LIVROS

Desvendando os Quadrinhos (Scott McCloud)

IMG_9459

Esse é, sem exageros, um dos melhores livros que já li, tanto pelo conteúdo em si quanto pela forma como ele é apresentado.

Pra começo de conversa, Scott “se atreve” a tratar os quadrinhos como algo “sério”, digno de debates e estudos, e mais do que um tipo de entretenimento ou uma indústria – duas características que, por si só, já os tornariam algo grande.

IMG_9462

Ele mostra como a “arte sequencial” (uma definição ampla, mas em que é possível acomodar muito bem os quadrinhos) possui uma história antiga e é digna de carregar o termo “arte” em seu nome. Mostra como, tecnicamente, já havia histórias em quadrinhos no antigo Egito, ou antes disso, nas paredes das cavernas, em que caçadores usavam desenhos para narrar seus feitos.

Desvendando os Quadrinhos fala de criatividade, roteiro, processos mentais, tempo, tipos de narrativa, e vários outros tópicos relacionados ao tema principal, sem se perder ou ficar confuso. E, para isso, faz uso de seu próprio objeto de estudo: a linguagem dos quadrinhos, em que o autor usa e abusa da flexibilidade de representações gráficas para deixar sua mensagem clara.

IMG_9471

IMG_9468

Li esse livro pela primeira vez em 2005, reli várias vezes, e inclusive usei de inspiração para meu projeto de conclusão de curso em Jornalismo (uma reportagem em quadrinhos sobre nanotecnologia).

IMG_9460

IMG_9461

IMG_9472

Muitos anos depois do lançamento (o livro é da década de 1990 – mas continua muito atual), Scott montou continuação mais focada na prática, com o título de Desenhando Quadrinhos, em que dá diversas dicas para quem deseja trabalhar com essa linguagem. Gostariam de uma resenha dele também?

IMG_9470

Obrigado pela atenção e até o próximo post!

Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: Twitter ✎ Facebook ✎ Instagram  Tumblr  Youtube

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

Posts relacionados

28 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
setembro 17, 2014
Próximo post
setembro 17, 2014
  • Arashi

    Esse livro é excelente, usei na minha monografia e vou usar de novo. Se você ainda não leu, recomendo também Quadrinhos e Arte Sequencial, do Will Eisner.

    • Gui

      Não só li como tenho e também usei no TCC, Arashi! Boa recomendação! :D

      • Bruna

        Usou os do Moacy Cirne, da UFF, também?

        • Gui

          Usei um! Ajudou bastante na fundamentação teórica

  • Josy_rn

    Como sempre mais um post maravilhosooo… Também gostaria que vc fizesse um com desenhando quadrinhos. Parabéns ! E olha ja to ansiosa para ler o esse livro vou procurar para ver se consigo emprestado ou se ganho de alguma amiga de presente do dia da criança.

    • Gui

      Não vai se arrepender, Josy! ;)

  • Ketryn

    Acho que esse livro do McCloud é um dos mais famosos relacionados a quadrinhos, até porque ele foi pioneiro, né? Comecei a ler ele e ainda não terminei, mas gostei bastante também. Quero ler a sequência inteira dele, que são os livros “Reinventando os quadrinhos” e esse que você comentou, o “Desenhando Quadrinhos”.

    Outros livros dessa área que eu li e achei muito bons foram o “Quadrinhos e Arte Sequencial” e o “Narrativas Gráficas”, do Will Eisner :D Inclusive, o autor recomenda os livros do McCloud durante a leitura também.

    Eu fiz 3 anos de jornalismo e não cheguei a concluir (larguei pra cursar design de animação), mas se eu tivesse terminado o jor é bem provável que fizesse um TCC na área de quadrinhos ou de vídeo.

    • Gui

      O Reinventando os Quadrinhos está meio “datado”, Ket: ele está muito focado em tecnologias do momento (especialmente nas conexões de internet com velocidades que, hoje, são consideradas baixíssimas); mas é um bom livro ainda assim!

      Os do Eisner também são fantásticos!

