Books

Revolução na Cozinha (Jamie Oliver)

3.12.2013

Jamie tem uma proposta interessante: qualquer pessoa pode aprender a cozinhar, contanto que queira e pratique. Ele diz que, se esse desejo existe, desculpas como “não tenho tempo” ou “é muito caro” ou, ainda, “não levo jeito pra isso”, não deveriam ser motivo para não colocá-lo em prática.

Eu, que sempre admirei pessoas que sabiam cozinhar, mas nunca tive empenho suficiente para aprender isso, comprei a ideia (em boa parte graças ao meu irmão Tiago, que há mais ou menos seis anos entrou nesse esquema e hoje cozinha para a família e para os amigos numa boa – e o mesmo vale para minha cunhada, Louise, que inclusive fez curso de chef!), e não me arrependo nem um pouco!

Revolução na Cozinha traduz muito bem esse espírito: tem várias receitas simples, dicas de utensílios e ingredientes essenciais, conselhos para manter a cozinha organizada… Um excelente começo (e que também é um ótimo material para quem é mais experiente, em especial porque tem receitas mais complexas).

A diagramação é muito boa, e a maneira como as receitas estão organizadas e descritas facilita seu estudo – uma dica importante é ler várias vezes antes de fazer, para se preparar bem. A boa quantidade de fotos (que são muito bonitas, por sinal) também ajuda.

Como é praticamente um “guru da culinária”, Jamie (sentiram a intimidade? Hahaha) passa confiança e é uma boa referência para quem tem vontade de começar a cozinhar ou que já cozinha há tempos. Além disso, ele é bem-humorado (e, se não for, pelo menos parece!), o que afasta aquela ideia de que “cozinhar é só trabalho e pouca diversão”.

Por fim, ao longo do livro há pequenos depoimentos de pessoas de várias profissões que aderiram ao projeto “revolucionário”, para encorajar cozinheiros em potencial.

Recomendo fortemente para quem quiser começar a cozinhar (seja profissionalmente ou sem compromisso)!

ISBN 9788525046956 Editora Globo Nota 5/5 Páginas 360

Quem quiser me acompanhar em outras redes: Twitter ✎ Facebook ✎ Instagram ✎ Tumblr (novo!)

Quem quiser acompanhar o A Series of SerendipityTwitter ❤ Fanpage ❤ Instagram ❤ Youtube

Por

Equipe Serendipity

  1. Wedja Kariny says:

    Wow! Adoro o Jamie Oliver ele tem receitas/dicas ótimas!!
    Ontem mesmo na faculdade (faço gastronomia) eu e meus amigos comentamos sobre ele xD

  2. Que bacana! Não entendo nada de cozinha, mas confesso que mais por preguiça do que qualquer outro motivo, mas acho muito legal quem sabe cozinhar e faz isso com prazer… tem pratos que são tão bonitos e saborosos, que são verdadeiras obras-primas, né?!

    Beijos

  3. Mandy says:

    Oi!
    Posso dizer que babei no livro?! rs
    Estou louca por esse livro. Assisto ao programa culinário do Jamie e adoro suas receitas. Já estou cobiçando o livro desde o lançamento, mas ele vai ficar para as compras de 2014 agora. Haha

    BjO

  4. Renata Carvalho says:

    Não sou muito fã de cozinhar, embora super admire quem sabe fazer isso e muito bem.
    Mas se tem alguma comida em especial que eu estou doida pra comer e faz tempo que minha mãe não faz, não adianta eu pedir pra ela fazer, ela fala pra eu me virar.
    Daí sou obrigada a aprender sozinha a cozinhar, se eu quiser comer essa determinada coisa.
    Foi assim que me tornei expert no pavê de chocolate. =3

    Mas gostei do livro, quem sabe eu não encontre nele receitas de coisas que eu nem sabia que queria muuuito comer. hahaha

    Beijos!

  5. Bárbara says:

    Adorei o avental! Cozinhar é legal, você vai gostar. haha

  6. Carolina says:

    Adorei a resenha, Gui :D
    Parece mesmo ser um ótimo livro pra quem gosta de cozinhar mas não tem tanta prática, inclusive sou a favor de você mostrar as receitas que aprendeu com o livro aqui no blog!

  7. Tenho uma quedinha pelo Jamie, ele é incrível com a comida. Parece que pra ele não é só cozinhar e comer, é sentir prazer em preparar e saborear o que se fez. Sem contar a proposta de comidas mais saudáveis que ele está sempre apresentando pra gente.

