IMG_9459
Books

Desvendando os Quadrinhos (Scott McCloud)

17.09.2014

IMG_9459

Esse é, sem exageros, um dos melhores livros que já li, tanto pelo conteúdo em si quanto pela forma como ele é apresentado.

Pra começo de conversa, Scott “se atreve” a tratar os quadrinhos como algo “sério”, digno de debates e estudos, e mais do que um tipo de entretenimento ou uma indústria – duas características que, por si só, já os tornariam algo grande.

IMG_9462

Ele mostra como a “arte sequencial” (uma definição ampla, mas em que é possível acomodar muito bem os quadrinhos) possui uma história antiga e é digna de carregar o termo “arte” em seu nome. Mostra como, tecnicamente, já havia histórias em quadrinhos no antigo Egito, ou antes disso, nas paredes das cavernas, em que caçadores usavam desenhos para narrar seus feitos.

Desvendando os Quadrinhos fala de criatividade, roteiro, processos mentais, tempo, tipos de narrativa, e vários outros tópicos relacionados ao tema principal, sem se perder ou ficar confuso. E, para isso, faz uso de seu próprio objeto de estudo: a linguagem dos quadrinhos, em que o autor usa e abusa da flexibilidade de representações gráficas para deixar sua mensagem clara.

IMG_9471

IMG_9468

Li esse livro pela primeira vez em 2005, reli várias vezes, e inclusive usei de inspiração para meu projeto de conclusão de curso em Jornalismo (uma reportagem em quadrinhos sobre nanotecnologia).

IMG_9460

IMG_9461

IMG_9472

Muitos anos depois do lançamento (o livro é da década de 1990 – mas continua muito atual), Scott montou continuação mais focada na prática, com o título de Desenhando Quadrinhos, em que dá diversas dicas para quem deseja trabalhar com essa linguagem. Gostariam de uma resenha dele também?

IMG_9470

Obrigado pela atenção e até o próximo post!

Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: Twitter ✎ Facebook ✎ Instagram  Tumblr  Youtube

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

Por

Gui

  1. Arashi says:

    Esse livro é excelente, usei na minha monografia e vou usar de novo. Se você ainda não leu, recomendo também Quadrinhos e Arte Sequencial, do Will Eisner.

  2. Josy_rn says:

    Como sempre mais um post maravilhosooo… Também gostaria que vc fizesse um com desenhando quadrinhos. Parabéns ! E olha ja to ansiosa para ler o esse livro vou procurar para ver se consigo emprestado ou se ganho de alguma amiga de presente do dia da criança.

  3. Ketryn says:

    Acho que esse livro do McCloud é um dos mais famosos relacionados a quadrinhos, até porque ele foi pioneiro, né? Comecei a ler ele e ainda não terminei, mas gostei bastante também. Quero ler a sequência inteira dele, que são os livros “Reinventando os quadrinhos” e esse que você comentou, o “Desenhando Quadrinhos”.

    Outros livros dessa área que eu li e achei muito bons foram o “Quadrinhos e Arte Sequencial” e o “Narrativas Gráficas”, do Will Eisner :D Inclusive, o autor recomenda os livros do McCloud durante a leitura também.

    Eu fiz 3 anos de jornalismo e não cheguei a concluir (larguei pra cursar design de animação), mas se eu tivesse terminado o jor é bem provável que fizesse um TCC na área de quadrinhos ou de vídeo.

  4. Helen says:

    Apareceu no seu vídeo, parece ser muito bom…

  5. Camila Moreira says:

    mel, eu estou querendo comprar A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista ou O Futuro de Nós Dois.. qual você mais me recomenda? bjs te adoro < 3

  6. Carolina Castro says:

    Deu uma super vontade de ler! :)

  7. Clarice F Vigliazzi says:

    Se você gostou de Desvendando os Quadrinhos, talvez goste de A Leitura dos Quadrinhos, de Paulo Ramos. Ele foi meu professor na faculdade, e é um dos maiores especialistas em histórias em quadrinhos do Brasil. É uma leitura fluida, e “técnica sem ser chata”, sabe?

    P.S: acompanho o blog há um tempinho, mas é meu primeiro comentário :)

  8. Niih says:

    Que incrível a ideia que você teve pro TCC o_o

    Estou cursando o 4º semestre de Jornalismo e desde que ingressei no curso, penso no TCC. Jornalismo te oferece um leque de oportunidades, basta ter empenho, criatividade e esforço, mas confesso pra você que fico com o coração na mão só de pensar nisso NDFGJNDFGNJDF Mas eu realmente gostei um monte da ideia que você teve.

  9. Juliana says:

    Gui, você já leu os da Marjane Satrapi?

  10. Barbara Sá says:

    Oi, Gui.
    Você sempre dá ótimas dicas. Fiquei bem curiosa, não sou muito de ler quadrinhos, mas você sempre me deixa interessada.
    Lindas fotos ;)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

  11. Lala says:

    Adorei a resenha, bem curta e detalhista… Amei! <3
    Fiquei muito curiosa pra ler esse livro! Amo quadrinhos e estou sentindo muito a falta deles na minha estante… Acho que lendo esse livro iria começar a entupir meu quarto de quadrinhos, haha!
    Falando em quadrinhos, fazer um foi uma "lição de casa" do curso de comunicação que estou fazendo <3 Iriam escolher um e mandar para a gráfica! Espero ter sorte <3
    Amei o post (e estou amando seus vídeos) ^^
    Beijão, Lala.

  12. Ana says:

    Nossa que super dica! Eu amaria uma resenha com a continuação.
    Desenhar é uma terapia pra mim, mas estou muuuito longe de fazer isso bem então livros assim são sempre bem vindos. Já estou na metade da faculdade de Jornalismo e ainda não vi muito espaço pra esse tipo de linguagem na área e principalmente na minha região :/
    Enfim, amei o post (:


Deixe seu comentário