FOTOGRAFIA

conceitos básicos de fotografia

Ontem dediquei algumas horas do dia para responder e-mails e percebi que uma boa parte deles tem perguntas sobre fotografia (aliás, não só e-mails, mas comentários e mensagens em redes sociais). Como o A Series Of Serendipity é um blog que nasceu por causa da fotografia decidi compartilhar um pouco mais da minha experiência e conhecimento nesse mundo aqui. Tudo o que aprendi não foi em curso (nunca fiz curso de fotografia) e sim por experiência mesmo, brincando com a câmera e pegando uma dica aqui e outra ali com meu irmão ou com amigos que trabalham na área.

Bom, pra começar, vou explicar de uma forma simples o que significam algumas palavras que escutamos muito quando se trata de fotografia: DSLR, obturador, velocidade do obturador (tempo de exposição), ISO, abertura e profundidade de campo.

* DSLR (Digital Single-Lens Reflex): nada mais é do que “uma câmera digital que usa um sistema mecânico de espelhos e um pentaprisma para direcionar a luz da lente para um visor óptico na parte traseira da câmera” (sim, a frase foi retirada da wikipédia). Traduzindo: é uma câmera digital que usa apenas uma lente objetiva, diferente da TLR (twins-lens reflex) que usa duas lentes objetivas. Pra vocês entenderem melhor o que é isso, tirei fotos de três câmeras: uma TLR, uma SLR (single-lens reflex) e uma DSLR.

TLR, SLR e DSLR

Tirei as lentes das duas câmeras “single-lens reflex” para vocês conseguirem ver como é por dentro. A diferença das duas é que uma é digital (a canon) e a outra é analógica (a pentax)

* Obturador: é um dispositivo que controla o tempo que o sensor da câmera digital (ou filme da câmera analógica) vai ficar exposto à luz. Sabe aquele botãozinho que clicamos para tirar uma foto? Então, é o botão do obturador. Sabe aquele barulhinho que escutamos quando clicamos nele? É o barulho do obturador fazendo o movimento de “abrir e fechar”.

* Velocidade do obturador: o termo mais correto é “tempo de exposição“. Nós determinamos por quanto tempo tempo que o sensor da câmera digital (ou filme da analógica) ficará exposto à luz ajustando a sua “velocidade”. Na foto abaixo, o número “1/250” (que seria “um segundo dividido por 250”) é o tempo de exposição. O raciocínio é bem lógico: quanto mais “rápido” (por exemplo 1/1000), menos tempo de exposição e quanto mais “devagar” (por exemplo 1/15 ou 0″3), mais tempo. Isso deve ser determinado com base no ISO e na abertura.

Dica: quanto maior o tempo de exposição (menor velocidade), é mais fácil da foto sair tremida.

Fotografei uma mesma cena com 3 velocidades diferentes (mesmo ISO e mesma abertura):

* Sensibilidade/Velocidade ISO: está relacionado com a medida de sensibilidade da foto. Eu costumava pensar que quanto maior o ISO, melhor a foto, mas com o tempo descobri que não é bem assim. Quando colocamos o ISO muito alto (por exemplo 1600) isso pode aumentar o ruído e a granulação da foto. Como sabemos qual deve ser o ISO ideal para tirar foto em um lugar? Isso depende de alguns fatores como: abertura, tempo de exposição do obturador (velocidade) e iluminação do local.

Fotografei uma mesma cena com diferentes velocidade ISO (mesmo tempo de exposição e mesma abertura):

* Abertura: serve para controlar a quantidade de luz que chegará ao sensor da câmera digital (ou filme da câmera analógica). O dispositivo que controla essa abertura é o diafragma e ele funciona de forma semelhante à pupila dos nossos olhos. Quando estamos em um lugar com pouca iluminação, nossas pupilas ficam “maiores” (mais abertas) para permitir que entre mais luz; quando estamos em um lugar com muita iluminação, nossas pupilas “diminuem” (ficam mais fechadas) para não permitir que entre muita luz. Além da quantidade de luz do ambiente, é necessário calcular a abertura do diafragma levando em consideração o ISO e o tempo de exposição (velocidade).

O F10 na foto acima é a abertura (quanto maior o número, menor a abertura)

A abertura está relacionada com a profundidade de campo: quanto menor a abertura, maior a profundidade.

