3 dicas para melhorar suas fotos
Photography

3 dicas para facilitar suas fotos do blog e do instagram

12.04.2016

Melina Souza

Uma das principais marcas do meu trabalho são as fotografias. Foi inclusive pela vontade de compartilhar mais fotos além das que postava no Flickr que criei o Serendipity (isso + a saudade de ser blogueira, é claro!). E não é por acaso que a minha rede social favorita, mesmo com toda essa palhaçada de não mostrar todo o conteúdo publicado, é o instagram. Enfim, falei tudo isso só pra reforçar o quanto amo fotografar e o quanto a fotografia está presente no meu dia-a-dia.

Apesar de nunca ter feito um curso de fotografia e não ter nenhuma formação na área, muitas pessoas me pedem dicas sobre o assunto e também pedem pra compartilhar minhas “técnicas” e “segredos” (edição, composição etc.). Pensando nisso, resolvi compartilhar três coisas simples, mas que me facilitam muito na hora de criar composições e fazer fotos tanto pro blog quanto pro instagram.

DUREX PARA FIXAR OS PRODUTOS

3 dicas para melhorar suas fotos

Quem nunca ficou um tempão tentando deixar os objetos parados na posição certa? E quando na composição tem mais de uma coisa que é redonda e quase não fica no lugar? Pra evitar o estresse e otimizar o tempo, principalmente quando vou usar batom, caneta, lápis etc. na composição, uso um pedacinho de durex para manter tudo no lugar. É simples, não estraga os produtos e ainda deixa tudo na posição certinha.

3 dicas para melhorar suas fotos

3 dicas para melhorar suas fotos

3 dicas para melhorar suas fotos

FITA ADESIVA NO SAPATO

3 dicas para melhorar suas fotos

Antes de usar a técnica da fita adesiva, costumava usar papel higiênico para evitar que a sola do sapato encostasse na cama ou na mesa quando queria criar composições com eles (principalmente para fazer sets com inspiração de look). A fita adesiva é bem mais prática e fácil de esconder (o papel tem que ficar dobrando). Aliás, bem que alguém podia se inspirar nessa ideia e criar uma fita própria pra isso, né? (uma que desse pra reutilizar pra ser mais econômico e ecológico).

3 dicas para melhorar suas fotos

3 dicas para melhorar suas fotos

3 dicas para melhorar suas fotos

Normalmente uso uma fita transparente dessa largura para colocar na sola dos sapatos, mas não encontrei a minha para fazer as fotos e acabei comprando essa aí. Não recomendo essa fita que usei nas fotos acima porque ela não prende direito na sola e acaba embolando fácil.

APOIOS PARA DEIXAR OS OBJETOS RETOS OU NO ÂNGULO DESEJADO

3 dicas para melhorar suas fotos

Gosto muito de tirar fotos de cima, principalmente para o meu instagram, mas nem sempre os objetos ficar alinhados ou no ângulo que quero porque eles não são retos. Um exemplo é a instax mini 25 que tem um dos lados mais largos por causa da bateria. Pra resolver isso, uso objetos aleatórios (pode ser bloquinho de papel, borracha, papel amassado, capinha de bateria etc.) para deixar o objeto o mais reto possível.

3 dicas para melhorar suas fotos

3 dicas para melhorar suas fotos

3 dicas para melhorar suas fotos

Espero que tenham gostado do post e que essas dicas sejam úteis pra vocês. Pretendo compartilhar mais dicas por aqui sobre o assunto e também sobre outras coisas relacionadas com a minha profissão (blogueira/youtuber) e com a minha formação (psicologia).

Quem aí já fazia essas coisas? Quem tem outras dicas para compartilhar?

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

ps: já dei outras dicas desse assunto aqui no blog.

Por

Melina

  1. Adorei as dicas, Mel! Sempre uso durex pra manter as coisas no lugar, principalmente quando estou fotografando algum flat lay. Não sabia das outras dicas. Obrigada por compartilhar! ♡ Tatyanna Gois

  2. karolina says:

    Amei????? começarei a usar essas dicas (manda beijo no snap?)❤??

