Photography

Instagram: 3 dicas para melhorar suas fotos

17.08.2015

IMG_3365

Já falei várias vezes que a minha rede social favorita é o instagram (@melinwonderland pra quem quiser me acompanhar por lá) e o post de hoje é o primeiro de dois que vou escrever sobre o assunto. Hoje vou dar dica de três cuidados que tenho na composição das minhas fotos, que eu acho que fazem a diferença e que são simples e não custam caro.

Resolvi fazer esses posts porque muitas pessoas me perguntam sobre as minhas fotos, como penso nelas, como edito e como elas ficam em harmonia. Espero que os posts ajudem a responder essas perguntas e também ajudem vocês a criar novas composições para as fotos.

O FUNDO

melina souza

Uma coisa que está presente em quase todas as fotos do meu instagram é o fundo claro. Quase sempre branco, mas algumas vezes com tons próximos como cinza claro ou a parede de tijolinhos brancos que tem no meu quarto. Com o fundo claro, consigo dar mais destaque para o que quero mostrar, seja um livro, uma comida, produtos de beleza, uma peça de roupa…porque ele dá um aspecto mais clean e ajuda a focar nos objetos que estão na foto.

Os fundos das minhas fotos são compostos basicamente por paredes, edredom/cobertores, bandejas e peças de roupa:

melinasouza_fundo001

1. Edredom | 2. Parede | 3. Bandeja | 4. Camiseta estampada

Como a minha escrivaninha nem sempre está com uma iluminação muito boa, a bandeja me ajuda a conseguir simular uma mesa com fundo branco em um ambiente bem iluminado. Essa é uma dica legal pra quem tem dificuldade de fotografar em um ambiente mal iluminado: ter um “fundo portátil” para fotografar onde tem luz. Uma coisa bem barata e que pode ser usada como fundo portátil é cartolina.

Mas não é porque a maioria das minhas fotos têm um fundo claro que eu me limito a fotografar apenas no meu quarto (embora a maioria das fotos sejam tiradas nele):

melinasouza_fundo002

Mesmo fora do meu quarto, o que acaba me inspirando a fotografar são cenários mais “cleans” ou com uma combinação de cores que me chama atenção pela harmonia. Esse é um dos fatores que faz com que as minhas fotos “combinem” entre elas dentro ou fora do quarto.

E também não significa que não fotografo com fundos com outros elementos:

melinasouza_fundo003

Não faço fotos apenas com fundo “lisos”, mas procuro sempre fazer com que seja um cenário agradável e que combine com o que está em foco na foto.

COMPOSIÇÃO

melina souza

São dois cuidados que tenho na composição que acho que deixam as fotos charmosas e com um detalhe especial: plantinhas e guardanapos. Sim, plantinhas e guardanapos hehe

melinasouza_composicao001

Existem vários tipos de plantas, mas as que eu mais amo usar nas composições são as suculentas e os cactos. São plantas baratinhas, fáceis de cuidar e fotogênicas (calma que já já tem post sobre elas). Apesar de na montagem só ter mostrado uma das minhas plantinhas, tenho uma família até que grandinha e quase todas já apareceram lá no instagram.

Os guardanapos que uso nas composições são aqueles decorados, sabe? Gosto de comprar eles por unidade ao invés de comprar o pacote com vários, assim tenho mais opções sem gastar muito. Aqui em Curitiba, compro eles em lojas de materiais de artesanato e arte como a Artezano (compro a unidade por R$0,90) e a Grafitti (compro o pacote com dois iguais por R$1,90). Em lojas de artigos de decoração e festas você encontra pacotes com 10 unidades ou mais, mas acho que esses só valem a pena se for para usar em alguma festa.

ILUMINAÇÃO

melina souza

Apesar de ter a minha ~superluz~ de 1000 Watts que me permite ter um ambiente iluminado a qualquer hora do dia/noite, sempre prefiro fotografar com a luz natural que vem da minha janela (tenho a sorte de ter um quarto bem iluminado) ou, quando a luz natural já não está tão legal no meu quarto, aproveito para levar o “fundo portátil” para o lado de fora da casa e usar os restinhos finais da luz do dia. Pra mim, a luz natural da um toque especial na foto, sabe? É algo que só existiu naquele momento (que profundo isso haha).

