IMG_2305
Inspiration

Foco e o poder do “Tempo Devoto”

17.06.2015

IMG_2305

De tempos em tempos, eu leio (ou releio) livros sobre produtividade, pra manter nos trinques o meu “arsenal” contra a preguiça e a procrastinação. O livro da vez é Time Warrior, um dos melhores que já li sobre o tema.

Na releitura, o que mais me chamou a atenção foi a ideia do “tempo devoto”: um período limitado de tempo em que você se dedica pra valer a uma tarefa, evitando ao máximo qualquer distração ou interrupção, de modo a manter o foco na bendita tarefa. É um recurso extremamente valioso, mas difícil de criar no dia a dia – especialmente se você for uma pessoa ansiosa (como eu).

Enquanto escreve um texto, monta um relatório, faz algum experimento laboratorial, ou qualquer que seja o seu trabalho, você muitas vezes é “assediado” por distrações internas (ansiedade, preocupação com outras tarefas) e externas (notificações, chamados de colegas e amigos, barulhos). Aí surge o desafio de manter o foco.

No começo da tarefa, sua mente ainda está dispersa, sem muito foco. Porém, depois de alguns minutos, é como se os ruídos internos e externos diminuíssem. Foco. Concentração. Tranquilidade ativa. Novas soluções começam a aparecer. O trabalho progride. Sucesso!

IMG_2300-2
Você não precisa ser um monge pra conseguir criar tempo devoto, mas pode muito bem aproveitar algumas boas práticas de meditação:

– Deixe, se puder, o celular no modo silencioso ou sem notificações, pelo menos durante o momento da tarefa;
– Se trabalha com outras pessoas em volta (seja em casa ou em escritório), peça pro pessoal só te chamar se for algo realmente necessário, para não quebrar seu foco;
– Divida tarefas grandes em etapas, e use tempo devoto em cada uma delas, ao invés de tentar passar longas horas concentrado;
– Se isso te ajudar a manter a concentração, ouça música (de preferência com fone de ouvido, pra não atrapalhar os outros);
– Faça pausas entre uma tarefa e outra, ao invés de interromper a tarefa

IMG_2308

Uma das coisas que mais levam as pessoas a procrastinar é a impressão de que certas tarefas são grandes e complicadas demais. A gente fica com um certo medo, e adia tanto quanto pode, tentando se poupar do incômodo de resolver a tarefa. Quando faz isso, além de subestimar o poder da concentração, fica mais ansioso e preocupado.

Nessas horas, ter uma boa ferramenta em mãos ajuda a espantar esse medo, fazer a tarefa e se sentir muito bem por conta disso!

IMG_2312-2

O que acharam? Pretendem criar um pouco de tempo devoto nas suas rotinas? Têm mais dicas pra evitar a procrastinação e ser mais produtivo?

Não se esqueçam de deixar um comentário!

Gui

Por

Gui

  1. Paola Alves says:

    Não tenho muita dificuldade de concentração e foco, mas tenho muito bloqueio criativo sabe? É um terror ): Você já passou por isso? Tem dicas? HEHEHE bjs bjs bjs :* http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

    • Gui says:

      Sei como é, Paola! Algumas ideias acabam surgindo, mas nenhuma parece boa o bastante… Uma boa maneira de lidar com isso é anotar todas as ideias, por piores que sejam, e depois tentar construir algo a partir delas! E, se o processo criativo continua travado, é bom dar um tempo, fazer outra coisa… e depois voltar. Nesse meio tempo, as chances de surgir boas ideias são grandes!

  2. Já leu Vida organizada (livro e blog)?
    O próprio método GTD que a Thais usa e divulga tem muito essa ideia de considerar atividades com mais de uma etapa como projeto, e para realizá-lo é legal dividir em várias tarefas e ir fazendo aos poucos.
    Li o livro da Thais e agora estou lendo o GTD aos poucos. Acho muito bom :)

    • Gui says:

      Li o GTD (ou “A Arte de Fazer Acontecer”, como ficou o título no Brasil) e gostei bastante, mas achei o método muito detalhado. Prefiro coisas mais simples… mesmo assim, curti a proposta!