  3. Mel!! Adorei o Post e na hora que vc falou da fita pro sapato reutilizável eu pensei em papel contact. Talvez fosse uma boa idéia cortar o contact no formato da sola e depois de usar colar ele de volta no papel de proteção. Com uma filha daria pra fazer vários né?! :)

  4. Com uma folha hehe o corretor corrigiu errado e etc lol

  5. Schai Jesus says:

    Adorei as dicas Mel, to me sentindo fotógrafa agora pois eu já usava essas dicas :)

    Mel, não tem haver com o post mas queria ver se tu me tira uma dúvida. Quero criar um blog já com domínio próprio, pesquisando vi que tenho:
    1° registrar o domínio
    2° hospedar o blog
    Eu sendo leiga com essa parte da informática consigo manter sozinha ou preciso de um programador?

    Beijos flor :*
    P.S : se preferir me responder por e-mail, é gurialit@gmail.com ;)

  6. Meu deeus, que sensacionalmente simples, hahaha, nunca tinha pensado nisso, minhas coisas vivem rolando, nossa, adorei!

  7. Aline Costa says:

    Ótimas Dicas Mel. Nunca tinha pensado nessas soluções, e agora vão me ajudar muito. Suas fotos são sempre tão lindas que dá até para sentir o carinho que você para tirar, editar.

  8. Que mágica! É muito legal ver os bastidores de algumas de suas fotografias, sempre fico curiosa quanto a essas coisas e amo quando você fala de fotografia aqui no blog. Juro que nunca pensei nessas ideias que você teve, bem criativas e de muita serventia. Sobre suas fotos tiradas de cima, amo esse estilo mas quase nunca acerto tirar sem aparecer minha sombra, alguma dica quanto a isso? Desde que te acompanho você me fez ter uma visão diferente e especial quanto a arte de fotografar, agradeço muito e sempre aprecio seu trabalho, Melinda :) beijinhos :*

  9. adriana maria says:

    Ahhhhh eu amei o post!
    Pq ne eu adoro saber o Behind the scene rsrs
    Esse na verdade pareceu mais aquele expectativa x realidade. E o povo que acha q é vc acorda e é tudo lindo, que as coisas estao la faceis pra voce, que voce so vai la e clica rsrs

    Ahhh, falando em fickr reparei que voce nao colocou ele aqui junto com as redes sab? eeee tbm vc tirou o 100 happy days de la, pq Melzita?

    bjs e boa semana =)

  10. Mel…essa postagem ABRIU MEUS HORIZONTES. Como nunca pensei nesses pequenos detalhes que fazem toda a diferença???

    Muito obrigada por compartilhar essas dicas de fotografia, você é uma inspiração para mim <3

  11. Que máximo, Mel! Como eu nunca tinha pensado em fazer essas coisas? Suas fotos sempre me encantam, muito bom você compartilhar essas dicas <3

  12. Adorei as dicas!
    Sou uma negação com fotos e adoro as suas! hahaha

    Bjs!

  13. Cíntia Amaral Závoli says:

    Que post maravilhoso, Mel! Por favor, continue fazendo vários sobre dicas de fotografia (amoooo).
    Amei as dicas e vou super usar! Não tinha pensado nessa dica do durex (que ideia maravilhosa)!
    Beijosss :*
    (manda beijo no snap) <3

  14. Alê says:

    Um dia desses eu fiz um vídeo mostrando como fazia as composições nas fotos do Insta e NUNCA, nunquinha eu tinha pensando em colar os objetos. É um coisa tão simples, mas que na hora da agonia, a gente esquece. Usava a fita apenas pra colar a cartolina na parede e fazer fundo infinito, mas isso? Nem passava pela minha cabeça. VALEU, Mel! : )

  15. Melzinha ♥

    Quando o talento vem de dentro não precisa fazer curso de fotografia não, ué ( Suas fotografias, os cliques, seu olhar delicado é perfeito e eu amooooo e só de olhar nas fotos, sem ser no blog, tipo: vejo uma foto no insta sem ler quem postou e já sei quem fotografou e nunca erro a sua marca, o seu jeito que só você tem ) hahaha.
    Agradeço sempre a Deus por colocar pessoas como você no meu caminho, quero muito conhecer você pessoalmente, fotografar, da boas risadas, enfim …
    Lembra que já sonhei contigo ? hahahaha Parecia tão real.
    Infelizmente nas minhas férias vou passar longe de Curitiba, vou pro Mato grosso e depois Brasilia.
    aaaaaaah, uma novidade, apresento meu TCC quinta-feira, meu Deeeeeeus!!! que ansiedade.
    Me deseje sorte! rsrs
    Enfim… vou ensaiar agora, antes de dormir.
    Como foi a sua apresentação do TCC ?
    Ah! Suas dicas são importantes ♥♥♥
    Abraços fortes! beijos :*

