IMG_0839
Books

Economize com Jamie (Jamie Oliver)

14.07.2014

Uma das coisas que mais gosto de fazer é preparar uma refeição (coisa simples, porque não sou chef nem especialista) e receber os amigos em casa. Como nem sempre o orçamento está folgado, a proposta do livro Economize com Jamie foi extremamente bem vinda: receitas simples, saborosas, que não saem caras; além de uma porção de métodos para economizar nas compras e evitar desperdícios.

O livro está dividido em 10 capítulos: Introdução, Compre bem, receitas Vegetarianas, receitas com Frango, receitas com Carne Bovina, receitas com Carne de Porco, receitas com Cordeiro, receitas com Peixe, receitas Extras, e Nutrição.

Na Introdução, como nos outros livros do Jamie, há uma série de dicas sobre ingredientes e utensílios, além de dicas específicas sobre como economizar na hora das compras – coisas simples, mas que muita gente acaba esquecendo, como pesquisar preços em vários mercados, ficar de olho em promoções semanais, e o já clássico “não faça compras quando estiver com fome”!

Os capítulos seguintes (exceto o de receitas vegetarianas) começam com uma receita “de base” (como “Frango assado de domingo”), seguida por algumas em que é possível aproveitar “sobras” dessa, e receitas “independentes”. Usar sobras é sempre opcional, mas se você puder preparar uma das receitas “de base” e aproveitar o que sobrou, melhor ainda!

Há também várias dicas sobre como aproveitar sobras sem ser em receitas: fazer vinagre a partir de vinho que sobrou; fatiar verduras e fazer picles; usar gordura de carne (nada de exagerar!) como tempero; congelar ervas com azeite; fazer geleia, pudim ou picolé a partir de frutas maduras…

Jamie também dá dicas sobre cortes de carne e sobre como pode ser bom contar com a ajuda de açougueiros e peixeiros locais ao invés de comprar apenas em supermercados.

Gostei muito do livro em si (o projeto gráfico é muito bonito, e a capa dura facilita o manuseio; a jacket – essa capa “sobressalente” – é um diferencial bacana) e da proposta – culinária acessível, tanto pela simplicidade das receitas como pelos custos relativamente baixos. Ah, e a maneira como é escrito é muito divertida. Você sente como se conhecesse o autor e ele estivesse conversando com você. Cada receita tem uma pequena história, o que torna a experiência de prepará-la ainda mais pessoal (dê uma olhada nos Aperitivos a seguir – trocadilho não intencional hehehe)!

Agradeço à editora Globo Livros por ter nos mandado um exemplar, e a vocês, leitores, pela atenção!

Semana que vem tem mais ;)

ISBN 9788525056085 Editora Globo Livros Nota 5/5 Páginas 289

Aperitivos

“Esta refeição super-rápida e saborosa é perfeita para quando você estiver se sentindo meio devagar ou com um pouco de ressaca, já que ela é cheia de coisas boas. Temperar os noodles com um molho é genial, e um ovo frito com gema mole por cima é um bônus. Regue com muito molho de pimenta para garantir que você vai acordar.”

(p. 32 – Noodles para ressaca)

“É assim que eu e minha família gostamos de comer uma boa e velha massa com molho de tomate. Simples demais, rápido demais, saboroso demais – aproveite.”

(p. 72 – Massa com molho de tomate, 4 modos fantásticos)

“Todos nós amamos uma tigela de frutas… mas não gostamos quando elas amadurecem muito depressa – congele antes que estraguem. Praticamente todas as frutas podem ser congeladas, em separado ou misturadas, conservadas em caixas plásticas ou em sacos de sanduíche. Elas ficarão lá, esperando que você as transforme em uma das deliciosas ideias abaixo.”

(p. 266 – Todos amamos uma tigela de frutas…)

Receitas

Picles caseiro

Pode ser preparado com uma grande variedade de vegetais firmes e crocantes: brócolis (inclusive o talo), cenoura, rabanete, nabo, vagem, pepino, repolho, cebola, couve-flor, beterraba etc.

