Inspiration

Sexta-feira 13: gato preto da sorte!

12.03.2015

IMG_4978

Amanhã é sexta-feira 13. Para algumas pessoas, é apenas mais um dia, para pessoas supersticiosas é um dia em que se deve tomar cuidado com tudo o que “pode trazer azar” e para aqueles que tem gatos preto (ou para os próprios gatinhos) é um dia muito complicado.

Infelizmente algumas pessoas realmente acreditam que gato preto pode trazer “má sorte” para quem cruzar o seu caminho em uma sexta-feira 13 e por isso tentam eliminá-los ou maltratá-los. Outras sequestram ou até “adotam” para usar em rituais pagãos (para mais informações clique aqui). Isso mesmo, o número de gatos pretos que correm risco de morte (e que morrem) nesse dia é absurdo e é por isso que resolvi fazer esse post: para tentar conscientizar o maior número de pessoas de que gatos pretos (e de qualquer outra cor) são amor e não trazem nada de ruim para ninguém.

IMG_4996

Essa gatinha que está deixando o post mais bonito se chama Pretinha. Ela era uma gata de rua que foi adotada por uma família amiga. Todos os dias ela ia se alimentar e beber água no jardim (praticamente morava por lá), mas continuava livre para se aventurar pela vizinhança quando quisesse. Passou anos vivendo assim, até que há mais ou menos dois anos ela foi vítima de uma dessas pessoas supersticiosas em uma sexta-feira 13. Levou um tiro quando estava na rua e só não levou outro porque uma das vizinhas escutou e chegou na porta a tempo de ver o agressor saindo do carro com a arma em mãos. Infelizmente ela foi atingida, mas para a sorte dela, conseguiu ser socorrida.

IMG_5053

Hoje a Pretinha está bem, mas há dois anos ela é paraplégica e teve que mudar completamente o seu estilo de vida. Não consegue mais escalar móveis nem muros, precisa de ajuda para fazer xixi, durante muito tempo teve feridas pelo corpo por ter que se arrastar para se locomover, só consegue coçar uma parte do seu corpo (só com a língua, já que não tem movimentos nas patas traseiras) e deixou de ser uma “gata livre e independente” para viver em uma casa (cheia de amor, energia boa, e pessoas do bem, é claro!).

IMG_5082

A bala ainda está lá no corpo dela (os veterinários acharam melhor não remover) e, mesmo com todas as suas limitações, ela se locomove muito rápido (é impressionante), consegue caçar passarinhos e tem uma força incrível nas patas dianteiras :) Fiz um pequeno vídeo dela “andando” para mostrar pra vocês: pretinha andando.

IMG_5078

Esses pêlos brancos espalhados pelo corpo são consequência do estresse. Ela era toda pretinha mesmo. Uma bolinha preta, magrinha e de olhos amarelos ^^

IMG_4984

IMG_4990

IMG_5018

IMG_4972

IMG_5005

A história da Pretinha teve um final feliz, mas nem todos gatos pretos têm essa sorte. Muitos são assassinados, muitos são torturados e acabam sem receber ajuda e ficam sofrendo…mas nós podemos ajudar eles espalhando a mensagem de que GATO PRETO DA SORTE!

Já faz um tempo que algumas ONGS e amantes dos animais têm criado campanhas para tentar protegê-los e quanto mais pessoas se juntarem, falando sobre o assunto e/ou compartilhando os textos/vídeos, mais pessoas irão receber essas informações e mais vidas poderão ser salvas :)

Se você encontrar algum gato preto na rua não tenha medo e, por favor, não faça nenhum mal pra ele.

Vamos espalhar essa mensagem e evitar que surjam mais vítimas de superstições :)

Obrigada por tudo, pessoal! E um obrigada especial para a Taiana e Silvana que me receberam tão bem quando fui fotografar a Pretinha.

xoxo

ps: a Lully gravou um vídeo, com participação da Pedrita linda, falando da onde surgiu essa ideia de que gato preto da azar. Para assistir é só clicar aqui.