  16. Igo Lucas says:

    Oi Mel, amei as dicas sério, agora que eu estou começando a fotografar, tenho várias dúvidas haha, suas fotos sempre são lindas, minha canon t5i chegou esses dias, tirei algumas fotos inspiradas nas suas, se você olhasse eu iria ficar MUUUITO feliz, beijos e fica com Deus.

  17. Um dos motivos que me fez criar meu blog também foi a vontade e coragem de mostrar as fotos que tirava diariamente, além de colocar os textos, já que uma das coisas que mais amo fazer é escrever, e como já disse antes, você fez eu me apaixonar ainda mais por fotografia com o seu blog e suas fotos maravilhosas <3. Já uso várias dessas dicas e posso confirmar que elas são realmente ótimas! Amo quando você faz esses tipos de posts, pois agrego ainda mais conhecimentos sobre aquilo que gosto e quero aprender mais :). Super amei a ideia de posts sobre psicologia <3. Estava pensando em cursar a um tempo atras, mas já desisti pois sempre volto pra Letras/Francês <3 <3 Mas amo a faculdade e área e gostaria MUITO de saber mais sobre. Enfim, amei o post, as fotos e as dicas Melzinha <3 <3 <3

  18. Amei amei amei essas dicas Mel! Sinto saudades de fotografar objetos fofinhos no meu quarto. Mas o maior problema, na verdade, é que eu não vejo mais beleza na minha escrivaninha nem na minha cama, nem em nada. Tava querendo muuito fazer uma reforma, mas dinheiro não ta tendo hahahah

  19. Claudia Hi says:

    Adorei as ideias Mel! A gente sempre acha que as fotos são tiradas naturalmente, como se não houvesse produção nenhuma! rs Mas a verdade é que dá um trabalhão pra deixar tudo bonitinho pra tirar algumas ou só uma foto!

  20. Midori says:

    Eu sou apaixonada pelas suas fotos, Mel ♥
    Amei a dica do sapato! Nunca tinha pensado nisso!
    E pra deixar os objetos redondos no lugar, eu normalmente uso uma bolinha de papel de apoio, mas com durex é bem mais fácil mesmo rsrsrs

  21. Nataly says:

    Mel!! você só usa a luz que vem da sua janela para as fotos?? Faz sempre em algum horário específico? o fundo é sempre na cama e em alguma mesinha??? bjs

  22. Paula says:

    Mel, adorei as dicas (essa do sapato nunca tinha pensado!) mas adorei mais ainda essa capinha do Totoro! De onde é?

  23. Mel, amei as dicas! Nossa, não fazia ideia desses usos da fita adesiva :)
    Faz mais posts assim assim!
    Beijo

  24. Marta says:

    Adorei as dicas! Fotografar batons e perder um tempão pra deixar ele no ângulo certo, quem nunca?
    A dica do sapato é fantástica mesmo!!! Vou providenciar as minhas fitas, rs!

    Uma coisa que eu queria muito que vc compartilhasse no blog é a edição da iluminação/exposição. Sempre acho que minhas fotos ficam mais escuras, mesmo fotografando em luz natural, principalmente quando transfiro para o lightroom. No visor da Canon elas ficam boas e com a iluminação clara, mas quando passo para o lightroom o raw, ele meio que diminui a exposição e o brilho. sabe? Isso acontece com vc?

