Lifestyle

Sketchbook e material de aquarela

10.12.2014

IMG_5685

Já faz tempo que estava querendo fazer esse post e, agora que estou aqui sentada escrevendo ele, confesso que estou aliviada hehe Volta e meia posto fotos no meu instagram com algumas aquarelas e páginas no meu sketchbook e sempre que faço isso, recebo perguntas do tipo “de qual marca é o seu material?”. Como isso aconteceu hoje de manhã, quando postei essa foto, acabei me animando para fotografar o meu estojo (e outros materiais de aquarela).

IMG_5689

Esses três pincéis são da marca Condor e a numeração deles, da esquerda para a direita, é: 20, 2 e 000. Como vocês podem ver pela foto, o “maior” não está muito bom e a culpa é minha. Quando fui fazer a minha make de Dia das Bruxas, achei que seria uma boa usá-lo para passar a tinta no meu rosto hehe

IMG_5690

Essa foto é só pra fazer com que eu me sinta culpada por ter feito isso com o pincel.

IMG_5693

Dois pincéis chatos (que na verdade não uso muito). Ambos são da marca Condor e a numeração, da esquerda para direita, é: 4 e 8.

IMG_5703

O meu estojo é da marca Winsor & Newton – Cotman WaterColours. É um estojo para iniciantes (é melhor que o escolar, mas não tão bom e completo quando o profissional).

IMG_5696

Comprei essas duas bisnagas da mesma marca. A da esquerda é Carmesim (ela é bem parecida com a cor da embalagem) e a da direita é Turquesa (ela é parecida com a cor da faixa azul escura e não com a cor da embalagem).

IMG_5706

IMG_5712

IMG_5714

IMG_5715

Comprei esse lápis da Faber Castell já faz um tempinho, mas ainda não usei. O número dele é 8200-156.

IMG_5716

IMG_5723

Ganhei esse estojo com 24 lápis quando ainda estava no colégio (na sétima série para ser mais exata). Não uso muito ele porque prefiro trabalhar mais com a tinta, mas quando comecei as aulas na Casa Terezinha Bevilaqua, eu só usava eles (até comprar o estojo de aquarela).

IMG_5728

Meu copo divertido hehe uso ele para colocar água quando vou brincar de aquarela (óbvio!). Sei que nem precisava incluir no post, mas ele é tão fofo que não resisti hehe

IMG_5729

Meu estojo é da marca Caranmo Atelier

IMG_5732

IMG_5721

Agora vou mostrar as páginas que já estão preenchidas do meu sketchbook:

IMG_5735

O sketch que estou usando é da marca Hahnemühle e ele não é próprio para fazer aquarela (as folhas não são tão grossas), mas eu gosto muito de como a folha fica depois que a água seca e por isso insisto em aquarelar todas as páginas hehe

IMG_5736

IMG_5737

IMG_5738

IMG_5739

IMG_5740

IMG_5741

IMG_5742

IMG_5743

IMG_5744

IMG_5745

IMG_5733

Praticamente todos os meus materiais foram comprados na Le Papier, mas sei que também é possível encontrar iguais (ou similares) na Grafitti Artes por aqui.

Espero que tenham gostado do post e que tenha tirado as dúvidas de todos que me perguntavam sobre meu material :)

Quem tiver dicas de marcas e materiais, por favor, sintam-se à vontade para deixá-las nos comentários!

Para acompanhar o meu dia-a-dia é só me seguir no instagram ;)

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

Por

Melina

  1. Maria Ienke says:

    Eu acho aquarela a coisa mais linda do mundo!!!!! E esses desenhos então, muito fofos! *-*

    <3

  2. Becky says:

    Oi Melina, acompanho seu blog a muito tempo (muitos meses, haha). Fiquei apaixonada, sou fascinada por todo tipo de arte seja cinema, teatro, literatura, fotografia <3, e agora o desenho. A aquarela é um material muito legal e divertido de usar. Há! seu sketch book é muito lindo, espero começar o meu em um futuro bem presente.
    Outra coisa, seu blog me fez ver outro mundo, um mundo onde há beleza ( não sei se você me entende), mas saiba que você (seu blog) de alguma forma faz a diferença em minha vida ;].
    Abraço.