Muitas vezes aproveito a luz natural para tirar todas as fotos que pretendo postar no meu instagram durante o dia e é por isso que, mesmo quando eu posto foto de noite, ela sempre está clara e bem iluminada. Claro que não é sempre que consigo fazer isso e algumas vezes quero tirar foto antes de dormir e postar então, nesse caso, uso a minha iluminação de 1000 Watts para ter uma foto bem iluminada e clean.

melinasouza_iluminacao001

As duas fotos superiores foram tiradas com iluminação natural (vindas da janela) e as duas inferiores foram tiradas com iluminação artificial (com o holofote de 1000 Watts).

Essas eram as dicas que separei para esse post. Depois vou fazer um explicando como edito minhas fotos do instagram e, caso vocês tenham mais perguntas sobre o assunto, deixem aqui nos comentários que eu posso programar um terceiro post sobre isso para ajudar vocês. O que vocês acham?

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Youtube ❤ Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

Por

Melina

  1. Ranna says:

    Ai, que amorzinho de post ♥ Amei!

  2. Vitória says:

    Adorei, Mel! Dicas encantadoras é super úteis ❤️

  3. Sophia says:

    dicas maravilhosas <3 serio as dicas são simples e super uteis! c: parabens pelos posts muito bem feitos mel
    beijoss

  4. Adorei as dicas, Mel! Nunca pensei nisso do “do fundo portátil” hahaha

    Ansiosa para o próximo post! :D

    http://www.giselyfernandes.com.br
    Beijinhos <3

  5. Agatha Silva says:

    Adorei o post. Eu sou muito apaixonada por suas fotos! Eu queria saber sobre seu tripé, o modelo e como você faz para bater as fotos de um ângulo de cima. Como por exemplo na foto das meias ou na foto em que você está com a bandeja lendo o livro…

    Te adoro <3

  6. Oba, também faço o mesmo processo que você. Uso papel branco da Canson como fundo de algumas fotos e sempre procuro u lugar iluminado da casa para fotografar algum desenho ou algo que eu queira mostrar. Geralmente faço isso na varanda da casa, agachada no chão, hehe. Uma dica bem legal também é ter três pedaços de MDF pintados à mão em tons que a pessoa gosta para usar como “parede” ou “mesa” de alguma foto com fundo mais colorido. Sai super barato e quanto mais rústico a pintura for, mais legal o efeito fica.

    Amei o post Mel, super me identifiquei por usar as mesas técnicas que você.

    Beijinhos. :*

  7. Valentina says:

    Mel gostaria de saber como você edita (nome dos aplicativos)e também o nome dos filtros.Beijos e amei o post!!
    :*

  8. Duda Siqueira says:

    Embora eu já capte algumas dicas de fotografia só vendo as suas fotos, eu amei esse post. Foi bem útil <3 Adoro as suas dicas

  9. mandy says:

    que post maravilhoso mel <3 essas dicas vão me ajudar muito, beijos :)

  10. Jenis :3 says:

    Oi Mel,

    Tenho certeza que esse post tirou muitas dúvidas, ficou super simples de entender tudinho ;)

    Queria reforçar o que uma menina já sugeriu, que é você mostrar como faz pra tirar foto de cima, principalmente quando você está na foto hahaha como as que aparecem seus pés ou mãos.

    Acredito que você fale sobre isso quando falar como edita as fotos, mas seria legal saber se você sempre usa o iPhone ou a câmera e também como deixar as fotos tão branquinhas. Mesmo sabendo que você usa muita luz na hora de tirar a foto, ainda sim nunca consegui deixar as fotos tão branqueadas sem parecer artificial hahaha as suas ficam super naturais, parece que o mundo é de algodão doce!

    Obrigada pelo post!
    Um beijão

  11. LeCantalice says:

    Amei o post, mel! Ajudou muito! Obrigada por compartilhar conosco as dicas! beeeijos

  12. Ana Carolina says:

    Amei amei amei o post! Suas fotos são incríveis e super inspiradoras! Acho demais como você consegue fotografar objetos comuns mas que ficam lindos nas suas fotos! Obrigada pelas dicas, estou ansiosa pelo próximo post!