Pouca profundidade

Abertura menor, maior profundidade

Hora de começar a brincar de conhecer melhor a câmera e usar o modo manual pra fotografar! 

E aí, consegui explicar bem? Alguma dúvida?

xoxo

Posts relacionados

59 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
setembro 24, 2012
Próximo post
setembro 24, 2012
  • Bianca Oliva

    Aprendi tudinho só falta comprar a camera HAHA :D que é o principal, né? Seu blog e suas fotos estão cada dia mais fofas Mel, parabéns :)

  • Taty

    Post ótimo, Mel! Tenho certeza que vai ajudar muita gente :)

  • Tainara

    Muito legal Mel, explicou tudo de maneira objetiva.

  • Rafaela

    Que esclarecedor, Melzinha!!

    :*

  • Rayssa Karine

    Agora sim vou explorar corretamente minha camera =)
    Bjus

  • Leticia Cândido

    Adoreei ,vou compra uma dessas câmeras profissonais mês que vem e adorei saber mais sobre, continue postando sobre fotografia ;)

  • Daniela Farias

    Eu estava agorinha mesmo lendo algumas coisas sobre fotografia em outros sites e vi que você postou no Twitter falando sobre fotografia! hehe
    Adorei sua explicação, facilitou mais o meu entendimento! :)
    Beijinhos Mel!

  • Cristine

    TODO MUNDO DEVERIA SABER DISSO E DEIXAR E USAR O AUTOMÁTICO! haha, Melina, eu gostaria de saber quais lentes vc usa além da básica 18-55 *-*

  • Sah

    Adorei as dicas Melina :D
    Queria saber se tem como configurar a Velocidade do obturador em câmeras simples também!
    Um beijo!

    • Melina

      Câmeras simples = compactas? :)

  • Lu

    Nossa, esse post foi esclarecedor DE VERDADE. Obrigada, Mel! Gostaria de ver mais posts como esse por aqui :)

  • Zezinha Souza

    Estou gostando de ver, pin!!!!Adorei o modo de explicar e as fotos facilitando o entendimento ainda mais das dicas…você é uma doce! :)

    Beijinhos no coração

  • Zilah

    Oi, Mel! Legal você dar essas dicas por aqui e facilitar a vida do pessoal. Só senti que faltou falar da proporcionalidade inversa da abertura, tipo quanto menor o número indicado, maior a abertura e tal. ;)

    • Melina

      Bem lembrado, chuchu! Eu tinha pensando em falar isso, mas acabei esquecendo haha :P

  • Raquel

    Apreeendi tudinho, amei <3 !!

  • Vic

    E isso serve tanto para a profissional quanto para a semi? c:

    • Melina

      As minhas duas DSLR são semi-profissionais, chuchu :)

  • Ana

    Muito obrigado por este post, Mel! Esclarecestes muitas das minhas dúvidas! :)

  • Ingrid Sanches

    Meel, adorei as dicas! Vou guardar pra quando eu ter a minha câmera! haha (;
    Não esquece de responder o meu comentário lá no ”Welcome 24” nãaao heein!!! Aguardando… (; :*
    xxxo

  • Jéssica Damasceno

    Nossa Mel, vc explicou melhor que o professor do curso que fiz.. haha
    Muito bom! Adorei!!
    bjo!

  • Jaqueline

    Amei o post, super ajudou me ajudou, por que estou pensando em comprar um câmera, agora já estarei preparada pra me divertir tirando várias fotos. Obrigado Melina, adoro seus posts :D

  • P Tiuni Shiny

    Mel! o/

    Amei o post! Quando pegamos nossa primeira câmera com dispositivos manuais, se não tivermos conhecimento prévio, ficamos perdidos.

    Lembro que nesse ano quando ganhei minha primeira DSLR e botei no Manual, bringava com minha Nikon porque todas as fotos saiam brancas ou pretas. KKKKKKK

    Com a prática, e tentando conciliar os três itens básicos já consigo deixar a foto, pelo menos, visível. hihihi

    Ainda sofro pra tentar conciliar ISO, tempo de exposição e abertura do diafragma. De dia, com iluminação abundante, fica mais fácil… Agora, à noite, quando a iluminação é escassa, fico muito confusa com o ISO. Sempre tenho que aumentar demais ele e diminuir a velocidade. Geralmente uso 1/60, f5.6, ISO 2500 a 3200 (lente 18-55mm). Mas morro de medo da foto sair granulada demais.

