BELEZA

Cuidados: você sabe qual é seu tipo de pele?

gigi1

Já parou para pensar o quanto você se conhece? Conhecer quem somos, nossos gostos, nossos desgostos, é fácil. Mas você consegue entender as necessidades do seu corpo e, especialmente para esse post, da sua pele?

É complicadinho saber o que sua pele precisa sem acompanhamento dermatológico. Meu primeiro post por aqui foi sobre esses cuidados com a pele. Hoje vou ajudar vocês a descobrirem qual é o seu tipo de pele, porque assim você saberá escolher produtos mais adequados para a necessidade dela!

Sua pele é normal se….

  • Não apresenta muitas espinhas ou cravinhos (acne);
  • Não é sensível a ponto de fazer alergia com alguns cosméticos, ou é raro que isso aconteça;
  • Se você não observar uma oleosidade excessiva durante o dia;
  • Se você não sente ela “repuxando”, ou seja, se ela tem uma elasticidade legal.

Sua pele é seca se…

  • Há linhas finas, principalmente na região dos olhos, parecendo com ruguinhas. (Na verdade, é falta de hidratação)
  • Logo após lavar o rosto, ou até ao longo do dia, você sente que a pele “repuxa”, ficando opaca, ou seja, sem o brilho natural da pele (que não tem nada a ver com oleosidade).
  • Tem tendência em ficar um pouco mais irritada do que o normal, causando alergias
  • E quando a pele do corpo é seca, você sente coceiras!

Sua pele é oleosa se…

  • Se durante o dia há uma produção de oleosidade muito grande, ou seja, dá para ver um brilho excessivo. Ou até mesmo se isso acontece logo após lavar o rosto.
  • Apresenta uma quantidade significativa de acne em geral (espinhas, cravos, etc.) e não só no rosto, mas também em regiões como as costas.
  • Os poros são mais abertos e visíveis.
  • A fixação de maquiagem, por exemplo, fica mais difícil, por causa da oleosidade. (Mas não se assustem e se desesperem: existem produtos próprios para controlar isso!)

Sua pele é sensível se…

  • Você sente uma coceira estranha ou uma sensação de pinicamento (?), haha, ou seja, ela pinica de vez em quando.
  • Ela é vermelha e irritada na maior parte do tempo.
  • Ela queima muito fácil quando exposta ao sol.
  • A maioria dos produtos causa alergia que podem ser manisfestada como vermelidão, erupções, manchas ardor ou até descamação ):

Vale lembrar que há peles mistas, ou seja, que combinam mais de um tipo desses. Outra coisa que merece atenção é a fase da sua vida e sua alimentação. A pele é um reflexo do interior do seu corpo. Na adolescencia há milhares de mudanças internas que acabam judiando da pele. Quando tinha 15 anos, minha pele era mista (oleosa na zona T e normal em outros lugares), hoje em dia, minha pele é seca e sensível, o que demanda muito mais cuidado.

Quanto a alimentação, é bom sempre tomar muita água, não abusar muito de alimentos gordurosos (tipo comer batata frita todos os dias, haha) e tentar fazer alguns exercícios físicos. Parece mentira, mas juro para vocês que melhora muito!

Agora que vocês já tem uma ideia de qual é o seu tipo de pele, é mais fácil escolher os produtos adequados. Outra dica é ir sempre em um dermatologista, que vai saber te dizer certinho quais são suas necessidades e o que sua pele precisa!

Qualquer duvida estou à disposição. Tanto para ajudar a identificar seu tipo de pele, quanto para responder outras dúvidas sobre beleza! É só entrar em contato comigo por aqui, pelo meu  twitter, ou pelo Avec Gigi! Sintam-se a vontade. Espero que tenham gostado do post!

Bisous,
Gigi

12 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
julho 6, 2013
Próximo post
julho 6, 2013
  • Milena Brito .

    Muuito bom! Eu acho minha pele seca e de uns meses pra cá ela começou a tipo ficar ressecada soltando uns negocio branco . Eu acho que foi por causa do sabonete ” protex” ou a base da ‘ intense ‘ mas tem gente que fala que é falta de hidratação , falta de água e realmente eu não bebo muita água ;s

  • Larissa Mirandah

    Ah Gigi, adorei o post, foi extremamente útil, a minha pele é oleosa e sensível, eu não fiquei muito feliz em saber disso, mas é como você disse, a adolescência acaba interferindo em nossa pele, acho que estou passando por isso, e nossa como está difícil, há dias em que eu passo os dedos no rosto e ele saí repleto de casquinhas, eu olho no espelho e ele está ressecado, como se eu tivesse tomado muito sol, a oleosidade já é um problema antigo, mas acho que vou procurar uma dermatologista, a textura do meu rosto está muito estranha, de que adianta passar maquiagem com uma pele dessas? É impossível… Enfim, maravilhoso post Gigi!
    Beijos

  • Yasmin de Carvalho

    Gostei desse post! Beijoss

  • Ana S. Melo

    tenho pele normal :) mas minha pele é sensível ao sol no verão, minhas bochechas ficam vermelhas… tipo não é tão sensível… mas é um pouco mais das pessoas ao meu redor, então ela é normal ou mista??

