Books

Charlie and the chocolate factory (Roald Dahl)

3.10.2014

IMG_0617

Já faz um tempo que decidi que queria ler/reler alguns clássicos infantis em inglês. No ano passado, quando estava passeando por várias Wonderlands em Londres (a.k.a livrarias), encontrei algumas edições lindas, mas deixei para comprar online ou na próxima vez que fosse para lá.

Em uma das minhas visitas quase diárias ao Book Depository, acabei encontrando essa edição linda, fofa, amorzinho de Charlie and the Chocolate Factory do Roald Dahl.

IMG_0650

Essa edição é da Penguin Classics – Deluxe Edition. É paperback (capa mole) e tem essas ilustrações fofas na capa, quarta-capa e nas orelhas. Na capa e na quarta-capa têm várias cenas da história. Quem já leu (ou assistiu o filme), consegue identificar essas cenas.

IMG_0644

Na primeira orelha, tem uma pequena descrição de cada um dos personagens principais (Charlie Bucket, Grandpa Joe, Augustus Gloop, Violet Beauregarde, Veruca Salt, Mike Teavee, Willy Wonka e Oompa-Loompas) e, logo abaixo…

IMG_0642

…um desenho da Fábrica de Chocolate e da casa onde o pequeno Charlie vive com sua família.

IMG_0628

IMG_0626

IMG_0621

IMG_0639

As páginas são amareladas, a diagramação é ótima e as ilustrações têm aquela carinha de livro clássico mesmo, sabe? Aliás, quem ilustrou o livro foi o Joseph Schindelman.

IMG_0627

Uma coisa que eu amei nesse livro, é que ele tem esse corte “irregular” das folhas (não sei se tem um nome específico para isso). Acho tão lindo de ver e gostoso de sentir (sim! eu levo em consideração o que sinto quando encosto no livro hehe).

IMG_0661

Charlie Bucket é um garoto muito pobre que mora em uma pequena casa com seus pais e seus quatro avós. A situação financeira da sua família é tão grave que eles mal conseguem se alimentar e não vivem nem um pouco confortáveis. Chocolate é uma das paixões de Charlie e, todos os anos, no dia do seu aniversário, seus pais e seus avós compram uma barra para ele (por ser algo raro e que ele só ganha uma por ano, ele come um pedacinho por dia para fazer durar o máximo que conseguir).

Perto da casa de Charlie há uma Fábrica de Chocolate que produz chocolates e outros doces incríveis, comercializados no mundo todo. Um fato curioso é que há muitos anos ninguém entra e ninguém sai da Fábrica de Chocolate do excêntrico Willy Wonka, mas mesmo assim os doces continuam sendo produzidos.

IMG_0654

 

Um belo dia, uma notícia começa a se espalhar: Willy Wonka decidiu abrir os portões da sua Fábrica de Chocolate para receber 5 crianças (e seus responsáveis). Elas terão a oportunidade de conhecer a Fábrica e ganharão um estoque ilimitado de chocolate pelo resto de suas vidas. Para ser uma das “crianças de ouro” era preciso encontrar um dos cinco Bilhetes Dourado (Golden Tickets) que poderiam estar em barra de chocolate.

IMG_0641

 

O livro, apesar de ter sido escrito para o público mais novo em 1964, traz críticas importantes sobre coisas que ainda estão presentes em nossa sociedade e que merecem uma atenção especial. Pais que dão tudo para seus filhos e acabam sendo controlados por eles pelo raciocínio “melhor continuar fazendo tudo o que ele quer pra não ter que aguentar o choro/a gritaria”, pais que não estão preocupados com a alimentação do filho, pais que não conseguem impedir que seu filho assista TV demais (nos dias de hoje isso vale para computador, videogame, celular, tablets…)…enfim! São várias questões “antigas” que não deixaram de existir ou não foram resolvidas.

Acho muito legal quando livros conseguem trazer questões importantes como essas para um público mais novo e provocar uma reflexão desde cedo.

