IMG_3417
Books, Inspiration

Q&A a Day + One Sketch a Day

31.01.2014

Depois de ver a recomendação da Mel, resolvi comprar um Question & Answer a Day. Gostei muito da ideia de responder às mesmas perguntas ao longo de cinco anos e ver o que mudou e o que não mudou em mim nesse período.

Mantenho diários desde 2005 (antes que alguém venha fazer piadas do tipo “querido diário”, saibam que eu escrevo em tópicos :P), e de vez em quando releio algumas páginas, tanto para lembrar o que aconteceu naquele dia quanto para ver como minha forma de ver o mundo mudou (ou não) de um tempo para cá.

Tem gente que acha frescura essa história de escrever um diário, mas eu discordo: não importa quão boa sua memória seja, ela deixa escapar muitas coisas do dia-a-dia que têm um impacto discreto, mas cumulativo, na sua vida… Sem contar que é uma forma de absorver melhor as coisas que acontecem com a gente.

Recomendo a experiência!

One Sketch a Day Challenge

Lembram do 30 Day Drawing Challenge do qual participei ano passado? Gostei tanto (e fiquei tão animado com o incentivo de vocês) que resolvi ingressar em algo mais… ousado: 365 desenhos em um ano.

Tem até um sketchbook feito especialmente para isso (quem sugeriu esse livro foi a leitora Ingrid Abbade – valeu! :D), e ele veio em muito boa hora. A ideia é treinar disciplina, criatividade e capacidade de ilustração, e, principalmente, se divertir no processo!

Vou postar os sketches mais interessantes – como pode sair muita coisa “meia boca”, prefiro selecionar; além disso, não quero cansar ninguém, postando desenhos demais.

Que tal? Gostaram dos desafios? Acham que dou conta? Já tentaram algo parecido? Aguardo comentários! ;D

Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: Twitter ✎ Facebook ✎ Instagram  Tumblr

Quem quiser acompanhar o A Series of Serendipity é só seguir: Twitter ❤ Fanpage ❤ Instagram ❤ Youtube

Por

Gui

  1. Talita says:

    Simplesmente adoro toda a delicadeza que encontro no seu blog *-*

  2. Tenho diários desde que eu era criança e sempre gostei disso mesmo sem entender bem por que, na época sabe?! Daí agora quando tenho a chance de reler e lembrar como eu era quando criança, no ensino médio, na faculdade…É TÃO LEGAL! Exatamente como voltar no tempo. Concordo muito com o que você falou sobre isso, embora muita gente não ligue para esse conhecimento que a gente adquire sobre nós mesmos por escrever um diário…

  3. Thaís says:

    Ótima ideia, Guilherme! :D
    Um amigo fez isso com fotografias, 365 fotos em um ano.

  4. Gui, agora eu fiquei com muita vontade de ter um One Sketch a Day também! Confesso que não conhecia (e muito menos sabia que existia) algo direcionado para ilustrações tão interessante e desafiador assim.
    Amei o desafio e acredito sim que você dará conta do recado. A melhor parte disso tudo é quando você chegar na página 365 e olhar para trás e ver o quanto evoluiu e amadureceu os traços. Acho isso muito importante e procuro sempre fazer essas “análises” no que faço.
    Ps.: irei acompanhar o seu projeto e desejo ver todas as suas 365 ilustrações.
    Abraços.

  5. Adorei o post e as novas aquisições..belíssimas e muito legais…agora estou ansiosa pelos desenhos diários…que tal mostrar ela por semana ou quinzenalmente num post…assim todos acompanharão! ;)

    Ah, e gostei bastante do vídeo e já me inscrevi no canal sei que vocês postarão muitas coisas interessantes quero acompanhar desde o início ;) …posso divulgar, né?! http://www.youtube.com/watch?v=Sh-cnk3k0FE

    Beijinhos, Gui!

  6. Tuani says:

    Achei muito interessante! Se eu soubesse desenhar alguma coisa alem de palitinhos eu compraria o one sketch a day também. Tenho o one line a day desde 2012 e é mesmo um desafio escrever nele todos os dias, muitos já saíram batido :/
    Mas o resultado é mesmo interessante e nostálgico!