  • Maria Luiza Neves

    Quando fui fazer limpeza de pele, a moça disse que eu tinha uma pele mista e eu concordo. Eu tenho muitos cravos no nariz e também na bochecha hehe Enfim, o post me ajudou a definir melhor minha pele, eu acredito que seja um mistura de oleosa com normal :) ps. Tenho problemas com maquiagem, principalmente com base, porque nunca encontro uma boa (própria pra pele oleosa, sabe?) que não seja tão cara D:

  • Melinetes da Mel

    Amei o post de novo Gi, parabéns! E amei mais ainda a (linda) foto que introduz o post!
    /Equipe Melinetes
    //Ju <3

  • Giovana Bonaldi

    Olá Gi, simplesmente to apaixonada pelo esse post, você me salvou, mas cara, eu todo que é blog eu to perguntando e nenhuma me responde, que fonte de letra é esta que você usa? eu sei que isso é extremamente chato, mas preciso mesmo saber. Muito Obrigada e amo suas postagens.

  • Bekky Franca

    Acho que minha pele é normal, apesar de ter um traço da oleosa… Já fui de beber bastante água, mas agora ela passa bem longe e eu realmente não resisto a uma batata frita, acho que tá na hora de mudar um pouco isso né D:
    Beijão Gigi Sz
    http://www.purrrple.tk

  • Zezinha Souza

    Adorei o post, Gigi…as dicas são ótimas. Acho importantíssimo adquirir o costume de cuidar da pele com toda a atenção que ela precisa, afinal, é muito melhor prevenir do que depois ter que correr atrás de uma solução para problemas que poderiam ser evitados tomando medidas relativamente simples.

    Conhecer o tipo de pele é básico e muita gente nem liga e acaba comprando produtos que não são adequados. Adorei a listinha com as características de cada um! Valeu! :)

    Beijinhos

  • Marijleite

    Minha pele está oleosa ultimamente :( , antes ela era normal, gostei do post.

  • Maria Clara

    Minha pele com certeza é oleosa. http://semfiltroesem.blogspot.com/

Deixe seu comentário

Instagram

  • essa foto não é de hoje, mas quem viu os vídeos que liberei essa semana no canal talvez reconheça de que dia é ☺️ tô postando só pra desejar um restinho de domingo lindo e pra agradecer todo o carinho que vocês me dão por aqui e no canal (liberei vídeo novo agorinha). Obrigada por me acompanharem e me incentivarem a continuar compartilhando uma parte de mim e da minha vida com vocês 🥰
  • livros físicos ou digitais? Eu amo os dois formatos ♡ hoje em dia acabo optando pela versão física quando a edição traz algumas experiências diferenciadas (arte, textura etc.) ou quando é um livro que sei que vou querer rabiscar/estudar 🤓 acabei de liberar um vlog novo e bem aconchegante no canal (link na bio). Espero que vocês gostem 🙃 #maratonadokindle
  • Qual a sua época favorita do ano? A minha é outono/inverno (novidade hehe) e quando as cerejeiras começam a nascer tenho que me controlar pra não tirar fotos todos os dias ♡ hoje fiz algumas com esse bordado lindo que ganhei de presente do @hasegawaphoto 😍♥️ (obrigada de novo pela surpresa e pelo presente, amorzin)
  • hoje o dia começou com 9°C (com mínima prevista de -1°C ♡) e com uma caixa com presentes lindos enviados pela querida @de_interna_a_residente 🥰 agora tenho um funko do Kevin pra me deixar ainda mais em clima natalino ✨ (obrigada de novo pela surpresa, chuchu! Amei). Como está sendo o dia de vocês? Fiz um convite no ~vídeo extra~ que acabei de liberar no canal (o link está na bio aqui do insta) 🥰
  • Vocês ficam com vergonha ou ficam de boa quando estão sendo fotografados? Eu sempre fico muito envergonhada 😳 Há alguns dias tive a felicidade de conhecer pessoalmente e ser fotografada pela querida e talentosa @paulaciprianoph ♡ e hoje recebi as fotos! Essa aí é uma delas e foi feita em um dos cantinhos da @borealisplantas lá no @botaniquecafe 😌 obrigada pela tarde divertida, nostálgica e com fotos lindas. Amei conhecer você e o @samulionis @oimidori ♡ voltem logo!
  • Você prefere viajar para o mesmo lugar várias vezes ou prefere variar sempre que surge uma oportunidade de viajar? Eu amo conhecer novas cidades e novos países, mas alguns lugares me encantam tanto que fico sonhando e torcendo para surgir alguma oportunidade de voltar. Toronto, onde essa foto foi tirada, é um desses lugares que me encantou e que quero muito voltar 😌🇨🇦

instagram