IMG_6395
Books

Say what you will | Amy & Matthew (Cammie McGovern)

31.03.2015

IMG_6395

Antes de resenhar o livro, quero contar pra vocês algo engraçado que aconteceu comigo (pelo menos eu achei haha). Ano passado vi em algum lugar a capa do livro Say what you will e me apaixonei (nem vi sobre o que se tratava, mas queria ler de qualquer forma). Decidi que quando fosse para Londres iria comprá-lo por lá. Procurei em várias livrarias e, depois de confirmar que nenhuma delas tinha, resolvi comprar pelo Book Depository e fiquei esperando…

Em Fevereiro, recebi um exemplar de Amy & Matthew da Editora Record e, claro, me apaixonei pela capa e já comecei a ler. Um tempo depois o carteiro trouxe um pacote do Book Depository e nem acreditei quando vi que finalmente tinha meu exemplar de Say what you will. Fiquei tão empolgada que pensei “vou parar um pouco a leitura de Amy & Matthew e depois que terminar esse livro volto pra ele”. Quando li a primeira página comecei a rir porque logo percebi que Say what you will e Amy & Matthew eram o mesmo livro!

IMG_6405-2

Say what you will (Amy & Matthew) é um livro que trata, antes de tudo, sobre amizade e superar dificuldades. Amy nasceu com paralisia cerebral. Não consegue falar sem ajuda de um aparelho, andar sem ajuda de um andador nem controlar suas expressões faciais. Mas nada disso a impediu de ser uma excelente aluna, pois ela era muito inteligente. Durante anos ela foi auxiliada por adultos profissionais, que a acompanhavam na sala de aula, carregavam seus materiais e a ajudavam no que a sua condição física a impedia de fazer.

Um pouco antes de entrar para a faculdade, Amy pediu para sua mãe que fizesse diferente: não queria adultos ao seu lado no colégio e sim colegas que aceitassem o emprego de acompanhá-las durante algumas aulas. Ela queria aprender a ter amigos e entender melhor o comportamento das pessoas da sua idade. Queria se preparar melhor para a faculdade para poder fazer amigos por lá. Entre os seus novos auxiliares está Matthew, um garoto muito fofo e que sofre de algo que muitos não compreendem e que pode prejudicar MUITO a vida de alguém: TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

IMG_6444

A forma com que o relacionamento deles vai evoluindo e com que eles vão tentando se ajudar a superar seus problemas é muito bonita e envolvente. O livro traz outras questões importantes, como a superproteção da mãe de Amy, preconceito e algumas que são tratadas só mais pro final então não vou falar para não dar spoiler.

IMG_6439-2

É um livro que me prendeu do começo ao fim e que me fez refletir sobre várias questões, principalmente sobre o TOC. Não sei se já comentei aqui, mas tenho algumas pautas de TOC que me atrapalham e angustiam muito, principalmente em momentos mais estressantes da minha vida. Ler um livro em que um dos personagens principais tem o mesmo problema que eu, fez com que me identificasse ainda mais com a leitura.

IMG_6401

Agora vou falar um pouquinho sobre as edições. A edição que americana foi publicada pela Harper Teen, o selo jovem da Harper Collins. Ela é hardcover, tem 347 páginas amareladas (amo!) com uma ótima diagramação. Nem preciso falar da capa, né? Aliás, a jacket inteira está linda e ela tem uma textura diferente dos meus outros livros com jacket (é meio áspera) e tem verniz localizado.

IMG_6419

IMG_6426

Sem a jacket, ele é vermelho e tem o contorno dos balões da jacket *-* (achei isso mágico!)

IMG_6423

IMG_6425

IMG_6409

IMG_6397

A edição brasileira também tem uma capa linda (bem clean, estilo Eleanor & Park). Ela foi publicada pela Galera Record (selo jovem do Grupo Editorial Record) e também foi muito bem cuidada. É paperback (como a maioria das edições brasileira), tem 336 páginas amareladas (já disse que amo?) bem diagramadas. Não tem verniz localizado (o que eu acho que deixaria a capa ainda mais fofinha), mas tudo bem :P

IMG_6415

IMG_6430

IMG_6413

IMG_6406

IMG_6452

Super recomendo esse livro para quem está procurando uma história leve, que trate de assuntos importantes e que queira sentir o coração aquecido (ah, eu não chorei como disse que provavelmente faria nesse vídeo). Quem quiser ler em inglês, o nível dele é bem tranquilo.

IMG_6396

Quem tiver interesse em comprar pelo Book Depository, pode me ajudar comprando pelos meus links (ganho uma pequena comissão por cada venda que me ajuda a comprar mais livros): Hardcover (edição igual a minha) | Paperback (pré-venda). Recomendo sempre pesquisar em outros sites como Amazon ou até mesmo em livrarias grandes aqui do Brasil (ainda mais com o dólar do jeito que está).

IMG_6443

Quem aí já leu? O que achou? Quem se animou pra ler?

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

Por

Melina

  1. keli d'angelo says:

    Melzinha vou comprar, pois como você também adoro capas fofinhas. No momento estou lendo Cartas de Amor aos Mortos por indicação sua e estou amando.