  3. Juliana Amorim says:

    Lindo post Mel! E as fotos também estão lindas, como sempre!
    Valeu por ter me ajudado, estava procurando um estojinho desses faz um tempo e agora posso comprar =)
    Mas então, acho que tu poderia me tirar uma duvida. Quando as pastilhas acabam, tu coloca a tinta do tubinho no lugar?
    Beijos!

  4. Tawani says:

    Meu este post está tão lindo que me fez sonhar! Tudo que vem de você é tão amor que me acalma. Sempre que estou ansiosa (sofro de ansiedade e tenho muitas crises), venho no seu cantinho e leio e aprecio suas fotos! Obrigada Mel ♥

  5. Aline Agostinho says:

    Que lindo! <3

    Na faculdade tive a oportunidade de trabalhar com guache e nanquim aguado, também tenho esses pincéis. Vendo esse post me deu uma vontade de voltar a brincar com as tintas…

    Parabéns Mel ;)

  6. Nossa, deu muuuuita vontade de começar a pintar em aquarela *-*

  7. Lívia Lopes says:

    Adorei, Mel!!! Você usa o WordPress??
    Bjs <3

  8. Nayara Brito says:

    Me identifiquei bastante com a postagem, porque, assim como você, adoro aquarela. <3
    No meu caso, uso as tintas da Winsor & Newton Profissional, já que uso para trabalhos da faculdade e alguns freelas.
    Se você quiser ver um pouco do meu trabalho, sinta-se à vontade para acessar o meu blog, o Gema de Ovo, que compartilho com minha irmã gêmea. Lá você verá trabalhos de ilustração, DIY e, lógico, aquarela. Espero que você goste.

    Nayara B.
    Gema de Ovo | Decoração, DIY & Ilustração

  9. Anny says:

    Como faz aquarela com lapis de cor Mel? Bjuu

  10. Júlia says:

    Achei lindo, seus material. Amo imagens aquarelas, achei muito lindo os desenhos. Acho que fica bem legal fazer layout. Adorei a postagens. Faça mais esse tipos de postagens.

  11. Amanda says:

    Acho uma graça sketches que nem o seu! Pena que eu sou uma negação pra desenho, na verdade eu prefiro dizer que eu tenho o dom de fazer coisas bonitas e fofas ficaram feias através das minhas tentativas de desenho. haha

  12. Mel, lembra de mim? Fiquei esse tempo sem comentar, mas não deixei de acompanhar e visitar seu blog não, hahaha. Precisei me afastar um pouco, estava planejando a criação de um blog pra mim, e como tudo deu certo, fiquei de férias, vou voltar a comentar normalmente..

    Confesso que eu era uma das pessoas a ficar em dúvida sobre seu material de desenho, amo desenhar, mas não tenho todo esse talento não, rsrs.. Cada foto mais inspiradora que a outra.

    Beijos, Mel ♥♥♥

    http://dobatomprafora.blogspot.com.br/

  13. AnaLu says:

    Oii Mel :)
    Faz tempo que não via seu blog por conta de TCC e falta de tempo :)
    Sobre Sketchbooks e cia é uma delícia né? ♥ Suas artes são muito amorzinho, super vibe de tumblr! O legal de ter sketchbook e ir usando sempre que dá vontade é que você vai se conhecendo pela arte que você expressa, hehe, estou vendo bastante isso na prática, desde meus 13 anos que tenho meus sketchbooks e agora são temas de TCC.

    Claro, além de tudo o que você desenha, o seu olhar muda e “grava” o modo de como desenhar e aprender formas novas, é meio que “desenhar o que você vê” :)

    Btw, seu Sketchbook do Han.. (essa marca é complicada ein ahah), pela textura da página é o que? 140g/m? Eu tenho um que tá terminando agora (já to louca atrás do 8º sketchbook hehe (eu acho que era.. ) que é 140g/m, ele não é especííííífico para aquarela, mas resiste bem! Comparado com aqueles do Cícero que ondula a página meeeesmo ~mas é gostoso do mesmo jeito hehe, qual a graça senão ondular? :)) ~ Compra um bloco de aquarela (tem o Canson que tem a textura na horizontal e a do Montval, que é mais gostoso), é uma DE-LÍ-CIA sentir a textura da folha e como a aquarela se comporta! ^^

    Espero que goste! ♥
    Quando der, eu seleciono uma foto tua e te ilustro de novo! ;)

    Beijos Mel!
    Ana Lu ^-^
    9dadesasolta.com

    • Melina says:

