IMG_2721
Books

Quando você a viu pela última vez? (Lemony Snicket e Seth)

30.06.2014

Olhem bem para a capa desse livro. Vejam que título… pouco convencional. Como não sentir vontade de ler? Bom, eu li, adorei, recomendo e vou contar a vocês o porquê.

Quando você a viu pela última vez? é o segundo livro da série Só Perguntas Erradas, escrita pelo Lemony Snicket e muito bem ilustrada pelo Seth.

No primeiro livro, o leitor acompanha o próprio Lemony na investigação do roubo da Fera Ressonante. Desta vez, ele e sua tutora, S. Theodora Markson, vão investigar o desaparecimento da srta. Cleo Knight, a química mais brilhante de Manchado pelo Mar.

Seguindo o mesmo estilo do anterior, Quando você a viu pela última vez? tem capítulos curtos, cada um como uma ilustração no início, narrativa ágil e humor sagaz. Os personagens são carismáticos (mesmo os “malas”, como a tutora, os policiais e o filho deles), e o tom levemente infantil deixa a leitura leve, o que é muito bom pra quem está dando um tempo nos livros mais, digamos… dramáticos.

Algumas das minhas últimas leituras tinham morte, violência, sexo etc. e Quando você a viu pela última vez? foi bom para tirar uma folga. É como assistir a uma comédia depois de ver vários suspenses e dramas: você se sente leve.

A diagramação (como já é típico da Companhia das Letras) é muito boa e favorece a leitura; e, como vocês podem ver nas fotos, o projeto gráfico é muito bonito. Por sinal, me inspirei nas ilustrações do Seth para o 110º desenho do meu One Sketch a Day. Não encontrei falhas de texto, e a tradução ficou excelente.

O final não chega a “explodir mentes”, mas tem boas reviravoltas (como o resto da história) e deixa você curioso pra ler o próximo livro da série.

IMG_2721

ISBN 9788565765220 Editora Companhia das Letras Nota 5/5 Páginas 268

Aperitivos

“– Aí está você, Snicket – Theodora me disse. – Estive procurando você por toda parte. É um caso de desaparecimento.
– Não é um caso de desaparecimento – eu disse pacientemente. – Eu disse a você que estaria no lobby.
– Não seja bobo – Theodora disse. – Você sabe que não presto muita atenção no que você diz pela manhã e, por isso, você deveria fazer os ajustes necessários. Se você estará em algum lugar pela manhã, me diga isso à tarde. Mas onde você está não vem ao caso. Pois esta manhã, Snicket, nós somos investigadores de paradeiro.”

(p. 17)

“Nós estávamos em um vilarejo chamado Manchado-pelo-mar, que não ficava mais à beira-mar e praticamente nem era mais um vilarejo. As ruas estavam tranquilas e muitos prédios estavam vazios, mas aqui e ali eu podia ver sinais de vida. Passamos pelo Faminto’s, um restaurante que eu ainda precisava conhecer, e vi pela janela a silhueta de diversas pessoas tomando café da manhã. Passamos pelo Comidas Incompletas, onde comprávamos nossos mantimentos, e vi um ou dois consumidores caminhando entre as prateleiras meio vazias.”

(p. 19/20)

“A torre em forma de caneta tinha uma porta surpreendentemente pequena, com um letreiro grande demais. As letras diziam TINTA S.A., e a campanhia tinha o formato de uma pequena mancha de tinta escura. Era o nome do maior negócio em Manchado-pelo-mar. Theodora estendeu o dedo coberto por uma luva e tocou a campainha seis vezes. Não havia uma campainha no mundo que Theodora não tocasse seis vezes quando visse.
– Por que você faz isso?
Minha tutora ajeitou a postura o mais alta possível e tirou o capacete para que seu cabelo a deixasse ainda mais alta.
– S. Theodora Markson não precisa explicar nada para ninguém – ela disse.
– O que o ‘S’ quer dizer? – perguntei.
– Silêncio – ela sussurou, e a porta se abriu para revelar dois rostos idênticos e um cheiro familiar.”

