LIVROS

As Crônicas de Gelo e Fogo (George R. R. Martin)

01

Nunca imaginei que teria paciência para ler essa série (achei a proposta legal, mas os livros pareciam intermináveis). Dois anos mais tarde, aqui estou eu, lamentando o fato de já ter lido os cinco livros lançados até agora e de ter que esperar só-Deus-sabe quantos anos até o lançamento dos próximos (o autor pretende escrever sete no total) – e, para aumentar o sofrimento, lembro que a 4ª temporada da série de TV só sai ano que vem.

Que transformação é essa? Como uma pilha de livros “grande demais” se tornou, digamos, insuficiente?

Nota: essa resenha foi feita tanto para quem já leu (ou começou a ler) como para quem nunca leu. Não contém spoilers, por isso podem prosseguir sem medo.

02

Detalhista… na medida certa

Martin descreve roupas, ambientes, armas, fisionomias e vários outros aspectos de seu mundo sem deixar a leitura maçante, pois não se esquece de que, embora descrições ajudem na experiência, a maioria dos leitores desse tipo de obra quer ação – e não falo apenas de guerras, mas de diálogos, discussões, demonstrações de afeto. Eu não queria apenas apreciar a beleza do mundo criado por Martin, queria “ver” as pessoas vivendo nele.

A leitura flui, especialmente por causa do estilo ágil do autor e do equilíbrio entre descrição e ação. Os capítulos não são muito curtos, mas eles começam a passar rápido assim que você se envolve com a história (algo que aconteceu comigo logo no começo).

O segredo da perspectiva

Um dos meus aspectos favoritos das Crônicas é a narrativa a partir do ponto-de-vista de certos personagens. O leitor sabe o que se passa na cabeça deles, “convive” com eles e, na maior parte dos casos, cria empatia ou até mesmo se apega a eles – o que, como vocês vão ver, pode ser muito bom… e muito complicado.

Cada capítulo leva o nome do personagem que o narra, e todos são organizados de modo que o leitor tenha uma noção do que está acontecendo em cada um dos vários focos da narrativa. Tive a sorte (e o azar) de gostar de praticamente todos os personagens de ponto-de-vista, e foram raros os momentos em que tive vontade de pular um capítulo para descobrir o que aconteceu com um deles.

Martin, o matador

Vocês provavelmente já ouviram alguém dizer “não se apegue a nenhum personagem, porque eles sempre morrem”. O conselho, embora impraticável (na minha opinião), faz todo o sentido: ao contrário da J. K. Rowlling (autora de Harry Potter), Martin não sente remorso nem tem piedade na hora de matar seus personagens, mesmo que sejam de ponto-de-vista – aliás, a descrição dos momentos finais de um personagem desses é especialmente marcante.

Já no prólogo de A Guerra dos Tronos (o primeiro da série e que deu nome à adaptação para TV) tem gente morrendo, e ao longo do livro pelo menos quatro protagonistas morrem. O mesmo acontece em A Fúria dos Reis e, em A Tormenta de Espadas, Martin chega ao ápice da crueldade (quem assistiu ao nono episódio da terceira temporada do seriado sabe do que estou falando).

A rainha Cersei, uma das protagonistas, resume muito bem esse fenômeno em uma frase: “No jogo dos tronos, ou você ganha, ou você morre”.

03

Guerras, intrigas e outras coisas

Toda a trama, basicamente, gira em torno de disputas pelo poder sobre o continente de Westeros, que ocorrem tanto em salas de reuniões quanto em campos de batalha. Confesso que não tenho muita paciência para jogos políticos, mas Martin dá um jeito de manter a coisa interessante.

Westeros é povoado por dezenas de Famílias/Casas, que se aliam e guerreiam umas com as outras. Na série, as que ganham mais destaque são as Casas Stark, Lannister, Baratheon, Targaryen, Martell e Tully. Leva um tempo até gravar quem pertence a qual Casa e qual o seu papel na trama, mas felizmente o leitor conta com um apêndice no final do livro, separado por Casas ou por outros tipos de afiliação (como é o caso da Patrulha da Noite ou das Companhias Livres).

Alguns leitores podem ficar meio chocados com as detalhadas cenas de sexo que aparecem ao longo da narrativa, mas vale dizer que elas ajudam a dar mais, digamos, realismo aos livros, e mesmo quem se sente constrangido com esse tipo de coisa não deve deixar de ler a série.

Há criaturas fantásticas e magia, sim, mas o foco está em conflitos que poderiam muito bem acontecer no mundo real – é diferente, por exemplo, de O Senhor dos Anéis, em que magos, orcs e dragões aparecem o tempo todo ao longo da história.

Cada personagem tem uma visão própria, e a experiência do leitor passa diretamente por esse filtro (o que eu não considero um problema, muito pelo contrário).

Como prometido, não vou contar detalhes da história, porque há tantas reviravoltas que qualquer revelação pode acabar estragando grandes surpresas (por essa razão, os “aperitivos” no final do post são todos do primeiro livro, e foram selecionados com um cuidado especial).

As Crônicas de Gelo e Fogo estão entre aqueles livros que eu não apenas adorei ler, mas que recomendo fortemente para todos os meus amigos, especialmente para quem curte o gênero de Fantasia (há magias e dragões e outros seres fantásticos, embora o foco esteja nos personagens, todos humanos).

Em tempo: também acompanho o seriado (Game of Thrones) e acho fantástico. As duas obras se complementam, por isso sugiro que, se vocês puderem, acompanhem ambas.

04

Edição de Bolso

Meu irmão havia me emprestado as edições “normais”, lançadas no Brasil pela editora Leya, que são bem confortáveis de ler: as margens são boas, o papel tem uma boa gramatura e o projeto gráfico como um todo é muito bonito. O único problema é o tamanho.

No final do ano passado, a Leya lançou um box com edições de bolso dos livros, e comprei logo que tive a chance. Da mesma forma que as outras, essas edições têm suas vantagens e desvantagens.

05

06

07

08

09

10

11

12

Para começar, o conjunto tem um belo projeto gráfico (tanto os livros como o box) e o tamanho facilita o manuseio (além de evitar dor nas costas, se você, como eu, não sai de casa sem levar um livro). Contudo, a edição é muito frágil: a lombada sofre porque a capa é fina, e as páginas amassam facilmente por causa da finura do papel – um preço a pagar pelo tamanho.

As margens são boas mas, como os livros são grossos, às vezes você precisa abrir bastante para conseguir ler direito. De qualquer forma, contêm todo o material (apêndices, mapas etc.) das edições “grandes” e, no fim das contas, vale a pena – exceto pra quem tem pavor de deixar qualquer tipo de “marca” nos seus livros; nesse caso, recomendo as edições “grandes” mesmo.