      Oba! Fiquei feliz em te ver por aqui de novo ♥
      Sabe que em Junho, quando fui pra SP, passei na frente daquele Starbucks que fomos no encontrinho e lembrei de você? Até pensei “seria legal se ela estivesse por ali agora” hehe :)
      Vish, pior que não sei a gramatura porque não tem essa informação no sketch, só na embalagem que já joguei fora :x
      Eu tenho um outro sketch próprio pra aquarela, mas não gosto dele (é muito grande), mas volta e meia uso folhas próprias de aquarela e colo nesse sketch da marca do nome complicado hehe
      Aposto que seu TCC ficou incrível e vou amar se algum dia você me ilustrar de novo *-* ♥
      :*

      • AnaLu says:

        <3
        Awnt que fofa :) É, em junho a srta deu uma passadinha rápida por aqui né? hehe.

        É, eu fui olhar no sketchb. pra ver da gramatura e realmente, tava na senhora embalagem. haha Dai eu fui confirmar na Casa do Artista e tava como 140g/m..

        O problema de sketchbooks específicos pra aquarela é que, dependendo de uns, vem poucas folhas porque a gramatura sendo grossa fica pesada e difícil de levar pra tudo quanto é canto né? Estou de olho também em uma da Moleskine que é pequeno, tamanho A5, na submarino (da última vez que olhei tava R$50) mas estou na dúvida.. Porque como eu pinto MUITO, e pra mim, pelo menos, eu preciso de espaço pras minhas artes com bastante tinta.. Estou pensando no meu próximo de fazer com encadernação artesanal, mas não sei quantas folhas pretendo colocar.. '-' ~ to pensando eternamente haha ~

        Verdade, também gosto de variar nas folhas soltas pra aquarela, os movimentos ficam mais soltos e não fica nada muito preso né :) As mina pira! hehehe

        Bom, meu TCC tá caminhando <3 Saíram umas estampas corridas (estou fazendo de estamparia btw hehe) e tudo muito *-*, nem eu imaginava que ficariam assim! No caso, meu tcc mesmo são ilustrações com composição mais complexa com uma linguagem diferente do que eu costumava fazer… Além de outros testes que fiz com ilustrações "avulsas" vamos chamar assim, ficaram muito amorrr <3 Estou planejando de fazer um vídeo/post sobre meu tcc porque tem uma pá de gente ai me perguntando como tá sendo e tal :)) Se conseguir fazer e organizar certinho eu te envio! ♥

        Yep, estou com alguns projetos para minhas ilustrações, mais para movimentar mesmo minha cabeça, não consigo sossegar hahaha, tenho uma listchinha pra seguir! euheuhe Te desenho em breve! ;)

        Ana Lu

        • Melina says:

          Em Junho eu fiquei bem pouquinho aí e fui pra trabalhar pra Sharon :) Espero poder voltar com mais calma no começo de 2015 <3
          Nossa, fiquei ainda mais curiosa em relação ao seu TCC e quero ver essas estampas *-* Me manda mesmo o link quando fizer o vídeo, por favor :D

          :*

          • AnaLu says:

            Ooi :D
            Ah que bom, ia ser legal te ter por aqui de novo! ♥
            2015 pra mim, estou planejando deixá-lo ser um ano bem criativo pra mim, tanto pelo tcc, quanto pelos meus projetos e até porque a senhora astrologia influencia! hehe
            Por enquanto, algumas estampas eu liberei no meu behance, ainda preciso baixar as restantes pra lá, não sei também se posto as ilustras separadas da repetição e tal… :) Te mando o link no fb! ;)
            ;*

  14. Malu says:

    Ah mas que amorzinhos mel s2 s2, como você pode ser tão meiga??Esses desenhos tao tao lindos

  15. joicy recco says:

    que coisa mais fofa Mel. Já tem tempo mas eu amava pintar tipo aquarela. Acho um trabalho lindo é fofo. Seus desenhos estão cada vez mais um amoor :* Beijos

    http://joicyrecco.blogspot.com

  16. Flávia says:

    Que fofo mel!!! Eu tb comprei um estojo com aquarelas, mas ainda to iniciando kkk vc podia dar umas dicas!! Amei o post!! Bj :*

  17. Também aquarelo em folhas que não são “próprias” para este tipo de coisa, na verdade, sou mais ousada que você, pois uso folhas ~alcalinas~! hehehe Amei o post e cada página do seu sketchbook. ♥

    Smack!