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

Por

Melina

  1. Nat says:

    Mel, amei amei amei o post. Me emocionei com a história mas fiquei mega feliz com o final da Pretinha, que bom que ela teve uma segunda chance <3

    Na última sexta-feira 13 até fiz uma imagenzinha no face pra divulgar a mensagem: http://migre.me/oZEeH
    Agora com certeza vou divulgar o post também.

    Beijosss

  2. Ai gente, que triste ler a história da Pretinha. Mas fiquei feliz por ela morar com uma família que a ama e cuida dela agora. Acho que muita gente teria mandado sacrificar no veterinário para evitar que ela sinta dor ou para não ter que arcar com os custos dos remédios :(
    Ainda muito me surpreende essas pessoas com mentalidade medieval, que acreditam no que a igreja daquele tempo pregava com relação aos gatos pretos. Como pode as pessoas realmente acreditarem que são animais de BRUXAS e que dão azar?! o_O
    Parabéns por esse post, Mel!

    Beijos,
    Livro de Memórias

  3. Mila says:

    Mel,

    que história triste, mas ao mesmo tempo comovente! Que essa família seja muito abençoada por esse gesto de amor!
    E existem cadeiras de rodas para animais. Não seria o caso da Pretinha ter uma?

    Beijos

  4. Stefany Bueno says:

    Mel que lindinha é essa gata, acho que as pessoas deveriam pensar e ver que nenhum animalzinho vai fazer mal a alguém. Lendo esse post lembrei que tem um gato preto que vive em sima da minha casa, todas as noites ele dorme lá em cima e de dia fica escondido caçando passarinhos, só não adoto ele por que eu tenho um cachorro e que uma vez quase matou o gato da minha vizinha, mas com certeza futuramente vou adotar um gato por que eles são muito fofos. xoxo

  5. Aline Costa says:

    Ai que linda, espero que nenhum gatinho se machuque amanhã ><

    http://princesaurbanaa.blogspot.com.br/

  6. Maria Luiza says:

    Concordo! Tenho um gatinho preto (Neguinho) e ele trás muita felicidades para mim.

  7. Flávia Caroline says:

    É muito triste, infelizmente tem muitas pessoas que são maldosas e ignorantes. Um animal indefeso, que dá e precisa de carinho. Amei o post e com certeza vou compartilhar.

    Beijinhos Mel *-*

  8. Simone Ferraz says:

    Excelente post, Mel!
    Acho um absurdo falarem que o gato preto dá azar, que traz má sorte. Vários já cruzaram a minha frente e nunca tive problema com isso.
    Acho que essas pessoas que fazem maldades com esses gatinhos são mal informadas e malucas!
    Espero que isso pare de acontecer né! Deixem os gatinhos pretos em paz!

    Beijos.

  9. Yasmim Ramos says:

    ;S Isso é uma tristeza! Esse negócio de preconceito por causa da cor das coisas.. bichos.. pessoas.. é o que mata o ”SER HUMANO” Se é que se pode chamar de ser humano, uma pessoa que maltrata os Bichanos por causa da cor, de superstições ridículas; Poxa, se querem ser supersticiosos, que sejam, mas deixem os bichinhos foras desse TROÇO (y)

    Mel, Amei o post! Amo gatinhos, (tenho 2) Não são pretinhos, mas se fossem, eu os amaria da mesma forma! <3 Beijoooos
    Yasmim Ramos do Blog: SE ESSE MUNDO FOSSE MEU
    http://myymescritorinha.blogspot.com.br/

  10. Eu não consigo entender o que faz essas pessoas terem esses preconceitos com gatos, sempre ouço felarem que são traiçoeiros, malvados e tal, mas aqui em casa já tivemos 13 gatos, estávamos sempre pegando os animais de rua e dando um lar a eles, mas eis que minha gata deu cria e nos pela primeira vez resolvemos dar um dos gatinhos para uma vizinha e foi a pior coisa que aconteceu pois minha gata ficou muito triste, ficava procurando o gatinho e depois de uns meses veio nos contar que um vizinho que não gostava de gatos deu um tiro no bichinho.
    Como disse tinha 13 gatos mas atualmente tenho so 5, um morreu por picada de cobra (fomos descobrir depois de uns 5 dias e ai não teria nem como fazer tratamento), e os outros desapareceram, mas o engraçado é que a maioria desses que sumiram eram peludinhos, tenho quase certeza que foram roubados e fico apavorada de a maioria das pessoas quererem só os animais “bonitinhos” e chegarem ao ponto de roubar dos outros.
    Mel desculpa o tamanho do meu comentário!