      Não conheço o Vida Organizada. Parece bem bacana, Fabi!

      • Eu acho que o David Allen, nesse livro, por querer passar toodo o método dele de uma só vez, acabou detalhando demais mesmo! Penso que é um excesso de informações para quem quer conhecer o método pela primeira vez e está pensando em implementar. Agora vai sair uma nova edição, e parece que ele mudou bastante coisa para ficar mais simples para todo o público e menos para empresários e etc.
        Aí quando eu leio o blog da Thais, é super legal que ela fala do GTD de uma forma bem mais tranquila. E, no livro dela, existem várias dicas que como base até tem conceitos do GTD (já que ela o usa), mas não é propriamente do método. Então é super levinho de ler :)

        Ah, e eu também produzo muito mais quando estou no meu momento de “tempo devoto” mesmo ^^
        O complicado é entrar nesse nível, mesmo, já que tem gente que fica chamando aqui em casa e etc. Por isso, meu melhor momento para produtividade é à noite/de madrugada, que só tenho o silêncio (e meu cachorro) de companhia.

        • Clarice F. Vigliazzi says:

          Sou super fã da Thais Godinho também. Acho o blog Vida Organizada uma mão na roda! Aprendi tantas coisas por lá.
          Em relação ao GTD, este ano o David Allen lançou uma nova versão do mesmo livro, aperfeiçoando tudo o que ele achava ser problemático e de difícil entendimento. Eu sinceramente ainda não consigo seguir o método porque acho complicado rs
          Estou à procura de um método com o qual eu realmente me identifique, me apaixone e coloque em prática. Preciso de um milagre? kkkkkk

          Beijos, Gui.

  3. Ótimas dicas, Mel. Eu costumava ser super procrastinadora, hoje em dia já to conseguindo me organizar melhor e cumprir meus prazos :)

  4. Tenho que fazer exatamente isso no trabalho, morro de vontade de sair e cuidar somente do blog, então me canso demaissss e qualquer coisa é motivo para distração

    Beijos, Love is Colorful

    • Gui says:

      Pelo que entendo, o que mais nos atrai normalmente é a possibilidade de se distrair, se afastar um pouco da atividade que estamos achando chata. Nesse caso, uma das melhores coisas que podemos fazer é tentar encontrar prazer no trabalho em si, ou pelo menos minimizar a “chatice” dele! Não é fácil, mas vale a pena

  5. Helen saez says:

    Ahh, parece até que você leu minha mente, porque eu ia falar para você escrever sobre procrastinação. Eu sempre deixo meus estudos para cima da hora, porque vou empurrando, e depois fico com a matéria acumulada, vou deixando..acho que poucas coisas eu faço na hora rsss…é o “depois eu faço” que já fez eu me arrepender de muitas coisas. Umas bobas, outras sérias. Tipo eu deixei pra castrar minha gata nas férias, fui adiando. Ai ela ficou doente e vou precisar operar de qualquer jeito, já fiquei mal por esse fato dela está dodói por minha culpa e por procrastinar. Só que não sei mais como lidar com isso? Já fiz terapia, li livros, é um habito difícil de mudar. Ontem eu tava lendo no seu blog sobre organização, peguei algumas dicas. Porque preciso mudar isso, eu sei que é aos poucos..mas é um objetivo para vida! Me organizar mais nos estudos e coisas importantes. O que você propõe?Amei a caneca, super fofa <3 <3

