IMG_3359
Everything Else

Parque Gomm | Casa Gomm

27.02.2015

IMG_3392

No ano passado fotografei um lugar muito lindo aqui de Curitiba chamado Parque Gomm (inclusive mostrei um pouquinho dele nesse look), na verdade, para ser mais precisa, uma mansão muito antiga que fica nele, a Casa Gomm.

Hoje vou mostrar para vocês mais detalhes dessa casa linda que, durante muitos anos, foi residência de uma família aristocrática inglesa (pelo que me falaram quando fui visitar a casa, era a casa do consul inglês). Ela foi construída em 1906, está muito bem preservada e foi tombada em 1989.

IMG_3371

IMG_3377

IMG_3381

IMG_3332

IMG_3338

IMG_3359

IMG_3399

IMG_3402

IMG_3404

Uma coisa que achei impressionante (e que sempre que paro pra pensar no assunto fico impressionada de novo) é que essa casa não está no lugar original. Ela foi toda desmontada e remontada em outro endereço e, pra mim, é impossível imaginar isso. Visitei quase todos os cômodos dos três andares e, como sempre faço quando entro em algum lugar carregado de história, fiquei imaginando o que aconteceu no passado em cada um deles. Lá no topo tem o antigo quarto da filha do consul. Fiquei imaginando o que ela via quando olhava pela janela, se ela escreveu cartas e até se ela dançou por lá enquanto cantava algo mentalmente. Adoro imaginar essas coisas hehe

IMG_3409

IMG_3413

IMG_3422

IMG_3431

IMG_3432

IMG_3433

IMG_3435

IMG_3436

IMG_3438

IMG_3442

IMG_3449

IMG_3450

IMG_3451

IMG_3452

IMG_3453

IMG_3458

IMG_3483

IMG_3484

Essa portinha com o coração fica no terceiro andar do lado do quarto da filha do consul (ele fica do lado esquerdo). nem preciso dizer que é a minha porta favorita da casa, né? :)

IMG_3474

IMG_3476

Esse é o Chico, um rottweiler muito lindo que foi abandonado na região e acabou sendo adotado pelo pessoal que trabalha na Casa Gomm. Se eu não me engano, esse lugar que ele está deitado é a antiga garagem (hoje não usam mais como garagem).

Quem quiser visitar o Parque e a Casa Gomm, ela fica na Rua Bruno Filgueira do lado do shopping Pátio Batel. Nas duas vezes que fui lá, tive uma visita guiada por um historiador muito simpático que trabalha por lá. Super recomendo a visita para quem quiser conhecer lugares diferentes dos pontos turísticos da cidade e também para quem gosta de arquitetura, casas antigas e cheias de histórias :)

Quem aí já foi lá? Gostou?

Quem quiser saber mais sobre o lugar é só clicar nos links: link 1 | link 2

Para acompanhar o meu dia-a-dia é só me seguir no instagram ;)

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

Por

Melina

  1. Kya says:

    That looks like it was a really cool place to visit! The door with the heart is just so cute. :D

    That is so lovely of the staff to adopt the dog. At least he is now safe. :D

  2. Giulia says:

    Que linda. Adoro casas de madeira. Meu sonho é voltar pro interior e morar numa de madeira com uma varanda igual dessa pra tomar chimarrão.
    Ah, não sei se foi a exatamente isso que vc se referiu, mas em alguns lugares ainda se “transfere” as casas. Um caminhão carrega a casa inteira pra outro lugar, e só as partes críticas são destruídas e reconstruídas.

  3. May Pacheco says:

    Que fofura está porta com um coração recortado. Tão simples e tão bonito. E esse cachorro *-* que lindoooo. Adorei as fotos Mel.

    Beijos.

    http://www.maypacheco.com

  4. Renata says:

    Impressionante os detalhes que você conseguiu captar.
    Muito linda a arquitetura desta mansão, amo conhecer lugares que tem uma história para contar e também gosto de ficar imaginando coisas de como deve ter sido hehehe.
    Beijos!
    http://lovelyplacee.blogspot.com.br

  5. Érica says:

    Adoro esse tipo de passeio e a casa é muito bonita. Sou carioca, nunca fui ao sul mas sempre quis morar em Curitiba. Quem sabe um dia, né?
    Mel, vou te dar uma dica de blog que talvez você já conheça mas que, acho que tem tudo a ver com você. Eu adoro o Lomogracinha. Elas são paulistas, acho eu.
    Beijão Mel.
    Bye♡

  6. Carol says:

    É legal dizer que a casa não ficava exatamente aí, ela ficava onde o shopping pátio batel foi construído. Para preservarem a casa, ela foi desmontada e reconstruída nos fundos do terreno ;)

  7. Bruna says:

    Que lugar mais lindo Mel! O mais legal deve ser realmente imaginar como era a vida das pessoas que frequento a casa.
    Tem tantos detalhes a casa, tanta coisa para fotografar.
    Se um dia eu for pra Curituba, com certeza vou querer ir visitar a essa casa.
    PS. Que vestido lindo ^-^
    Beijo.

  8. Eu moro em Curitiba e nem sabia da existência desse lugar o-o’
    E ele é tão interessante! Melhor começar a sair mais de casa.