  • Helen

    Apareceu no seu vídeo, parece ser muito bom…

    • Gui

      Acho que merece um lugar na sua estante, Helen ;D

  • Camila Moreira

    mel, eu estou querendo comprar A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista ou O Futuro de Nós Dois.. qual você mais me recomenda? bjs te adoro < 3

  • Carolina Castro

    Deu uma super vontade de ler! :)

    • Gui

      Uhul! Esse era o plano, Carol! 8D

  • Clarice F Vigliazzi

    Se você gostou de Desvendando os Quadrinhos, talvez goste de A Leitura dos Quadrinhos, de Paulo Ramos. Ele foi meu professor na faculdade, e é um dos maiores especialistas em histórias em quadrinhos do Brasil. É uma leitura fluida, e “técnica sem ser chata”, sabe?

    P.S: acompanho o blog há um tempinho, mas é meu primeiro comentário :)

    • Gui

      Grande Paulo! Usei esse livro dele no meu TCC também :D Gosto muito do trabalho dele!

      • Clarice F Vigliazzi

        Tive o prazer de fazer diversas disciplinas com ele. Mas a que eu mais gostei foi da disciplina eletiva sobre histórias em quadrinhos. Gui, imagina o quanto foi legal ficar um semestre inteiro estudando esse assunto com o grande Paulo (grande mesmo, 1,95m de altura!), é realmente unir o útil ao agradável.

  • Niih

    Que incrível a ideia que você teve pro TCC o_o

    Estou cursando o 4º semestre de Jornalismo e desde que ingressei no curso, penso no TCC. Jornalismo te oferece um leque de oportunidades, basta ter empenho, criatividade e esforço, mas confesso pra você que fico com o coração na mão só de pensar nisso NDFGJNDFGNJDF Mas eu realmente gostei um monte da ideia que você teve.

    • Gui

      Não tenha medo de inovar, Nih, e procure um bom orientador! Eu fui bem orientado, tive bastante apoio, e isso fez uma diferença enorme na hora de criar o projeto :D

  • Juliana

    Gui, você já leu os da Marjane Satrapi?

    • Gui

      Ainda não, Ju! A Mel tem o Persépolis aqui, e eu estou bem curioso pra ler :D

  • Barbara Sá

    Oi, Gui.
    Você sempre dá ótimas dicas. Fiquei bem curiosa, não sou muito de ler quadrinhos, mas você sempre me deixa interessada.
    Lindas fotos ;)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    • Gui

      Espero que goste desses livros tanto quanto eu, Ba! :D

  • Lala

    Adorei a resenha, bem curta e detalhista… Amei! <3
    Fiquei muito curiosa pra ler esse livro! Amo quadrinhos e estou sentindo muito a falta deles na minha estante… Acho que lendo esse livro iria começar a entupir meu quarto de quadrinhos, haha!
    Falando em quadrinhos, fazer um foi uma "lição de casa" do curso de comunicação que estou fazendo <3 Iriam escolher um e mandar para a gráfica! Espero ter sorte <3
    Amei o post (e estou amando seus vídeos) ^^
    Beijão, Lala.

    • Gui

      *-* Fiquei curioso pra ver a HQ que você fez, Lala! XD

  • Ana

    Nossa que super dica! Eu amaria uma resenha com a continuação.
    Desenhar é uma terapia pra mim, mas estou muuuito longe de fazer isso bem então livros assim são sempre bem vindos. Já estou na metade da faculdade de Jornalismo e ainda não vi muito espaço pra esse tipo de linguagem na área e principalmente na minha região :/
    Enfim, amei o post (:

    • Gui

      Eu realmente gostaria que os quadrinhos tivessem mais presença nos cursos de comunicação, e que não ficassem restritos à obra do Joe Sacco (que é fantástica, mas não é a única a unir comunicação social e HQs) :/

  • Melina Fernandes

    Adoro suas resenhas!