  18. Bárbara Bandeira says:

    Adorei Mel,mas queria saber qual estilo de música e o cantor(ou banda) que você mais gosta!
    Grata!!!Babi ❤

  19. Helena says:

    Olá Melina
    Adorei seus desenhos! Eu também desenho e pinto com aquarela :)
    Parabéns pelo seus desenhos no sketch, e pelo blog, é claro!

  20. Barbara Sá says:

    Oi, Mel.
    Aparentemente aquarela é mais fácil do que desenhar em si, né? Achei legal e uma boa forma de me aventurar, sou péssima em desenho, mas gostaria de fazer algo relacionado a arte.
    Sua letra é muito amor <3

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

  21. Lu Alves says:

    Sempre amei papeis, canetas, pinceis, tintas e tudo desse universo, mas nunca usei aquarela !!! Logo, preciso experimentar, é claro!! Me inspirei :)
    Só uma perguntinha, sobre o caderno, ele tem as páginas mais grossas? Pois geralmente páginas normais danificam com qq coisa mais úmida. Ele é especial para aquarela?
    Beijinhos Lu Alves

  22. Maria says:

    Você poderia me indicar algum site pra comprar esse material online?Na minha cidade não consigo encontrar o necessário e gostaria muito de tentar fazer também.

  23. Ákysa Ribeiro says:

    Que lindo seu sketchbook Meeeel!!! Amei, tudo muito lindo e fofo!

    Psiuu: Qual a marca da sua câmera? Eu estou pensando em comprar uma e acho a sua um máximo :)

  24. Amei, assim como amo tudo no seu blog, espero um dia ser tão incrível como você

  25. Suelen says:

    Ai quanta lindeza! :)
    Por aqui só encontro as escolares, então comprei um jogo da China, esperando ansiosamente e espero também não me decepcionar, hahaha
    Seu sketch é lindoooo! ♥

    Beijo, Mel!

  26. Adoro essas fofurinhas que você posta por aqui, morro de amores e fico minutos olhando cada uma hehe.

    Beijos e convido vocês para conhecer meu blog <3
    http://mundoitgirl.blogspot.com.br/

  27. Ana says:

    espero eu um dia acordar tão criativa e tão habilidosa com esse tipo de pintura!
    não tenho o dom, não adianta!! hahahaha
    Parabéns mel! super lindo!

  28. Que post lindo, Mel!
    Assim como algumas leitoras comentaram, gosto de visitar seu blog porque me sinto bem aqui, algo como quando chegamos em algum lugar e nos sentimos bem recebidos.
    Apesar de formada em artes plásticas, tive pouco contato com a técnica da aquarela. Uso mais a tinta guache, mas depois de ler seu post me animei a comprar um estojinho e experimentar mais.
    Grande beijo <3

  29. Elisa Mello says:

    Que lindos seus desenhos Meeeel!
    Aquarela é tão amor <3

  30. Ana Bárbara Muniz says:

    Mel, quase não comento aqui, maaaas… esse seu post foi tão amor ♥ Amo seus desenhos! São maravilhosos, parabéns! Me encheu de inspirações esse post, é sério. Tive que vir compartilhar isso com você. hahahahaha

    Amo você Mel, beijos <3

  31. Tais says:

    Oi mel…
    Então vc poderia me dizer alguma sugestão de filmes da disney pra mim assistir (as minhas amigas ñ curtem animações,então queria q vc me desse sugestoes)
    bjs…
    faz mais fotos do spoke

  32. Eu tenho esse mesmo sketchbook que você tem, a gente teve que comprar para a faculdade, para fazer croquis, mas eu também insisto em usar aquarela nele hahahaha!
    Esse estojo de aquarela é muito bom apesar de não ser profissional (para bem falar a verdade, acredito que essas coisas é tipo o que acontece na fotografia, depende bem mais da pessoa do que do material) eu queria muito ele pois ele é bem mais prático que as bisnagas que eu tenho.
    Acho suas aquarelas muito fofas, muito instintivas e espontâneas! x)

  33. nicoly says:

