Books

Extraordinário (R. J. Palacio)

5.02.2014

Ai que saudade de escrever resenha com frequência por aqui. Estou cheia de livros legais para resenhar pra vocês – acho que vocês perceberam que eu praticamente só resenho livros que gosto, né? – e pretendo voltar com a frequência de uma por semana (quem sabe, consigo publicar mais de uma para compensar a falta).

Extraordinário está com certeza no primeiro lugar da minha lista de melhores leituras de 2013 e entrou para a minha lista de livros que mais marcaram a minha vida (estou planejando fazer um vídeo/post falando sobre eles). Nele conhecemos August (Auggie), um garoto que nasceu com uma síndrome genética rara que fez com que o seu rosto tivesse uma deformidade severa (mesmo com diversas cirurgias, a deformidade continuava muito evidente).

Nesse livro, acompanhamos uma mudança muito grande na vida de Auggie: seus pais decidiram que era hora dele ir para a escola (até então ele estudava em casa com a sua mãe). Se já é difícil entrar pra uma escola nova, imagine para uma criança que está acostumada a atrair olhares e “assustar” as pessoas por ter nascido com um rosto “fora do padrão”? Pois é, mas mesmo com todo esse peso, Auggie vai para a escola e não apenas marca a vida de todos que passam a conviver com ele, mas também a de nós, que lemos livro.

(a foto ficou fora de foco, mas gostei dela hehe)

A mensagem que o livro nos ensina é passada de uma forma muito interessante e gostosa: por meio das diferentes experiências das pessoas que convivem com August e do próprio August. O livro é dividido em oito partes sendo algumas narradas pelo Auggie, outras pela sua irmã, Via, sua nova amiga Summer…

É um livro leve, emocionante e extremamente gostoso de ler. Passa uma mensagem linda e me fez querer descobrir uma forma de entrar nele e conhecer o Auggie pessoalmente. Sério mesmo! Eu amei, amei e amei!

(dedicatória do meu irmão)

Esse livro é cheio de citações que merecem ser destacadas (como vocês podem ver na foto acima, marquei várias páginas) e uma das coisas que chamou a minha atenção foi a lista de preceitos que o professor Browne fez os seus alunos escrever. Já no primeiro preceito há uma lição muito bonita e importante que acredito que todos devemos seguir “Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil”.

Bom, acho que ficou claro que eu super recomendo esse livro, né?

ISBN: 978-85-8057-301-5 | Editora: Intrínseca | Páginas: 320 | Nota: 5/5 (favorito)

Alguém aí já leu? O que achou?

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Quem quiser acompanhar o A Series of SerendipityTwitter ❤ Fanpage ❤ Instagram ❤ Youtube

Por

Melina

  1. Natii says:

    Aiin *-* Amei tanto esse livro e em tantos níveis que nem sei descrever :)
    Dava vontade de entrar nele e abraçar o August beeeem forte em muitos momentos.
    Não consigo imaginar como é ter de passar por isso, todos os dias. Sentir o olhar de rejeição das outras pessoas só por você ser como você é. Triste demais :/

    Sabia que já estão produzindo o filme? Espero que eles consigam passar toda a sutileza da história para as telonas. Ansiosa.

  2. Amanda says:

    Ele é encantador *0*
    Esse é o tipo de livro q o mundo td devia ler…

  3. Julia Royer says:

    Amo as suas resenhas Mel e já estava com saudades delas.
    Eu queria saber se você está pensando em fazer um novo bookshelf tour.
    Beijos amo o seu blog e te acho MUITOOOOOOOOO linda.

  4. natalie says:

    oi mel, ainda não comprei, quero ele para este mês, estou comprando muitos livros nossa!!!!! vou reformar uma cristaleira q minha tinha me deu, para colocar meus livros, depois envio a reforma pra você.

    ahhh, eu peguei um gosto maior pela leitura a partir dos seus comentários, realmente estou encantada pelo seu blog! Adoro!bjs

  5. Giovanna says:

    Acabei de ganhar esse livro e ta minha lista de leituras urgentes. Seu comentário foi parecido sobre o John Green e acabei viciando nele depois de ler por aqui, estou com grandes expectativas depois desse post!

  6. Ana Carolina says:

    ooi! Eu vi a resenha do livro e com certeza está na minha lista de livros que eu quero ler!!

