Books

Mistiras vol. 1 (Ary Santa Cruz e Luciano Félix)

21.07.2014

IMG_0854

Em outubro do ano passado, escrevi um pequeno post sobre o projeto Mistiras, criado pelos amigos Ary Santa Cruz e Luciano Félix. Na época, eles estavam arrecadando dinheiro (através do Catarse) para lançar um livro com algumas das melhores tirinhas e curiosidades sobre o projeto.

Adivinhem só: deu certo, o livro saiu e eu vou contar pra vocês como ficou!

De tudo um pouco

IMG_0861

O nome (uma brincadeira com “mistura” e “tiras [em quadrinhos]”) traduz muito bem o espírito do projeto: há paródias com animes, filmes, HQs e outros produtos de “cultura pop”, histórias vividas pelos autores, e dublagem, um tipo de trabalho que é feito com maestria no Brasil mas que, infelizmente, nem sempre recebe seu devido valor – uma injustiça que Ary e Luciano ajudam a reverter.

Mistiras nasceu na internet, com um blog inaugurado em 2012. Os roteiros eram escritos pelo Ary e ilustrados por uma desenhista chamada Mariana Netto. Porém, por conta de problemas familiares, ela não pôde continuar, e Ary teve que buscar outro ilustrador para ajudar no projeto. Luciano Félix entrou em cena, e desde então o Mistiras não para de crescer.

Sem cair em clichês, a dupla consegue dar um ar “brasileiro” a tudo o que usam para inspirar suas tirinhas – Pokémon, One Piece (que rendeu a divertida série de tiras “Um Téco”), Dragon Ball e Batman tornam o subtítulo “de tudo um pouco” uma promessa muito bem cumprida.

Dois mundos

IMG_0863

Tirinhas na internet (ou, para sermos chiques, “webcomics”) têm um enorme potencial de compartilhamento – por sinal, foi em um blog de entretenimento que acabei conhecendo o Mistiras, ano passado. Além disso, a gente está tão acostumado a passar horas em frente ao computador (ou a um dispositivo móvel) que ler na tela já se tornou algo natural.

Por outro lado, acho que há algo especial em livros impressos. Sentir o peso dele, a sensação de virar as páginas, o cheiro do papel, o conforto de ler algo bem impresso e bem diagramado…

No caso do Mistiras vol. 1, ter o projeto literalmente em mãos teve um sabor especial, porque conheço os autores, admiro o trabalho deles, ajudei na campanha de arrecadação de fundos e sei como é difícil fazer um livro impresso de qualidade.

IMG_0856

Ary e Luciano aproveitaram os recursos com maestria, caprichando na compilação, que além das tirinhas tem várias curiosidades sobre o projeto, bem como alguns materiais extras no final. O projeto gráfico como um todo também ficou excelente!

Recomendo, de coração, que deem uma olhada no site e troquem uma ideia com os autores – gente finíssima e extremamente acessível.

Mistiras vol. 1 foi um grande passo, e eu espero que sejam dados muitos outros!

IMG_0867

IMG_0869

Fanpage

Twitter (Ary)

Twitter (Luciano)

Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: Twitter ✎ Facebook ✎ Instagram  Tumblr  Youtube

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

Por

Gui

  1. Luana Borges says:

    Achei bem legal a proposta deles, fiquei curiosa e com vontade de ler.
    Gui notei que você costuma apoiar projetos e essa atitude deveria ser compartilhada por muitos, ajudar a alguém a realizar um sonho é adorável, já participei de um e não vejo a hora de me engajar em outro. Sucesso pra eles e parabéns pela resenha e fotos. Beijos, Lu

  2. Muito legal mesmo, fiquei com uma ponta de curiosidade.

  3. Adorei é bem interessante.
    Posso pensar na possibilidade de comprar um :)
    Beijos, fica com Deus!

    http://www.simplesmenteabia.blogspot.com

  4. Que bacana, Gui! Adorei a proposta deles, e achei um amorzinho o desenho que fizeram de você. To doida pra ler, adoro livros assim! Eles vão fazer outros volumes?

    Ah, adoro suas resenhas.

    Beijos
    http://devoradoradelivros.com

  5. Lala says:

    Amei a resenha!
    Lembro do primeiro post sobre o Mistiras e quando vi sua resenha fique super feliz que já tem o livro impresso!
    Já entrou pra wishlist!
    Adorei a resenha e me deixou mais interessada ainda a acompanhar esse trabalho!
    Beijos, Lala.
    ps: adorei as ilustrações que eles fizeram agradecendo a você, haha!

  6. Liara says:

    Até que costumo usar muito a internet e também leio bastante pelo kindle mas compartilho desse seu pensamento: “Por outro lado, acho que há algo especial em livros impressos. Sentir o peso dele, a sensação de virar as páginas, o cheiro do papel, o conforto de ler algo bem impresso e bem diagramado…” quem é louco por livros sabe bem como é sentir isso!
    Achei bem interessante o livro e a caricatura ficou bem parecida mas você é mais novo e bonito ;) beijos, Lia

  7. Achei divertido! Gostei das fotos e das homenagens que fizeram a você haha os desenhos estavam bem caprichados e engraçados!

  8. Tatiane says:

    Suas resenhas são as melhores Gui! Beijos

  9. Rodrigo Bauer says:

    curto esse tipo de leitura, vou dar uma olhada no site deles e me informar onde comprar.
    onde você comprou o Finn?

  10. Adorei a resenha, Gui, o livro parece bem divertido e como confio na sua opinião sei que não vou me decepcionar quando ler.
    Achei bem fofo eles mandarem essa caricatura, ficou ótima!
    Desejo muito sucesso para eles!
    Beijinhos de sua maior fã! ❤

  11. Tânia says:

    Gostei bastante da resenha, é sempre ótimo quando sabemos que aquele site que começou por fazer tirinhas, consegue lançar um livro, porque, mesmo que como você disse, estejamos habituados a ler por um dispositivo móvel, computador … sempre é melhor ter um livro com páginas que podemos folhear e assim, é uma sensação completamente maravilhosa mas okay, esse livro parece muito interessante e certamente irei compra-lo :) até perguntava onde compraram o Finn mas já li acima que foi no Amazon.
    Beijos.

  12. Bernardo Siqueira says:

    Bem legal esse livro, divertido e uma leitura rápida pra quem não é muito amigo de ler como eu, esse até eu encaro. Acompanho suas postagens, seus desenhos são muito bacanas, queria saber desenhar como você :)

  13. Becca Goulart says:

    Gui será que eles vão publicar mais livros nesse estilo, tipo outros volumes? Adoro tirinhas!
    To seguindo você no canal e to ansiosa por videos seus com a Melzinha.
    Beijos, Becca

  14. Rodrigo Birkin says:

    Gui tenho muita curiosidade sobre esses projetos de ajuda como o Catarse, existem outros? será que você podia fazer um post sobre esse assunto? não tenho certeza mas soube de um que financiava gravação de cd ou algo do tipo, tem como você fazer um post explicando como funciona, se é complicado de conseguir, como entrar em contato, o que precisa etc se der tudo bem :) não quero parecer folgado mais acho que podia ajudar a muita gente que não conhece , não tem grana pra bancar um projeto ou que tem dúvidas como eu. Abraço


Deixe seu comentário