14

Aperitivos

“No centro do bosque, um antigo represeiro reinava pensativo sobre uma pequena lagoa onde as águas eram negras e frias. Ned chamava-lhe ‘a árvore-coração’. A casca do represeiro era branca como osso e suas folhas, vermelhas como mil mãos manchadas de sangue. Um rosto tinha sido esculpido no tronco da grande árvore, de traços compridos e melancólicos, com os olhos profundamente escavados, vermelhos de seiva seca e estranhamente vigilantes. Aqueles olhos eram velhos; mais velhos do que Winterfell. Se as lendas eram verdadeiras, tinham visto Brandon, o Construtor, assentar a primeira pedra; tinham visto as muralhas de granito do castelo crescer à sua volta. Dizia-se que os filhos da floresta tinham esculpido rostos nas árvores durante os séculos da alvorada, antes da chegada dos Primeiros Homens, vindos do mar estreito”.

(p. 33)

“Havia momentos – não muitos, mas alguns – em que Jon Snow ficava feliz por ser um bastardo. Enquanto enchia mais uma vez sua taça com o vinho de um jarro que ia passando, deu-se conta de que aquele poderia ser um desses momentos.
Voltou a se instalar em seu lugar ao banco, entre os escudeiros mais novos, e bebeu. O sabor doce e frutado do vinho estival encheu-lhe a boca e trouxe-lhe um sorriso aos lábios.
O ar no Grande Salão de Winterfell estava repleto de fumaça e pesado com os cheiros de carne assada e pão recém-assado. As grandes paredes de pedra do salão estavam adornadas com os estandartes. Branco, dourado, carmesin: o lobo gigante de Stark, o veado coroado de Baratheon, o leão de Lannister. Um cantor tocava harpa e recitava uma balada, mas nesta ponta do salão quase não se conseguia ouvir sua voz acima do rugir do fogo, do clangor de pratos e taças de peltre, e do burburinho grave de uma centena de conversas ébrias.”

(p. 67)

15

Recebi essa camiseta da Fiction Corporation. É da casa Stark, minha favorita.

Durante as fotos, o Spock resolveu aparecer:

16

17

18

E aí, alguém já leu? Assistiu ao seriado? Os dois? Nenhum? Compartilhe nos comentários!

152 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
junho 13, 2013
Próximo post
junho 13, 2013
  • Luana

    Adorei as fotos! To no segundo livro e tenho que concordar, parecem interminaveis mesmo! Parece que quanto mais você lê, mais falta para terminar!

    • Gui

      Luana, já passei por isso com outros livros… Às vezes, quando a leitura não flui, é melhor deixar de lado por um tempo e retomar depois, ao invés de forçar a barra ;)

  • Rafaelle

    Estou viciada nessa serie *.* e assim como voce nunca achei que teria coragem de ler os livros.. Mas depois que comecei a assistir eu vi que era impossivel nao ler eles! Comprei segunda o box pela submarino e espero que ate segunda comece a ler!
    Pensei muito em comprar essa de bolso, mas me deu um medo de nao ser tudo aquilo..!
    E adorei sua camisa me deu uma invejinha agora haha
    Beijos!

    • Gui

      Essa edição é muito boa, Rafa, exceto pela fragilidade dela… De resto, vale a pena! E, como o pessoal do Submarino é rápido, aposto que chega ainda hoje (ou, quem sabe, na segunda-feira) ;D

      Quanto à camiseta… é só dar uma olhada no site da Fiction! O preço é bom e não sai caro, mesmo com frete \o/

  • Jun

    Ahhhhhhh eu amo GoT! *____* Terminei a terceira temporada ontem e amei. Chorei demais no 9° episódio, foi algo que eu simplesmente NÃO ESPERAVA e nunca imaginaria na vida que fosse acontecer! :/ Mas pra não estragar as surpresas vindouras, pretendo ler os livros só quando acabar a série ou quando ela já estiver mais na frente, sei lá hehe.
    Bisous

    • Gui

      Aquele episódio foi muito tenso, e olha que eu já tinha lido A Tormenta de Espadas em janeiro… Lembro que, no dia, tive que ler e reler algumas vezes, até acreditar. Parece exagero, mas é verdade!
      Eu não vejo problema em ler os livros antes de ver a série, Jun, especialmente porque a tensão é maior nos livros (às vezes você fica com receio de virar a página, por exemplo) e porque a série demora pra avançar (só uma temporada por ano) ;)

      • Lucas

        Gui,

        Também comecei a ler acreditando que não chegaria ao fim, por que alguns amigos me disseram que era maçante. Simplesmente me apaixonei pela história que é muito envolvente e terminei com o 5 livros em pouco mais de dois meses. Pena que estou desde abril na expectativa pelo sexto livro que talvez será lançado em 2014. Tictac tictac….

        Quanto ao episódio citado, o meu apego ao personagem foi tamanho que fiquei dois dias com dor de cabeça e raiva do autor(rsrsrsrsr)

        aproveito para parabenizar pela resenha que ficou completa sem entregar os detalhes da história.

        • Gui

          É bem isso, Lucas! Tem gente que não “se empolgou” com a leitura, faz parte, mas a gente não pode desistir antes de dar uma chance ao livro – e você viu como vale a pena!

          Valeu! :D

  • Cee

    Parabéns pela resenha, adorei. Você conseguiu descrever muito bem como é ASOIAF e como ela funciona, e sem dar nenhum spoilers (a não ser sobre o Casamento Vermelho, mas acho que isso é tão comentado que até quem não sabe nada de Westeros sabe sobre este acontecimento tão derradeiro).
    ASOIAF é muito bom, apesar desses livros tão “humildes”, que, claro, só deixam a série melhor. Só rezarei aos antigos e novos deuses pedindo que o George não morra antes de completá-la.

    • Gui

      Valeu, Cee! Repare que eu só falei que o episódio era tenso, não mencionei nada sobre o casamento, por isso não considero um spoiler :P
      De qualquer forma, também rezo aos Sete, aos Antigos Deuses e a R’Hollor pela saúde do tio Martin!

  • Raquel Moritz

    Ai que lindas as fotos, Guilherme! Lindas mesmo ♥ (até o Spock, que bonitinho!!!!!). Hmmm, eu tive problemas pra ler metade do terceiro livro, mas os outros foi tranquilo. O primeiro foi o mais fácil (e o melhor, na minha opinião). Estou super ansiosa pelos próximos!!!!

    Beeeeeeijo, parabéns pelo post, ficou ótimo :)

    Raquel
    http://www.pipocamusical.com.br

    • Melina

      Obrigada, chuchu! As fotos foram tiradas por mim ;) :P

    • Gui

      Obrigado, Raquel!
      O terceiro livro é o maior de todos… e o mais tenso, na minha opinião!

