melina souza
Lifestyle

5 dicas para ser uma pessoa mais organizada

25.08.2015

Melina Souza

Eu sempre fui uma das pessoas mais organizadas aqui da minha casa (eu e meu pai), mas há uns anos passei por alguns problemas que afetaram diretamente a minha superorganização e acabei deixando esse título só para o meu pai. Apesar de ter ficado mais bagunceira (ops!), já faz um tempo que decidi que iria voltar a ser a Mel Superorganizada de antes e hoje vou compartilhar com vocês 5 dicas de atitudes que me ajudam bastante nessa minha meta. As dicas tem a ver com o que fazer se organizar melhor não só em relação ao trabalho, mas na vida em geral:

melina souza

1. De tempos em tempos, faça uma limpeza no seu ambiente: quem tem muitas gavetas, cômodas e armário sabe o quanto é fácil acumular coisas. A quantidade de lixo que geramos diariamente é absurda, desde o panfleto que pegamos quando estamos andando na rua, até um papel com anotações que foram importantes um dia. Muitas vezes é mais fácil simplesmente pegar tudo o que está em cima da nossa mesa, cama ou cômoda e jogar dentro de uma gaveta do que levar ao lixo. Não sei o motivo, mas sei que mais pessoas também sentem isso. Por causa disso, é ideal fazer uma limpeza semanal ou mensal (dependendo da sua correria) para jogar fora ou doar tudo aquilo que não é mais necessário para nós. Na hora pode ser algo chato e cansativo de fazer, mas juro pra vocês que a sensação de leveza e alívio depois que você ver tudo aquilo indo embora compensa. Pra tornar a atividade mais legal, você pode montar uma playlist com músicas animadas ou então pegar a minha playlist de limpeza emprestada ;)

melina souza

2. Use uma agenda/planner: sei que com o avanço tecnológico as pessoas têm deixado de lado o hábito de usar agendas, mas o bom é que até quem não gosta da agenda clássica pode ter uma online, tão completa quanto a de papel, só que mais “leve” e portátil. O meu lado #aloucadapapelaria não me deixa abandonar a boa e velha agenda de papel (como vocês podem ver na foto acima hehe), mas também tenho no meu celular aplicativos como o 2Do (App Store | Google Play) que é bem completinho e tem várias funções legais.

melina souza

3. Planeje o seu dia na noite anterior: tire uma meia hora da sua noite (um pouco antes de dormir ou assim que finalizar as tarefas do dia) para fazer uma To Do List com tudo o que você precisa fazer no dia seguinte. Isso vai te ajudar a não começar o dia sem saber o que fazer e vai te ajudar a render muito mais. Não esqueça de fazer o sinalzinho de “check” sempre que conseguir finalizar um dos itens da lista. Isso nos mantém motivados, pois conseguimos ver resultado e progresso.

melina souza

4. De tempos para suas atividades e estabeleça prioridades: quando for montar a sua To Do List, recomendo que anote primeiro tudo o que você precisa fazer e depois organize todos os itens em ordem de prioridade (você pode criar um sistema de cores como por exemplo, tudo que for mais urgente em vermelho e tudo o que for mais tranquilo em azul claro). Além de estabelecer prioridade, coloque também o tempo necessário e a hora que você poderá executar a tarefa. Por exemplo, durante a manhã das 10h00 às 10h30 irei fazer as fotos do post da Kipling. Das 10h30 às 11h00 irei editar as fotos. Assim fica mais fácil de não deixar as tarefas mais importantes de lado e também de não dedicar muito tempo a uma atividade e prejudicar a execução das outras.

melinasouza01

5. Inclua um tempo para relaxar todos os dias na sua rotina: não adianta se organizar e trabalhar o dia inteiro. É importante fazer pequenas pausas de 10 minutos para descansar o cérebro e o corpo e também é muito importante ter um tempo dedicado apenas para fazer algo para relaxar como ler alguns capítulos de um livro, assistir uma série ou um filme, visitar seus blogs favoritos, brincar com seu animal de estimação, fazer exercício…se você incluir apenas trabalho em sua rotina, vai chegar uma hora que o estresse vai ser tão grande que vai prejudicar o seu desempenho e pode até trazer problemas (graves) de saúde.

