LIVROS

Asterix entre os Bretões (Albert Uderzo e René Goscinny)

IMG_2706

Esse é o meu livro favorito do Asterix (e a versão animada está no meu Top 10 de desenhos).

A história é bem simples, mas cativante: o bretão Cinemapax viaja até a Gália para pedir ajuda a Asterix na luta contra os romanos – que estavam quase dominando sua aldeia. Pra ajudar os bretões, Asterix, Obelix e Cinemapax pretendem levar até a aldeia um barril de poção mágica (a mesma que tem ajudado Asterix e seus amigos a resistir a Roma).

É claro que eles passam por todo tipo de aperto durante a viagem, como encontros com assaltantes, soldados e piratas…

IMG_2711

Uma das coisas que eu mais gosto nos livros do Asterix é a maneira como eles fazem com que mesmo temas pesados (guerra, assalto, pirataria etc.) não mudem o tom da história, que é divertido, leve.

Outro ponto alto desse livro, em especial, é a tradução: pra manter a estranheza que o inglês causa nos gauleses (que falavam “francês antigo”), aqui no Brasil traduziram as coisas ao pé da letra e sem mexer na ordem das palavras – hot water virou “quente água”, gentleman virou “gentil-homem”, roman patrol virou “romana patrulha”, national beverage virou “nacional bebida”, warm beer virou “morna cerveja” etc. Aliás, eles também brincam bastante com a obsessão dos bretões com “quente água com um pingo de leite” e o fato de preferirem “morna cerveja” ao invés de uma cerveja gelada.

IMG_2707

Também tem várias outras referências à cultura inglesa (se vocês prestarem atenção, vão encontrar os Beatles em um dos quadrinhos, inclusive!).

Some tudo isso ao carisma dos personagens e ao ar clássico da HQ e você terá, bom… um clássico!

IMG_2715

Minha única ressalva é o excesso de texto em alguns quadrinhos – o mesmo problema dos livros do Tintim –, mas não é nada que realmente atrapalhe a leitura.

IMG_2717

Eu tenho um carinho especial por esse livro e pela versão animada (que assisti muitas vezes quando era criança). E esse exemplar que aparece nas fotos foi um presente do meu irmão – e vai ficar de “herança” para os meus filhos (quando e se eu tiver, claro)!

IMG_2786

IMG_2787

IMG_2790

Como vocês podem ver nas fotos, tem um monte de desenhos e livros do Asterix, e cada um mereceria um post à parte… Mas, por enquanto, deixo a seguinte recomendação: leiam, assistam e se divirtam! As histórias são leves, o humor é inteligente e os personagens são extremamente carismáticos.

IMG_2763

IMG_2772

IMG_2798

“Tira esse cara do meu lado”

IMG_2802

“Grrrrr”

IMG_2804

“Ah! Não pode morder, né?”

IMG_2805

“Hum…”

IMG_2808

“Dane-se!”

IMG_2794

O Asterix sobreviveu ao ataque do Spock

IMG_2795

Em breve teremos um post falando da “série” como um todo. Fiquem de olho!

IMG_2764

ISBN (não tem) Editora Record Nota 5/5 Páginas 48

Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: Twitter ✎ Facebook ✎ Instagram  Tumblr  Youtube

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

Posts relacionados

13 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
outubro 20, 2014
Próximo post
outubro 20, 2014
  • Clarissa Carino

    Kkk Spock como sempre abrilhantando o post! ;)

    Beijos!

    Clá | blog Uma Garota Carioca

    • Gui

      Sim! Spockinho abusando do pobre Asterix, por Tutatis…

  • Zezinha De Souza

    Adorei a resenha, sem dúvida Astrerix é um dos melhores desenhos, Gui! Também gostei do filme mas confesso que esse Asterix de pelúcia roubou meu coração..só perde pra o Spock, é claro! ❤

    Beijinhos e fico aguardando aquela resenha que te pedi hahaahahahaha e vou pedir outra, sei que não me emendo, que tal algo sobre TiTim ❤

    • Gui

      Filmes (pelo menos a maior parte deles), vale dizer, que eu ganhei de presente da melhor mãe do mundo! <3

  • Gabi Barbará

    Eu AMO Asterix! Tenho um Asterix de pelucia gigante no Brasil! Nao tem como nao amar! Tambem tinha o VHS de varios deles (inclusive o entre os Bretoes e os 12 trabalhos!) !

    bjs de Filipinas,
    Gabi Barbará
    Barbaridades!