IMG_0647

IMG_0645

IMG_0620

 

Roald Dahl é um escritor britânico que lançou diversos títulos (não só para o público infantil) e que ficou conhecido como um dos maiores escritores de livros para crianças do século 20. Alguns de seus livros foram adaptados para o cinema e tenho certeza de que a maioria de vocês já assistiu ou ouviu falar de pelo menos um deles: Charlie/Willy Wonka e a Fantástica Fábrica de Chocolate, Matilda, O fantástico Senhor Raposo, Gremlins, James e o pêssego gigante…

IMG_0632

Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate já foi publicado no Brasil, mas caso você tenha interesse em ler em inglês, pode ficar tranquilo que é fácil de entender (até porque foi escrito para um público mais novo).

A minha edição foi comprada pelo Book Depository*, mas existem outras edições lindas por lá também (clique aqui para ver).

* Caso você compre qualquer produto no Book Depository usando os meus links ou o banner lateral do blog, eu ganho uma pequena comissão que me ajuda a ter dinheiro para comprar mais livros.

E aí, alguém já leu ou se animou para ler esse livro?

Que clássico infantil você tem vontade de ler/reler?

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

Por

Melina

  1. Denise says:

    Ainnn, que fofo. Juro que não sabia que tinha o livro, sei lá porque não pensei nisso antes. O filme é tão bom, *–*. Ah, morro de vontade de ler “Matilda”, mas achei meio carinha a versão brasileira, então deixei mais para frente.

    As ilustrações estão show de bola.

  2. Evelyn says:

    Amei!!!!!!! Nunca imaginei que tivesse Livro!! Mds, eu preciso!!!!

  3. Ana says:

    Oi Mel :) esse ano também comecei a comprar livros infantis em inglês e também alguns contos de fadas em francês pra poder treinar o idioma e acabei encontrando em inglês o Anne of Green Gables. É muito bonitinho e é uma série de 8 livros se eu não me engano. A TV canadense também fez três filmes contando a saga e todos são com os mes os atores e aconpanham o crescimento dos personagens ens uns 20 anos ou mais. Acho que vc iria gostar dele!!! Adorei as fotos :)

  4. Fernanda Kelly says:

    Sou simplesmente apaixonada pelo filme com o Johnny Depp, não tinha ainda pensado na hipótese de existir o livro! Fiquei com uma vontade enorme de ler esse livro. Um clássico que tenho vontade de ler é o Alice’s adventures under Ground, já li ele em português mas adoraria ter a edição americana, as ilustrações nele são perfeitas <3 !

  5. Lala says:

    Que coisa mais lindaaa <3 <3
    Não sabia que tinha um livro, ameeei! <3
    Já estou desejando!
    É o mesmo autor de Matilda, OMG *O*
    As fotos ficaram lindas e eu fiquei muito curiosa pra ver todas as ilustrações (que parecem ser lindas) que tem no livro <3
    Beijão, Lala.

  6. Ananda says:

    Pelo jeito essa edição consegue deixar a história ainda mais maravilhosa, hein!
    que coisa fofa!

  7. Barbara Sá says:

    Meeel, estou me sentindo muito burra por não saber que o filme veio de um livro.
    Tem em português?
    Adorei ;)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br

  8. Eu também tenho lido alguns livros infantis em Inglês atualmente, flor, mas uns bem fininhos, pois meu Inglês é básico. Adorei esse livro, tem uma história interessante. beijinhos

  9. Ps.: E sobre o filme, recentemente vi as duas versões… considero um dos melhores clássicos infantis. Adorei suas fotos. Seu blog está de parabéns, vim em seu blog através do blog: http://garotadebotas.com/

  10. Anne says:

    que livro lindo e que cores lindas…deu vontade de ler.

  11. Suzi says:

    Que fofinho o livro, babei! Amo o filme, mas fico com medo de não gostar do livro e achar ele chatinho. Tenho muita vontade de ler Matilda!

    Melina, poderia responder uma pergunta? Estou querendo criar um blog no wordpress e já vi e revi muitos sites de hospedagens e não sei qual escolher. Fui no Reclame Aqui e vi várias reclamações de muitas empresas. Em qual empresa você hospeda ou recomenda? Fico com medo de me arrepender já que sou nova nisso e busco saber sempre as empresas em que blogueiras que eu acompanham hospedam ou recomendo. Você já teve algum problema com alguma empresa de hospedagem?