Espero que tenham gostado das dicas e que elas ajudem vocês a ter uma vida mais organizada e saudável. Adoraria ler aqui nos comentários o que vocês fazem para se organizar :)

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Youtube ❤ Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

Por

Melina

  1. neyara says:

    Pelo menos uma vez por mês dou uma geral no quarto superficialmente para tirar esse acúmulo de coisas inúteis mas que guardamos. E em tempos, em tempos, faço essa limpeza de forma mais profunda, principalmente no final de ciclos, como o semestre na faculdade e etc. Isso super ajuda a manter as coisas em ordem e revitalizar o ambiente. Adorei o post!

  2. Marijleite says:

    Ótimo post, Mel. Falo por experiência própria, algumas vezes me via totalmente perdida entre tanta coisa para fazer, e planejar com antecedência, fazer listas para me organizar melhor super me ajudou.

  3. Adorei o post e as dicas Mel! Sempre fui uma pessoa bastante organizada (ainda bem), pois com tantos compromissos como trabalhos, provas, aulas particulares e agora com o blog também, parece que me sinto mal se não me organizo. Acho isso muito importante, percebo que quando me atrapalho e deixo as coisas se desorganizarem por uma ou duas semanas, chego a me sentir muito mal depois. Adoro muito o conceito da agenda, pena que nunca consegui me organizar direitinho com uma, vejo agora que meu blog está me ajudando muito quanto a isso. Te adoro muito Mel ❤❤❤

  4. Mellin says:

    Amei as dicas. Eu também sou a louca da papelaria rs Ontem fui ao centro da minha cidade para comprar roupa e acabei gastando o dinheiro em uma papelaria u.u… A roupa pode esperar a papelaria não hahaha Amei as dicas. Seu quarto está cada vez mais lindo =*

  5. ta says:

    esse relógio da bela e a fera <3
    Mel,já ouvi mts conselhos de amigas,mas n adiantou,como lidar com um amor não correspondido?

    • Melina says:

      Hum…acho que a melhor coisa a se fazer é tentar ocupar a cabeça com outras coisas: ler um livro, assistir uma série, fazer picnic com as amigas, dedicar mais tempo para algum hobby etc. porque aos poucos você começa a se acostumar a não pensar mais tanto na pessoa e ela acaba não tomando taaanto espaço da sua vida, sabe? Sem contar que, tirando o amor não correspondido da cabeça, você fica mais aberta para conhecer outras pessoas e, com o tempo, se apaixonar de novo :)
      Espero que tenha ajudado pelo menos um pouquinho ♥

  6. Helen Saez says:

    Olá Mel, saudades que eu tava de vim comentar por aqui. Amo relaxar no seu blog no final do meu dia. As vezes, quando trabalhamos fora de casa essa parte de ter 10 minutos para relaxar falta, sabia? Por isso, que estou fazendo entrevistas no momento e procurando estágio na área de direito ( que faço faculdade) para poder trabalhar.Porque trabalhar na loja com minha família é muito cansativo e estressante. rss
    Suas dicas foram ótimas para me programar com minha vida. Adorei!! E hoje no RJ está tão gostoso também tá chuviscando e fazendo um friozinho delícia, vou para aula mais feliz! Te adoro muito Mel. Eu tava com saudades de comentar aqui. E que faça muito frio para nós. Sempre acompanho seus snaps, poste sempre beijoooo!! :********

  7. Eu sou bem desorganizada com relação ao meu tempo e o meu dia, faço uma coisa e não lembro o que era pra fazer depois. E nisso o dia acaba e eu não faço o que é pra fazer. Eu anotava as coisas no papel, depois perdia esse papel kkkk era um fuá. Agora eu faço como você disse, planejo na noite anterior e anoto tudo em uma agenda. Só que para eu não esquecer ou por acaso perder a agenda, coloco pra despertar em meu celular, tipo “tal hora pra fazer isso, outra pra fazer aquilo” e isso está funcionando comigo, estou uns 60% mais organizada hahaha. ;)

    Beiijo Mel!

  8. Maki says:

    Mel, tenho muita, muita, MUITA dificuldade em estabelecer prioridades. É quase um bloqueio! Mas, tudo bem. Acho que vou tentar esse sistema de cores que você comentou, quem sabe não ajuda, né?
    Beijos!