    Beijos,
    https://blogskywalking.wordpress.com

  13. Clara says:

    Dicas PRECIOSAS, Mel! De verdade!
    Queria mais dicas suas pois és a fotógrafa que mais admiro e a que me fez se interessar por fotografia!
    Fica aí minha sugestão: um post sobre como melhorar suas fotos (com DSLR) ou no geral…
    Sei lá, algum post sobre inspirações suas. Como vc faz para inovar sempre mas nunca perder seu estilo…

    Tem algo mágico em vc! *-*

    Beijos e continues tirando fotos tão lindas com essas mãozinhas e olhinhos mágicos.

  14. Barbara Sá says:

    Oi, Mel <3
    Adorei as dicas. Mesmo antes de ler isso já tinha dado uma fuçada no seu insta e roubei um pouco o estilo. Ainda vario muito no estilo de fotografias, mas quero passar a seguir um padrão. Acho que fica tão fofo.
    Ameis as dicas, principalmente a ideia do guardanapo.

    Beijocas da Barb, saudades de você!
    http://www.segredosentreamigas.com.br

  15. Eva says:

    Mel!
    Maravilha de post!
    Tenho algumas dúvidas hehe

    – Como vc faz pra deixar suas fotos sempre com alta qualidade? (no instagram, flickr, blog etc)
    – Quais são suas inspirações para criar uma composição? (seja de livros, de produtos, de pessoas).
    – O que vc quer transmitir quando tira fotos?

    E uma pergunta aleatória: qual o tamanho do seu quarto? Sei que parece meio sem sentido mas seu quarto parece grande é uma curiosidade besta, eu sei. rs
    É que meu quarto parece com o teu de tamanho então… sei lá né… É que nas fotos é uma coisa, ao vivo pode ser outra (pode ser maior ou menor do que se vê).

  16. Oi, Mel! Tudo bem?
    Se eu não me engano, você já comentou que tira as fotos do Instagram com o celular. Você usa algum tipo de tripé para isso? Como faz para tirar as fotos sozinha, usando o celular?
    Beijos! Adorei o post!

  17. Giovanna says:

    Amei o Post <3 acredito que irá me ajudar muito! Te amo Mel <3

  18. rayssa oliveira says:

    Amei! Ansiosa para ver como você edita ?

  19. Lia Ribeiro says:

    Amei as dicas, sou daqui de Curitiba. Sempre que der, dá dicas de onde encontrar coisinhas fofas. Amo seu blog e instagram, acho tudo fofo *-*

  20. joicy recco says:

    Sempre admirei suas fotos Melzinha. Ela são únicas, tem o seu amor, cuidado é isso leva ser fotos tão lindas. Sou mesmo apaixonada pelo seu trabalho. Beijos coração

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

  21. Dedyane says:

    Não tem como não amar suas fotos. Elas passam uma sensação de conforto, sabia? Elas sãol indas. Beijos e que Deus te abençoe.
    http://emminhanuvemvoadora.blogspot.com.br/
    Instagram: @dedyane

  22. Paulina says:

    Bem bacanas suas dicas. Às vezes tento tirar algumas fotos de objetos ou comida, mas não ficam boas. Vou seguir suas dicas.

    Beijos, me visite também.

    Diário da Moda: http://goo.gl/qLaoZC

  23. tania says:

    Oi Mel!
    Obrigado pelas dicas,sempre admirei a”pureza” de suas fotos:P
    Tambem gosto muito do instagram,e gosto de aproveitar as primeira horas do dia quando tem sol para aproveitar a luminosidade ou no final da tarde para fotografar.
    A dica do fundo claro foi otima,vou aguardar as proximas!
    Bjs!
    Escuta nada a ver com o post…mas sera que voce consegue lembrar quantas libras mias ou menos custou o ursinho do Mister bean?
    Uma colega vai viajar para Londres, e quero me programar para encomendar um.
    A dica da loja já peguei no seu instagram.
    Obrigada bjo.