  • Renata

    Já assisti às temporadas existentes e estou sofrendo por só estrear a quarta temporada no ano que vem. Eu estava lendo o primeiro livro pela internet, mas com o sofrimento dessa season finale (e episódio 9 principalmente) não me controlei e comprei todos os livros numa promoção do submarino, deve chegar logo. Comprei os da versão grande e fiquei até meio triste depois que vi o box igual ao seu pelo mesmo preço, porque achei mais bonito e tal, mas acho que vou conseguir ler melhor na versão grande mesmo, ainda mais que gosto que o livro fique “novinho”. Enfim, ótima resenha! Você falou ali que pelo menos quatro protagonistas morrem, e até agora morreram três, então estou no sofrimento pra saber qual é o próximo. Hahahahaha :)

    • Gui

      Esse é o espírito, Renata! Independentemente da edição, vale a pena!
      Eu comprei a de bolso porque achei bonita e pela praticidade, mas não vejo nada de errado em comprar simplesmente para colecionar hehe
      São quatro protagonistas que morrem, mas não posso contar aqui quais são :P

  • Karina Alonso

    Depois de muito tempo, consegui ler todos os livros. To morrendo de medo que demore pra lançarem os outros dois, porque o Martin falou que demorou 20 anos pra escrever esses. É muito detalhista, chegando a cansar as vezes, mas vale muito a pena. A história é boa demais! Ainda não comecei a assistir a série, mas, pelo o que eu vi de fotos dos personagens, são totalmente diferentes do que eu imaginava. Espero que a série me surpreenda :)

    • Gui

      É verdade, Karina! A Guerra dos Tronos foi lançado em 1991, e A Tormenta de Espadas, em 2000. Mas vale lembrar que os últimos dois foram lançados em um intervalo de tempo mais curto (O Festim dos Corvos em 2008 e A Dança dos Dragões em 2011). Talvez com o sucesso ele se apresse.
      A série é muito boa, também! Recomendo :D

  • Niih

    Enquanto lia Guerra dos Tronos fiquei impressionada com o trabalho dos produtores e dos atores: a primeira temporada foi muito fiel ao livro. Agora estou no início d’A Fúria dos Reis (livro) e como estou em dia com a série, meu coração tá apertadinho apertadinho por saber o que vai acontecer mais pra frente.

    No quesito Casa favorita também fico com a Stark, mas no quesito “lema” vejo que meu coração é Tully :P

    Gosto um monte das suas resenhas e achei a camiseta linda, assim como as capas da versão de bolso (embora eu prefira as edições “normais”)! Aguardando suas próximas aparições por aqui, guri :3

    • Gui

      Senti a mesma coisa, Niih! A quarta temporada (segunda metade de A Tormenta de Espadas) “promete” hehehe
      Fico feliz que tenha gostado!
      Acho que o lema dos Tully é mais bonito que os outros e acho que o dos Stark devia ser “O Norte se lembra” ou algo assim ao invés de “O inverno está chegando”, mas faz parte

  • Flávia

    Adoro Game of Thrones, mas não cheguei a ler os livros. O edredom da foto é o mesmo que o meu, haha! Legal!

    • Gui

      Vale a pena ler, Flávia!
      Ah, sim, gosto de brincar que é “edredon de mendigo”, por causa dos jornais :P

  • Zezinha Souza

    Adorei a resenha e as fotos Gui!

    Não li nenhum deles e nem vi a série mas pelo seu entusiasmo, o da MeL e o do Ti estou certa de que são ótimos e valem cada minutinho de leitura! Um dia, quem sabe, me aventuro e começo a ler, né?!

    A participação do Spock sempre me encanta, é impressionante como ele demonstra adorar tirar fotos e participar de tudo, nasceu pra ser estrela e brilhar…um fofo! E essa sua camisa é perfeita!

    Beijinhos e parabéns pela resenha, você escreve muito bem!

    • Jéssica

      Olá! E eu adoro seus comentários e acho que a senhora daria uma ótima colabora aqui do blog pra falar sobre algo.

    • Gui

      <3

  • Carol Mancini

    OI, Mel! Eu sou apaixonada por essa série de livros – a série eu parei de acompanhar na segunda temporada – e gosto muito da dinâmica dos personagens, apesar de me perder eventualmente na cronologia (daí sempre tenho que consultar outro livro ou capítulo haha). Gosto muito da maneira como Martin escreve, mesmo sendo cruel algumas vezes. Minha personagem favorita é a Arya, sinto que ela terá ainda muito pela frente. E esperemos que o “tio” não demore muito para lançar os dois (ou mais!) livros da série! :)

    • Melina

      Oi, chuchu! Quem fez essa resenha foi o meu irmão :)

    • Gui

      São muitos focos narrativos, e acontece tanta coisa que, às vezes, a gente se perde mesmo… Hehehe

  • Maria Eugênia

    Oi, eu comecei a ler os livros lá pelo mês de março deste ano e estou acabando o segundo livro, também acompanho a série, acho que diferentemente de algumas séries que decepcionam quem leu os livros sobre a tal, Game of Thrones é o máximo! Um dos poucos shows que me deram vontade de comprar os dvds (que aliás dei de presente para minha mãe, que também adora), lamento apenas termos de esperar muito para a chegada da quarta temporada…

    • Gui

      Esperar pela temporada seguinte é uma tortura mesmo :P Ainda bem que você ainda tem os livros pra ler (se bem que, se a leitura fluir, é questão de poucas semanas hehehe)

  • Mari Mendes

    Comprei o box pocket e ainda estou no primeiro livro. Confesso que fico com a sensação de que estou lendo um dicionário, porque os livros são de um formato pequeno, mas são gigantes… Estou no começo (ou nem tanto) do primeiro livro e já consigo perceber como o George Martin é fantástico. Ele explica com detalhes o que acontece, mas não deixa isso parecer tedioso… estou gostando muito.
    Até agora a casa Stark é a minha favorita, também (:

    Até mais! (adorei a resenha sem spoilers hahah :b)

    • Gui

      Valeu, Mari! Leva um tempo pra se acostumar com o formato da edição de bolso mas, depois de um tempo, você já não fica com a impressão de que está lendo um dicionário :P

  • Maria de Fátima Menezes

    AMOOOOOOOOOOOOOOOO *-* tanto o seriado como os livros aah *-*

  • Fêh Zenatto

    Estou com muita vontade de começar a assistir a série mas a falta de tempo me impede!
    E agora despertei uma vontade em mim de ler os livros que nunca tive (me achava velha para sagas de fantasia! haha). Já estão adicionados à wishlist!

    http://www.blogcoisaetal.blogspot.com

    • Gui

      Fêh, ninguém é “velho demais” pra boa literatura ;D

  • Viviane

    Todo mundo fala da série, que na verdade ainda não tive oportunidade de assistir.. mas pretendo um dia! Os livros realmente são bem grossos e o motivo pelo qual não me interessei foi pelo fato de ter guerras e tal. Mas depois dessa resenha fiquei mais curiosa, quem sabe dar uma chance e talvez me surpreender como ele se surpreendeu. :)

    • Gui

      Não desanime com o lance das guerras, Viviane: mesmo elas sendo importantes para a história, o ponto essencial são as relações entre os personagens e a maneira como eles lidam com a situação toda ;)

  • Heloisa

    Amo Game of Thrones e quero muito ler os livros! Mas tenho tanta coisa da faculdade para ler que não tenho mais tempo!