  9. Letícia says:

    Se tem uma pessoa mais desorganizada que eu, eu preciso conhecer, sério. Eu consigo ser desorganizada em tudo: deixo as tarefas da escola pra última hora (e sempre me ferro tendo que fazer redações na segunda à noite), meu quarto sempre está bagunçado, muitas vezes quando vou sair tenho dificuldade pra achar onde estão as coisas que eu preciso (por exemplo, às vezes não acho meu breu antes de ir pro ensaio e tenho que pedir emprestado para alguém) e várias outras coisas. Essa desorganização me faz esquecer de TUDO e me prejudica bastante. Eu preciso urgentemente colocar pelo menos um pouco dessas suas dicas em prática hahaha.
    Beijos!

  10. Amei o post Mel, acho incrivel como você consegue fazer tudo parecer mais fofo, tambem sou a louca da papelaria e não consigo ficar sem utilizar cadernos, adesivos e coisas fofas para me organizar. Durante muito tempo estive muito desorganizada, a verdade é que organizada eu nunca fui hahaha. Tenho um blog e fiquei muito tempo sem postar, meu quarto era uma bagunça, e meu guarda roupa nem se fala. quando vejo seus videos e post fico muito animada para me organizar pois parece que tudo em sua vida é organizado não consigo imaginar vc bagunceira hahahaha. Admiro muito seu trabalho Melzinha espero um dia conhecer você, moro bem pertinho rsrs em Ponta Grossa, mal posso esperar pra te conhecer e te dar um abraço de fã. Amo seus posts, videos, fotos, snaps e vc <3.
    Beijos Mel, manda beijo no snap :*. Beijos da sua fã numero um depois da sua mãe aquela liindaaa (ela me mandou parabens no meu aniversário que foi dia 17, fiquei muito feliz, a familia Souza é top! hahaha Beijooo

  11. Luanna Alves says:

    Oi, Mel! Adorei o post, veio em uma ótima hora. Quero muito ser organizada, mas não sabia por onde começar, saiba que ajudou bastante. Aliás, onde você comprou seu planner, Mel?
    Até.

  12. Eduarda says:

    Adoreeei ❤️❤️ Você vai fazer bookshelf tour 2015??

  13. Mel, amei o post!
    Eu era uma pessoa bem organizada, mas de uns tempos pra cá andei juntando muita coisa desnecessária e isso me deixou motivada a fazer uma boa limpa nas minhas coisas.
    Beijos :*

  14. Alessandra says:

    Nossa! Outra coisa em comum que temos: mania de organização ! O meu armário é o mais “invejado” entre as minhas amigas e familiares! Tanto o do meu trabalho(escola) como também o meu de casa. Sou meio neurótica com isso e amo qualquer coisa do assunto! Beijinhos doces, Mel!!!

  15. malu says:

    adorei o post mel! esses dias eu ando super desorganizada, e a suas dicas vão me ajudar muito!
    mel, vc já leu terra de histórias? é bem legal e vale a pena! acho que vc vai gostar!
    vem pra sp!!
    obrigada por tudo! <3

  16. Letícia says:

    Muito legal, Mel!
    Tudo isso que você listou é muito importante e realmente ajuda a manter a organização e, como consequência, nos deixa mais tranquilos e menos afobados com as tarefas do dia-a-dia (além de evitar que esqueçamos algo no caminho dessa correria).

    Two thumbs up!

  17. Helena says:

    Amei as dicas, eu sou mega bagunceira desde sempre e para sempre e não me importo muito com isso. Posso viver sem me irritar em um ambiente tipo chiqueiro mesmo. Mas queria muito me organizar mais com as tarefas a cumprir. Amei as suas dicas e estou a procura de uma agente legal que tenha tudo que eu preciso. Prefiro papel, acabo levando mais a sério e me mantendo mais organizada dai! Amei o post!
    Abração,
    http://toxicmay.com/

  18. Carol says:

    Mel, fico curiosa pra saber se vc guarda todas as embalagens fofas de coisas que vc ganha?! Como jogar fora tanta coisa bonita?!
    E estou curiosa pra saber quando vc vai lançar o teu livro? Bjs

  19. Adeeh Mello says:

    Foram bem legais as suas dicas Meel. Principalmente essa do finalzinho, retirar um tempinho pra relaxar, sempre faço isso lendo algum livro, uns capítulos a mais e etc. Beijos!

    Blog Sorriso de Vida, clique e saiba mais!

  20. Vivian says:

    Amei o post, Mel!!! Estava precisando de umas dicas dessas mesmo <3 obrigada!