  7. Barbara Sá says:

    Acho super interessante, mas eu sou muito preguiçosa. Tenho que me esforçar para fazer as coisas, haha.
    Vou tentar com fotografia, como a dica da Thais ;)

    Beijos

  8. Oi Gui!

    Eu sempre achei divertido reler antigos “relatos” meus, mas infelizmente nunca fui disciplinada o bastante pra manter diários atualizados todos os anos. Além do que, nunca escrevia muito ou coisas mais pessoais, não confiava nem na minha sombra quanto mais numa prova do crime ambulante que é um diário! hehehhe (com irmãos por perto…não podia dar bobeira né ;P)
    Eu tenho o Q&A e acho muito legal escrever nele, pois posso ser mais direta e não me deixa a desculpa de “ah, não tenho nada de interessante pra escrever hoje”. Muito bom para mim, que não sou a pessoa que mais gosta de escrever no mundo e nem muito criativa.
    Seguindo esse raciocínio, achei dois journals muito interessantes que não lembro exatamente o nome, mas um basicamente era de um desenho por dia (do tipo “desenhe tal coisa” – meio que um desafio pra mim que não sei desenhar mais absolutamente nada), e o outro era para treino de escrita, davam um tema ou o início de uma história, e você tinha que fazer uma narração :) Infelizmente esses dois vi só uma vez em uma livraria em Edimburgo, agora não acho nem mais pela internet.
    Aliás, desde que vim morar na Inglaterra virei a louca dos journals. Aqui já achei de tudo: de cachorro, gato, jardim, viagem, livros, filmes, moda, insônia, vinho, cerveja, chocolate restaurantes, sobremesa, gravidez, noivado, bebê, “Fuck it List”, “Journal of Awesome”, vida doméstica e etc (…ufa!). Da linha do Q&A já vi o kids que é de 3 anos, o para duas pessoas (3 anos também), o college (4 anos). Além do One line a day, tem o One word a day também.
    Tenho muitos na wishlist, mas o próximo não será exatamente um journal em si, mas um mix entre diário e scrapbook de viagem :)

    Beijos e desculpa pelo comentário gigante! :*

    • Gui says:

      Sei exatamente como você se sente, Bianca!

      Muitas vezes a gente realmente “se expõe” em um diário, e fica com receio de alguém ler. Esse é um dos motivos pelos quais comecei a escrever em tópicos (meus dois primeiros eram em prosa). Dessa forma, só eu consigo lembrar em detalhes o que aconteceu naquele dia específico. Além disso, comecei a ficar com preguiça de escrever uma página inteira todo santo dia…

      Não encontrei journals com sugestões de desenhos, mas a Mel me mostrou um “X things to draw”. Tinha bem mais de 365, por isso não é tão parecido com o One Sketch a Day

      De qualquer forma, fico feliz que tenha gostado dos desafios! Torça por mim ;)

  9. Iracema says:

    Olá Gui. Poxa, seu post me fez lembrar da época que escrevia nos meus “agendas/diários” kkkkk Mas, infelizmente em 2012, fiquei tão preguiçosa que deixei de lá. E realmente é muito legal reler coisas que você fez antes e que as vezes até lhe surpreende kk Seu post me fez querer retorna para os diários, mas, ainda não sei quando. Eu comecei esse ano com o de fotografia. E tá sendo uma ótima experiencia.
    Adorei o post. ;)

  10. Não conheço muitos caras que admitem ter um “diário” ou algo assim eheh, muito legal você ter esse hábito! É realmente muito importante para manter as memórias sempre vivas, além de ser engraçado reler o que se escreveu anos atrás e ver como você mudou. Sempre tive agendas/diários, no começo do ano eu escrevia todos os dias super empolgada, mas depois (lá pra abril) começava a preguiça e o conteúdo ficava cada dia menor, tanto que comecei a ter agendas cada vez menores e hoje em dia só as uso como caderno de anotações de ideias mirabolantes que aparecem vez ou outra.
    Tô desejando um desses journals[?] a um tempão *-*, acho que desde que a Mel fez o post sobre isso, mas agora coloquei esse One Sketch A Day na lista de desejos *-* pq dá para escrever, colar coisinhas, desenhar mesmo que não saiba, etc!
    Comprei uma agenda nesse estilo na AliExpress, mas ainda estou esperando chegar (e o ano passandooooo >.<).
    Super boa sorte com o desafio hein. Por que você não tira fotos dos desenhos diários mais legais e põe no instagram? Lá pode ser como uma extensão do seu conteúdo no blog para quem te segue, e não fica chato nem repetitivo (eu acho).