    • Gui

      Tenho uma amiga que está passando pela mesma situação! Não é fácil “encaixar” mais uma leitura na rotina mas, se conseguir, vale a pena!

      • Heloisa

        Só tenho mais uma semana de aula, então vou ler pelo menos os dois primeiros nas férias! Não vejo a hora de tirá-los da caixa. FINALMENTE!

        • Gui

          Aee! Não se esqueça de contar pra gente o que achou ;D

  • Daniela

    Tens toda razão em dizer que o autor não poupa ninguém, rs.
    Lembro que (tanto em livro quanto na série) fiquei chocada (e até revoltada, confesso) do tio Martin fazer certas maldades ao meu coração, mas me mantenho fiel.

    Li apenas os 2 primeiros livros e acompanho passo a passo a série!
    Agora este box seu por acaso é o mesmo que está em promoção na Saraiva e no Submarino? Eu QUASE o comprei e acho que tô até agradecendo a Deus por não ter o feito, pois tive o mesmo problema com capa de livro muito sensível em relação ao volume único das Crônicas de Nárnia que comprei… Acho que vou cogitar comprar as versões “normais”.

    Adorei este post!
    De verdade!

    • Gui

      Obrigado, Daniela!
      Se tiver receio de “marcar” o livro, recomendo as edições normais, que são mais resistentes!

  • Milena Lorhany

    Oi Gui! Estou amando suas resenhas aqui no blog, e depois dessa, comprei o primeiro livro da série! Agora é só ficar na expectativa esperando ele chegar, para lê-lo e acompanhar a série na hbo ao mesmo tempo. Parabéns pelas resenhas, continue assim <3

    • Gui

      Muito obrigado, Milena!
      E aguarde, que semana que vem tem mais resenha ;D

  • Jaqueline Gorno

    Eu não gostei da versão pocket, principalmente pelo fato de as páginas serem muitos finas, por isso optei pelos versão grande (e ainda paguei 89,90 nos 5 ;D), mas só dava pra ler em casa, porque é quase impossível carregar aquilo, mesmo assim li os 5 em dois meses. Agora estou aguardado ansiosamente o próximo livros (desejo muitos anos de vida pro George huashuashuashuas) e a 4ª temporada da série

    • Gui

      Realmente, é preciso ser meio “impiedoso” pra levar por aí as edições de bolso, que são bem frágeis :P
      Estamos juntos na espera hahaha

  • Kévilin

    Conheço pessoas que super idolatram essa série e pessoas que a detestam. Confesso que quando estourou o sucesso “Games of Trones” eu tive MUITA vontade de ler os livros, sem nem mesmo saber do que se tratava direito (sabia apenas que era algo meio “medieval”). Porém, tinha outras leituras na frente e acabei adiando, sempre. Até conhecer um amigo que me falou muito mal da série (TV). Ele acha quase “pornográfica”. E ele citou, além desse, outros motivos pelo qual não assistir. Acabei me assustando e pensando 500 vezes antes mesmo de até ler.
    Agora, depois de ler essa resenha, me sinto balançada para ler de novo. Pareceu muito mágico do “ponto-de-vista-do-Guilherme”.
    O que você acha? É realmente algo MUITO pesado? A partir de que idade você aconselharia? A Mel tem leitoras novinhas aqui…

    Independente de qualquer coisa, ótima resenha! Se não tivesse ouvido falar da série antes, iria desejar lê-la agora. E ótimas fotos, Mel!

    (P.S. Se alguma leitora (que já leu/assistiu GOT) ler meu comentário e quiser dar sua opinião, fique a vontade!)

    • Jaqueline Gorno

      Realmente existem muitas senas forte (tanto de sexo quanto de violência), porém o enredo é tão bom (do meu ponto de vista) que você acaba nem ligando para isso, há tantas coisas acontecendo que isso sao apenas detalhes. Também tive um pouco de receio antes de começar a ler, mas depois gostei muito da história.
      Uma dica, pegue emprestado o primeiro e comece a ler, porque ele já da uma boa ideia do estilo da narrativa, aí se você gostar compra os outros.

    • Karol

      Pra mim, é tudo uma questão de ponto de vista, Kévilin. Assim como eu gosto, têm o teu amigo que não gosta e tu também, pode não achar o máximo assim como pode gostar.
      É um livro, e consequentemente uma série, “pesada” com cenas fortes, explicitas e tudo mais!? É, mas tem o outro lado da ficção. A série aborda um pouco a questão da política, do poder e de como o mundo é manipulado e controlado pelos mais influentes. Vale a pena ao menos começar ler/assistir pra ter a tua própria opinião sobre a coisa, né!?

      E quanto a idade… têm cenas um pouco pesadas sim, por isso é bom dar uma controlada nas crianças. q

    • Gui

      Kévlin, fico feliz que a resenha tenha feito você considerar a leitura (e a série)!
      Eu acredito que, por causa das cenas de sexo e violência, a série não é boa pra menores de 16 anos, mas depende muito da maturidade da pessoa pra esse tipo de coisa.

  • Nathalia Mansur

    Eu comecei a assistir a série logo que estreou. E não pude evitar comprar os livros logo em seguida. Eu simplesmente precisava saber o que aconteceria a seguir, principalmente porque a trama é tão envolvente.
    A resenha ficou ótima, Guilherme (assim como as fotos, Mel). E, além dos livros “grandes” (porque eu tenho manias e odeio amassadinhos), fiquei com vontade de ter as edições de bolso.
    Adoro o Lorde Snow, a Daenerys e o Tyrion. A Arya também é uma das minhas preferidas.

    Até mais (:

    • Gui

      Valeu, Nathalia! Fico feliz que tenha gostado ;D
      Esses aí também são meus favoritos (e dá pra acrescentar o Ned na lista)

  • Juliana Ferreira

    Adorei o post…muito bom mesmo.