  8. Duda Araújo says:

    O livro parece ser muito bom, Gui! Vou comprar para a minha mãe, ela está fazendo faculdade de gastronomia e fica louca por qualquer livro relacionado a cozinha.
    Adoro as suas resenhas e mais ainda os seus desenhos!

  9. Louise says:

    Lembro quando assistia o programa dele! Gostei de saber que agora tem livro :D Tem receitas de doces? Meu negócio na cozinha é esse.

    Aliás, tô gostando dos seus posts mais frequentes aqui :)

  10. Nathyane Caroline says:

    Também quero, Gui! Sempre tive vontade de cozinha, mas nunca me vi fazendo algo saboroso, pelo fato de eu não gostar de legumes e verduras (que dão um sabor muito bom ao tempero). Vou aderir à ideia, para ver se funciona! Ha, ha.

    P.S.: Estou amando essa sequência de posts “by Gui”. :))
    Kiss, kiss.

  11. Ahh amo esse cara! O programa dele é o melhor! Ele é o único que faz pratos lindos e suculentos e que por isso as vezes até me dá vontade de comer pimentão verde! heheheh Tb admiro muito quem cozinha…ainda tenho fé que vou encontrar essa inspiração na minha vida e com certeza será cheia de receitas do Jamie ;)

  12. Eu já amava o blog, mas depois de falarem do Jamie Oliver, eu to mais feliz ainda. Eu concordo com você, Gui (sentiu a intimidade? hahaha) é um excelente livro e me ajudou a aprender a cozinhar e meus amigos, namorado e parentes sempre elogiam as receitas vindas desse livro. Já fiz muitas receitas e as que não fiz eu sou louca pra tentar. Cada um tem suas favoritas mas as minhas são o estrogonoff de frango com alho poró (do capítulo de 20 minutos), o hamburguer (da parte de carnes) e dos doces o tarte tartin de banana. Sempre que eu faço é sucesso. Já tentou alguma dessas?

    x.o.x.o

  13. Felipe Souza says:

    O livro é “capa dura”? :)

  14. Nizer says:

    Adorei o post!!!
    Fiquei com vontade de comprar o livro!!!
    Me parece ser bem completo!!!
    Adoro cozinhar :)
    Adorei as fotos do post, a iluminação, as cores… e nossa, tenho que dizer, esse avental ficou sexy! (desculpe a ousadia mas tive que dizer).
    Beijinhosss

  15. Luuh Marcely says:

    Eu sou PÉSSIMA na cozinha, mas eu tenho vontade de aprender ):
    Esse livro seria bastante útil pra mim. IUASHIUASHIUASHIUAS <33

  16. Fabiola Luz says:

    Gosto muito do jeito do Jamie (viu?! eu tbm tô intima!! rsrsrs), na cozinha ele arrasa!!
    Cozinhar é muito bom, divertido e gostoso. Espero que você tenha a mesma sensação Gui.
    Abração!!!

  17. Babi Lorentz says:

    Os ingredientes que ele utiliza nas receitas são fáceis de encontrar no Brasil ou não? =/

  18. claudia viana says:

    O Jamie Oliver é maravilhoso,assim como a Nigella, acompanho os dois pelo gnt e já fiz várias receitas deles mas o meu favorito é o hamburguer do Jamie.Você começou muito bem depois mostre para nós os seus feitos culinários rsrs.Bjs.

  19. Então quer dizer que o Senhor Gui está ficando prendado? Haha No meu caso aprendi a cozinhar por livre e espontânea pressão do tipo ” Quando você morar sozinha não vou aparecer lá com comidinha pronta”. E se houvesse um livro deste gênero na época (quem me vê falando acha que tenho mais de 40), acho que teria aprendido muito mais coisas e de modo mais prático. Mas acho que isso não impede de presentear minhas amigas no final do ano com um exemplar deste rs

  20. Lívia says:

    Nossa Gui! Esse entrou pra minha lista de desejos! Amo cozinhar, e minha sogra zoa comigo dizendo que só sei cozinhar frango! D: Quero aprender mais receitas e a cozinhar de uma forma saudável… Eu amo ver a carinha feliz do meu namorado quando eu faço uma comidinha gostosa pra ele… <3

    P.S.: Adorei o avental hahahah!

