Everything Else

O dia em que conduzi a tocha olímpica #issoéouro

22.08.2016

Melina Souza

Há exatamente 1 mês e 8 dias eu acordei 6:30 da manhã para fazer algo que nunca imaginei que um dia iria fazer: conduzir a Tocha Olímpica. Quando fiz o post contando sobre 15 coisas legais que aconteceram comigo em 2015 compartilhei com vocês que tinha sido pré-selecionada para conduzir a tocha olímpica em Curitiba à convite da Coca-Cola.

O CONVITE

Melina Souza

Só o fato de saber que alguém lembrou de mim e do meu trabalho e, por isso, me indicou para participar desse momento histórico já foi maravilhoso. Claro que estava torcendo para ser selecionada, mas já estava ~muito~ feliz por ter tido meu trabalho reconhecido.

A CONFIRMAÇÃO

Melina Souza

No dia 16 de Março recebi uma mensagem da Coca-Cola com um vídeozinho do Luciano Huck falando sobre a importância desse momento e também que eu tinha sido selecionada. Nossa, dei um gritinho na hora! Lembro que senti um mix de alegria (“AIMEUDEUS! EU VOU CONDUZIR A TOCHA!”), orgulho (“CARAMBA! MEU TRABALHO ESTÁ SENDO RECONHECIDO!”) e também medo decorrente de pensamentos como “vai que eu caio”, “vai que a tocha apaga comigo”, “vai que algum manifestante joga alguma coisa em mim ou machuca quem estiver perto”. Enfim, foi um momento emocionante cheio de pensamentos hehe

Compartilhei esse momento com vocês aqui no blog exatamente 13 dias antes do dia em que a Tocha iria passar por Curitiba.

AIMEUDEUS! COMO VAI SER?

Melina Souza

Quanto mais perto foi chegando do dia, mais desesperada comecei a ficar. Foi aí que tive a brilhante ideia de ver o que os outros influenciadores digitais que estavam conduzindo a tocha pelo Brasil estavam postando. Fiquei tranquila quando encontrei um vídeo que mostrava vários condutores-influenciadores-digitais conduzindo a tocha juntos. Pensei “Ufa! Não vou estar sozinha na hora. Agora só preciso descobrir quem vai conduzir a tocha comigo”.

Esse pensamento não durou muito porque logo descobri que eu fui a única influenciadora digital indicada pela Coca-Cola para conduzir a tocha em Curitiba. Confesso que fiquei pensando “Não pode ser! Logo vão me mandar uma mensagem falando que na verdade vai ter mais influenciadores comigo e que vamos conduzir todos juntos”. A mensagem que estava esperando não chegou e era verdade: eu iria conduzir a tocha sozinha.

YOU GO GIRL!

Mel Souza

Aconteceu! Conduzi a Tocha Olímpica por 200 metros (ou quase isso hehe) aqui em Curitiba (no Passeio Público) e deu tudo certo. Foi uma experiência ainda mais incrível do que eu imaginava. Consegui registrar alguns momentos do meu dia desde a hora que saí de casa e o Beni ♥ conseguiu registrar algumas coisas a partir do momento em que eu desci do ônibus segurando a tocha.

O vlog ficou comprido (12 minutos), mas é porque não quis cortar muito para poder compartilhar o máximo possível de como foi com todos vocês que quiserem saber como foi esse dia tão único e especial:

Quero agradecer mais uma vez ao Beni ♥ por não só ter gravado praticamente tudo desse momento, mas também por ter me acalmado e vibrado comigo nessa conquista.

TOCHA OLÍMPICA E OLÍMPIADAS

Melina Souza

Quero aproveitar esse post para falar sobre uma coisa muito importante. Muitas pessoas criticaram esse tour da Tocha Olímpica e muitas inclusive aproveitaram o momento para fazer manifestações nos locais onde a Chama Olímpica estava passando e/ou nas fotos e publicações dos condutores em suas redes sociais.

Felizmente, quando compartilhei a minha foto no meu instagram, pouquíssimas pessoas deixaram comentários negativos, mas sei que muitos outros condutores não podem dizer o mesmo. As críticas que li por aí vão desde “você por acaso pratica algum esporte?”, “sério que tem gente que sente orgulho de conduzir a Tocha Olímpica?” a “essa palhaçada nem deveria estar acontecendo” etc.