    Mas, sim… Você possui 2 Canons, certo? hihi Adoraria *-* E que amor é a TLR o/

    Conceitos acompanhados dessas fotos ficaram ainda mais adoráveis. o/

  • Stephanie

    Aiii que lindo as suas fotografias perfeitas , e a câmara ajuda também pois é de boa qualidade kk. Que lindo o seu blog meus parabéns seguindo aqui se quiser

    http://praia234.blogspot.com.br

  • Heloisa

    Acho que só com esse post que eu consegui entender essas coisas! Em outros sites eu procuro e não entendo nada… ou seja, ponto para você! :P

    Off: Você conhece o The Honey Trees? Escute, acho a sua cara e a da Marcela, são músicas tão lindas… principalmente o vídeo oficial do To Be With You, :3

    • Melina

      Amo ao cubo The Honey Trees *-*

  • Carolli Márol

    Adorei as dicas,ótimo post Mel :)

  • Maria Gabriela

    Adorei as dicas. Mel você podia fazer um post explicando também quais foram os seus gastos comprando suas câmeras, onde você comprou, quanto pagou das lentes.. Isso também deixa muita dúvida.

    Beijos =*
    http://saialistrada.blogspot.com.br/

    • Melina

      Na verdade eu já expliquei essas coisinhas, mas vou ver se organizo um post sobre o assunto ;)

  • Ingrid A.

    ficou otimo o post mel.. deu pra entender tudo direitinho mesmo pra quem nao tem cameras assim como eu q so fotografo com meu celular! rsrsrs

    o legal é q isso só da pra ter mais sensibilidade (valor de ISO, abertura etc) só fotografando mesmo né..

  • Luciana

    Legal aprender todas essas coisas de fotografia.Parabéns Mel.

  • Luana

    Muuuuito bom esse post! Super esclarecedor =)! Agora só me falta uma câmera legal!! =))

  • Carol

    Yay! Amei o post Mel,eu fui uma das pessoas que sugeriu para fazer um post sobre isso,vai ser muito útil!!
    Thanks Honey!!

  • Jaqueline

    Estou pensando em compra uma câmera, e tipo ainda não intendo muito bem do assunto. Pensei em comprar uma semi usada ou uma compacta nova. Gostaria que se possível me desse uma conselho ou uma indicação. Agradecida.

  • Nathália

    Mel, fiquei com uma dúvida. Você disse que o ISO vai ficar bem dependendo do lugar, da iluminação e tal. Então na hora de eu escolher qual o valor do ISO como eu vou saber? Eu tenho que tirar várias fotos para testar? Como é que você faz? Obrigada e o post ficou ótimo!

  • Vic

    Ah sim, obrigadissima ((: Faça mais posts sobre fotografia viu hahaha

  • Flávia Pachêco

    Adoreeei o post *-* Amanhã vou tentar manusear a minha! Não parece tão difícil.
    Ah, e eu te mandei um email com uma outra dúvida, sobre o tempinho que fica marcado nas minhas fotos. Tem que como me responder? ^^
    Obrigadaaa pelas dicas!!
    E faça mais posts assim, hihi.

    Beeijão

  • Claudia Hi

    Adorei as dicas Mel! Havia pesquisado sobre essas siglas, mas você explicando é bem mais fácil!rs obrigada!

  • Nega Maluca

    Vc matou muitas das minhas dúvidas… amei o post e continue fazendo pra nos dar essas dicas super importantes e que fazem total diferença na hora do clic.
    Você poderia fazer um post indicando qual ou quais as melhores câmeras na sua opnião, por exemplo, para blogueiras. Adoraria saber, pois estou em dúvida em qual câmera comprar. Estou apaixonada pela canon sx40, mas não sei ainda!