Pegue um vidro que feche hermeticamente e coloque 1 caneca de água e 2 de vinagre (pode ser de vinho branco, de vinho tinto, de maçã… você escolhe), acrescente 1 colher (sopa) de sal e 1 colher (sopa) de açúcar e mexa até dissolver. Acrescente ervas ou sementes de tempero, e coloque os vegetais fatiados.

Você pode aumentar ou diminuir as medidas, de acordo com o tamanho do vidro e a quantidade de vegetais, mas procure manter a proporção. Ah, e cuidado com vegetais vermelhos e roxos (como cebola roxa, beterraba e rabanete), porque eles tingem tudo. Se for preparar picles com eles, é melhor fazer em vidro separado.

Massa com molho Caponata

Serve 4
Tempo total: 35 minutos

Corte 1 berinjela grande em cubos de 1cm e frite-os em uma panela com um fio generoso de azeite de oliva sobre fogo médio por 15 minutos, mexendo com frequência. Adicione 1 colher (sopa) de açúcar mascavo e 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto. Descasque e fatie 2 dentes de alho, acrescente à panela e frite por 1 minutos. Despeje 2 latas (400g cada) de tomate pelado picado, coloque uma borrifada de água em uma das latas vazias, dê uma girada e adicione ao molho. Quando ferver, reduza o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos. Enquanto isso, cozinhe 320g de tagiatelle seco e escorra. Tempere o molho a gosto e misture com a massa. Sirva polvilhado com queijo parmesão ralado.”

Sopa de cenoura, laranja e gengibre

Serve 2
Tempo total: 35 a 40 minutos

Descasque 6 cenouras e 1 cebola, pique e coloque em uma panela sobre fogo médio com um fio de azeite de oliva, as raspas e o suco de 1 laranja e um pedaço de 2cm de gengibre descascado e picado. Cozinhe por 15 minutos, mexendo às vezes, retire do fogo e amasse 2 colheres (sopa) da mistura sobre uma tábua. Adicione 750ml de água fervente à panela, espere ferver e cozinhe em fogo baixo por 15 a 20 minutos, depois processe com um mixer até ficar lisa e cremosa. Retorne para a panela, tempere a gosto e cozinhe em fogo baixo. Toste 2 lindas fatias de pão e espalhe sobre elas a mistura amassada. Corte-as em tiras e sirva sobre a sopa. Rale 20g de queijo cheddar por cima e sirva.”

Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: Twitter ✎ Facebook ✎ Instagram  Tumblr  Youtube

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

Por

Gui

  1. Oi Gui, tudo bem?
    Sou casada e tenho dois filhos, e adoramos assistir programas de culinária, porque adoramos comer! O Jamie sem dúvida é um chef que gosto muito, pela proposta educacional/ alimentícia que ele desenvolve. Acho que tem um programa de tv, se não me engano na GNT, com o Jamie que tem esse mesmo nome.
    Adorei a dica e com certeza pretendo comprar.
    Bjus e até a próxima.
    Fabi!

  2. Barbara Sá says:

    Que máximo \o/
    Uma boa dica pra quem vai casar, como eu, e não sabe cozinhar ninfas.
    Adoro suas dicas, Gui ‘-‘

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

  3. Tenho atestado o sabor das comidas preparadas pelo “chef” Gui, vale também o esmero e o cuidado que ele tem.
    Boas dicas filho.

  4. Marina says:

    Parece muito interessante, mas sempre tenho medo de comprar livros de receitas de autores gringos e ter um monte de ingredientes que a gente não acha fácil por aqui… você achou que esse livro é tranquilo de seguir com ingredientes que achamos no Brasil?

  5. Que incrível esse livro! Sou doida pelo Jamie Oliver, sempre vejo os programas de culinária dele.
    E suas fotos são tão lindas. Você é uma inspiração pra mim. <3

    Beijos!