    • Gui

      Bons tempos dos VHS! E a dublagem antiga era a melhor… Depois de muita procura, consegui essas versões em DVD! :D

  • Mah Bravo

    ahhh Asterix é muito amor <3

  • Ana

    Asterix :D meu pai sempre adorou os quadrinhos e acabou me passando esse amor por eles também :) eu gosto das versões dos filmes que tem atores de verdade, ficaram boas :) Agora está mais fácil de encontrar ps quadrinhos na Saraiva, tomara que mais gente compre e goste! Você comprou esse Asterix de pelúcia pela internet? Achei muito lindo!!

    • Gui

      Então, Ana, o Asterix e Obelix contra Cesar ficou legal, o Asterix: Missão Cleópatra ficou mais ou menos… mas é sempre bom curtir os personagens, mesmo em uma mídia tão diferente da original! :D

      Esse Asterix eu comprei no eBay \o/ não foi fácil de achar, mas valeu a pena! hehehe

  • Vitoria

    Olá Mel. Uma duvida aleatoria que eu gostaria que voce me respondesse: onde voce compra seus livros hardcover? É so em site gringo que vende? Beijinhos

  • Uila

    Eu gosto muito de Asterix, meu pai também comprou todos os DVDs e livros quando eu era pequena, mas os meus ficaram pro meu irmão no Brasil.

    Fomos (eu, meu irmão, minha mae e meu marido) até pro parque do Asterix, perto de Paris, em 2012. O parque não tem brinquedos tao legais, mas deu pra tirar umas fotos bacanas e comprar uns souvenirs legais.

    • Gui

      Que massa! Espero poder conhecer o parque também algum dia…

Deixe seu comentário

Instagram

  • acabei de liberar um vídeo novo no canal que envolve muito quentinho no coração. Spoiler: 🍪 📖 🖤 • me contem nos comentários o que traz a sensação de quentinho no coração pra vocês? 😌
  • Before we begin, I’d like to share a story.
Once upon a time there was a jellyfish. We’ll call it You.
You became lost sometimes.
You could be a little unsure.
You tried very hard.
But sometimes it didn’t feel like enough.
I hate to spoil the ending, but You is fine.
You is still here.
You is going to make it.
(Pillow thoughts)
• tradução livre: Antes de começar, eu gostaria de contar uma história. Era uma vez uma água-viva. Vamos chamá-la Você. Você se perdeu às vezes. Você se sentiu um pouco inseguro. Você tentou muito, mas às vezes não sentiu que era o suficiente. Eu odeio contar o final, mas Você está bem. Você ainda está aqui. Você vai conseguir.
• marca nos comentários quem você acha que está precisando ler essas palavras ☺️ Você não está sozinho e vai ficar tudo bem 🖤
  • females are strong as hell 🙃 (tradução livre: mulheres são fortes pra cacilda hehe) quem concorda? • tô meio sumida por aqui porque estou estudando algumas coisas pra conversar com vocês nos próximos vídeos 🖤 (quem já viu o que liberei essa semana? O link tá na bio) • qual a estampa da roupa que vocês estão usando nesse exato momento?
  • quem quer ganhar um exemplar da edição brasileira de Nimona? 🖤
Como prometi, vou sortear alguns livros nas próximas semanas para vocês que acompanham o @teawithmel ☺️
Para concorrer, basta comentar nessa foto falando que quer o livro (e seguir meu perfil, é claro!) 🖤
Resultado: domingo, dia 19/08 🙃
  • depois de alguns dias sem aparecer por aqui, vim agradecer todo carinho que recebi de vocês esses dias em que estive na bienal 🖤 muito obrigada por tudo, pessoal! E muito obrigada por todos os comentários na foto anterior 😍 estou animada para mostrar mais do meu caderno pra vocês 🙃 • Onde vocês estão nesse exato momento? Eu tô no meu quarto sentada na minha mesa me preparando pra estudar um pouco de japonês 🤓
  • depois de ficar muito frustrada com a minha moleskine comprei um @ciceropapelaria e comecei um novo caderno de memórias, inspiração etc ☺️ tô feliz! Vocês gostariam que eu fizesse um post e/ou vídeo falando sobre ele?

instagram