  6. Post validíssimo esse de hoje!!
    Sou uma pessoa bastante tendenciosa a procrastinar, não por preguiça, mas porque sou muito dispersa.
    Adoro quando esses livros são indicados, mas me digam, como vocês conseguem ler tantas coisas?? Adoro isso e um dia chego lá! (tenho mil e um livros pra ler na lista de espera)
    Hoje mantive bastante o foco fazendo um post em que cito a Mel e esse blog lindo!
    Quando puderem, deem uma olhadinha. Fiz com todo carinho, espero que gostem!
    Um beijão!!

    https://beeboots.wordpress.com/2015/06/17/blogueiras-do-parana/

    • Gui says:

      Sei exatamente como você se sente, Bee! Em um minuto, estamos lá, trabalhando; em outro, pegamos o celular pra ver as notificações e passar um tempo no Facebook… fazemos isso várias vezes ao longo do dia, e no final nos perguntamos onde foi parar o nosso tempo :/

      Adorei a matéria do seu blog sobre blogueiras do Paraná! :D

  7. Cintya Fuzimoto says:

    Ola Mel ! Este livro só tem em inglês ? Mesmo no Kindle ?
    Beijos e adorei o post !

  8. Passei o dia enrolando para estudar Direito Administrativo, e senti esse post tipo uma “indireta” dos Céus. Ou talvez seja apenas minha consciência mesmo. Na dúvida, tô indo estudar agora mesmo Hahahahah =P

  9. Mandy says:

    Adorei o post, ainda estou lutando contra a procrastinação, haha com certeza vou criar um tempo devoto.

  10. Nossa, parece que você leu as minhas necessidades nesse post. Pensa em uma pessoa que esta enrolando para fazer várias, mas várias coisas e sempre procrastinando TUDO, prazer Eu! Estou em um estado que me desliguei de tudo por uma semana por pura preguiça de fazer as coisas e fiquei deitada assistindo TV, nada produtivo. Mas hoje resolvi mudar, dar um basta nisso. Mel muito obrigada pela dica, com certeza irie utilizar o “Tempo Devoto” e desculpa o “Desabafo”

  11. Thais Silva says:

    Gostei das dicas e vou tentar segui-las. Esse post foi feito pra mim, só pode (rs). Sofro de ansiedade e falta de concentração nas tarefas diariamente e isso é tão ruim :(

  12. Helen saez says:

    Poxa Gui, desculpa!! agora que vi que foi você que fez o post =)

  13. Maria says:

    Ok, ok acho que não serei a única que vai falar que o “post veio na hora certa!”, mas honestamente, qualquer hora é a hora certa para deixar de procrastinar mesmo. E ainda mais agora em final de semestre e tudo mais – agora mesmo eu sentei no computador com o intuito de fazer uma leitura comentada para a faculdade, mas claro que antes eu chequei todas as redes sociais e vim ver os blogs. Só de ler esse post eu já decidi FECHAR o navegador, o tweetdeck, colocar meu celular longe de mim e pedir para minha mãe só falar comigo se for realmente necessário ou importante. Depois que eu terminar, vou na Amazon para comprar o livro, porque se só o seu post já me influenciou tanto, imagina quando eu ler? Tô ansiosa já (ai, ai essa ansiedade… :~)

    Beijos!

    • Gui says:

      Bom saber, Maria! É muito fácil a gente se perder e divagar no celular e no computador, e manter a tentação sob controle é difícil, mesmo quando estamos cuidando de alguma atividade prazerosa ou interessante… O Time Warrior tem me ajudado bastante nisso, e tenho certeza de que vai te ajudar também!

  14. Karina says:

    Adorei a dica!!
    Sou super ansiosa e é muito difícil de conseguir manter o foco em alguma coisa. Resultado: procrastinação.
    Vc podia fazer um post dando dicas de livros sobre o assunto, né? Tem tantos no mercado e fico com medo de tentar um que não é exatamente o que estou precisando.