  6. Luciana Travassos says:

    Suas resenhas sempre me animam e as fotos com as coisas que preparam estimulam a minha vontade e aprender a cozinhar, sou um caos na cozinha kkkkk meu paladar é até fácil de ser agradado, como de tudo mas prefiro massas e diferentemente de todo mundo daqui de casa sou a louca das sopas, vou testar essa e dar uma chance ao Jamie. Beijinho, Lu

    • Gui says:

      Que bom que se animou, Lu!

      Mesmo treinando (e pegando dicas com quem sabe muito do assunto), volta e meia acabo fazendo besteira na cozinha… mas faz parte, e vale a pena, porque é muito bom quando a gente acerta! :D

      Tem boas receitas de sopa nesse livro, então tenho certeza de que você vai gostar :)

  7. Liara says:

    detesto cozinhar mas adoro comer bem e achei bem legal a proposta do livro, cozinhar sem desperdiçar já que $$$$$ nunca sobra por aqui. Sou uma formiguinha -ainda bem que sou magrela- mas pratos com bastante molho e massas também me atraem, quanto à carne prefiro assadas que fritas e peixe à carne vermelha. Gui que tal um post como todos esse personagens que participam das fotos? *-* beijo

    • Gui says:

      Nada mais normal, Liara! Não é todo mundo que tem paciência pra cozinhar – e, se ninguém gostasse de comer, não faria sentido preparar as coisas, certo? Talvez seja uma boa ideia animar alguém aí da sua casa a cozinhar! XD

      Você diz um post sobre os bonequinhos? Porque se for, já está nos planos! :D

  8. Bruno Neto says:

    Cara você escreve muito bem, fiquei curioso e vi que você é jornalista, só podia porque escreve claro e com objetividade.
    Gostei da proposta do livro, economizar e aprender a variar deveria ser uma atitude corriqueira e muito incentivada, tem horas que enche o bife com arroz e feijão do dia a dia.

  9. Luana says:

    O Jamie é muito fofo mas perde longe pro spock que é mais lindo e mais fotogênico ;)
    Muito boa a indicação do livro, desperdiçar é muito ruim pro bolso e pro mundo e muitas vezes desperdiçamos por pura ignorancia, tanta gente passando fome a agente consumindo irresponsavelmente e jogando fora o que poderia ser aproveitado. Valeu pela indicação, você e a Mel sempre mandam muito bem nos posts.
    Beijos

  10. Adoro suas experiências culinárias, Gui, sou uma sortuda por morar na mesma casa que você!
    E vou plagiar você o que você me diz quando eu cozinho algo:
    “Sabe por que tudo fica delicioso?”….”Porque você põe amor no que faz!” e sei que é bem isso, quando a gente gosta do que faz e põe amor a chance de dar certo é imensa! ;)

    A resenha ficou ótima como todas que você faz e as fotos estão lindas, até o Spock participando!…você e o Tico fizeram com que eu admirasse o Jamie Oliver, pelo programa dá pra ver que ele tem um astral bem legal e todas as receitas que vocês fizeram e eu provei são deliciosas.

    Beijinhos da mammy sortuda!❤

  11. Elaine says:

    Sempre tive vontade de comprar algum livro de culinária, sou péssima na cozinha, então quem sabe um livro desse não me ajudaria…?! kk
    Adoro o seu jeito de escrever Gui, é bem objetivo e prende o leitor. Mesmo quando o livro não tem um tema que me interesse tanto, gosto de ler, pois a forma como escreve é tão natural…
    Você deveria escrever sobre outras coisas no blog também… #ficadica

  12. Sharon says:

    Ei, Gui! Na minha próxima viagem pra Curitiba quero provar um dos pratos, hein?

    Também vou por o livro na wishlist!

    Um beijo!

  13. Eve says:

    Nunca tinha ouvido falar desse livro e nossa, parece muito bom mesmo!
    Sempre bom comer bem e gastar pouco ^^


Deixe seu comentário