    • Melina says:

      Ei, nada de pedir desculpas pelo tamanho do comentário :) Obrigada por compartilhar sua história, chuchu!
      Sabe, a família da Pretinha tem mais dois gatos também adotados e um deles é peludo, “loiro” (e branco) de olhos azuis. A quantidade de pessoas que tenta ficar com ele é absurda (já pegaram algumas vezes, mas ele sempre foge e volta pra casa \o/). Infelizmente os animais também sofrem preconceito pela aparência/cor :/
      :*

  11. Becky says:

    Estou gostando de ver que você esta fazendo posts sobre assuntos diferentes. Eu não participo de nenhuma ONG (quero sim participar), mas super defendo essa ideia, nenhum animal merece ser afetado por um mito ou outro motivo. As vezes fico sem palavras por ver que muitas vezes o ser humano deixa de ser “racional”.
    Bjos!

  12. Grazi says:

    Os gatos que tem a coloração inteira preta ou branca correm grande risco nessas datas. Recomenda-se aos tutores que tomem muito cuidado, da mesma forma, pessoas que doam animais também são orientadas a não doar para ninguém em datas próximas.
    Infelizmente, as pobres galinhas não gozam da mesma proteção e padecem diante da ignorância humana. :'(

    Pretinha linda! *-* Será que os tutores já pensaram numa ‘cadeirinha’ para ela? Tem alguns vídeos na internet ensinando como fazer.

    Para finalizar, uma frase que roda pela internet a algum tempo:
    “Gato preto não dá azar. Azar é cruzar o caminho de um humano ignorante”.

    PS: Mel, amo seu blog! Mas devo confessar que suas últimas postagens têm um significado muito especial e importante para mim! Muito amor, engajamento e serenidade.<3

  13. Helen says:

    Tadinha, fico doente de ler esse tipo de história ; ( mas pelo menos ela está bem agora, muitos não tem a mesma sorte ;___;
    lindo post Mel, não sou de comentar por aqui mas adoro muito seu blog e essa postagem fez diferença no meu dia ^^

  14. Luciana says:

    Mel
    Parabéns pelo post. Gatos são amor independente da cor e da raça!!!!

  15. Helen Saez says:

    Olaaa Melzinha, quando vi você falando sobre gatos, pensei: claro que preciso comentar nesse post. Eu amooooooooooo gatos, todos!! Eu tenho 6 gatos no meu Ape adotados que vieram da rua mais três que moram na casa da minha mãe e dois são negros.. Gatos são amor e muito afeto, nada de azar eu sempre faço carinho quando encontro gatos na rua. A minha gata Mel ta lindaaaaa ela parece uma lobinha a mais linda daqui .. Amei seu post de hoje!!! <3 E quem não tem gato adota um, se todos adotassem 1 e castrasse não teriam tantos gatos abandonados!! Gatos precisam de amor!!! Te adoro mel mais ainda por vc amar os bichanos! Bjooooo

  16. É muita maldade fazer isso com o bichinho, fala sério :~~

    Achei seu post maravilhoso, Mel, principalmente por propagar a mensagem de combater as crueldades com os animais. Eles não merecem passar por essas agressões em dia nenhum.

  17. Izabella says:

    Eu tenho um gato preto e toda sexta-feira 13 eu tranco ele, pq tenho medo de acontecer alguma coisa.

  18. Carol says:

    Nossa, fiquei assustada ao ler o post. Como alguém teve coragem de dar um tiro em um gatinho? A ignorância humana às vezes assusta. Que bom que tudo deu certo pra Pretinha (que é uma fofa), espero que as pessoas que maltratam animais sejam punidas :/

  19. Ana Alice says:

    Linda sua atitude de tentar conscientizar as pessoas.
    Fico triste só de pensar em tantos gatinhos que sofrem nesse dia ( e nos outros também, infelizmente).