  25. Bruna Diana says:

    eu amo suas fotos mel,mas eu não consigo ter esse olhar delicado que você têm,eu moro num lugar tão feio ,sem flores ,sem beleza da natureza ,não tenho um quarto todo delicado como o seu,enfim fica difícil tirar fotos delicadas e fofas como as suas :(

  26. Manu Vieira says:

    Puxa Mel, que legal seu post!
    Muita gente na internet guarda seus ~segredos de fotografia~ a sete chaves e é bom ter quem ainda compartilhe esses truques, super me identifiquei!
    Beijo <3

  27. Luisa says:

    Oi, Mel!
    Eu já usava a técnica do durex, um dia tentando tirar fotos de potes de creme acabei tendo a ideia de colá-las no chão pq não paravam de rolar! Amei conhecer essas outras dicas, com certeza vou usar!
    Ah, vi que vc compartilhou no face ontem o trailer de “Animais fantásticos e onde habitam”, não sabia que ia ter filme e já estou super ansiosa pra ver! Fiquei fã do Eddie Redmayne, o ruivo ator principal, depois que assisti a série baseada no livro Os Pilares da Terra – postei lá no meu blog esses dias https://lacotovie.com/2016/03/31/livro-os-pilares-da-terra-e-serie-no-netflix/

    Beijocas!!

  28. Nossa agora posso morrer em paz, sempre me perguntei se você tirava muitas fotos dos seus calçados antes de usar para não sujar o cobertor/roupa de cama hahahahahaha! Nossa, nunca teria pensado nisso, que legal!

  29. Tentei mudar a minha foto do Icone, estava muito veja a que estava, e Nooooossaa!! não consigo mudar e nem colocar alguma kkkkk’ esta a bolinha fofa azul rsrs
    Espero que não me esqueça kkkkkkk beijão

  30. Apareceu a foto! LoL ‘ só porque eu reclamei hahahaha

    Amanhã apresento o TCC estou confiante \o/
    Espero não esquecer de nada!!!

  31. Isis says:

    Post sobre fotografia!!!! *———*

    Muito obrigada por compartilhar suas dicas de fotografia e me inspirar um pouco cada dia. :D

  32. Gabby Mendes says:

    Meeel
    que saudade que eu tava do seu blog! e ainda encontro um post desses,que maravilha,obrigada pelas dicas!
    Vou aguardar o post sobe a profissão fiquei ansiosa… tenho muita curiosidade em saber como foi essa sua transição, tipo, pq a gente passa anos numa faculdade e de repente mudar o rumo da vida assim, deve ser bem louco, explica como foi todo esse processo de decisão, o que te fez largar os trabalhos com psicologia e tal… grande beijo, capricha nesse próximo post Mel, vai ser massa! PS: faz vídeo tbm <3
    beijos

  33. Bel says:

    Amei as dicas principalmente a primeira porque venho enfrentado uma batalha nas fotos que estou produzindo e não tinha ideia desse truque! Obrigada! E suas fotos são lindas mesmo!

    http://www.bsacasamentos.com/

  34. Lu Cruz says:

    Não acredito que nunca pensei em prender as coisas redondas com fita adesiva!!!! Sempre fico feio boba tentando fazer as coisas pararem no lugar. Nos sapatos, eu costumo usar fita crepe, acho mais fácil de tirar depois! E as gambiarras na hora de deixar os objetos retinhos chegam a ser até engraçadas às vezes hahaa. Obrigada pelas dicas! Continua fazendo mais posts assim. Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

  35. Graziele says:

    Para que as fitas nos sapatos?

  36. Mel, adorei as dicas. Você também cola com fita a capa de livros ou folhas que insistem em ficar fechando? Esse é meu maior desafio. Hahaha. Fico horas tentando fotografar.

  37. Fernanda says:

    Adorei as dicas Mel! Sabia que o item mais utilizado em fotografia de objetos em estúdio é fita crepe? justamente pra grudar, apoiar e fazer mil coisas rsrsrs Fita crepe, barbante, fio de nylon.. é tanta gambiarra que ninguém imagina! A pessoa tem q ter mais habilidade em artes manuais do que saber de luz kkk :**

  38. Apresentei o meu TCC Meeeel *_____________*
    Nossa!!! Que felicidade!!!
    PASSEI, agora é só esperar a semana da formatura \o/ Lol
    Mais uma grande etapa da minha vida.
    Tirei 9.3 no TCC. Estou tão tão tão feliz que queria que você soubesse rsrsrs
    – Queria ter dinheiro pra comprar sua passagem pra você participar da minha formatura. Que será um dia lindo e fofo. ( passagem pra ti e pro Beni, meu casal fofo e lindo, FELICIDADES \o/ )
    Agora posso dormir hahahaha, assistir minhas séries, ver mais o seu blog, comentar mais aqui, assistir filmes hahaha
    E estou com o nome MOBI na mente viu hahahahaha sempre quando dá eu dou uma olhada no seus snaps e amei hoje hahaha dia divertido.
    Adoooro você ♥

    Abraços fortes :*

  39. Ana Rocco says:

    Nossa adorei as dicas Mel!!