  21. Agatha says:

    Mel, adorei o post e achei super útil.
    Pena que trabalho o dia inteiro e depois vou pra faculdade o que atrapalha um pouco essa parte de descansar uns 10 minutinhos.
    Mas sobre a limpeza semanal vou começar a fazer, eu era daquelas que arrumava tudo uma vez por mês mas com a correria você acaba largando roupa em qualquer canto e xerox da faculdade e quando você vê nem precisa entrar no guarda roupa pra chegar em nárnia porque ele já esta todo do lado de fora.
    Estou louca pra comprar uma agenda e começar a me organizar mais, vou até fazer uma playlist dançante e escrever com caneta vermelha e azul minhas prioridades, adorei essa dica e vai ser super útil aqui na empresa. obrigada pelas dicas!

  22. Laize says:

    Adorei o post mel, sempre esperei um post do tipo. Eu adoraria se fizesse um com mais dicas de aplicativos, eu simplesmente baixo todos que você indica e amo cada um deles. Te adoro <3

  23. Talita Neres says:

    Amei as dicas, Mel! Eu super preciso me organizar porque isso me prejudica na faculdade. Eu fico com um monte de coisas pra fazer e sinto como se nunca tivesse tempo :(

  24. Meeeeeel, acredita que eu faço tudo isso que você sugeriu? Fiquei feliz em saber que estou fazendo tudo certinho! :3

    Arrasou no post, como sempre! ♥

    http://www.giselyfernandes.com.br
    Beijinhos ♥

  25. Dedyane says:

    A cada dia tento melhorar minha organização. Eita! Se coisas a fazer se acumularem. Já viu, né? Perdemos muito tempo, que poderiam ser usufruídos em outras atividades. Beijos…
    http://emminhanuvemvoadora.blogspot.com.br/
    Instagram:@dedyane

  26. Ana says:

    Eu ando super desorganizada nos ultimos tempos, e meu apartamento é pequeno, então parece que a bagunça é maior rs.

    Valeu pelas dicas!!

  27. Ana says:

    ADOREI SEU POST MEL!
    também sou pirada em papelaria e organização! Tenho um Planner da Erin Condren ( que é quase igual ao seu) e não vivo sem ele! <3

  28. Paola Alves says:

    Adorei as dicas e quanto a organização do ambiente acrescentaria o = não deixar nada pra depois HAHAHAHA! Comigo funciona muito sabe? Tirou a roupa? Já que ta ali, já coloca ela no lugar e fica livre depois.. Dai não acumula bagunça, é vida <3 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  29. joicy recco says:

    Que gracinha Melzinha. Adoro me organizar, acho isso essencial para vida. Amei, beijos <3
    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

  30. Tatiana Nais says:

    Adorei o post, Mel! Eu também costumava ser super organizada, mas com o tempo perdi um pouco disso. Ainda assim, vira e mexe gosto de fazer uma super limpeza no meu quarto e tirar tudo o que não preciso mais guardar.

  31. Isabela says:

    Oi Mel!

    Já tinha lido o post lá no blog da Kipling e amei <3

    Queria saber onde você comprou o funko pop do Cogsworth?! É tão lindo!

    Um beijo!

  32. Amo seu jeito de escrever!! Suas dicas foram muito legais. Vou agora arrumar tudinho por aqui… :D Bjs linda!!!

  33. Thalys says:

    Amei o post, Mel. Vou tentar seguir suas dicas, já que sou uma pessoa um pouquiiiinho relaxada hehehe :x
    Visitem meu blog: goo.gl/yZ9ZZO ♥

  34. Ludmila Matos says:

    Melll adoro seus posts aqui, e suas fotos são maravilhosas! Manda beijo no snap!!

  35. Gabby Mendes says:

    Mel,
    tudo bem ?
    Eu passo a semana trabalhando fora,e só tenho o final de semana em casa, mas divido o quarto com o meu irmão, o que dificulta bastante a minha organização ;(
    então sempre que chego( toda semana faço isso) faxino o quarto, e deixo tudo organizado como eu gosto.
    Para as atividades do dia-a-dia a agenda é indispensável ! tenho 3! kkk
    #souloucadapapelariatbm
    E elas são divididas em “Afazeres do trabalho”, “Assuntos pessoais”(ir ao banco,comprar rémedio..) , e “anotações rápidas”(essa é bem pequena e cabe no bolso,hehe)

    beijooos

  36. Aline Costa says:

    Muito legal as dicas Mel. Eu também sou uma pessoa super organizada e sou a louca das listas para dar conta de fazer tudo.