  15. Barbara Sá says:

    Oi, Gui ;)
    Eu também curto muito esse tipo de livro. Na verdade curto muito artigos ou livros que me façam valorizar o meu tempo e acreditar em mim mesma e no meu potencial.
    Não conhecia essa obra, mas fiquei bem curiosa. Já guardei a dica ;)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br

  16. Lee says:

    Curti as dicas. Tu podias fazer um post com alguns dos teus top livros de organização, já que vez ou outra tu lê sobre o assunto. :)
    Uma coisa que eu tenho feito quando tenho um trabalho importante para terminar ou quando quero escrever um post pro blog, é desligar o wifi do celular (mesmo que por 40 minutos). Isso vem me ajudando um monte.

  17. Jacqueline says:

    Era tudo o que eu precisava ler hoje!! Obrigada ☺

  18. Bia Marques says:

    Adorei Mel! Estava precisando ler sobre produtividade, trabalho bastante em casa e tenho dificuldade em me manter focada.
    Seria legal mais posts sobre livros assim ;)

  19. Luiza Brando says:

    perdi totalmente o foco do post: adorei essa roupinha de caneca! é tipo um suéter pra mantê-la quentinha hahah

  20. Dedyane says:

    Muito top o tema. Precisamos focar mais em nossas tarefas e executá-los com excelência.

  21. Vitor Hugo says:

    Nossa realmente uma das coisas que mais me atrapalha é barulhos externos e algumas dessas dicas já conhecia como a de ouvir música. Muito legal o post e instrutivo gostei bastante.
    Tentarei praticar as outras formas citadas, obrigado!

  22. Gui, adorei as dicas! Preciso muuuuito ler esse livro para ver se me ajuda. Também sou bastante ansiosa e tenho bastante dificuldade em manter o foco. Principalmente na minha profissão (designer) que eu sempre tenho que parar um job para resolver outro. D:

    Obrigada mesmo pelo post!

    http://www.giselyfernandes.com.br

    Beijinhos!

  23. Ana says:

    Uma dica que tem me ajudado muuuito é falar para mim mesma: “vou fazer essa tarefa só por cinco minutos”. Como o mais difícil é começar sempre fico mais de cinco minutos, e quando percebo a tarefa já está pronta :D

  24. Elida says:

    Gostei muito da dica e usei para estudar e deu certo.

  25. Maki says:

    Eu adoro esses livros produtividade! Tenho lido vários! Recentemente li um que chama “Essencialismo” que é muito legal, e fala sobre dar prioridade pro que é essencial e aprender a focar a energia em uma única tarefa ao invés de se dividir entre milhares. É bem legal!

  26. Dállete Janyele says:

    Nossa Mel, venho aqui diariamente conferir seus post e sou encantada por suas fotos, entretanto nunca senti a necessidade de fazer comentários , em suas publicações até o dia de hoje.
    Sou uma pessoa cheia de planos , projetinhos e anoto todos com horários enfim, na teoria sou organizada porém na hora de cumprir com os compromissos e realizar as tarefas acabo sendo bem negligente .Esse post me despertou, e vi uma reportagem sobre isso essa semana no Canal Novo Tempo, mas não foi suficiente para me entusiasmar a fazer o que é certo. Obrigada desde já . carinhosamente sua leitora diária.♥@dallete_janyele ou @umadiscretaromantica !

    • Gui says:

      Organizar os planos, como você já faz, é um primeiro passo essencial pra vencer a procrastinação! Sem esse tipo de organização, a gente fica perdido num mar de opções e tarefas, se sente intimidado e desmotivado… Pra colocar os planos em prática, é preciso olhar as nossas tarefas com certo carinho, na medida do possível. Aí fica mais fácil tirá-las do papel para transformá-las em realidade!

      p.s.: quem escreveu esse post fui eu, mas a Mel que tirou as fotos, por isso é comum os leitores se confundirem um pouco hehehe

  27. Lory says:

    Eu tinha muito problema com isso. Na verdade ainda tenho bastante, mas nada comparado a antigamente. O blog da Mel já me ajudou muito com os posts sobre organização que ela fazia. Hoje em dia não só entrego os prazos no dia certo, como deixo-os pronto com antecedência. Excelente post. Também sou muito ansiosa ): E isso de ficar pensando em outros assuntos pendentes ainda me pega as vezes.