  7. Eu vi muitas boas referências sobre esse livro e semana passada me dei de presente, o meu tem a capa azul. Não é bem o tipo de livro que mais gosto, acho que ele é muito emocional e eu sou daquelas que chora fácil, mas gostei demais de tudo que li sobre ele e vou arriscar, está ali na fila da leitura.

  8. Ahhh eu estou louca para ler esse livro, acredita que eu tava esperando sua resenha desde aquele post que você mostrou as futuras resenhas de livros? Hahaha! Agora que vi finalmente o post vou comprar o livro com certeza, todos os livros que comprei depois que li nas resenhas do A Series of Srendipity tem opiniões verdadeiras e quando leio é exatamente tudo o que você conta! Adoro seu blog e admiro muito seu trabalho, suas fotos e você parece ser muito simpática!!! <3

  9. Emily says:

    Oi, Mel!
    Li esse livro há pouco tempo e posso também dizer que é um dos meus favoritos. As perspectiva que o Auggie tem do mundo é sensacional!
    Me chamou atenção quando li que ele nasceu com lábio leporino – porque eu também nasci com, mas as cirurgias já foram feitas quando eu era um bebê :)

    Beijo

    (desculpe se foi enviado mais de um comentário, não estava enviando)

  10. Taty says:

    Comecei a ler esse sábado e to amando, Mel! Tava namorando esse livro nas livrarias há um tempo e no final do ano finalmente tive a coragem de comprar. Espero que eu goste tanto quanto você :) Bjs!

  11. Li tantas resenhas falando bem desse livro e ainda não comprei. Infelizmente ainda vou demorar um pouquinho pra ler.

    As Coisas que quero lhe Falar

  12. Melina Souza,faz um tempão que não comento aqui,queria dizer que sua resenha me animou ainda mais a ler esse livro,ainda não tenho (e como gosto muito de azul,vou comprar ele azul) mas será o próximo depois de A hospedeira e ”Quem é,você Alasca?” Um pedido: Grave um Bookshelf tour logo,quero saber as novidades literárias,e grave também mais resenhas com seu irmão..e então meu comentário (e pedido,e desculpe pelo pedido,não queria ser chato :p) e Beijos e abraços de Urso para você..*De seu Amigo Rodrigo..

  13. Danila says:

    Tô na página 38 e tô amando.
    Nem li tudo mas já posso dizer que a mensagem que esse livro traz é pra se levar pra vida inteira! <3

  14. Joslaine Zebonek says:

    Ahh esse livro é muito amor <3 é um dos meus preferidos *-*

  15. Giulliana Santos says:

    Estou doida para ler esse livro! Mas quando o vi em uma propaganda, a capa (e todo o livro) era azul e branco, e não vermelha e branco como esse seu? É edição especial ou algo assim?

  16. Ah, já peguei esse livro nas livrarias mais de uma vez e fiquei a duvida se levava ou não.. Já entrou pra minha wishlist hehe

  17. Lala says:

    Que linda resenha !!
    Pode chorar com a resenha de um livro, né?! Haha!
    Tá, não chorei, mas deu vontade :p
    Quero ler esse livro há muuuuuuito só que não sabia a história e (apesar de muuuita gente falar bem) decidi colocar alguns livros na frente mas chega disso!
    Minha próxima leitura <3
    Beijão, Lala!

  18. Nanda says:

    Eu já li esse livro Mel, é muito legal mesmo. Esse preceito do professor Browne que você citou, é umas das minhas frases favoritas <3 O meu livro está na edição de capa azul.

    Beijos…(amo seu blog *-*)

  19. Isabel says:

    Também sentir vontade de conhecer o August, apesar de ter vontade de conhecer alguns dos personagens de todos os livros que leio, o August me fez gostar dele com uma ternura e gentileza que nenhum livro já tivera feito… É um livro incrível, porque traz uma lição moral bem explícita e verdadeira.