  24. Ana Karla says:

    Eu Amei as dicas Melinda, um dia quero tirar fotos lindas igual você <3

    http://www.byanak.com.br

  25. Mel, suas fotos e não somente essas, mas todas, são lindas de morrer. Eu piro nos seus cliques, ficam tão delicados *-*
    No meu insta eu já uso tons mais escuros e cores quentes para fotografar, acho que combina mais comigo haha
    Amei esse post ♥
    http://www.maeeucresci.com

  26. Paola Alves says:

    Suas fotos são as mais lindas da vida <3333 Eu amo, amo, amo! Poderia passar horas vendo HHEHEHEHE =) Adorei as dicas! E o ajuste de luz da câmera, você usa Mel? http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  27. Maki says:

    Melina, adorei as dicas! Eu confesso que sempre quebro a cabeça para tirar fotos para o Instagram e muitas vezes acabo colocando os pés pelas mãos, publicando sem pensar muito bem no conjunto da obra! É mais difícil do que parece!

  28. Andressa Siqueira says:

    Oi, Mel! Sou apaixonada por suas fotos, é tanto que conheci seu trabalho pelo flickr.
    Amei as suas dicas e vou procurar aplica-las quando eu for fotografar. Se possível eu gostaria que você explicasse como você tira suas fotos de cima e quais os cuidados que toma com relação a sombra.
    Beijinhos ♥♥♥

  29. Adriana Maria says:

    Olá Mel!!

    Poxa que engraçado…
    Estava vendo um documentário sobre o Henri Cartier ontem e parei e falei, deixa eu ver se tem post da Mel. E tinha! Esse, super fofo, com fotos lindas e falando sobre fotografia.

    Adorei todas as fotos que voce usou e as explicações que deu.
    O Cartier estava falando que fotografia é o olhar e que ninguem olha mais pra nada nos dias de hoje, isso na decada de 90 quando o documentario foi feito…O seu olhar é lindo Mel, a boa energia que passa. Nunca vou me cansar de dizer que voce é minha grande inspiração.

    Agora, me diga, voce fotografa em RAW? Desde sempre, se sim para a resposta?
    Queria que voce falasse como arquiva as fotos, por ano, por assunto, tem programa pra isso, estou com esse grande problema..

    Bjs (:

  30. Mel, gostei muito das dicas, uma coisa que sinto muito falta é de ter uma iluminação artificial BOA para fotografar à noite. Como trabalho e só chego em casa depois que o sol já deu tchau, tenho que me programar para fotografar tudo o que quero aos finais de semana, mas nem sempre dá tempo e por isso perco muitas oportunidades durante a semana, por falta dessa luz artificial boa.
    Beijos.

  31. Amei muito o post Mel!! Suas dicas vão me ajudar muito. Sempre pensei em fazer fundo com cartolina, mas sempre deixei de lado por achar que não ficaria bom, mas agora que você confirmou que da certo vou tentar :) Gostaria de saber se você sempre usa tripé nas fotos que aparece suas mãos ou com algum ângulo difícil de segurar a câmera, e também dicas de como tirar fotos assim se você não tem tripé. Amo muito suas fotos do instagram, fico vários minutos admirando uma única foto *—* hahaha. Te adoro muito Mel!! ❤❤❤

  32. Gabriela says:

    Eu vivo tentando tirar fotos fofinhas tipo as suas, mas nunca deram certo, acho que o motivo sempre foi a iluminação, mas agora depois das suas dicas vou tentar de novo e se der certo eu te conto! Um grande abraço ♥

  33. Bruna says:

    Amei o post Mel, mais queria saber se você usa a sua câmera de videos ou o celular mesmo? Beijos

  34. Iara Rocha says:

    Mel adorei o post! Gostaria que você falasse também de aplicativos legais para editar fotos. Amo o blog!! Beijo <3

  35. Letícia says:

    Adorei o post!
    Iluminação é algo que realmente não pode faltar nas fotos, tenho um grande problema com isso porque meu quarto não é muito bem iluminado, por isso adorei essa ideia de fundo portátil haha.
    Suas fotos são muito amor, é cada uma mais linda que a outra ♥
    Beijos!

  36. Tatiana Nais says:

    Suas fotos são o exemplo perfeito de que fotos de celular podem sim ficarem lindas. *-* Você adivinhou meus pensamentos com esse post, porque eu queria muito saber como você tirava suas fotos porque a iluminação delas é sempre maravilhosa. Vou me inspirar e tentar tirar fotos fofas também. Beijo, Mel!