(p. 24/25)

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

 

Por

Gui

  1. Thayanne says:

    Só pela capa já dá uma super vontade de ler <333, parece bem interessante :p.

  2. Adoro os livros do Lemony Snicket, meu amor começou por Desventura em Série. Estou muito ansiosa para ler o primeiro livro da série, e lendo agora a resenha do segundo deu mais vontade de ler o primeiro! haha
    Beijos!!

    http://isanopaisdasmaravilhas.blogspot.com.br/

  3. Amei esse livro! Nossa, preciso ler ele hahahah nunca tinha ouvido falar, gosto dessas coisas diferentes e divertidas. A capa é linda, e eu adoro ilustrações assim.

    Gui, você sabe me dizer quantos livros tem na série?

    Beijos!
    http://devoradoradelivros.com

  4. ceci says:

    Guilherme, adorei a resenha e fiquei bem curiosa com a leitura. Também gosto de dar um tempo com livros leves.

  5. Rodrigo Birkin says:

    Já sabia de suas resenhas mas cara, você é muito bom resenhando…ficou ótima. Vou ler as demais!

  6. Liara says:

    Ansiosa por uma resenha dupla sua com a Mel no canal, acho demais vocês interagindo, são divertidos e tem opiniões que eu respeito. Colocando na minha wishlist, achei o enredo interessante e sempre confio no que indica.Beijos

  7. João Carlos says:

    outro pra minha wishlist, ganhei o primeiro de aniversário, pedi quando li a sua resenha mais esse vou ter que comprar. A qualidade é excelente e pra quem gosta de ilustrações é imperdível. Valeu por mais essa resenha.

  8. Luciana Travassos says:

    Outro livro pra me deixar “pobrinha” , comprei o primeiro e adorei e se você indica não tem erro. Gui como as fotos estão lindas e tem tanto lilás minha cor predileta!beijo

  9. Bee Friso says:

    Gui, as suas resenhas são ótimas e as fotos ficaram lindas!
    Eu comprei o primeiro e me apaixonei pelas capas a pelo autor.
    Não sabia que tinha saído o segundo da série. Mais um livro para deixar a estante mais bonita :D

    Obrigada por mais uma resenha <3

  10. fefs says:

    Já estava com saudades das suas resenhas Gui!

  11. André says:

    Também andei lendo vários livros mais pesados, mas resolvi deixar as coisas mais leves com o livro “Hoje é dia de Maria” (sim, os roteiros da minissérie!) e assistindo algumas séries de comédia. É ótimo ir intercalando as coisas para não pesar a mente!

    Tenho muita curiosidade com os livros do Lemony Snicket. Nunca li nada dele, além da introdução que ele fez no livro “Foras da Lei Barulhentos…”. Fiquei empolgado com esta série (tanto pelos mistérios quanto pelos grafismos) e acho que seria bacana começar por aí ;)

    Abraço*

  12. Antônia Lima says:

    Essa capa pra capa de Desventuras em Série tem um diferença exorbitante e.e Até estranhei quando li o “Lemony Snicket” ai ahauahuaha

  13. Luíza says:

    Pelo que eu sei, a série vai ter 4 livros no total :)

    Como ela é prequel de Desventuras, pra quem ta pensando em conhecer o autor, recomendo começar pelos livros das Desventuras antes; entender as piadinhas internas dá um tempero a mais! Além disso, acho que tem muita gente achando a Só Perguntas Erradas meio sem nexo ou infantil pq não conhece Desventuras…

  14. Adoro você resenhando. De verdade!
    Hahahaha.Beijo Gui!

  15. mari says:

    Adorei a resenha… Já li e achei muito interessante ter sido o primeiro livro que eu li que fala de “Serendipidade”… rs

  16. Beatriz Melo says:

    Oi Gui, sei que faz tempo que você fez essa resenha, mas comprei recentemente os livros graças a esta, e não me arrependo nem um pouco.
    A unica coisa que me deixou aflita é saber que as continuações não vendem aqui no Brasil, como faz com essa vontade louca de ler os outros dois livros?
    Obrigada pela incrível indicação!
    Xoxo :*


Deixe seu comentário