  20. Jessé says:

    Mel, o meu tio tem uma ONG com varios gatos e ele tem uma gata linda chamada jully
    eu postei fotos dela no meu instagram, me segue para vc ver a gatinha e espero q goste.
    esta como (LiteraTour Books)

  21. Hanna says:

    #gatopretodámuitasorte <3 :(

    Quem dera eu poder ter uma bola preta dessas pra chamar de minha, acho lindo demais <3 (gato ou cachorro, queria um pet, mas ainda não podemos ter)

    Repassando a campanha pra frente lol

    x

  22. Ludimila says:

    Eu tenho um gato preto e não, ele não dá azar! Na verdade, ele é meu segundo gato preto <3

  23. To incrivelmente horrorizada. E muita maldade no coração de algumas pessoas!!

  24. Talia says:

    MEL QUE POST LINDO E GATINHA MAIS FOFA AINDA *-*
    É muito triste saber que ainda existem pessoas que acreditam nisso, deveriam acabar com essas superstições de uma vez, eu tenho um gato preto e ele só me dá sorte, é um amorzinho ♥ Parabéns pelo post, deveriam haver mais posts do tipo por aí..
    PS: Nunca comentei aqui, mas quero dizer que admiro demais o seu trabalho ♥

  25. Ketelen says:

    Ain! Que dó da Pretinha! Mas ainda bem que ela está bem e recebendo muito amor! Adorei a iniciativa do post Mel! xx.

  26. Isa says:

    Que história horrível! Não aconteceu algo semelhante a isso mas tem algo em comum com a história.. Na rua de trás da minha casa um cara comemorou tanto a vitória do campeonato do time dele que atirou pela janela e acabou acertando em um cachorro que estava passeando na rua. Foi horrível! Acho que qualquer agressão contra os animais tem que ser denunciada e alertada.

    E a Pretinha é tão lindaaaaa, ainda bem que está tudo bem com ela e uma família com muito carinho a recebeu =)

    PS: Quando eu vi a foto no instagram eu achei que você tinha adotado hahaha!

  27. Oi Mel!
    Eu tenho uma gata preta, a Magnólia. Ela é um amor e super dócil (mesmo, MEEEEEEEEESMO) e resgatei ela da rua. Até hoje quando ela sai, volta com algum machucado, suspeito que alguém machuque ela quando está na rua e fico tão triste! É meio que impossível prender a gata em casa, mas quando posso, mantenho ela sobre supervisão… É horrorizante e assustador como as pessoas acham que a cor do gato pode influenciar em alguma coisa! É só uma cor! Mais amor aos gatinhos pretos <3

  28. Danny Toledo says:

    oi Mel, fico muito feliz com o seu post, amanhã será um ótimo dia de conscientizar sobre a minha Pretinha que tbm tenho em casa. Meu Deus, fico pensando o que as pessoas tem na cabeça a ponto de apontar uma arma para um animal inocente apenas por ser preto. Fala sério. Doente, assim como outros que prefiro não mencionar aqui. Vou manter minha pretinha dentro de casa amanhã. bjs

  29. Ananda says:

    Comecei a acreditar mais em azar de sexta feira 13 depois que adotei dois gatinho pretos, porque agora há o medo de acontecer alguma coisa ruim com as duas criaturas mais amadas desse planeta por causa da estupidez humana.
    Sorte que Milo e Luna não fazem questão nenhuma de sair de casa, são dois gatos de apartamento que preferem o quentinho do cobertor e o seguro de cima do armário.
    Pretinha linda e forte, que coisa incrível ela andando, tão rapidinho! Ainda bem que eles conseguem dar um jeitinho, e que também existe gente que conhece amor e cuida deles.
    Parabéns por ajudar a mudar a situação, Mel. Vou tentar escrever alguma coisa também.

  30. Impossível ler o post sem que as lagrimas começassem a descer. Fico muito, mais muito triste em saber disso. Infelizmente o nosso planeta está caminhando para um beco sem fim :/ Porem também fiquei feliz em saber do final feliz da Pretinha.. Queria que todos os gatinhos, vitimas de supersticiosos, também tivesse um.