  37. Adoreeeeeeeeeei
    Meu sonho é morar numa casa/apê que seja bem iluminada
    Minha casa é super escura, tenho vontade de chorar qd vou tirar uma foto e ela fica beme escura! Onde comprou o holofote de 1000Watts? (CONTAPRAMIMPELAMORDEDEUS
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Fotos lindas, vc é super criativa!
    Parabéns!
    Vou te seguir no Insta

    Bjoooooos

    • Melina says:

      Fico feliz em saber que gostou do post ♥
      Sobre o holofote, comprei ele em uma loja de artigos para fotografia e filmagem aqui em Curitiba, mas não recomendo investir nesse não porque gasta muito e fica muito quente :P sempre fico tensa quando uso ele haha
      Estou pesquisando outros modelos para testar e indicar :)
      :* e espero que goste de me acompanhar por lá

  38. Ana Salles says:

    Meeeeeeel! Te conheci pelo instagram, amo suas fotos <3 Por favor faz o post de como edita!
    Adorei as dicas e também acho plantas super fotogênicas *u*.
    Beijinhos de luz.

  39. Bia says:

    Mel se sempre tira fotos LINDAS!

    maisumleitor.wordpress.com

  40. Ainda não tenho câmera então para tirar fotos com o celular tem que ter muuuuita luz. Esse fundo com as camisetas foi uma ideia muito bacana! Estou lendo um e-book sobre fotografia bem interessante, assim que terminar quero escrever sobre ele, além de praticar bastante!
    Obrigada por compartilhar! Bjos

  41. Mel adorei as dicas, mas a minha dúvida e talvez seja muito boba é como você tira fotos de cima ou quando está segurando alguma coisa na mão, sei que tem algumas opções como tripé, ou alguém que faça a foto pra você, e fico na curiosidade porque eu tento fazer algumas variações de posição na foto só que sempre tô sozinha e quando coloco um bastão ou um tripé pra fazer uma foto de cima adivinha o que aparece, uma linda sombra hahahahaha.
    Sei lá resolvi perguntar pra ver se têm alguma dica que eu ainda não tenha tentado…rsrsrrs… Obrigada Beijos!

  42. Danielly says:

    Adorei as dicas! Eu gosto de fotos bem coloridas e com tons fortes, mas mesmo assim acho as suas lindas e encantadoras! :) Sempre fico pensando em como você elabora elas, agora tá tudo explicado…haha :*

  43. Lary says:

    Oi Mel
    Acho suas fotos incríveis. Pra mim, elas são as melhores. Você fotografa com a câmera do celular? Qual o horário que vocé acha melhor a luz natural?
    Amo seu trabalho.
    Beijos

  44. Becky says:

    Gostei bastante das dicas. Ainda não tenho Instagram, mas vou usar tudo que você compartilhou nas fotos que irei tirar a partir de hoje heheh.

    Amo posts relacionados a fotografia! (:

    Bjos.

  45. Viviane says:

    Quem nunca usou peças de roupas para tirar fotos? Eu sempre!
    Hhahahaha adorei as dicas, luz do dia é sempre indispensável para tirar fotos perfeitas!
    Amei o blog ♥
    Beijão
    http://sapatilhanervosa.blogspot.com.br/

  46. Sou apaixonada pelas suas fotografias, tanto as do blog, como do flickr, twitter e principalmente do instagram. Sigo você lá mesmo antes de conhecer o Serendipity!
    As fotos são tão mágicas que parece que você vive em uma outra Curitiba, diferente das outras blogueiras.
    Se mundo te faz especial e eu já to ansiosa para as próximas dicas, amei essas! ♥

    Último Biscoito

  47. rejane abreu says:

    Oi Mel,
    Você poderia falar um pouco mais sobre a lâmpada de 1000w? Você só a utiliza para fotografar, é isso? Poderia mostrá-la para nós? Bjs.

  48. Ana says:

    Oi…
    Amo suas fotos. Pro proximo post eu Queria saber qual camera e lente vc usa.
    Alem de dicas de apps legais.
    Obrigada!
    Bjus

  49. Mariana Lamelas says:

    Adorei o post! O teu instagram, mas principalmente o blog, são para mim uma grande fonte de inspiração ☺
    Beijinhos

  50. Dai Castro says:

    Adoro as suas fotos Mel, aliás, o seu blog é o que mais me inspira e me faz querer blogar! Obrigada por compartilhar essas dicas simples, vai ajudar bastante nas minhas próximas composições! Beijos!