    Oii mel!!
    Amei sério, amo seus desenhos em aquarela e sempre q vejo fico com vontade de desenhar em aquarela :)
    Eu perguntei no Instagram aonde voce tinha comprado, então fiquei muito mais feliz quando vi que vc tinha postado aqui sobre isso
    Você é uma inspiração para mim! E o jeito como vc olha o mundo, sempre com muito amor é incrivel e faz com que eu queira ser mais assim tambem, eu normalmente não comento aqui porque parece q o comentário nunca vai (eu nn entendo muito sobre isso) mas saiba q eu amo suas postagens e sempre vejo elas e tenho vontade de comentar
    Bjs :*

    • Melina says:

      Fiquei feliz em saber que gostou do post e que comentou por aqui :)
      Seu comentário normalmente da erro quando você tenta enviar? Estou perguntando isso porque todos os comentários vão para um filtro especial pra que eu possa ler e aprovar/responder (faço isso para poder responder as perguntas com mais facilidade) e tem alguns pendentes aqui. Talvez seus comentários enviem direitinho, mas eu demoro um pouquinho pra aprovar ;P
      :* e obrigada pelo carinho

  34. Renata says:

    Seus desenhos são tão fofos *_*
    Amo seu blog Mel, suas fotos são lindíssimas!

    Beijinhos <3

  35. Tais says:

    Mel,vc poderia me indicar filmes pra mim assistir?
    adoro vc e seu blog,posta umas fotos do spoke…bjs <3

  36. Camila Cunha says:

    Suas aquarelas estão cada vez mais lindas Mel, tão delicadas, adorei a da raposa, e a árvore de natal :3

    Eu estou usando os meus lápis da Faber como aquarelas agora :) tenho gostado bastante do efeito, e fico pensando sempre em te ilustrar de novo, porque aquele desenho que te mandei (lembra?) está só pintado “normal” quero fazer um em aquarela, se eu fizer te mostro, aliás também quero ilustrar os seus looks que mais amo! Se eu fizer te mostro também. ♥

    Beijos

  37. Viviane says:

    Que fofinho seu caderno! Você continua fazendo aula de desenho, Mel?
    Ah, uma curiosidade.. não sei se você já comentou em algum post e eu perdi mas porque decidiu deixar o nome do blog somente Serendipity?

  38. Giovana says:

    Nossa Mel, que lindo. Fiquei com muita vontade de ter um tbm, sempre amei as fotos que vc posta no instagram. Quando eu era criança amava desenhar, mas nunca usei aquarela.. acho q vou ser adepta da tinta agora, parece relaxaste e as cores são maravilhosas. Amei esse post *.* <3

  39. Giovana says:

    Mel, qual a gramatura desse caderno que você usa? Bjos

  40. Vitória says:

    Mel seus desenhos estão lindos, eu desenho desde pequena mas nunca me aventurei em pintar com aquarela, vendo seus desenhos deu até vontade de usar meus lápis aquarela e quem sabe comprar um kit? haha acompanho seu blog faz uns 3 anos mas nunca comento, principalmente por causa da escola, mas agora prometo aparecer mais nos comentários.
    Bjs!

  41. Hemylle says:

    Vi esse post hoje e achei TÃO lindo que deu vontade de pintar um monte. Eu tenho um sketchbook também, mas faço desenhos com canetinhas coloridas. Gosto do traço bem fininho. Deu vontade de experimentar aquarela também. 2015 vem aí. Quem sabe, né?!

  42. Luíza elias says:

    Oi,
    amo aquarela , eu queria saber se tem algum blog , ou site , que você gosta para poder me apresentar .
    Comente mais sobre aquarela ! Obrigada . :)

  43. Jess Correa says:

    Amei o post!

    Estou com uma dúvida, a sua aquarela você tem a sensação de estar acabando muito rápido? Ela fez a ondulação logo quando usou a primeira vez? Pois comprei o mesmo estojo e usei apenas uma vez, e sinto que gastou uma quantidade significativa de tinta, ou pode ser apenas o meu medo dela acabar rápido hahahah.

    Amei o post e aquarela é um material delicioso de se usar!

    Um beijo <3

  44. Helen says:

    Adorei seu blog! Gostaria de convidar a visitar meu site, e meu facebook. Onde estou fazendo lindos Sketchbooks com capas criativas, e assim como também com materiais p/ desenho.
    http://www.sketchlandia.com.br/ e face: https://www.facebook.com/sketchlandia


Deixe seu comentário