    Espero que responde a minha pergunta, estou muito nervosa e quero criar meu blog logo >o<

    • Melina says:

      Oi, chuchu :)
      Atualmente estou hospedando o blog com a e-consulters. Algumas vezes o meu blog sai do ar, fica muito devagar e algumas pessoas não conseguem acessar, mas apesar disso estou gostando do serviço deles :P
      Eu só comecei a pagar por hospedagem 2 anos de ter criado o Blog Serendipity. Acho que no começo você não deveria se preocupar com isso ;)
      :*

      • Suzi says:

        Muitoooooooooo obrigada por responder a minha pergunta! <3

        Atualmente ando pensando nisso já que para ter um blog no wordpress precisa de hospedagem (tirando o wordpress.com que n oferece muita opção de personalização entre outras coisas) e se eu criar o meu blog no blogger (que sou muito familiarizada com a plataforma) depois que o blog crescer – se crescer – e eu mudar para o wordpress, eu tenho medo de perder os comentários e os posts antigos. Entende?

        Você sempre usou o wordpress.com e depois mudou para o org? Enfim, obrigada! :)

  12. Bruna Eloise says:

    Olá, pessoal! :)
    Estou fazendo meu TCC sobre blogs. Mas para finalizá-lo preciso da participação de vocês nesse questionário.

    Será que posso contar com 60 segundos do tempo de vocês? <3
    Iriam me ajudar tanto! :~~

    https://docs.google.com/forms/d/1kKwVLFVE_oScPKgfcNKw4UOq4L7F1lc9mwRl9bYqbj0/viewform?usp=send_form

  13. Gerlaine Rocha says:

    Que edição linda!!
    Essa irregularidade das folhas são características de livros artesanais que não passam pela guilhotina para alinhar as páginas. Provavelmente essas edições de luxo da Penguin mantiveram isso pra dar esse toque.

  14. Isa says:

    Não sei se dá para considerar como infantil, mas estou com vontade de reler Oliver Twist do Charles Dickens! Li para fazer uma prova de inglês e era bem resumido :/. É uma história triste mas morro de amores pelo pobre Oliver e pelo seu criador :). Beijinhos

  15. Nathalie says:

    Mi, eu me apaixonei pela capa. kkkk! Compraria se fosse em espanhol estou lendo um agora, não sei quase nada de inglês tento mais não consigo, se você gosta de espanhol o nome do livro é (El mundo amarillo) Quando eu terminar de ler farei resenha no meu blog, um beijo adoro vc.

  16. Sophia says:

    Sério?Não sabia disso!Já vi todos exceto Gremlins,e gostei muito, a não ser O Fantástico Senhor Raposo(talvez seja por que não entendi direito quando vi,era pequena)

  17. Colibri says:

    Gosto tanto da historia… E essa edição é linda. Acho que me apaixonei ahah!

  18. joicy recco says:

    Mel eu comecei a fazer minha aula de inglês mas tive que dar uma parada. Você tem dicas de como aprender falar inglês por internet? De forma fácil, ”barata” ( pode ser também um curso mais caro) é completa? Ou aprender também por APP no celular. Tenho muita vontade de investir em livros em inglês… mas preciso aprender falar inglês fluentemente aushaush. bom se não for muito incomodo fazer esse post no blog viu, beijos

    http://joicyrecco.blogspot.com.br

  19. Stephanie madeira says:

    Ai que maravilha! Terminei essa semana James e o pêssego Gigante e comprei Matilda e A fantastica Fábrica de Chocolates. São maravilhosos <3

  20. Stephanie Madeira says:

    Faço letras e esse semestre estou fazendo uma matéria de Literatura Infanto Juvenil. Tem sido maravilhosa! Lemos vários clássicos infantis! Desde Contos de Fadas (tem uma edição maravilhosa da Editora Zahar), Huckleberry Finn até Peter Pan, Mágico de Oz, e Reinações de Narizinho.
    Mas amo as Crônicas de Nárnia e Desventuras em Série <3


Deixe seu comentário