    ^-^y

    • Gui says:

      Hehehe acho besteira o preconceito que muita gente (caras, principalmente) tem contra diários. Não há vergonha em querer registrar coisas que aconteceram, ou coisas que sentimos. Mas enfim…

      Espero que você não desanime com as suas próximas agendas! XD

      Ah, e valeu pelo apoio! Fico muito feliz que tenha gostado do post e do desafio \o/

  11. Bre Magrini says:

    Oii Gui, gostei muito do seu post e acho que você desenha bem demais! Eu sou de Curitiba também e vivo procurando por aqueles penais para colocar lapis de cor que apareceu na foto, onde você comprou?
    Beijos

  12. Juliana Braz says:

    Ola Gui, eu adorei o post, mas principalmente o One Sketch, eu também adoro desenhar (por mais que meus desenhos são meia boca). Eu quero ver suas ilustrações, pois pelos desenhos que você já postou aqui no blog sei que seus desenhos são magníficos. Abraços!

  13. Helton Nunes says:

    Mel eu não sei se eu já lhe disse isso antes mas, você é minha inspiração como blogueiro, você é a melhor, acompanho você a Lia e a Bruna Vieira, mas você é a melhor EVER! Obrigado por ser sempre humilde e ótima em tudo que você faz. Beijão.

  14. Camila Senhorini says:

    Oi Gui ^^ adoro seus posts e adorei o desafio :) ja tive muitos diarios, sinto muita falta, acho que vou retomar esse costume que ficou esquecido e que e tao importante e saudavel ;) queria saber desenhar como vc para fazer o desafio dos desenhos.

    Beijos

  15. Ysa says:

    Estou apaixonada por esse post,Gui.Amei! (O fato de ter um Diário é bem legal,por que eu pensava ser o único ser na terra a ainda escrever um). Amei o projeto (Até pq vc é super talentoso.Amo seus desenhos!) e tenho certeza que você vai dar conta! :)
    Beijinho!

  16. Jéh Leine says:

    Oi Gui, vi a publicação no Insta e corri aqui pra conferir.
    Adoro esse tipo de Journals, além de trabalhar sua criatividade é um tipo tão delicioso de registro.
    Agora preciso de sua ajudinha: onde posso encontrar o “One Sketch a Day”, ele é simplesmente o presente perfeito pro meu pai, estou pensando a mesma coisa desde o minuto em que vi a primeira foto.

    De resto, desejo que você saboreie cada momentinho do seu “diário”, porque tenho certeza que os desenhos serão um arraso :D você manda muito bem!

    E já pensou no dia em que mostrar isso pros seus netinhos? :) hehehhehe

    Beijooos

  17. Jéh Leine says:

    Esqueci de perguntar uma coisinha no comentário anterior:
    Ele te dá uma pergunta/tema por dia ou é livre?

    Muito obrigada ;)

  18. Raquel says:

    Nunca tinha ouvido falar de sketchbook, muito legal pra quem manja dos paranaue de desenhar. haha acho incrível quem tem disciplina pra escrever diários, eu sempre enjoava e abandonava.

  19. Bia. says:

    Adorei Guii! Hhaha. Gente, tenho um blog quase no mesmo estilo, deem uma olhadinha lá: umagotanomundo.blogspot.com
    Ou sigam no twitter: @UmaGota ;)

  20. Lala says:

    Amei as novas aquisições!
    Também faço um diário em tópicos! Acho legal porque se alguém o achar eles vão ficar tentando adivinhar algo que só você sabe! Também gosto de escrever no meu diário poemas caso eu não lembre de algum tópico!
    Adorei o desafio! Não quero perder nada hehe!
    Beijão, Lala.

  21. Izabel Mendes says:

    Sou apaixonada por ilustrações apesar de talvez não ter tanta disciplina pra fazer o desenho todo dia kk achei muito amor o desenho do Qestion and answer que você fez, você tem flickr?