    Suas fotos são incríveis, e através do post conseguimos ver como pequenas coisas podem fazer a diferença! :)

    Adorei! Faça mais posts como este!!!! ♥
    Beijoss

  40. Oi Melina :-)
    Lendo o teu post fiquei pensando em alguma coisa pra te ajudar com as solas dos sapatos na hora da foto… Achei aquela coisa com a fita adesiva muito trabalhosa, na verdade tensa hahhaha Daí lembrei!!! Por acaso tu já tentou “papel contact”?!? Aquele que tem aquele papel atrás, pra puxar e então colar o plástico?!? Geralmente utilizamos para encapar livros. Acho que ele seria perfeito para o propósito, uma vez que aquela cola que vem no plástico não será muito eficiente para na sola do sapato. Vai apenas bloquear a sujeira mesmo… Tu podes colocar o sapato em cima – no lado do papel, passar uma caneta pra marcar o formato da sola, recortar, colar e voilà!!! Depois para retirar é só puxar. Facinho facinho! E assim não vai precisar de tantos ajustes como vi na foto. Sei lá… Espero que a dica ajude.
    É que no meu hobby é escultura de papel e então a gente acaba arquitetando várias alternativas pras essas coisas afins… hehehe Tenho um blog com algumas fotos do meu trabalho, se quiser dar uma olhada fique a vontade – só que tá meio desatualizado, mas tá valendo, né?!?! Beijão :-)

  41. BARBARA MOYANO says:

    Adoro esses formato de post, amo fotografia também!
    E isso me deixa muito inspirada a tirar mais fotos <3
    Saudades, beijos!

  42. Que perfeito!!!!!!!! Amo suas fotos, queria tirar fotos assim *O*
    Com essas dicas espero melhorar minhas fotos!
    Ah amooooo seus snaps eles me animam!
    Kissus

  43. Sobre as gambiarras que a gente faz na vida mas que no resultado parece que tudo foi fácil! Kkkk!
    Adorei o post Mel! Tuas fotos são lindas, incríveis e maravilhosas! Quero ser que nem tu quando crescer. :P

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

  44. Maria Eduarda Martins Alves says:

    Mel simplesmente amei todas as dica ,tenho certeza que vou usar todas <3 Bjos Sdds <3

  45. Ai, amei as dicas! Sério, continue falando mais sobre fotografia, PFVVVVVVVVVV! Eu quero aprender o máximo possível hehe.

  46. Barbara Sá says:

    Meeeel, amei as dicas!
    A ideia do durex foi tipo: Como não pensei nisso antes. Amei a ideia de apoiar também, as vezes quero criar um ângulo diferente para o livro e não consigo.
    Amo essas suas fotos claras, então se você puder fazer um texto explicando como edita eu iria amar!

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br

  47. Nossa, Mel, SENSACIONAIS essas dicas! Pode continuar falando sempre desse assunto, haha! Muito úteis, com certeza vão me ajudar muito!

  48. Caraaaamba, muito mais simples. E eu ficava toda lôca com as coisas rolando por aí! Ficava boladíssima! hahaha. E pior que fica super natural! Adorei!
    Outra coisa é que suas fotos ficam liiiindas, não dá pra negar MEEESMO! hahah ADOREI!
    Beeeijos!

    Shay Esterian | @shayesterian | EU NÃO QUERO IR EMBORA | YOUTUBE

  49. Anna Laitano says:

    AMO os seus posts sobre fotografias, Mel! Além de lindos, sempre trazem ótimas dicas.
    Aliás, vou confessar que o seu feed do instagram é um dos meus favoritos! <3

    Beijos,

    Anna – Tecendo Palavras


Deixe seu comentário