Deixe seu comentário

Instagram

  • Eu tenho o costume de tirar fotos de coisas que eu gostaria de comprar, mas que por algum motivo não compro (dinheiro, não precisar de verdade, falta de espaço etc.). Faço isso em qualquer situação, mas principalmente quando estou viajando e acabo vendo coisas aleatórias enquanto estou passeando. Essa ecobag aí da foto foi uma das coisas que desejei comprar lá em Toronto, mas que trouxe comigo só na forma de foto 😌 vocês também costumam fazer isso? Ou tem alguma outra “tática”?
  • que artistas de outras épocas/séculos te inspiram? Eu acho tão incrível pensar que Van Gogh viveu há dois séculos e sua obra segue marcando e inspirando gerações. Esse envelope foi presente do meu amigo querido @gustavokrelling e me inspirou a fazer várias fotos que viraram um post novo no blog 😌 vou amar encontrar vocês por lá também ♡ (e vou aproveitar para responder os comentários que vocês deixaram nos últimos posts)
  • vocês já se sentiram pressionados a ler algum livro só porque “todo mundo” já leu? Ou já fingiu que leu um livro? Essa foto foi feita em uma livraria lá em Toronto ♡ achei muito divertida essa brincadeira que fizeram com essa seleção de livros hehe falando em Toronto, essa semana liberei no canal o único vlog dessa viagem e eu amei muito cada segundo dele e hoje liberei um novo study vlog no canal 😌 espero que vocês gostem vídeos novos!
  • vocês costumam ler um livro por vez ou vários ao mesmo tempo? Durante muito tempo eu só conseguia ler um, mas hoje em dia tenho até que me controlar para não levar mais de um na mochila quando saio de casa 🤭 ah, hoje teve post novo no blog e nele apresentei a minha nova roommate 🌿 (spoiler: ontem fui na @borealisplantas ♡)
  • vocês costumam ficar revendo fotos do seu rolo de câmera e relembrando de como foi o dia em que você tirou ela? Eu amo fazer isso ✨ essa foto é do dia 28-11-2018. Um dia depois de ter visto a neve caindo pela primeira vez. Eu e o @hasegawaphoto andamos muito. Fomos em várias lojas de vinil, almoçamos em um lugar cheio de pisca-pisca em que todos os pratos custavam 5.95 (talvez eu tenha errado o valor, mas lembro que era menos de 6 dólares) e que tinha uma placa de “free air guitar! Please take one” (vou postar a foto da placa nos Stories). De noite eu tomei um chocolate quente com menta delicioso em um Starbucks e senti como se estivesse vivendo em um filme com todo clima natalino de Toronto ♡ foi um dia sem “grandes emoções” e eu amei cada detalhe dele. Lembro de ficar olhando as casas, as folhas no chão e as árvores por onde passava imaginando como seria a vida das pessoas que moravam por ali e o que elas estariam fazendo naquele momento em que eu passava por elas sem que elas soubessem que tinha alguém criando historinhas mentalmente sobre elas hehe (eita! Será que minha legenda ficou confusa?)
  • Voltei pra casa cheia de produtinhos maravilhosos da @thebodyshopbrasil ♡ tentei separar eles por categoria nas fotos pra conseguir mostrar tudo. Não vou falar detalhadamente pra legenda não ficar gigante, mas já vou avisando que futuramente vou falar mais sobre eles no blog ♡ 
Consegui trazer pra casa 3 produtos usados na minha revitalização facial (Drops of Youth) e isso significa que já vou poder ter a minha própria rotina de revitalização em casa ♡ aos pouquinhos vou deixando ela mais completa 😌
A maioria dos produtos são para o rosto (amo amo amo máscaras), mas não esqueci dos meus cabelos (já usei praticamente todos os shampoos da TBS e agora que tenho os da linha de Shea Butter - karité - vou poder dizer que usei todos), do meu corpo (aaaaaah esses cremes com aparência de iogurte além de deliciosos tem uma absorção rápida ♡) e dos meus pés, meus queridos pés que me aguentam o dia inteiro (esse creme vai ser um incentivo a mais para voltar a correr com frequência). Tô muito feliz em poder mostrar todos esses produtos #crueltyfree para vocês 😌 espero que tenham gostado das minhas escolhas! Me contem aqui nos comentários quais os que vocês mais gostaram que eu vou amar saber ♡ ah e lembrem-se que tem cupom de 25% de desconto (MELTBS) válido até hoje na loja do Shopping Mueller @muellercwb • publicidade ♡

instagram