BELEZA

Cuidados: você sabe qual é seu tipo de pele?

gigi1

Já parou para pensar o quanto você se conhece? Conhecer quem somos, nossos gostos, nossos desgostos, é fácil. Mas você consegue entender as necessidades do seu corpo e, especialmente para esse post, da sua pele?

É complicadinho saber o que sua pele precisa sem acompanhamento dermatológico. Meu primeiro post por aqui foi sobre esses cuidados com a pele. Hoje vou ajudar vocês a descobrirem qual é o seu tipo de pele, porque assim você saberá escolher produtos mais adequados para a necessidade dela!

Sua pele é normal se….

  • Não apresenta muitas espinhas ou cravinhos (acne);
  • Não é sensível a ponto de fazer alergia com alguns cosméticos, ou é raro que isso aconteça;
  • Se você não observar uma oleosidade excessiva durante o dia;
  • Se você não sente ela “repuxando”, ou seja, se ela tem uma elasticidade legal.

Sua pele é seca se…

  • Há linhas finas, principalmente na região dos olhos, parecendo com ruguinhas. (Na verdade, é falta de hidratação)
  • Logo após lavar o rosto, ou até ao longo do dia, você sente que a pele “repuxa”, ficando opaca, ou seja, sem o brilho natural da pele (que não tem nada a ver com oleosidade).
  • Tem tendência em ficar um pouco mais irritada do que o normal, causando alergias
  • E quando a pele do corpo é seca, você sente coceiras!

Sua pele é oleosa se…

  • Se durante o dia há uma produção de oleosidade muito grande, ou seja, dá para ver um brilho excessivo. Ou até mesmo se isso acontece logo após lavar o rosto.
  • Apresenta uma quantidade significativa de acne em geral (espinhas, cravos, etc.) e não só no rosto, mas também em regiões como as costas.
  • Os poros são mais abertos e visíveis.
  • A fixação de maquiagem, por exemplo, fica mais difícil, por causa da oleosidade. (Mas não se assustem e se desesperem: existem produtos próprios para controlar isso!)

Sua pele é sensível se…

  • Você sente uma coceira estranha ou uma sensação de pinicamento (?), haha, ou seja, ela pinica de vez em quando.
  • Ela é vermelha e irritada na maior parte do tempo.
  • Ela queima muito fácil quando exposta ao sol.
  • A maioria dos produtos causa alergia que podem ser manisfestada como vermelidão, erupções, manchas ardor ou até descamação ):

Vale lembrar que há peles mistas, ou seja, que combinam mais de um tipo desses. Outra coisa que merece atenção é a fase da sua vida e sua alimentação. A pele é um reflexo do interior do seu corpo. Na adolescencia há milhares de mudanças internas que acabam judiando da pele. Quando tinha 15 anos, minha pele era mista (oleosa na zona T e normal em outros lugares), hoje em dia, minha pele é seca e sensível, o que demanda muito mais cuidado.

Quanto a alimentação, é bom sempre tomar muita água, não abusar muito de alimentos gordurosos (tipo comer batata frita todos os dias, haha) e tentar fazer alguns exercícios físicos. Parece mentira, mas juro para vocês que melhora muito!

Agora que vocês já tem uma ideia de qual é o seu tipo de pele, é mais fácil escolher os produtos adequados. Outra dica é ir sempre em um dermatologista, que vai saber te dizer certinho quais são suas necessidades e o que sua pele precisa!

Qualquer duvida estou à disposição. Tanto para ajudar a identificar seu tipo de pele, quanto para responder outras dúvidas sobre beleza! É só entrar em contato comigo por aqui, pelo meu  twitter, ou pelo Avec Gigi! Sintam-se a vontade. Espero que tenham gostado do post!

Bisous,
Gigi

12 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
julho 6, 2013
Próximo post
julho 6, 2013
  • Milena Brito .

    Muuito bom! Eu acho minha pele seca e de uns meses pra cá ela começou a tipo ficar ressecada soltando uns negocio branco . Eu acho que foi por causa do sabonete ” protex” ou a base da ‘ intense ‘ mas tem gente que fala que é falta de hidratação , falta de água e realmente eu não bebo muita água ;s

  • Larissa Mirandah

    Ah Gigi, adorei o post, foi extremamente útil, a minha pele é oleosa e sensível, eu não fiquei muito feliz em saber disso, mas é como você disse, a adolescência acaba interferindo em nossa pele, acho que estou passando por isso, e nossa como está difícil, há dias em que eu passo os dedos no rosto e ele saí repleto de casquinhas, eu olho no espelho e ele está ressecado, como se eu tivesse tomado muito sol, a oleosidade já é um problema antigo, mas acho que vou procurar uma dermatologista, a textura do meu rosto está muito estranha, de que adianta passar maquiagem com uma pele dessas? É impossível… Enfim, maravilhoso post Gigi!
    Beijos

  • Yasmin de Carvalho

    Gostei desse post! Beijoss

  • Ana S. Melo

    tenho pele normal :) mas minha pele é sensível ao sol no verão, minhas bochechas ficam vermelhas… tipo não é tão sensível… mas é um pouco mais das pessoas ao meu redor, então ela é normal ou mista??