  22. Outra ideia que eu acho muito digna para guardar lembranças, é aquela de ter um pote (tipo esses de azeitona) e sempre colocar nele um papaelzinho com os momentos bons que aconteceram no dia :)

  23. Raissa Rodrigues says:

    Muito legal !!! *-* One Sketch a Day Challenge entrou na wishlist . Adoro desenhar, compro caderno, simples e personalizo com meus desenhos. Fica único. (nem presciso tanto de caderno na faculdade que faço, mas compro pra poder enfeitar do meu jeito).

    p.s. Só esqueceu de dizer onde pode achar eles, não achei nem lugar q vende. (pelo marcador presumisse q foi no Book depository, mas nao sei ao certo.)

  24. Ana Sousa says:

    Que livros lindos *___* e que marcadores fofuchos. Amei S2!

  25. Kelyane says:

    Gui, seus desenhos são muito legais. Por acaso você tem algum perfil no Deviantart? Se sim qual? Se não, seria legal ter um, é uma rede social de desenhos e inspirações. =D

  26. renata says:

    Olá! Gostei muito da ideia do Question & Answer a Day journal!! Gostei tanto que resolvi comprar um também porém tive dificuldades em encontrar aqui no Brasil você poderia me dizer talvez onde possa achar?
    Bjss, adorei o post e amo esse blog <3

  27. Realmente não tinha comentado! Então, preciso de um exemplar do Q&A, vou procurar alguma versão em italiano, espero que tenha ;)

    beijo!

  28. Bru Dias says:

    Ameeeeeei de paixão e fico me perguntando como podemos ser tão parecidas?? (Não fisicamente, sinta-se feliz) hahahaha. Já estou comprando os dois! A ideia é genial e acho que é tudo que eu precisava, tanto o de sketches quanto o outro (LINDO) das perguntas e respostas por 5 anos. <3 Leio o seu blog todos os dias e sinto que me encontro um pouquinho aqui (bastante). Então, obrigada fazer eu me sentir um pouco mais próxima de mim mesma, ainda que sem querer. Beijos!

  29. Marijleite says:

    Esse ano estou escrevendo um diário, mas sem “querido diário”; minha meta é escrever pelo menos algumas linhas sobre meu dia por que eu quero conseguir me lembrar de mais coisas no futuro.
    Tem dias que eu esqueço, mas no dia seguinte escrevo sobre os dois dias.
    Gostei da ideia de fazer um desenho por dia, tenho certeza que você conseguirá fazer desenhos bem bacanas.

  30. Adorei a ideia!

    Concordo com oq vc disse sobre o diário: é ótimo para recordar, ver como vc pensava naquela época! Como eu nunca consegui manter um diário, resolvi fazer uma coisa parecida com isso: tenho um caderno grosso em que eu escrevo como se fosse um diário. Depois guardo ele numa gaveta em que raramente mexo e só lembro de escrever de novo quando resolvo arrumar tudo! É muito interessante o resultado! Agora, resolvi tentar o “Q&A a day”, só 4 linhas por dia não deve ser tão difícil de manter! Espero que dê certo (:

    Você desenha muito bem! Quero ver os desenhos do seu “one sketch a day”! Tenho certeza que vão ficar ótimos! (:

    Beijos,

    Andrea

  31. Mel M. says:

    Adorei o One Sketch A Day! Já desafiei minha amiga a fazer um desenho por dia, mas nem eu e nem ela conseguimos cumprir. Dá uma preguiça e nem sempre to inspirada pra desenhar ):

  32. Ludi says:

    Diários são ótimos! Esses tempos achei os meus de alguns anos atrás e fiquei relendo, vendo as fotos e os milhares de papeizinhos/embalagens de bala/ingressos de cinema que tinham lá *-*
    E o conheci o One Sketch a Day porque a Kat Von D (a tatuadora, sabe?) postava os desenhos no instagram que ela fazia nele… e os desenhos dela são fantásticos! Se quiser dar uma olhada: http://instagram.com/thekatvond
    Mas estou curiosa para os seus também!
    Beijos *:

  33. ingrid says:

    Guiii como que eu deixei a postagem que eu indiquei passar e nao vii????!!! Ahhh to trabalhando tanto e chego tao cansada q neem vi :( espero q supere suas expectativas e as minhas tb!

    e sobre nos cansarmos de vermos desenho acho que seria legal vc fazer um compilado por semana ou entao publicar no instagram fotos do desenho, tem gente que acaba usando esses projeto pra reanimar algumas redes! <3

    beijos beijos e fiquei hiper feliz q minha ideia chegou em boa hora pra ti!


Deixe seu comentário