  31. Sharon says:

    chorei, um dos seus posts mais emocionantes… pq é simples, verdadeiro, do bem e para o bem, como vc <3

    te ama, jacu!

  32. Stefano says:

    Olá! Ótimo post! Eu sou pai de um gato preto, Pantera. Resgatei ele da rua enquanto ele ainda era um filhote, ele estava deitado no meio da rua de um lugar onde passa muitos ônibus e eu só tirei ele do meio pra ele não ser atropelado. Mas depois que botei na calçada ele começou a me seguir ai já sabe… Até hoje ele está aqui, lindo forte e muito carinhoso, um pouco treloso eu devo dizer kkkkkk Ele não vai pra rua, eu não deixo justamente por causa desse tipo de pessoas que maltratam animais, especialmente gatos e os pretos então nem se fala. Uma vez ele fugiu e alguém maltratou ele ou algo e ele hoje em dia morre de medo da rua. Sempre me emociono com histórias de resgate de animais, principalmente de gatos pretos, desejo tudo de bom para você e para Pretinha.

    abraços.

  33. Tutty says:

    Meu sonho é adotar um gatinho preto só por causa dessa bobagem que criaram que gato preto é maldição na sexta feira 13. Acho ridículo jogar a culpa em um animal por causa de sua cor, deveriam prender quem maltrata gatinhos pretos na sexta feira 13 (não que outros crimes contra animais não mereçam punição)

  34. Daniely Borges says:

    É um absurdo como existe gente idiota no mundo, essas pessoas que maltratam os animais e postam vídeos fazendo barbaridades deveriam ser presas sem direito a fiança. Gatos pretos são lindos, qualquer animal merece e deve ser tratado com amor e respeito, infelizmente alguns usam essa superstição como uma desculpa ridícula para fazer mal aos animais. Ontem mesmo eu e meu marido encontramos um gatinho preto sozinho na chuva que quase foi atropelado, conseguimos pega-lo e o levamos para casa da minha tia, onde ele esta sendo cuidado. É um gesto tão simples, salvar um animal e tão gratificante. Parabéns pelo post, e parabéns a Pretinha lida e maravilhosa. <3

  35. Alinne says:

    Que bom que essa história teve um final feliz ne verdade ??? Amo todos os gatos não importa a cor ou se ele é de raça ou não !!! Amo amo e amo ! Beijo e amei o post

  36. tania says:

    Oi mel!
    Tudo bem?
    Sabe que após ler o seu post fiquei pensado que as vezes vejo um ou outro gato na rua…mas rarissimas vezes vi algum preto.
    Dificil mesmo,pensando melhor.
    Cheguei até em pensar no absurdo de extinção!!!
    Parabens por expor isso,já tinha lido por ai,mas superficialmente e até tinha achado exagero,mas infelizmente esse fato não é uma lenda!
    Bjs!

  37. Paola Alves says:

    Essa superstição é tão ultrapassada que até dói ): Religiões sempre levando às pessoas a fazerem merda por um bem maior, af! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  38. Giovanna Bellotto says:

    Impressionante como existem pessoas ignorantes no mundo!
    Por causa de uma superstição ou mesmo graça, animais são maltratados como se seus sentimentos fossem nulos.
    Há dois anos perdemos nosso gato preto, o Caco, por envenenamento. Ele foi vítima da mesma “superstição”… Acredito que se a pessoa não é capaz de apenas respeitar um animal (já que gostar deve ser uma tarefa muito difícil), não conseguirá respeitar nem a si.
    Amei o post e a pretinha é muito linda <3

  39. Bessie B. says:

    Eu tive a sorte de criar uma gata preta por 18 anos sem problema algum, ela morreu de velhice, mas foi puramente sorte. Esse assunto é complicado, ver gatos escalando árvores e sendo livres é lindo, só que existe muita maldade mesmo e o mais indicado é cercar o jardim ou manter dentro de casa independente da cor do gatinho!

