IMG_5856
Books

Austenlândia (Shannon Hale)

14.05.2014

Lembro direitinho como foi que vi Austenlândia pela primeira vez: estava caminhado pela livraria quando vi o livro de longe e pensei “OMG! Que capa linda *-* Preciso ver do que é!”. Claro que assim que vi que tinha a ver com Jane Austen a beleza do livro dobrou pra mim hehe Fiquei segurando ele enquanto passeava entre as estantes e acabei comprando. Isso foi no sábado, mas na segunda algo incrível aconteceu: recebi um pacote do Grupo Editorial Record não só com um exemplar do livro, mas também um dvd do filme Austenland, ou seja, na mesma hora os dois entraram na minha lista de prioridades: precisava ler o livro logo para poder assistir o filme.

(ah, eu acabei dando de presente para um amigo muito querido e fã de Jane Austen o exemplar que comprei na livraria – achei melhor falar antes que alguém pense que fiquei com dois livros iguais na estante)

Jane Hayes, uma nova-iorquina de 33 anos, tem uma secreta obsessão por ninguém menos que o Mr. Darcy, personagem de Orgulho e Preconceito (Jane Austen), e, por isso, não consegue ter um relacionamento feliz e duradouro. Carolyn, sua tia-avó (uma senhora muito rica) acaba descobrindo por acaso essa paixão secreta de Jane e, para ajudar sua sobrinha-neta, deixa de herança para Jane uma viagem de férias com tudo pago para a Inglaterra, mais especificamente em um lugar chamado Austenlândia.

Em Austenlândia as pessoas se comportam em todos os aspectos como se estivessem no período em que os livros de Jane Austen se passam, ou seja, usam aquelas roupas cheias de camadas, espartilho, jogam cartas, uma moça/dama nunca pode ser vista sozinha na companhia de um cavaleiro…e nada de equipamentos tecnológicos.

Ah, para tornar toda a experiência mais emocionante, entre as hóspedes, há também atores e atrizes treinados para se comportarem como se estivessem no século XIX.

Amei a ideia do livro, mas confesso que algumas vezes a leitura empacava. Por ser um livro curto (240 páginas) e pela ideia de uma fã  de Jane Austen ter a oportunidade de ficar em um lugar como Austenlândia achei que seria uma leitura de um dia (ou uma noite hehe), mas não foi. Foi estranho porque, ao mesmo tempo que achei a leitura leve e tranquila, não foi algo que me fez querer parar tudo só pra ficar lendo. Não sei bem explicar a situação, mas de qualquer forma, embora tenha sentido falta de algumas coisas, eu gostei muito do livro e o final me deixou “Oh!” (um “Oh!” positivo hehe). Tanto é que fiquei super empolgada pra assistir o filme e ver com os olhos tudo o que imaginei enquanto lia o livro.

Nem preciso falar que a capa ficou maravilhosa, né? Aliás, a capa, a quarta-capa, a orelha, a diagramação…tudo! O Grupo Editorial Record fez um trabalho incrível nesse livro. Aliás, não entendi direito, mas parece que esse é o primeiro livro de uma série *-* assim que souber mais aviso para vocês.

Então, depois de ler o livro eu chamei minha mãe e fomos assistir a sua versão em filme. Antes de falar o que achei sobre o filme, quero deixar bem claro que pra mim, um livro e um filme são duas formas diferentes de se contar uma mesma história. Não existe um filme 100% igual ao livro que o inspirou e eu inclusive acho isso bom, mas não foi o caso de Austenland. O filme puxou a história para um lado mais cômico e não de um modo bom. A própria obsessão de Jane Hayes pelo Mr. Darcy chega a ser patológica e assustadora. Pra ser bem sincera, a versão do filme me incomodou bastante, mas teve um lado positivo: me fez gostar ainda mais do livro haha.

Então a minha dica é: se você assistiu filme e não gostou, dê uma chance ao livro. Se você leu o livro e gostou, não espere muito do filme.

ISBN: 978-85-01-40388-9 | Editora: Record | Páginas: 240 | Nota: 3.5-4.0/5

E aí, quem já leu/assistiu? O que achou?

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

Por

Melina

  1. maria says:

    Mel, a capa desse livro é incrível, né? Ah! E adorei a flor super charmosinha nas fotos! Seus posts sempre tão lindíssimos! ♥

  2. Thayanne says:

    Eu sempre leio os livros e quase nunca vejo os filmes, haha.
    A capa é bem bonita mesmo <33.

    http://thaypinheiro.wordpress.com/

  3. Em says:

    Eu vi o filme e fiquei com vontade de ler o livro! Achei a historia interessante. E agora que vi essa edição linda, ainda mais vontade tenho de tê-lo em mãos!

  4. Adorei a capa… uma gracinha!
    Não gosto muito de ver filmes baseados em livros, sempre acaba faltando alguma coisa.
    Beijos Nath
    http://blogdacantini.blogspot.com.br/

  5. Oiii Mel,

    Já vi o filme, mas confesso que não li o livro e estou curiosa para ler. Amei a dica!
    Correndo para comprar o meu.

    Beijim!

