Books

Na Cozinha com Nigella (Nigella Lawson)

25.08.2014

IMG_8435

Esse foi o terceiro livro de culinária que comprei quando quis começar a cozinhar, ano passado (os outros dois foram 30 Minutos e Pronto e Revolução na Cozinha, ambos do Jamie Oliver), e tenho um certo carinho por ele: me faz lembrar da empolgação inicial de preparar refeições que eu nunca tinha provado…

IMG_8432

IMG_8434

Nigella é bastante “maternal” com os seus leitores, sempre dando várias dicas e tentando mostrar como a experiência de cozinhar pode (ou, por que não dizer?, deve) ser prazerosa. Conta sua relação com cada receita (onde aprendeu, em que ocasiões gosta de preparar) e faz com que você tenha a sensação de estar sentando na cozinha conversando com a autora.

Embora não seja tão introdutório quanto o Revolução na Cozinha – mesmo as receitas mais simples têm muitos passos e ingredientes, o que exige um pouco mais de dedicação e esforço do que as básicas do Jamie –, Na Cozinha com Nigella é um ótimo guia pra quem quer incrementar o cardápio de casa.

IMG_8426

Tem dicas de utensílios, ingredientes e técnicas, além de estar bem dividido entre receitas rápidas, receitas simples e receitas mais demoradas e/ou complexas. Massas, saladas, carnes, sobremesas diversas… É extremamente rico.

Claro que já testei algumas aqui em casa (não tantas quanto eu gostaria, porém…), e todas foram muito bem recebidas: Sopa Luz do Sol (p. 78), Massa espiral com feta, espinafre e pinolis (p. 209), Torta Gafanhoto (p. 182) e Espaguete alla puttanesca (p. 188)!

IMG_8437

O projeto gráfico é belíssimo, cheio de fotos de pratos, utensílios e pessoas, e a diagramação organiza muito bem as informações das receitas. Apesar do tamanho e do peso, não é difícil de manusear – só que é preciso tomar um certo cuidado para as páginas não se soltarem da lombada.

IMG_8427

Uma última ressalva: como é um livro estrangeiro, tem ingredientes que são difíceis ou até impossíveis de encontrar por aqui. Nessas horas eu procuro manter o ânimo e, na medida do possível, improvisar.

Recomendo fortemente a todos que gostam de cozinhar, independentemente do nível de experiência. Inspirem-se e divirtam-se com a querida Nigella ;)

IMG_8430

ISBN 9788576846635 Editora BestSeller Nota 4/5 Páginas 491

Aperitivos

“Eu estava assistindo a um episódio de Glee na TV, e um dos personagens comeu umas 4 fatias de Torta Gafanhoto. Qualquer cena de comida em filmes ou na televisão me faz perder partes importantes da trama, de tão envolvida que fico com a receita. Soube que tinha de preparar aquela torta, mesmo antes de ter a mínima ideia de seus ingredientes.”

(p. 182)

“Talvez esta [Torta de frutas fácil] seja uma das sobremesas mais úteis que se podem ter no repertório. Não que uma sobremesa tenha a obrigação de ser útil: uma sobremesa existe unicamente para deleitar. Mas é preciso fazer o jantar, mesmo quando há pouco e precioso tempo e a comida precise ficar deliciosa ainda assim. Então, o negócio é o seguinte: o trabalho para fazer esta deslumbrante torta de frutas é ínfimo, e o prazer que se obtém ao comê-la é enorme.”

(p. 177)

“Agora que comecei a fazer salsas, não consigo mais parar, mas aqui estou falando não tanto de um molho, mas de uma pilha de cubos bem temperados. A ardência avinagrada das pimentas jalapeño em conserva combina perfeitamente com a polpa macia e suave do abacate, e a combinação canta a melodia de um grupo de mariachis ao lado da lasanha de tortilhas pontilhada de feijões e cheia de queijo.”

(p. 107)

IMG_8424

IMG_8431

Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: Twitter ✎ Facebook ✎ Instagram  Tumblr  Youtube

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

Por

Equipe Serendipity

  1. Fabiana says:

    Um outro livro que gostei bastante também é do Gordon Ramsay. O Ultimate Cookery Course tem umas receitas básicas ótimas e muitas dicas. É mais um que vale a pena ter na coleção. =)

  2. Luana Borges says:

    Gui você com suas resenhas/receitas consegue o que sempre me pareceu impossível: me animar a me aventurar na cozinha, sério, cozinha é um território que procuro evitar porque não me sinto apta e antevejo uma árdua batalha, aí vem você e me faz reavaliar o assunto. Beijos da Lu

  3. Rodrigo Birkin says:

    curto suas resenhas, você escreve bem e passa credibilidade.
    to inscrito no seu canal e querendo dicas de ilustrações e resenhas em vídeo, você tem voz de locutor :)

  4. Fernanda Kellly says:

    Só de olhar fiquei com aguá na boca,as fotos ficaram ótimas :D !

  5. Paulino Stevan says:

    cara além de muito gata ela manda muito bem na cozinha, minha mãe vive assistindo o programa dela e de vez em quando rola algum prato e não sobra nada pra contar estória, você já viu algum? é na GNT

  6. Liara says:

    Gui casa comigo?dentre outras qualidades que você aparenta ter e sei que tem ha ha, gostar de cozinhar REALMENTE me fascina! considere a minha proposta e me dê uma chance! Brincadeiras à parte acho muito legal homens se aventurando na cozinha e pelos comentários vejo que você se sai muito bem! *-* o post tá ótimo, texto, fotos e indicação do livro

  7. hahaha adorei os personagens de Bob Esponja ‘atrapalhando’ as fotos kk

    http://apenasjana.blogspot.com

  8. Ana Elisa says:

    Eu já gostava da Nigella por causa do programa de tv. Acho ela muito irreverente rs
    Não sabia que ela havia publicado um livro. Pela sua resenha parece ser bom.
    Adoro cozinhar e de vez em quando me aventuro em coisas diferentes, o problema
    é a rotina apertada do dia a dia né?!
    E lendo esse trecho sobre comida mexicana, fiquei morrendo de vontade de comer rs


Deixe seu comentário