  21. Thainá Ferreira says:

    Nossa, esse livro parece bem legal, vontade de aprender a cozinhar eu ate tenho, o problema é que eu sou um desastre total na cozinha! Sempre deixo tudo queimar! ;P Haha! Você pode fazer algumas receitas e fotografa pra gente?? Seria legal! >< (Você e a Mel bem que poderiam se juntar e gravar um vídeo dando uma aula de culinária ,Seria super divertido! *-* Haha) A proposito, Ameei o avental! C:

  22. Mariah says:

    Adorei a dica! O Jamie é ótimo! Fiquei com muita vontade de comprar esse livro. Não sei se você já viu, mas ele tem um programa no qual ensina refeições (que parecem deliciosas) em 30 minutos. Vale muito a pena ver!

  23. Maria Luiza Neves says:

    Sou apaixonada pelo trabalho do Jamie! Sempre que posso, acompanho os programas dele (passa no canal GNT) e me divirto com as receitas que ele mostra. Minha irmã tem um livro dele chamado A Itália de Jamie e só as fotos já dão água na boca! Ele é um chef excelente e espero um dia experimentar de suas delícias (ele tem um restaurante “comum” em Londres <3). Recomendo que todos comprem qualquer obra dele pq tudo se torna menos complicado da maneira como ele trata. Cozinha é para todos e todos tem jeito para cozinhar. Prática é indispensável, assim como diversão. Amei ler uma resenha sobre o livro dele, já tá indo pra minha wishlist. Ah, já ouviu falar da Nigella? Ela é incrível e tbm cozinha/ensina como o Jamie. Mega indicação, vale a pena ter os livros dela em casa (e assistir ao programa dela que passa na GNT tbm!).

    Beijos,
    Malu

  24. Victoria says:

    Aprendi a cozinhar neste ano e foi uma das experiências mais legais que tive em 2013. Eu não fazia ideia de que poderia ser tão divertido e gratificante ao mesmo tempo, sem falar que é ótimo para desestressar. Sério, é uma prática viciante! Se você se encantar, vai ver que fica cada vez melhor. Bons aprendizados :)

  25. Barbara Sá says:

    Mãe, deixa os bombeiros no disk rápido. Tô indo para a cozinha, haha.

    Adoro fazer experimentos, nem sempre dão certo, mas ficam comíveis.
    Curti a dica :)

    Beijos

  26. Mariana says:

    AMO o Jamie Oliver, estou implorando para alguém me dar um livro dele de presente no meu aniversário/ no Natal. Ele tem propostas muito boas e também tem(ou pelo menos tinha) um programa de tv bem legal.
    Gostei demais da sua resenha e espero poder ter essa iniciativa de começar cozinhar também !

  27. Marijleite says:

    Que legal esse livro; acho que se a pessoa quer, ela pode sim aprender a cozinhar, tendo um livro legal para ajudar, melhor ainda.
    Muito bom seu post e as fotos.

  28. Érika S. says:

    Olá Guilherme!

    Parabéns pela resenha! Aliás, suas resenhas têm ficado cada vez melhor, pois a análise crítica tem se mostrado mais apurada!
    Percebi que você está encantando com a cozinha, então gostaria de te indicar dois filmes: Julie & Júlia e A festa de Babette. Espero que goste! :D

  29. Manuel Reed says:

    fernanda, boa idéia usar para cozinhar – fica uma gordura pra lá de saborosa e saudável. na geladeira, porque as vezes sobra um pouco de caldo misturado, ela nao dura muito mias de uma semana, mas se voce separar em potes pequenos e congelar, dura meses.

  30. Luana says:

    Parece ser tão interessante! :D estou numa vibe de cozinha, pois eu costumava ser um zero à esquerda, culinariamente (isso existe?) falando, mas recentemente eu tenho tentado me aventurar na cozinha e tenho gostado taanto! Quero dar uma olhada nesse livro, ele parece ser bom para iniciantes como eu, também! Parabéns pelo post, Gui! :)

    (Se este comentário tiver chegado duas vezes, perdoe-me, o ipad deu uma panezinha xD)

  31. Manu says:

    Gui, faz videos de receitas pra gente !!!

  32. get smart says:

    Ingredientes 4 cebolas grandes 2 pimentões verdes 4 tomates picados 1 repolho grande 1 aipo grande 2 litros de caldo de legumes sem gordura Sal Pimenta Cheiro verde a gosto 3 cebolas 1 cenora pré cozida Modo de Preparo: Picar os ingredientes em cubos não muito pequenos e reservar. Triture a cebola com 200 ml de caldo de legumes, adicione a cenoura. Em seguida coloque todos os outros ingredientes picados e o caldo de legumes para cozinhar. Verifique o sal. Sirva quente.


Deixe seu comentário