    *-*

  6. claudemir says:

    Mel você pretende fazer um Post/Video ou tirar uma foto da sua estante nova inteira

  7. Thaís says:

    Adorei as fotos Mel! Não sei, mas eu tinha um problema pra tirar foto de livros com colcha de fundo (é uma colcha né?), não achava bonito, mas mudei de opinião depois de ver as suas fotos hihi
    Eu queria muito ver o filme, só não sabia que tinha um livro sobre! Tô apaixonada por essa capa :) Já quero ter na minha coleção <3 hehe

    Bjo Thaís,
    bloglepetitperle.blogspot.com.br

  8. Oi Mel, amei as fotos. Ainda não li e assisti, mas pretendo ler primeiro.
    Amei a capa! Espero que seja bom.
    bjo

  9. Duda Siqueira says:

    Mel, que engraçado você postar isso agora porque eu acabei de receber um email dizendo que o meu foi enviado à transportadora. Eu estava querendo faz um tempinho, desde que vi você falando dele em algum lugar (acho que algum vídeo) e finalmente comprei ontem. Agora com esse post a minha vontade de ler dobrou, haha. Beijos

  10. Glaucia says:

    Oi Mel, que capa mais linda e que fotos maravilhosas! Ainda não tive oportunidade de ler e nem de ver o filme, mas depois de saber sua opinião me deu curiosidade. Vou incluir esse livro na minha lista de leituras.
    Bjs.

  11. Bete S. says:

    Nossa assim se eu soube do livro/filme fiquei doida para ler/assistir pq sou muuito fã de Jane Austen. Eu assisti o filme e como você disse eu não gostei muito também, o que me desanimou muito para ler o livro, já tinha até desistido um pouco dele, mas a sua resenha me deu uma pontinha de esperança, então vou seguir seu conselho e dar uma chance ao livro.

    http://perdidaemhistorias.wordpress.com

  12. Daniele says:

    Não tinha ainda lido nada sobre esse livro, também gosto muito de Jane Austen, então, espero arrumar um tempo pra ler :)

  13. Larissa says:

    Ai Mel, entendo bem esse sentimento, amei o livro Divergente (e a trilogia toda) mas achei a adaptação bem mais ou menos,e isso já aconteceu com outros títulos :/ A adaptação do roteiro costuma ir muito para o lado “do que vende” na indústria cinematográfica, e às vezes pode comprometer a história ou uma continuação. Austenlandia (livro) parece ser um amor, já entrou na wishlist no skoob ;)

  14. Ana Nascentes says:

    Melzinha, que fotos lindas desse post! Saudades de você!!

  15. Barbara Sá says:

    Oi Mel,
    Realmente, o livro se vende pela capa. É perfeita *–*
    Vi muitas pessoas comentando que o filme é péssimo se comparado ao livro. Entendo que são duas formas de contar uma mesma história, mas acho que se eles poderiam se empenhar mais em adequar uma a outra, não?
    Minha colunista leu e amou, estou louca para adquirir meu exemplar ;)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

  16. laura says:

    Meeeeeel, vc é uma linda, admiro muito vc, pq nao faz mais posts sobre organização? um super beeijo!

  17. Jenyfer says:

    Gostei muito do post, eu admiro muito a Jane Austen, tinha lido uma vez sobre a história dela, e estou louca para ver alguns filmes delas, gostei muito da sua descrição sobre o livro! Eu ainda não li ele, porque essa foi a primeira vez que eu vejo sobre, mas já estou meio que começando a gostar, e a capa é linda ^^ Amei o post, bjs: Jeny

  18. Vanessa says:

    Oi Mel! Sempre acompanho o seu blog, mas é a primeira vez que comento por aqui…Gostei muito da resenha e achei uma coincidência porque por acaso comecei a ter interesse na obra da Jane por esses dias lendo um texto da faculdade em que ela é citada! Por esse motivo, gostaria que você desse um conselho para quem pretende começar a ler Jane Austen agora…Qual livro você aconselha ler primeiro? Bjs e obrigada! ;*

  19. “Austen” e “Shannon” no mesmo livro… Fã de Lost attacks!

  20. A capa do livro realmente é linda! Assim como as fotos desse post ficaram, parabéns!!
    Vi o trailer do filme e achei bem chatinho, não sabia do livro, mas se tivesse visto ele antes da sua resenha, nem consideraria comprar, que bom que você me fez mudar de ideia :)

    Beijos

  21. Lala says:

    Amei a resenha!
    Nunca li/assisti Orgulho e Preconceito, mas fiquei curiosa pra ler os dois livros, haha!
    Confesso que essa capa me chamou muita atenção, hihi.
    Adorei a resenha e ela só me fez ficar mais curiosa ainda em relação ao livro!
    Infelizmente nem todos os filmes são fiéis aos livros mas nunca canso de acreditar no dia em que um filme será feito como está descrito no livro… <3
    Adorei as fotos, ficaram muuuuito lindas, ainda mais com essas flores <3
    Beijão, Lala.

  22. Marijleite says:

    Quando vi que o livro ia ser lançado, achei a capa muito bonita.
    A premissa do livro me pareceu muito interessante. Mas as vezes acontece de o desenrolar da história não superar a expectativa. Não sabia da existência do filme.

    Sorteio do livro “A linguagem das flores” no blog: petalasdeliberdade.blogspot.com .

  23. Mel linda <3 Vi esse filme na locadora, pensei em pegar mas lembrei do que você falou aqui hahaha vou ler o livro primeiro <3
    Dá olhada do meu blog novo? http://www.Doceliterario.wordpress.com (não sei se você lembra que fui dona do blog meninas capricho e já conheci vc no CSM em 2013 <3 )
    Beijos!

  24. Karol says:

    Oi mel!
    Eu li o livro e no mesmo dia que terminei assisti ao filme e fiquei super desapontada pq o livro é tão fofo e o filme ficou meio que “satirizado” não sei se concorda comigo, mas essa impressão que tive super concordo com a sua opinião sobre o livro!! beijos mel :3

  25. Sarah says:

    Mel, o livro é em inglês? Brigadinha!


Deixe seu comentário