  51. Bárbara Kremer says:

    Mel, amei o post! Super útil e caprichado, como tudo que você faz. Tenho uma pergunta: você fotografa com o celular também? Com que frequência?
    Um abraço apertado ❤

  52. leticia frança says:

    ooowt…. Mel
    muito bos as dicas adorei
    sera que um dia voce poderia fazer um vídeo falando sobre isso tb ia ser legal :)
    milhões de beijos………..
    que Deus te abençoe sua linda, que seu trabalho continue sendo bom para as pessoas e que voce continue crescendo…………………………
    mais bjos

  53. Natalia says:

    Mel, fala melhor desse holofote de 1000 Watts???
    Mostra ele e como você usa (em que lugar coloca, sei lá), fiquei super interessada, eu geralmente tiro fotos a noite e tenho que ficar editando pra clarear e sabe como é, nunca fica tão bom como a gente gostaria :/

    Acho que esse é meu post preferido no seu blog hehe, te acompanho a tempos, beijos!

  54. Malu says:

    Mel, amo suas fotos <3 Sempre me pergunto como você tira as fotos de cima e se todas são com o Iphone, pois quase todas parecem ter uma qualidade maior =))

    Grande Beijo :*

  55. Mari Ribeiro says:

    Ei Mel! Adorei as dicas! (: Vou começar a usar a partir de agora!

    xx
    M.

  56. Helen Dutra says:

    Que post mara e que fotos lindas! Fiquei encantada!
    Parabéns pelo trabalho e dedicação. Vou tentar colocar em prática as dicas ;)
    Bjos,
    http://helendutra.com/

  57. Kamylla says:

    Adorei o post. Acho suas fotos incríveis.

  58. Kamylla says:

    Pensando bem, você é incrível.

  59. Eduarda says:

    A diferença mesmo entre a luz natural e a artificial é que a natural fica com um tom mais quente, mais alaranjado (tipo uma lampada incandescente mais clara) e a artificial fica bem fluorescente, mais branca. Mas as duas ficam muito bonitas. Amo as tuas fotos <3 o teu quarto é um cenário maravilhoso pra fotografar, principalmente se tiver o spock junto :P Admiro muito o seu trabalho, beijo grande :*

  60. greice victoria says:

    Mel adorei o post gostei bastante vou usar muito essa dicas sou horrível em questão de fotos mais vou tentar melhorar bjs adorrooo acompanhar seu blog seu canal ??

  61. Julyane says:

    Mel, como você faz para tirar as fotos que mostram você de cima pra baixo? Tenho muita curiosidade hahaha e amo esse tipo de foto!

    Parabéns, amo suas fotos! E obrigada pelas dicas
    :*

  62. Lucas Mendes says:

    Oi Mel!

    Acredita que dia desses mesmo eu estava pensando na ideia de você fazer esse tipo de post?! Adoreei! Eu passei a me apaixonar loucamente por fotografia por causa de você, sabia? (acho que já até comentei isso por aqui, em algum post). Suas fotos são lindas e inspiradoras, e quero cada dia mais aprimorar essa minha paixão “nova”, hahah. Estou com um projeto bem bacana pro meu blog, que envolve (e muito) essa arte. Muito obrigado pelas dicas :) :)

    Beijos!

  63. Barbara Moyano says:

    Oi Mel adorei, não é novidades que eu amo suas fotos né? Já que eu curto todas no insta <3 hehe
    Mas uma coisa que quero te pedir já tem um tempo, é sobre esse holofote de 10000000 Whats kkk meu quarto é muito escuro estou tentando resolver reformando ele e pintando tudo de branco, mas ainda assim queria essa luz pra deixar as fotos bem clarinhas, sem muita edição, onde você comprou? E como é o nome disso? Pra eu procurar aqui em Foz. Obrigada, beijinhos!

  64. Juliana says:

    Eu quero te agradecer pq suas fotos deixam meu dia mais feliz! ;)

  65. Mel, amei as dicas.
    Faça mais posts assim, voltados pra fotografia.

    Beijos,
    Isabella Dias Gomes.
    https://docaisdoporto.wordpress.com/

  66. Oi, Mel. Que post ótimo. Adoro suas fotos e o jeito que elas combinam entre si. O meu insta é todo bagunçado, haha, vou cuidar com mais carinho dos 3 itens que você mostrou no post. Beijos!!