    Beijos 1000 ^^

  • marilia

    Eu tenho uma máquina semelhante a essa yoshica, mas é de uma marca alemã.
    Veio de lá em 1930. <3

  • luci

    Boa tarde! tenho um ateliê onde confecciono minhas bolsinhas, adoro o que faço mas minhas fotos sempre deixaram a desejar, percebo que meu produto é mais bonito ao vivo do que nas foto, meu sonho de consumo é comprar uma maquina semi profissional e o papai noel vai me presentear com uma, por favor gostaria muito de saber se você poderia me indicar a mais adequada desde a marca enfim… muito obrigada.
    Beijos
    Luci

  • Luíza

    Já tinha visto q vc tinha postado aqui, e fiquei louca pra ler, mas estava sem tempo, então aqui estou eu! Amei o post, ajuda muito aqueles q ficam tentando mexer em algo sem saber o sentido daquilo (a.k.a. eu) hahahah
    Mel, tem uma coisa q, penso eu, nao tem a ver com isso, mas sempre quis saber e nunca encontrei a resposta. Como funciona a classificação de câmeras com “D”? (por exemplo D7000, D50, D5000…) Não sei se deu pra entender a pergunta, mas gostaria de saber como isso influencia na hora da compra… Obrigda :)

  • Ana

    Mel, só mais uma coisinha: conheces a banda Angus and Julia Stone? Se não, acho que podes gostar de algumas das suas músicas. :) A minha favorita deles é “Big jet plane”. ;)

    Beijos!

  • Luane

    Ótimo post Mel.
    Eu entendi tudo, mas o ISO ainda fica meio confuso pra mim rsrs
    Eu estou prestes a comprar uma analógica e tenho medo de estragar o filme, mas muita gente diz que o primeiro não sai bom, mas depois vai aprendendo.. ((:

  • LaryCal

    Agora é praticar e dar adeus aos poucos ao modo automático ^^
    Valeu, Mel!!

  • Larissa

    Realmente ótimas dicas.Gostaria de saber qual o modelo dessa Canon que você utilizou nas fotos?

  • Mariana Náthaly

    Para ser sincera não entendi quase nada hahaha Mas eu me entendo bem com minha câmera sem saber dessas coisas :)

    • Malu

      eu tambem nao entendi, minha camera e igual a dela so que no manual fala que para mecher na profundidade tem que tar e a-dep outra coisa no Av e isso complica para uma pessoa meio burrinha (tipo eu).

  • Déborah

    Mel, você me ajudou muito eu descobrir muita coisa na minha câmera. Obrigada.

  • Daniela

    O edredom da sua cama é parecido com o da minha hahaha. A cada dia que passa adoro mais suas fotos!

  • Laísa

    Conseguiu explicar muito bem! De forma simples, com certeza vai me ajudar bastante, já que pretendo comprar minha DSLR de entrada agora. :) (mas já vou começar testando com a que tenho aqui :p)

  • Gabi Pepeleascov

    af, eu tenho uma camera digital mesmo mas ela tem a maioria dessas funções! Me confundo inteira (isso que meu irmão é fotógrafo! hahaha) hahahaha beijo mel!

  • Juli Jolie

    Mel, seus posts são ótimos! *-*
    -xoxo

    http://s2juuh.blogspot.com

  • Paula Lomeu

    Meeeeeeeeeeel, é uma t3i e um Xti?
    Acho que herdarei a xti do meu primo já que ele aposentou ela pra ficar com a 5D!
    Enquanto não compro minha t4i, a xti vai quebrando um galho pra eu parar de usar a T3 da minha mãe. hihihi
    beijinhos

  • Gabriela P.

    muito bem explicado o post, parabens!

  • Mandy

    Adorei seu post! Gostei de como foi explicado, bem didático. A referência que você usou para exemplificar o diafragma foi bem legal (os olhos). Eu estudei fotografia por um ano e meio na faculdade, mas algumas coisas acabei enferrujando por falta de prática.
    O legal das câmeras analógicas como a sua Pentax, é a fotometria. Adorava tirar fotos com as câmeras analógicas da faculdade em P&B, revelar o negativo e ampliar as fotos.

    E para as fotos com velocidades 1/1000 como você exemplificou, normalmente são usadas também para ‘efeitos congelados’. Quando se está em um lugar com coisas em rápida movimentação (carros, por exemplo), usa-se essa velocidade para tentar amenizar os borrões, ou para captar ‘splashes’ de líquidos sendo esparramados, derramados e etc rsrsrs

    Beijos!

  • Betyane

    Parabéns pelo post, querida.
    Sou tão amante de fotografia, quanto sou péssima para tirá-las…
    Adorei o modo simples como escreveu. Escreva mais assim pra gente!
    Beijos

  • Karine Clessia

    Ei Mel, que lente você usou nas fotos desfocadas? A 50mm?