A verdade é que, como muitas pessoas, concordava que o Brasil estava passando por um momento de crise para sediar um evento desse porte, mas, mesmo assim, sempre fui contra qualquer tipo de boicote, porque as Olímpiadas no Rio de Janeiro já eram algo que tinha sido decidido há anos. Além disso, é um comprometimento com milhares de pessoas do mundo inteiro. Milhares de atletas se preparam para esse evento por anos. Tentar atrapalhar de qualquer forma as Olimpíadas é uma falta de respeito com o mundo.

Não vou me prolongar falando sobre Olimpíadas/manifestações/boicote/etc. Ontem foi a festa de encerramento e deu tudo certo (ufa!). O que quero falar agora é sobre o que vi e aprendi na hora em que cheguei no ponto de encontro dos condutores.

Não falei ali em cima, mas quando fui convidada para conduzir a Tocha, um dos meus receios era ser alvo de críticas por não ser uma atleta e também por não ser uma blogueira que fala de exercícios físicos. Sei que meu trabalho é relevante e que faz diferença na vida das pessoas, mas estamos falando de um evento que envolve esportes e esse nunca foi o foco do meu trabalho. Mas foi só ter alguns minutinhos para conversar com as pessoas que iriam conduzir a Tocha Olímpica no mesmo trecho que o meu que esse medo sumiu. Conheci atletas que foram competir nas Olimpíadas, atletas que marcaram seu nome na história de esportes como montanhismo (Waldemar Niclevicz tava no mesmo ônibus que eu *-*), atletas para-olímpicos…e também conheci pessoas que, assim como eu, estavam lá porque de alguma forma o seu trabalho faz diferença na vida das pessoas, mesmo que não tenha esporte envolvido.

Melina Souza

Uma dessas pessoas é o Dirceu Krainski, um enfermeiro que há 10 anos foi diagnosticado com Parkinson enquanto fazia Doutorado em outro país. Ele se viu com duas opções: desistir de tudo e se entregar à depressão, ou tentar virar o jogo. Felizmente ele escolheu a segunda opção e criou o projeto Praiaços com o objetivo de transformar dor em alegria.

Quando o ônibus parou no ponto dele, não consegui segurar minhas lágrimas: tinha tanta gente esperando por ele, segurando cartazes com seu nome, sorrindo e vibrando por esse reconhecimento que era impossível não se emocionar. Dirceu faz um trabalho incrível e que ajuda muitas pessoas (não só quem tem Parkinson, mas também seus familiares).

Depois, quando nos reencontramos, ele me contou o quanto conduzir a Tocha tinha deixado ele emocionado e feliz com o reconhecimento de seu trabalho. É uma sensação incrível!

Concordo com ele: conduzir a Tocha e ter seu trabalho reconhecido é muito emocionante, feliz e motivador. Mas quero acrescentar mais uma coisinha: conduzir a Tocha foi também uma experiência ainda mais incrível para mim, pois tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas e seus trabalhos que, talvez, eu não tivesse a oportunidade (ou fosse demorar mais) de conhecer.

FOTOS, FOTOS E MAIS FOTOS

Melina Souza

Sendo feliz de manhã cedinho na frente do ônibus dos Condutores

Melina Souza

Condutores sendo orientados

Melina Souza

melina Souza

Melina Souza

Melina Souza

Melina Souza

Melina Souza

Melina Souza

Revezamento da Tocha Olimpica para os Jogos Rio 2016 Melina Souza

Revezamento da Tocha Olimpica para os Jogos Rio 2016 Melina Souza

Melina Souza

Melina Souza

Melina Souza

Melina Souza Feliz com o Beni ♥ depois de conduzir a Tocha (logo depois que essa foto foi tirada uma leitora fofa foi falar com a gente)

OBRIGADA

Melina Souza

Quero agradecer mais uma vez à Coca-Cola pelo convite e por ter me proporcionado essa experiência incrível de fazer parte da história de um evento tão grandioso e também por ter me apresentado pessoas maravilhosas durante todo esse processo (obrigada, Sheila e Carol). Ah, e obrigada pelo convite para ir para o Rio, participar da festa e assistir ao jogo de volêi com vocês (pena que não pude ir).

Obrigada Beni ♥, Yas e Ricardo por terem ficado jogando Heads Up! comigo na noite anterior (isso me ajudou muito a ficar mais tranquila hehe) e por terem participado desse momento mágico comigo (obrigada pelas gravações, amorzin). Obrigada, mainha, dadzinho, Patê, Fran, Fábio e Bruna por todo apoio. Amei ter todos vocês perto de mim nesse momento!