  40. elisamello says:

    Ai que dó Mel :(
    e que estranho aparecerem machas brancas de stress, nunca tinha visto isso! Mas fico feliz de saber que ela vive em um lar e é bem cuidada :)

  41. Fer Garcia says:

    Mel, aqui em SP tem uma família que faz cadeira de rodas e doa para as pessoas que precisam para seus animaizinhos, pq não tenta falar com os donos e ver se não é uma boa pra pretinha, eu posso pesquisar aqui e se a familia quiser paga o frete pra Curitiba. Ou vê se tem algum lugar por ai mesmo “/ para não ocasionar mais machucados.
    Espero que esse cara tenha sido preso.

  42. Chorando aqui!
    Não sabia que as pessoas realmente fazem essas coisas com seres tão amorosos como os gatinhos. Gente, chocada mesmo!
    :'(

  43. Victoria says:

    É incrivelmente triste ver pessoas acreditando em superstições tão bobas e tomando atitudes tão radicais quanto essas. Parece que não pensam que é outro ser vivo que esta ali! Que não pode se defender.
    Mas fico feliz de ver que essa família adotou a Pretinha e ver como ela deu a volta por cima! Lindos! A família e a Pretinha!
    Beijos, Melina!
    Adoro seu blog!

  44. Anne says:

    Gato é meu animal preferido, eu amo a personalidadezinha deles. Eu tenho uma gatinha preta e ela só me traz felicidade. Continuo esperando um mundo livre desse tipo de coisa. Obrigado por se importar e fazer sua parte pra ajudar Mel!

  45. Francine Oliveira says:

    Mel, que post lindo! Fico até emocionada porque tenho um pretinho básico também, e sou apaixonada por ele. Dos meus 6 gatos, para mim ele é o mais lindo. É incrível como o ser humano é incapaz de compreender muitas coisas.. mas por outro lado existem pessoas maravilhosas como essa família que adotou a pretinha, que além de compreenderem.. são incríveis por ter tanto amor assim em cuidar de um ser que precisa tanto ser cuidado.. Curtiria esse post mil vezes! Te admiro cada vez mais! beijos

  46. karola says:

    Meu acho imprudente vc acusar pagão de sacrificar gatos preto, a não ser algo que nao está realmente ligado…muito mais fácil o preconceito vir de cristãos em relação a eles do que pagãos que admiram e protege a natureza.

  47. letícia says:

    Oi!
    Somente duas coisas sobre os posts: pagãos não fazem rituais com gatos pretos. No próprio link que vc postou diz isso (lá diz que eles são usados para magia negra). Eu sou pagã E tenho uma gata preta, que faz parte da família e é tratada com muito amor e carinho.

    E gatos em geral, independente da cor, devem ficar dentro de casa. Não é seguro pra nenhum gato dar uma voltinha na rua, nem que seja super perto de casa ou em locais considerados seguros.

    Estou apenas comentando isso pq já existe um preconceito em cima de quem é pagão, a galera já acha q pagão = coisas demoníacas e a parte do gato, que eu falo q eles devem ficar dentro de casa, é pq conheço diversas ONGs que lutam e enfatizam para não deixar os gatos na rua, pois independente de religião, existem muitas pessoas ruins por ai que podem querer machucar os animais (gatos e cachorros, aliás)

    è isso!

  48. Mel, obrigada por contar a história da Pretinha e passar esta mensagem tão importante! Acredito que você conseguiu conscientizar um número muito grande de pessoas sobre a intolerância e o preconceito com estes seres tão especiais e tenho certeza que, se eles pudessem falar, com certeza te agradeceriam também. Eu sou estudante de Veterinária e testemunha de muitos casos de crueldade com animais, principalmente de gatos salvos de rituais, vítimas de envenenamento, chutes, pauladas. A situação é desesperadora e, se cada pessoa pública fizesse um post como o seu, com certeza muita coisa ia mudar. Adoro seu blog e você é linda! Grande beijo

  49. Lena Reis says:

    Gatos são amor, coisas tão lindas :3
    Porque maltratar esses bebes?!?!
    Sou vingativa, espero que o cara que atirou nesse bebe lindo tenha batido o carro, sido preso, sei lá! algo pra pagar pelo que fez. ( é feio, mas é verdade)
    tenho uma gatinha muito linda, a winnie. Parece uma tigresinha, preta e laranja <3


Deixe seu comentário