…

  51. Regina Reis says:

    Obrigada por colocar as palavras na minha boca!!!!
    Parabéns pelo post – demais!!!!!!

  52. Bete Sozza says:

    Ah, que delícia ler o que já ouvi pessoalmente de vc….. Conhece-la e ouvi-la…uma das minhas grandes conquistas de 2013…. Adoro-te! Beijos!

  53. Cristina says:

    Seu trabalho é incrível!
    Estudo fotografia e vc é uma das minhas inspirações <3
    Muito sucesso pra vc!

  54. Linda história de vida e sucesso!
    Você merece!
    Admiro muito o seu trabalho!
    Beijos
    Marcela Kunzel

  55. Guilherme says:

    Melhor post de fotografia que já li Sharon, sobretudo por mostrar que a grande parcela de uma boa foto depende do fotógrafo. Ainda mais em tempos em que qualquer um que tenha grana pra comprar uma máquina já se lança no mercado como se fotógrafo fosse. Parabéns!

  56. Andressa Placeres says:

    Olá Sharon!

    Posso dizer que sou uma grande fã sua, e sempre concordei com todos os seus dizeres, podendo dizer até que parecia eu ali dizendo!
    Acho lindo essa sua atitude de abrir esse tipo de informação pra todos, é algo que poucos fotógrafos fazem, e pra quem está no inicio, faz falta!
    Eu já não estou tão no inicio mas não paro de aprender muita coisa só em observar fotos de colegas que admiro, e você sem dúvidas esta no topo dessa lista!
    Parabéns pelo trabalho, parabéns por essa viajem linda, e que muitas conquistas venham pra ti!
    Quero você em Curitibaaaa com um WS lindo! E quem sabe até ser fotografada por ti em algum dia! ;)

    Um beijo

  57. Adorei o post. Realmente um tapa na cara da sociedade.
    Admiro o trabalho das duas.
    Parabéns pelas conquista merecidas.
    Desejo trilhar o mesmo caminho… quem sabe um dia.

    Beijos.

  58. Shaaaaaaaaaaron! Que post mais perfeito! Adorei saber sua “história” com a fotografia! Eu adoro fotografar, apesar de não ter muita experiência vou fazendo o que você diz, olhando e fotografando com os olhos e buscando inspirações! Parabéns pelo seu trabalho lindo, porque eu amo as fotos lindas e criativas que você faz!

    Beijos xx

    Kety Maria

  59. Hey, Sharon!

    Adorei o post, principalmente por pensarmos de uma forma muito parecida em relação à fotografia. Eu ficava bem chateada quando viam as minhas fotos e me perguntavam o equipamento, nunca a técnica ou inspiração, mas acabei acostumando com isso. Não sou fotógrafa, mas gosto muito da área, brinco bastante com uma Nikon e aprecio muito a profissão.
    Estou adorando ver as suas fotos no blog da Mel, e o seu talento supera qualquer equipamento!
    Um beijinho!

  60. Opa, adorei o post, foi muito legal poder conhecer um pouquinho melhor a tão famosa “Sharon” que a Mel tanto elogia e que tira fotos tão lindas… Desejo toda sorte do mundo na sua carreira na fotografia, porque acho maravilhoso pessoas que investem de verdade em fazer aquilo que amam.
    Estou pensando em comprar uma câmera nova bem legal, acho que vou optar mesmo por uma Canon… ;)

    Beijos,
    Clá

  61. Ve Magalhães says:

    Sharon, suas fotos são lindas, parabéns!

    Eu tenho 31 anos e amo fotografia, quero trabalhar com isso para sempre, no entanto ainda não tenho um equipamento, espero tê-lo logo.

    Eu participo de muitos grupos de fotografia, no Facebook e também leio muitos blogs sobre o assunto e a discussão mais recorrente é sobre o equipamento ser semi-profissional ou não, principalmente quando se fala na Canon t3i (600D), alguns dizem que ela é uma câmera profissional de entrada, outros dizem que ela é uma câmera semi-profissional. Enfim, qual é a tua opinião sobre isso?

    Beijos e mais uma vez, parabéns.