  20. Nathyane Caroline says:

    Amo demais esse livro, Mel. Sem falar nos capítulos curtos, não é? Hahaha
    Li tão rápido, que fiquei com pena de acabar. :(

  21. Mariane says:

    Que bom que você voltou a fazer resenhas! estava sentindo falta :)
    Hey, Mel, vi um vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=g3yyAuwxilg) de duas amigas fazendo um desafio que se chama “Blindfolded Book Challange” e eu achei bem divertido, não sei se já foi traduzido para o português, mas eu acho que não. E também não sei quem inventou (!!!), mas eu adoraria ver você fazendo ele com alguma outra pessoa que goste e leia muitos livros (que tal a Lully?).
    :***
    Kiwi
    P.S.: Não vai ter como nos encontrarmos na semana que vem, talvez dê na segunda ou na terça, porque vou viajar na quarta (ou na quinta, não lembro agora), me avise se puder ir no NYC em algum desses dias ;)

  22. Renata says:

    Toda resenha que vejo dese livro é positiva, mas eu não tenho muita vontade de ler ele… Não sei porque.

    achadosnaestante.blogspot.com.br

  23. Mel, que resenha linda! Eu já trabalhei na Cultura e sempre via essa capa, mas me interessei particularmente ao ler sua resenha.

    Tenho ainda alguns livrinhos pra ler, mas é ótimo ter suas resenhas como referência!
    Obrigada por isso.

    :)

    Beijão

  24. natalie says:

    :/ escrevi um comentário mas não apareceu.
    Bem eu vou comprar este livro, já está na minha listinha do mês. Pelo que vi é bem legal e quero depois mostrar para meu bebê (já pensando lá no futuro p ele aprender as coisas).

    Enfim, Mel eu amooo seu blog, fiquei meio viciada por livros por sua causa, ahauuha estou reformando uma cristaleira que ganhei (ela está péssima) e vou fazer a minha biblioteca, depois te mostro!
    bjs

  25. Luiza says:

    Mel! O que você usa para marcas as páginas do livro com citações sem estragá-las?
    Obrigada :3

  26. Esse livro é maravilhoso! Ele entrou para meu top 10 de melhores livros lidos em 2013.
    Li um livro muito lindo e que por sinal foi o primeiro da minha lista, é o livro Passarinha da Katherine Erskine. Esse livro é maravilhoso Mel, creio muito que você irá gostar!
    Leia ele quando puder. :)
    Beijocas!

  27. Hellen says:

    Oi mel! só pra te dizer que amo o seu blog e que pego algumas fotos as vezes hahaha por que elas são perfeitas, mas nunca retiro os créditos! okay? bjãoo

  28. mellyna says:

    Você é a primeira Melina que eu conheço. Eu sempre vi pessoas com o mesmo nome se conhecendo. Felipe, Leonardo, Matheus. Mas eu nunca tinha conhecido alguém com o mesmo nome que eu hahaha Mas enfim, sobre o livro, eu já tinha ouvido falar muito bem sobre ele. Parece ser um livro fácil de ler. Daqueles que a gente lê horas e não percebe. Vou ver se eu encontro ele por aqui para comprar.

    http://heymew.blogspot.com.br/

  29. Shar says:

    Tô louca por esse livro! Eu ia comprar ele mês passado, mas tinha outro livro que eu estava louca pra ler ~continuação de uma série~ daí, escolhi o outro (missão muito ruim, escolher entre dois livros)

  30. Ganhei esse livro igualzinho o seu no ano passado! Ainda não tive tempo de ler e nunca tinha visto uma indicação assim como a sua! (:
    Achei extremamente fofa também a versão da capa azul!

    Ah! Não sei se chegou a ver, te mandei no instagram sobre a série da mediadora que tenho os livros em epub, para ler no ibooks do ipad.. Tenho todos, se quiser te passo! beijo!

  31. Thaís says:

    Mel, li esse livro em dezembro (:
    Concordo com você, é um livro leve, emocionante e extremamente gostoso de ler!

  32. Isa says:

    Também tenho esse livro, Mel! Ganhei de natal e ainda não li. Estou super curiosa pois o tema me parece bastante interessante. Eu trabalho com uma criança especial em um colégio comum e acredito que vai fazer muita diferença absorver essas mensagens, além de – provavelmente – encontrar algumas semelhanças.

    Adorei a dedicatória do seu irmão! Beijos :*

  33. Duda Araújo says:

    Melzinha,estou louca para ler o livro,parece ser muito bom! Queria saber se você já leu o livro A Teoria de Tudo,se sim,você gostou?