E, é claro, muito obrigada a todos vocês que me acompanham, me motivam e torcem por mim!

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Por

Melina

  1. Raquel says:

    Que legaaal, Mel!!! Acho que é uma experiência única! No início, também não estava muito satisfeita com o fato do Brasil sediar as Olimpíadas… mas deu tudo certo! E fiquei pensando: “quando vai ser a próxima vez que vou poder ver algo desse tipo?” hahaha Então achei o máxiiimoo que chamaram o pessoal da internet pra participar! You go, girl!!! Muito legal!
    Um beijão! <3

  2. Flávia Caroline says:

    Comentei no vídeo mas quero deixar registrado aqui que fiquei muito orgulhosa de você e acredito muito que seu trabalho traz diferença na vida das pessoas, inclusive na minha, te admiro muito e fiquei ainda mais emocionada com o post e tudo o que você escreveu aqui e ver a sua família te apoiando foi lindo tbm :D
    Ver a felicidade estampada no seu rosto e ver o seu crescimento com o passar dos anos sendo sempre humilde e carinhosa só faz meu carinho por você aumentar.
    Beijinhos
    ps. vc tímida fica muito fofinha hehe

  3. Isadora Barbosa. says:

    Parabéns Mel, estava curiosa para saber mais sobre como foi o dia em que vc conduziu a tocha. Obrigada pelo post e achei o vídeo foi muito fofo, bjs.

  4. Isadora Barbosa. says:

    Corrigindo meu comentário: Achei que o vídeo foi muito fofo.

  5. Duda Duarte says:

    Melzinha, parabéns pelo reconhecimento do seu trabalho!!! Foi tudo muito lindo! Beni foi muito fofo correndo e registrando tudo!

    Ah, tinha um pouco dessa opinião de que deveriam escolher pessoas que tivessem uma relação com esportes. Foi então que o meu namorado me disse que uma das intenções da Coca Cola era convidar grandes influenciadores, a fim de que eles pudessem trazer um público diferente para assistir aos jogos, acompanhar o evento. Público esse que, provavelmente, não iria por escolha própria. E eis que mudei minha opinião!

    Ouvi alguém comentar também sobre o espírito de união entre os povos, sobre esse verdadeiro propósito dos jogos. E fiquei um pouco envergonhada, pois sou formada em Relações Internacionais e deveria estar bem consciente disso.

    Quanto ao boicote, sim, concordo que é uma tremenda falta de respeito com o mundo! E a cerimônia de condução da tocha foi privada, a Coca Cola patrocinou, será que é difícil entender isso?

    Ah, emocionante a história de Dirceu Krainski!

    Sucesso, Melzinha! Continue com seu trabalho! :***

    • Melina says:

      Obrigada, Duda ♥
      (Siiim! E o Beni foi rápido porque eu tinha falado pra ele que não iria correr e na hora acabei correndo hehe) :P

      Achei incrível essa iniciativa da Coca-Cola e fiquei muito, muito e muito feliz de ter tido a oportunidade de participar desse momento único ♥

      No meu trecho tinha alguns condutores de outros países e amei ter tido a oportunidade de conversar com eles (tinha uma moça da Alemanha e uma dos Estados Unidos) :)

      :* e obrigada por todo apoio e carinho ♥

  6. Cíntia Závoli says:

    Que post mais lindo! Um dos mais especiais! <3
    Fiquei muito feliz que você participou desse momento histórico! Fiquei muito orgulhosa e é lindo ver seu trabalho sendo reconhecido! *-* (torço muito por ti).
    Já estou com saudades das Olimpíadas :(
    Beijos :*

  7. Claudia Hi says:

    Achei que foi bem pouquinho tempo com a tocha né?! E que bom que o Beni estava lá pra filma tudo pra gente! Foi um vlog bem completinho! Adorei ver os bastidores de tudo!

    Parabéns Mel! Deve ter sido incrível, e imagino seu nervosismo, eu provavelmente estaria tremendo tanto que não conseguiria nem ficar em pé! haha Você é demais e fico feliz de coração por seu trabalho ser reconhecido, você merece! ♥

    • Melina says:

      É muito louco isso porque na hora eu pensei “Meu Deus! 200m é muita coisa! Muita coisa pode acontecer nesse tempo” e na hora que acabou eu pensei “Caramba! Que rápido!” hehe

      Muito obrigada pelo carinho. Foi um momento mágico (que felizmente o Beni conseguiu registrar muito bem ♥) e que eu amei poder compartilhar com vocês que me acompanham, torcem por mim e me motivam :D
      :*

  8. É tão bom quando a gente é reconhecida pelo nosso trabalho né? Tenho orgulho de ti, linda!