  62. Lala says:

    Gente que post perfeito!
    Adorei saber sua história com a fotografia, adoro ouvir histórias como a sua que não começaram com a compra de um equipamento!
    Penso a mesma coisa que você: o que importa mesmo não é o equipamento, mas o sentimento que o autor da foto colocou naquela imagem!
    Estou começando agora com fotografia (culpa da Mel!) mas eu adoro fotografar desde que tinha 6 anos (até hoje minha avó comenta uma foto que eu tirei com essa idade e que ficou muito boa, haha) ! Acho que excluí já umas 400 fotos de todos os celulares que tive por falta de memória, haha!
    Espero que minha história com a fotografia continue pois gosto muito e pretendo fazer faculdade desse amor!
    Um xero nos seus dois cachorrinhos lindos, um aperto de mão pro seu marido, um beijo na sua bochecha e um abraço apertado pra Mel, haha!
    Ah, as fotografias ficaram lindas e esse ano compro a minha primeira câmera (totalmente minha) quando for para a Disney!
    Obrigada pelas dicas! :D
    Acredito que Londres te dá muita inspiração, não? Haha!
    Beijão, Lala.

  63. Anne Martins says:

    Sharon minha linda, vejo o blog da Mel (um doce de pessoa) todos os dias, geralmente não deixo mensagens, mas hoje tive que fazer :)
    Faz um bom tempo que acompanho seu trabalho, na vdd há 3 anos atrás quando resolvi me casar e entrava no blog da Fernanda via suas fotos e dizia uau, me lembro até hj das fotos do seu casamento e eu pedi para fotografa tirar uma foto nossa deitada na rua hahahah (ela não deixou :( …), fiquei super feliz pela viagem de vcs e pelas descobertas no velho continente, desejo muita sorte e sucesso para ambas, pois vcs nos inspiram dia dia com fotos e mensagens :D
    Bjinhos :)

  64. Suas fotos são lindíssimas, tão naturais e alegres, eu me apaixonei pelo seu trabalho.

    Parabéns!!!
    Vocês duas terão lembranças lindas da viagem :)

  65. Não consigo mais comentar pelo facebook! :(
    Mas enfim…
    Ah Sharon, suas fotos são sempre lindas e encantadoras! Já coloquei uma na capa do meu perfil no facebook (com os créditos!), sou apaixonada!
    Amei conhecer um pouquinho mais de você, sinceramente, nem li sobre as câmeras/lentes, isso eu pulei, mas li seu desabafo e suas dicas!
    Uma observação na 7° foto, eu fiquei olhando para ela uns 10 minutos e pensando “como elas tiraram essa foto? Ficou perfeita!” vocês me pegaram direitinho, ainda não sei como ela foi feita hahaha!
    Espero que se divirtam muito ai! As duas merecem!
    Beijos,
    Ju ❤

  66. Você faz aniversário um dia antes de mim, hihi. Suas fotos são lindas, você tem muito talento e sim “Um fotógrafo não faz uma fotografia apenas com sua câmera, mas com os livros que leu, os filmes que assistiu, as viagens que fez, as músicas que ouviu, as pessoas que amou.” ! <3

  67. Luana says:

    Sharon, adorei o post! *__* amo essa citação do Ansel, sempre levo na cabeça! Eu sei que ja falei em algum comentário por aqui, mas parabéns meesmo! Esses seus olhinhos têm o dom fotográfico e eu espero muitissimo mesmo que eu possa chegar a ter metade do seu talento (e metade do seu equipamento, que ninguém é de ferro! Haushau) muito sucesso flor!!