    Estou no segundo livro…uns 25% ainda…e vendo a série, q terminei a primeira temporada essa semana…prefiro ler antes do q ver a série, pq como o livro é grande se souber o q acontece acaba desestimulando. Ainda mais q estou lendo em pdf rsrs. Mas pretendo comprar o box, mesmo com esses detalhes q vc citou, pois acho a edição normal bem carinha…rsrs. Bjs

    • Gui

      Obrigado, Juliana!
      Também achei melhor ler antes de ver a série, justamente pra não estragar surpresas nos livros (aquele receio de virar a página e descobrir que aconteceu alguma coisa com o seu personagem favorito)…

  • Juliana Cimeno

    Eu gosto muito da série e já tenho todos os livros, porém ainda estou em fase de “preparação” para lê-los. Confesso que tenho medo de nunca mais terminar e poder ler outras coisas :X. Mas se tudo der certo, em Agosto começarei a ler :D

    A cada resenha que leio fico mais animada. Aliás, parabéns pela resenha, ficou bem completa :). Esse trecho que você colocou do Ned vendo a árvore do rosto é algo que me deixa com pulga atrás da orelha – eu tenho a impressão de que os “deuses” (novos e velhos) são algo muito maior do que já foi narrado ou mostrado… É uma das coisas que mais me faz querer ler *ansiosa*

    A minha companheira de blog, a Luciana, e o meu amigo, Flávio, tem uma teoria sobre os nomes dos lobos e o destino de cada um dos Stark… Se tiver um tempinho, dá uma olhada :D http://bolinhodoapocalipse.blogspot.com.br/2013/05/semana-do-bolinho-stark-theory.html

    ;*

    • Gui

      Ju, se a leitura fluir, pode ter certeza de que você vai “devorar” os livros em questão de semanas!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha :D
      Vou ler a teoria, com certeza!

  • Camila

    Ainda não e curti a resenha, já que faz tempo que eu estou querendo ler e em dúvida se compro o box ou os livros grandes.
    Mas discordei de uma coisa: JK NÃO tem pena de matar os personagens! Ela matou vários sem necessidade, poxa :((( haha coisa de fã de HP :P

    • Gui

      Que bom que gostou, Camila!
      E quanto à J.K. Rowlling… ela disse em entrevistas que foi difícil matar tantos personagens, especialmente nos últimos livros ;)

  • Daniela Farias

    Muito legal a resenha Guilherme!
    Super vontade de ler agora. :)

    Beijos!

    • Gui

      Fico muito feliz, Daniela! Tenho certeza de que vai gostar :D

  • Nana

    Estava esperando por essa resenha \o/. Também tenho esse box, e a HQ (que por sinal é ótima mas infelizmente pelo que eu soube a editora fechou :() e tenho uma camiseta dos Lannister (embora eu odeie profundamente em alguns aspectos haha). Uma das coisas que você citou que acho mais legal, é exatamente isso, saber detalhadamente o que se passa na cabeça do personagem, e não por um outro narrador e outra coisa também, é o fato de essas traições, e todo envolvimento com os personagens, serem possíveis na vida real, não é algo totalmente fantasioso.. Enfim, é mágico :’D. Já vi toda a série, e li os 5 livros em 4 meses hahaha.

    E como George Martin disse em uma entrevista: “Quando eu terminar esta saga serei julgado pela qualidade dos livros, não pela velocidade da minha escrita.” Não sei se já leu essa entrevista, apesar de grande, é muito boa: http://www.gameofthronesbr.com/2012/10/entrevista-gigantesca-com-george-r-r.html :)

    As fotos ficaram lindas e ótima descrição dos livros!
    Até!

    • Gui

      Valeu, Nana!
      Não sabia que a editora tinha fechado O_O mas, com o sucesso que a HQ fez aqui no Brasil, tenho certeza de que vão dar um jeito!

      Tinha ouvido essa declaração do autor, e concordo que não adianta apressar demais as coisas, mas por outro lado fico feliz com a ideia de que ele não pretende levar 10 anos pra escrever o próximo hehehe

  • Nicole

    Eu já li o primeiro livro e amei! Não vejo a hora de ler os outros. Adorei a resenha! Bjs

    • Gui

      Não sofra com a espera, Nicole: comece a ler os próximos hoje mesmo! hehehe
      Valeu!

  • Bianca

    Desde do ano passado que sou louca pra ler. Então um certo dia eu vi na Americanas, fiquei tão feliz, que já fui logo pra fila. Comprei. Só quando cheguei em casa que eu reparei que eu tinha comprado o livro 2 e não o 1 :(

    • Gui

      Vixe… O pior é que o número do livro está escrito de forma bem discreta na capa :/ Fica de olho no Submarino, que volta e meia os livros entram em promoção!

  • Karol

    Melhor série eveeeeer!!
    No começo achei super cansativo, levei mais de três meses pra terminar os dois primeiros livros. Além de tudo ela necessita de uma certa paciência e atenção, pois são muitos detalhes, lugares e, principalmente, personagens. Mas vale e muuuuito a pena ler. Depois que a história começa a desenrolar e andar você se prende e se apaixona, até interage.. só uma dica: não se apegue a ninguém, George R. R. têm o péssimo habito de sumir com nossos personagens favoritos. Hahaha

    • Gui

      Ainda bem que você não desanimou, Karol! Normalmente, quando a leitura fica arrastada, eu recomendo que a pessoa dê um tempo… Mas, já que funcionou pra você, não tem problema :P

  • Camille Habib

    Guilherme, cada dia surpreendendo com suas resenhas.. parabéns!

    Sempre ouvi muito bem dos livros e acabei comprando em uma promoção do Submarino os box com os 3 primeiros, na versão grande. Mas, pelo tamanho e falta de tempo acabou ficando para depois e não li até hoje. Já passei alguns menores na frente, e nunca chega a hora deles. Mas, lendo sua resenha fiquei realmente com vontade de começar a lê-los – me sinto na mesma situação que você descreveu no início do post..rs

    Vi uma vez um começo de um episódio aleatório da série na HBO, mas tenho tanto medo de facas/espadas que prefiro ler! hahahah (mesmo sendo super curiosa para assistir!)

    As fotos ficaram lindas, como sempre, Mel! E o Spock…. um lindo!!

    Bjs

    • Melina

      Obrigada, chuchu <3

    • Gui

      Valeu, Camille! Assim que você vencer essa barreira inicial do tamanho dos livros, aposto que vai curtir e, depois de poucos meses, vai achar que cinco livros foram “pouco” hehe

  • Lohana

    Guilherme, você já ouviu falar sobre o livro A Livraria 24h do Mr. Penumbra? Estou lendo ele no momento e achei que você poderia gostar por ser do estilo dos livros que você já resenhou por aqui :) Fica a dica!

    • Melina

      Ele tirou esse livro da minha estante hoje ;D

    • Gui

      Vou começar a ler hoje, Lohana. Valeu! :D

  • Karlie

    Eu não sabia que tinha a versão pocket \o/
    Todo mundo reclama do tamanho e peso dos livros :P

    • Gui

      Recomendada pra quem sai carregando livros por aí e não tem medo de deixar marcas neles :P

  • Duda

    O primeiro livro eu fiquei um pouco assustada e dificultou minha leitura, mas o segundo já melhorou muito (no meu ponto de vista) para o primeiro. Eu tenho esse box, além de tudo as desvantagens da edição uma que me frustou muito é que depois de você ler o livro querendo ou não ele fica mais “grosso” então não consigo mais colocar todos os meu livros de volta no box :(. Mas a historia é muuuuito boa !!!!!