  • Maria Luiza Neves

    Quando fui fazer limpeza de pele, a moça disse que eu tinha uma pele mista e eu concordo. Eu tenho muitos cravos no nariz e também na bochecha hehe Enfim, o post me ajudou a definir melhor minha pele, eu acredito que seja um mistura de oleosa com normal :) ps. Tenho problemas com maquiagem, principalmente com base, porque nunca encontro uma boa (própria pra pele oleosa, sabe?) que não seja tão cara D:

  • Melinetes da Mel

    Amei o post de novo Gi, parabéns! E amei mais ainda a (linda) foto que introduz o post!
    /Equipe Melinetes
    //Ju <3

  • Giovana Bonaldi

    Olá Gi, simplesmente to apaixonada pelo esse post, você me salvou, mas cara, eu todo que é blog eu to perguntando e nenhuma me responde, que fonte de letra é esta que você usa? eu sei que isso é extremamente chato, mas preciso mesmo saber. Muito Obrigada e amo suas postagens.

  • Bekky Franca

    Acho que minha pele é normal, apesar de ter um traço da oleosa… Já fui de beber bastante água, mas agora ela passa bem longe e eu realmente não resisto a uma batata frita, acho que tá na hora de mudar um pouco isso né D:
    Beijão Gigi Sz
    http://www.purrrple.tk

  • Zezinha Souza

    Adorei o post, Gigi…as dicas são ótimas. Acho importantíssimo adquirir o costume de cuidar da pele com toda a atenção que ela precisa, afinal, é muito melhor prevenir do que depois ter que correr atrás de uma solução para problemas que poderiam ser evitados tomando medidas relativamente simples.

    Conhecer o tipo de pele é básico e muita gente nem liga e acaba comprando produtos que não são adequados. Adorei a listinha com as características de cada um! Valeu! :)

    Beijinhos

  • Marijleite

    Minha pele está oleosa ultimamente :( , antes ela era normal, gostei do post.

  • Maria Clara

    Minha pele com certeza é oleosa. http://semfiltroesem.blogspot.com/

Deixe seu comentário

Instagram

  • Conhecendo lugares fofos e desejando morar neles 😌✨ (obrigada pela dica @patricia_belz ♡ )
  • eu já estou no clima de halloween 🎃 quem aí também se empolga com o dia das bruxas? Desde criança essa sempre foi uma das minhas datas favoritas (junto com o Natal) 🧡 e sempre fico muito feliz quando conheço pessoas que gostam de comemorar e viver esse clima tanto quanto eu 😌 (mesmo que a primavera não ajude muito a entrar no clima hehe). Já estou pensando nos vídeos e nos posts do blog que pretendo fazer para essas épocas. Aliás, o que vocês gostariam de ver de conteúdo referente ao dia das bruxas? Vou ficar de olho nas sugestões de vocês. E quem aí já leu essa graphic novel da @rainbowrowell e da @faitherinhicks ? Querem resenha? 🙃🎃🧡🖤
  • apaixonada por esse Van Gogh que ganhei de presente da @mundosemente 😍 (obrigada pela cartinha e por todos os presentinhos que você fez, Carol!) ♡ se vocês pudessem ter um amigurumi de alguém que vocês admiram, de quem seria? 😌
  • Me conta alguma coisa que te deixou feliz hoje? 😌 eu liberei um vídeo com uma tag muito especial e que me deixou muito feliz em todas as etapas: descobrindo, respondendo/gravando, editando e liberando o vídeo 🌻 tô feliz com esse vídeo e espero que vocês também fiquem (coloquei o link na bio aqui do insta e nos stories também) 😌
  • Setembro amarelo chegou e é sempre bom (e importante reforçar) que depressão não é frescura, não tem classe nem gênero e que pensamentos suicidas não são sinais de fraqueza. Saúde mental é tão importante quanto saúde física. Se você tem depressão, saiba que você não está só e nem precisa passar por tudo em silêncio. Tente conversar com algum profissional da área por mais difícil que seja. E nunca, nunca, nunca pense que tirar a sua vida é solução. Sua vida vale muito e ela importa, sim 💛 E se você tem a sorte de não saber o que é ter depressão, tenha empatia. Nunca julgue nem minimize o sofrimento alheio. A vida de todos nós têm o mesmo valor e esse valor é imenso! #setembroamarelo #setembroamarelo💛
  • como está sendo o sábado de vocês? O meu está sendo de leituras, chá e agora à noite vai ter pipoca e f.r.i.e.n.d.s 😌 querem um vídeo falando sobre esses livros aí da foto? Espero que sim porque eu quero muito falar sobre eles hehe falando nisso, acabei de liberar um vídeo extra no canal (link na bio) ✨ espero que vocês passem por lá 😌

instagram