    Beijo, beijo, Gui.
    http://www.drawnwings.blogspot.com

  28. Okay, posso dizer que isso me serviu feito uma luva agora. Faz algum tempo que não entro aqui no Serendipity, e resolvi entrar agora pois precisava de inspiração, mas me peguei preso pelo titulo dessa postagem, e não consegui apenas uma inspiração, mas também uma lição. Hoje tive prova de filosofia e história no colégio -e são matérias que gosto bastante- porem não consegui me concentrar no segundo momento da prova, e isso acabou influenciando em minha nota. Agora mesmo estava brigando comigo por não conseguir me concentrar no que tenho que fazer, e daí encontro esse texto. Gui, você não faz ideia de como esse texto me ajudou agora, e vou seguir as dicas de concentração, só assim vou conseguir focar mais, e não me dispersar. Valeu Gui.
    Ps: Acho que escrevi muito, rsrs, mas eu precisava dividir.

  29. Tatiana says:

    Oi, Gui. Adorei a dica do livro! Apesar de ter preguiça também, e as vezes procrastinar, utilizo 2 após para me ajudar a não esquecer das minhas tarefas o Things e o TodoIst. Você utiliza algum? Adoro esse tema sobre produtividade, se puder, por favor, faça mais posts assim! :D
    Bjs

  30. Ótima dica!!!
    Vou passar a criar tempo devoto para concluir meus objetivos!!!
    Obrigada!
    bjsss

  31. Flávia Caroline says:

    Gostei muito do post Gui, as dicas são valiosas!

    No trabalho por exemplo…Não tenho dificuldade de me concentrar, mas eu sempre quero acabar as tarefas o mais rápido que eu posso, pra me livrar o quanto antes e o que me atrapalha são as pessoas me chamando por qualquer motivo rsrs
    O que me ajuda é ser organizada, muito mesmo e fazer cada coisa de uma vez.

    Abraço Gui :D

  32. Victoria says:

    adorei, Gui! é sempre bom saber sobre métodos contra a procrastinação e amo ler sobre isso! abraço!

  33. tania says:

    Oi GUi!
    Tudo bom?
    Esses post sobre a “procrastinação”valeram pra eu ter um termo ‘elegante’ para preguiça! :P
    Tô viciada no instagram.
    Preciso dizer mais?Ai dicas que preciso seguir!!!!
    Bjs!

  34. Vanessa says:

    Oi! Já ouvi falar deste esquema, porém como “Método Pomodoro”.
    Tentei implementar no meu dia a dia, mas é impossível de fazer uma atividade de cada vez na minha rotina, se não nada flui.
    Eu to seguindo um esquema (que nao lembro mais onde vi rsrs) de priorizar atividades, e nos “buracos” entre uma e outra encaixar as menos importantes.
    Vamos ver, porque esse negócio de organização não é comigo rsrs

    Bjo.

  35. Hey gui! Ótimo post! Eu to nessa de procastinar ha um tempo já e seguirei algumas dicas kkk pior que to de férias e ai fica mais tenso ainda D: kkk pq tem sono, preguiça, namorado, amigas, etc.. Vou procurar segui-las pra pôr séries e leituras em dia e aproveitar bem o tempo também! Obrigada pelas dicas!! Sou fã de vocês! Beijos!!

  36. Simone Ferraz says:

    Aiiii, estou precisando criar o tempo devoto para a arrumação do meu quarto. Me dedicar mesmo, sem que ninguém me atrapalhe. E no caso, poderia até fazer como vc falou, dividir a arrumação do quarto em vários tempos devotos…
    Ótima dica, Gui!

    Beijos.


Deixe seu comentário