    • Gui

      Eu só tive dificuldade nos primeiros capítulos do primeiro livro. Depois, a coisa fluiu! hehe
      E esse negócio de não encaixar de novo no box aconteceu comigo também… tem que colocar com muito cuidado, e até forçar um pouco, infelizmente

  • Natasha Siqueira

    Estou no quarto livro da série *-*
    Amei todos eles até agora, muito bons mesmo

  • Jéssica Dantas

    Eu amo essa serie estou no terceiro livro cada detalhe e maravilhoso você fica preso nele que quando acaba fico com gosto de quero mas.Os personagens são marcantes
    a momentos que você ama outras você odeia e um turbilhão de emoções eu sou apaixonada pela família stark eu amo os valores que eles possuem.
    Mel ficou linda as fotos.

    • Melina

      Obrigada, chuchu! Fico feliz em saber que gostou :)

    • Gui

      Exatamente! Os livros “prendem”, tanto pela narrativa como pelos personagens em si! :D

  • Larissa Mirandah

    Oi Gui, preciso confessar que essa série nunca me atraiu muito, sempre tive um pé atrás, mas depois da sua resenha eu tive que dar o braço a torcer: O que eu estou fazendo que ainda não comecei a ler a série? Adorei a forma como você dividiu a resenha, ficou tudo bem explicadinho e sem se tornar cansativo. Ainda não comecei a assistir a série de TV, simplesmente por pretender ler os livros um dia, já assisti alguns pedaços, e pelo que vi, parece que eles sabem mesmo o que fazem. Eu compraria a edição normal, mesmo sendo monstruosamente grande, sou muito chata com os livros, qualquer amassadinho já é motivo de tristeza, e outro ponto que me chamou atenção na resenha foi o fato do autor tentar colocar ali, tudo o mais real possível, saber que ali há sim os seres sobrenaturais, mas que o foco não é neles, eu amo fantasia, entretanto, gostei dessa ideia, enfim, acho que a série merece uma chance, vou pensar seriamente em lê-la!
    Beijos! E que fotos lindas, ah, e a propósito, apesar da minha preferência pela edição normal, essa é muito linda, principalmente A Tormenta de Espadas e O Festim dos Corvos, perfeitos!

    • Gui

      Que bom que gostou, Lari! Vale a pena dar uma chance tanto para os livros como para a série!
      Quanto às edições de bolso, nesse caso, se for comprá-las, é melhor deixar guardadas mesmo, como item de colecionador, porque só de pensar a respeito elas já amassam :P

  • Alana

    Mel você poderia me indicar alguns livros, romances ou não (mas de preferência romances Hehe) em que os dois personagens principais se odeiam no começo mas vão se apaixonando ao longo da história? Tipo o livro “sábado a noite” da Babi.Obrigada desde já, e parabéns pelo blog kissus :3

  • Dedyane

    Tenho os três primeiros livros, na edição “grande” ;) Gosto muito de livros assim, com conteúdo bem extenso, ricos em detalhes, expressivos. Imagina só! É possível identificar cada personagem na série, que também acompanho, só pela descrição do livro. Sem falar da ansiedade de ver se condiz com a trama contada, me apego aos detalhes e fazer tal análise torna ainda mais divertido. Pelo menos pra mim. Abraço!

  • Bárbara Medeiros

    Amei essa edição, meio minimalista. E a camisa também, muito linda!
    Sabe me dizer se ainda encontro pra comprar?

  • Amanda Gomes

    Caramba, sou doida pra lê-los. Pena que minha wishlist é gigante, hehe.
    Eu assisto a série, comecei agora pouco, vi que tava fazendo muito sucesso. E é uma das minhas séries preferidas <3 O ruim é que muitos personagens que eu gostava morreram :(

    • Gui

      Sei como é :/ Fico torcendo pra que os meus favoritos continuem vivos!

  • Bruna

    Adorei a resenha!
    Achei que você só lia livros de menininha – e eu me surpreendi positivamente quando vi que você tinha lido!
    Qual seu personagem favorito?
    Eu pessoalmente amo todos os Lannister e os Targaryen, e os Martell realmente tem um lugar no meu coração. Meu favorito é o Jaime e o Peixe Negro.
    Conta aí pra gente!

    • Melina

      Como assim? Quem fez essa resenha foi o meu irmão, o Gui :P
      O jeito dele escrever/resenhar é bem diferente do meu ;)
      E de qualquer forma eu não leio apenas “livros de menininhas” (embora não veja nenhum problema nisso :P) :)

    • Gui

      Hahahaha achou que era a Mel que tinha escrito a resenha? :P
      No começo eu não gostava do Jaime, mas isso começou a mudar no terceiro livro

  • Danielle Botelho

    Dia desses eu estive me perguntando se você (Melina) curte esse tipo de leitura. Fiquei curiosíssima quando lí o título dessa postagem, daí ví que foi o seu irmão que escreveu ^^. Assisto a série, comecei a ler e já tenho inclusive uma casa favorita, com a qual me identifico: a Targaryen. A postagem é bem esclarecedora e com detalhes interessantes. Abraços, Melina e Guilherme!

    • Melina

      Eu ainda vou ler esses livros, chuchu :) Mas por enquanto estou me divertindo com outros tipos de leitura :P
      :*

    • Gui

      Fico feliz que tenha gostado, Danielle!
      Em tempo: na Fiction Corporation tem camiseta da Casa Targaryen também! Quando puder, dá uma olhada lá ;D

  • Paula Rodrigues

    Quando assisti a primeira temporada da série tinha certeza de que precisaria ler os livros, e assim que pude comprei o box com os três primeiros títulos. Já li os dois primeiros e estou esperando ler o terceiro para continuar a assistir a série. Não tem como não se apaixonar pela escrita do George Martin e pelos seus personagens. Minha Casa favorita é a Stark também, apesar de me advertirem sobre não favoritar nenhuma Casa ou personagem =/
    As edições de bolso estão lindíssimas mesmo, mas esses livros são um peso para carregar na bolsa, estou pensando seriamente em adquirir a versão para o Kindle.

    Gostei muito do texto!

    Beijos,

    Paula

    http://tri-books.com

    @Tri_Books

    • Gui

      Valeu, Paula!
      As edições de bolso não são pesadas, apenas frágeis. De qualquer forma, a digital parece uma boa ideia também!
      E, como eu disse na resenha, acho que não tem como evitar ter personagens e casas favoritos :P

  • Anne Raysa

    A cada dia eu tenho ainda mais vontade de ler essa série *-*
    Adoro livros com fantasias e coisas místicas!

    Não sei qual a religião de vocês, mas indico muito os livros do Rubens Saraceni. Ele é sacerdote umbandista e seus livros (principalmente romances) são psicografados. O interessante é que todos os livros possuem uma história que se conecta (e não necessariamente na sequência) e a leitura flui muito bem!
    Indico o “Guardião da Meia Noite” para começar (caso deseje), que inclusive foi traduzido para inglês, tamanho o sucesso!
    Apesar de serem romances “umbandistas” o foco não é na religião (não necessariamente), podendo ser lido por qualquer pessoa independente do nível de conhecimento acerca da religião!