  9. Simone Ferraz says:

    É uma casa muito bonitinha mesmo! Adorei! Moraria nela… Só mudaria o interior… hehehehehehe….
    Adorei o muro todo coloridinho! Uma graça!

    Beijos.

  10. Eu também adoro imaginar a vida das pessoas que moravam em lugares como esse. Uma época tão diferente da nossa, com costumes e rotinas tão diferentes. É fascinante! Por exemplo, tem o Castelinho, que fica em Paranapiacaba, que já visitei várias vezes com visita monitorada e não me canso.
    Eu acho que a casa devia ser habitada pela família legítima, geração após geração, e sempre muito bem preservada. Seria demais fazer parte dessa história, morar num lugar histórico e descender de uma longa linhagem importante.

    Beijos,
    Livro de Memórias

  11. Aline says:

    Fiquei feliz Melina, de saber que você também imagina como foi a vida das pesssoas que passaram pelos lugares historicos. Achava que eu estava sozinha nessa viagem. =D. Grande beijo

  12. Paola Alves says:

    Que linda essa casa! Nunca ouvi falar desse lugar.. mas me lembrou casas americanas! :D http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  13. Luiz Lacks says:

    Mel, eu gostaria de saber o horário em que a casa fica aberta para visitas. Quando fui visitar a casa, estava fechada :/

  14. Keli says:

    Oi Melzinha, adorei o post simplesmente amo coisas antigas de decoração à roupas enfim tudo. Por favor faça mais Vlogs adoro têm vídeo assim no canal.

  15. Becky says:

    Eu amo história e arquitetura, pena que não sou de Curitiba. Vou deixar anotado essa dica de passeio para quando for visitar a cidade.
    Seria legal você fazer um “tour” pela cidade e indicar em posts aqui no blog, só uma sugestão, heheh
    Amo casas de madeira, são muito fotogênicas.
    Beijos.

  16. Carol Yung says:

    Que lindo Mel, eu também fico imaginando o que pode ter acontecido no passado em lugares antigos que visito, achava que eu era a única pessoa que fazia isso.

  17. Isabelle says:

    Por fora é praticamente uma casa de the sims! Kk Que fofura

  18. Julia says:

    Ai Mel… Não me canso de vir aqui comentar nos seus posts! Amei sua roupa, onde comprou o vestido? Ah e quando puder por favor grava o tour pelo seu quarto!
    Beijos :*

  19. Ludi says:

    Nossa, nem sabia disso!
    É impressionante mesmo pensar que ela tenha sido desmontada, ela tá tão certinha e conservada!
    Beijos!

  20. Julia says:

    Mel! Amei as fotos, por favorzinho quando puder faz o tour pelo seu quarto! Vou reformar o meu e você é minha inspiração, (isso soou meio puxa saco mas por favor releve! haha) e queria ver os detalhes super fofos que ele tem!
    Beijos

  21. Mundobrel says:

    Que lugar lindo.
    Eu super moraria aí. Mesmo tendo medo de aparições de espíritos. hahaha. Morro de medo de casas antigas.
    bj

  22. Barbara Sá says:

    Que lugar incrível, Mel. E nas suas fotos ficou mais lindo ainda.
    Deve ter alguns lugares assim aqui na Bahia, pelo menos sei que aqui na minha cidade tem um Castelo. Vou procurar saber onde é para poder fazer umas fotinhas lindas lá também :)
    Ah, já disse que sou apaixonada por esse vestido? Pois é, eu sou!

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br

  23. Barbara says:

    Casa Linda! Amo essas casas de madeira, estilo inglês que tem essa varanda enorme na frente. E essas janelas fofas a porta de coração nem se fala. Mel o pessoal que te orientou falou algo sobre a família que morava ai, se a ” filha do Consul” ainda esta viva etc? Existe alguma taxa de visitação?

  24. Luanna Alves says:

    Que lugar maravilhosamente lindo! Amo casas antigas. Beijos, Mel!

  25. Victoria says:

    Não conhecia! Esta realmente conservada, é de impressionar!
    Casa linda, cãozinho lindo e fotos lindas!
    Adorei o post!
    Beijinhos!

  26. Que lugar lindo e incrível, e essa porta é um amor.
    Mel minhas aulas começaram faz duas semanas, mas não pense que parei de visitar o blog hahaha, só não estou comentando durante a semana pois minha vida esta muito corrida :/
    Beijos, aah e sobre o outro post, amei sua tatuagem!

  27. Andressa Siqueira says:

    Que casa linda, um sonho! A foto da porta ,com coração, me fez lembra do filme “Questão de tempo”.
    Beijinhos ♥

  28. Nossa, que lugar mais lindo. Uma meta minha para esse ano é viajar para Curitiba pra visitar uma amiga. Aproveitando, também pretendo fazer turismo pela cidade =) Vc podia fazer um post com algumas dicas, Mel. O que acha?

  29. Janis says:

    Oi Melina, tudo bem?!
    Você chegou a entrar em contato com alguém da Casa Gomm? Tenho ido sempre lá, para tentar entrar e dar uma espiada, e sempre está fechada. Não consegui contato de lá. E parece que você foi uma das poucas pessoas que encontrei, e que conseguiram entrar.


Deixe seu comentário