  68. Oi Mel! Oi Sharon!
    Eu não sou muito de comentar aqui no blog, e desde que vocês chegaram aí em Londres estava querendo falar algumas coisa, mas sempre procrastinava esse momento mas agora com esse post da Sharon vou aproveitar e escrever para as duas. =D
    Mel, estou muito muito muito feliz de ver você fazendo esse intercambio. Quando li seus primeiros posts e vi sua felicidade de estar aí, era como se estivesse me vendo quando viajei pra fora pela primeira vez, aproveite bastante!!!
    Sahron, já venho acompanhado seu trabalho a um tempo, descobri sua pagina no facebook sem querer e sempre me apaixono a cada foto nova que você publica. Simplesmente adorei o seu post! Toda vez que via um comentário no facebook, instagram ou aqui menso no blog perguntando sobre o seu equipamento eu ficava chateada por você. Porem você soube como responder: ” o equipamento usado pra produzir minhas fotos é composto por meu coração, meus olhos e meu cérebro. A câmera e as lentes são apenas acessórios :) “. Fiquei muito feliz em descobri que compartilhamos da mesma opinião =D
    Você e a Mel são duas pessoas que eu gostaria muito de conhecer um dia pessoalmente.
    Eu me formei em moda, mas a minha parte preferida do curso era fotografia. Trabalhei um pouco com produção de moda e sempre ficava perto dos fotógrafos para tentar aprender um pouco mais, fiz alguns figurinos para dança e dancei também, e até trabalhei como “fotografa” de papai noel em shopping haha. Hoje em dia moro em Israel, depois de conhecer meu namorado acabei me mudando pra cá, para ficar mais perto dele. O dia em que vocês pensarem em visitar Israel, vou ficar muito feliz em receber vocês! Estou só esperando o meu visto sair para poder me matricular em aulas de fotografia e culinária judaica enquanto isso no meu tempo livre estudo hebraico, cozinho muito e fotografo ainda mais, meu equipamento? meu coração, olhos e cérebro, uso uma compacta mesmo, até eu ter dinheiro para comprar uma melhor. E quem sabe um dia ter a opinião de vocês sobre as minhas fotos, ou melhor ainda poder cozinhar para vocês. Ah Sharon, ainda sonho em ter um ensaio feito por você, quem sabe quando eu voltar no Rio com o meu namorado, para reviver onde tudo começou,você não nos acompanha?
    Grande beijo para as duas!
    =D

  69. Gabi says:

    Nao e’ porque fiquei a ver navios no email que vou deixar de apreciar um trabalho inspirador… Essas coisas acontecem, a gente fica triste, desanima, mas segue. Espero que tenha gostado de Londres. :)

    Gabi

  70. Gabi says:

    Nao e’ porque fiquei a ver navios num email que vou deixar de apreciar um trabalho inspirador… A gente fica triste e ate se decepciona, mas passa.
    Espero que tenham gostado de Londres. :)

    Gabi

  71. Sarah Gonçalves says:

    Texto lindo, fotos lindas. E dicas ótimas!

    Mas me diz: vc indica algum curso on-line de fotografia? não sei se o ideal é fazer um curso presencial, mas onde moro não tem =(

    bjus

  72. Ludmila says:

    Pra mim fez todo o sentido as palavras e os sentimentos fotográficos descritos por você. Tive que ir ao site pra conhecer mais sobre a sharon.
    Tem como saber um pouco mais sobre esse workshop na Austrália? Um link, site, infos? Ou sobre algum outro que indique interessante?
    um beijo de admiração

  73. Giulia Paoli says:

    A primeira vez que vi o seu trabalho… (fotos em especial: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=417866508279606&set=pb.326748134058111.-2207520000.1385417057.&type=3&theater / https://www.facebook.com/photo.php?fbid=417849281614662&set=pb.326748134058111.-2207520000.1385417057.&type=3&theater). Fiquei encantada com todo o calor, amor e brilho que elas me traziam, desde então, não consigui deixar de te acompanhar. Que Deus te abençoe muito mais ♥!

  74. […] eu tive a sorte de ser fotografada pela Sharon por lá (e de fotografar a Sharon – clique aqui pra ver as fotos que eu tirei) […]

  75. Pathy says:

    Oi, Sharon
    Primeiramente queria dizer que acho tuas fotos maravilhosas (óbvio), mas me diz, como vc se mantém inspirada? Sério! Às vezes faço o FMS Photo a Day e já não tenho ideias, imagina trabalhar com isso. O olhar que vc tem é lindo.
    Queria sugerir um post, ou se vc puder me responder tbm tá ótimo. Vc poderia dizer pra que serve cada uma dessas lentes que vc tem? Pq vc escolheu elas.

    Beijo grande da sua fã.

  76. Rafaela says:

    OMG que post incrível! Eu amei cada palavra e cada foto! Você ta de parabéns, e sua paixão por fotografia me inspirou MUITO! Também sou apaixonada por fotografia, e sonho em ser fotografa também. Obrigada por fazer eu me sentir mais esperançosa com essa área! <3

  77. Girlane Araújo says:

    Oi Sharon Smith! Eu amo fotografia e sempre faço umas com meu celular, pois não possuo máquina. Obrigada pelas dicas e parabéns pelo lindo trabalho. Fotografar também é um dom…e esse vc tem de sobra.

  78. Tayná says:

    Que post incrível *-*
    É um pouquinho antigo, mas adorei encontrá-lo por aqui!!!

    Adoro o trabalho da Sheron e amo saber como tudo começou..

    É inspirador!


Deixe seu comentário