    Tô adorando esse blog *-*

    • Gui

      Obrigado pelas recomendações, Anne! Não tenho restrições com leitura de outras religiões, por isso vou colocar esse na lista ;D
      Quanto às Crônicas, não passe vontade: peça emprestado pra alguém e dê uma chance!

  • Garota Carioca

    Adoro o seriado Game of Thrones, mas não me imagino lendo os livros, pois de fato parecem intermináveis! E olha que eu amo ler… rs
    De qualquer forma, legal esse post com as resenhas sem spoilers! ;)

    • Gui

      Recomendo que você pegue o primeiro emprestado e dê uma chance. Se a leitura fluir, vai fundo! :D

  • Lisiana

    Adoro essa série, agora que terminou a 3ª temporada já estou sentindo saudades. Mas eu tenho que confessar quase morri com o 9º episodio, o que era aquilo meu deus o.O, deviam ter filmado minha reação também, fiquei tão chocada que não consegui dormir (e ainda tinha que trabalhar no outro dia cedo), a questão é que mesmo com tudo que aconteceu não consegui deixar de assistir o último episodio. Infelizmente ainda não li os livros, mas agora que a 4ª temporada vai demorar vou aproveitar pra por a leitura em dia e matar a saudade dos meus lobinhos preferidos (Martin pode não ter preferências mas eu tenho e estou triste pra caramba).
    Adorei o post, parabéns.

    • Gui

      Obrigado, Lisiana!
      Também fiquei chocado com o episódio, mesmo sabendo o que ia acontecer (porque já tinha lido)… Espero que você consiga aproveitar bem esse intervalo até a próxima temporada!

  • Vanessa

    Eu sou a louca dos livros, nao por ler varios, mas por ler varias vezes. Li 5 vezes cada um. Leio ate saber fatos e datas e nomes e casas, tudo de cor. E se esse cara morrer antes de terminar a saga, oia….

    • Gui

      Hehehe teve alguns livros que eu li várias vezes, mas com um intervalo longo :P

  • tania

    A leitura incansável dessa obra não é para os fracos! :P
    Tô eu aqui na metade do primeiro livro ainda!
    Mas firme e forte ,graças a série e a excelente resenha com lidas fotos como essa!Valeu!

    • Gui

      Continue firme, Tania! Depois que a leitura começa a fluir, é difícil parar!

  • Daniele Müller

    Adorei a resenha, Gui!
    Conseguiu explicar bem sem contar muita coisa, ficou bem legal!
    Tô doida pra ler a série, mas tô esperando o semestre terminar hahaha

    • Gui

      Valeu, Daniele! Espero ter ajudado a aumentar a vontade hehehe

  • Lala

    Adorei a resenha!
    Há um tempo atrás minha tia estava lendo esse livro e eu achei que fosse meio chato tanto pela grossura e tanto pela capa (sim, eu ainda julgo alguns livros pela capa :x).
    Mas agora com a sua resenha vou correndo pedir emprestado haha :x
    A edição que ela tem é a de bolso e é realmente bem pequena!
    Adorei tudo da resenha e as fotos ficaram muito legais!
    Aliás, você já leu Percy Jackson e os olimpianos ??
    Beijão, Lala.

    • Gui

      Fico feliz que tenha gostado, Lala!
      Realmente, o tamanho dos livros pode assustar no começo, mas depois de um tempo (se você gostar da leitura), fica querendo mais \o/
      Ainda não li Percy Jackson, mas tenho vontade!

  • Camila Gerarde

    Sua resenha me deu vontade de ler a série, a primeira vez que vi o livro me interessei, mas aí vi o tamanho deles e deu uma certa preguicinha, haha, mas sua resenha me empolgou, vou ler assim que possível.

    • Gui

      Fico feliz, Camila! Mande a preguiça pra longe, que você não vai se arrepender ;D

  • Ana Clara

    Sou apaixonada pelo seriado e louca para ler os livros. Pena que o tempo não deixa :( Mas já que você disse que a série e os livros complementam um o outro, acredito que farei um esforço para comprar o box.

    • Gui

      Ana, fique de olho em promoções, especialmente no Submarino. Quanto ao tempo, não se pressione, pra não deixar a leitura menos prazerosa ;)

  • Leca Suzuki

    Oi Gui!!

    Também adoro a série, mas resolvi ler em doses homeopáticas. rsrsrs Como o 6º livro deve ser lançado só ano que vem (isso lá fora né!? Aqui só Deus sabe…), não quero ler tudo de uma vez. Por enquanto li até “A Tormenta de Espadas” antes de começar a 3ª temporada da série.
    Até agora foi meu livro preferido!! Altas reviravoltas, AMEI! Já comprei o Festim dos Corvos, mas devo ler mais para o final do ano.
    Me decepcionei com a 3ª temporada. Achei fraca… Enrolaram demais. O único ápice foi o “Casamento Vermelho”, mas e o resto do livro???? ODIEI que deixaram pra próxima temporada. Mas enfim, não seria justo com a história transformar um livro daquele tamanho em 10 capítulos.
    O jeito agora é esperar pelo lançamento dos livros (e espero que Martin aguente firme e forte até lá) e pela próxima temporada da série.

    Beijos pra você e pra Mel! ;)

    • Gui

      Olá, Leca! Também gostei muito de A Tormenta de Espadas e achei uma pena eles terem dividido daquela forma, mas acho que foi um mal necessário… Com o tanto de coisas que acontecem, a 4ª promete!

  • Bia Marchezi

    Me animei muito com sua resenha! Os livros parecem ser ótimos, e a série também! A edição comum é muito grande? Porque tu disse que a de bolso tem algumas desvantagens que eu achei ruim, pois pela capa ser frágil, criará mais “orelhas” né?

    • Gui

      Fico feliz que tenha se animado, Bia!
      Quanto às edições grandes, sugiro que você dê uma olhada nas livrarias e compare, para ver se o tamanho não vai incomodar ;)

  • Natália R.

    Já tinha ouvido falar muito sobre essa série, mas por causa do tamanho fiquei meio receosa. Mas depois dessa resenha maravilhosa fiquei animada pra começar a ler !
    p.s: adoro o blog ; )

    • Gui

      Muito obrigado, Natália! Não se assuste com o tamanho (se a leitura fluir, logo logo você vai achar que os livros, na verdade, eram curtos!)

  • Tany

    Eu estou muito empolgada pra ver a série. Meus amigos amam e recomendam sempre, então, nessa semana vou começar a assistir. Se gostar, vou comprar os livros e ir lendo aos poucos. O fato de você ter mencionado fantasia me fez querer assistir ainda mais porque é um dos gêneros que eu mais gosto. :)

    E os livros são lindos!