  37. Joice Novaes says:

    Adorei as dicas. To tentando ser mais organizada, porque é sempre bom planejar certinho o que fazer durante o dia, não é? haha
    Sempre que posso faço uma faxina no meu cantinho e tiro tudo que não uso mais pra doar ou pra jogar fora!
    Beeeijos <3
    http://livrosamoremais.blogspot.com.br/

  38. Carolina says:

    Obrigada, Mel! Suas dicas vieram exatamente no momento “preciso de mais organização”.
    :)

  39. Barbara Sá says:

    Oi, Mel. Voltei!

    Esse sistema de Listas eu uso e realmente funciona. Acho que o prazer de ticar as coisas como feito é o que mais me influencia.
    Curti a ideia de organizar por prioridade. Muitas vezes faço diversas coisas em um dia, mas não faço as mais importantes. Acho que vou comprar alguns adesivos coloridos para isso.
    Eu tenho duas agendas. Uma eu organizo com as coisas que farei durante a semana. Os vídeos que tenho que gravar, as resenhas e postagens que tenho que entregar, e na outra eu organizo por dia, colocando essas grandes responsabilidades, bem como colocando que tenho que responder os comentários do YouTube. Assim consigo me organizar melhor e fazer todo o planejado, hehe.

    Beijocas, Mel. Obrigada por sempre me ensinar algo novo.
    http://www.segredosentreamigas.com.br

  40. Maisa says:

    Amei o post Mel, a dica 4 e 5 foram ótimas para mim. Faça mais posts desse tipo! Beijos

    http://emplenametamorfose.blogspot.com.br/

  41. Franciele says:

    Quando eu vejo esses seus posts fofos de papelaria e organização me dá uma super felicidade <3

  42. deborah says:

    Amei as dicas e com certeza preciso colocá-las em prática! Eu amo suas fotos e seua decoração! beijos

  43. Flávia Caroline says:

    Eu sou muito organizada, gosto de cada coisa em seu devido lugar, no meu quarto, na minha mesa de trabalho, mas não sou paranoica tbm né rsrs
    Ótimas dicas, eu sempre procuro fazer limpeza e jogar coisas fora, coisas que não uso mais, porque temos uma mania de acumular hehe

    Beijos Mel :D

  44. Isabela says:

    Muito legal a postagem, Mel! Velhas e infalífeis dicas de organização (que, com muita insistência e paciência, funcionam). :)

    Eu sempre tive uma pulguinha atrás da orelha em relação ao seu quarto… mais precisamente, seus livros. Normalmente, os livros têm aquela chata tendência de ficarem empoeirados facilmente ou amarelarem. Como você tem muitos livros, imagino que deve ser uma trabalheira, né? Como você faz a limpeza dos livros?

    Beijo!

  45. Nizer says:

    Melzinha, eu simplesmente amei o post. Foi super útil pra mim. Seus posts e suas fotos me fazem sentir mais leve, algo como terapêutico e que traz amor, paz e serenidade. Quero te agradecer por isso.
    E também por me fazer perceber que a vida pode ser leve, até mesmo na organização. Que não devemos levar a vida tão a sério senão não aproveitamos nada. Acabamos por só focar na murmuração, na reclamação e em ver o aspecto ‘negativo’ de tudo. O que eu quis dizer é que, vendo o seu post, consegui me sentir menos ansiosa e pessimista com relação a organização e isso me fez tão bem…

    Muito Obrigada! :)

    Era isso. hehe

  46. Esse post veio em ótima hora, eu também sempre fui organizada, mas comecei uma faculdade à distância é muito difícil me organizar pra conseguir trabalhar, estudar e não me distrair com qualquer coisa…

  47. Thay Andrade says:

    Confesso que não sou uma pessoa muito organizada e deixo a desejar.
    Adorei as dicas.

    Beijinho
    Thay Andrade
    http://www.blogdathayandrade.com

  48. Talita says:

    Eu amoooooo organização! Sou até chatas as vezes e ameeeeei suas dicas, com certeza vou usá-las ???

  49. Paula says:

    Oi Mel, tudo bom??? Amei o post, mas tenho uma pergunta… kkkk Esse seu planner de papel é da onde? Tô doida atras de um e não acho!! Não sei me organizar com celular e tablet não, tem que ser papel!
    Obrigada
    Beijos
    Paula


Deixe seu comentário