  34. Tamyres says:

    Adoreii.Agora me deu mais vontade de ler :]

  35. Raquel says:

    Gostei muito da sua resenha e resolvi comprar esse livro pra minha mãe que é professora, mas só achei com a capa azul. O bom é que ele esta bem baratinho, 15 reais no submarino e na saraiva. :)

  36. Nanda says:

    Bem, livros eu costumo julgar pela capa sim rs Porque uma capa bonita, com design legal chama mais a atenção né?
    Gostei do trocadilho “não julgue um menino pela cara”. Conhecia o livro, pela capa, mas não sabia sobre o que se tratava. Me parece interessante :)

    Xx
    Nanda

  37. Camila says:

    Mel, como você conseguiu essa edição? Eu só acho a azulzinha!
    P.S.amei a resenha!

  38. Lena says:

    A Heloísa da Intrínseca falou tão bem deste livro na turnê do ano passado que eu e meu namorado ficamos super interessados!

    Ele já leu, comprou a capa nova na Bienal… mas leu no Kindle haha <3

    Vou pegar com ele para ler. Problema é que se eu gostar vou ficar pra mim AHAHAH.

    Beijocas Mel, a resenha está linda!

  39. ligia says:

    mel, suas fotos são lindas, sempre!
    você faz com ajuda de alguém ou faz com tripé mesmo?
    e se faz, como você faz pra fazer foco seletivo sem “estar olhando”?

    beijo mel, adoro seu blog

  40. Mel eu compre esse livro a poucos dias e confesso que fiquei um pouco receosa pois eu não tinha lido nenhuma resenha até então mas agora estou super ansiosa para lê-lo.
    P.S: Parabéns pelo seu trabalho, te admiro muitíssimo. Beijinhos <3

  41. Rafaela says:

    Eu li faz um tempinho ja e AMEI!! Foi pra minha lista dos favoritos! E isso de julgar um livro pelo assunto, nada a ver, e extraordinario é a prova viva disso

  42. Flavinha says:

    Esse foi sem sombra de dúvidas um dos melhores livros que eu já li. Sempre que posso, recomendo, dou de presente, porque essa história abre a cabeça da gente pra perceber atitudes que nem sabíamos que tínhamos.

    Nem preciso te dizer que vou ler tudo que essa autora publicar né?

    Beijinhos

  43. Lotus says:

    Oi Mel,
    Nossa, o livro parece ser muito bonito mesmo, eu também tenho mania de marcar minhas páginas favoritas =)

    http://imagineiumsonho.blogspot.com.br/

  44. Bacana, Mel!

    Livros com dedicatórias ficam tão tão mais fofos, né? :)

  45. Eve says:

    Esse livro parece muito lindo mesmo. Tava olhando ele numa livraria ontem, fiquei curiosa e agora vejo uma resenha aqui. Que amor <3
    Vou ler com certeza!
    :*

  46. Esse foi o último livro que li em 2013 e foi uma das minhas melhores leituras no ano passado. Esse livro é de fato extraordinário! Tenho apenas a versão digital dele, li em meu kobo, mas pretendo comprar o livro físico ♥

  47. Mariana Castela says:

    li ali que essa é a primeira edição e fiquei triste, achei essa capa mais legal que a azul !

  48. Tuani says:

    Quase nunca consigo ler um livro em um dia, porque meus dias são super corridos! Mas adorei as indicações, fiquei com vontade de ler Extraordinário. Já li os livro da Seleção e, apesar de ter achado o segundo meio enjoado, estou ansiosa pro último. Acho que sai em maio só :(
    Bjinhos Mel :)

  49. Tuani says:

    Acabei de perceber que comentei no post errado! Hihi mas tudo bem,

  50. Marijleite says:

    Li esse livro ano passado; e o que falar dele? Que ele é realmente “Extraordinário” é o que posso dizer, creio que todo mundo deveria lê-lo assim como “toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.”

    Sorteio do livro “Problemas? Oba!” no blog http://www.petalasdeliberdade.blogspot.com .

  51. Fernanda says:

    Eu amo esse livro, a mensagem dele é ótima!
    A minha capa é a azul, e eu comprei baratinho numa promoção, paguei menos de 10,00 hahaha

  52. Parece ser aqueles livros maravilhosos que fazem a gente refletir e repensar nos nossos atos.
    Boa dica Mel!

  53. Geovanna says:

    mel, li esse livro já
    é simplesmente maravilhoso , uma leitura leve e muito agradavel !


Deixe seu comentário