  9. Ai, sua maravilhosa! Você merece demais esse reconhecimento singular, Mel. É incrível poder sentir que estivemos nesse momento incrível com você. É uma delícia a forma como você nos encaixa no seu cotidiano e em cada conquista, compartilhando de formas reflexivas, intensas e detalhadas grandiosidades e minúcias (que são tão grandes quanto, na maioria das vezes). Adorei demais! <3

    http://www.semquases.com

  10. Fico muito feliz por você, princeeeeeeesa ♥ oportunidade muito mais que merecida!
    Muito bom ver você feliz e sendo reconhecida pelo seu trabalho, que influencia de forma muito mais que positiva a vida da gente!
    Que venham mais oportunidades como essa na sua vida, porque você merece!

  11. Isabella says:

    Você merece todo esse reconhecimento, Mel, te acompanho já faz um tempo e tenho orgulho de acompanhar o crescimento do blog/youtube e ver que esse seu jeitinho Mel de ser que conquista todo mundo continua o mesmo!!

    Bj,
    Isa
    http://www.isabellazogheib.com

  12. Pricia Carvalho says:

    Ai Mel, que experiência linda! Tenho certeza que esse dia será inesquecível. E a tua mãezinha que não queria aparecer no vídeo tá toda linda na foto.
    Tu merece tudo de melhor, obrigada por ser inspiração não só pra mim mas pra muitas outras pessoas ❤

  13. Tamyres says:

    Hahaha a leitora fofa fui eu ? meu namorado fico aonde se ta indo loca…. Adorei o post ,eu sempre acompanho seu trabalho e pode ter certeza quem agradece somos nos leitores pelos texto,post,fotos ou video tocam a gente de alguma forma,bom em mim é assim adoro vir aqui no seu blog ler uma coisinha que faz me animar ainda mais na vida e dia a dia,mais que merecido voce levar a tocha e espero que tenha muito mais oportunidades para ser ainda mais reconhecida.?? Te adoro

  14. Ah! Que demais! Nossa! Me emocionei com esse post e com o vídeo! Obrigada por compartilhar isso tudo conosco. E obrigada principalmente por seres assim como és, autêntica. A gente sente que é uma pessoa como nós que está do outro lado do computador. Teu trabalho é MUITO legal, Mel! Parabéns!

  15. Simone Ferraz says:

    Oiiiii Mel!
    Putz! Me emocionei com seu post só de ler…. Eu fico aqui imaginando o momento mágico que vc viveu nesse dia! Eu ficaria muito feliz em carregar a tocha também… Seria uma honra!
    Eu vibrei quando a minha cidade foi a escolhida para sediar as Olimpíadas! E eu torci muito para que desse tudo certo! E deu certo mesmo! IHUUUUUUUUUUUUUUU!
    Consegui assistir a um dos jogos, o de handebol masculino da nossa seleção e nesse dia, os meninos ganharam o jogo! Aeeeeeeee!! Eu fiquei maravilhada em ter assistido um jogo das Olimpíadas!! Nunca imaginei que isso um dia aconteceria e aconteceu…. Yayyyyy! :-))
    O Parque Olímpico estava lindo! Me diverti nas casas dos países que foram montadas aqui pela cidade… Acompanhei vários jogos pela TV… E vi como o meu Rio de Janeiro estava lindo, colorido e feliz!!!! Eu simplesmente amei ver as Olimpíadas assim tão de pertinho! Foi sensacional!
    O evento lindo foi um “cala a boca” para os que torceram contra!
    O Rio está de parabéns! Foi tudo muito bom!

    Beijos,
    Simone.

    • Melina says:

      Foi um evento maravilhoso mesmo ♥
      E eu não tenho nem palavras para descrever o quanto sou grata e o quanto fiquei feliz por ter feito parte dele :)
      Que legal que você conseguiu ir assistir e ainda teve a oportunidade de ver a cidade toda nesse clima ♥ deve ter sido maravilhoso isso :)
      Obrigada pelo carinho sempre ♥
      :*


Deixe seu comentário