  67. Oi Mel,

    Adorei as dicas. Instagram para quem é apaixonado por fotografia é o melhor aplicativo que já inventaram na vida. <3
    Tenho uma questão para o próximo post, gostaria de indicações de luz e onde comprar. Tenho um blog literário e para o canal no Youtube é importante a qualidade. :)
    Te acompanho em todas as redes, sua linda.

    Um beijo

  68. Flávia Caroline says:

    Que post lindo Mel
    Obrigada por compartilhar suas dicas, sua fotos são as mais lindas e inspiradoras *-*
    Todos os dias é tão bom vir aqui ou no instagram :D ♥

    ♥♥♥
    Mil beijinhos

  69. Gabriela says:

    Amei as dicas, Mel! Linkei o post no meu blog, espero que não se importe. Caso queira conferir, o link está abaixo. Beijos! ♥

    http://www.sinhamocha.com

  70. Manu says:

    Adorei o post, Mel! Que saudade das suas dicas de fotografia!! ? já to ansiosa pelo próximo. A câmera do meu celular é bem ruinzinha, por isso não consigo aproveitar o instagram como eu gostaria, mas adorei a dica do “fundo portátil” e a dos guardanapinhos!
    Também quero saber como faz pra tirar essas fotos “de cima” que a moca do outro comentário tbm perguntou hihihi
    Beijos!! :*

  71. Maisa says:

    Amei as dicas Mel, eu sempre me perguntava como é que você consegue tirar fotos tão lindas e clean. AMEEEI ♥ Brigadinho pelas dicas, ajudou bastante

    http://emplenametamorfose.blogspot.com.br/

  72. Eva says:

    Será que meu comentário foi ? :(
    Estou em dúvida pois faz dias que postei e ainda não apareceu!
    beijo, te adoro mel!

  73. Keylla says:

    Suas fotos são incríveis e o que me trouxe até seu blog foram elas. Linda um bjão

  74. Gabrielle says:

    Oi Mel, eu amo suas fotos do instagram. Percebo que cada detalhe foi pensado e gosto disso. Esse post me ajudou bastante para melhorar minhas fotos do insta! Mas gostaria sim que depois você fizesse um post falando mais sobre sua edição! Aguardo ansiosa! Beijos Mel.

  75. Suas fotos são sempre tão lindas e clean, Mel! <3 Dicas maravilhosas btw!

  76. Victoria Serratte says:

    Mel, gostaria de saber se a lente que você usa para fazer look do dia, nas fotos dentro de casa e as de londres, foram com a lente 50mm 1.8? E vejo que na maioria dos comentários perguntando aonde você edita suas fotos do flickr e daqui do blog? beijinhos <3

  77. Emma Souza says:

    Estou iniciando neste mundo de fotografias, e as dicas super simples vai ajudar a mim e a muita gente. Super útil.

    Um beeijo, emmasouza.blogspot.com

  78. Lala says:

    Ameei as dicas!
    Meu quarto é bem iluminado, pena que meu quarto não é lá tão bonito, mas estou trabalhando nisso hahaha.
    Adorei saber mais um pouco de como suas fotos ficam tão lindas <3
    Beijão, Lala.
    ps: que saudade de comentar por aquiiiiiii *——————–*
    Fiquei um tempão sem internet e quando consegui, o computador ficou cheio de vírus! Agora já está tudo bem e posso te acompanhar de novo o/

  79. Adriana Maria says:

    Oi Mel, nao sei se meu comentario nao foi antes ou se voce nao conseguiu aprovar é que minhas duvidas continuam martelando aqui rsrs

    Foi engracado pq no dia que voce postou estava vendo um documentario do Henri Cartier e parei pra ver se tinha post seu e tinba esse! Com fotos super fodas e falando sobre fotografia.

    O Cartier falava que fotografia é olhar e que ninguen mais olha nos dias de hoje. Mas vc tem um olhar pra fotografia encantador, serio, sempre me enche de sensacoes positivas!

    Mas me diga? Vc fotografa em RAW? Faz pouco tempo ou desde o inicio da carreira? Queria que voce falasse um pouco como arquiva as fotos, por ano, por assunto..