    • Gui

      Tany, tenho quase certeza de que você vai curtir a série! Não se esqueça de contar pra gente o que achou ;)

  • O Espadachim de Carvão (Affonso Solano) | A series of serendipity

    […] resolveu mais uma vez participar das fotos da […]

  • Delayne

    Ameei , arrasou de novo e o melhor nos pontos certos !
    Parabéns !
    Beijos

    • Gui

      Obrigado, Delayne! Fico feliz que tenha gostado! :D

  • H.M. Alves

    você tem que ler O Trono do Sol de S.L. Farrel então, além de os dois autores serem amigos eles tem um estilo ao mesmo tempo parecido e único, os dois participam da série Wild Cards, S.L. Farrel (que em Wild Cards escreve como Stephen Leigh) é muito focado na religião, mais que Martin. quem curte George R. R. Martin com certeza curtirá O Trono do Sol.
    outras dicas
    Andrzej Sapkowski (o último desejo)
    Antônio Luiz M. C. Costa (Crônicas de Atlântida)
    Brandon Sanderson (Elantris)

    • Gui

      Ouvi falar bem desse O Trono do Sol! Está na lista… valeu! :D

  • O Anjo de Hitler (William Osborne) | A series of serendipity

    […] seja dedicada às crianças), o que ajuda a prender a atenção do leitor (como nos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo), que fica curioso para descobrir o que acontece com cada personagem e em que momento os caminhos […]

  • O Código Élfico (Leonel Caldela) | A series of serendipity

    […] que, quando entrarem em conflito, ninguém vai sair ileso. Aliás, Leonel Caldela é quase como o George R. R. Martin (só que mais piedoso): não tem medo de matar personagens, mesmo que sejam protagonistas, o que […]

  • Carla

    Melina, gostaria de saber em que livraria você comprou seu box! Na minha cidade, infelizmente não tem livraria e vou à Curitiba em breve, gostaria de aproveitar para comprar!

  • Carla

    Melina, ou Gui, gostaria de saber em qual livraria você comprou seu box! Vou à Curitiba em breve e gostaria de aproveitar para comprar!

    • Gui

      Comprei no Submarino, Carla! Tava em promoção por R$ 80 (o preço normal, se não me engano, é R$ 120)

  • Luiz Heitor

    Eu estava vendo a terceira temporada e fiquei fascinado pela Ygrette, [editado por conta de spoilers]

    • Gui

      Também curti a personagem, Luiz!

  • Laís

    Uma pergunta: Essa edição é melhor do que a primeira ?

    • Gui

      Depende… pra levar por aí, é melhor; pra ler em casa, pode não ser tão confortável quanto a original ;)

  • Laura Rodrigues

    Minha irma comprou pra me dar de presente essa coleção Pocket, eu estou super ansiosa por que ela disse que só vai me entregar no natal, fui ver sobre o tamanho e sobre os livros e estou apaixonada pelo o formato, e por serem tao pequeninhos, dá vontade de comer, eu tenho o vol1 no tamanho normal, grande, e também o Gibi que é incrível e eu super recomendo. Gostei muito da matéria, Parabéns.

    • Gui

      hehehe imaginei você mordendo os livros! XD

      excelente escolha de presente! :D

  • sandra

    Ola, boa noite, por favor, minha filha tem 11 anos e adora ler. Na saraiva indicaram essa leitura mas já me falaram sobre as cenas de sexo que há na serie, no livro também tem??, na livraria disseram que não. Tem detalhes?? Ela sabe sobre sexo, mas não os detalhes, não quero cometer o erro de dar esta leitura para ela.

  • Bia

    Eu sou super fan do Martin e de GOT…
    E um detalhe interessante, que talvez vocês ainda não perceberam é que não existe protagonistas nesta historia, qualquer um pode morrer assim como na vida real…
    E o personagem principal é o Trono de Ferro, um objeto o.o

  • Blog da Kipling - Lemonsweet com Arnold e Jon Snow

    […] e Fogo (quem aí está lendo e/ou assistindo essa série? Quem quiser ler a resenha é só clicar aqui). Provei, aprovei e hoje vim ensinar para vocês com a ajuda do Arnold e do Jon […]

  • Patrícia Melo

    Uma das melhores resenhas que já li por aqui e a melhor sobre essas obras.
    Parabéns, Gui!

  • Lucas

    Gui, é verdade que a edição de bolso é resumida?

    • Melina

      Vou responder por ele, tá? Não é resumida :)
      :)

  • Aline de Quadros

    Gente, quero dar a coleção de presente pro meu marido, somos admiradores da serie e acho que ele ficaria bem feliz com os livros, mas, estou com dúvidas entre o Pocket de colecionador, ou os livros do tamanho original.. Alguém pode me ajudar? rs tenho os prós e contras:

    Pocket:
    prós:
    1) a caixa de guardar e o conjunto fica lindo expostos
    2) é menor e fácil de carregar
    contras:
    1) as folhas são finas e frágeis

    Original:
    prós:
    1) é grande, capa dura, e facilita na leitura
    2) capas originais rs
    contras:
    1) não tem em conjunto como a de colecionador

Deixe seu comentário

Instagram

  • acabei de liberar o vlog da semana no canal mel in wonderland 🖤✨ estou esperando vocês por lá ☺️
  • os garotos do @estudiograma vieram colocar minha cabeceira hoje 🖤 (arrasta pra foto do lado pra conhecer eles!) ✌🏻 desde criança sempre achei lindo camas com cabeceiras, mas essa é a primeira vez que tenho uma. ah, um recado muito importante: eles que fizeram a minha escrivaninha maravilhosa e nesse exato momento estão com uma disponível para pronta-entrega então caso alguém aí tenha interesse é só falar com eles pelo @estudiograma ou pelo site 😉 ah, a preferência é pra quem for de Curitiba ou redondezas. (mais um móvel testado e aprovado pelo @spock_inwonderland 🖖🏻👽)
  • acabei de liberar um post novo no blog compartilhando uma serendipidade que aconteceu comigo hoje e que tem a ver com esse livro da encantadora @doddleoddle 🖤✨ #dodieclark #dodieclarkbook #secretforthemad #secretforthemadbook
  • uma cena do vlog que postei semana passada no canal mel in wonderland 🖤 quem aí também ama chihiro? 😍 #chihiro #totoro #ghibli
  • acabei de liberar no canal um vídeo apresentando minha nova estante desenvolvida pelas garotas incríveis do @varandaarquitetura 🖤 tô esperando vocês por lá 😍 #bookshelf
  • eu tô muito feliz com os comentários que vocês estão fazendo nos ~dois~ posts que liberei ontem no blog 🖤 sério, vou responder todos com calma mais tarde ✨ obrigada por todo carinho e apoio que vocês me dão ☺️ é bom demais saber que vocês estão gostando de acompanhar o blog 🖤

instagram