    Beijinhos.

  2. Giovana Joris says:

    Oi, Mel!
    Já tinha visto esse livro antes, mas não tinha me interessado muito. Agora que li seu texto, vou correr comprar a edição em inglês – que capa linda! Confesso que a capa brasileira ser (muito) parecida com a de Eleanor & Park me atrapalhou bastante, pois achei que fosse da mesma autora. Na minha opinião, a editora não foi muito feliz na escolha. Sou sempre a favor de manterem as capas estrangeiras, apesar de saber das complicações e burocracias.

    Beijos!

  3. Anny says:

    Mel,sei que não tem nada a ver com o post mas vi esse joguinho para iphone e lembrei de vc ♥ É um jogo do Snoopy,Charlie Brown e toda a turma,super fofo. Acho que vc vai gostar,aqui o link da app store https://itunes.apple.com/br/app/snoopys-street-fair/id474517295?mt=8
    bjs

  4. Mel amei as capas!Coisa mais linda!Parabéns pelas fotos!
    :*

  5. Nicole says:

    Oi Mel! Amei a resenha, mas queria dizer uma coisinha: Amy não nasceu com paralisia e sim com hemiplegia que paralisa algumas partes do corpo e evita a fala. Mas tirando isso AMEI sua resenha e estou esperando para poder comprar o Say What You Will pelo Book Depository ja´que o dólar tá caaaaro… Eu quase terminando o livro em português e eustou amando!!!!

  6. Fernanda says:

    Mel to morrendo de vontade de ler esse livro!! é meio complicado ler junto a coisas da faculdade, mas já entrou na minha lista!

  7. Evelyn says:

    Ansiosa pra ler, mas uma coisa agoniante, por que mudar o titulo do livro tão drasticamente? pow, “Say what you will” em portugues ficaria algo como “Diga o que quiser” que é um nome mais interessante. Mais mesmo assim vou ler com certeza, bjs Mel

  8. Manu Araújo says:

    Nossa! Como a capa é parecida com a de Eleanor & Park, mais tem cara de que é ótimo.

  9. Nique says:

    Sou dessas que me apaixono pela capa e já quero ler o livro, amei os dois e já desejei!

  10. Nat says:

    Ahhh que amor de livro. Vou procurar. <3

    Mel, tenho que te indicar um lugar incrível que é a sua cara. Se chama The Kettle – Chá com Simpatia, aqui em Curitiba. Eles tem um lustre com várias xícaras de chá penduradas, tenho certeza que você vai amar lá.

    Beijos

  11. Paola Alves says:

    As capas são lindas! Elas podiam ser iguais né? Porque chegando aqui as editoras mudam? Sabe dizer Jess? =) http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  12. Julia says:

    Adorei a resenha! Já estava mesmo procurando uma resenha desses livros porque já estava apaixonada pelas capas, amei!

  13. Flavi says:

    Já faz um tempinho que esse livro tá na minha lista de desejados. Adorei a resenha, Mel.

  14. Fani says:

    Adoro suas fotos, demais! *-*
    Não li, nunca ouvi! Mas Já fiquei curiosa!

    Um abraço, Mundo da Fani <3

  15. Ana Karla says:

    Nossa! com uma capa dessa até eu que não sei ler fiquei louca pra ter haha! que lindo e a história parece ser linda, vou ter que esperar trazerem pro Brasil.

    http://www.byanak.com.br

  16. Valesca says:

    Livros fofos *–* muito amor <3

  17. Allie says:

    Gostei muito do livro, mas tenho que admitir que não morri de amores pela Amy (por motivos de spoiler, não vou me aprofundar). A leitura é realmente muito leve e apaixonante, perfeito para as viagens de metrô. Me acompanhou por 4 dias ótimos!

  18. Lucas Mendes says:

    Oi Mel!

    Eu ainda não li o livro, mas parece ser muito bom. Gosto de histórias que tratam de assuntos sérios, que transmitem mensagens. Amei a resenha e as fotos estão MUITO lindas (como sempre), adorei a edição americana (que capa!). Ah, e recomendo um outro livro pra você, que li recentemente, “A mais pura verdade” do autor Dan Gemeinhart. É um infanto-juvenil que aborda temas sérios, além de ter uma ideia central muito linda :)

    Beijos!

  19. Lala says:

    Eu tô doidinha pra ler esse livro!
    A capa me conquistou desde que vi por aqui!
    Com essa resenha agora, só me animou mais ainda <3
    Beijão, Lala.

  20. Ah eu ia falar que parece Eleanor & Park hahaha Lembro ter visto esse livro e ter a certeza que teria uma boa história (não sei porque, mas essas capas mais simples parecem carregar histórias mais emocionantes), bom, mas agora eu pirei nessa edição americana *-*

    Beijos <3

    http://valentinassake.blogspot.com.br/

  21. Arusha says:

    Oi, bom dia.
    Tenho muito interesse em ler livros em inglês, mas eu ainda sou mto ruim no inglês.. você recomendaria um livro de leitura fácil para quem está começando?


Deixe seu comentário