    Bjs (:

  80. Camila says:

    Não estava muito satisfeita com as fotos que tenho tirado ultimamente (sempre falta alguma coisa!), por isso estava em busca de algumas dicas. É claro que eu não tive dúvidas, vim procurar no blog da fotógrafa mais fofa que eu conheço e encontrei o que eu precisava!
    Adorei o post! bjs.

  81. Cheguei atrasada nesse post ): mas eu amei as dicas! tenho uma bandeja tipo a sua, nunca pensei em usar de fundo pras fotos. E eu acho a luz natural muito mais especial também :) Me desculpa se você falou já em algum lugar, mas não me recordo… queria saber onde você comprou o seu holofote! Beijo <3

    • Melina says:

      Adoro deixar os comentários para moderação porque assim posso ler eles mesmo que a pessoa comente muito tempo depois do post ter sido publicado hehe (o que não foi o caso do seu, mas fiquei com vontade de falar isso)
      Eu comprei ele aqui em Curitiba mesmo. Mostrei ele um post sobre meus equipamentos de fotografia e filmagem (tem vídeo também), mas vou fazer um post sobre ele porque muitas pessoas estão perguntando sobre :x
      :*

  82. Laís says:

    Que post excelente <3 Adorei suas dicas, é sempre bom ter umas dicas a mais para as fotos ficarem mais bonitas né? hahah
    Seu blog é super lindo! Amei <3
    Beijinhos, Laís Scagliusi

  83. Pathy says:

    Amor demais esse post, Mel. Amei. Também quero saber sobre as fotos tiradas de cima e se todas as fotos são tiradas com o celular. Se não, como faz pra postar, fica passando elas pro celular? tenho uma preguiça disso que só Deus, hahaha

  84. Melina says:

    Obrigada, chuchu ♥ Fico muito feliz em receber um feedback assim :)

    Vou responder suas dúvidas em outro post ♥

    :* e obrigada pelo carinho

  85. Joice says:

    Mel, linda! Ótimo post, muito útil! Gostaria de saber como você posta suas fotos no instagram (para que elas não fiquem cortadas). P.S.: Já posto as minhas com o o instasize e gostaria de saber se tem outro jeito menos chato.
    Beijinhos, seu blog é um amor!

  86. Rita says:

    Que dicas preciosas, adorei todas.
    Vou já seguir-te,
    xoxo
    BLOG // FB PAGE

  87. Bárbara says:

    Ei, Mel!
    Estou pesquisando câmeras para uma futura compra…
    Qual você usa? Tentei achar no arquivo mas não consegui =(

    Beijim

  88. Danyela says:

    Sensacional esse post!! Estou começando meu blog agora, só tenho a câmera do iphone para me ajudar por enquanto, então qualquer forma de fazer uma foto melhor já é de grande ajuda. Seu blog é lindo, muito inspirador. Suas fotos são de encher os olhos!! Amo demais, e espero um dia conseguir chegar nesse nível =P

    Bjão!!

  89. Suzana says:

    Suas dicas são mesmo ótimas e dá pra ver que sabes bem do assunto, pois suas fotos são lindas ♥

  90. Larissa says:

    Oi Mel! Acabei de ver seu intagram e que página linda de se ver! Tô MUITO ansiosa pr saber mais como você edita suas fotos, qual a câmera você usa e o que você recomenda pra quem tá iniciando. Beijos!

  91. Mari says:

    Mel, esse post merece um prêmio ou algo do gênero. Admiro o quanto você é generosa e compartilha seus gostos com quem te acompanha. Incrivelmente isso é raro hoje em dia, em um mundo tão egoísta.
    Estou louca para que a segunda parte saia logo :) Muito curiosa em saber quais apps você tem usado (ainda está com o Pic Tap Go? Amo!)
    Obrigada por compartilhar. Amo seu blog, me sinto muito bem aqui. Parece que venho visitar minha amiga Mel rsrs Chego, sento, tomo chá, batemos papo e só vou embora um bom tempo depois!
    Muito beijos no coração,
    Mari

  92. Elaine says:

    Melsinha amei o post, muito esclarecedor<3
    Mas vc está nos devendo um tutorial de como você edita suas fotos atualmente hehehe
    percebi que você mudou o estilo de edição, e estou ansiosa por um post que você fala como edita elas :D


Deixe seu comentário