Deixe seu comentário

Instagram

  • Eu tenho o costume de tirar fotos de coisas que eu gostaria de comprar, mas que por algum motivo não compro (dinheiro, não precisar de verdade, falta de espaço etc.). Faço isso em qualquer situação, mas principalmente quando estou viajando e acabo vendo coisas aleatórias enquanto estou passeando. Essa ecobag aí da foto foi uma das coisas que desejei comprar lá em Toronto, mas que trouxe comigo só na forma de foto 😌 vocês também costumam fazer isso? Ou tem alguma outra “tática”?
  • que artistas de outras épocas/séculos te inspiram? Eu acho tão incrível pensar que Van Gogh viveu há dois séculos e sua obra segue marcando e inspirando gerações. Esse envelope foi presente do meu amigo querido @gustavokrelling e me inspirou a fazer várias fotos que viraram um post novo no blog 😌 vou amar encontrar vocês por lá também ♡ (e vou aproveitar para responder os comentários que vocês deixaram nos últimos posts)
  • vocês já se sentiram pressionados a ler algum livro só porque “todo mundo” já leu? Ou já fingiu que leu um livro? Essa foto foi feita em uma livraria lá em Toronto ♡ achei muito divertida essa brincadeira que fizeram com essa seleção de livros hehe falando em Toronto, essa semana liberei no canal o único vlog dessa viagem e eu amei muito cada segundo dele e hoje liberei um novo study vlog no canal 😌 espero que vocês gostem vídeos novos!
  • vocês costumam ler um livro por vez ou vários ao mesmo tempo? Durante muito tempo eu só conseguia ler um, mas hoje em dia tenho até que me controlar para não levar mais de um na mochila quando saio de casa 🤭 ah, hoje teve post novo no blog e nele apresentei a minha nova roommate 🌿 (spoiler: ontem fui na @borealisplantas ♡)
  • vocês costumam ficar revendo fotos do seu rolo de câmera e relembrando de como foi o dia em que você tirou ela? Eu amo fazer isso ✨ essa foto é do dia 28-11-2018. Um dia depois de ter visto a neve caindo pela primeira vez. Eu e o @hasegawaphoto andamos muito. Fomos em várias lojas de vinil, almoçamos em um lugar cheio de pisca-pisca em que todos os pratos custavam 5.95 (talvez eu tenha errado o valor, mas lembro que era menos de 6 dólares) e que tinha uma placa de “free air guitar! Please take one” (vou postar a foto da placa nos Stories). De noite eu tomei um chocolate quente com menta delicioso em um Starbucks e senti como se estivesse vivendo em um filme com todo clima natalino de Toronto ♡ foi um dia sem “grandes emoções” e eu amei cada detalhe dele. Lembro de ficar olhando as casas, as folhas no chão e as árvores por onde passava imaginando como seria a vida das pessoas que moravam por ali e o que elas estariam fazendo naquele momento em que eu passava por elas sem que elas soubessem que tinha alguém criando historinhas mentalmente sobre elas hehe (eita! Será que minha legenda ficou confusa?)
  • Voltei pra casa cheia de produtinhos maravilhosos da @thebodyshopbrasil ♡ tentei separar eles por categoria nas fotos pra conseguir mostrar tudo. Não vou falar detalhadamente pra legenda não ficar gigante, mas já vou avisando que futuramente vou falar mais sobre eles no blog ♡ 
Consegui trazer pra casa 3 produtos usados na minha revitalização facial (Drops of Youth) e isso significa que já vou poder ter a minha própria rotina de revitalização em casa ♡ aos pouquinhos vou deixando ela mais completa 😌
A maioria dos produtos são para o rosto (amo amo amo máscaras), mas não esqueci dos meus cabelos (já usei praticamente todos os shampoos da TBS e agora que tenho os da linha de Shea Butter - karité - vou poder dizer que usei todos), do meu corpo (aaaaaah esses cremes com aparência de iogurte além de deliciosos tem uma absorção rápida ♡) e dos meus pés, meus queridos pés que me aguentam o dia inteiro (esse creme vai ser um incentivo a mais para voltar a correr com frequência). Tô muito feliz em poder mostrar todos esses produtos #crueltyfree para vocês 😌 espero que tenham gostado das minhas escolhas! Me contem aqui nos comentários quais os que vocês mais gostaram que eu vou amar saber ♡ ah e lembrem-se que tem cupom de 25% de desconto (MELTBS) válido até hoje na loja do Shopping Mueller @muellercwb • publicidade ♡

instagram